Pelo menos 100 ônibus deixam de circular na Zona Oeste nesta segunda
Empresas montam plano para assumir linhas da Algarve
Foi montado um plano de contingência e, segundo o Rio Ônibus (sindicato das empresas do setor), as demais companhias do Consórcio Santa Cruz, da qual a Algarve fazia parte, assumirão as linhas atingidas: 388, 750, 752, 754, 756, 759, 857, 858, 871, 872, 873, 881, 892, 2303, 2307, 2308, 2309, 2331 e LECD14. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sintraturb) estima, no entanto, que cerca de 100 veículos deixarão de circular na região.
“Quando uma empresa fecha, as outras do mesmo consórcio tiram dois ou três O Rio Ônibus afirma que “as empresas do consórcio estão mobilizando sua frota para atuar em regime especial de operação.” Ainda segundo a instituição, o plano de contingência está sendo discutido com a SMTR para a reorganização das linhas. Desde o ano passado, a Algarve é a quinta empresa a encerrar atividades sob alegação de problemas financeiros. O Rio Ônibus informou ainda que a saída das cinco companhias representam necessidade de substituição de 450 veículos.
O vice-presidente da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Dionísio Lins (PP), anunciou que vai realizar, após o recesso, audiência pública com representantes do Sintraturb, do Rio Ônibus e da Fetranspor (Federação das empresas). Ele quer averiguar o que levou ao fechamento da Algarve e de outras quatro empresas no ano passado, todas do grupo Breda Rio.
“A situação chegou a um ponto incontrolável. É preciso que haja subsídio do governo para evitar mais desemprego no setor”, diz o
O Sintraturb calcula que a Algarve tinha 462 funcionários. O Rio Ônibus informou que vai regularizar a situação dos empregados e que o consórcio deverá absorver parte dos demitidos. A SMTR informou que a responsabilidade de manter o transporte é do consórcio Santa Cruz e que a nova operação será detalhada hoje.
FONTE: O DIA RIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário