quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Túnel abolição - Liberação ainda pra este fim de ano.

Obra prometida para antes da Copa encontrou lençol de água por baixo da área

 - Tiago André Santos, da Folha de Pernambuco

Após muitos atrasos e datas presentadas para a entrega, o Túnel da Abolição, que liga a rua Real da Torre à rua João Ivo a Silva, no bairro da Madalena, deverá ser liberado para a circulação dos carros até o fim este ano. Isso não significa, porém, a conclusão de todos os serviços de acabamento. O principal entrave da obra, que tem 287 metros de extensão, foi a estrutura ter encontrado um lençol de água que passa por baixo da área, fazendo minar constantemente o líquido para seu interior.

Os problemas para a finalização da intervenção de mobilidade, prometida para antes a Copa do Mundo, também tiveram impacto no valor. O Estado não soube informar quanto foi o aumento detalhado, pois alega que a estrutura está integrada ao projeto corredor Leste-Oeste do Bus Rapid Transit (BRT), que já passou de R$ 45 milhões para R$ 168,2 milhões, um aditivo de 16%. Apenas o túnel tinha um valor previsto inicial de R$16 milhões.
Segundo a Secretaria das Cidades, responsável pela intervenção, outras mudanças no método construtivo contribuíram para a inflação dos custos, mas a água encontrada pesou para a demora do empreendimento, iniciado em março de 2013. “O trabalho de bombeamento continuará até a cura completa do concreto das paredes. Até o fim do ano, o local estará preparado para aguentar a força da água que está do lado de fora”, informou o secretário executivo de Mobilidade, Gustavo Gurgel. Na última segunda-feira, a Folha de Pernambuco esteve no local e constatou, ainda, a utilização de bombas e mangueiras para enviar a água para fora do túnel, jogando na galeria fluvial. No local é possível verificar pontos com infiltração nas paredes do túnel.
Técnicos da CTTU, Grande Recife e Secretaria das Cidades já estiveram no local numa reunião para acertar detalhes da sinalização e circulação de trânsito na região com a liberação do tráfego. Com a possibilidade da circulação de veículos, haverá alteração de trânsito na região, como na rua José Osório, que voltará a ter a configuração anterior, passando a ser mão dupla. Durante toda a obra, a via ficava constantemente travada devido ao intenso fluxo de veículos.
Os atrasos não prejudicaram apenas a mobilidade da área, mas também tiveram impacto direto no comércio do entorno, que teve uma grande queda de faturamento. Segundo o professor aposentado Givaldo Gualberto, de 72 anos, cerca de 50% das lojas que ficam na rua lateral ao equipamento fecharam.
Ônibus - O túnel possui duas faixas de rolamento, mas dentro existe um recuo onde há a possibilidade de criação de uma parada de ônibus. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda se o local será um ponto seletivo ou não e o quantitativo de linhas. A princípio, 17 linhas deverão passar pelo equipamento. 




terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Governador Eleito -Paulo Câmara anuncia os novos secretários estaduais da sec. das Cidades, de Transportes (Mobilidade). Saiba quem são eles:



Secretaria das Cidades
André de Paula

Eleito deputado federal, ele vai comandar uma pasta responsável por algumas das principais obras do governo estadual. Com a escolha de André de Paula, ele contempla o partido aliado PSD e abre espaço que Cadoca (PCdoB), não reeleito, permaneça na Câmara dos Deputados.

Secretaria de Transportes ( Mobilidade )
Sebastião Oliveira 

Formado em Medicina, Sebastião Oliveira é deputado estadual, sendo integrante, inclusive, da mesa diretora da Assembleia Legislativa. Neste ano, conseguiu se eleger deputado federal, com mais de 115 mil votos. Natural de Serra Talhada, no Sertão, Oliveira é filho do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sebastião Ignácio de Oliveira Neto. A vaga de Sebastião na Câmara Federal será ocupada por Raul Jungmann (PPS), que atualmente é vereador do Recife.


Mobilidade -Recife poderá ganhar faixa diagonal de pedestre na Conde Boa Vista

Prefeitura inovando com idéias importadas do Canadá.

