quarta-feira, 17 de junho de 2015

ATENÇÃO GOVERNO DO ESTADO ISSO ESTA VIRANDO CASA DA MÃE JUANA - Estudante também foi vítima de acidente com ônibus em Paulista.




Depois dos acidentes fatais que vitimaram dois universitários no Recife, a mãe de uma adolescente também denuncia um acidente sofrido pela filha há dois meses. Pelo WhatsApp do Diario de Pernambuco, a leitora contou que a estudante caiu de um ônibus em Paulista e teria ficado embaixo do coletivo. A adolescente sobreviveu ao acidente.

"Em menos de dois meses foram duas mortes envolvendo coletivos, mas a mídia não divulga todas as imprudências desses motoristas. Minha filha passou por essa mesma situação e por um milagre de Deus, ela não morreu. Chega de imprudência, é preciso divulgar todos esses casos que passam despercebidos pra alertar todas as autoridades e a população", disse, enviando imagens da filha.

Nesta quarta-feira, o titular da Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito, Newson Motta, fala sobre as investigações sobre o acidente que terminou com a morte do universitário Harlynton Lima dos Santos. Harlynton caiu do ônibus 133 da linha TI Tancredo Neves/Imip, no Terminal de Santa Rita, Centro do Recife, por volta das 23h30 da segunda-feira. Teve múltiplos ferimentos, foi internado e morreu ontem às 10h50.O universitário voltava para casa, no Ibura, após assistir a um filme em um shopping da Boa Vista. Segundo testemunhas, Harlynton bateu na porta do ônibus, mas o motorista não abriu. O passageiro ficou pendurado e caiu cerca de dez metros à frente.

Trinta e oito dias depois da morte da universitária Camila Mirele, 18, outro passageiro perdeu a vida após cair de um ônibus em movimento no Recife. A vítima, desta vez, foi o aluno de ciências biológicas da URFPE Harlynton Lima dos Santos, 20. A repetição da tragédia acende um alerta sobre as deficiências do transporte coletivo, o treinamento dos motoristas e a fiscalização nos terminais.

Motta também investiga a morte de Camila. A aluna de biomedicina voltava para casa após aulas na UFPE. A porta do ônibus se abriu e ela caiu na BR-101. O delegado pediu prorrogação do inquérito."Estamos aguardando informações da empresa e o laudo do IC", informou.

FONTE : DP

SP: novos ônibus terão tomada, Wi-Fi e ar-condicionado Veículos articulados que entrarão em circulação neste ano irão trafegar pelos corredores e faixas exclusivas

A PREfeitura  de São Paulo mostrou, nesta terça-feira (16), os novos ônibus articulados que circularão pelos corredores da cidade no segundo semestre. Eles terão Wi-Fi 4G, tomadas que poderão ser usadas pelos passageiros para recarregar celulares e laptops, ar-condicionado, câmeras de monitoramento e acionamento elétrico com motor independente em cada porta do veículo e sistema para o embarque de passageiros com mobilidade reduzida.

 Foto: DivulgaçãoNovo ônibus tem Wi-Fi e ar-condicionado
Foto: Divulgação
“Os ônibus vão trafegar nos corredores e faixas exclusivas, serão aproximadamente 100 por mês entrando em operação a partir de julho, agosto deste ano, até atingirmos a meta de 2 mil. Serão 2,5 mil veículos dentro de dois anos”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. Dois dos novos ônibus estão, desde hoje, expostos em frente às sedes da Prefeitura, no Viaduto do Chá, e da SMT, ao lado do Theatro Municipal. O prefeito Fernando Haddad participou da apresentação do veículo.
Os novos ônibus têm vidros inteiriços, 23 metros de comprimento e capacidade para transportar 171 passageiros. Alguns veículos já foram adquiridos por empresas como Campo Belo, Sambaíba, Ambiental, Via Sul e Cidade Dutra.fonte: Terralink:http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sp-novos-onibus-terao-tomada-para-celular-wi-fi-e-ar-condicionado,7c2e43c0c953784f780232eb6e171304bod2RCRD.html

GREVE - METROVIÁRIOS EM ESTADO DE GREVE AGUARDEM MAS NOTICIAS DURANTE ESTE DIA DE DECISÃO.

ESTADO DE GREVE SIGNIFICA QUE AINDA ESTA EM FUNCIONAMENTO, E QUE A QUALQUER MOMENTO PODE SER DECRETADA A GREVE E NO MOMENTO ESTA TUDO FUNCIONANDO.

