Integração temporal será implantada entre o terminal integrado e a Estação Recife do metrô
Agora é para valer. Um ano e três meses depois da primeira tentativa, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) conseguiu convencer o governo de Pernambuco a implantar na próxima semana o sistema de integração temporal na Estação Recife do metrô, localizada no bairro de São José, no Centro da capital. Na verdade, o objetivo da CBTU é fechar a estação, considerada a mais importante de todo o sistema metroviário, para combater as invasões. Atualmente, a CBTU estima que quatro mil pessoas invadem diariamente o Terminal Integrado Recife para acessar o metrô sem pagar a passagem.
Sou a favor da exigência do uso do VEM na integração sim. Porque, do jeito que está, quem paga pelas invasões é o passageiro que é honesto”,defende a universitária Willyana Cristina
Com a integração temporal, os passageiros que saírem dos ônibus só poderão acessar o metrô com os cartões VEM, seja o Trabalhador, Estudantil ou Comum. O início da integração temporal no TI Recife ainda não tem data fechada, mas a CBTU trabalha com o sábado, dia 6 de abril, para o início da operação. A estação do metrô já está praticamente pronta para a mudança. O bloqueio que separa o terminal da estação – atualmente com livre acesso – já está recebendo os validadores. Assim, as catracas só serão liberadas com a leitura dos cartões VEM no sentido TI Recife-metrô. Dessa vez, a mudança começaria antes do Carnaval e foi sendo adiada desde então.
Para quem não sabe, a integração temporal permite a troca entre os modais de transporte – no caso ônibus e metrô – sem a necessidade de estruturas físicas, de forma gratuita e por um determinado período. A validação da operação é feita tecnologicamente nos validadores instalados nos coletivos ou nos bloqueios de terminais integrados e estações do metrô. Com a tecnologia, o passageiro terá duas horas para acessar o metrô sem pagar uma segunda tarifa. O pagamento será feito apenas nas cinco linhas circulares que atendem ao TI Recife: Circular (Conde da Boa Vista), Circular (Imip), Circular (Cabugá/Prefeitura), Circular (Príncipe) e Circular (Prefeitura/Cabugá).
LEIA TAMBÉMMais linhas de ônibus perdem cobradores na Região Metropolitana do Recife
Linhas de ônibus sem cobrador estão perdendo passageiros na RMR
Governador Paulo Câmara suspende retirada dos cobradores de ônibus
Linhas de ônibus sem cobrador estão perdendo passageiros na RMR
Governador Paulo Câmara suspende retirada dos cobradores de ônibus
Na prática, as mudanças não afetarão quem sai do metrô para acessar as linhas que fazem integração no TI Recife. Atingirá apenas os passageiros que fazem o deslocamento oposto – do ônibus para o metrô. No lugar de simplesmente passar pelos bloqueios ao sair do TI, como acontece hoje em dia, os passageiros terão que aproximar o cartão VEM dos validadores que serão instalados para ter a passagem liberada.
“Desde o fim de 2017 que temos conversado com o Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) para adotar a integração temporal e, assim, conseguirmos fechar a Estação Recife. Tem sido muito difícil para nós porque as invasões continuam frequentes. A fiscalização no terminal de ônibus não é suficiente, fazendo com que muita gente entre de graça no metrô. Antigamente o problema era pontual, mas tem crescido muito e chegou a um ponto que algo precisa ser feito”, argumentou o superintendente do metrô do Recife, Leonardo Villar Beltrão.
Vão tirar os cobradores das linhas e os motoristas terão que receber a passagem. Sou contra porque fui contratado para ser motorista. Não quero mexer com dinheiro”,reclama Josival Almeida, motorista de ônibus
Um levantamento feito pela CBTU no ano passado constatou a grandeza do problema. Na época, a evasão era de 13,03%, segundo levantamento realizado pela CBTU, durante 15 dias, na ligação do TI Recife com a Estação Recife do sistema metroviário. Foram 45.009 invasores flagrados em duas semanas. Isso significa dizer que, por dia, 3 mil passageiros estavam entrando na Estação Recife do metrô sem pagar. Agora, a CBTU diz que esse número chega a 4 mil.
LEIA MAIS
MPPE está de olho na retirada dos cobradores dos ônibusMPPE discute retirada dos cobradores dos ônibus dia 17/4
Redução do valor da passagem para compensar retirada de cobradores dos ônibus. Que tal?
Um olhar especial sobre as mulheres no transporte coletivo
MPPE está de olho na retirada dos cobradores dos ônibusMPPE discute retirada dos cobradores dos ônibus dia 17/4
Redução do valor da passagem para compensar retirada de cobradores dos ônibus. Que tal?
Um olhar especial sobre as mulheres no transporte coletivo
O processo será idêntico ao adotado entre a Estação Cavaleiro do metrô e o terminal integrado de ônibus, em julho de 2017. Apesar da confusão do início da mudança, com o tempo os passageiros se acostumaram e os números confirmaram que algo estava errado de fato. Entre janeiro e junho, quando a integração temporal ainda não vigorava, a demanda de passageiros era inferior a 50 mil/mês. A partir de julho, começou a subir rapidamente, chegando a 250 mil no mês de agosto e se mantendo na casa dos 200 mil em outubro daquele ano. O mesmo aconteceu com a receita do metrô, que na época passou de R$ 50 mil para R$ 400 mil somente na Estação Cavaleiro.
ÔNIBUS SEM COBRADORES
Pegando carona no fechamento da estação, o governo do Estado e os empresários de ônibus planejam retirar os cobradores das cinco linhas que rodam no TI Recife. Veículos com duas catracas e sem o assento de cobrador foram adquiridos pela Empresa Metropolitana, que vem realizando reuniões com os motoristas e cobradores – muitos dos quais já treinados para atuar como condutores – para acertar as alterações na operação.
Pegando carona no fechamento da estação, o governo do Estado e os empresários de ônibus planejam retirar os cobradores das cinco linhas que rodam no TI Recife. Veículos com duas catracas e sem o assento de cobrador foram adquiridos pela Empresa Metropolitana, que vem realizando reuniões com os motoristas e cobradores – muitos dos quais já treinados para atuar como condutores – para acertar as alterações na operação.
De fato, as empresas estão dando oportunidade para os cobradores que quiserem se preparar para virar motoristas. Mas eu não quero. Meu trabalho é como cobrador”,afirma o cobrador Adalberto Alves
Matéria: Move Cidade com Roberta Soares jornalista especialista em mobilidade transpotes
Nenhum comentário:
Postar um comentário