quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE: AUMENTO DE PASSAGENS ANEL A- 2,30

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Começou a seção aumento de tarifa de ônibus pelo Brasil e aqui no Recife não é diferente, se tudo ocorrer como nos últimos anos, onde os reajustes foram feitos no mês de janeiro, teremos mais um aumento nas tarifas de ônibus na região metropolitana do Recife.

IPCA
Se formos levar em conta os últimos aumentos nas tarifas de ônibus na cidade do Recife, onde o Governo do Estado levou em conta o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo), os usuários da Região Metropolitana do Recife já podem preparar os bolsos para um novo reajuste onde o Anel A, que hoje é usado por cerca de 70% da população passaria a custar R$ 2,30, pois o IPCA estará na casa dos 6%.

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É certo afirmamos que hoje o Recife tem uma das tarifas de ônibus mais baratas do País, mesmo em cidades onde as tarifas são iguais ou próximas às praticadas na RMR, o valor consegue ser mantido porque suporta menores cargas tributárias, taxas e gratuidades, que no caso do Recife ultrapassam 50% do valor da tarifa. Várias cidades brasileiras, entre elas algumas com tarifas bem mais elevadas, têm ainda suas operações subsidiadas pelos governos municipais ou estaduais, o que não acontece na RMR.

Outros fatores levados em conta para a reivindicação das empresas de ônibus são o pagamento de pessoal, diesel, manutenção e compra de novos ônibus, entre outros.
Terminal Integrado de Joana Bezerra
Embora alguns avanços foram feitos no sistema e pelo incrível que pareça, mais por parte das empresas que renovaram e muito suas frotas com ônibus novos sendo incorporados no sistema, porém pelo lado do governo pouca coisa mudou e algumas até pioraram, onde usuários se espremem dentro dos ônibus por falta de viagens compatíveis em determinadas linhas causando superlotação, terminais sem estruturas, demora na construção de alguns, falta de segurança e organização, e o mais falado aqui no Blog desde de sua criação, falta de corredores e faixas exclusivas para os ônibus, ou seja, teremos um serviço provavelmente reajustado e o retorno não condiz com o valor pago nas catracas.

O fato é que veremos mais uma briga entre governo e empresas sobre esse novo reajuste que para muitos já é dado como certo, resta esperar de quanto será.

Se for feita pelo IPCA que está em 6%, teremos as seguintes tarifas:

Linhas Convencionais
Anel A: R$ 2,30
Anel B: R$ 3,50
Anel D: R$ 2,75
Anel G: R$ 1,50

Linhas Opcionais
042 – Aeroporto  R$ 2,80
072 – Candeias  R$ 4,25
160 – Gaibu/Barra de Jangada R$ 4,25
195 – Recife/Porto de Galinhas R$ 11,13

Tarifas especiais  
191 – Recife/Porto de Galinhas (Nossa Senhora do Ó)  R$ 7,60
194 – Cabo/Porto de Galinhas R$ 4,25
196 – Recife/Porto de Galinhas (IMIP) R$ 6,00 

Mais Informações nas próximas postagens
Fonte: Blog Meu Transporte

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quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE- LANÇAMENTO MOBILIDADE -HISTÓRIA EM MOVIMENTO