Cruzamento da Conde da Boa Vista com a Gervásio Pires poderá receber a faixa diagonal Foto Blenda Souto Maior DP/D.A.Press
Cruzamento da Conde da Boa Vista com a Gervásio Pires poderá receber a faixa diagonal Foto Blenda Souto Maior DP/D.A.Press
Uma ideia que surgiu no Canadá, na década de 1940, está aos poucos sendo retomada para facilitar a travessia de pedestre em cruzamentos. A faixa diagonal que liga os quatro lados de um cruzamento foi adotada em Tóquio, no Japão e em São Paulo. Um projeto piloto poderá ser implantado no Recife, em 2015. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) estuda a possibilidade de trazer o modelo para o cruzamento da Avenida Conde da Boa Vista com a Rua Gervásio Pires. A proposta é reduzir o tempo de travessia de uma esquina à outra.
O local escolhido pela CTTU leva em conta o grande fluxo de pedestre. Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a implantação do modelo será feita a partir dos resultados da experiência em São Paulo. “A faixa diagonal poderá resultar em um projeto piloto na Conde da Boa Vista. Vamos avaliar as vantagens do modelo para decidirmos sobre a implantação no Recife em até 60 dias”, revelou.
Em São Paulo, os primeiros números revelam uma economia de tempo na travessia do pedestre. No cruzamento das ruas Riachuelo com a Cristóvão Colombo, no Largo São Francisco, o pedestre economiza 28 segundos na travessia, que antes era feita em duas etapas e demorava 89 segundos. Para implantar o modelo, o tempo dos semáforos também é modificado, uma vez que todo o tráfego fica interrompido em todas as direções, ao mesmo tempo.
Cruzamento com faixa diagonal em São Paulo - Ilustração/Divulgação CET
Cruzamento com faixa diagonal em São Paulo – Ilustração/Divulgação CET
De acordo com o urbanista César Barros, as faixas diagonais aumentam a importância do pedestre, mas ainda não o transforma em protagonista. “Seria mais seguro para o pedestre a passagem em nível, uma vez que obriga o carro a reduzir a velocidade. A faixa diagonal traz mais importância para o pedestre, mas não significa necessariamente mais segurança.”
Para um dos coordenadores da Associação Metropolitana dos Ciclistas do Grande Recife Daniel Valença, as faixas diagonais ampliam o espaço de travessia. “A gente observa que as pessoas já fazem o cruzamento de forma desordenada. É uma forma de regulamentar uma atitude que já ocorre na prática e pode trazer mais segurança, uma vez que hoje não há fiscalização nas conversões feitas pelos motoristas”, detalhou.
Saiba mais
-Iniciativa foi na década de 1940 do engenheiro Henry Barnes
-O sistema foi usado pela primeira vez no Canadá
-O modelo caiu em desuso para privilegiar o tráfego de veículos
-A ideia é garantir mais conforto e segurança nas travessias
- pedestre economiza tempo na travessia
-São Paulo e Tóquio já adotaram as faixas diagonais
Outras experiências já importadas
Faixa azul para o ônibus no Recife - Foto - CTTU/Divulgação
Faixa azul para o ônibus no Recife – Foto – CTTU/Divulgação
A troca de experiências na engenharia de tráfego é sempre bem-vinda. Tudo pode ser copiado, desde que sejam feitos estudos para a realidade local. De acordo com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira, pelo menos duas experiências adotadas em São Paulo e Rio de Janeiro foram implantadas no Recife.
De São Paulo, copiamos a experiência das faixas exclusivas do lado direito da via. O modelo BRS (Bus Rapid Service) é mais prático e fácil de ser implantado e permite que o carro possa fazer a conversão para entrar em algum estabelecimento ou residência ou ainda acessar um cruzamento. No Recife, o modelo ganhou o nome de Faixa Azul. O município projetou 12 corredores de faixas exclusivas.
Já os monitores de tráfego, os amarelinhos, foram inspirados no Rio de Janeiro. Eles ajudam a ordenar o trânsito, mas não têm automomia para aplicar multas. No Recife, cerca de 450 monitores de tráfego já foram contratados pelo município e trabalham para tentar ordenar o trânsito da cidade.

Volvo e MAN iniciam demissões Por Adamo Bazani, em 11 de dezembro de 2014. Montadoras de ônibus e caminhões fizeram acordo e vão pagar extra para quem aderir ao desligamento.

Ônibus da Volvo. Assim como a MAN e a Mercedes-Benz, empresa está adequando a produção ao ritmo desacelerado da economia brasileira Frota não é renovada como esperado.  Foto: Gabriel Brunhara.Ônibus da Volvo. Assim como a MAN e a Mercedes-Benz, empresa está adequando a produção ao ritmo desacelerado da economia brasileira Frota não é renovada como esperado. Foto: Gabriel Brunhara.

