sexta-feira, 31 de março de 2023

Adeus BRTs articulados no brt Pernambuco




Fonte: Mobilidade
Por Roberta Soares

TRANSPORTE PÚBLICO

NOVOS ÔNIBUS: transporte público do GRANDE RECIFE ganha novos ÔNIBUS e substitui BRTs. Entenda

Anúncio de novos ônibus é feito depois que o governo do Estado anunciou testes com catracas elevadas, inclusive nas portas traseiras dos veículos





NOTÍCIA

Novos BRTs vão substituir BRTs articulados no Grande Recife e entram em operação no Corredor Leste-Oeste - FOTO: DIVULGAÇÃO

Para demonstrar que também se preocupam com o conforto do passageiro que utiliza o transporte público da Região Metropolitana do Recife, o governo de Pernambuco e os operadores do sistema vão entregar novos veículos para a operação. Serão 76 ônibus novos que estão integrando a frota de 2.300 veículos do Grande Recife.




Os novos coletivos serão  apresentados às 9h desta sexta-feira (31/3), no estacionamento do Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), em Olinda, no Grande Recife. Serão 30 novos ônibus do Consórcio MobiBrasil - que opera o Corredor de BRT Leste-Oeste) e 15 das Empresas Metropolitana e Caxangá, duas das maiores permissionárias do sistema.

Além de 31 ônibus que o Consórcio Conorte - que opera o Corredor de BRT Norte-Sul - lançou na frota em janeiro.

O anúncio acontece logo depois de o governo de Pernambuco anunciar que iria implantar catracas elevadas nos ônibus para combater a evasão de receita no sistema - que hoje está provocando um prejuízo mensal de R$ 20 milhões por mês.

O modelo das catracas elevadas está sendo ajustado e deve ser instalado nos coletivos - inclusive nas portas traseiras - que operam as linhas que mais sofrem com invasões de usuários sem pagar. Os novos equipamentos, que têm sido criticados pelos passageiros, vão ter o teste oficializado ainda em abril.

SUBSTITUIÇÃO DOS BRTS

Entre os novos ônibus, estão 30 veículos definidos como “novos BRTs", que integram a frota do Consórcio MobiBrasil e vão substituir parte dos cem antigos BRTs, que estão em operação há quase dez anos, com problemas de manutenção e gerando um alto custo ao sistema de transporte.

Os BRTs articulados seguem o padrão original do Sistema BRT criado em Curitiba (PR), pelo urbanista, ex-prefeito da capital paranaense e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, e até hoje referência mundial.

1 / 3

Novos BRTs vão substituir BRTs articulados no Grande Recife e entram em operação no Corredor Leste-Oeste - DIVULGAÇÃO

1 / 3

Novos BRTs vão substituir BRTs articulados no Grande Recife e entram em operação no Corredor Leste-Oeste - DIVULGAÇÃO

Saem os veículos de 19 metros e entram os novos com 14 metros. Mas, segundo explicam o Estado e os operadores, a substituição se faz necessária e o custo de trocar por veículos iguais não compensava.

Bye bye BRT pernambucano

Para reduzir custo, BRT pernambucano é substituído por ônibus comum com ar-condicionado

No caso da MobiBrasil, os novos BRTs vão operar em linhas do Corredor Leste-Oeste que têm uma demanda menor e que saem dos Terminais Integrados HGV, CDU e Caxangá, às margens da Avenida Caxangá, na Zona Oeste do Recife. Enquanto que as linhas que saem do TI Camaragibe seguirão com os BRTs articulados (tradicionais).

window.dicnf = {};(function(){/* Copyright The Closure Library Authors. SPDX-License-Identifier: Apache-2.0 */ 'use strict';var t=this||self;var v,w;a:{for(var aa=["CLOSURE_FLAGS"],x=t,y=0;yb&&-1!=b.indexOf(a)):!1:!1}function E(a){var b;a:{if(b=t.navigator)if(b=b.userAgent)break a;b=""}return-1!=b.indexOf(a)};function F(){return v?!!C&&0=a.m)return ja(a)[b]=c,a;a.l[b+a.i]=c;(c=a.h)&&b in c&&delete c[b];return a};let oa;function pa(a){switch(typeof a){case "number":return isFinite(a)?a:String(a);case "object":if(a)if(Array.isArray(a)){if(0!==(L(a)&128))return a=Array.prototype.slice.call(a),ia(a),a}else if(null!=a&&a instanceof Uint8Array){let b="",c=0;const d=a.length-10240;for(;c"&adurl="==a.substring(a.length-7)?a.substring(0,a.length-7)+b+"&adurl=":a+b;function Aa(a,b,c){a.addEventListener&&a.addEventListener(b,c,!1)};var Ba=RegExp("^(?:([^:/?#.]+):)?(?://(?:([^\\\\/?#]*)@)?([^\\\\/?#]*?)(?::([0-9]+))?(?=[\\\\/?#]|$))?([^?#]+)?(?:\\?([^#]*))?(?:#([\\s\\S]*))?$");function Ca(){if(!globalThis.crypto)return Math.random();try{const a=new Uint32Array(1);globalThis.crypto.getRandomValues(a);return a[0]/65536/65536}catch{return Math.random()}}function Da(a,b){if(a)for(const c in a)Object.prototype.hasOwnProperty.call(a,c)&&b(a[c],c,a)}function Ea(a=document){return a.createElement("img")};function Fa(a,b=null){Ga(a,b)}function Ga(a,b){t.google_image_requests||(t.google_image_requests=[]);const c=Ea(t.document);if(b){const d=f=>{b&&b(f);c.removeEventListener&&c.removeEventListener("load",d,!1);c.removeEventListener&&c.removeEventListener("error",d,!1)};Aa(c,"load",d);Aa(c,"error",d)}c.src=a;t.google_image_requests.push(c)};let Ha=0;function Ia(a,b=null){return b&&b.getAttribute("data-jc")===String(a)?b:document.querySelector(`[${"data-jc"}="${a}"]`)};function Ja(a){Ka||(Ka=new Pa);const b=Ka.h[a.key];if("proto"===a.valueType){try{const c=JSON.parse(b);if(Array.isArray(c))return c}catch(c){}return a.defaultValue}return typeof b===typeof a.defaultValue?b:a.defaultValue}var Qa=class{constructor(){this.h={}}};var Pa=class extends Qa{constructor(){super();var a=Ia(Ha,document.currentScript);a=a&&a.getAttribute("data-jc-flags")||"";try{const b=JSON.parse(a)[0];a="";for(let c=0;cb?c.length:b;return 3997-b-a.j.length-1} function Ya(a,b){let c="https://pagead2.googlesyndication.com"+b,d=Xa(a)-b.length;if(0>d)return"";a.h.sort(function(e,g){return e-g});b=null;let f="";for(let e=0;e=l.length){d-=l.length;c+=l;f=a.j;break}b=null==b?g:b}}}a="";null!=b&&(a=f+"trn="+b);return c+a}class Za{constructor(){this.j="&";this.i={};this.m=0;this.h=[]}};function $a(){var a=U,b=window.google_srt;0=b&&(a.h=b)}function ab(a,b,c,d=!1,f,e){if((d?a.h:Math.random()){var n=g;const m=n.m++;k=T(l,k);n.h.push(m);n.i[m]=k}));const h=Ya(g,"/pagead/gen_204?id="+b+"&");h&&("undefined"!