sábado, 4 de dezembro de 2021

BRT PERNAMBUCO CORREDOR LESTE OESTE VOLTA A RODAR AOS DOMINGOS E FERIADOS

 




Linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste voltam a operar aos domingos

 

 

A partir deste domingo (05), o Grande Recife retoma a operação de cinco linhas de BRT do Corredor Leste/Oeste também neste dia da semana. A circulação destes ônibus e o funcionamento das EBRTs do Corredor tinham sido suspensos devido à baixa demanda de usuários provocadas pela pandemia da Covid-19.

 

Voltam a operar aos domingos as linhas 2437 - TI Caxangá (Conde Boa Vista)2441 - TI CDU (Conde Boa Vista)2443 - TI CDU/TI Joana Bezerra2444 - TI Getúlio Vargas (Conde da Boa Vista) e 2450 - TI Camaragibe (Conde Boa Vista). Com isso, todas as Estações do Corredor Leste/Oeste reabrem suas portas para os usuários que transitam entre Camaragibe e o Centro  Recife todos os dias da semana. A exceção é para a EBRT Benfica que passa por requalificação.

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.do 

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

IT RIO DOCE VAI INTEGRAR IT PE15 ATRAVÉS DA LINHA INTERMINAL DO SEI

 

Circulando entre dois terminais integrados da Região Metropolitana, a linha 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15 terá seu formato de embarque alterado, a partir deste sábado (13), no TI PE-15. Com a mudança, o Grande Recife completa o ciclo da integração temporal desta linha iniciado no mês de julho, no TI Rio Doce. Os usuários deverão ficar atentos, uma vez que o acesso aos coletivos será realizado exclusivamente pela porta da frente do veículo e com a apresentação do cartão VEM no validador, antes de girar a catraca.

Dezenove terminais integrados, dos 26 da RMR, já operam com a integração temporal. Somente em 2021, foram integrados os TIs Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima. O sistema começou a ser implantado em 2017 e também está presente nos TIs Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

A integração temporal permite a mudança de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma única tarifa por um período de até 2h, durante o deslocamento, no mesmo sentido da viagem (ida ou volta). Para o Consórcio, o sistema permite, através da bilhetagem eletrônica, a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife Consórcio no  planejamento das linhas. É importante lembrar que a integração acontece apenas com o registro do cartão VEM na catraca. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, no TI PE-15. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão vazio. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, nas máquinas portáteis de P.O.S.

DESCONTO INDEVIDO – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

IT PRAZERES RECEBERÁ OUTRA LINHA NESTE SÁBADO 16/10/21


 Após o anuncio da linha 075 CANDEIAS/ IT Prazeres  agora é a vez  da linha 065 PIEDADE/ IT Prazeres  e com isso vai dar vida a uma integração temporal inútil,  a tornando um pouco útil. 

terça-feira, 12 de outubro de 2021

domingo, 26 de setembro de 2021

Faixa Azul implantada na Zona Sul do Recife

 Faixa Azul, exclusiva para ônibus, começa a ser implantada em novo corredor da Zona Sul do Recife


Uma iniciativa deve beneficiária cerca de 65 mil pessoas que utilizam o transporte público na capital pernambucana

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 



Foto: Marcos Pastich 

É a faixa Azul na Av. Visconde de Jequitinhonha, das Escolhidas da Rua Capitão Zuzinha até a Av. Armindo Moura, divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes. Um trecho de 2,2km.

