Mascarello ganha disputa acirrada para os fornecer os ônibus para os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste.
Desde o mês
de abril deste ano que o Governo do Estado de Pernambuco abriu licitação para a compra de 180 veículos tipo
BRT´s ( Transporte Rápido por Ônibus), esse esquema do governo deu-se no caso
da licitação das linhas de ônibus STPP-RMR falhar, e isso não interromper o
pleno funcionamento do mesmo na Copa do Mundo de 2014.
Em abriu a
licitação foi adiada, mais agora em julho ela veio com tudo, ontem 23/07/2013 foi
á disputa de preços, e com o lance mínimo, a Mascarello Carrocerias de Ônibus
LTDA deu o lance vencedor.
Entenda mais como funciona
a licitação.
É como se
fosse um leilão; as empresas interessadas vão dando seus lançes, e o mais
barato vence. Exemplo: o Governo deu como valor referência o preço de: 137
Milhões todos os 180 ônibus BRT´s. olhe a Tabela abaixo.
O Primeiro
lance foi da Marcopolo S/A; 162 milhões, seguido pela Gotemburgo Veículos com o
mesmo preço, e assim sucessivamente até chegar o lance com o preço mais baixo. O
lance vencedor foi o da Mascarello de 129 milhões.
Dentro desse
preço o governo pede seus requisitos para o veículo, que é ar condicionado, câmeras
de seguranças, quantidade de portas, piso, motorização, estilo das bancadas,
espelhos retrovisores, entre outros. Estes contidos do edital da licitação.
Há uma
especulação sobre o tamanho do veículo se é 18.60m ou 23m, é muito provável que seja o de 18.60m, pois quem
ganhou a licitação foi a Mascarello, então ela que vai escolher o chassi/motorização
que usar, é obvio que ela vai no mais barato pra ela, mais claro dentro dos
padrões exigidos pelo governo.
A licitação
está na fase de Aceitabilidade, o resultado será divulgado no dia 26/07/2013 ás
09:30h. Participaram desta licitação:
MARCOPOLO S/A,
COMIL ONIBUS S.A.,
Nordeste Automotores Norasa Ltda,
Mascarello - Carrocerias e Onibus
Ltda,
SAN MARINO ONIBUS E IMPLEMENTOS LTDA,
DIVENA LITORAL VEICULOS LTDA,
GOTEMBURGO VEÍCULOS LTDA,
MAN LATIN AMERICA INDUSTRIA E COMERCIO
DE VEICULOS LTDA,
Scania Latin America LTDA.
Qual a fonte da notícia? Isso significa que todos os brts do norte-centro e leste-oste serão Mascarello certo?
ResponderExcluirJaílson:Pelo visto,articulado de 18 METROS! seria espetacular se fossem 23 Metros.mas sou realista! e outra,o articulado de 18 Metros(mais provável)será da estreante Volkswagen-MAN 26-330 OTA! isso só prova q não temos bala na agulha.seria mais espetacular se fossem Viáles BRT(como tem aos montes no sul,centro-oeste e agora,Guatemala)!
ResponderExcluirJaílson:foram 129 Milhões de Reais.sem querer,colocasse 129 Bilhões o q não é(Risos)! engraçado,Fortaleza-CE,comprou Viale BRT pro seu transporte.já aqui é outra história!
ResponderExcluireu nunca nem vi isto,um monte de $$$ assim kkkkkkkkkkkkkkk,um dia quem sabe.
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
ExcluirOs articulados desse porte tem normalmente 18,60m de comprimento, logo todos são acima de 18m. O Caio Millennium BRT com chassi VW tem 19m, o que é quase nada em termos de espaço tal qual vemos nos ônibus trucados onde alguns centímetros a menos isentam da obrigatoriedade de terem o terceiro eixo com função direcional - se tiver 15m ou mais de comprimento sem ser articulado tem que ter o terceiro eixo com função direcional para garantir o raio de curvatura dentro do limite previsto em lei.
ResponderExcluirSe limitando a articulados com três eixos, o tamanho varia entre 18m e 21m comprimento. O BRT do Rio de Janeiro irá operar também com articulados de 21m, modelo Mega BRT com chassi Volvo B340M, vide link abaixo.