==typeof e?Fa(h,e):Fa(h))}catch(g){}}class bb{constructor(){this.h=Math.random()}};let V=null;function cb(){const a=t.performance;return a&&a.now&&a.timing?Math.floor(a.now()+a.timing.navigationStart):Date.now()}function db(){const a=t.performance;return a&&a.now?a.now():null};class eb{constructor(a,b){var c=db()||cb();this.label=a;this.type=b;this.value=c;this.duration=0;this.uniqueId=Math.random();this.taskId=this.slotId=void 0}};const W=t.performance,fb=!!(W&&W.mark&&W.measure&&W.clearMarks),X=function(a){let b=!1,c;return function(){b||(c=a(),b=!0);return c}}(()=>{var a;if(a=fb){var b;if(null===V){V="";try{a="";try{a=t.top.location.hash}catch(c){a=t.location.hash}a&&(V=(b=a.match(/\bdeid=([\d,]+)/))?b[1]:"")}catch(c){}}b=V;a=!!b.indexOf&&0Math.random())}start(a,b){if(!this.h)return null;a=new eb(a,b);b=`goog_${a.label}_${a.uniqueId}_start`;W&&X()&&W.mark(b);return a}end(a){if(this.h&&"number"===typeof a.value){a.duration=(db()||cb())-a.value;var b=`goog_${a.label}_${a.uniqueId}_end`;W&&X()&&W.mark(b);!this.h||2048jb(f,a,()=>b.apply(c,e),d)} class lb{constructor(a=null){this.o=U;this.i=null;this.A=this.m;this.h=a;this.j=!1}m(a,b,c,d,f){f=f||"jserror";let e;try{const z=new Za;var g=z;g.h.push(1);g.i[1]=T("context",a);b.error&&b.meta&&b.id||(b=new Ra(b,{message:ib(b)}));if(b.msg){g=z;var h=b.msg.substring(0,512);g.h.push(2);g.i[2]=T("msg",h)}var k=b.meta||{};b=k;if(this.i)try{this.i(b)}catch(A){}if(d)try{d(b)}catch(A){}d=z;k=[k];d.h.push(3);d.i[3]=k;d=t;k=[];let S;b=null;do{var l=d;try{var n;if(n=!!l&&null!=l.location.href)b:{try{H(l.foo); n=!0;break b}catch(A){}n=!1}var m=n}catch{m=!1}m?(S=l.location.href,b=l.document&&l.document.referrer||null):(S=b,b=null);k.push(new Ua(S||""));try{d=l.parent}catch(A){d=null}}while(d&&l!=d);for(let A=0,La=k.length-1;A{window.google_measure_js_timing||(Z.h=!1,Z.i!=Z.j.google_js_reporting_queue&&(X()&&Array.prototype.forEach.call(Z.i,gb,void 0),Z.i.length=0))};(a=>{U=a??new bb;"number"!==typeof window.google_srt&&(window.google_srt=Math.random());$a();Y=new lb(Z);Y.i=b=>{var c=Ha;0!==c&&(b.jc=String(c),c=(c=Ia(c,document.currentScript))&&c.getAttribute("data-jc-version")||"unknown",b.shv=c)};Y.j=!0;"complete"==window.document.readyState?nb():Z.h&&Aa(window,"load",()=>{nb()})})(); var ob=(a,b,c,d)=>kb(a,b,c,d),qb=(a,b,c,d)=>{var f=mb;var e="s";f.s&&f.hasOwnProperty(e)||(e=new f,f.s=e);f=[];!b.eid&&f.length&&(b.eid=f.toString());ab(U,a,b,!0,c,d)};function rb(){const a=window;if(a.gmaSdk||a.webkit?.messageHandlers?.getGmaViewSignals)return a;try{const b=window.parent;if(b.gmaSdk||b.webkit?.messageHandlers?.getGmaViewSignals)return b}catch(b){}return null} function sb(a,b={},c=()=>{},d=()=>{},f=200,e,g){const h=String(Math.floor(2147483647*Ca()));let k=0;const l=n=>{try{const m="object"===typeof n.data?n.data:JSON.parse(n.data);h===m.paw_id&&(window.clearTimeout(k),window.removeEventListener("message",l),m.signal?c(m.signal):m.error&&d(m.error))}catch(m){g("paw_sigs",{msg:"postmessageError",err:m instanceof Error?m.message:"nonError",data:null==n.data?"null":500{e(903, ()=>{l(n)})()});a.postMessage({paw_id:h,...b});k=window.setTimeout(()=>{window.removeEventListener("message",l);d("PAW GMA postmessage timed out.")