Fonte: JC 

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

BRT NORTE SUL - CONTINUA SENDO SEM PRIORIDADE E INATIVO AO COTRARIO DO LESTE OESTE QUE ESTA QUASE NORMAL

 Alargamento da Cruz Cabugá, no Recife, fracassa: é a segunda morte do BRT pernambucano

NE10


Corredor de BRT seguirá espremido na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

Um dos piores trechos para o BRT Pernambucano, a Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, seguirá sem previsão de alargamento. A licitação que previa a contratação de estudos para iniciar as obras - discutida e prometida há pelo menos dez anos - fracassou, ou seja, não teve interessados. Assim, os BRTs do Corredor Norte-Sul, que liga a capital ao município de Igarassu, continuarão espremidos na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

A informação de que a licitação deu deserta foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15/9). A concorrência pública previa a contratação de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização para os quatro trechos que deverão ser alargados na Cruz Cabugá, no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo. Por ele, passa o Ramal Centro do BRT Norte-Sul.
NE10

O trecho em questão, inclusive, é o maior gargalo do corredor. Para se ter ideia do prejuízo que a ausência do corredor segregado provoca no BRT Norte-Sul basta ver os números da operação (antes da pandemia de covid-19): os veículos perdem quase 30 minutos da viagem que leva, em média, 1h20 entre Igarassu e o Centro do Recife nos horários de pico da manhã e da noite. Os BRTs saem do TI Igarassu, por exemplo, desenvolvendo 30 km/h. Na Cruz Cabugá, a velocidade cai para 5/6 km/h.
ARTES JC

Soluções para o corredor vêm sendo discutidas e tentadas há muitos anos, sem sucesso. Inicialmente, a proposta foi alargar toda a via a partir da retirada da Vila Naval, conjunto de residências da Marinha do Brasil existente na margem leste da Cabugá. Mas a Prefeitura do Recife, o governo de Pernambuco e a Marinha nunca chegaram a um acordo. A proposta dos militares sempre foi a troca por outras moradias para os servidores, na mesma região.
Depois de muitas idas e vindas, a solução agora é o alargamento em trechos, com a criação de “baias” para abrir espaço para a circulação prioritária dos BRTs e a ultrapassagem entre eles.

Conheça o Projeto

A proposta de alargar trechos da Cruz Cabugá é uma chance de melhorar a velocidade de operação do corredor, que até hoje não é segregado na via, obrigando os BRTs a disputarem espaço com os carros. Algo injusto para os coletivos que transportam 85 mil pessoas/dia. Seria uma pequena intervenção que permitiria a segregação física do corredor, deixando a circulação dos BRTs livre, sem a interferência dos veículos particulares, como acontece até hoje.
A intervenção não é faraônica, ao contrário. Resume-se a um recuo das calçadas num trecho de 200 metros na pista oeste da Avenida Cruz Cabugá, entre a Rua dos Palmares (continuação da Avenida Mário Melo) e a Avenida da Saudade (uma rua ao lado da Assembleia de Deus). O custo estimado era de R$ 500 mil (incluindo projetos e obras).
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em agosto de 2019, quando a proposta foi apresentada pelo governo do Estado, a previsão era de que as obras fossem concluídas até o fim do primeiro semestre de 2020Mas deu tudo errado com a pandemia e, agora, com a falta de interesse pelo projeto.

NOVA LICITAÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) informou que o edital de licitação para o projeto da Avenida Cruz Cabugá será relançado na próxima semana.
GUGA MATOS/ARQUIVO JC IMAGEM

“A licitação para contratação de empresa de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização e elaboração de projetos para os quatro trechos a serem alargados na Avenida Cruz Cabugá será reaberta na próxima semana pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A empresa vencedora deverá realizar estudos técnicos no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo, incluindo projetos para alargamento de trechos da avenida (Estação Santo Amaro, Estação IEP, Escola Sylvio Rabelo e Hospital do Exército) e para desapropriação do trecho referente ao Hospital do Exército, localizado no ramal centro do Corredor Norte-Sul. O prazo de execução dos serviços é de 220 dias a contar da assinatura da ordem de serviço.”

Roberta Soares - Coluna Mobilidade

sábado, 18 de setembro de 2021

Limpeza nas vias do trem



 A CBTU Recife informa que no próximo domingo, 19, das 6h às 15h haverá uma atividade de manutenção da via entre as Estações Ipiranga e Werneck da Linha Centro. Por este motivo haverá via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos) com ampliação do intervalo entre os trens que deverá ser de 16 minutos no tronco da Linha Centro e de 32 minutos nos ramais Camaragibe e Jaboatão.

 Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

sábado, 4 de setembro de 2021

Linha Largo Maracanã muda seu itinerário

 

Linha 644 - Largo do Maracanã muda o itinerário no entorno da Praça do Derby

 

 

Com os recentes ajustes na circulação de veículos no bairro do Derby, o Grande Recife muda o itinerário da linha 644 – Largo do Maracanã. A alteração tem início neste sábado (04), quando usuários devem ficar atentos, sobretudo, à troca dos pontos de embarque e desembarque. Confira, abaixo, o novo percurso dos ônibus quando trafegam no sentido terminal/ponto de retorno.

 

Terminal/ponto de retorno: ...Avenida Governador Agamenon Magalhães, acesso à Avenida Governador Agamenon Magalhães - 3ª Agulha oeste (em frente ao Hospital da Restauração), Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista local oeste), Praça do Derby (pista norte), Rua Jenner de Souza, Rua Dr. Severino Pinheiro, retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jener de Souza, Praça do Derby (pista central), Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho...

 

Com a antecipação do giro para ter acesso à Avenida Cde da Boa Vista, a linha 644 – Largo do Maracanã deixa de atendidas as paradas nº 180162, que fica na Avenida Agamenon Magalhães (pista local), depois do cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; nº 180357, localizada na Rua Amauri de Medeiros; nº 180362 e nº 180363, ambas na Rua Henrique Dias.

 

Como opções, os usuários poderão utilizar as paradas nº 180395, em frente à Praça do Derby, logo após o cruzamento com a Rua Feliciano Gomes; e nº 180316, que fica na Praça do Derby, sentido Boa Vista.

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999),postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público exclusivo para reclamações.

sábado, 21 de agosto de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL ABREU E LIMA ( IT ABREU E LIMA )

 


A partir do próximo sábado (21), o TI Abreu e Lima começará a operar com sistema de integração temporal

 

Com a inclusão do TI Abreu e Lima  a partir do próximo sábado (21), serão 19 terminais integrados operando por meio do sistema de integração temporal. Sendo assim, o embarque em qualquer uma das 11 linhas que atendem o terminal passará a ser pela porta da frente dos ônibus com a validação do cartão VEM na catraca. O sistema de bilhetagem eletrônica permite ao passageiro realizar embarques pagando apenas uma única tarifa, por sentido da viagem, dentro do período de até duas horas. Por isso, o acesso aos ônibus é, exclusivamente, por meio do cartão VEM, que também garante a troca de modal (ônibus ou metrô).  

 

A integração temporal possibilita a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife no planejamento das linhas. No caso do TI Abreu e Lima, o transbordo vai acontecer entre as linhas de ônibus. O passageiro entra no ônibus pela porta da frente, passa o cartão VEM no validador do coletivo e gira a catraca, antes do intervalo de duas horas.

 

A integração temporal ocorre com o cartão VEM em qualquer uma de suas modalidades (Comum, Estudante, Trabalhador, Passe Livre, Livre Acesso ou Idoso). Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal. Além disso, o sistema também evita a entrada irregular de passageiros nos terminais e estações do metrô.

 

Nas estações e TIs habilitados com o sistema, basta ficar atento ao visor do validador que mostra a mensagem “Integração” indicando que não está sendo descontada uma nova tarifa do cartão VEM. A mensagem apenas não aparece nos cartões VEM Passe Livre, Livre Acesso e Idoso porque já são uma gratuidade concedida pelo Governo do Estado.

 

Quem ainda não tem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), cartões do tipo Comum estão sendo distribuídos gratuitamente, mediante cadastro, no próprio TI Abreu e Lima. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Logo após o cadastro, o usuário recebe o cartão gratuitamente. A recarga pode ser feita a qualquer tempo, inclusive no mesmo momento do cadastro sem o pagamento de taxa, desde que o carregamento seja realizado nas máquinas de POS.