O fraco desempenho econômico do País somado a fatores específicos do mercado de caminhões e ônibus provoca impactos maiores no nível de emprego dos metalúrgicos.
De acordo com o mais recente dado da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, entre janeiro e novembro, a queda na produção de caminhões acumula 24,2% e a de chassis de ônibus e miniônibus registra baixa de 15,9% na comparação com semelhante período do ano passado.
Volvo, com sede em Curitiba, no Paraná, fechou acordo com o sindicato dos metalúrgicos e, nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2014, começou a demitir 206 trabalhadores.
A empresa vai ficar com 3 mil 712 funcionários, um pouco acima do patamar de 2013, que era de 3 mil 656 trabalhadores.
O objetivo é adequar a produção dos ônibus e caminhões à demanda.
Com isso, esta produção passa de 113 caminhões para 80 por dia e de 11 ônibus para 08 diariamente.
Nesta semana, os trabalhadores da Volvo fizeram greve.
Após o ato, foi firmado acordo pelo qual, além dos direitos trabalhistas, cada demitido receberia R$ 15 mil extras.
Já a MAN Latin America – Volkswagen Caminhões e Ônibus, com sede em Resende, no Rio de Janeiro, aprovou com o sindicato dos metalúrgicos nesta quarta-feira acordo de PDV – Programa de Demissão Voluntária que deve atingir 200 trabalhadores.
Quem aderir ao programa vai receber entre 4 mil e R$ 5 mil extras, além dos direitos trabalhistas.
Ainda na MAN, 100 trabalhadores estão em lay off, que é a suspensão do contrato de trabalho, e os 2 mil 900 funcionários aceitaram congelamento dos salários em 2015 e como compensação vão ter abono de R$ 2,5 mil e PRL – Participação nos Lucros e Resultados de R$ 5 mil.
Outra grande produtora de ônibus e caminhões, Mercedes-Benz, com sede em São Bernardo do Campo, em São Paulo, para a linha de produção em dezembro antes do habitual no mês.
Aproximadamente mil e duzentos trabalhadores estão com os contratos suspensos e há um programa de demissão.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Jaboatão terá novo plano de mobilidade urbana - Previsão é de que o transporte público tenha aumento do número de linhas e demais ajustes em agosto de 2015

Novos projetos para reajustar a mobilidade de Jaboatão dos Guararapes são a promessa da Secretaria de Mobilidade do município para 2015. Diante de um cenário em que 75% do transporte público da cidade é complementar e mais de 2,5 milhões de pessoas usam o transporte público por mês, questões como a criação de novas linhas estão nos planos da Secretaria. De acordo com o secretário executivo da pasta, Werner Brito, algumas medidas já estão sendo executadas para avaliar as condições do transporte e subsidiar as mudanças previstas para o próximo ano.
“As fiscalizações no transporte público de Jaboatão existem, mas são muitos os problemas. Já existe um monitoramento feito pela Secretaria de Mobilidade, mas ainda assim é difícil manter sob controle todas as empresas de ônibus”, disse, em entrevista por telefone ao LeiaJá, o secretário, referindo-se ao acidente entre um micro-ônibus e uma carreta na tarde da última quarta (10). Segundo populares, a fatalidade teria acontecido porque os motoristas das linhas complementares dirigem em alta velocidade e não têm o devido cuidado ao volante.
Questionado a respeito da fiscalização dos veículos de transporte público, Werner Brito afirmou que as vistorias são feitas rotineiramente, mas o veículo do acidente não havia sido inspecionado na última ação. “Fizemos fiscalizações nos dias 12, 13, 14, 17 e 19 de novembro e, em nenhum desses dias, esse veículo passou por nós, mas o registro que temos desse veículo específico é de que estava tudo dentro da normalidade”, argumenta, referindo-se à certificação referente ao carro do acidente, feita em maio de 2014.
Entretanto, Brito reconheceu que o motorista envolvido no acidente não estava registrado na Secretaria de Mobilidade. “Ele tinha carteira de habilitação, mas não estava no cadastro da Secretaria”, explica. Ainda segundo o secretário, o acidente não motivou o projeto que vem sendo elaborado em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte. “O acidente aconteceu, mas não foi um motivo para o nosso projeto de rede. Já vínhamos tomando providências antes do acontecido”, explica. 
Um diagnóstico da mobilidade de Jaboatão é uma das medidas a que Brito se refere. Iniciada em outubro, a pesquisa – feita em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte – visa a analisar os horários de pico e verificar os tempos de espera pelos coletivos nas paradas de ônibus. A conclusão do levantamento está prevista para a próxima segunda (15) e o resultado será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco. “A partir do resultado, vamos contratar uma empresa que vai utilizar a pesquisa como subsídio para a elaboração do projeto do novo modelo, que deve ficar pronto em março para entrar em processo licitatório. Até agosto de 2015 esperamos já estar com o novo modelo de transporte complementar em pleno funcionamento”, finaliza.
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quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Acidente frontal no Cabo (Pontizinha) com mortos e muitos feridos...