Por conta da proposta salarial rebaixada oferecida pela administração da CBTU, os metroviários de Pernambuco aprovam nesta noite de terça-feira um Estado de Greve.
A empresa oferece 5% de reajuste, enquanto a categoria exige um índice maior que a inflação do último período que foi de 8,3%.

FALÊNCIA MÚLTIPLA CAOS - EMPRESA VERA CRUZ DAR SINAIS DE NÃO TER, CONDIÇÕES DE ATENDER AS LINHAS DO UR6,UR11, IBURA... E TODAS AS LINHAS SUCATEADAS E O GRANDE RECIFE NÃO FAZ NADA, ACORDA SECRETÁRIO DE TRANSPORTES DO RECIFE.


foto:ilustrativa retirada do facebook.
Reflexo de um transporte público em falência", afirmou Tiago Rodrigues, esta manhã, pelo app Comuniq. O internauta denunciou que a frota é insuficiente para atender aos moradores do Ibura e reclamou que a espera tem sido acima do normal. O problema se repete em outros pontos da Região Metropolitana do Recife.

RELATOS DE USUÁRIOS: 

* Esta insuportável e estressante todos os dias saímos cedo de casa e chegamos no trabalho atrasada ou em cima da hora, por conta do mau caso q o transporte público está fazendo com a população da ur 6 e ur11, sem conta com os poucos ônibus que tem são quebrado nós deixando no meio do percurso, a máquina de leitura do cartão trava e depois de muito tempo de espera temos que ficar no meio do caminho .

* Essa Vera Cruz é uma vergonha, uma ou outra linha tem ônibus razoavelmente suficiente, já as outras são uma tristeza.
Um exemplo, a linha Alto Dois Carneiros / T.I Tancredo Neves os usuários chegam a passar mais de uma hora esperando.
A culpa é de quem? Da Dilma?

Governador, acorde!
Resolva os problemas que o seu antecessor camuflou, porque isso ele não lhe ensinou.



  • Vem morar em Jardim Atlântico para tu ver o que é demora.....

  • Insuportável andar de onibus...raras são as linhas que não são lotadas... Nem quero falar p não começar o dia me estressando...não adianta mesmo...

  •  * A vera cruz presta um serviço péssimo e trata- nos como se não fôssemos clientes.

  • Transporte "público", administrado por empresas privadas com fins lucrativos. Juro que não entendo!


* A vera cruz presta um serviço péssimo e trata- nos como se não fôssemos clientes.

*O transporte público ´e uma vergonha e ninguem faz nada, Gente a Hora é essa pra fazer Barulho na frente do palácio do governo e prefeitura, pra vê se esses Cabras que comanda nossa cidade acorda, pedindo melhoria que é obrigação deles para o Povo sofrido que precisa dos Ônibus Acorda gente....

*todos esses relatos foi tirado, do facebook, na pagina do jc transito.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Morre estudante que caiu do Onibus da Vera Cruz agora de traumatismo Craniano.

Estudante voltava para casa após ir ao cinema / Foto: Sergio Bernardo/JC Imagem

Morreu na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Português o universitário Harlinton Lima dos Santos, 20 anos, arremessado de um ônibus no terminal do Cais de Santa Rita, na área central do Recife, na noite desta segunda-feira (15). O acidente aconteceu por volta das 23h30, quando o estudante de biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) voltava para casa após ir ao cinema.
De acordo com a unidade de saúde, o jovem passou por duas cirurgias durante a madrugada, na bacia e no intestino, mas não resistiu ao politraumatismo e faleceu às 10h50 na UTI Geral. Ainda não se tem informações sobre onde Harlinton será velado.

O comerciário Jocely Ferreira dos Santos, 45, pai da vítima, contou que o filho bateu na porta de embarque do ônibus, mas o motorista não abriu. Insistindo, ele se segurou na porta e continuou batendo, o condutor do coletivo então deu partida no veículo. Na curva para sair do terminal, o estudante não conseguiu mais se segurar e foi arremessado, batendo no gradeado.
O pai contou que, no momento da ação, o motorista e o cobrador do ônibus tentaram fugir indo para a garagem, mas a polícia conseguiu alcançá-los e os levaram para dar depoimento. Posteriormente foram liberados. O pai prestou queixa na madrugada desta terça-feira (16) na Delegacia de Flagrantes. 
O jovem morava no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife.
CAMILA MIRELE - Esta é a segunda morte com queda de ônibus registrado em menos de dois meses no Recife. Em 8 de maio, a estudante Camila Mirele voltava da faculdade para casa no ônibus da linha Barro/Macaxeira, às 18h, quando a porta se abriu e ela foi arremessada para fora do coletivo na BR-101, na Cidade Universitária. O ônibus estava lotado.
A estudante de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, ​na ​Zona Oeste, mas não resistiu. ​O sepultamento foi no dia seguinte ao acidente, no Cemitério do Barro, também na Zona Oeste, em clima de comoção.​

ACIDENTE - Universitário cai de ônibus em movimento no Terminal do Cais de Santa Rita, NÃO É NOTÍCIA VELHA OU REPETIDA, E SIM DESCASO.

Motorista teria dado partida no veículo, quando o passageiro subia o primeiro degrau da escada

FOTO ILUSTRATIVA.RETIRADO DA WEB.

Um universitário caiu de um ônibus em movimento no Terminal do Cais de Santa Rita, centro do Recife. O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira. O passageiro disse que bateu na porta do coletivo para que o motorista a abrisse e, quando ele teia subido o primeiro degrau da escada, o condutor teria dado partida no veículo. O estudante caiu, batendo a cabeça no meio fio da via. Ferido, ele foi socorrido para o Hospital Português...

O pai da vítima prestou queixa na manhã desta terça-feira, na Central de Plantões, em Campo Grande. O motorista e o cobrador do ônibus foram chamados para prestar depoimento.

Caso Camila Mirele - No dia oito de junho completou um mês do acidente de ônibus que matou a estudante Camila Mirele Pires da Silva. A universitária saía da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde estudava biomedicina, e seguia para casa no coletivo que fazia a linha Barro-Macaxeira, operada pela empresa Metropolitana. O ônibus estava em movimento pela BR-101, na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife, quando a porta se abriu e a jovem foi arremessada para fora do veículo. Camila foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas, na Zona Oeste, mas não resistiu aos ferimentos.

O prazo para a conclusão do inquérito sobre o caso expiraria na segunda-feira passada, mas foi prorrogado. O pedido foi feito pelo delegado Newson Mota, da Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito. "Existe um trâmite burocrático. O Ministério Público vai analisar, ler as peças, verificar a necessidade e se pronunciar de quanto será o novo prazo", detalhou o delegado.

Para concluir as investigações, Motta disse que aguarda os laudos do Instituto de Criminalística (IC), informações da empresa e a realização de alguns procedimentos que possam vir a ser necessários, devido aos resultados da perícia. 
FONTE: DP

segunda-feira, 15 de junho de 2015

ESTAÇÃO BENFICA - PARADA E ABANDONADA E O CORREDOR LESTE - OESTE QUE ERA O MAIS ADIANTADO, PAROU NO TEMPO.

Corredor de BRT Leste-Oeste sem norte

Publicado em 05/06/2015, Às 12:30


Estação de BRT Benfica parou no tempo. Fotos: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem
Estação de BRT Benfica parou no tempo. Fotos: Ricardo B. Labastier/ JC Imagem

Por Margarette Andrea
margarettea@gmail.com
Três anos e oito meses após o início do que seria uma histórica obra de mobilidade do Grande Recife e contabilizados sucessivos atrasos e mudanças de projeto, o rumo do Corredor Leste-Oeste é incerto. Prevista inicialmente para ser entregue em dezembro de 2013, a obra da via exclusiva de BRT (ônibus de trânsito rápido) que liga o Terminal Integrado de Camaragibe ao Centro do Recife está paralisada e sem previsão de ser retomada. A Secretaria Estadual das Cidades (Secid) entrou com pedido de rescisão contratual junto à empresa responsável, o Consórcio Mendes Júnior – Servix Engenharia S/A –, e precisará fazer nova licitação para concluir o serviço.
“Apesar de todos os esforços não conseguimos continuar a obra com o consórcio, então o mesmo foi notificado da rescisão e aplicação de penalidade, uma vez que parou o serviço”, explica o gerente de Mobilidade Urbana da Secid, Gustavo Gurgel. “Esse processo se encontra na Justiça, mas paralelamente estamos elaborando um termo de referência para contratação de uma empresa que faça o diagnóstico do remanescente da obra. A partir desse levantamento, faremos nova licitação para concluir o corredor”. A Mendes Júnior vem paralisando obras após ser acusada de envolvimento na Operação Lava Jato, que investiga lavagem de dinheiro e evasão de divisas da Petrobras.
De acordo com Gurgel, a empresa que fará o diagnóstico será contratada por meio de pregão, no prazo previsto de um mês. E deverá ter pelo menos mais dois meses para concluir o levantamento. “Também vamos tentar fazer a licitação da nova construtora por meio de pregão, para agilizar o serviço, mas ainda não temos estimativa de prazo”, salienta.
LEIA TAMBÉM: Assim caminha o BRT pernambucano
Segundo o gestor, embora possivelmente algumas estruturas possam estar comprometidas pela exposição ao sol e chuva, o preço da obra não deve ficar muito acima do previsto. “Já concluímos 80% do serviço e a variação de custo deve ser o de atualização dos preços”, afirma. “A obra foi orçada em R$ 145,3 milhões e o que falta deve ficar em 20% desse total”.