 

Dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana, 19 já funcionam no sistema de integração temporal: Cavaleiro, Largo da Paz, Recife, Santa Luzia, Getúlio Vargas, Cosme e Damião, Prazeres, TIP, Xambá, Afogados, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe e Abreu e Lima.

 

DESCONTO INDEVIDO - No caso de eventual desconto de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. Neste caso, a orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. É preciso informar o dia, horário do fato e número do cartão VEM ou CPF para checagem dos dados. Sendo confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.


Em caso de dúvidas e para enviar sugestões ou queixas, o usuário pode entrar em contato via Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou pelo WhatsApp (9.9488.3999)

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público



segunda-feira, 26 de julho de 2021

Atenção as alterações de linhas na av Presidente Kennedy em Olinda

 


Foto ilustrativa arquivo Google 

Algumas linhas de ônibus terão circulação alterada na Av. Presidente Kennedy, em Olinda


A partir da próxima segunda (26), às 9h, a Secretaria de  Mobilidade Urbana de Olinda vai interditar a Av. Presidente Kennedy, no trecho entre o cruzamento com a Av. Antônio da Costa Azevedo e com a Rua Armindo Moura. O motivo é a realização de obras de drenagem da requalificação da Av. Presidente Kennedy. Por isso, algumas linhas de ônibus terão a circulação alterada. O serviço está programado para ser realizado em duas etapas, cada uma com 15 dias, totalizando 30 dias de previsão para a conclusão. 


Na primeira etapa, a pista no sentido cidade/subúrbio será totalmente interditada para o tráfego de veículos. Os ônibus passarão a circular no contra-fluxo, que será criado em uma das faixas de rolamento do sentido subúrbio/cidade. Sendo assim, a parada de nº 130242 será desativada. 


Linhas impactadas:


820 - TI XAMBÁ (CABUGÁ)

823 - JARDIM BRASIL II (ESTRADA DE BELÉM)

824 - JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)

825 - JARDIM BRASIL / JOANA BEZERRA

827 - JARDIM BRASIL (BACURAU)

846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU)

860 - TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)

861 - TI XAMBÁ / TI JOANA BEZERRA

881 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (AV. GETÚLIO VARGAS)

882 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)

884 - JARDIM BRASIL / RIO DOCE

 

Na segunda etapa, que será iniciada após a conclusão da primeira, a interdição total será na pista no sentido subúrbio/cidade. Sendo assim, os ônibus vão trafegar no sentido contrário em uma das faixas de rolamento do sentido cidade/subúrbio. Dessa forma, a parada de nº 130233 será desativada.


Linhas impactadas:


820 - TI XAMBÁ (CABUGÁ)

824 - JARDIM BRASIL II (CRUZ CABUGÁ)

860 - TI XAMBÁ (PRÍNCIPE)

861 - TI XAMBÁ / TI JOANA BEZERRA

881 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (AV. GETÚLIO VARGAS)

882 - TI XAMBÁ / RIO DOCE (CARLOS DE LIMA CAVALCANTI)

884 - JARDIM BRASIL / RIO DOCE



Publicado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público

Imprensa Grande Recife Consórcio

sábado, 24 de julho de 2021

INTEGRAÇÃO TEMPORAL CAMARAGIBE É SUSPENSO






Suspensa integração temporal no TI Camaragibe

O Grande Recife Consórcio informa que, devido a problemas nas máquinas de venda e recarga do cartão VEM, está suspenso o início da integração temporal no TI Camaragibe, previsto para amanhã (24). O Consórcio, enquanto órgão gestor do sistema de transporte público, já notificou a Urbana-PE para que restabeleça o pleno funcionamento dos equipamentos. Com isso, a integração temporal no TI Camaragibe está prevista para ser iniciada no sábado (31).


Atenciosamente,


Imprensa Grande Recife Consórcio

 

sexta-feira, 16 de julho de 2021

TI Igarassu sai mesmo...

