Carros estão passando por cima da calçada Foto: Fernando da Hora/ JC Imagens
Um BRT (Bus Rapid Transit) está atravessado bloqueando os dois sentidos do Cais do Apolo, na altura do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no bairro do Recife, na noite desta segunda-feira (21).
Foto: Fernando da Hora/ JC Imagem
O veículo estava indo em direção à Prefeitura do Recife e precisou fazer um desvio por causa de um protesto que havia no local. Quando foi fazer o desvio empacou travando o trânsito da área.
O ritmo ainda é lento e o contrato firmado há quase dois anos acumula atrasos, inclusive com o descumprimento de cláusulas que previam o seu cancelamento. Mas devagar, bem devagar, o sistema de informação dos ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife, batizado com o nome pomposo de Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), começa a virar realidade e a chegar mais perto dos dois milhões de passageiros diários. Aproximadamente mil veículos estão com a operação acompanhada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) há 50 dias e ao menos um monitor da nova tecnologia começou a funcionar na estação Guararapes do BRT (Bus Rapid Transit), repassando a previsão de chegada de linhas.
“Nós tínhamos que disponibilizar alguns recursos para a empresa, que não conseguimos. O principal deles foi o fornecimento da tecnologia móvel para uso do GPS. Por isso a responsabilidade é nossa”
Fernando Guedes, do GRCT
É pouco e o retorno das informações ainda apresenta falhas, com um delay de mais de cinco minutos em algumas situações. A reportagem acompanhou de perto: enquanto o BRT já estava próximo à estação, o sistema acusava que ele chegaria em cinco minutos. Mas representa o recomeço de um processo caro e traumático para o transporte coletivo do Grande Recife. Depois do vexame de ter que suspender o contrato por falhas operacionais em 2012, o governo do Estado conseguiu realizar uma nova licitação e, em janeiro de 2014, assinou um contrato de cinco anos com a empresa espanhola Etra, a mesma que opera o monitoramento dos ônibus do Transmilenio, de Bogotá (Colômbia), que transporta 1,6 milhão de usuários por dia, referência mundial do setor. Empresas já monitoradas pela Etra, segundo o GRCT, são os Consórcios MobiBrasil e Conorte, além da Transcol e da Globo.
Muitas das exigências do contrato, entretanto, foram cumpridas fora do prazo e outras ainda aguardam serem atendidas. Entre elas, a apresentação de um projeto piloto demonstrando as funcionalidades do sistema em pelo menos 150 dos 3 mil ônibus em operação, que deveria estar funcionando até junho de 204. Mas que só ficou pronto, mesmo assim com ressalvas, em dezembro de 2014.
Mesmo assim, sem apresentar o piloto, a Etra recebeu a quantia referente a essa fase – 20% do valor do contrato. Outras falhas também foram verificadas. O contrato previa a implantação de 100% do sistema em até 21 meses após a assinatura. Sendo assim, o prazo venceria em outubro de 2015. Até agora, já foram pagos à Etra R$ 8 milhões, embora a população ainda não usufrua do sistema de informação implantado por ela. Foram R$ 6 milhões em 2014 e 1,9 milhão em 2015.
O Grande Recife Consórcio, gestor do sistema de transporte e responsável pelo contrato com a Etra, argumenta que a responsabilidade dos atrasos é do governo do Estado porque as falhas partiram dele. “Nós tínhamos que disponibilizar alguns recursos para a empresa, que não conseguimos. O principal deles foi o fornecimento da tecnologia móvel para uso do GPS. Por isso a responsabilidade é nossa. Mas esse ano conseguimos avançar bastante. Quando assumimos a gestão, em janeiro, apenas 150 ônibus estavam sendo monitorados. Agora são 1.500 (a reportagem não conseguiu confirmar esse número com as empresas citadas). E apostamos que até março estaremos com tudo funcionando. Recebemos a promessa da Telebrás de que ela irá disponibilizar as fibras óticas para que a informação do Simop possa chegar às estações de BRT e aos terminais”, aposta Fernando Guedes, diretor de tecnologia do GRCT.
Enquanto o Simop não vinga, os passageiros do sistema BRT vão utilizando as telas do CittaMobi, sistema semelhante de informação contratado pelos empresários de ônibus há mais de um ano. Em todas as estações do BRT há monitores informando a chegada e partida dos veículos. As falhas iniciais foram corrigidas.
Além da apresentação de três novos veículos, sendo um deles 100% elétrico e alimentado por bateria, o prefeito Haddad assinou portaria que determina que 30% das vagas nas companhias de transportes sejam preenchidas por mulheres
A Prefeitura de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (16), três novos ônibus articulados, equipados para trazer mais conforto aos usuários e preservar o meio ambiente. Um dos veículos é 100% elétrico, alimentado por bateria, e deve entrar em operação na cidade até o final de fevereiro de 2016. Durante a apresentação, o prefeito Fernando Haddad também assinou uma portaria que determina que 30% das vagas em empresas de ônibus da cidade sejam ocupadas por mulheres.
“O ônibus elétrico que está sendo testado em São Paulo é como uma alternativa ao diesel, que não gera poluição sonora nem atmosférica. Com todas as mudanças climáticas que estão acontecendo, precisamos diminuir a poluição atmosférica. Temos prazo até 2018 para dar fim aos ônibus poluentes”, afirmou Haddad.
Essa tecnologia está em teste na capital desde julho, quando começou a circular pelas ruas da zona leste um veículo 100% elétrico, com 12 metros de comprimento. O modelo apresentado nesta quarta tem 15 metros de extensão e carrega baterias armazenadas no assoalho, o que deixa o veículo mais confortável para os passageiros.
Segundo Haddad, os primeiros ônibus elétricos em teste na cidade são importados, mas logo os veículos passarão a ser produzidos em larga escala em uma fábrica em Campinas (SP). O secretário Jilmar Tatto (Transportes) acrescentou que a produção deve começar no primeiro semestre de 2016.
Outras tecnologiasJuntamente com o ônibus articulado 100% elétrico, o prefeito apresentou outros dois veículos equipados com novas tecnologias. Um deles traz na lateral painéis externos de cristal líquido (LCD), que exibirão informações, em tempo real, das próximas paradas, substituindo as antigas placas com roteiros das viagens. O outro também vem com painéis digitais, mas com lâmpadas de LED.
Os painéis externos dos novos ônibus articulados vão funcionar conectados ao GPS dos veículos. Quando o ônibus partir do terminal, os displays irão informando, ao longo do trajeto, os principais pontos de paradas e atualizando os dados à medida em que o coletivo se aproxima do ponto final.
Cada ônibus carregará dois painéis digitais, um de cada lado da lateral externa. Os dois primeiros veículos com essa tecnologia são articulados e pertencem à empresa Campo Belo, que deve coloca-los em operação ainda neste mês.
Desde o início deste ano, a cidade ganhou 354 ônibus com acesso à internet wi-fi e 510 carros com ar condicionado, novas catracas e câmeras de monitoramento.
Mais mulheres no transporteDurante a apresentação dos novos veículos articulados, na Estação de Transferência de Ônibus de Itaquera, na zona leste, o prefeito Haddad assinou a Portaria Interscretarial 002/15. A nova regra, expedida pelas secretarias de Transportes, de Políticas para as Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, determina que todas as operadoras de transporte público municipal reservem, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de trabalho para mulheres.
A partir de agora, as empresas, que transportam diariamente 10 milhões de passageiros, terão de realizar ampla divulgação das vagas para mulheres. Os 30% de reserva se referem à proporção de todo o quadro de funcionários da empresa, sem separação por função ou cargo.
Atualmente, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), dos 4.903 motoristas e cobradores de ônibus da capital, 8,7% são mulheres.
“As mulheres são muito bem-vindas ao transporte público. Elas são muito elogiadas, e uma das principais demandas do usuário é o melhor tratamento na condução dos veículos”, disse Haddad, informando que a decisão da Prefeitura de aumentar a presença feminina foi tomada com base em pesquisas em outras cidades no Exterior. Ele citou o exemplo de Boston, nos Estados Unidos, onde 100% da condução do transporte público é feito por mulheres.
