domingo, 26 de setembro de 2021

Faixa Azul implantada na Zona Sul do Recife

 Faixa Azul, exclusiva para ônibus, começa a ser implantada em novo corredor da Zona Sul do Recife


Uma iniciativa deve beneficiária cerca de 65 mil pessoas que utilizam o transporte público na capital pernambucana

Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público 



Foto: Marcos Pastich 

É a faixa Azul na Av. Visconde de Jequitinhonha, das Escolhidas da Rua Capitão Zuzinha até a Av. Armindo Moura, divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes. Um trecho de 2,2km.

Fonte: JC 

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

BRT NORTE SUL - CONTINUA SENDO SEM PRIORIDADE E INATIVO AO COTRARIO DO LESTE OESTE QUE ESTA QUASE NORMAL

 Alargamento da Cruz Cabugá, no Recife, fracassa: é a segunda morte do BRT pernambucano

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Corredor de BRT seguirá espremido na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

Um dos piores trechos para o BRT Pernambucano, a Avenida Cruz Cabugá, no Centro do Recife, seguirá sem previsão de alargamento. A licitação que previa a contratação de estudos para iniciar as obras - discutida e prometida há pelo menos dez anos - fracassou, ou seja, não teve interessados. Assim, os BRTs do Corredor Norte-Sul, que liga a capital ao município de Igarassu, continuarão espremidos na via, perdendo mais de 20% do tempo de viagem ao longo dos 33 quilômetros do corredor.

A informação de que a licitação deu deserta foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (15/9). A concorrência pública previa a contratação de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização para os quatro trechos que deverão ser alargados na Cruz Cabugá, no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo. Por ele, passa o Ramal Centro do BRT Norte-Sul.
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O trecho em questão, inclusive, é o maior gargalo do corredor. Para se ter ideia do prejuízo que a ausência do corredor segregado provoca no BRT Norte-Sul basta ver os números da operação (antes da pandemia de covid-19): os veículos perdem quase 30 minutos da viagem que leva, em média, 1h20 entre Igarassu e o Centro do Recife nos horários de pico da manhã e da noite. Os BRTs saem do TI Igarassu, por exemplo, desenvolvendo 30 km/h. Na Cruz Cabugá, a velocidade cai para 5/6 km/h.
ARTES JC

Soluções para o corredor vêm sendo discutidas e tentadas há muitos anos, sem sucesso. Inicialmente, a proposta foi alargar toda a via a partir da retirada da Vila Naval, conjunto de residências da Marinha do Brasil existente na margem leste da Cabugá. Mas a Prefeitura do Recife, o governo de Pernambuco e a Marinha nunca chegaram a um acordo. A proposta dos militares sempre foi a troca por outras moradias para os servidores, na mesma região.
Depois de muitas idas e vindas, a solução agora é o alargamento em trechos, com a criação de “baias” para abrir espaço para a circulação prioritária dos BRTs e a ultrapassagem entre eles.

Conheça o Projeto

A proposta de alargar trechos da Cruz Cabugá é uma chance de melhorar a velocidade de operação do corredor, que até hoje não é segregado na via, obrigando os BRTs a disputarem espaço com os carros. Algo injusto para os coletivos que transportam 85 mil pessoas/dia. Seria uma pequena intervenção que permitiria a segregação física do corredor, deixando a circulação dos BRTs livre, sem a interferência dos veículos particulares, como acontece até hoje.
A intervenção não é faraônica, ao contrário. Resume-se a um recuo das calçadas num trecho de 200 metros na pista oeste da Avenida Cruz Cabugá, entre a Rua dos Palmares (continuação da Avenida Mário Melo) e a Avenida da Saudade (uma rua ao lado da Assembleia de Deus). O custo estimado era de R$ 500 mil (incluindo projetos e obras).
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Em agosto de 2019, quando a proposta foi apresentada pelo governo do Estado, a previsão era de que as obras fossem concluídas até o fim do primeiro semestre de 2020Mas deu tudo errado com a pandemia e, agora, com a falta de interesse pelo projeto.

NOVA LICITAÇÃO

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco (Seduh) informou que o edital de licitação para o projeto da Avenida Cruz Cabugá será relançado na próxima semana.
GUGA MATOS/ARQUIVO JC IMAGEM

“A licitação para contratação de empresa de consultoria de engenharia para realização de estudos técnicos, projeto de canteiro, plano de execução e orçamento, elaboração do projeto de sinalização e elaboração de projetos para os quatro trechos a serem alargados na Avenida Cruz Cabugá será reaberta na próxima semana pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. A empresa vencedora deverá realizar estudos técnicos no trecho entre o Shopping Tacaruna e a Rua do Riachuelo, incluindo projetos para alargamento de trechos da avenida (Estação Santo Amaro, Estação IEP, Escola Sylvio Rabelo e Hospital do Exército) e para desapropriação do trecho referente ao Hospital do Exército, localizado no ramal centro do Corredor Norte-Sul. O prazo de execução dos serviços é de 220 dias a contar da assinatura da ordem de serviço.”

Roberta Soares - Coluna Mobilidade

sábado, 18 de setembro de 2021

Limpeza nas vias do trem



 A CBTU Recife informa que no próximo domingo, 19, das 6h às 15h haverá uma atividade de manutenção da via entre as Estações Ipiranga e Werneck da Linha Centro. Por este motivo haverá via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos) com ampliação do intervalo entre os trens que deverá ser de 16 minutos no tronco da Linha Centro e de 32 minutos nos ramais Camaragibe e Jaboatão.

 Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

sábado, 4 de setembro de 2021

Linha Largo Maracanã muda seu itinerário

 

Linha 644 - Largo do Maracanã muda o itinerário no entorno da Praça do Derby

 

 

Com os recentes ajustes na circulação de veículos no bairro do Derby, o Grande Recife muda o itinerário da linha 644 – Largo do Maracanã. A alteração tem início neste sábado (04), quando usuários devem ficar atentos, sobretudo, à troca dos pontos de embarque e desembarque. Confira, abaixo, o novo percurso dos ônibus quando trafegam no sentido terminal/ponto de retorno.

 

Terminal/ponto de retorno: ...Avenida Governador Agamenon Magalhães, acesso à Avenida Governador Agamenon Magalhães - 3ª Agulha oeste (em frente ao Hospital da Restauração), Avenida Governador Agamenon Magalhães (pista local oeste), Praça do Derby (pista norte), Rua Jenner de Souza, Rua Dr. Severino Pinheiro, retorno na Praça Prof. Ageu Magalhães, Rua Jener de Souza, Praça do Derby (pista central), Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho...

 

Com a antecipação do giro para ter acesso à Avenida Cde da Boa Vista, a linha 644 – Largo do Maracanã deixa de atendidas as paradas nº 180162, que fica na Avenida Agamenon Magalhães (pista local), depois do cruzamento com a Avenida Carlos de Lima Cavalcanti; nº 180357, localizada na Rua Amauri de Medeiros; nº 180362 e nº 180363, ambas na Rua Henrique Dias.

 

Como opções, os usuários poderão utilizar as paradas nº 180395, em frente à Praça do Derby, logo após o cruzamento com a Rua Feliciano Gomes; e nº 180316, que fica na Praça do Derby, sentido Boa Vista.

 

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999),postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público exclusivo para reclamações.