Colisão Frontal

Acidente grave deixa feridos na antiga BR-101 em Pontezinha

Publicado em 10/12/2014
Do JC Trânsito
Muitas pessoas ficaram feridas / Foto: @oiaeujunior / Twitter
Muitas pessoas ficaram feridasFoto: @oiaeujunior / Twitter
Uma colisão frontal entre um caminhão e um micro-ônibus deixou feridos na antiga BR-101, em Pontezinha, Cabo de Santo Agostinho, Grande Recife, na tarde desta quarta-feira (10).
De acordo com informações dos seguidores do @JCTrânsito, o motorista do micro-ônibus morreu na hora. A informação não foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros que foi acionado para realizar o resgate das vítimas. O cobrador foi lançado para fora do veículo. Várias pessoas estão entre os feridos. O Serviço de Atendimento Móvel (Samu) foi acionado às 12h30. Três ambulâncias foram enviadas ao local. 
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PE) foi chamada, mas ainda não há informações complementares. A rodovia está bloqueada nos dois sentidos. Não há informações sobre o número de feridos e estado de saúde das vítimas. 
Mais informações em instantes.

domingo, 7 de dezembro de 2014

Fim de Ano - Mobilidade de Pernambuco parada e sem previsões certas ... e a certeza é de falta de compromisso.