Para Denise Motta Dau, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, a nova portaria é um passo importante para quebrar o preconceito, principalmente em atividades exercidas majoritariamente por homens.
“Há um preconceito grande quando a mulher dirige. Agora elas irão comprovar que são cuidadosas, competentes e que têm condições de assumir as funções de motoristas e cobradora”, diz a secretária.
CATEGORIA DECRETA ESTADO DE GREVE CONTRA O CENÁRIO CAÓTICO E OS DESMANDOS NA CBTU
Reunidos em assembleia na noite dessa quarta-feira(16) na Estação Central do Metrô do Recife, os metroviários de Pernambuco decidiram decretar ESTADO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO diante do cenário caótico que se apresenta para a categoria. A partir dessa decisão foi deliberado também pelo plenário que o Sindmetro/PE vai encaminhar documento oficial à Superintendência da CBTU no Recife propondo uma reunião de imediato para discutir em regime de urgência a grave crise que atinge a companhia e a posição da gestão da empresa diante desse quadro. A assembleia foi conduzida pelo presidente Diogo Morais com informes do companheiro Lenival Oliveira sobre a atuação do Sindmetro/PE no Conselho das Cidades e relatos sobre o processo de Estadualização do Metrô de Belo Horizonte a partir da participação de Lenival e Eraldo Nogueira no Congresso da Categoria Metroviária em Belo Horizonte. A assembleia de hoje contou com a presença de representante do Ministério Público Estadual e da Federação de Usuários de Transportes Públicos de Pernambuco que conclamaram a categoria a se aproximar dos movimentos sociais e comunidades lindeiras mantendo a política de diálogo com os usuários do sistema. Os companheiros que fizeram uso das inscrições para falar ao plenário reafirmaram a necessidade de se investir na unidade da categoria e apoiaram as propostas de diálogo com os movimentos sociais e comunidade. Foi deliberado ainda pela assembleia a criação, sob a coordenação do Sindmetro/PE, de um fórum permanente em defesa do metrô do Recife na forma de um coletivo congregando movimentos sociais e políticos, comunidade e categoria. A posição da catgroria definida hoje em assembleia também reflete a repercussão dos depoimentos do Presidente da CBTU sobre a falta de recursos da companhia nem alguns veículos de mídia nessa terça-feira(15).
CAOS A VISTA NA SEMANA DE NATAL PRA O METRÔ DO RECIFE
Na semana de Natal, e com a população em clima de festividades, o GRCT dar de presente aos seus usuários,como presente de Natal, uma divida de 48 milhões a CBTU ( Metrorec) e com isso a Celpe entregará o aviso de corte já cortando , sua energia elétrica de tração. Vergonha de Pernambuco e Governo que por sua vez nem se pronuncia, e nem faz nada.
Não é greve e sim, é a CELPE cortando a energia do Metrorec, será mais de 1 milhão de pessoas nas compras e se virando com o que tem, pra hoje.
Duas empresas que vai fazer a sua parte, neste natal e fim de ano.
O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marco Antônio Fireman, falou na tarde desta terça-feira (15/12) sobre o momento difícil que o sistema vive, inclusive com a possibilidade de paralisação parcial por causa das dívidas com a conta de luz. As dificuldades financeiras são acentuadas no Recife, pois o Consórcio Grande Recife não está repassando os recursos das passagens das integrações. O metrô vive do subsídio do governo federal, que banca 70% de suas despesas. A receita própria cobre apenas 30% dos custos.
“O Consórcio Grande Recife não vem repassando para a CBTU os recursos da passagem que tem integração entre ônibus e metrô. Esse passivo de débito já está acumulado em R$ 48 milhões. São mais de R$ 2 milhões por mês que ficam retidos”, denunciou o presidente. “Esse recurso é nosso. Os passageiros pagam pela passagem e esse recurso não é repassado para a CBTU”, acrescentou. Com a palavra o Grande Recife Consórcio de Transporte.