Infelizmente, se a Mascarello ganhou a licitação e a mesma não deve ter desenvolvido um produto para o nosso BRT só cumprindo aqueles requisitos da licitação que prever até veículos de 23m (articulados trucados), o Gran Metro a ser ofertado terá tamanho de 18,60m segundo site, que é o limite do produto divulgado oficialmente, apesar de trabalhar com chassis MAN/VW, MB, Scania e Volvo onde alguns permitem a carroceria longa de 21m.
http://onibusbrasil.com/foto/1922655/
Acredito que pelo fato da Mascarello não ter o produto gran metro em padrão "BRT" o que já está sendo feito como exemplo do Rio onde alguma empresa que não se sabe o nome ainda comprou a carroceria em padrão BRT (link abaixo). Acredito que será feito algo nos padrões de Recife, que serão 4 portas do lado esquerdo e as três convencionais do lado direito. quanto ao tamanho do chassi isso não é a encarroçadora quem define e sim o comprador que mandará o chassi para lá de acordo com seu gosto.
Excluirhttp://novidades-mascarello.blogspot.com.br/2013/07/todas-fotos-que-conseguimos-do-gran.html
Jefferson, vou detalhar o que falei acima para você entender melhor e perceber que há falhas na licitação e nessa questão de carroceria e chassi.
Excluir- o prestador do serviço de transporte quando vai comprar um ônibus escolhe carroceria e chassi. O chassi pode atingir diferentes comprimentos, mas cabe a fabricante da carroceria criar produto que use toda a capacidade do chassi. Com as possibilidades dos fabricantes de chassi e carroceria, o cliente irá escolher o que melhor atende as suas necessidades. Marcopolo, Caio, Neobus e Comil, por exemplo, fazem carrocerias articuladas de 18m a 23m. A Mascarello se limita a 18,60m;
- a licitação do governo pernambucano exige veículos articulados com comprimento variável entre 18m e 23m, três portas no lado direito, quatro no esquerdo, LCDs, sistema de monitoramento, alguns dados mecânicos e só. Diante disto, sendo uma licitação, e o ônibus é formado de duas partes (carroceria e chassi), fabricante de cada ou uma das partes irá cotar preço do outro para formar um veículo com preço competitivo cumprindo os requisitos mínimos;
- o governo não escolhe chassi e carroceria, mas o conjunto pronto deixando a responsabilidade para o fabricante de carroceria e de chassi se unirem ou como falei acima, um deles sondar preços para constituir um veículo dentro do que o governo quer e pode pagar;
- um ônibus, carroceria e chassi, é flexível dentro das limitações dos dois. Na net se vê ônibus normais e os modelos BRT e BRS (dois conceitos e não sinônimo de produto) com três portas em cada lado para veículo piso baixo vide o Caio Millennium BRT articulado trucado em São Paulo e Marcopolo Gran Viale articulado trucado no BRT de Curitiba. Sendo modelo focado para BRT ou não, o fabricante de carroceria pode adequar o produto convencional ao conceito e vice-versa no caso do Caio Millennium BRT fora do conceito BRT em São Paulo.
Com os relatos acima, o governo pernambucano tirou o direito dos possíveis vencedores dos lotes que terão BRT de optarem por chassi e carroceria, o que pode prejudicar a licitação de lotes porque o governo quer que as empresas vencedoras recompre os veículos. Se é um produto que não agrade de alguma forma, por que se submeter a licitação de lotes e depois ter um pepino nas mãos mesmo que o preço de aquisição seja relativamente bom haja vista que uma compra em maior volume permite um preço mais em conta unitário?
Padronizar os veículos reduz a competitividade em corredores onde mais de uma empresa poderá atuar, e o Leste-Oeste é um exemplo. A empresa CRT que faz parte do grupo Mobi Brasil já é dona do lote de Recife por onde o corredor passa e a Metropolitana, do mesmo grupo, que parte de Camaragibe até o centro do Recife terá que se sujeitar a licitação. Se a Mobi Brasil não ganhar o lote de Camaragibe ficando tudo como é hoje, com o mesmo grupo, a CRT da Mobi Brasil enfrentará concorrência no trecho de Recife caso o usuário queira ficar ao longo do corredor ou ir para o centro pegando veículo no corredor.