O fim e um outro começo para as obras de mobilidade no Recife
Postado em: dezembro 7, 2014 por: Tania — Seja Você o Primeiro a Comentar! ↓ 
Túnel da Abolição no corredor Leste/Oeste será aberto para o tráfego em dezembro Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
O ano de 2014 chega ao fim deixando um número significativo de obras de mobilidade para serem concluídas até maio de 2015. É o que admite a Secretaria das Cidades ao constatar o atual ritmo das obras dos dois corredores de BRT, duas das sete obras incluídas na Matriz de responsabilidade da Copa. Problemas de desapropriação, remoções de intervenções no meio do caminho e até chuva são alguns dos entraves apontados pelo governo. A boa notícia é que dois importantes terminais e mais o túnel da abolição estarão operando até o Natal.
Terminal da 3ª Perimetral deverá operar a partir de dezembro. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
O Terminal de Integração (TI) da 3ª Perimetral, que faz parte do corredor Leste/Oeste, e o Terminal de Abreu e Lima, do corredor Norte/Sul, entrarão em operação em dezembro. O Túnel da Abolição também será aberto para o tráfego, mesmo que os acabamentos sejam concluídos no ano seguinte. Os dois corredores também sofreram atrasos e supressão de estações previstas nos projetos licitados.
Terminal de Abreu e Lima está praticamente pronto para operar em dezembro. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
O corredor Leste/Oeste termina o ano sem conseguir entregar o TI da 4ª Perimetral e mais 12 estações, sendo seis na Avenida Conde da Boa Vista, uma na Benfica e cinco na Avenida Belmínio Correia, em Camaragibe. De acordo com o secretário executivo de mobilidade da Secretaria das Cidades, Gustavo Gurgel, todas as estações serão entregues até maio de 2015.
Terminal da 4ª Perimetral no corredor Leste/Oeste só será entregue em 2015 Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Na Conde da Boa Vista será mantido o modelo que era provisório e hoje é denominado de parada convencional. Em Camaragibe serão construídas duas estações no padrão BRT, as três restantes irão aguardar o processo de desapropriação, sem previsão de prazo. “Em Camaragibe serão construídas duas estações no padrão BRT nas áreas já desapropriadas. E para agilizar, enquanto não sai a desapropriação das outras três, nós vamos construir duas no modelo convencional”, explicou o secretário.
Paradas convencionais na Conde da Boa Vista para o BRT só em 2015. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Já o corredor Norte/Sul chega ao fim do ano com seis estações de BRT a menos do que era previsto no projeto. Das 33 licitadas, serão entregues 27. Também faltam entregar outras sete, que só serão concluídas em 2015. “Duas das estações estavam previstas em cima dos viadutos e foram descartadas e as outras quatro nós estamos avaliando da real necessidade de implantação”, explicou o secretário sobre a redução no número de estações. Cada uma orçada em R$ 2 milhões no padrão BRT e cerca de R$ 400 mil no modelo convencional.
Duas estações de BRT na Avenida Cruz Cabugá do corredor Norte/Sul só ficam prontas em 2015 Fotos Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Com um número reduzido de estações e terminais de integração, a operação dos dois corredores de BRT ficou limitada. A presença do BRT é quase insignificante em relação a dependência do sistema convencional. No corredor Leste/Oeste, o BRT responde atualmente por cerca de 23% da demanda esperada de 160 mil passageiros no sistema. Já os ônibus convencionais transportam atualmente cerca de 75% dos passageiros da rede, mas ficam presos no engarrafamento da Caxangá, enquanto o BRT segue livre com uma demanda que fica muito aquém.
Passageiros embarcando no BRT no Terminal de Pelópidas Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
No Norte/Sul a dependência dos convencionais é ainda maior. Menos de 12% dos passageiros são transportados dos 160 mil previstos no sistema. Já os ônibus convencionais que atendem atualmente 33 linhas transportam mais de 80% dos usuários da rede. A substituição dos ônibus convencionais pelo BRT ocorrerá aos pouco. “Nós dependemos da finalização das obras. O número de estações e terminais ainda é insuficiente para o BRT operar com uma demanda maior dentro do corredor”, explicou André Melibeu, gerente de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano.
Ônibus convencionais respodem por maior demanda no Norte/Sul Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Mesmo quando o sistema for concluído em maio de 2015, como está previsto, o Norte/Sul ainda manterá linhas convencionais. A razão é que faltam estações de BRT no trajeto entre Igarassu e Abreu e Lima, cada uma com apenas uma estação de BRT ao longo do corredor. Uma boa razão para a Secretaria das Cidades rever onde relocar as estações que foram suprimidas
Ônibus convencionais serão mantidos no corredor Norte/Sul, mesmo com o BRT Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
A entrada do Terminal de Igarassu, uma das pontas do corredor Norte/Sul , acumula uma fila de ônibus convencionais. Não há espaço para eles dentro do terminal, o que dirá do BRT. O terminal também está de fora da operação do BRT, que atualmente se inicia pelo Terminal de Pelópidas, em Paulista. Além da ampliação que não houve, a única estação de BRT do município localizada no distrito de Cruz de Rebouças só vai ficar pronta em 2015. Aos usuários de Igarassu foi disponilibilizado um ônibus novo, no mesmo modelo dos ônibus de BRT, que se encontra em teste, desde maio, mas não está incluído na operação do BRT e opera com cobrador.
Sem ampliação no Terminal de Igarassu, os ônibus fazem fila do lado de fora do terminal Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Em Camaragibe, uma das pontas do corredor Leste/Oeste, a situação é um pouco melhor. Embora o terminal não tenha sido ainda ampliado e grande parte dos ônibus convencionais usem o terreno da futura ampliação como estacionamento, o TI já recebe duas linhas de BRT, que não param em nenhuma das cinco estações prevista na Avenida Belmínio Correia, porque elas ainda não foram construídas, mas levam os usuários que usam o terminal até Recife. “As ampliações dos terminais de Igarassu, Camaragibe, PE-15 e Pelópidas foram incluídas no Pac das Grandes Cidades, explicou o secretário executivo de Mobilidade, Gustavo Gurgel. “É uma outra fonte de captação de recursos e nossa expectativa é que em 2015 as ampliações possam ser executadas”, revelou.
Nenhuma das cinco estações de BRT previstas para a Avenida Belmínio Correia, em Camaragibe foram construídas. Previsão em 2015. Foto Annaclarice Almeida DP/D.A.Press
Dentro da matriz de responsabilidade da Copa em Pernambuco, o ponto for a da curva parece ser a Via Mangue. A obra acabou sendo beneficiada com recursos do PAC Copa, mas na prática não trouxe influência direta para a mobilidade durante a Copa. Dos dois corredores de BRT, o mais significativo, sem dúvida, no trajeto para a Arena Pernambuco foi o corredor Leste/Oeste, mas não precisou de muito esforço e operou na Copa com apenas duas estações: Guararapes e Derby.
Obra da Via Mangue foi incluída no Pac Copa FotoDebora Rosa/Esp.DP/D.A.Press
Outras obras tiveram um impacto mais direto como a construção do Terminal Integrado Cosme Damião, que acabou sendo o principal acesso com o metrô como transporte de massa, mesmo com todos os problemas que foram registrados na Copa das Confederações e corrigidos a tempo para a Copa do Mundo. O ramal da Copa funcionou com uma das duas faixas previstas, mas foi importante para o acesso do BRT à Arena. Também deu conta do recado o Terminal Marítimo de Passageiros, que recebeu um público recorde de mexicanos e por fim a nova torre de controle do Aeroporto dos Guararapes, onde não foi registrado nenhum incidente.
Terminal Marítimo do Recife foi uma das sete obras da Matriz da Copa. Foto:  Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P
Saiba Mais

7 obras da Matriz de responsabilidade da Copa em PE

-Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife (concluído)
- Ramal Cidade da Copa ( Falta uma das duas faixas previstas)
- Corredor Norte-Sul (Faltam seis estações e o terminal da 4ª perimetral)
- Corredor Leste-Oeste (Faltam 12 estações previstas para 2015)
- Terminal Integrado de Passageiros Cosme e Damião (concluído)
- Via Mangue (Falta ser entregue a pista Leste/ sentido subúrbio/cidade)
- Torre de controle do Aeroporto Internacional dos Guararapes (entregue)