De acordo com o presidente, esses atrasos estão comprometendo o funcionamento do metrô. “Isso está comprometendo a manutenção dos trens e o pagamento de energia elétrica. A Celpe está ameaçando cortar, agora no mês de dezembro, a energia elétrica de tração dos trens”, disse, apontando ainda que a situação está chegando no limite. “Estamos tentando negociar e encontrar uma forma de resolver essa situação junto ao Consórcio, mas não temos tido o retorno positivo”, afirmou o presidente. “A CBTU não tem condições financeiras por que essa receita de bilheteria é que faz a manutenção dos trens, que paga energia, segurança, limpeza e faz toda parte de custeio da operação do metrô”.
Segundo o presidente, o Grande Recife alega dificuldades financeiras como motivo para o atraso. “As empresas de ônibus não têm recebido o subsídio do governo, aí elas vendem a passagem e não pagam ao Consórcio, que não repassa para a CBTU”, reclamou Marco Fireman, dizendo que a companhia é quem está sendo prejudicada.
A passagem da integração está no valor de R$ 1,60, dos quais R$ 0,60 ficam com a CBTU. O resto é devolvido para as empresas de ônibus. O sistema do Recife conta com 26 trens transportando cerca de 400 mil passageiros por dia, segundo Fireman. “A gente não pode, numa situação dessa, deixar de funcionar por que não está sendo repassado o que é de direito nosso. Nós não estamos movendo uma ação para tirar um benefício do sistema de ônibus, mas nós temos direito a uma parte das passagens”.
O presidente da CBTU já adiantou que na próxima semana o sistema deve enfrentar problemas. “Se a Celpe cortar a energia ou se a gente não receber nada do consórcio deve parar por falta de energia”, explicou, dizendo ainda que a companhia está tentando um acordo com a Celpe.
FONTE : RÁDIO JORNAL RECIFE retirado do Blog De Olho no Trãnsito com Roberta Soares.
A partir de janeiro, painéis das 61 estações vão disponibilizar trajetos e horários dos ônibus
Cabos de fibra óptica instalados ao longo dos corredores possibilitarão o serviço
A partir do ano que vem os usuários que utilizam os corredores Norte/Sul e Leste/Oeste do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) poderão acompanhar em tempo real o intervalo entre viagens, localização e até a velocidade dos veículos. Isso porque o Grande Recife Consórcio de Transporte firmará um convênio com a Telebras para a instalação de fibras ópticas nas 61 estações em ativa do modal.
A parceria foi confirmada pelo presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo, em reunião com deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar de Transporte Público da Assembleia Legislativa do Estado (Alepe), na tarde de ontem. O contrato não terá custo para o Governo do Estado. E a previsão é de que a execução para a implantação total da rede de fibra óptica ocorra em até 120 dias após a assinatura do termo.
Com a instalação desses equipamentos, o usuário poderá acompanhar em tempo real a posição, localização, velocidade, tempo de viagem e intervalo dos veículos - tudo isso online nos painéis de cada plataforma. Além disso, a Central de Monitoramento e Operação (CMO) do Grande Recife terá o controle de abertura e fechamento das portas, catracas e o funcionamento do ar-condicionado de cada estação de BRT. O convênio ainda estuda o projeto de fornecer dados online por meio de aplicativos em dispositivos móveis.
“O Grande Recife disponibilizará os dutos dos corredores para a Telebras passar fibras ópticas. Assim, eles permitirão a nós o acesso desses equipamentos para que possamos utilizar na operação desses modais. Com a rede de fibra, haverá a interligação em tempo real das estações de BRT com a nossa central de monitoramento”, informou Papaléo.
Ainda segundo o gestor, a implantação da rede de informação trará mais segurança nas estações, já que as imagens das câmeras de videomonitoramento das plataformas serão compartilhadas com o consórcio.
Após atrasos, prazos para entrega dos TIs
Em meio a atrasos para conclusão de reformas e entrega de novos Terminais Integrados (TI’s) na Região Metropolitana do Recife (RMR), ontem, no encontro com os deputados, o diretor de Operações do Grande Recife Consórcio de Transporte, André Melibeu, informou novas datas para a entrega desses equipamentos. Segundo ele, a Secretaria das Cidades (Secid) pretende primeiro ativar a operação do TI Abreu e Lima, na Região Norte do Grande Recife, no próximo mês. Em seguida, no mês de fevereiro, o TI Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, será entregue para os usuários. Já em março, segundo Melibeu, haverá a conclusão das obras de requalificação do TI Joana Bezerra, na área Central do Recife, e a construção do TI Santa Luzia, na Zona Oeste da Capital. #O TI Sta Luzia já esta proto a quase 1 ano.
Além disso, o presidente do Grande Recife, Francisco Papaléo, informou que até o fim do primeiro semestre de 2016, o consórcio finalizará o processo de licitação para retomar as obras de estações de BRT, situadas nas regiões da Boa Vista, Caxangá, Benfica e Olinda - que estão paralisadas desde a interrupção dos trabalhos da Construtora Mendes Júnior, por conta de envolvimento no escândalo de corrupção da Lava Jato.
Resume-se em desordem e despreparo de funcionários e de desorganização da Urbana Pe e o consorcio Grande Recife, diferente dos anos anteriores, onde as empresas Globo, Pedrosa e Transcol( hoje Cons. Capibaribe). Recebia o apoio da SJT ,que este ano foi resolvido não solicitar os articulados da SJT, mas o Blog sabendo disso, foi até ao TI Macaxeira e escondido filmou algumas, situações de Caos que foi a tarde , deste dia 08/12/15. Desculpem pelas imagens, um pouco ruins , pois tive que filmar escondido,e mesmo assim fui abordado pelo Srº Napoleão que identificado com cracha e farda, mim abordou e perguntou se eu estava filmando e pediu pra apresentar a autorização.Mesmo assim filmei com o meu cell e fui logo, postando no Canal deste Blog.
filas gigantes e pateo cheios de ônibus.
Frota nova do consorcio Grande Recife, carros de boa qualidade com ar, vidros e travas eletricas,modelo Uno WAY 1.4 EVO completo, com airbarg e ABS e EBD, custa e Ônibus cheios e o Usuário no calor, do seu dia- a - Dia.
Assista logo abaixo :
fonte: Blog Grande Recife Mobilidade Pernambuco com Jailson Silva.(texto e vídeos)
LINHA 216 – TI BARRO/TI CAJUEIRO SECO PASSA A OPERAR MAIS CEDO
A linha 216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco terá a primeira viagem antecipada das 5h para às 4h30, a partir desta quarta-feira(9). A ação foi realizada pelo Grande Recife para atender a solicitação dos usuários.
É importante lembrar aos usuários que a medida será apenas para os dias úteis. Para mais informações, dúvidas e/ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
Sistema deixaria de funcionar às 13h do sábado e voltaria apenas na segunda-feira
Sábados e domingos sem metrô na Região Metropolitana. O que parece impensável para qualquer sistema de transporte de massa pode acontecer já no próximo ano, como mais um dos efeitos da crise que assola o País. A redução do atendimento pode estar entre medidas drásticas que virão a ser tomadas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) mediante uma previsão de corte no orçamento, que pode chegar a 10%. Ainda não está claro o impacto da perda de R$ 1,6 bilhão sofrida pelo Ministério das Cidades, como anunciado na semana passada pelo Governo Federal. Enquanto isso, outros setores da empresa já vêm sendo afetados. Ontem, funcionários terceirizados paralisaram os serviços por falta de pagamento.
As mudanças no atendimento estariam sendo cogitadas para reduzir gastos. O sistema deixaria de funcionar às 13h do sábado, quando há uma média de 140 mil usuários, e durante todo o domingo, dia em que cerca de 100 mil pessoas são atendidas. Nos dias úteis, quando há o transporte de 400 mil passageiros, o serviço não seria afetado. O assunto já vem sendo tratado em reuniões com o Ministério Público Estadual. Nesta semana, o Sindicato dos Metroviários pretende alertar a população sobre a possibilidade. “Fomos a Brasília e é preocupante. O Ministério ao qual a empresa é vinculada foi um dos mais afetados e não há indicativo de reverter os efeitos disso”, diz o presidente do Sindmetro, Diogo Morais.
