terça-feira, 7 de agosto de 2018

BRT - Recife Mobilidade e cuidado multas ande certo

Invasão de faixa azul e corredor de BRT vai gerar multa


Reprodução/TV Jornal


Começaram a funcionar nesta segunda-feira (6) os equipamentos que vão registrar as infrações e multar os motoristas que invadirem a faixa azul da Estrada dos Remédios e o corredor exclusivo de BRT da Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife.
Essas infrações são feitas por motoristas corriqueiramente, mas a situação deve mudar de agora em diante. A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) anunciou a instalação de equipamentos eletrônicos nesses locais. Eles funcionarão apenas nos horários de funcionamento da faixa azul, de segunda a sexta, das 6h às 22h.

Multa

Aqueles que insistirem em infringir a lei de trânsito e forem flagrados, deverão pagar uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda perderão sete pontos na carteira de habilitação. A infração é considerada gravíssima.
Fonte :CTTU
MATÉRIA da TV Jornal

domingo, 5 de agosto de 2018

Falta de segurança, conforto e agilidade afasta usuário do transporte público

Estudos apontam que essas deficiências são algumas das causas da queda no número de usuários em todo País: em 2017, foram 9,5% a menos em relação ao ano anterior


Pensados na década de 80, terminais integrados já apresentam esgotamento
Pensados na década de 80, terminais integrados já apresentam esgotamentoFoto: Rafael Furtado


Inverter a cultura onde o automóvel é o centro da mobilidadediante de um sistema de transporte público coletivo de passageiros que apresenta falhas de segurança, falta de conforto e de agilidade é uma tarefa complexa e de médio a longo prazos. Os terminais integrados já apresentam esgotamento. A tarifa única não é mais o principal atrativo para quem precisa pegar até quatro ônibus por dia. Estudos apontam que essas deficiências são algumas das causas da queda no número de usuários em todo País: em 2017, foram 9,5% a menos em relação ao ano anterior, segundo dados do anuário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Significa que o sistema perdeu, por dia, 3,6 milhões de passageiros no Brasil.

Em Pernambuco, essa queda chega aos 6% no primeiro semestre de 2018, em comparação ao mesmo período de 2017, o que representa 150 mil passageiros a menos por dia. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, esses usuários migraram para o deslocamento a pé, de moto, de bicicleta, e parte disso se deve mesmo à crise econômica.

Nesse sentido, a “grande jogada” para o setor é atrair a classe média de volta ao transporte público. “Para isso, é preciso melhorar a qualidade do serviço, o nível de emprego no País e a segurança - o índice de assaltos a ônibus caiu 50% no primeiro semestre de 2018, comparado a 2017”, defende.

Hoje, 1,3 milhão de pessoas na Região Metropolitana do Recife (RMR) utilizam o transporte público coletivo, cuja frota é de 3.000 veículos atendendo a 403 linhas. No entanto, esse número em 2016 era de 1,8 milhão de passageiros. E é justamente o nível de qualidade que gera um dos maiores imbróglios no sistema atual. A começar pelo modelo de veículo que existe no Brasil, os chamados “caminhões encarroçados como ônibus” (chassi de um caminhão na lataria de um ônibus), que no Recife se torna ainda mais inadequado pela falta de ar-condicionado. 

Segundo ponto, seria a revisão do planejamento das linhas existentes. De acordo com o consultor de mobilidade Pedro Guedes, isso tem sido pouco discutido quando se trata de soluções para o transporte coletivo. "Pelo que conheço sobre o nosso sistema, as linhasimplementadas são as mesmas do sistema de bonde. Ou seja, temos um planejamento iniciado há cem anos dentro de uma cidade com uma dinâmica totalmente diferente do que temos hoje. E nunca foi feita uma total releitura para onde os ônibus devem ou não ir", afirmou. Somaram-se linhas às já existentes sem que houvesse um planejamento para isso.