A Livraria Cultura do Paço Alfândega estava repleta na noite desta segunda (10), para o lançamento do livro Mobilidade: histórias em movimento. A obra, que retrata os 30 anos da empresa MobiBrasil- fundada por José e Neire Chaves – reúne curiosidades do transporte público no Brasil e conta, através de narrativas curtas, a história de várias pessoas que se movimentam todos os dias para fazer a diferença onde atuam.
MOBILIDADE O livro tem o prefácio assinado por Francisco Cunha, diretor da TGI Consultoria em Gestão – Fotos: Dayvison Nunes/JC Imagem
Ao lado das filhas Niege, Tatiana e Andréa, o deputado federal José Chaves recebeu os convidados que foram prestigiar a noite de autógrafos. Por lá, o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, os deputados João Paulo e Edgar Moury, o vereador Jurandir Liberal, Lana Bandeira e o músico Arimatea Ayres. Confira as fotos:
ANFITRIÕES Niege, José,  Andrea e Tatiana Chaves receberam nomes do mundo político e do setor de transportes
PRESENÇA Cláudia Ferreira da Costa e Lana Bandeira foram pegar um autógrafo na Livraria Cultura
BATE PAPO Francisco Cunha e Beto Gueiros em animada roda durante o lançamento do livro
TRIO Nara Lyra, o empresário Eduardo Tude e o vce-governdor do Estado, João Lyra Neto
PRESENÇA1 Edgard Moury Fernandes e Olavo de Andrade Lima
PRESENÇA2 O advogado  João Humberto Martorelli e Lucimério Campos
MUNDO JURÍDICO Os advogados Danilo Oliveira e Paula Mendonça
LIVRARIA CULTURA Tarcísio Sitônio, Lourdes e Carlos Lira
PODER O deputado federal  João Paulo com a anfitriã Nieginha Chaves
PRESTÍGIO Bruna Pessoa de Queiroz e Francisco Barroso
AUTÓGRAFOS Neire Chaves, Arimatea Ayres e Tatiana Chaves
MUNDO PUBLICITÁRIO Camilo Simões e Marta Lima
CASAL Bruna com o marido, o advogado Paulo Moury Fernades. FOTOS: Dayvison Nunes|JC Imagem

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE : TERMINAL MARÍTIMO SERÁ LINDO


O Superintendente do Metrorec, em entrevista a rádio CBN Recife, informou que existe um estudo de um projeto de VLT da estação Barro ou Werneck, até o terminal integrado da Macaxeira, via canteiro central da BR-101

Abaixo o excelente trabalho do forista TheSkyscraperCitizen com essa possibilidade, além da utilização dos trilhos existentes dos trechos Aeroporto ou Tancredo Neves até a estação Werneck, cortando os bairros de IPSEP, Caçote, Areias, etc. e o principal deles, o trecho com os trilhos existentes da estação Largo da Paz até o Forte do Brun (Porto do Recife), atendendo os Bairros de Afogados, São José, Santo Antônio, Recife Antigo



No trecho Estação Barro até o Terminal da Macaxeira pelo canteiro central da BR101 os trilhos não existem
No Estação Aeroporto até Estação Werneck os trilhos existem
Estação Largo da Paz até o Forte do Brum os trilhos existem
[*]Estação Largo da Paz até o Forte do Brum

Benefícios com essa linha:

1 - Ligando o sistema ao novo Terminal Marítimo de passageiros do Porto do Recife,


Link http://i325.photobucket.com/albums/k...s/SCAN0002.jpg

2 - Atendendo todo o MEGAEMPREENDIMENTO da MD no cais josé Estelita (os trilhos para VLT passam nele),


Link http://i654.photobucket.com/albums/u...niel/RFFSA.jpg

3 - Atendendo os bairros de São José e Santo Antônio, área de grande comércio no Recife

4 - Principal meio de transporte público ao novo projeto de retirada dos Armazéns para URBANIZAÇÃO da localização do Marco Zero como ocorreu em Belém (Estação das Docas, mais informações e Fotos http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=609570).


Link http://i907.photobucket.com/albums/a...g?t=1270132707

5 - Os trilhos chegam até os galpões do SindiAçúcar e que o mesmo está indo pra SUAPE e o local no Porto do Recife poderia se transformar em um grande Terminal Integrado com VLT, BRT (Corredor Norte-Sul) e Terminal Marítmo


Link http://i907.photobucket.com/albums/a...g?t=1270132856

7 - Principal meio de acesso ao potencial turístico da qual a linha atenderia

8 - Impulsionaria a área comercial do trecho

9 - Não podemos esquecer que essa linha, atenderia o GALO da MADRUGADA, pois os trilhos passam perto da Praça S[ergio Loreto e pelo Forte das Cinco Pontas, onde o Galo inicia sua saída

GRANDE RECIFE: ONTEM 10/12/12 MANHÃ DE CAOS NO METRÔ E CORRIQUEIRAMENTE ISSO VEM ACONTECENDO O METRÔ DO RECIFE ESTA SENTINDO O PESO DA IDADE...


