Integração temporal passa a valer para quem desembarca no TI Recife
Começa a valer, a partir desta terça-feira (30), a integração temporal para usuários do TI Recife. Neste momento, a mudança ocorre oficialmente no sentido ônibus-metrô. Dessa forma, ao desembarcar no terminal, os usuários terão de sair por um conjunto de catracas, recém instaladas, e entrar novamente na Estação. Com isso, o passageiro terá de aproximar o cartão VEM à catraca do metrô para ter acesso às plataformas, sem a cobrança de uma nova tarifa.
Ao longo desta semana, o Consórcio e a CBTU irão avaliar o comportamento do passageiro com a mudança na circulação. Se o fluxo for positivo, até a próxima semana, a integração temporal será oficializada no sentido contrário. Ou seja, também no percurso metrô-ônibus.
Neste sentido, saindo do metrô em busca de uma das cinco linhas que operam no TI Recife, os usuários terão de passar o cartão VEM num dos validadores instalados nas catracas de acesso ao terminal e embarcar no ônibus, sem o pagamento de uma nova tarifa.
Circulam pelo TI Recife as linhas 101 – Circular (Conde da Boa Vista), 104 – Circular (IMIP), 107 – Circular (Cabugá/Prefeitura), 116 – Circular (Príncipe) e 117 – Circular (Prefeitura/Cabugá) que, juntas, transportam uma média de 21 mil usuários por dia. Estas linhas farão integração temporal com ônibus, terminais, estações de metrô e Estações de BRT que fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI).
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano. Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que vem sendo comercializado no TI Recife ou dentro dos ônibus com os cobradores, no valor de R$ 10 (sem a cobrança da taxa de aquisição do cartão).
Ao longo das últimas semanas, a mudança tem sido comunicada aos usuários por meio de cartazes espalhados nas estações de metrô da Região Metropolitana, nas linhas que compõem a matriz de integração e no Terminal Integrado Recife. Além disso, orientadores do Grande Recife continuarão no TI tirando dúvidas dos passageiros.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).
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