A CRT, por ter lote já licitado, deverá ter autonomia na compra dos seus BRT, então ela pode bancar veículo simples como Gran Metro ou partir para algo melhor na ótica do usuário e se destacar de uma possível concorrente em trechos do corredor.
Em suma, o governo com essa licitação tira a possibilidade de aquisição de veículos maiores e melhores, pois ele vai pagar o que é mais em conta, resultando em perdas para o usuário e interferindo o direito de escolha cumprindo as exigências por parte dos possíveis prestadores de serviço.
Entendido Raimundo, obrigado pela explicação!!! :)
ExcluirVendo esses dados, confirma o que disse acima. Há representantes de chassi, de carroceria e até revendedores de algumas marcas.
ResponderExcluirSe vê que o governo forçou empresas de carroceria a cotar preços de chassi, fabricantes e representantes de chassi cotarem carrocerias. Em massa, a Mascarello, que tem um produto ligeiramente mais simples que os da Comil, foi a que permitiu produtos mais em conta, embora não é dito que carroceria desta fabricante e o chassi usado formaram o produto vencedor.
Fabricantes de carrocerias:
MARCOPOLO S/A,
COMIL ONIBUS S.A
Mascarello - Carrocerias e Onibus Ltda,
SAN MARINO ONIBUS E IMPLEMENTOS LTDA (NeoBus).
Representantes autorizados de fabricantes de chassi que podem ou não terem convênio com fabricantes de carrocerias:
Nordeste Automotores Norasa Ltda (Mercedes Benz);
DIVENA LITORAL VEICULOS LTDA (Mercedes Benz);
GOTEMBURGO VEÍCULOS LTDA (Volvo).
Fabricantes de chassis:
MAN LATIN AMERICA INDUSTRIA E COMERCIO DE VEICULOS LTDA,
Scania Latin America LTDA.
De fato, partindo disso tudo que você relatou, houve uma notória forçação de presos baixos por tudo... é lamentável que perderemos na qualidade, pois eu particularmente esperava coisa ainda melhor, mas... Isso é Pernambuco!
ExcluirCorrigindo: Preços*
Excluir"isso é Pernambuco".concordo contigo Jefferson.eu também esperava algo muito melhor para cá.mas,vamos ver Mascarello chassi Volkswagen-MAN 26-330!
Excluiramigos ,um informante meu da sec das cidades me falou que o governo exigiu tbem que as poltronas sejam acolchoadas e teto alto e com ar condicionado mas potentes.
ExcluirNão sei se dá para afirmar que o chassi será VW-MAN, embora a maioria dos articulados daqui usam desse grupo. Na matéria sobre o Caio Millennium BRT com o novo chassi 26.330, o representante do grupo disse que o preço no segmento é intermediário, talvez porque a carroceria Caio usada seja mais cara, então usando a Mascarello mais simples, tende a ser uma opção mais acessível.
ResponderExcluirEssa do teto ser mais alto e ar mais potente, tá ruim. Primeiro que o projeto da carroceria tem uma altura determinada, o que dificilmente é alterado e o vão livre interno só cresce significativamente quando o chassi é para piso baixo. Sobre o ar condicionado, tem um fabricante que lançou um modelo para articulados um pouco mais potente e esses veículos usam dois ar condicionados (um para cada carro). Não adianta sugerir ar mais potente se o veículo tiver excesso de passageiro em região com médias altas como a nossa. Com potências comercialmente praticadas e respeito a lotação dos veículos, os aparelhos dão conta do recado mesmo em local mais quente. Outra, venho lembrar que a licitação ainda tem pontos em abertos que serão formatados com, parece, um ano de serviço e um destes é o custo operacional do ar condicionado e sua capacidade térmica para a nossa situação.
Num período que deverá ser de análiste, os dados obtidos poderão se quiserem criar novos aparelhos para locais mais quentes que seriam empregados num futuro próximo.
Pra quem falou que o da Mascarello e Mais Simples que a comil o Acabamento Interno no Doppio BRT e o mesmo Usado nos urbanos simples dela http://onibusbrasil.com/foto/1923489/ já o do Gran Metro Recebeu um Novo acabamento http://1.bp.blogspot.com/-BsoWzBr9YK0/UesUwRWPjsI/AAAAAAAABQw/sWl5F2L29nM/s1600/1060390_4552623351916_1660171831_n.jpg agora o Gran Metro e um BRT sim basta vc configurar ele,ele pode ter 21m sim e só a empresa querer e o Gran Metro pode ir do simples ao luxo basta o comprador querer!