Tem que ser muito otimista para acreditar que o transporte coletivo do Recife um dia vai melhorar, pois quem viu e quem passou hoje pelo terminal integrado da Joana Bezerra se assustou e no mínimo temeu devido ao enorme número de usuários a espera pelo ônibus, na imagem abaixo, mostra um pouco a dimensão de como foi pegar um ônibus hoje neste terminal.

Um cenário de assustar, um metrô superlotado, na qual certamente foi um dos fatores para o problema desta manhã, devido a algum problema no sistema, na qual atingiu em cheio o TI Joana Bezerra.

E o que mais chamou a atenção foi vermos idosos sendo espremidos dentro dos vagões e pessoas reclamando da espera de vários trens para poderem embarcar em um.

"Já passou 02 trens e ainda não deu nem para embarcar, vou tentar o próximo, disse o usuário e contador Moises".

E quando muitos usuários pensavam que estavam se livrando do aperto se depararam com um terminal superlotado e com poucos ônibus disponíveis.

Está faltando um plano B para evitar esse caos vivido hoje neste terminal, pois a lotação deste TI já virou rotina de sofrimento diário entre os usuários, mas hoje a situação estava calamitosa na qual foge a qualquer regra de respeito à dignidade humana. 

É preciso que os orgãos competentes vejam com mais serenidade este problema já relatado por diversas vezes aqui no Blog, pois de fato existe sim algo errado, pois não há nada de normal vê o que vimos e passamos tanto dentro do metrô e estações quanto no TI Joana Bezerra.

Blog Meu Transporte

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

GRANDE RECIFE:CORREDOR LESTE OESTE SERÁ ESTENDIDO ATÉ CAMARAGIBE


A chegada do Corredor Leste-Oeste a Camaragibe, prevista para o início do ano, promete transformar a cara do Centro da cidade metropolitana. O corredor exclusivo de ônibus, que começa na Praça do Derby, área central do Recife, e segue pela Avenida Caxangá, será prolongado até a Avenida Doutor Belmino Correia (PE-05). A principal via de Camaragibe ganhará cinco estações elevadas de embarque e desembarque de passageiros. Como a obra foi idealizada para facilitar o percurso entre a capital e a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, haverá ligação entre a quinta estação do corredor na Belmino Correia com o Ramal da Cidade da Copa, importante acesso para os jogos do mundial.

Para viabilizar a obra, será necessário desapropriar 86 imóveis localizados à margem da avenida, no sentido Camaragibe–Recife. É para esse lado que a avenida será alargada para a construção do corredor. A Procuradoria-Geral do Estado ficou encarregada das negociações com os proprietários das edificações. A maioria funciona com atividade comercial. “Já tivemos a primeira reunião com os donos dos imóveis para explicar o projeto e o funcionamento do processo de desapropriação. Agora, estamos preparando os laudos, que devem ficar prontos em dezembro. Depois disso, haverá uma apresentação mais detalhada e vamos negociar os valores com os proprietários”, afirma o procurador-geral do Estado, Thiago Norões.

As 22 estações de ônibus do Corredor Leste-Oeste, incluindo as cinco que ficarão em Camaragibe, foram pensadas para o modelo BRT (Bus Rapid Transit). Serão fechadas, climatizadas e elevadas para facilitar o transbordo e com serviço de pagamento antecipado das passagens.

A Belmino Correia tem quatro faixas: duas no sentido Recife, duas no sentido São Lourenço da Mata. “Durante o período de obras, acho que vai ficar complicado. O desmantelo que está na Caxangá vai chegar a Camaragibe. Mas quando o serviço for concluído, acredito que a cidade vai mudar para melhor”, opina a técnica em enfermagem Kátia Regina de Castro, usuária de ônibus. “A Caxangá está muito travada por causa das obras. Antes, levava 25 minutos entre o Centro de Camaragibe e o Hospital Getúlio Vargas (Cordeiro, Zona Oeste do Recife). Agora, a viagem demora até 1h30”, relata.

A expectativa é maior para quem tem comércio no lado da via que vai sofrer mais impacto das obras, por causa do alargamento. “A gente ainda não sabe o valor das desapropriações. Já vieram medir a loja, mas as informações ainda são pouco claras. É um prejuízo grande para a gente porque foram anos investindo na loja. Tenho medo de não conseguir encontrar um espaço tão bom quanto esse com o preço que o Estado vai oferecer”, pondera o comerciante Luciano Miranda de Andrade, que vai se desfazer da loja de autopeças que tem na avenida para dar espaço ao Corredor Leste-Oeste.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

PERNAMBUCO: SUAPE CRESCE E AO SEU REDOR TEM O DESENVOLVIMENTO E GAIBU PEDE INVESTIMENTO E MUDANÇA NO TRANSPORTE.


DEMANDA PEDE


Crédito: Bruno Simeone

São Judas Tadeu - Ônibus articulado na linha 157 Gaibu/TI Cabo
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RECIFE : NOVO VLT QUEBRA NO CRUZAMENTO DA MASC DE MORAES


Às 11h35 - Novo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que cruzava o trilho na Avenida Mascarenhas de Moraes, próximo ao Aeroporto, quebra no meio da avenida e fecha o trânsito nos dois sentidos. Foto enviada pela internauta Fani Gomes (@fanisgomes).
ATUALIZAÇÃO (às 11h49): O VLT já foi removido e o trânsito agora flui normalmente.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

RECIFE : METRO QUEBRA PELA MILÉSIMA VEZ E OS 15 TRENS NOVOS VAI DEMORAR E MUITO AINDA PRA CHEGAR


Metrô do Recife volta a quebrar e causa revolta entre passageiros

Uma pane em um trem que se deslocava entre as estações Afogados e Joana Bezerra provocou paralisação do sistema e os atrasos ultrapassam uma hora

Publicado em 30/11/2012, às 09h15

Do JC Online

Estações ficaram lotadas / Foto: Alexandre Lopes/Especial para o JC

Estações ficaram lotadas

Foto: Alexandre Lopes/Especial para o JC

Atualizada às 10h33
Usuários do Metrô do Recife (Metrorec) estão passando por uma verdadeira via-crúcis para utilizar o meio de transporte na manha desta sexta-feira. Uma pane em um trem que se deslocava entre as estações Afogados e Joana Bezerra provocou paralisação do sistema e os atrasos ultrapassam uma hora.
A pane aconteceu por volta das 7h30, horário de pico e que geralmente está lotado. Com a quebra da composição quando saia de Afogados para Joana Bezerra, muitos passageiros se revoltaram e saíram do trem no meio dos trilhos, forçando o desligamento de todo o sistema. Segundo relatos de testemunhas, alguns passageiros tentaram, inclusive, agredir o operador do trem, mas não conseguiram porque a porta da cabine estava fechada.
O problema acabou paralisando todo o sistema. O operador de máquinas José Severino Carneiro da Silva esperou por mais de uma hora para que um trem chegasse até a estação Camaragibe, onde ele aguardava o metrô para ir ao médico, em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. "Estou atrasado. O metrô é o pior meio de transporte que existe em Pernambuco. É velho, vive quebrando e deixando a gente na mão. O pior é que os funcionários não dão satisfação nenhuma. Simplemente não dizem nada", reclamou.
De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, o sistema voltou a funcionar aos poucos e, às 10h, já estava normalizado.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

RECIFE: NOVO BAIRRO DO RECIFE SERÁ APROVADO NAS CARREIRAS ANTES DO FIM DO ANO





Geraldo Julio deve assumir o debate do Novo Recife, que receberá pedido de vistas amanhãO Instituto Arquitetos do Brasil quer saber detalhes da proposta que prevê, entre outros pontos, a construção de 13 torres no Cais José Estelita

