terça-feira, 16 de abril de 2013

GRANDE RECIFE - EMPRESAS DE ÔNIBUS PERNAMBUCANAS BOICOTARAM A LICITAÇÃO... CABE O NOSSO GOVERNADOR ESTATIZAR ESSE SISTEMA PARA CONTROLE DA ESTADO.

Empresários ignoram licitação das linhas de ônibus do Grande Recife

Publicado em 16/04/2013, Às 12:56


 
O transporte público de qualidade operado por ônibus sofre mais um baque.  Agora pela manhã deu vazia a primeira etapa da licitação das linhas de ônibus em operação na Região Metropolitana do Recife, um contrato de R$ 15 bilhões, discutida pelo governo de Pernambuco há mais de dez anos e em processo de ser viabilizada há mais de cinco. “Dar vazia” é um expressão usada tecnicamente para informar que ninguém se interessou em apresentar propostas para concorrer à prestação do serviço de transporte da RMR, uma operação estimada em R$ 60 milhões por mês.
Não só os empresários pernambucanos que operam o setor atualmente deixaram de participar, mas também os nacionais e até internacionais, já que a concorrência pública é aberta para o mundo. Nos bastidores, comenta-se que ninguém compareceu porque as exigências e critérios da licitação eram muitas, sem o retorno financeiro que equilibrasse a conta. A informação é de que os 7 lotes previstos eram deficitários. Ou seja, do jeito que está no edital, seria um negócio deficitário – a receita não cobriria os custos.
Na audiência pública realizada pelo governo do Estado para discutir a proposta,  ano passado, os empresários do setor, alguns técnicos e representantes da população deixaram claro que existiam falhas no processo porque havia muitas exigências e pouca perspectiva de retorno finaceiro. Por isso ninguém compareceu. Os empresários do setor não falam, mas especula-se que houve um movimento orquestrado para boicotar o processo. O sinal de alerta fica por conta da ausência dos possíveis concorrentes nacionais e internacionais.
A Secretaria das Cidades e o Grande Recife Consórcio de Transportes ainda não se pronunciaram, mas deverão fazê-lo até  o fim do dia. O Urbana-PE, sindicato do setor, também não, alegando que o tema diz respeito a uma relação particular das empresas.
ENTENDA O PROCESSO
A licitação das linhas de ônibus é prevista na Lei 8.666, de 1993, na qual é determinado que qualquer serviço público só pode ser prestado mediante concorrência pública. Desde a primeira gestão do governador Jarbas Vasconcelos (1999/2000) que o processo é estudado e prometido.
As exigências do governo são muitas exatamente para garantir um salto de qualidade no sistema. O problema é que o governador Eduardo Campos exige que não haja aumento das passagens e, sem um subsídio direto – como acontece no mundo inteiro – o serviço não conseguiria ter a qualidade desejada se pagando apenas com a receita do sistema.
Pelos prazos oficiais anunciados em março de2012, até junho de 2014 toda a frota do SEI – atualmente com 900 veículos – estaria equipada com ar-condicionado e o restante dos coletivos (2.100) ficaria nas mesmas condições em sete anos.  A rede de transporte seria dividida em sete lotes, agrupados por corredores de ônibus. Os contratos de concessão seriam de 15 anos, renováveis por mais cinco.
CONHEÇA A PROPOSTA DE LICITAÇÃO APRESENTADA PELO GOVERNO:

Postado por Roberta Soares

9 comentários:

  1. queres q eu seja sincero?CERTÍSSIMOS os empresários,técnicos e população!muita exigencia para pouco ou nenhum retorno!

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  2. Ora ..ora....mais ai em Recife também?????.......e eu aqui achando que Salvador era o ultimo lugar do Éden rodoviarista onde "donos de ônibus" detestam licitação ( aqui nunca tivemos nenhuma desde a época da extinção dos bondes) mandam e desmandam no transporte público,(clandestino) não pagam impostos nem multas de transito e por falha de operação e ainda de quebra,quebraram o Fundtrans e o Compulsório....Ahhhhhhhhhh...mamar na vaca é muito bom.........

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  3. Olha o BRT na garagem da Itamaracá Transportes (foto do Facebook da empresa):

    https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/644573_584627188229062_511734470_n.jpg

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  4. Oi, alguém poderia responder, as linhas para Rio Doce do TI Xambá serão radiais, perimetrais, interterminais, ou nas cores padrão da empresa?

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  5. Júlio Neto Ferreira: serão padrão e interterminal. como a caxangá não pintou os ônibus na cor certa,serão padrão!

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  6. A Rodoviária Caxangá pode trazer ou vai trazer esses Comil?


    http://onibusbrasil.com/foto/1741152/empresa

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    1. seria bom mesmo q a Caxangá trouxesse esses comil,menos os curtinhos Caro Julio Neto Ferreira!

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  7. caxanga acaba de comprar 55 onibus novos todos na cores do sei e tem alguns no padrao sei inteterminal deve ser ti xanba ti pe 15 rio doce e 5 articulados

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