ResponderExcluirMascarello já tem seu articulado de 21m http://onibusbrasil.com/foto/1949627/
ResponderExcluirsonha admin.eu tenho o catálogo de ônibus da transporte mundial desse ano e eles apresentam seu articulado com no máximo 18,6 metros!
ResponderExcluirvou torcer para q isso seja verdade admin. mas,conhecendo essas empresas daqui de Recife(além do governo de Pernambuco),não dá para alimentar esse sonho de ter articulado de 21 metros aqui nos corredores BRT! nem Euro 5 articulado as empresas daqui compraram!
ResponderExcluirMais ai amigo e por causa das Empresas dae pq a mascarello já oferece articulado de 21m como esse que vira pro rio estou esperando ele aqui ansiosamente!
ResponderExcluirE se o acabamento que for pra ir,for do Gran Metro BRT e não BRS garanto que você impecável só não ta melhor em beleza que o acabamento do Viale BRT mais compete com o Mega BRT e vcs ficam pedindo Viale brt ai depois vocês se arrepende com gotas de aguá caindo nas suas cabeças!
ResponderExcluireu não sei se vossa senhoria leu o comentário q fiz no começo.mas vou reforçar: tudo indica q serão articulados de 18,6 Metros e o chassi será da estreante Volkswagen 26-330 OTA! vi a foto no"onibus brasil" desse articulado granmetro q irá para o xodó do momento no Rio De Janeiro(BRT Transoeste).achei o onibus feio esteticamente(mais bonito para este q vos fala é o Viale BRT).e esse chassi volvo é supercaro!
ResponderExcluirAdmin e Leonardo-PE,
ResponderExcluiros ônibus podem ser bastante customizados, independente do foco visto que há Viales BRT fazendo linhas convencionais, ou seja, foa do conceito, como há ônibus convencionais ajustados para o BRT como é o caso Gran Metro.
Oficialmente, como foi dito, a Mascarello não oferta Gran Metro de 21m, mas como falei antes, trabalha com chassis que permitem essa configuração. O modelo feito para o BRT do Rio, de fato, parece ter 21m e até especulei isso no thread do BRT do Rio, no forum skyscrapercity. Já seria um indicativo que a mesma para certas necessidades pode ofertar veículo normalmente não produzido por ela. Embora de setor diferente, a VW-MAN oferta via sistemista específico configurações especiais do caminhão Constellation como uma mais recente que tem tração 10x4, único produzido no país, afim de atender demanda de uma empresa que trabalha com lança cimento.
Pelo que já foi relatado, é provável que o Gran Metro confirmado para cá use o chassi VW que é muito comum aqui em Recife e este, por enquanto, não se sabe se suporta carrocerias articuladas de 21m. O Millennium BRT com tal chassi, como falei acima, teria custo mediano na categoria, talvez porque a carroceria seja mais cara mesmo, então um chassi mais em conta com carroceria idem teríamos a possível configuração daqui.
Não sabemos qual foi a oferta mecânica dos fabricantes de carroceria, o tamanho do veículo nem a configuração feita pelos representantes de chassi. Todavia, se a licitação privilegia quem cobra menos, acho muito difícil que um veículo maior, articulado de 21m, ainda que usando chassi mais em conta, tenha um preço inferior a um com o mesmo chassi e carroceria menor, 18,60.
Por essas e outras, previsível é termos um veículo de porte convencional com carroceria mais ou menos e chassi muito comum aqui na região. Sorte seria ter articulados de 21m independente do chassi e ganhar na loteria seria a presença dos super articulados, 23m, que só são ofertas por dois fabricantes que não são baratinhos: Scania e MB.
Como o nosso governo quer economizar, resta-nos ver se alguém que venha ter direito no uso dos lote desista porque não gostou do produto vencedor da licitação.
Eu ainda aposto na CRT que já tem o seu lote vir a usar um ônibus diferenciado, mas depois vendo que ela criou uma configuração especial (chassi Volvo B270F com suspensão totalmente pneumática e terceiro eixo com função direcional) do seu trucado que usa carroceria Mascarello, não duvidaria dela ver vantagens numa configuração GranMetro/VW.