Aline Moura - Diario de Pernambuco
Publicação: 29/11/2012 10:58 Atualização: 29/11/2012 12:13
Prefeito João da Costa defende a aprovação do projeto, mas o sucessor é quem deve assumir a polêmica (Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A Press )
Prefeito João da Costa defende a aprovação do projeto, mas o sucessor é quem deve assumir a polêmica
 O futuro prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), deve iniciar a gestão com pelo menos duas polêmicas urbanísticas para debater com a sociedade: a construção dos quatro viadutos da Avenida Agamenon Magalhães, principal artéria da cidade, e o projeto Novo Recife, que prevê o levantamento de 13 torres no Cais José Estelita por meio da iniciativa privada.
O prefeito João da Costa (PT) está tentando aprovar o empreendimento imobiliário amanhã, em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU), mas a ousada proposta receberá pedido de vistas e só deve ser votada dentro de um mês, tempo suficiente para Geraldo Julio assumir o mandato.
Quem vai pedir vistas do projeto é o Instituto de Arquitetos do Brasil, presidido por Vitória Régia de Andrade. Segundo ela, a entidade leu a proposta que seria votada pelos 28 integrantes do CDU, mas não conseguiu entender se haverá ligação dos futuros imóveis com as vias públicas mais centrais do Recife, a exemplo da Avenida Dantas Barreto, da Agamenon Magalhães, além dos bairros do Pina, de Afogados, Santo Antônio e São José. “O empreendimento terá impactos em vários bairros e a gente não está conseguindo enxergar a transformação ao redor. A proposta não está amadurecida e precisa de maiores esclarecimentos porque repercuti num raio metropolitano”, afirmou. 

Vitória Régia disse que, nos últimos anos da gestão, o papel do Conselho de Desenvolvimento Urbano foi completamente esvaziado e os interesses privados estão se sobrepondo às regras da cidade e ao interesse público. “Esse é um momento de mudanças, de troca de governo, e o CDU precisa ser revitalizado. Não pode ser um lugar apenas de aprovação e carimbo”, declarou, ressaltando que o “Novo Recife” tem impacto maior ou tão importante quanto os viadutos previstos para a Agamenon Magalhães. 

Embora Geraldo Julio tenha mantido silêncio sobre as polêmicas que irá assumir, o prefeito João da Costa afirmou, ontem, ter autonomia para decidir, até o final de dezembro, os melhores caminhos para a cidade. Ele defendeu a aprovação do Novo Recife, dizendo ser “muito estranho” tantos interesses contrários. 

Ao saber que o Fórum Direitos Urbanos debatia as mudanças do Estelita nas redes sociais, no Facebook, com a participação de mais de sete mil pessoas, o prefeito procurou minimizar. Disse que o Recife tem mais de um milhão e meio de habitantes e não pode se pautar por discussões subjetivas e de “gostos”. De acordo com ele, o Novo Recife já recebeu a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o que mostra que as obras irão preservar o patrimônio histórico.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

RECIFE : CORREDOR LESTE OESTE DE CAMARAGIBE ATÉ O DERBY


Corredor Leste<>Oeste no trecho Camaragibe...  TENSO!!!


Link http://www.youtube.com/watch?v=JUm4hwoONyo
O vídeo não é recente, maio deste ano, porém sua postagem é. Não vi na net nada sobre obras na avenida principal. Tenso seria se já estivessem fazendo algo, pois a situação tende a piorar numa via que não é larga.

Pior, é esperado algo nas imagens abaixo, que demoraria um certo tempo e até é citado na matéria do JC, segunda imagem, divulgada neste segundo semestre. Todavia, o projeto e as informações são conflitantes.
Eu mesmo já falei aqui que pelos dados informados, pesquisa em campo, projeto v.2, mídia, suprimiram algumas estações ou uma. Vendo o texto do JC com a imagem do governo, se a contagem for até o TI Cosme e Damião, três estações teriam saído, mas se for até o TI Timbi, seria uma e qual seria esta? No mínimo uma na Rua Benfica que teria duas pelo projeto v.2: uma em elevado e outra no lado oposto do Clube Internacional, mas pelo que confrontei, toda a Rua Benfica ficará sem estação, que pode ser ruim, mas nem tanto, pois li em outro site que tem uma cidade em outro estado onde estão implantando o BRT e a distância das estações é de 700m, inferior a daqui que não deve chegar aos 400m.
O prazo de maio/2013 numa placa em frente ao Hiper Bompreço, da Caxangá, é para Recife? Nem para Recife apostaria, pois o elevado vai demorar, os TIs não sairam do papel, o túnel que vai ser um baita complicador nem se fala e pior ainda será estação 1, na praça do Derby onde há muitos ônibus em tráfego misto.