},f)};var tb=class extends Q{constructor(){super()}};function ub(a,b){return P(a,2,b)}function vb(a,b){return P(a,3,b)}function wb(a,b){return P(a,4,b)}function xb(a,b){return P(a,5,b)}function yb(a,b){return P(a,9,b)} function zb(a,b){if(L(a.l)&2)throw Error();if(null==b)var c=ha;else c=[],ea(c,1);var d=c;if(null!=b){c=!!b.length;for(var f=0;f{b.uach??(b.uach=c);return c});return b.uach_promise=a} function Hb(a){return Ab(zb(xb(ub(Bb(wb(Cb(yb(vb(new Eb,a.architecture||""),a.bitness||""),a.mobile||!1),a.model||""),a.platform||""),a.platformVersion||""),a.uaFullVersion||""),a.fullVersionList?.map(b=>{var c=new tb;c=P(c,1,b.brand);return P(c,2,b.version)})||[]),a.wow64||!1)}function Ib(){return Gb()?.then(a=>Hb(a))??null};class Jb{constructor(){this.promise=new Promise(a=>{this.h=a})}};window.viewReq=[];const Kb=a=>{const b=new Image;b.src=a.replace("&","&");window.viewReq.push(b)},Lb=a=>{fetch(a,{keepalive:!0,credentials:"include",redirect:"follow",method:"get",mode:"no-cors"}).catch(()=>{Kb(a)})},Mb=a=>{window.fetch?Lb(a):Kb(a)};Ha=42; window.vu=a=>{const b=Ja(ya),c=rb();if(b&&c?.gmaSdk?.getViewSignals){var d=c.gmaSdk.getViewSignals();d&&(a=R(a,"&ms="+d))}Ja(xa)&&"__google_lidar_radf_"in window&&(a=R(a,"&avradf=1"));const f=[];d=()=>{const e=new Jb;f.push(e.promise);return e.h};if(Ja(za)){const e=Ib();if(null!=e){const g=d();e.then(h=>{a:{O=!0;try{var k=JSON.stringify(h.toJSON(),va);break a}finally{O=!1}k=void 0}h=[];for(var l=0,n=0;n>=8);h[l++]=m}k=3;void 0===k&&(k=0); if(!J)for(J={},l="ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789".split(""),n=["+/=","+/","-_=","-_.","-_"],m=0;5>m;m++){var p=l.concat(n[m].split(""));da[m]=p;for(var q=0;q2];u=k[(u&3)>4];B=k[(B&15)>6];r=k[r&63];l[m++]=q+u+B+r}q=0;r=n;switch(h.length-p){case 2:q=h[p+1],r=k[(q&15)>2]+k[(h&3)>4]+r+n}h=l.join("");0{a=R(a,"&"+g);e()},()=>{e()},200,ob,qb)}0{Mb(a)}):Mb(a)};}).call(this);vu("https://securepubads.g.doubleclick.net/pcs/view?xai\x3dAKAOjssEYsugkFWcamduNqndNxk2BFCKekj5UwmoFTP6s-Dwd_2AnGOhdGcn8MKQQZEDJtSmm9r2efq95mOWSY3O_qWdWVU2Op_ZX7V2AaHwANoGVB-NkARfrdnD_f6Gkf41uRCb7Y-pKFbiFUNzV0RmN8A4t-ngqYWd9f0sr2GepKbhcK1zuS3QVotR_0m7WL3cs73ezdPtmmlp5LcoAEYhUFeRJguk0wSmSOjO90ZqJYDE__1PPDN0VPagT6rtskt_EjJb3Ek23RjytpBquCo4B9Rsv7AUSUAmbqHFMNq7Cbwc-UANxYxDzD2oh8OQIZ9592o6QqtnNjVPDLicfNkr6QUYiDezo-eoHrAQjTI\x26sai\x3dAMfl-YTZlKv7z8MMWGtXdaHhd_DlOKXrI_V_AQFVhjvc_qgF2jjBYtm72eUn8_zh5_F4bCiDpyD3dspb3uWJB9xbhPwVCftfqTlyv0_3ansNjXspy6sO-Q4msFMOXstVvPtEZvgqXfI9\x26sig\x3dCg0ArKJSzGaXZZyiiGmHEAE\x26uach_m\x3d[UACH]\x26urlfix\x3d1\x26adurl\x3d")