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Para finalizar o corredor, falta concluir a construção dos Terminais Integrados da Terceira Perimetral e Quarta Perimetral, às margens da Avenida Caxangá; do elevado do Bom Pastor, na Iputinga; e de 11 estações. Quatro das plataformas pendentes ficam em Camaragibe e estão sendo erguidas às margens da Avenida Belmino Correia e não no corredor central, como projetado.
Outras seis estações são localizadas na Avenida Conde da Boa Vista, Centro do Recife, e estavam sendo instaladas como provisórias (com estrutura simples), mas se tornaram definitivas, passando por um visível processo de degradação. Ainda parou no caminho a Estação Benfica, na Madalena. Duas outras do bairro da Caxangá – Padre Cícero e Barreiras – foram inauguradas esta semana, após ter o acabamento concluído pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Apesar da situação, Gurgel assegura: “Concluir o corredor é compromisso do governo e prioridade da secretaria”.
FONTE: DE OLHO NO TRANSITO.

Postado por Roberta Soares

Protesto - CDA ( Cidade Alta) paralisa as atividades nesta manha , por não fazer manutenção nos equipamentos e motoristas estão sendo prejudicados.


segunda-feira, 15 de junho de 2015

Motoristas e cobradores de ônibus da empresa Cidade Alta paralisaram as atividades no início desta segunda-feira (15), nos municípios de Olinda e Paulista, ambos na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 86 coletivos foram impedidos de sair da garagem, no bairro de Rio Doce.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, o protesto foi motivado pela falta de tacógrafos e velocímetros irregulares nos veículos. Os motoristas alegam que estão sendo multados por conta das irregularidades nos aparelhos.

Vários terminais ficaram lotados no início desta manhã. Os coletivos só voltaram a circular por volta das 7h. O Conorte informou que os tacógrafos estão funcionando normalmente, mas reconhece falhas nos marcadores de velocidade e anunciou a abertura de uma sindicância interna para apurar os fatos e ajustar os equipamentos.

Informações: Folha PE.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

MOBILIDADE HUMILHANTE -Um ano após a Copa, Pernambuco tem 4 obras de mobilidade inacabadas.

Corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste ainda funcionam parcialmente.
Via Mangue deve ser concluída este ano; Ramal da Copa não tem previsão.

Apontados como o principal legado da Copa do Mundo para a população do Grande Recife, corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste ainda não foram concluídos. Essa estação do Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá deve ser entreguem em julho, conforme nova previsão da Secretaria das Cidades (Foto: Marina Barbosa/G1)
Apontados como o principal legado da Copa do Mundo para a população do Grande Recife, corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste ainda não foram concluídos. Essa estação do Norte/Sul na Avenida Cruz Cabugá deve ser entregue em julho, conforme nova previsão da Secretaria das Cidades (Foto: Marina Barbosa/G1)