Na via principal de Camaragibe, para não piorar o que já ruim dependeria o meu ver da entrega da via paralela que parece não ter saído do papel e note, novamente, que é previsto um elevado segundo projeto v.2, mas o JC só fala em dois elevados, ou seja, esse elevado na entrada de Aldeia teria sido descartado antes da primeira divulgação oficial que previa quatro elevados sendo três exclusivos para estações e agora só serão dois. Na conta pelo projeto, seriam ao menos cinco elevados, sendo três para estações.

Quote:
Originally Posted by Rai_ View Post


Ínicio de via paralela a principal desafogando o tráfego misto que só terá uma faixa de cada lado, além de alargamento da via principal nas proximidades das estações.




A via paralela se liga ao Ramal da Copa e ao que parece, pelas linhas em azul sobrepondo outras, outro viaduto ou túnel seria criado.


Last edited by Rai_; November 24th, 2012 at 02:55 AM.

domingo, 25 de novembro de 2012

PERNAMBUCO - PROTESTO VARZEA


PROTESTE MEIO-DIA
 // Moradores da Várzea protestam contra ordem de desapropriação de imóveis

Publicado em 22/11/2012


Imagem: TV Jornal
Quatro mil moradores da Várzea, Zona Oeste do Recife, estão sendo obrigados a deixar o Loteamento Cosme e Damião por causa de obras para a Copa do Mundo de 2014. Um decreto estadual definiu, em junho, o local como de utilidade pública para que os imóveis fossem desapropriados. O objetivo da ação é aproveitar a área para fazer um conjunto de obras viárias que darão acesso à Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife. As famílias não querem sair do Loteamento e reclamam que a indenização oferecida pelo Governo do Estado é muito inferior ao valor das casas.

Nesta quinta-feira (22), representantes do Governo se reuniram para definir os rumos do processo de desapropriação. Dos 141 imóveis da comunidade que serão desapropriados, 92 já foram negociados com os moradores, porém as famílias mostradas na reportagem ainda não foram chamadas para discutir os valores das indenizações.

Se a sua comunidade também tem problemas, entre em contato conosco através do e-mail protestemeiodia@tvjornal.com.br ou pelo Twitter @tvjornalmeiodia.

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quinta-feira, 22 de novembro de 2012

PERNAMBUCO : AGORA É OFICIAL TI CAJUEIRO SECO INAUGURA DIA 28/11/2012 E DIA 01/12/2012 ABERTO AO PÚBLICO

"
OFICIAL" LINHAS DO T.I CAJUEIRO SECO - A partir de 01/12/2012 

022 T.I Cajueiro Seco (Circular)
034 Curcurana/T.I Cajueiro Seco
037 Comporta/T.I Cajueiro Seco

139 T.I Cabo/T.I Cajueiro Seco
140 T.I Cajueiro Seco (Circular Shopping Recife)
162 Muribeca/T.I Cajueiro Seco
164 Conjunto Marcos Freire/T.I Cajueiro Seco
165 Muribeca dos Guararapes/T.I Cajueiro Seco 
166 T.I Cajueiro Seco/Afogados (IMIP)
171 Loteamento Integração/T.I Cajueiro Seco - Com viagens via Portal dos Prazeres
181 Cabo(COHAB)/T.I Cajueiro Seco
183 Ponte dos Carvalhos/T.I Cajueiro Seco
216 T.I Barro/T.I Cajueiro Seco


166- TI Cajueiro Seco/Afogados
OBS: Esta linha será Radial e irá operar com 15 ônibus articulados, passando pelo IMIP e fazendo seu percurso pela Rua da Aurora, Ponte Duarte Coelho, Av. Guararapes, Av. Dantas Barreto, Cais de Santa Rita, Cinco Pontas, Av. Sul .....................