Por fim, quando inventaram de fazer o BRT, fomos agraciados com aquele Mega BRT de teste, e a MAN/VW fez um produto para demonstração do VW OTA com carroceria Caio Millennium BRT configurado conforme licitação, inclusive com pintura SEI Radial, que seria trazido para cá.
Depois dessa furado do governo estadual, Mega BRT caiu na mesmice, e podem desistir de trazer o Caio, exceto se for para avaliar a parte mecânica, pois já teríamos uma configuração vencedora que ao menos em carroceria não contempla a Caio.
Raimundo:não é a toa q os 5 volvo B270F(Euro 3)da CRT,q estão na linha 60 são os"TOP"!não só da CRT,diga-se de passagem! e o q voce falou,vai de encontro ao q venho dizendo aqui.não vamos ter ônibus de 21 metros.seria o ideal.e mais ideal seria se fossem de 23 Metros(OS SUPER ARTICULADOS)! já virou febre em São Paulo esses modelos.se este aqui,gostou dos gran metro,NÃO! Volvo também não é nada baratinho caro Raimundo!
ResponderExcluirLeonardo-PE,
Excluirnão dá para afirmar que não teremos ônibus maiores, pois venho lembrar que essa licitação de ônibus deixou algo sem resposta: a CRT será forçada a comprar os BRT do governo? Ela já tem linhas que vão operar com tal veículo em trecho de sua atuação (a atual Caxangá/Boa Vista e a futura Caxangá/P3). Em função disto, a CRT já pode encomendar ou iniciar testes para avaliar qual veículo irá comprar e aí pode vir a ofertar veículos maiores. Acredito que a CRT não seria obrigada a comprar os ônibus do governo justamente por não fazer parte da licitação de lotes que vem sofrendo atraso.
A CRT faz parte da Mobi Brasil juntamente com a Metropolitana que opera em Camaragibe e São Lourenço, estes últimos, me parece, onde há lotes em licitação. Para o trecho de Camaragibe que terá BRT, se a Mobi não vencer o lote que atualmente opera, então a nova prestadora por possível falta de tempo em adquirir os ônibus BRT se submeteria a comprar os do governo. Como o governo fez uma licitação que tem tudo para não contemplar veículos mais caros e maiores, então as novas prestadoras usariam veículos BRT da licitação de ônibus, enquanto a CRT por não depender desta, ao menos no trecho de Recife poderá ofertar, como falei antes, veículos com carroceria, tamanho e mecânica diferentes.
O chassi Volvo B270F não deve ser baratinho, mas não se pode pensar apenas em preço tanto que a CRT adaptou o chassi que é 4x2 para 6x2 e ainda acrescentou suspensão a ar em todos os eixos, além do segundo direcional. Pelo que já li, esse chassi da Volvo, que deriva dos caminhões VM, tem ótimo custo-benefício, seria o melhor da categoria. Um produto mais caro a médio e a longo prazo tem retorno melhor que um com preço de aquisição menor mas custo-benefício no decorrer do tempo pior. Logo, a aquisição não é apenas centrada em preço, que é o pior erro que o governo esta fazendo. A compra deveria usar o critério de técnica e preço, mas pelo visto só é preço, o que pode desestimular interessados nos lotes como especulei antes, pois não adiante ter garantia por x tempo e preço baixo se a operadora pode vir a ter veículo com despesas mais altas a médio a longo prazo, sobretudo considerando que o limite para troca dos articulados será de 10 anos.
A conta não é tão simples de se fazer.
Raimundo:eu não falei do chassi Volvo B270F. esse é o mais barato dessa turma.eu me referi ao chassi ARTICULADO VOLVO.esse sim,Supercaro! e agora me convenço de q a Vera Cruz só comprou 15 articulados VOLVO,por que o"B12M"estava de pechincha(queima de estoque)!
ExcluirO chassi Volvo B270F não deve ser o mais barato, pois não é comum vê-lo entre os veículos padron. Chassis com motor dianteiro aqui vemos com bastante frequência os VW, MB e Scania. Sobre a Vera Cruz usar os Volvo de motor central, sim, concordo, pode ser queima de estoque. Atualmente a Volvo só comercializa os motores B340M e B360S para articulados e biarticulados, B290R e B270F chassi não articulado, além do híbrido.