var ucTagData = {}; ucTagData.adServerDomain = ""; ucTagData.pubUrl = "https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/mobilidade/2023/03/15430175-novos-onibus-transporte-publico-do-grande-recife-ganha-novos-onibus-e-substitui-brts-entenda.html"; ucTagData.adId = "923e9591fc3e8cd"; ucTagData.mediaType = "banner"; ucTagData.size = "300x250"; ucTagData.hbPb = "1.68"; try { ucTag.renderAd(document, ucTagData); } catch (e) { console.log(e); } 

osdlfm();

(function(){'use strict';const c=function(a,b=null){return b&&b.getAttribute("data-jc")===String(a)?b:document.querySelector(`[${"data-jc"}="${a}"]`)}(103,document.currentScript);if(null==c)throw Error("JSC not found 103");const f={},g=c.attributes;for(let a=g.length-1;0{e=e[0];"HeavyAdIntervention"===e?.body?.id&&(d.fetch(`${a}&label=${0 if(typeof comscoreDFP == "undefined" && !window.triggeredComScore){ var _comscore = _comscore || []; _comscore.push({ c1: "8", c2: "6036356" ,c3: "1" }); (function() { var s = document.createElement("script"), el = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.async = true; s.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/beacon.js"; el.parentNode.insertBefore(s, el); })(); (function() { var s2 = document.createElement("script"), el2 = document.getElementsByTagName("script")[0]; s2.async = true; s2.src = (document.location.protocol == "https:" ? "https://sb" : "http://b") + ".scorecardresearch.com/cs/6036356/beacon.js"; el2.parentNode.insertBefore(s2, el2); })(); window.triggeredComScore = true; } {"uid":"8","hostPeerName":"https://jc.ne10.uol.com.br","initialGeometry":"{\"windowCoords_t\":0,\"windowCoords_r\":412,\"windowCoords_b\":756,\"windowCoords_l\":0,\"frameCoords_t\":8345.464324951172,\"frameCoords_r\":206.59524536132812,\"frameCoords_b\":8346.464324951172,\"frameCoords_l\":205.59524536132812,\"styleZIndex\":\"auto\",\"allowedExpansion_t\":0,\"allowedExpansion_r\":0,\"allowedExpansion_b\":0,\"allowedExpansion_l\":0,\"xInView\":0,\"yInView\":0}","permissions":"{\"expandByOverlay\":true,\"expandByPush\":false,\"readCookie\":false,\"writeCookie\":false}","metadata":"{\"shared\":{\"sf_ver\":\"1-0-40\",\"ck_on\":1,\"flash_ver\":\"0\"}}","reportCreativeGeometry":false,"isDifferentSourceWindow":false,"goog_safeframe_hlt":{}}" scrolling="no" marginwidth="0" marginheight="0" width="1" height="1" data-is-safeframe="true" sandbox="allow-forms allow-popups allow-popups-to-escape-sandbox allow-same-origin allow-scripts allow-top-navigation-by-user-activation" role="region" aria-label="Advertisement" tabindex="0" data-google-container-id="8" data-gtm-yt-inspected-10="true" data-gtm-yt-inspected-17="true" data-gtm-yt-inspected-22="true" style="box-sizing: border-box; margin: 0px auto !important; padding: 0px; -webkit-font-smoothing: antialiased; display: block !important; max-width: 100%; border: 0px; vertical-align: bottom; width: 300px; height: 250px;">



ÔNIBUS: novas CATRACAS serão instaladas nos ÔNIBUS para impedir invasões

Toda a renovação e mudança da frota foi autorizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), que gere o sistema de ônibus da RMR. Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), Evandro Avelar, o sistema precisava da mudança.

