Corredor Norte-Sul ainda não saiu do papel
Avenida Agamenon Magalhães teria ramal do corredor, em 2014, mas só deve sair do papel em 2017.
Ed Machado/Folha de Pernambuco
Ao lado do viaduto Independência, na avenida João de Barros, canteiro de obras foi instalado, mas construtoras desistiram do projeto
Em abril de 2013, era dada a ordem de serviço para a implantação de um corredor de Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Agamenon Magalhães. A promessa era de transformar a principal artéria do trânsito da Capital num dos dois ramais do Norte-Sul, o que permitiria a ligação entre os terminais integrados de Igarassu, na Região Metropolitana (RMR), e da Joana Bezerra, na área central do Recife.
A conclusão era esperada para outubro de 2014, após a Copa do Mundo. Quase dois anos depois, nada saiu do papel. E nem deve começar a sair, pelo menos, até 2017. É o que prevê o Governo do Estado, que admite um caminho burocrático pela frente, mas diz que não pretende descartar o projeto por sua importância à mobilidade.
O impasse se deve à desistência do consórcio contratado para a execução de uma das etapas, o alargamento do viaduto Independência, que passa sobre a avenida João de Barros. Em outubro do ano passado, as empresas teriam alegado, entre outros motivos, demora na liberação de recursos e de aprovação dos demais projetos do ramal. Um canteiro de obras chegou a ser instalado perto do elevado, mas foi desmobilizado.
A intervenção no viaduto é considerada essencial para evitar o estrangulamento do tráfego, que cederia uma das duas faixas de circulação existentes para o trânsito exclusivo de BRTs. O projeto é alvo de um distrato. Um processo administrativo será instaurado junto ao consórcio.
“Mas estamos tentando distensionar essa questão, aguardar no que diz respeito à cobrança da multa do contrato, já que estamos tentando conseguir o projeto executivo com essas empresas. Caso contrário, poderia gerar mais demora. Com o projeto executivo, podemos atualizar os preços, unir aos projetos complementares e lançar um novo processo”, detalha o secretário-executivo de Mobilidade de Pernambuco, Leonardo Cabral.
Estações
Enquanto aguarda uma solução para o viaduto, o Governo do Estado se mobiliza para dar sequência ao restante do ramal da Agamenon. Já foi publicado no Diário Oficial o aviso de homologação da empresa que venceu a licitação para elaborar os projetos e levantar os custos de pavimentação, drenagem, sinalização, iluminação pública e implantação de nove estações de BRT na avenida, sobre o canal Derby-Tacaruna.
Conforme a Secretaria das Cidades, há recursos garantidos para as estações e para o elevado. Mas as obras, de fato, só devem ser retomadas no próximo ano. “Não vejo como em 2016, num ano em que estamos tendo dificuldades para licitar, para contratar. Será um ano essencial para superar esses contratempos”, avalia Cabral, garantindo que se trata de um projeto do qual o Estado não pretende abrir mão. “Uma linha de BRT ali na Agamenon é 100% importante para o sistema.”
Dos dois corredores de BRT em implantação na RMR, o Norte-Sul é o menos atrasado. Tem 24 das 26 estações já em funcionamento e cinco das oito linhas previstas em operação. Na altura do Shopping Tacaruna, o percurso tem uma bifurcação. Uma das rotas segue pela avenida Cruz Cabugá, chegando à rua do Riachuelo e ao Bairro do Recife. A outra é justamente a da Agamenon Magalhães
Fonte: Folha Pé c9m Luiz Felipe Freire.
Fonte: Folha Pé c9m Luiz Felipe Freire.
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