Matéria sobre TI Igarassu em 2019 


Imagens divulgações  da assinatura do novo contrato com a empresa ß,

TERMINAL INTEGRADO DE IGARASSU SERÁ REFORMADO

 

Investimento de R$ 15,5 milhões aumentará a capacidade operacional e trará mais segurança para usuários

 

O Terminal Integrado de Passageiros de Igarassu, na área norte da Região Metropolitana do Recife, passará por uma ampla reforma para melhorar os acessos, a circulação interna e garantir mais segurança para usuários, motoristas e operadores. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) assinou nesta sexta-feira (16) a ordem de serviço para que seja iniciada a requalificação e ampliação do equipamento. O valor investido pelo Governo de Pernambuco e União é de R$ 15.593.666,65, sendo R$ 7.398.367,774 provindos do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 8.195.298,91 como contrapartida do Estado.

 

A empresa vencedora da licitação (Santa Cruz Construções LTDA) tem um prazo de dois anos para realizar a obra. Quando ficar pronto, o TI Igarassu terá a área da plataforma dobrada, aumentando a capacidade operacional e possibilitando a expansão da rede com novas posições caso mais linhas precisem ser implantadas no terminal. O acesso do usuário será feito por uma nova bilheteria e, para chegar à plataforma de embarque e desembarque, os passageiros utilizarão um túnel inferior à pista dos ônibus que evitará situações de risco ou retenção dos coletivos. O TI contará com bicicletário e para as pessoas com necessidades especiais serão instaladas plataformas elevatórias.

 

O secretário Tomé Franca destacou o esforço do Governo de Pernambuco na construção do novo terminal. “É uma obra demandada há muito tempo pela população. Um investimento vultuoso, principalmente num momento de crise sanitária, e vamos acompanhar de perto a realização dessa obra. O governador Paulo Câmara pediu prioridade máxima e iremos trabalhar muito para entregá-la o mais rápido possível para que a população possa ter de volta um equipamento qualificado”, disse o secretário. “É importante ressaltar que esse terminal será integrado ao sistema BRT e teremos plataformas elevadas em nível para que o usuário possa entrar e sair dos veículos com agilidade e segurança”, enfatizou.

 

A obra será realizada em duas etapas. Na primeira, será construído um terminal provisório para que o atual seja demolido sem prejudicar a prestação do serviço. Em seguida, serão levantadas as novas instalações, posicionadas em locais mais adequados, respeitando as necessidades do novo modal e oferecendo ao usuário uma visão mais limpa da plataforma. Para os operadores e gestores do TI Igarassu foi dimensionado um bloco administrativo com salas, sanitários e refeitório oferecendo as melhores condições de trabalho possível.

 

As baias do BRT serão dimensionadas para operar com veículos biarticulados facilitando sua parada e sua partida, evitando manobras e aumentando a eficiência do serviço. A nova cobertura do terminal oferecerá beirais de três metros de comprimento, assegurando ao usuário melhor proteção das intempéries, como o sol e a chuva, tanto enquanto aguarda o embarque na fila, quanto no embarque propriamente dito.

 

Antes da pandemia, circulavam por dia 50 mil pessoas pelo TI Igarassu. Atualmente operam nove linhas com oito facilitadores de embarque e um gestor. As cidades beneficiadas com a reforma são Igarassu, Itapissuma, Itamaracá, Araçoiaba, Goiana, Abreu e Lima e Paulista. Somadas, representam uma população de aproximadamente 700 mil pernambucanos.

 

Participaram da assinatura da ordem de serviço a prefeita de Igarassu, Professora Elcione; o prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa; o presidente da Câmara de Vereadores de Itapissuma, GG de Zé Antônio; o secretário de Turismo de Itamaracá, Edno Fonseca; o diretor de Engenharia e Manutenção do Grande Recife Consórcio de Transportes, José Eduardo; e a representante da empresa Santa Cruz Construções, Renata Tropiano.