REDUÇÃO DE CUSTO PARA O SISTEMA DE TRANSPORTE

“É uma decisão racional que precisávamos tomar. O custo dos novos BRTs é 50% menor do que dos antigos, articulados. Além do valor do veículo em si. Um BRT tradicional custa entre R$ 1,5 milhão e R$ 1,7 milhão, enquanto o novo modelo custa R$ 900 mil. A frota precisa ser renovada e tudo isso pesa”, pontua o secretário.



Confira a série de reportagens A Morte do BRT

Avelar garante, entretanto, que os operadores terão que lançar mais ônibus nas linhas exatamente para compensar a substituição pelos coletivos menores. “Precisamos racionalizar o custo do sistema, já que o Estado tem colocado alto valor de subsídio. Estimamos que, em 2023, o total ultrapasse os R$ 400 milhões”, justifica

1 / 3

Ainda em 2020, BRTs foram substituídos pelo novo BRT na operação do Corredor Norte-Sul - DIVULGAÇÃO

1 / 3

Ainda em 2020, BRTs foram substituídos pelo novo BRT na operação do Corredor Norte-Sul - DIVULGAÇÃO

1 / 3

Ainda em 2020, BRTs foram substituídos pelo novo BRT na operação do Corredor Norte-Sul - DIVULGAÇÃO

VANTAGENS DOS NOVOS BRTs

Embora cinco metros menores do que os articulados, os novos BRTs são modernos e confortáveis, garantem os operadores. Têm a mesma tecnologia dos BRTs tradicionais: motor traseiro, câmbio automático e ar-condicionado.

Por serem menores, é claro que têm capacidade para menos passageiros. Enquanto os BRTs tradicionais recebem até 140 passageiros, os novos, de 14 metros, têm capacidade para 100.

Por isso, a promessa do poder público e dos operadores é que mais veículos serão colocados na operação e, assim, o intervalo será menor. Em resumo: sairão 22 BRTs e entrarão 30 novos. Assim, o intervalo de cinco minutos deverá ser reduzido para 2,5 minutos.


sábado, 25 de março de 2023

Governadora indicará Novo Presidente Grande Recife

 


TRANSPORTE PÚBLICO

Caderno mobilidade do Jc 

com Roberta soares

"ÔNIBUS: novo presidente do GRANDE RECIFE CONSÓRCIO de TRANSPORTE vai comandar um sistema que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano"

Escolha do novo diretor-presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano será validado no dia 11 de abril. Diretor-presidente do DER-PE também foi definido

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 24/03/2023 às 11:02 | Atualizado em 24/03/2023 às 13:54
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Grande Recife Consórcio de Transporte terá novo presidente. O nome seria técnico e ligado à gestão da governadora em Caruaru - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano na gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB) será validado no dia 11 de abril, em reunião dos entes consorciados. O CTM é o órgão responsável por gerir o sistema de ônibus da Região Metropolitana do Recife, por isso a importância da definição da nova direção.

O novo diretor-presidente irá comandar a operação de um sistema que movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano e que tem na tarifa paga pelo passageiro a principal fonte de renda. Uma realidade que fragiliza ainda mais o sistema e que gera ainda mais injustiça social.

Em 2022, o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP/RMR) movimentou R$ 1,25 bilhão, sendo R$ 1 bilhão de receita tarifária e R$ 250 milhões de aporte do governo.

HABILIDADE TÉCNICA É FUNDAMENTAL

O futuro gestor também terá que ter habilidade - que os últimos diretores não tiveram, vale ressaltar - para gerir uma crise ainda maior no setor, que acumula perda de demanda histórica, potencializada com a pandemia de covid-19. A crise sanitária levou 40% dos passageiros, sem perspectiva de retorno, fazendo o Estado colocar mais de R$ 250 milhões de subsídios públicos para cobrir despesas da operação.

E com a previsão de que, em 2023, esse valor varie entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões.

