Publicação: 16/04/2013 07:26 Atualização: 16/04/2013 09:08
O Grande Recife Consórcio de Transporte receberá propostas das empresas que pretendem operar o sistema de ônibus pelos próximos 15 anos. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press/Arquivo |
As linhas serão licitadas em sete lotes: Domingos Ferreira/BR-101, Mascarenhas de Moraes, Belmino Correia (Camaragibe), José Rufino/Abdias de Carvalho, Rosa e Silva, BR-101/PE-15 e Beberibe/Presidente Kennedy. Cada um não terá mais de 20% das 391 linhas e nenhuma empresa ou consórcio poderá explorar mais de um lote. O edital foi lançado em janeiro. “A finalidade é que o estado contrate a melhor proposta técnica e financeira”, disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.
Após a assinatura do contrato em agosto, as empresas terão seis meses para iniciar a operação. “É uma concorrência complexa, porque o sistema está mudando, mas a expectativa é de que até o fim do ano a gente tenha novas empresas na rua”, informou o presidente do Grande Recife, Nelson Menezes.
Pela primeira vez, o usuário dará uma nota sobre o tipo de serviço que usa todos os dias. A opinião do passageiro terá peso 3,5 na avaliação semestral que medirá o desempenho das empresas. Os outros critérios são confiabilidade (peso 3), segurança (peso 2) e adequabilidade (peso 1,5). Com nota menor ou igual a 5, a empresa poderá perder o direito de operar.
Os indicadores de qualidade, definidos no edital, levam em conta o cumprimento das viagens, a duração dos intervalos, o índice de quebra dos ônibus e a satisfação do usuário. A remuneração mensal paga pelo Grande Recife às empresas ou aos consórcios irá depender de uma avaliação mensal que medirá os indicadores.
A licitação
A frota atual
385 linhas
2.456 ônibus convencionais
214 ônibus articulados
21 opcionais
2.691 ônibus + 5% de reserva técnica
2 milhões de passageiros por dia
A frota com a licitação
391 linhas
1696 convencionais
31 opcionais
489 articulados
136 leves
221 modelo BRT
71 alongados
2.644 ônibus será a frota após a licitação + 5% de reserva técnica
O que vai mudar com a licitação
- Refrigeração da frota do SEI até junho de 2014
- Regrigeração de toda a frota até 2020
- Câmbio automático dos ônibus do SEI até junho de 2014
- Câmbio automático de toda a frota até 2020
- 3,5 anos é a idade máxima para a renovação dos ônibus convencionais
- 5 anos é a idade máxima para renovação dos ônibus articulados (sanfona)
Indicadores de qualidade
- Cumprimento das viagens
- Cumprimento dos intervalos
- Índice de quebra
- Índice de satisfação do cliente
Distribuição das linhas em 7 lotes
Lote 1 - Corredor da Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
Frota: 429
Linhas: 55
Lote 2 - Corredor da Avenida Mascarenhas de Moraes
Frota: 351
Linhas: 52
Lote 3 - Corredor José Rufino e Abdias de Carvalho
Frota: 406
Linhas: 71
Lote 4 - Corredor da Avenida Belmiro Correia (Camaragibe)
Frota: 243
Linhas: 37
Lote 5 - Corredor das avenidas Rosa e Silva, Rui Barboda e Avenida Norte
Frota: 351
Linhas: 43
Lote 6 - Corredor das avenidas Beberibe e Presidente Kennedy
Frota: 366
Linhas: 56
Lote 7- Corredor da BR-101/PE-15 (Nrte/Sul) e corredor PE-01 (Olinda)
Frota: 498
Linhas: 77
20% é o limite das linhas por lote. Cada empresa ou consórcio só pode ter um lote
Renúncia fiscal
R$ 41 milhões em ICMS sobre combustível e dos veículos
R$ 11 milhões em ISS dos municípios consorciados: Recife e Olinda
Prazos
15 anos é o tempo de duração dos contratos
Renovável por mais 5 anos
1 mês é o tempo que devem durar as análises das propostas
Em agosto devem ser assinados os contratos com as empresas vencedoras
6 meses (3 meses renováveis por mais 3) é o tempo para o início da operação, após a assinatura dos convênios
O Terminal Integrado Tancredo Neves
- Às 5h de sábado o terminal começa a funcionar
- R$ 8,6 milhões investidos
- 12 meses de obras
- 64 mil usuários beneficiados diretamente
- 20 localidades atendidas (Recife e Jaboatão)
- 25 linhas de ônibus e 1 de metrô circularão pelo terminal
- 196 ônibus
- 2.109 viagens por dia
- 3,2 mil metros quadrados de área construída
- 14 mil metros quadrados de terreno
Fonte: Grande Recife Consórcio de Transportes e Secretaria das Cidades.
é válida essa estratégia do Grande Recife.uma bola dentro deles.pois do jeito como está,não dá mais! e por mais q a gente critique o Nelsom Menezes,ele falou algo certo.105 ônibus a menos no centro do Recife.vai melhorar e muito a circulação na Conde Da Boa Vista.isso mostra como a antiga EMTU-RECIFE,não tinha muita visão de futuro ao"entupir"a Av.Conde da Boa Vista!
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