Durante a última semana, o jornal O Globo, no Rio de Janeiro, listou o balanço das obras de mobilidades nas cidades sede da Copa do Mundo de 2014. A um ano da estreia, as únicas já concluídas são os seis estádios onde haverá jogos da Copa das Confederações.
Das intervenções anunciadas para melhorar a mobilidade urbana e os aeroportos das 12 cidades-sede da Copa, nenhuma está pronta. Entre os quatro estados nordestinos que sediarão jogos em 2014 – Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Ceará –, Recife foi classificada como a pior no quesito mobilidade.
Veja:
BAHIA
Em Salvador, a ampliação do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que vai custar R$ 45 milhões, deveria estar pronta este mês. Mas o prazo foi estendido para dezembro.
Em Salvador, a ampliação do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que vai custar R$ 45 milhões, deveria estar pronta este mês. Mas o prazo foi estendido para dezembro.
RIO GRANDE DO NORTE
Em Natal, obras importantes como a da Avenida Engenheiro Roberto Freire só ficarão prontas em maio de 2014. A conclusão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante é prometida para novembro, ao custo de R$ 557 milhões.
Em Natal, obras importantes como a da Avenida Engenheiro Roberto Freire só ficarão prontas em maio de 2014. A conclusão do Aeroporto São Gonçalo do Amarante é prometida para novembro, ao custo de R$ 557 milhões.
PERNAMBUCO
Em Recife, a situação é pior. Se a Copa começasse hoje, o torcedor iria comer o pão que o diabo amassou para chegar à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a 22 km da capital. Os acessos deixam a desejar. O metrô não dá conta, e o trânsito ficou congestionado nos dias de jogos-teste. A Estação Joana Bezerra, a principal para quem vai de metrô do Centro ou da Zona Sul (onde se concentra a imensa maioria dos hotéis), é, na verdade, um espanta-visitas: suja, com lixo nas calçadas, poluição sonora, escadas rolantes quebradas e sem banheiros.
Em Recife, a situação é pior. Se a Copa começasse hoje, o torcedor iria comer o pão que o diabo amassou para chegar à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, a 22 km da capital. Os acessos deixam a desejar. O metrô não dá conta, e o trânsito ficou congestionado nos dias de jogos-teste. A Estação Joana Bezerra, a principal para quem vai de metrô do Centro ou da Zona Sul (onde se concentra a imensa maioria dos hotéis), é, na verdade, um espanta-visitas: suja, com lixo nas calçadas, poluição sonora, escadas rolantes quebradas e sem banheiros.
A preparação de Pernambuco para o Mundial está custando mais de R$1,5 bilhão só em obras para melhorar a mobilidade. Desse total, R$ 700 milhões foram investidos em preparativos para a Copa das Confederações. Se não está bom agora, imagina na Copa.
Pessoal, não entendo da parte técnica de ônibus, viram os comentários nas fotos do Comil da Caxangá no Ônibus Brasil? O que é, o veículo é fraco, a carroceria errada para o chassi?
ResponderExcluirSIGNIFICA MOTOR MAS FRACO,MAS DEPOIS A LICITAÇÃO SAIR,ESTES ÔNIBUS VÃO PRA GUANABARA DO MESMO GRUPO.
ExcluirAlguma coisa esta fora da ordem......com todos os percalços da "mobilidade em Recife" a cidade dispõe de duas linhas de metrô,trens,os tais dos "corredores de ônibus" uma linha de VLT,etc....Não entendo com essa avaliação foi feita quando na verdade a cidade de Salvador vive atualmente um caos urbano absoluto muito pior do que todas as capitais do Nordeste em termos de mobilidade.Metrô que é bom ainda não temos,e os vereadores da base do antigo e do atual prefeito se tornaram especialistas em criar entraves para atrasar as obras do metrô como se não desejassem que o mesmo venha se tornar uma realidade,para a alegria e satisfação do oligopólio dos ônibus que domina a nossa cidade.Os "caminhônibus" de Salvador são os piores do Brasil,além de velhos,arcaicos,ultrapassados,ainda mantem os tais currais instalados dentro dos mesmos,prontos para receber o povo "gado".Tristes 13 km de linha de trem do subúrbio onde apenas duas das 06 composições com mais de 60 anos de uso ( ACF/GE 1962 e Thoshiba 1952 doados pela CPTM em 2007 da velha Sorocabana de SP) trafegam quando não estão quebradas.Integração tarifária só fechada apenas em dois terminais,Pirajá e Mussurunga. A sobreposição de linhas (uma concorrência predatória sistemática praticada pelas empresas de ônibus) compromete o funcionamento do sistema, congestiona os corredores e encarece o custo operacional do transporte.Linhas longas ( autênticas rotas turísticas) irracionais sem objetividade (desprezando o fundamento da "origem e destino" favorecendo apenas o sobe e desce) prolonga demasiadamente e desnecessariamente a permanência do usuário dentro dos ônibus. O que temos aqui é um sistema de transportes caduco e ultrapassado sem nenhum planejamento,vivendo ainda no tempo das antigas"marinetes",onde os donos de ônibus é que decidem tudo e o poder público municipal bate o carimbo.O transporte público de Salvador e o que se pode chamar de algo imoral e vergonhoso,o de Recife pode até não ser dos melhores,mais longe de ser a tragédia vivida em Salvador,não existe termos de comparação.Acho apenas que se comete um grande equivoco em Recife ao se privilegiar de maneira obsessiva o uso de corredores de ônibus (que em breve estarão saturados) em detrimento da expansão do transporte de massa limpo e de alta capacidade por trilhos com projetos de médio e longo prazo,mais com certeza o preço dessa opção será paga em um futuro muito breve. - Obs. a TV retransmissora da Globo em Salvador é da família do atual prefeito.
ResponderExcluiro Pregonopontocom@tudo disse tudo e mais um pouco.e vou mais alem: esse povo do"Globo" DETESTA Recife e Pernambuco! o povo de Salvador é muito alienado pela"imprensa"! agora,q demos vexame com espanhois e uruguaios,isso demos!
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