EXPECTATIVA É DE QUE, DESSA VEZ, O NOME DO NOVO DIRETOR SEJA TÉCNICO

A escolha do novo diretor-geral do CTM, entretanto, será a indicação do governo de Pernambuco, no caso da governadora e do secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar. Isso porque, embora tenha onze anos de criado, até hoje apenas o Recife e o município de Olinda aderiram ao consórcio em dos 14 municípios da Região Metropolitana.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
TRANSPORTE Estado diz que ônibus transportam mais de 700 mil pessoas - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Havia a expectativa no setor de que o CTM fosse, mais uma vez, usado politicamente, como aconteceu na gestão do PSB. E que o órgão seria entregue ao PP. Mas tudo indica que dessa vez não será assim.

O nome do novo diretor-presidente do CTM seria técnico e ligado à gestão da governadora na Prefeitura de Caruaru.

O CTM substituiu a antiga Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), num processo realizado na segunda gestão do então governador Jarbas Vasconcelos (MDB) e que teve, por coincidência, Evandro Avelar como secretário responsável pelo processo.

A convocação dos integrantes do CTM foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (24/3) e acontecerá às 10h30, na sede do CTM, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife.

Na mobilidade urbana, os desafios são muitos para o futuro governador de Pernambuco

ÔNIBUS: novas CATRACAS serão instaladas nos ÔNIBUS para impedir invasões

O futuro diretor-presidente do órgão vai substituir Flávio Sotero, que está no cargo desde 2021.

MUDANÇA NECESSÁRIA E URGENTE

A atual capacidade técnica do CTM é algo criticado há muitos anos no setor de transporte e, por isso, a mudança de comando se faz necessária, assim como uma ampliação dos quadros do órgão.

Os dois últimos diretores presidentes do CTM, o engenheiro mecânico e advogado Flávio Sotero e o advogado Erivaldo Coutinho, escolhidos na gestão Paulo Câmara (PSB), não conseguiram avançar no transporte público do Grande Recife.

Foram duas gestões fracas e que sofreram, é claro, com os impactos da pandemia de covid-19. Flávio, assim como Erivaldo, tiveram pouco diálogo tanto com o setor operacional como com a imprensa.

Os dois não davam entrevistas e toda a comunicação era feita por nota oficial ou, no máximo, através do atual diretor de Operações do CTM, André Melibeu.

CONSÓRCIO DE TRANSPORTE DE MENTIRINHA

Devolver a capacidade técnica do CTM é um dos principais desafios da nova governadora. Na série Eleições 2022: Desafios da Mobilidade Urbana, publicada em 2022, a Coluna Mobilidade mostrou que o órgão até hoje não cumpriu sua principal missão: atrair os 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, fazendo-os entender que o sistema de transporte é um problema de todos os gestores públicos.

E, principalmente, do Recife, por onde passam 80% das linhas de ônibus do Grande Recife. Mas, apesar dessa realidade e de ter aderido ao consórcio, a capital nunca compartilhou, efetivamente, das dificuldades do setor, principalmente as financeiras.

Essa necessidade foi apontada como prioritária por especialistas renomados no Estado e no País, como o consultor de transportes Germano Travassos, profundo conhecedor do sistema metropolitano.

“A gente tem um consórcio público - o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) - extremamente potente para gerir serviços. Fizemos uma modelagem onde o Recife não perdia autonomia e o Estado só decidia junto com a capital. Mas o Recife nunca aderiu de verdade”, diz.

“É preciso compartilhar responsabilidades, inclusive e, principalmente, financeiras. Assim, o transporte terá uma capacidade maior de conquistar recursos e financiamentos. O futuro governador tem esse desafio. Assim, quando for a Brasília em busca de recursos, irá com o prefeito do Recife.


quarta-feira, 15 de março de 2023

Catracas ate o teto nos ônibus do Grande Recife e região metropolitana



GUGA MATOS/JC IMAGEM
Novas catracas elevadas serão instaladas também nas portas traseiras dos ônibus Foto: GUGA MATOS/JC IMAGEM
 Evasão tem levado de 15% a 20% da receita do sistema todo mês e, por isso, as catracas serão instaladas

Roberta Soares



Os ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife vão receber novas catracas para bloquear a invasão de pessoas que querem entrar nos veículos sem pagar a passagem.