Legado dos corredores de transporte de BRT

Norte/Sul (pelo BRT)
2 linhas de BRT em operação
11,5% dos passageiros da demanda prevista de BRT
18 mil passageiros por dia
160 mil é a previsão com o sistema concluído

Norte/Sul (com ônibus convencionais)
33 linhas estão em operação
117 mil passageiros transportados por dia
84,7% a mais do sistema BRT até agora

Leste/Oeste
2 linhas em operação
23% dos passageiros transportados da demanda prevista de BRT
36,5 mil passageiros por dia
160 mil é a previsão com o sistema concluído

Leste/Oeste (com ônibus convencionais)
30 linhas
150 mil passageiros transportados por dia
75,7% a mais do sistema BRT até agora

Entenda o modelo de operação do sistema

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI PE-15
2 linhas de BRT
PE-15/ Dantas Barreto
Pelópidas/Dantas Barreto

6 linhas convencionais que passarão para BRT com o sistema concluído:
PE-15 /Prefeitura
Abreu e Lima/Dantas Barreto
Abreu e Lima/Prefeitura
Igarassu/Dantas Barreto
Igarassu/Prefeitura
Pelópidas/Conde da Boa Vista

Ônibus convencionais serão mantidos no corredor das linhas:
PE-15/Boa Viagem
PE-15/Afogados
TI Igarassu/Pelópidas
TI Abreu e Lima/Pelópidas
TI Pelópidas/PE-15
TI Pelópidas/TI Macaxeira (No futuro será BRT com a 4ª Perimetral)

Futuras linhas de BRT com o ramal Agamenon
Pelópidas/Conde da Boa Vista – convencional – ( passará a ser BRT)
PE-15/Joana Bezerra (passará a ser BRT )

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI Igarassu (futuro)
2 linhas de BRT
Igarassu/Prefeitura do Recife
Igarassu/Dantas Barreto

Ônibus convencionais
TI Igarassu/TI Pelópidas
TI Igarassu/TI Macaxeira

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI Abreu e Lima
2 linhas de BRT
TI Abreu e Lima/Prefeitura do Recife
TI Abreu e Lima/Dantas Barreto

Ônibus convencional
TI Abreu e Lima/TI Pelópidas

Operação do BRT no corredor Norte/Sul a partir do TI Pelópidas
2 linhas
TI Pelópidas/Prefeitura do Recife
TI Pelópidas/Dantas Barreto

Ônibus convencionais
33 linhas
205 veículos
117 mil passageiros
TI Pelópidas/Conde da Boa Vista (no futuro BRT com o ramal da Agamenon)
TI Pelópidas/Macaxeira ( no futuro BRT com o corredor da 4ª Perimetral)
TI Pelópidas/Joana Bezerra (no futuro BRT com o ramal da Agamenon)

Leste/Oeste

Operação do BRT no corredor Leste/Oeste a partir do TI Camaragibe
2 linhas de BRT em operação
Camaragibe/Derby (Será TI Joana Bezerra com o ramal Agamenon)
Camaragibe/Centro

Linhas convencionais que passarão para BRT com o sistema concluído
TI Caxangá/Centro
TI 4ª Perimetral/Centro
TI 4ª Perimetral/Joana Bezerra
TI 3ª Perimetral/Centro
TI 3ª Perimetral/Derby

Ônibus convencionais que trafegam na rede do Leste/Oeste
30 linhas
205 veículos convencionais
150 mil pessoas ainda são transportadas pelos convencionais

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Linha Sul - Mais uma pane deixa usuário do metrô do Recife nos trilhos.



Os usuários do metrô enfrentaram atrasos nas viagens na manhã desta sexta-feira. O transtorno foi causado por uma pane em um trem registrada nas proximidades da estação Joana Bezerra.

Pouco antes das 8h, o trem quebrou quando chegava à Estação Joana Bezerra vindo da Estação Recife. Os passageiros desceram e seguiram viagem a pé até a estação. Para evitar acidentes, o metrô teve que funcionar utilizando apenas um dos trilhos.

O problema aconteceu na Linha Sul do metrô, onde o tempo médio de espera,  geralmente de seis minutos, passou para 12 minutos. Na estação de Prazeres, os passageiros chegaram a esperar cerca de meia hora. 

O problema foi resolvido pouco depois das 8h, mas a circulação foi normalizada por volta das 8h20, após a liberação dos trilhos.

Marcopolo - GANHA PRÊMIO DE DINERS.