O especialista cita o modelo de terminal de integração, idealizado na década de 1980, e diz que não necessariamente essa conexão entre as linhas precisaria ser física, modelo que já está esgotado. O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é composto de linhas de ônibus e metrô em busca de ganho no deslocamento e redução do custo da tarifa (com uma única passagem é possível se deslocar para vários lugares). Ao todo, o SEI tem dez empresas operadoras, responsáveis por 185 linhas, mas o que havia sido instituído em 1994 ainda se encontra em expansão, e não tem prazo para ser concluído. "Desde 2010, conseguimos implantar 25 terminais, o que trouxe muito benefício à população. Quem sai do TI (terminal integrado) de Abreu e Lima, para seguir sentido subúrbio-cidade, só paga uma única tarifa (anel B)", exemplifica o diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) André Melibeu. 

Perda de tempo
No levantamento da NTU, é perceptível que só o apelo financeiro não é suficiente para atrair esse usuário. A vendedora Bruna Marques, de 22 anos, mora em Paulista e trabalha na cidade vizinha Olinda. Ela afirma que a falta de pontualidade das linhas é o que torna o “ir e vir” mais desgastante, mesmo utilizando o TI Pelópidas Silveira e pagando apenas uma passagem. “Preciso sair de casa às 6h para tentar chegar às 8h, mas nem sempre consigo por causa do horário de saída e de chegada dos ônibus”, diz. Além disso, ela critica a falta de segurança, principalmente no TI da PE-15. O mesmo transtorno foi relatado pelo vendedor Lucas Rodrigues, de 51 anos, que faz duas viagens por dias, com dois ônibus por trecho. "Os horários não conciliam, deveria existir uma organização melhor, principalmente em relação aos horários de pico." 

Melibeu diz que dar celeridade no trajeto dos ônibus é um desafio. "As faixas azuis são um avanço considerável, o problema é que, ao implantar 600 metros de faixa em uma via que já possui três faixas para carro individuais, as pessoas criticam."

maioria dos passageiros relata também o desconforto do processo de baldeação. Imagine: no primeiro ônibus, a pessoa consegue vir sentada até o terminal integrado. Depois, precisa descer para pegar outra linha, que está superlotada. Outro exemplo: fazer o sentido contrário ao seu roteiro para descer na integração e pegar o ônibus que vai para o seu destino final. “O tempo, que é o fator mais importante na escolha da maioria, aumenta muito nessas situações. A maioria prefere pagar mais e reduzir esse tempo de trajeto”, comentou Pedro Guedes.

BRT deveria ser solução
O que poderia ter sido uma solução, e até chegou a ser implantado, é o Bus Rapid Transport (BRT). O modal transporta 121 mil pessoas por dia, mas os gargalos na extensão dos corredores exclusivos, invadidos por carros, não dão a agilidade necessária e impedem que o veículo atinja a sua capacidade. No corredor Norte-Sul (Igarassu, Cruz de Rebouças, Abreu e Lima, Paulista e Olinda ao Centro do Recife), das 28 estações previstas, duas ainda estão em construção. De acordo com a Secretaria das Cidades do Estado, há planos de alargamento de vias ao longo desse corredor, e a obra deve ser concluída no primeiro semestre de 2019.

Já o corredor Leste-Oeste (Camaragibe até o Centro do Recife) ainda tem obras em andamento, e a secretaria justifica que os atrasos são causados pelo consórcio construtor, que abandonou a obra. Atualmente operam 16 estações das 22 previstas. “A IV Perimetral tem previsão para ser concluída neste semestre. Também está sendo elaborado o projeto para a implantação de quatro estações BRT de Camaragibe, onde será realizada licitação para a contratação de empresa que execute as obras”, informa a Secretaria das Cidades.

Além da implementação incompleta, algumas estações apresentam vários problemas estruturais. Vidros quebrados foram substituídos por placas de madeira. Sobre esta situação, o Grande Recife, informou que “os equipamentos com maior número de reparo e reposição são as catracas e vidros das estações” e declarou que “são investidos aproximadamente, por mês, R$ 68 mil com a manutenção de vidros nas estações de BRT”. 

Para quem usa o sistema diariamente, o ar-condicionado é o grande atrativo deste modal. O técnico de enfermagem Elieser Fernandes, de 42 anos, sai do TI de Camaragibe, no Corredor Leste-Oeste, em direção ao trabalho, no bairro de Paissandu, Centro do Recife. “Nunca tive problemas com o atraso do BRT. Sempre que preciso, ele está disponível. Estou muito satisfeito com o serviço, e as viagens são muito tranquilas”, diz.