Os anos anteriores à Copa do Mundo foram de investimentos. Além da conclusão da Linha Sul, 15 novos trens foram adquiridos, a um custo total de R$ 196 milhões. Mas, após o mundial, houve um corte de 20%, conforme a própria CBTU. Era questão de tempo para os problemas aparecerem. A contratação de mais funcionários por meio do concurso de 2014, inclusive de profissionais de segurança, foi comprometida, além da manutenção. “Temos peças sendo aproveitadas de trens novos que estão parados”, critica Morais. “Não sabemos até onde vai chegar. Reduzindo o atendimento e com falhas constantes, o sistema pode perder importância. E como fica a demanda rodoviária, que funciona integrada?”, indaga o representante.
A presidente da Federação dos Usuários dos Transportes Públicos, Renilda Acioli, também expressa preocupação. “Sabemos da posição da superintendência no Recife, que vem perdendo recursos. É um problema a se resolver na sede, no Rio, mas o usuário não pode pagar essa conta”, declara Renilda.
Em nota, a CBTU garantiu que “não há ainda qualquer definição sobre a paralisação nos sábados e domingos em 2016”, mas que “há a previsão de corte para o orçamento” no próximo ano, o que, “caso confirmado, imporá a necessidade da adoção de medidas drásticas para possibilitar o atendimento da população”. No que tange à natureza dessas intervenções, entretanto, ainda não houve qualquer decisão tomada, conforme o órgão.
fonte: CBTU
retirado da Folha PE com Arthur Mota/Folha de Pernambuco
Nesta terça-feira (8), dia de Nossa Senhora da Conceição, os moradores do município de Moreno farão uma procissão, das 15h às 20h30 em comemoração ao dia da santa. Devido à festividade, o Grande Recife alterou a operação de algumas linhas que circulam pela cidade.
A 208 - Nossa Senhora da Conceição/Jaboatão terá seu terminal remanejado da Rua Capitão Calixto para a Av. Cleto Campelo, próximo à entrada da antiga Maternidade Armindo Moura. Já as linhas 201 – Moreno/Jaboatão e a 290 – Bonança/Jaboatão farão seus trajetos pela BR-232.
A linha 049 – TI TIP/Moreno (BR-232), também terá seu terminal remanejado da Rua Capitão Calixto para a Rua Dr. Sofrônio Portela, no mesmo local onde opera normalmente o terminal da linha 201. Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. fonte:
Passageiros que precisaram se deslocar até Igarassu através de BRTs estão amedrontados. Os ônibus não estão parando nas estações de Olinda, por exemplo, porque grupos de galeras estão tentando parar os coletivos para fazer assaltos. Em frente ao quartel da cidade olindense, há uma aglomeração de jovens, sem camisa, causando terror a quem passa. Outro ponto vulnerável fica em frente ao Atacadão dos Presentes e, de acordo com relatos de passageiros, alguns ônibus de BRTs foram danificados.
No bairro do Arruda, no Recife, integrantes da Inferno Coral promoveram baderna na rua onde fica a sede da organizada. Segundo relato de moradores, houve até tiros. Segundo informações do 13º, o tumulto foi controlado e teria acontecido durante uma festa promovida pela torcida organizada. Mas a equipe de reportagem do Diario foi ao local confirmar e constatou que ainda havia um ônibus com integrantes da Inferno e muitas pessoas na rua, algumas segurando pedaços de madeira. Os repórteres foram ameaçados e obrigados a sair do local sem maiores informações.
Os confrontos aconteceram após o jogo do Sport contra a Ponte Preta, que se realizou em São Paulo.
Fonte DP com Com informações de Max Felipe e Isabelle Barros
Esse ônibus (Rio Doce/CDU), de tão cheio, não conseguiu subir a Ponte da Torre, deixando atrás de si, dentre outras coisas, um rastro de engarrafamento, muitas buzinas de motoristas impacientes e um grupo de orientadores de trânsito para acalmá-los.
Os passageiros, que desembarcar para diminuir o peso, comemoraram com palmes e gritinhos quando, vazio, o ônibus conseguiu seguir caminho.
A briga agora era pra "resgatar o lugar sentado", pote de ouro de quem vai ficar algumas horas até o destino final preso no trânsito.
O Prefeito fo Recife, que mora numas das torres ao fundo da foto, não apareceu. FONTE TEXTO: Guilherme Ataide Jordão Nota da Mobibrasil: Problema mecânico A empresa de ônibus informou, através de nota oficial, que a frota da linha tem idade media de 4 anos e que o episódio foi occasional, provocado por um problema no sensor elétrico que controla a rotação do motor e em consequência a força. "O motorista ao perceber o carro sem força solicitou ao passageiros que descessem do veículo, ligou para a manutenção da empresa que o orientou sobre como proceder para destravar o sensor. Após o sucesso da manobra, o motorista solicitou o embarque dos passageiros e seguiu viagem", esclareceu no documento.
A empresa Lobo de Transportes que opera no transporte municipal de Juazeiro do Norte, está sob nova administração e adquiriu o primeiro ônibus do tipo "articulado" da cidade.
O veículo possui o chassi Volkswagen 17-210 EOD e foi comprado de uma empresa pernambucana, chamada Metropolitana, que possui sede em Jaboatão dos Guararapes. O ônibus ostentava o prefixo 111, e ao ser vendido para a Lobo Transportes, levou consigo o vermelho adotado na região perimetral do SEI-Sistema Estrutural Integrado da cidade, cujo as linhas cruzam grandes corredores sem passar pelo centro da cidade.
Mesmo com ruas muito estreitas, a empresa experimentou a compra do ônibus usado, e a noticia está mexendo com os usuários daquela região. Um vídeo foi postado nas redes sociais do veículo em operação, confira:
Três ônibus colidiram na tarde desta quinta-feira (3), na Avenida Conde da Boa Vista, na área central do Recife. De acordo com o Corpo de Bombeiros, dez pessoas ficaram feridas.
O engavetamento aconteceu pouco depois do cruzamento entre a Conde da Boa Vista e a Rua do Hospício, em direção ao Derby, por volta das 16h. Um ônibus da linha 423-Engenho do Meio, operado pela CRT, parou e, atrás dele, bateram um da 315-Bongi, da Empresa Metropolitana, que teve o vidro dianteiro danificado, e um da Borborema que faz a linha 346-TI TIP/Cde. da Boa Vista.
Engavetamento envolveu três veículosFoto: Rafael Paranhos/NE10
Das dez vítimas, oito tiveram apenas escoriações. Duas estão com suspeita de trauma na coluna, mas o estado delas não é considerado grave pelo Corpo de Bombeiros. Todos os feridos foram levados para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) não informou o que provocou o acidente. Como a câmera de monitoramento no local geralmente fica posicionada para gravar o que acontece no sentido contrário da via, não captou o momento da colisão.
A faixa para os carros está bloqueada e apenas uma de ônibus está liberada. O trânsito está lento, mas não foram feitos desvios no tráfego.
Conforto, Agilidade e ar condicionado são ingredientes suficientes para atrair usuários para este modal que cresce a cada ano na Região Metropolitana do Recife.
Este tipo de transporte tem uma tarifa diferenciada que mesmo sendo um pouco mais cara, agrada e muito os usuários que usufruem do serviço.
Esse tipo de serviço já é oferecido em várias cidades brasileiras e tem como desafio atrair usuários que fugiram do sistema comum tirando-os dos seus carros e consequentemente melhorando a mobilidade, pois para muitos, só um modal diferenciado faz deixar seus carros em casa.
Hoje, o STPP (Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) conta com 07 linhas opcionais: 214 ( UR-02 Ibura Opcional), 064 (Piedade Opcional) recém implantadas e 072 (Candeias Opcional), 042 (Aeroporto Opcional), a 195 (Porto de Galinhas-Recife), a 053 (RioMar Shopping Opcional) e a mais recente, a 518 (Apipucos-RioMar Opcional).