ExcluirA LICITAÇÃO JÁ FOI CONCLUIDA A PRIMEIRA ETAPA HOJE PELA MANHA 30/07/13 http://jailsonrecifemobilidade.blogspot.com.br/2013/07/grande-recife-saiu-primeira-parte-da.html
ResponderExcluirBom pessoal. ea minha primeira vez aki no blog mto prazer. sou cobrador do STPP/RMR a 1 ano e busólogo declarado.Minha opinião ea seguinte aki em pernambuco nao tem mais capacidade de colocar mais onibus (nem dos tipos BRT's) pq?
ResponderExcluira nossa demanda esta cada vez mais alta , nosso transito esta um caos , nossas estradas deterioradas. Mas nao e so por causa disso me desculpem mais nao agravando a todos mais ninguem respeita ninguem.
onibus e coisa do passado pessoal. apesar de gostar mto de onibus i trabalhar num. Temos q ampliar nossa linha ferrea pq como eu disse q o transito esta um caos. Se esse governador eo prefeito (que nunca teve i nunca vai ter meu voto)governassem para o povo ele veria com a ampliação do metro ea melhor opção de transporte. Tem um custo mto alto? Tem.
mais e duradoura pq nosso metro q circula na linha centro (JABOATÃO/CAMARAGIBE) tem quase 40 anos de funcionamento por tanto a ampliação da linha ferrea e fundamental. (INVEZ DE BRT NUM COLOCA VLT)
Anônimo, seja bem vindo! Sobre o seu comentário, faço algumas ponderações.
ExcluirUltima pesquisa que li, o sistema rodoviário está perdendo usuários porque de alguma forma o acesso ao veículo particular está mais fácil. O trânsito está ruim e isso tem prejudicado a circulação de ônibus, concordo, mas isso só ocorre porque não transformaram as promessas em realidade como criar corredores dedicados, faixas preferenciais e ampliação da fiscalização. Não se pode pensar que a todo tempo deve-se agradar na mesma medida usuário de coletivo e particular, afinal dar chances do último ter facilidade em circular é potencializar migração no primeiro que leva num único veículo vários. Não penso de forma radical, mas em certos locais o transporte público rodoviário tem que ter vez, sim.
Ônibus aqui não dar mais conta do recado é um engano por vários motivos como a falta de estrutura viária dita acima; desorganização e rede ainda pequena do SEI; muitos veículos são de média capacidade sendo muito pouco o quantitativo de articulados de 18m quando há de 21m e 23m, bem como biarticulados; a demanda de alguns corredores ainda é compatível com o sistema rodoviário; Curitiba usa o BRT há três décadas e só recentemente estão reclamando de lotação, só que a demanda da cidade é bem superior a da nossa que mal tem corredores dedicados e veículos grandes como lá tem.
Numa análise a longo prazo, concordo que o transporte ferroviário é melhor, mas para realmente ter certeza, muitas contas devem ser feitas do tipo valor inicial da implantação onde o metrô dependende da tecnologia, local entre outros pode custar 10x mais que um BRT num mesmo trajeto. A vida útil dos veículos pode chegar a 30 anos, mas também não são baratos e se um ônibus pode em contrato se manter em uso por 7 anos, temos três renovações de ônibus sendo do tipo biarticulado quatro veículos para ter a mesma capacidade de uma composição de metrô e, em média, um biarticulado moderno custa R$ 900 mil. Metrô e BRT precisam de vias exclusivas para funcionar direito. VLT estaria na mesma situação porque não vejo aqui na RMR usuário de carro vir a respeitar a circulação em tráfego misto de um VLT como se vê em países europeus, situação que o governo estadual e municipal estão sugerindo, sem falar que um ônibus tem respostas mais rápidas que um veículo sobre trilhos na hora de evitar colisões.
Não defendo o BRT, mas o emprego melhor de certos modais em cada situação. Leste-Oeste é compatível com o BRT e, talvez, VLT seja pela demanda e situação da via. Já viria VLT melhor na Perimetral 4. Av. Norte prefiro monotrilho a metrô por vários motivos.
A Busscar morreu mesmo...
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