Para o gerente comercial Luiz Neto, de 31 anos, que sai do bairro do Janga, em Paulista, com destino a Casa Amarela, Zona Norte da Capital, a frota do BRT poderia ser maior. “É inegável que eles ajudam muito quem depende do transporte público, mas já saem dos terminais superlotados”, criticou. Para Thawana Vieira, estudante de 21 anos, as estações poderiam ser maiores, e os usuários poderiam ser mais conscientes. “O uso é tranquilo, ele não atrasa. O único problema é que, na hora do pico, a estação, que é muito pequena, fica lotada. Tem também a questão do pessoal que entra a força. Isso é errado.” 

Trilho e bike são opções

O então estudante de engenharia, Daniel Valença, se sentiu aliviado quando ganhou um carro. No entanto, manter o veículo gerava um custo alto. “Voltei a usar o transporte público e chegava a pegar dois ônibus para ir à universidade. O uso da bicicleta era para viagens mais curtas, até que decidir migrei de vez para ela”, conta. Hoje ele é um dos coordenadores da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AmeCiclo), que tem como principais eixos de ação o fomento ao uso de bicicletas e a democratização das vias públicas.

metrô é outro modal visto como alternativa ou complementação do transporte urbano, mas sofre com a falta de investimento no sistema. “A integração é necessária em qualquer lugar do mundo, mas temos uma questão muito específica em Pernambuco: há pouco metrô. Se compararmos com outras metrópoles, como Tóquio (no Japão, cujo território é bem limitado), a malha ferroviária é bem maior, com mil quilômetros”, explicou o especialista em engenharia de tráfego Stenio Cuentro. O Sistema de Trens Urbanos do Recife tem 71 km de extensão, abrangendo, além da Capital, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho. 

No Terminal do Aeroporto, o pedreiro Cosme Lopes, 43 anos, diz não ter do que se queixar. Ele sai de Pontezinha, no Cabo, para trabalhar no Jordão, no Recife. “A integração funciona. Para mim, está tudo ok”, comenta ele, que utiliza dois ônibus e um metrô. A diarista Tereza Conceição, 47 anos, todo dia se desloca de Prazeres para a Imbiribeira. Ela concorda que a integração funciona, mas pondera. “Acho que tinha que botar mais trens. Se bem que não tem como melhorar tanto na hora do pico, é muita gente mesmo. Junta o pessoal do metrô com o que vem dos terminais de integração e fica assim”, conta, em meio à multidão.

No Terminal da Joana Bezerra, começam a surgir as críticas. “A gente sai de uma lata de sardinha para entrar em outra. Você sai de casa toda perfumada e termina fedendo”, dispara a padeira Maria das Graças, 48. A mulher sai do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, para Boa Viagem, Zona Sul. “São dois ônibus e um metrô todo dia. Isso, sem falar nos abusos”, queixa-se.

Rio Doce /Barra de Jangada sem fim
Para muitos usuários, uma lenda urbana; para outros, uma ajuda. O fato é que a linha 910 - Rio Doce/Barra de Jangada tem muita história para contar. É o percurso mais longo de toda a RMR: são 37 km de extensão - a ida e a volta acumulam 77,11 km ao todo. As três maiores cidades de Pernambuco (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes) são cortadas por ele. De tão lendário, nem mesmo o Grande Recife Consórcio sabe especificar quando a rota surgiu, mas Rio Doce /Barra de Jangada é uma variação da linha de número 910, que conta com três formatos de itinerário: Rio Doce /Piedade I (que entra no Shopping RioMar quando sai da Zona Sul do Recife em direção à Olinda), Rio Doce /Piedade II (que entra no mesmo shopping apenas na volta, quando o percurso é Olinda-Jaboatão) e o Rio Doce /Barra de Jangada, que só passa perto do centro de compras.

A reportagem da Folha de Pernambuco pegou carona em um deles. Nossa viagem começou às 7h06, saindo do Terminal de Barra de Jangada. Só às 8h26 alcançou o bairro da Joana Bezerra. O percurso só terminou às 9h29, totalizando 2h24 dentro do coletivo - e porque a reportagem não foi até o terminal. 