O ônibus Viale BRTconquistou o Brasil Design Award, na categoria Produto Transporte. O prêmio, promovido pela ABEDESIGN e pelo Centro Brasil Design, destaca os trabalhos brasileiros que acumularam neste ano o maior número de premiações de design nacionais e internacionais. No início do ano, o Viale BRT também foi reconhecido pelo prêmio internacional iF Product Design Award 2014.

confira as fotos:
bdabda2bda3bda5A noite de 1º de dezembro foi marcada pela celebração e valorização do design brasileiro. A cerimônia de entrega do Brasil Design Award (BDA) 2014 ocorreu no Istituto Europeo di Design, em São Paulo, e premiou os projetos e as empresas que mais receberam premiações durante o ano. Promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Design (Abedesign), em correalização com o Centro Brasil Design, a quarta edição do BDA teve 229 projetos, 67 finalistas eleitos e 22 premiados.
Este ano, o vencedor do Grand Prix foi o projeto de identidade visual D[iversidade] + D[esign] = B[ienal], criado pela Greco Design para IV Bienal Brasileira de Design. Já a Casa Rex ficou com o primeiro lugar da categoria de Escritório de Design do ano.
“Mais elaborado e estruturado, o prêmio dos prêmios do design brasileiro está digno da sua importância e marca o cenário positivo e de otimismo do setor. O BDA coloca em evidência, dentro e fora do país, profissionais que transformam seus potenciais criativos em soluções de design para o cotidiano das pessoas”, destaca André Poppovic, vice-presidente da ABEDESIGN e coordenador geral do prêmio.
O prêmio ainda reconheceu seis homenageados: Adélia Borges, como Jornalista do Ano; Arc Design, como Veículo de Design; BNDES, como Instituição de Apoio ao Design; Istituto Europeo di Design, como Instituição de Ensino de Design; Grendene, como Cliente do Ano; e Sergio Rodrigues, como primeiro a integrar o Hall da Fama.
Todos os indicados do Brasil Design Award foram selecionados a partir de seus desempenhos individuais nas principais premiações nacionais e internacionais do segmento, como Cannes, iF Design, El Ojo, LIA – London International Awards, Idea, Pentawards, Red Dot, D&AD, Idea, Museu da Casa Brasileira, Salão Design, IdeaBrasil, Wave Festival, Abre, Embalagem e Marca, Embanews e Colunistas.
Durante a quarta edição do Brasil Design Award, a ABEDESIGN e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveram os projetos Comprador e Imagem, que têm como objetivo trazer ao Brasil empresas e jornalistas internacionais de países que são mercado-alvo para verem de perto os atributos do design brasileiro, ampliando assim a base exportadora de serviços de design. Estiveram presentes os representantes colombianos da rede de supermercados Grupo Éxito e a empresa de produtos de limpeza, Dersa Detergentes Ltda. Para o Projeto Imagem estiveram presentes os profissionais da Revista América Economia, do Peru, e da publicação da Colômbia P&M – Publicidad & Mercado, revista especializada em propaganda e marketing.
“É um momento oportuno para evidenciar o design brasileiro ao mercado internacional”, menciona Anna Carolina Maccarone, gerente executiva da ABEDESIGN/Projeto Brasil Design.

Vencedores do Brasil Design Award 2014
Grand Pix
IV Bienal Brasileira de Design – Greco Design
Escritório de Design
Casa Rex
Produtos – Eletrônico
Fiat LiveStore Headset – Questto | Nó
Produtos – Transporte
Viale BRT – Design & Innovation / Center Marcopolo
Produtos – Casa
Tomadas e Interruptores Miluz Schneider Electric – Questto | Nó
Agreste – Salvatore Tiles & Tapetes (Designer: Vanessa Martins)
Produtos – Revestimento
Cocosbeton – Verdom Ind. e Com. Ltda.
Pétlas – Mosarte
Cobogó Atoll – Renata Rubim
Produtos – Móvel
Sistema Next – R4Design
Produtos – Bem-estar
Wingman – DI-Design Industrial Ltda.
Produtos – Iluminação
Flop – Iluminar (designer Francisco Terroba)
Fool – Lumini
Produtos – Urbano
Mobiliário Urbano da cidade de São Paulo caos estruturado – Indio da Costa A.U.D.T
Comunicação – Digital
O Alfabeto Sonoro – DM9SUL
Comunicação – Impresso
Clichês Brasileiros – Casa Rex
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quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Scania e Itaipu Binacional apresentam primeiro ônibus do Brasil abastecido com biometano

Empresas são parceiras na cooperação técnica para desenvolver e estimular uso veicular de gás produzido a partir de dejetos de aves; do Paraná, veículo segue para demonstrações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