No Brasil, essas linhas são conhecidas como executivas e tarem muitas pessoas que deixaram seus carros nas garagens, pois tem que ter um serviço quase compatível para atingir este público alvo.
Em São Paulo, existem algumas linhas executivas da EMTU que custam até R$ 33 que ligam o Aeroporto até Guarulhos.
Em Fortaleza, esses serviços são conhecidos como Ônibus Frescão e no Rio, com este mesmo nome, a menor tarifa custa em torno de R$ 9.
Em Salvador, em breve poderão acessar internet Wi-Fi nos veículos que fazem o transporte público executivo, além de escapar do calor da capital baiana durante as viagens nos coletivos com ar-condicionado.
O fato é que estas linhas opcionais vem ajudando e muito o sistema de transporte coletivo da cidade, que passa por muitas dificuldades em relação a conclusão do sistema BRT implantado, mas, que falta ainda muito para ser concluído e ajustado.
Estação Benfica é uma das que ainda não foram concluídas. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem
Primeiro trimestre de 2017. Essa é a nova data de conclusão do Corredor de BRT Leste-Oeste, os 16 quilômetros de faixa exclusiva que ligam o Centro do Recife ao Terminal Integrado de Camaragibe, na Zona Oeste da Região Metropolitana. A previsão – bem realista, vale ressaltar – é do governo de Pernambuco, apostando que, até lá, terá conseguido retomar as obras do corredor, paralisadas há um ano, após dimensionar o custo para a finalização e o prejuízo para recuperar o que está parado, sob sol e chuva.
O Corredor Leste-Oeste está com mais de 80% das obras finalizadas, operando com 15 das 26 estações previstas, 45 dos 100 BRTs que deveriam rodar, e transportando pouco mais de 30% da demanda estimada. Era uma obra com valor inicial de R$ 145,4 milhões, mas que devido aos aditamentos de contrato subiu para R$ 168,7 milhões. E, desse total, 81% (R$ 136,5 milhões) já foram gastos. O problema é que a Secretaria das Cidades passou o ano de 2015 tentando retomar a construção, abandonada pela Construtora Mendes Júnior sob alegação de falência após ser envolvida na Operação Lava Jato.
“Conseguimos, com muito esforço, escolher a empresa que está calculando o custo para finalizar o corredor. Foram três licitações frustradas para, só então, na quarta tentativa, aparecer a Policonsult. Eles teriam até março para concluir o levantamento, mas estamos correndo para que ainda em dezembro apresentem, pelo menos, o custo remanescente dos Terminais Integrados da III e IV Perimetrais. Assim, poderemos lançar, ainda em janeiro, a licitação para a retomada das obras dos TIs”, explica o secretário-executivo de obras da Secretária das Cidades, Leonardo Cabral.
A licitação do restante das obras, entretanto, só ganharia as ruas em fevereiro. Com sorte. Nesse pacote estão incluídas as seis estações da Avenida Conde da Boa Vista, as finalizações do Túnel da Abolição e a construção da praça sobre ele, além da conclusão das estações Abolição, Benfica, elevada do Bom Pastor e o alargamento da área do Derby, que permitirá aos BRTs fazerem ultrapassagens. A retomada dos trabalhos está prevista para acontecer somente no meio do ano.
“O governo do Estado já deixou claro que a conclusão do corredor é prioridade e estamos correndo para isso. Mas é necessário o tempo de conclusão, por isso trabalhamos com 2017 para o Leste-Oeste estar 100% pronto”, diz. A estimativa é que, para finalizar o corredor, sejam necessários R$ 31 milhões. “Também estamos levantando o custo do que foi perdido e estragado com as obras paradas. E esse valor será cobrado judicialmente da Construtora Mendes Júnior. Ela terá que pagar por todas essas perdas”, enfatizou o secretário.
Os TIs da III e IV Perimetrais estão com 90% das obras concluídas, mas se deteriorando pelo abandono. Com o início do funcionamento das unidades será possível colocar mais veículos BRTs para operar e eliminar a maioria das linhas comuns que hoje circulam na Avenida Caxangá e sofrem com o trânsito por estarem misturadas aos automóveis.