Com um trajeto tão longo, amizades vão sendo feitas. É o caso da bancária Danielly Kelly, 29 anos, da estudante Thaís Félix, 24, e do funcionário de lan house Danilo Sousa, 25. Os três saem de Jaboatão e, de tanto tempo gasto juntos no trânsito, foram criando vínculos. “Eu conheci Danilo pedindo informação na parada do ônibus”, confessa, aos risos, Danielly. Primeiro, ela e Danilo ficaram amigos. Depois, foi chegando mais gente. “Essa amizade foi surgindo dentro do ônibus mesmo. Você morar em Candeias e trabalhar em Olinda é o tempo suficiente não só para conhecer uma, mas várias pessoas”, conta Danilo.

A duração do percurso oscila. De 2h20 em horários tranquilos a mais de três horas no pico. “Escuto música, leio, estudo, como, durmo. Acho que dá pra ver uns três episódios de série. E a gente vê de tudo. Vendedor, artista dentro do ônibus, ônibus lotado e todo mundo pendurado em cima do outro, briga. A gente passa de tudo aqui”, conta Danielly.

A bancária Danielly Kelly fez boas amizades durante o percurso do Barra de Jangada

Eu te ajudo e tu me ajudas


A amizade gerou um grupo no WhatsApp, onde eles compartilham informações sobre o horário dos veículos. “Eu sempre aviso eles quando pego ônibus primeiro. Às vezes, ele passa de 6h50, 6h55, e a gente nem está na parada”, explica Thaís. “Não tem horário certo. Isso confunde muito a gente. E o aplicativo que a gente usa não ajuda nesses casos. As outras linhas aparecem com horário normal, mas essa específica (Rio Doce /Barra de Jangada) sempre fica incerta. É bem confuso, porque são poucos carros”, relata Danilo.

Rio Doce - Barra de Jangada coleciona histórias ao longo de seu trajeto
Moradora de Barra de Jangada, a estudante Letícia de Talma, 18 anos, também queria mais veículos na linha. “Ele demora muito. Se tivesse mais veículos, seria mais fácil para chegar na Encruzilhada. Se não, tenho que ir para a Estação Tancredo Neves, pegar metrô e outro ônibus.

Metrô é um modal alternativo ao ônibus, mas a malha ferroviária da RMR precisa ser ampliada
Grande Recife não diz quantas viagens são feitas pelo Rio Doce /Barra de Jangada. Oficialmente, o órgão só contabiliza o total das três rotas feitas pela linha 910. Ao todo, são 97 idas e vindas por dia, levando 9.300 passageiros. E haja fôlego para quem trabalha diretamente nela. O cobrador Edmilton Isaías, 29, está há dois meses na linha. Ele conta que há dias em que só faz duas viagens. “São quase quatro horas para ir e voltar. Estoura muito a folha (de ponto), porque é muito imprevisto que acontece no caminho. Raramente a gente chega no horário previsto”, diz. Motorista do percurso, Alexandre Roberto, 31, tem sempre que chegar mais cedo do que o usual. “Tem que sair de madrugada, porque o horário da gente é um pouco diferente do pessoal da parada. Saio uma hora antes de pegar no trabalho”, comenta.

BRTs deveriam ser solução de mobilidade, mas as vias segregadas precisam ser completas

fonte: Por: Mirella Araújo, Tatiana Notaro e Diogo Calvacante (Especial para Folha de Pernambuco)

sábado, 4 de agosto de 2018

Esquema especial de mobilidade leva todos para o Domingo na Arena


A Arena de Pernambuco abre suas portas para o público, neste domingo (05), em mais uma edição do Domingo na Arena. Um dia repleto de atividades esportivas e de lazer para toda a família. Para garantir a mobilidade de todos durante o evento, o Grande Recife põe em operação a linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena. Veja, abaixo, como embarcar.
Indo pela linha Centro do Metrô e desembarcando na estação Cosme e Damião, a linha especial 047 – TI Cosme e Damião/Arena estará à disposição das 09h30 às 18h15. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa.
O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999).

Grande Recife e MobiBrasil realizam melhorias nas Estações de BRT do Corredor Leste/Oeste


Uma parceria entre o Grande Recife Consórcio e a empresa MobiBrasil, operadora do Sistema de BRT do Corredor Leste/Oeste, para marcar os 4 anos de BRT no Recife, está promovendo uma série de melhorias nas estações desse trecho. Nesse mês de agosto, foi iniciada a implantação de uma nova comunicação visual em todas as estações, para melhor orientar os usuários, incluindo as estações provisórias da Conde da Boa Vista, que receberão também nova pintura e reparos no piso e portas.
No próximo sábado (04), das 13h às 17h e domingo (05), das 8h às 13h, uma ação social levará arte e cidadania para estação Gervásio Pires 1, na Conde da Boa Vista. A Organização Não Governamental Etapas, em comemoração aos 35 anos de atuação na cidade, comandará um grupo de 20 adolescentes das comunidades de Vila 27 de Abril e Portelinha, no Ibura, participantes de projetos sociais da ONG, acompanhados pelo grupo de grafiteiros Manguecrew, desenvolverão o trabalho de grafitagem no local.
Durante a ação, os usuários, que têm como destino a Estação Gervásio Pires 1, terão como opção desembarcar na Estação Soledade ou na Estação Guararapes, podendo ainda desembarcar quando do retorno do BRT na Estação Gervásio Pires 2, no sentido cidade/Subúrbio que estará funcionando normalmente.
A parceria entre Etapas, MobiBrasil e Manguecrew, tem por objetivo levar as expressões artísticas das periferias para o Centro do Recife, com a perspectiva de difundir o grafite como ferramenta de transformação social e efetivar o direito das crianças e adolescentes de ocuparem e interferirem na cidade com cultura e lazer.
A Equipe Técnica de Assessoria, Pesquisa e Ação Social – Etapas atua no Recife na luta por justiça social, democracia e participação especialmente de crianças, adolescentes, mulheres e jovens de comunidades da periferia.
O projeto social da Etapas “Mais Proteção, Menos Violência” promove a formação direta de 240 crianças, adolescentes e suas respectivas famílias no sentido de enfrentar a violência doméstica e comunitária no território.
Entre as atividades lúdico-formativas do projeto, está a iniciação a arte do grafite. Para a concretização da pintura da Estação de BRT na Conde da Boa Vista, foram realizadas três oficinas de treinamento teórico e prático dos jovens com o conceituado grafiteiro Carbonel.
Serviços já realizados nas estações da Av. Conde da Boa vista:
Ajuste das portas de acesso aos veículos;
Recuperação do piso das estações;
Ajustes das placas informativas;
Serviços a serem concluídos:
Recuperação da pintura das estações;
Recuperação da pintura de sinalização para pedestres;
Instalação da nova comunicação visual;
As demais estações já começaram a receber a nova comunicação visual com orientações para uma viagem mais segura e tranquila. Até o final do mês todas serão contempladas.
fonte: GRCT

Novidades nos Ônibus a Biometria Facial



Jailson Silva ( Blogueiro)


Usuário será fotografado ao passar catraca Dênio Simões/Agência Brasil


Os passageiros de ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR) terão um novo sistema para a validação do pagamento da passagem. A biometria facial será implantada em breve nos coletivos. Ao total, serão 2,9 mil veículos com o novo sistema, que identifica o rosto do passageiro através de fotografias. A medida é direcionada aos usuários com gratuitidade. Ainda não foi definido o prazo para o início do funcionamento, mas a previsão é de instalação ainda neste ano.


A decisão foi anunciada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) durante o Seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), realizado nesta semana em São Paulo. De acordo com o órgão, a nova tecnologia será aplicada para a intensificação no combate de fraudes.




O funcionamento do equipamento é através da retirada de fotografias, que auxiliam no reconhecimento da identidade do passageiro. Ao entrar no coletivo, o aparelho retira seis fotografias. Logo depois, quando o usuário passa o cartão no validador, o sistema identifica o dono do cartão e compara as imagens tiradas no coletivo com a foto do cadastro.


