Grande Recife terá 20 novos ônibus via Refrota17
Programa lançado pelo Ministério das Cidades concede crédito a empresas de ônibus para renovar veículos, mas propostas ainda sofrem com demora.
O Ministério das Cidades aprimorou as regras para a contratação do programa Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo Urbano de Passageiros (Refrota17), lançado no início deste ano. O objetivo é dar agilidade e eficiência às contratações das operações de crédito com recursos do FGTS. A demora na aprovação é queixa das empresas que têm levado propostas de financiamento para aquisição de ônibus, entre elas a MobiBrasil, operadora da Região Metropolitana do Recife (RMR) que está financiando 20 novos veículos pelo programa. Só Pernambuco e mais quatro estados - Piauí, Paraná, Santa Catarina e São Paulo - já têm propostas selecionadas.
O objetivo do programa é modernizar 10% da frota nacional de ônibus, estimada em 107 mil unidades. Com isso, seria possível reduzir a idade média dos veículos e problemas decorrentes disso, como as quebras no meio das viagens. Em agosto, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) apresentou dados que indicam o envelhecimento da frota pelo quinto ano consecutivo em nove capitais - a idade média era de cinco anos e um mês em outubro de 2016. O desequilíbrio econômico-financeiro do setor, que gera a redução dos investimentos, e a falta de programas de financiamento que apresentem condições atraentes para aquisição de veículos, sobretudo no que diz respeito a prazos e taxas de juros, foram fatores que contribuíram para esse cenário, segundo a associação.
Fonte: Folha Pe/ Edição : Jailson Silva
Fonte: Folha Pe/ Edição : Jailson Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário