quinta-feira, 19 de julho de 2018

TI IGARASSU- EM OBRAS COM PROJETO DE 2012

TI IGARASSU HOJE EM OBRAS COM PREVISÃO PARA NOV/2019

O Corredor Norte-Sul foi elaborado visando expandi-lo em sua capacidade máxima a médio ou longo prazo, tomando como base a utilização de veículos Biarticulados, mesmo não havendo, hoje, expectativa de utilização desses.
Resultado de imagem para brt biarticulado
foto/ilustrativa

Para a implantação do novo modal, o BRT, o Corredor precisou sofrer algumas adaptações, em função das características e particularidades do mesmo. Da mesma forma, os Terminais de Integração precisaram se adaptar ao esquema operacional do novo veículo ( TI IGARASSU ).

 O BRT assume um importante papel no desenho do SEI, absorvendo as linhas troncais, oferecendo mais conforto e mais eficiência ao usuário. Os veículos trafegam isolados em faixas exclusivas (fictício) por quase todo o seu itinerário (Sonho). 
Assim, os Terminais de Integração passam a ter um papel ainda mais importante no desenho da rede de transportes, tendo a responsabilidade de distribuir os usuários advindos das linhas alimentadoras no novo modal das linhas troncais, otimizando esquema operacional.

Esse projeto apresenta as novas caraterísticas no Terminal de Integração de Igarassu, considerando sua ampliação espacial e operacional, passando a operar com o dobro de sua capacidade. A Rede atual se mantém, havendo apenas a substituição dos veículos utilizados nas linhas troncais pelo BRT.


A plataforma teve sua área dobrada, aumentando sua capacidade operacional, ampliando o horizonte desse Terminal, possibilitando a expansão da rede com novas posições para linhas alimentadoras, inter-terminais e troncais que, por ventura, precisem ser hospedadas nesse Terminal.
Makert do Projeto com amplitude / ilustrativo

O acesso do usuário ao Terminal será feito através de uma nova bilheteria, oferecendo um bicicletário dimensionado para atender a enorme demanda do local. O usuário, para acessar a plataforma de embarque e desembarque, fará a travessia através de um túnel inferior à pista dos ônibus, evitando situações de risco e/ou a retenção dos ônibus em operação, que hoje precisam parar para aguardar a travessia dos mesmos. Para pessoas com deficiência foram instaladas plataformas elevatórias. Quando da impossibilidade da utilização dessas plataformas elevatórias, a travessia será realizada, exclusivamente pelas pessoas com deficiência física, em nível, através da utilização de acessibilidade por rampa, procurando alcançar as premissas do desenho universal.
Ilustração Market / como ficará a nova entrada  com bicicletário

As edificações existentes serão demolidas e substituídas por novas instalações, posicionadas em locais mais adequados, respeitando as necessidades do novo modal, oferecendo ao usuário uma visão mais limpa da plataforma. Para os operadores e gestores do Terminal, de acordo com as necessidades expostas pelo Grande Recife Consórcio de Transportes, foi dimensionado um bloco administrativo, com salas, sanitários, refeitório oferecendo as melhores condições de trabalho possível.

As baias do BRT foram dimensionadas para operar com veículos Biarticulados, com layout angulado, facilitando sua parada e sua partida, evitando manobras, aumentando a eficiência do serviço.
Ilustração como ficará a nova cobertura e a sua amplitude para a circulação dos usuários / divulgação 

A nova cobertura do Terminal oferece beirais de três metros de comprimento, assegurando ao usuário melhor proteção das intempéries, como o sol e a chuva, tanto enquanto aguarda o embarque na fila, quanto no embarque propriamente dito.

A estrutura em concreto visa uma solução arquitetônica de baixa manutenção, adotando um partido claro e de fácil leitura de forma articulada, intercalando pilares, quebrando desta forma a rigidez do partido adotado, tornando assim uma arquitetura leve e expressiva,  além de manter uma unidade com os demais terminais do corredor Norte/Sul.

Vejam como foi idealizado o projeto desde 2012 e até hoje não concluído, mas hoje o TI Igarassu encontrasse em reforma para idealizar este projeto, com previsão de conclusão novembro de 2019.
