Se o sistema constatar diferença nas imagens, o cartão será bloqueado. O usuário deverá procurar o Grande Recife Consórcio de Transportes para dar explicações sobre o caso e apresentar defesa. A Urbana ainda orienta que um processo administrativo pode ser aberto contra quem usar a gratuidade ilicitamente.



Novas funções


Além da segurança em relação à biometria, os novos aparelhos permitirão que os usuários façam recargas no cartão VEM no próprio coletivo. A nova função será possível se o passageiro tiver instalado um dos aplicativos que permitem a compra de crédito no smartphone: CittaMobi ou Ponto Certo. Com ele, a compra do crédito poderá ser realizada e em aproximadamente três minutos o valor já pode ser utilizado;

fonte: Leia Já

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

COMUNICADO | CASA CAIADA FIQUEM ATENTOS AS MUDANÇAS

Linha 1973 – Casa Caiada retoma percurso pelo bairro de Jardim Atlântico


Para atender a um pedido dos usuários, o Grande Recife informa que a linha 1973 – Casa Caiada retorna ao seu itinerário original, a partir da tarde desta quarta-feira (1º). Com isso, os ônibus da linha continuarão a atender ao bairro de Jardim Atlântico nos dois sentidos da viagem. Confira, abaixo, o itinerário:

Terminal/ponto de retorno:
Pça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Profº Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Av. Fagundes Varela, Pça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Av. José Augusto Moreira, Pça Duque de Caxias, Av. Presidente Getúlio Vargas, Pça Doze de Março, Pça Dantas Barreto, Rua do Sol, Pça do Carmo, Av. Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Av. Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Av. Olinda, Viaduto Luiz Delgado (acesso à Av. Agamenon Magalhães), Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Rampa, Av. Cruz Cabugá, Rua do Hospício, Rua Princesa Isabel, Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, Av. Dantas Barreto (pista leste), Av. Nossa Senhora do Carmo.

Ponto de retorno/terminal:
Av. Martins de Barros, Ponte Buarque de Macedo, Cais do Apolo, Av. Militar, Ponte do Limoeiro, Av. Norte, Pça General Abreu e Lima (Praça Cívica), Rua Alexandre Moura, Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Largo do Varadouro, Av. Sigismundo Gonçalves, Pça do Carmo, Rua do Farol, Av. Ministro Marcos Freire, Rua Coronel Henrique Guimarães, Pça Doze de Março, Av. Presidente Getúlio Vargas, Pça Duque de Caxias, Av. josé Augusto Moreira, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Rua Profº Fernando César de Andrade, Rua Nilson Sabino Pinho, Rua Manoel Graciliano de Souza, Av. Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, Rua Santa Terezinha, Av. Fagundes Varela, Av. Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Pça Procurador Pedro Jorge de Vasconcelos.

Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações (99488.3999).
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INVESTIGAÇAO MPPE AO SISTEMA DE MOBITORAMENTO | SIMOP

MPPE abre inquérito para apurar atraso na implantação de sistema que monitora ônibus no Grande Recife

Com previsão para começar a funcionar em 2015, projeto que permite ao passageiro receber informações em tempo real sobre os horários e itinerários dos ônibus não foi implantado.