Assessoria de Imprensa – Scania
Ônibus Scania movido a biometano é o primeiro no Brasil a utilizar o combustível.
Ônibus Scania movido a biometano é o primeiro no Brasil a utilizar o combustível.
Líder em transporte sustentável, a Scania colocou em circulação no País o primeiro ônibus movido a biometano da história da indústria de veículos comerciais. A iniciativa é fruto de parceria da fabricante sueca com a Itaipu Binacional, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) e a Granja Haacke, de Santa Helena (PR), responsável pelo fornecimento do biometano. Produzido a partir de dejetos de aves poedeiras, o gás é filtrado e envasado, antes de ser transportado para Foz do Iguaçu, primeira cidade onde o ônibus foi utilizado em demonstração.
“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6 e é considerado um dos mais modernos do transporte público do mundo, com motor dedicado ao uso tanto do com gás natural veicular (GNV) quanto do biometano como combustível. Ele emite 70% menos poluentes que um similar a diesel”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.
Depois de Itaipu, onde fez o transporte de funcionários e estudantes de 31 de outubro a 26 de novembro abastecido apenas com biometano, o ônibus seguirá para os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro para mostrar a aplicação da tecnologia tanto em rotas urbanas, quanto em fretamento e transporte intermunicipal.
“A partir do início de dezembro o veículo já começa a demonstração no Rio Grande do Sul. Estamos recebendo consultas de outras cidades interessadas em conhecer a tecnologia”, diz Munhoz. “O mais importante é perceber que ela é 100% viável para comercialização.”
Parceria – Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, que também preside a Associação Brasileira de Biogás, o objetivo da parceria é demonstrar a viabilidade da aplicação do biometano na mobilidade urbana, para que ele possa ser integrado à matriz de combustíveis do País. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com uma consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível.
“Estamos satisfeitos com os resultados que obtivemos na demonstração do ônibus da Scania em Itaipu. Ele superou nossas expectativas”, diz Bley. “Acreditamos na viabilidade do biometano e estamos iniciando um novo período na busca de alternativas mais sustentáveis ao meio ambiente.”
Munhoz conta que os 3 mil quilômetros que o ônibus percorreu dentro de Itaipu comprovaram os benefícios do uso do combustível renovável. “Em relação ao preço por quilometragem, o custo do biometano é menor em 56% ante um veículo similar a diesel”, revela. “Para a Scania, sustentabilidade significa a redução de emissão de CO2 por meio de inovação, comobilidade, treinamento de motoristas, manutenção preventiva e uso de combustíveis alternativos. Tudo isso resulta no aumento da rentabilidade de nossos clientes.”
Segundo Bley, a demonstração do ônibus da Scania em Itaipu provou que o biometano é o combustível ideal para promover a mobilidade sustentável. “A partir de um problema das cidades – a gestão de resíduos – encontra-se uma solução economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso país”, ressalta.
Tecnologia Scania – O ônibus Scania tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor Scania Euro 6 a gás permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com gás natural ou a combinação de ambos.
Antes de chegar ao Brasil, o ônibus Scania passou pelo México e pela Colômbia, sempre abastecido com GNV. Em Bogotá, foi testado em condições extremas: altitude elevada, baixa pressão atmosférica, tráfego pesado e ladeiras.
Responsável por conduzir o ônibus no giro pela América, Miguel Morales Gomes, master driver da Scania, disse que não notou diferença de desempenho do veículo abastecido com biometano ou com o GNV convencional, derivado do petróleo. “A diferença é zero tanto em topografias de subidas quanto de descidas. Foram feitos testes em diversas condições, justamente para provar que a performance desse ônibus Scania movido a biometano é ótima”, afirma.
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Sobre a Granja Haacke

A Granja Haacke é uma das unidades de demonstração de biogás do CIBiogás-ER. A propriedade tem 84 mil galinhas poedeiras e 750 bovinos de corte – que produzem 700 metros cúbicos de biometano por dia, com dejetos do plantel.
Cícero Bley lembra que Foz do Iguaçu está distante da rota que leva o gás trazido da Bolívia para o Brasil – ao contrário de capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, que hoje contam com postos de GNV. Por isso, o biometano para uso veicular seria a melhor solução para o oeste do Paraná.
Ainda segundo ele, o potencial de produção de biogás na região chega a 56 megawatts de potência, o que equivaleria a uma pequena central hidrelétrica (PCH) aplicada em mobilidade urbana. “Seria o suficiente para movimentar toda a frota do transporte público de nossa região”, salienta.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2013, pelo abastecimento de 17% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75% do Paraguai. Em 2013, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.630.035 megawatts-hora. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Sobre a Scania

A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 41.000 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa e América do Sul com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2013, as receitas totais da Scania alcançaram 86,8 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 6,2 bilhões de coroas suecas
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