Vinte e seis quilômetros separam a casa de Ubiracy Antônio da Silva, em Abreu e Lima, no Grande Recife, do trabalho dele, no Barro, Zona Oeste da capital. No percurso, o operário de 46 anos enfrenta dois terminais integrados e três ônibus. É pelo menos uma hora e meia de viagem. Em 2009, ele achou que o trajeto ia melhorar. Na época, o Governo de Pernambuco anunciou um pacote de obras de mobilidade que prepararia a Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014. Um ano depois do Mundial, no entanto, boa parte das obras anunciadas não ficou pronta. Por isso, Ubiracy ainda não pode usufruir do terminal ou das estações de BRT que seriam construídas perto de casa.
Começaram a fazer e pararam. Por isso, a gente continua aqui, esperando quase uma hora por um ônibus lotado"
Bartolomeu Bernardo, morador de Camaragibe, Grande Recife
Os equipamentos fazem parte do Corredor Norte/Sul, que vai ligar cinco cidades do Grande Recife por meio do Bus Rapid Transit (BRT). A ideia é a mesma no Corredor Leste/Oeste, que sai de Camaragibe em direção ao Centro do Recife. Juntos, os corredores de BRT apresentavam-se como o principal legado da Copa do Mundo para a população pernambucana, já que prometiam facilitar o fluxo de passageiros entre as cidades de Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife e Camaragibe. No entanto, passado um ano do torneio, parte dos corredores ainda está sem funcionar. A Via Mangue e o Ramal da Copa, igualmente previstos para 2014, também operam parcialmente. E os terminais integrados que compõem os corredores nem foram inaugurados.

Em Camaragibe, o atraso é o mais evidente. A cidade iria ganhar quatro estações de BRT do Corredor Leste/Oeste na sua avenida principal, a Belmino Correia. No entanto, nenhuma delas foi construída. Os operários chegaram a montar as bases das estações, mas pararam de trabalhar. Agora, um ano depois da Copa, não se sabe quando o serviço será retomado. O Governo de Pernambuco admite que não há previsão e, por meio da Secretaria das Cidades, explica que a obra foi suspensa por questões contratuais. Por isso, oito das 24 estações previstas para o Corredor Leste/Oeste ainda não recebem passageiros. Dessas, quatro continuam em construção na Rua Benfica e na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife. As outras quatro são as que ainda serão erguidas na Belmino Correia.
Sem as estações prontas, a principal avenida de Camaragibe não suporta o embarque nem o desembarque de passageiros nos veículos BRT. Os ônibus rápidos saem do TI da cidade e passam pela via, mas não encontram um local apropriado para a parada. Para usar o BRT, Bartolomeu Bernardo precisa pegar ônibus para o Terminal Integrado (Foto: Marina Barbosa/G1)Para usar BRT em Camaragibe, Bartolomeu tem que pegar
ônibus para o Terminal Integrado. Projeto previa 4 estações
para a cidade; nenhuma saiu do papel (Marina Barbosa/G1)
Sem as estações prontas, a principal avenida de Camaragibe não suporta o embarque nem o desembarque de passageiros nos veículos BRT. Os ônibus rápidos saem do TI da cidade e passam pela via, mas não encontram um local apropriado para a parada. Por isso, só voltam a receber usuários na Caxangá. "A gente só olha eles passando, sem poder pegar", lamenta o vigilante Bartolomeu Bernardo, 58, enquanto espera o ônibus em uma parada que deveria ser uma estação de BRT na Belmino Correia. "Começaram a fazer e pararam. Por isso, a gente continua aqui, esperando quase uma hora por um ônibus lotado", reclama, explicando que, para usar o BRT, precisa antes pegar um ônibus para o Terminal Integrado da cidade.
A técnica em enfermagem Elcineide Gomes, 48, sabe muito bem como é a manobra. Ela mora em Camaragibe e trabalha no Centro do Recife. É o mesmo caminho previsto pelo Corredor Leste/Oeste. No entanto, nem a estação da esquina de casa nem a mais próxima do trabalho de Elcilene estão prontas. Para fazer o trajeto com o BRT, que é mais rápido que o ônibus comum por desfrutar de uma via exclusiva, ela caminha por cerca de dez minutos de casa para o TI Camaragibe. No terminal, pega o BRT até o Derby e, de lá, apanha outro ônibus para chegar à Avenida Conde da Boa Vista. "Se tudo estivesse pronto, ia ser mais rápido e mais barato. Com uma única passagem, ia da rua de casa até a do trabalho", diz a técnica em enfermagem, que sai de casa às 5h para chegar ao trabalho às 7h.
O Terminal Integrado de Abreu e Lima e a passarela de pedestres que vai ligá-lo à BR-101 fazem parte do Corredor Norte/Sul. Os equipamentos só devem ser concluídos em julho, mais de um ano após a Copa (Foto: Marina Barbosa/G1)O Terminal Integrado de Abreu e Lima e a passarela de pedestres que vai ligá-lo à BR-101 fazem parte do Corredor Norte/Sul. Os equipamentos só devem ser concluídos em julho, mais de um ano após a Copa (Foto: Marina Barbosa/G1)
Futuro usuário do Corredor Norte/Sul, Ubiracy Antônio também sai de casa cedo, já que ainda não pode usufruir das estações de BRT nem do Terminal Integrado de Abreu e Lima. Na volta do trabalho, perde ainda mais tempo no trânsito. Sai às 17h30 do Barro, mas só chega em casa depois das 20h. “O BRT poderia ajudar bastante, mas o governo anuncia uma coisa e não termina. É um absurdo, começaram isso há muito tempo, já era para ter terminado”, diz, revoltado.
Segundo a Secretaria das Cidades de Pernambuco, o restante do Corredor Norte/Sul vai entrar em operação até o fim de julho, mais de um ano depois da Copa. Hoje, 19 das 25 estações de BRT que vão compor o equipamento estão funcionando. Das seis em construção, três serão entregues ainda este mês: as duas da BR-101, em Paulista e Igarassu; e a da PE-15, em Olinda. Em julho, serão inauguradas as estações da Avenida Pan Nordestina, em Olinda, e as duas da Avenida Cruz Cabugá, no Recife. Também no próximo mês, deve ser aberto o TI de Abreu e Lima e a passarela de pedestres que vai ligá-lo à BR-101.
Com obras incompletas do Corredor Norte/Sul, Ubiracy Antônio gasta quase três horas na volta do trabalho para casa. O BRT poderia ajudar bastante. É um absurdo não terem terminado a obra (Foto: Marina Barbosa/G1)Com a obra do Corredor Norte/Sul incompleta, Ubiracy
gasta quase três horas na volta do trabalho para casa. 'O
BRT poderia ajudar bastante', afirma. (Marina Barbosa/G1)
Orçado em R$ 187 milhões, o Corredor Norte/Sul atende atualmente 41 mil passageiros diariamente, conforme expectativa da Secretaria das Cidades. Quando estiver em pleno funcionamento, a demanda deve ser de 180 mil passageiros/dia.