or G1 PE e TV Globo
 

MPPE apura atraso na implantação do sistema de monitoramento do transporte público
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) abriu um inquérito, nesta quarta-feira (1º), para investigar o atraso na implementação do Sistema Inteligente de Monitoramento (Simop) da operação dos ônibus no Grande Recife. A ferramenta deveria entrar em funcionamento em 2015, mas segue sem ser implantada. (Veja vídeo acima)
Em reunião na sede do MPPE com o promotor de transporte, Humberto Graça, entidades da sociedade civil apresentaram uma representação contra o Grande Recife Consórcio de Transporte, que gerencia o sistema de transporte público na Região Metropolitana, e contra o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE).
Em 2014, o Grande Recife Consórcio de Transporte anunciou a implantação do Simop, informando que o sistema fiscalizaria 25 mil viagens diariamente. O custo total de implantação do sistema chega a R$ 40 milhões e inclui a instalação de equipamentos GPS nos ônibus e o lançamento de um aplicativo para celulares, por meio do qual os passageiros teriam informações sobre as viagens.
Os monitores que também mostrariam informações sobre os ônibus chegaram a ser instalados em algumas estações de BRT, mas foram retirados.
Equipamentos GPS foram implantados em ônibus do Recife, mas sistema de monitoramento segue sem funcionar (Foto: Reprodução/TV Globo)Equipamentos GPS foram implantados em ônibus do Recife, mas sistema de monitoramento segue sem funcionar (Foto: Reprodução/TV Globo)
Equipamentos GPS foram implantados em ônibus do Recife, mas sistema de monitoramento segue sem funcionar (Foto: Reprodução/TV Globo)
Coordenador da Frente de Luta pelo Transporte Público, Pedro Josephi é um dos que decidiram entregar a representação ao MPPE.
"Já foram investidos cerca de R$ 23 milhões, dinheiro público, da sociedade pernambucana, mas o Simop não foi implementado. Viemos ao Ministério Público pedir que seja aberto um inquérito civil para investigar por que esse sistema que traria tantos benefícios para a população ainda não foi implantado", disse.
Provocado pela cobrança das entidades, o promotor Humberto Graça abriu inquérito para investigar o atraso. Segundo ele, a Secretaria das Cidades de Pernambuco e o Grande Recife Consórcio de Transporte têm até o dia 16 de agosto para responder.
O prazo é de dez dias úteis, a contar da quinta-feira (2), dia em que o pedido de resposta é enviado. O Grande Recife Consórcio de Transporte informou à TV Globo que vai se pronunciar sobre a representação apresentada pelas instituições da sociedade civil quando for notificado pelo MPPE.
Algumas estações de BRT do Grande Recife possuem monitores, mas não informam os horários ou itinerários dos ônibus (Foto: Reprodução/TV Globo)Algumas estações de BRT do Grande Recife possuem monitores, mas não informam os horários ou itinerários dos ônibus (Foto: Reprodução/TV Globo)
Algumas estações de BRT do Grande Recife possuem monitores, mas não informam os horários ou itinerários dos ônibus (Foto: Reprodução/TV Globo)
“O Ministério Público está instaurando um inquérito civil para entender os motivos do atraso e, obviamente, para além disso, para obter a conclusão do serviço. A população exige essa conclusão e precisa de um serviço melhor, que você tem desde que seja bem gerido e fiscalizado. O Simop se presta a essa função", afirmou o promotor.
Coordenadora da ONG Meu Recife, Madalena Rodrigues lamentou o atraso na implantação e falou sobre os danos causados por isso. "Os prejuízos são no dia a dia, em termos de cotidiano, mas também há prejuízos nos cofres públicos, já que uma parte do recurso já foi aplicada", disse. |
FONTE: MPPE
MATÉRIA: G1 PE


Provocamos o Ministério Público e um Inquérito Civil foi aberto ontem: uma conquista da sociedade!

Isso significa que uma investigação será iniciada para saber o motivo de um sistema que já teve milhões investidos ainda não estar funcionando

Olá, Jailson! Tudo bem?


Ontem (01.08) a sociedade civil deu mais um recado sobre a cidade e o transporte público que se quer! O Ministério público foi acionado e agora os empresários de ônibus, o Grande Recife e o Governo do Estado terão 10 dias para se explicar sobre as irregularidades relativas a não implementação do Sistema Inteligente de Monitoramento de Operações - SIMOP. 

É através desse sistema que o Estado e a população podem ficar sabendo se as empresas de ônibus estão cumprindo com suas obrigações e se são verídicas as informações sobre quilômetros rodados, por exemplo. Esse é o tipo de informação que implica diretamente no custo das passagens de ônibus, que pagamos tão caro sem nem saber se o preço se justifica! Tá entendendo o porquê dessa investigação ser tão importante e a gente tá contando pra todo mundo? Agora nos ajude a espalhar a notícia boa!
O BLOG GRANDE RECIFE MOBILIDADE PERNAMBUCO ESTAREMOS DE OLHO E VAMOS AJUDAR SIM A DIVULGAR ESTA INVESTIGAÇÃO.(JAILSON SILVA| blogueiro)