Consórcio Grande Recife repassou para lideranças comunitárias em reunião nesta quarta feira 21/11/2012 como vai funcionar o Terminal Integrado de Cajueiro Seco e que favorece a comunidade do Conjunto Muribeca.
Inauguração irá ocorrer no dia 28/11/2012 e no dia 01/12/2012 funcionamento do terminal ao público.
Veja abaixo como vai funcionar a integração.


RECIFE : LICITAÇÃO DAS LINHAS... HISTORIAS DAS ELEIÇÕES, JÁ PASSOU NÉ ,VEM AS PRÓXIMAS E O PERNAMBUCANO ESQUECE FÁCIL.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Prevista em lei desde 1993 e prometida pelo governo de Pernambuco há mais de dez anos, mais uma vez a licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recifefica na promessa. O processo foi anunciado pelo próprio governador Eduardo Campos, em coletiva no mês de março, com a garantia de que, dessa vez, seria diferente das outras, mas até agora a licitação permanece no papel. E o governo, mais uma vez, silencia. Desconversa. Limita-se a enviar respostas por notas que pouco explicam. O Grande Recife Consórcio de Transporte, gestor do sistema de transporte e do processo licitatório, não dá mais entrevistas. Nem mesmo o Palácio das Princesas se pronuncia sobre o tema.

A licitação das linhas de ônibus está prevista na Lei 8.666, de 1993, na qual é determinado que qualquer serviço público só pode ser prestado mediante concorrência pública. Desde a primeira gestão do governador Jarbas Vasconcelos (1999/2002) o processo é estudado e prometido. A nota que a assessoria de imprensa do Grande Recife Consórcio enviou ao jornal diz apenas que o documento norteador da licitação das linhas de ônibus foi encaminhado aos órgãos fiscalizadores – Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) – e, agora, o órgão vai esclarecer as dúvidas para que o governo possa lançar a licitação.

Nos bastidores, sabe-se que o processo está travado por questões técnicas. O governador Eduardo Campos exige um serviço de qualidade, que representará um avanço diante do que é oferecido hoje, com uma frota totalmente equipada com ar-condicionado, por exemplo, mas não quer subsidiar o sistema nem aceita que o valor das passagens suba demais. Ou seja, a conta não estaria fechando e os técnicos quebrando a cabeça para equilibrá-la. 
“Oferecer a qualidade que está sendo exigida na licitação é possível, mas exige um custo que precisa ser coberto. Com a licitação, os contratos com os operadores passam a ser firmes e exigem equilíbrio financeiro. Quando o documento chegou à Arpe e à PGE, começaram os questionamentos para saber como esse equilíbrio seria mantido após a licitação”, explica uma fonte do governo.

Não estaria havendo pressão do setor empresarial, como muitas pessoas pensam, segundo a mesma fonte. A primeira desculpa do governo do Estado, em junho, para justificar a demora na realização da concorrência pública era que o atraso se devia ao fato de os cálculos de alguns itinerários estarem sendo refeitos. Agora, credita a demora aos questionamentos da Arpe e da PGE.

Pelos prazos oficiais anunciados em março, o sistema de transporte do Grande Recife sofreria um salto de qualidade nos próximos anos. Até junho de 2014 toda a frota do SEI – atualmente com 900 veículos – estaria equipada com ar-condicionado e o restante dos coletivos (2.100) ficaria nas mesmas condições em sete anos. A concorrência seria nacional e internacional. A rede de transporte seria dividida em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos de concessão seriam de 15 anos, renováveis por mais cinco. Os vencedores iriam operar um sistema que movimenta R$ 60 milhões por mês.

Na prática, a licitação deveria ter começado em 7 de maio último, data prevista para o lançamento do edital. Depois de 90 dias, os vencedores de cada um dos sete lotes que iriam compor a RMR seriam conhecidos. Sendo assim, em 2013 a RMR teria um sistema licitado. Mas até agora a única etapa cumprida foi a realização, em abril, da audiência pública para apresentar o modelo. De lá para cá, nada mais aconteceu.

Por Roberta Soares
Informações: JC Online