Já no caso do Leste/Oeste não há prazo, de acordo com a Secretaria das Cidades, para que o corredor entre em completa operação. Ainda é preciso finalizar 20% da obra, contratada por R$ 168 milhões. Além das quatro estações inacabadas no Recife e as quatro que continuam sem previsão de início de construção em Camaragibe, também não foram inaugurados dois terminais integrados previstos no projeto. Os TIs ficam nas 3ª e 4ª perimetrais e parecem prontos, mas permanecem de portas fechadas. A previsão é que o Leste/Oeste transporte 155 mil passageiros/dia quando todas as estações forem entregues.

Outras obras
Em Pernambuco, o atraso não ficou apenas nos corredores de BRT. Na verdade, afetou todas as obras de mobilidade prometidas pelo Governo do Estado para a Copa do Mundo de 2014. A passarela que liga o aeroporto ao Metrô do Recife, por exemplo, foi entregue a dois dias do início do Mundial, seis meses depois do previsto. No Terminal Integrado Cosme e Damião, localizado em São Lourenço da Mata, o atraso foi de um ano e meio. O Túnel da Abolição também não cumpriu o cronograma inicial, que acabava em janeiro de 2014, e só foi liberado em abril deste ano. E o Aeroporto Internacional do Recife ainda deixou de ganhar uma torre de controle. A obra foi abortada porque o Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea) não conseguiu terminar o projeto a tempo. Agora, um ano depois do Mundial, o atraso continua no Ramal da Copa e na Via Mangue.
Os veículos BRT saem do TI de Camaragibe e passam pela principal via da cidade, mas não encontram um local apropriado para a parada (Foto: Marina Barbosa/G1)Os veículos BRT saem do TI de Camaragibe e passam pela principal via da cidade, mas não encontram um local apropriado para a parada (Foto: Marina Barbosa/G1)
O Ramal da Copa é a estrutura viária que rodeia a Arena Pernambuco e faz sua ligação com o Terminal Integrado de Camaragibe. O Ramal Interno, que permite a circulação nos arredores do estádio, foi concluído um mês antes da Copa das Confederações, em junho de 2013. Já o Externo, que vai da Arena ao terminal de ônibus, beneficiando a população local, teve a obra paralisada. A construção atrasou por impasses na desapropriação de imóveis e por causa das chuvas. Depois, ainda esbarrou em problemas contratuais. Por isso, o ramal tem um quilômetro a menos que o previsto – um trecho de asfalto desgastado, com acostamento tomado por terra e mato alto, nos arredores do TI de Camaragibe. Ao G1, a Secretaria das Cidades informou que está negociando com a empresa responsável pelo projeto a retomada do serviço. Mas, por enquanto, não há previsão para o reinício das obras.
A pasta também tenta um acordo com as empresas contratadas para a obra do Túnel da Abolição, na Zona Oeste do Recife. O equipamento foi inaugurado em abril deste ano, mas ainda precisa de acabamento. A praça prevista para a área externa do túnel também não foi finalizada. No entanto, segundo a Secretaria das Cidades, não há previsão para a retomada dos serviços.