A estratégia não é nova, já foi testada pontualmente alguns anos atrás, antes da pandemia de covid-19, e agora ensaia ser, de fato, implementada nos ônibus que atendem ao Grande Recife e são geridos pelo governo de Pernambuco.

Os coletivos deverão receber, em breve, catracas elevadas e na traseira dos coletivos para inibir as invasões, que têm aumentado no sistema e, pelos cálculos do governo do Estado, com base na operação diária, já representam entre 15% e 20% da receita do sistema.

Para se ter ideia do impacto da evasão, esse percentual significa R$ 20 milhões por mês a menos de passagens pagas por passageiros que, mesmo assim, estão sendo transportados. E, de acordo com o governo do Estado, é um custo que está sendo absorvido pelos passageiros que pagam a tarifa.

A promessa do secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra), Evandro Avelar, é de que as catracas, mesmo elevadas - ou seja, bloqueando totalmente o espaço de passagem, de cima a baixo - irão garantir a acessibilidade da população.

As estações-monstro do BRT pernambucano

Inclusive de pessoas com sobrepeso, obesas e gestantes, por exemplo. “Estamos fazendo protótipos das catracas elevadas para testar nos coletivos. Serão bloqueios com funcionalidade, que garantam conforto ao usuário, dentro das normas. Mas precisamos adotá-los. É uma medida necessária”, argumenta Evandro Avelar.

ESTAÇÕES ELEVADAS NAS ESTAÇÕES DE BRT

Na prática, entretanto, a solução deverá gerar críticas, principalmente pela experiência com os equipamentos já instalados no sistema de transporte. As chamadas ‘catracas-monstro’, como foram batizados os equipamentos quando começaram a ser instalados nas estações dos Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, entre 2019 e 2020.

REPRODUÇÃO - Modelo de catracas na dianteira e traseira dos coletivos que já está em teste nos ônibus do Grande Recife. Imagem foi encaminhada à Coluna Mobilidade

As catracas altas, de ferro, substituíram as originais – bonitas e baixas – e terminaram por desfigurar ainda mais as estações de BRT, que já vinham sendo descaracterizadas do conceito BRT.

Assim como agora, os bloqueios elevados foram instalados numa tentativa de inibir as invasões, que já superavam os 10% de todos os passageiros transportados e eram maiores do que as registradas no sistema de ônibus convencional.

COMBATE À EVASÃO DE RECEITA NO TRANSPORTE PÚBLICO DO GRANDE RECIFE

Na defesa da instalação dos novos bloqueios elevados nos ônibus do Grande Recife, o secretário de Mobilidade de Pernambuco argumenta que é necessário uma ação estratégica para inibir a evasão de receita no STPP. E que o governo de Pernambuco irá realizá-la.

Governo de Pernambuco/Divulgação - Bloqueios das Estações do BRT Leste-Oeste na Avenida Conde da Boa Vista voltaram a ser no padrão original do projeto. Mais refinados e bem diferente das 'catracas-monstro' que foram substituindo o equipamento ao longos dos anos de operação

“O Estado não vai cobrir irracionalidade. Esses R$ 20 milhões perdidos por mês são um dinheiro que não poderia estar sendo perdido. O governo vem cobrindo subsídios públicos no sistema que deverão chegar a R$ 400 milhões este ano. É um recurso que poderia estar sendo utilizado para melhorias e, n

VOLTA DO AR-CONDICIONADO NOS ÔNIBUS

A promessa é de que, se por um lado o passageiro vai ter que lidar com catracas elevadas, a gestão do sistema vai passar a exigir mais dos operadores, com mudanças no modelo de remuneração que atualmente vem sendo executado - com pagamento apenas por custo de operação e em vigor desde a pandemia de covid-19 - e a volta dos ar-condicionados na frota de ônibus.

ÂNGELA PINHEIRO/VIA REDES SOCIAIS - Modelo de catracas elevadas já é visto nos ônibus. Proposta agora é padronizar e colocar também nas portas traseiras