FONTE: HUGO FRANCA (Arquiteto)
Edição: Jaílson Silva


9 comentários:

  1. Muito legal, espero veementemente que o mesmo não seja um projeto jogado no passado de forma infindável pelos nossos administradores uma vez que estamos na fatídica eminência de retroagir ao transporte de 20 ou 30 anos atrás com o Fim do SEI e com a manutenção apenas da tarifa uma vez que beneficios aos usuários vem sendo uma utopia perene e o retroagimento do transporte ao meu ver com o fim do SEI e com a tarifa sendo defasada a valores fora do bolso de quem sustenta o sistema que são os usuários prevejo um fracasso eminente ou ate real em nosso transporte onde se paga 6 vezes mais caro que a 20 anos e se tem como oferta os mesmos veículos ou para ser bem justo veículos inferiores a de 20 anos atrás onde ao menos tinha-se carros de configuração padron como scanias, volvos de motorização traseira e bem , mais bem mais confortáveis do que os atuais dianteiros desprovidos de conforto ao extremo, enfim!

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    1. "a 20 anos e se tem como oferta os mesmos veículos ou para ser bem justo veículos inferiores a de 20 anos atrás onde ao menos tinha-se carros de configuração padron como scanias, volvos de motorização traseira e bem , mais bem mais confortáveis do que os atuais dianteiros desprovidos de conforto ao extremo, enfim!" - Na mosca...esse é o grande "X" da questão.Não é diferente aqui em Salvador,exatamente a 20 anos atrás tínhamos aqui articulados com motorização central,com suspensão pneumática e pasmem....câmbio automático,ônibus padron com motorização traseira,suspensão pneumática,com 03 portas largas,ônibus alongados com motorização traseira ou central e suspensão pneumática (Uma grande frota de Caio millennium) na década de 80/90 os famosos 0364 com motores 355/5 turbo,aos montes,Ciferais/Scania e Volvo ou seja uma gama de veículos que apesar do tempo passado superam em muito os atuais "caminhônibus",todos sem exceção com motorização dianteira e molas de aço atualmente na cidade,não existe em Salvador em operação mais um único ônibus com motorização traseira e suspensão pneumática,pior do que isso uma frota envelhecida e sucateada.Não fosse o Metrô,cujas duas linhas já transportam ceca de 400mil passgs/dia(ainda que com uma integração precária) a população estaria muito mais ainda sacrificada,itinerários que duravam entre 1h30 e 2h hj é feita pelo metrô em 35 minutos mesmo fazendo integração entre as duas linhas.Mais agora o prefeito da cidade jura que ira resolver o problema do transporte público,por ônibus, de Salvador construindo um BRT com 2,9 km(chamada 1ª faze) com viadutos e elevados,estações "espaciais" com 4 faixas para o transporte individual(carros) e apenas 2 para os ônibus(é mole?!) ao custo de 377milhões,tratorando um dos mais belos canteiros centrais arborizado da cidade,um BRT que sairá de nada para lugar nenhum,e que fatalmente(isso já é falado) os donos de ônibus não irão investir em média 800 mil por ônibus articulado para operar um corredor sem demanda,não são loucos,e assim segue o bonde

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  2. Ainda não consegui entender essa "lógica" defendida por grande parte dos administradores públicos de que o "BRT é sempre mais barato,fácil,e mais rápido de ser construído"(com todas as abreviações possíveis)......imaginem se não fosse.........rsssssssssssssssssssssssssss

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  3. Amigo Jailson,só uma dica,reduza o tamanho das fotos (é possível fazer isso quando posta-las,pequenas,médias,grandes,muito grandes,padrão) enquadre elas dentro do espaço (Principal) reservado as postagens,quando eles ultrapassam esse espaço avançando para o lado direito dos gadgets (sidebar-right-1) prejudica todo layout do blog....valeu?????.....rrrrrsssssss

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    1. Oi amigo , faço isso a noite pois postei pelo cell ai não to conseguindo alterar, mas diz ai seu nome por favou ou mim fala pelo whatsapp 81-99756-9443

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    2. Rapaz...faça isso comigo não.....rrrrsssssssssss,se usar o "Zap Zap vou ficar é doido....kkkkkk.....são quase 300 mil e-mail por dia pra responder...vou ligar pra VC pra esse numero..agente se fala

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  4. SERA QUE VAI TER LINHA RECIFE GOIANA COMO INTEGRAÇÃO

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    1. Hoje esta em estudos pelo GRCT as linhas do Novo TI Igarassu e ano que vem teremos novidades pra Goiana.

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