Já a Via Mangue, que é de responsabilidade da Prefeitura do Recife, só deve ser concluída em dezembro deste ano. O empreendimento funciona do Centro à Zona Sul da capital pernambucana. No entanto, continua com a pista de sentido contrário fechada. A população não entende o motivo de ainda não poder fazer o caminho Zona Sul/Centro. O Executivo municipal explica que a pista está pronta, mas ainda precisa de calçamento e de três vias de acesso. O equipamento também deve receber ciclovia e uma alça. Quando finalizado, terá seis pontos de acesso, nas ruas Maria Carolina, Tenente João Cícero, Padre Bernardino Pessoa, Professor Eduardo Wanderley Filho, Henrique Capitulino e Tomé Gibson.

A prefeitura ainda explicou que a Via Mangue não foi concluída no prazo previsto inicialmente por causa de um atraso na liberação do convênio celebrado com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 81 milhões. Mesmo assim, segundo o Executivo, falta concluir apenas 2% da obra. Hoje, operários trabalham para terminar tudo até dezembro, um ano depois do segundo prazo estabelecido para a obra.
A parte externa do Ramal da Copa, que vai da Arena Pernambuco ao terminal de ônibus, beneficiando a população local, teve a obra paralisada. A construção atrasou por impasses na desapropriação de imóveis e por causa das chuvas. Depois, ainda esbarrou em problemas contratuais. Não há previsão para reinício (Foto: Marina Barbosa/G1)A parte externa do Ramal da Copa, que vai da Arena Pernambuco ao terminal de ônibus, beneficiando a população local, teve a obra paralisada. A construção atrasou por impasses na desapropriação de imóveis e por causa das chuvas. Depois, ainda esbarrou em problemas contratuais. Não há previsão para reinício (Foto: Marina Barbosa/G1)
O Túnel da Abolição, na Zona Oeste do Recife, foi inaugurado em abril deste ano, mas ainda precisa de acabamento. A praça prevista para a área externa do túnel também não foi finalizada (Foto: Marina Barbosa/G1)O Túnel da Abolição, na Zona Oeste do Recife, foi inaugurado em abril deste ano, mas ainda precisa de acabamento. A praça prevista para a área externa do túnel também não foi finalizada (Foto: Marina Barbosa/G1)
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A Via Mangue só deve ser concluída em dezembro deste ano. O corredor expresso para veículos funciona do Centro à Zona Sul da capital pernambucana. No entanto, continua com a pista de sentido contrário fechada (Foto: Marina Barbosa/G1)A Via Mangue só deve ser concluída em dezembro deste ano. O corredor expresso para veículos funciona do Centro à Zona Sul da capital pernambucana. No entanto, continua com a pista de sentido contrário fechada (Foto: Marina Barbosa/G1)
 FONTE: G1 PE
FONTE

Histórias de amor dentro dos coletivos do Recife

O amor em trânsito



Tainná e Danyllo pegavam o mesmo ônibus para voltar para a casa  / Foto: cortesia

Tainná e Danyllo pegavam o mesmo ônibus para voltar para a casaFoto: cortesia


O transporte público, como meio de locomoção coletiva, proporciona encontros diários entre pessoas que não se conhecem. Em alguns desses casos, os encontros precisam de apenas uma troca de cumprimentos para que tomem outros espaços além dos ônibus e, do encontro casual, nasce uma relação afetiva. Neste Dia dos Namorados, o JC Trânsito traz algumas histórias de pessoas que se conheceram em ônibus da Região Metropolitana do Recife e acabaram namorando, noivando e até casando.