Lançamento do novo Marcopolo Viaggio 800

 


Marcopolo anuncia entrega de novo modelo direcionado ao fretamento

Modelo Viaggio 800 estabelece novo padrão ao segmento e prioriza

robustez e conforto

Veículo entrega desempenho operacional focado no fortalecimento

 do setor de fretamento

Com as mudanças proporcionadas pela pandemia no setor de transportes, o segmento de fretamento contínuo de passageiros se fortaleceu ao longo do último ano. O setor cresceu 80% em relação ao período anterior, contribuindo para que a empresa, líder na produção brasileira de carrocerias para ônibus, mantivesse os índices de produção de veículos no país.

Nos primeiros cinco meses deste ano, a companhia produziu 688 veículos direcionados ao setor, o que representa 62% de market share. Diante desses números, com o objetivo de manter a liderança no segmento e agregar mais valor e inovação aos veículos, a Marcopolo lança o ônibus Viaggio 800. O modelo estabelece um novo padrão de qualidade ao mercado, pois alia robustez, conforto, design diferenciado e confiabilidade, além de garantir a melhor relação entre custo e benefício.




Nos últimos 90 dias, a empresa apresentou o produto de forma individualizada a cada cliente, já tendo comercializado mais de 100 unidades. Destas, as seis primeiras unidades já estão sendo entregues ao cliente Piccolotur/SP, uma das mais tradicionais empresas de fretamento contínuo e eventual de Jundiaí e região. Atua também na região de Campinas e parte da Grande São Paulo, atendendo a empresas de vários segmentos.

“Nosso foco é oferecer opções inovadoras, para isso aprofundamos o entendimento das necessidades do mercado e dos passageiros. Queremos garantir a produção de modelos cada vez mais modernos, seguros e confortáveis. O Viaggio 800 chega com o conceito de modelo da linha Premium, complementando o nosso portfólio, tornando-o ainda mais competitivo”, explica Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais MI e marketing da Marcopolo.

Criado para o fretamento

O novo Viaggio 800 será produzido na fábrica de Caxias do Sul (RS) e foi desenvolvido para atender às demandas específicas e características do segmento de fretamento contínuo brasileiro e também de mercado externo. Entre os diferenciais está a largura de 2.600mm, o que proporciona mais conforto e espaço interno ao passageiro. Em relação ao comprimento, nas configurações de 48 a 52 lugares as medidas totais são de 12.400mm a 13.500mm, respectivamente.

“Seguimos com os investimentos em inovações para o nosso portfólio, focados em acompanhar as tendências e transformações do mercado. O segmento de fretamento está em constante expansão, principalmente, quando ao fazermos um balanço dos últimos três anos, registramos 4.646 unidades comercializadas”, pontua Ricardo Portolan.

Com design moderno, arrojado e linhas leves que imprimem o DNA da Marcopolo, o Viaggio 800 foi desenvolvido para diferentes opções de chassis com motor dianteiro, além de garantir a manutenção fácil e rápida. O modelo possui conjunto ótico dianteiro, com três faróis redondos e DRL, pisca em LED e faróis de neblina (opcional), para garantir maior eficiência luminosa e segurança ao condutor.

 

Interior oferece mais espaço e conforto

Com a necessidade do distanciamento social, a engenharia Marcopolo dedicou especial atenção ao desenvolvimento do interior do Viaggio 800 para oferecer mais conforto, espaço e acessibilidade.

O modelo conta com novo acabamento interno no cockpit do motorista, mais moderno e de alta qualidade, e nova parede separação total, com porta em posição que garante melhor acesso ao salão de passageiros. A iluminação é total em LED e, para garantir o conforto dos passageiros, são oferecidas duas opções de poltronas modelo Executiva, com novo design e apoio de cabeça com espuma especialmente desenvolvida para se moldar as características biométricas dos passageiros.

Para o melhor aproveitamento do espaço interno, o Viaggio recebeu um novo porta-pacote mais funcional. Em relação ao sanitário, o modelo ganhou configuração ergonômica, com janela maior para entrada de luz natural, sistema Ecoflush e pia em aço inox. O veículo é equipado com elevador para total acessibilidade.

Fonte: Marcopolo 

Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público