» Ana Paula e Williame

Em 2009, a então estudante Ana Paula subiu em um ônibus que fazia a linha Piedade/Derby, onde já estava o também estudante Williame Cordeiro. Ao sentar ao lado dele, Ana Paula lembra que o rapaz começou a agir de forma estranha. "Ele estava todo nervoso e eu só pensava que havia alguma coisa errada comigo... Que eu podia estar fedendo, bagunçada. Muito tempo depois, quando já estávamos namorando, ele me disse que estava nervoso porque buscava uma forma de puxar assunto comigo", lembra. Ana Paula conta também que foi Williame quem puxou assunto com ela: "Ele viu que eu estava com a camisa do curso e puxou assunto daí, sobre vestibular".

Depois de uma conversa de cerca de 25 minutos, Williame precisava descer e os dois trocaram MSN (ela escreveu o e-mail na mão dele). Ana Paula recorda ainda que, se não fosse um pequeno detalhe, os dois não conseguiriam ter mantido o contato depois da viagem: "Quando ele chegou em casa, não conseguiu entender algumas letras do e-mail; fora que já estava apagando também. Ele me contou que nesse dia tomou banho com a mão para fora do box do banheiro, para não apagar a tinta da caneta, na esperança de tentar entender". Como Williame não conseguiu adicioná-la, Ana Paula mesmo fez isso e teve sorte porque também escreveu o e-mail dele em seu caderno. "Eu acho que isso foi obra de Deus, pois ele não costumava pegar aquele ônibus. Nós estávamos na hora certa, no lugar certo. Já estamos juntos há cinco anos".

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Casais JC Trânsito

Ana Paula escreveu o email do MSN na mão de Williame
Crédito: Cortesia

Casais JC Trânsito

Jacyara perdeu o ônibus, mas ganhou o marido
Crédito: Cortesia

Casais JC Trânsito

Rubenita era vizinha de Ivson há anos, mas só o viu pela primeira vez dentro do ônibus
Crédito: Cortesia

Casais JC Trânsito

O casal Tainná e Danyllo só se formou na segunda tentativa
Crédito: Cortesia


» Jacyara e Alexsandro

Quando a secretária Jacyara Soares perdeu um ônibus da linha Catamarã num domingo de 2009, indo trabalhar, não imaginava que o aborrecimento inicial lhe renderia um casamento. "Estava chegando na parada e o ônibus saiu antes que eu conseguisse subir nele", relembra bem humorada. Aborrecida com o atraso que teria no trabalho, Jacyara começou a reclamar na parada, quando um desconhecido que vestia uma camisa do Sport pediu para que ela ficasse calma, pois logo chegaria outro. 

Jacyara lembra que foi um pouco ríspida com seu futuro marido, o advogado Alexsandro Soares, de 38 anos: "Ele estava indo para o jogo; eu disse que eu ia trabalhar e ele ia era para o lazer". Na semana seguinte, os dois voltaram a se encontrar praticamente todos os dias. "A gente pegava o mesmo ônibus e ele sentava sempre do meu lado, puxando assunto". A secretária disse que evitava contato com o desconhecido: "Uma vez eu estava chegando na parada e vi que ele estava, fui para outro ponto de ônibus, mas, quando eu vi, ele subiu no mesmo coletivo".
A insistência de Alexsandro foi tanta que Jacyara acabou dando o número de seu celular. Depois de algum tempo trocando mensagens, os dois resolveram marcar um encontro. Em poucos meses, o casal iniciou o namoro, noivou e, enfim, casou. A união já dura seis anos e Jacyara garante que a paixão ainda é grande. 

» Rubenita e João Ivson

Em 2012, a auxiliar administrativa Rubenita Lima voltava da faculdade para casa em um ônibus da linha Jardim São Paulo/Afogados e notou a presença de um conhecido de um dos seus amigos. "Eu olhei para ele, ele olhou para mim e, na hora de descer do ônibus, vi que ele morava no mesmo residencial que eu", relembra, salientando que, na época, ficou surpresa com o fato de os dois serem vizinhos há muitos anos e só terem se visto pela primeira vez dentro do ônibus. 

Rubenita passou a conversar com o "desconhecido", que se chamava João Ivson, e os dois informaram um ao outro os perfis no Facebook. O tempo passou e, hoje em dia, os dois são casados. Rubenita está grávida de oito meses do primeiro filho do casal. 

» Tainná e Danyllo

Tainná e Danyllo estudavam na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pegavam, juntos, o ônibus que a Prefeitura de Vitória de Santo Antão (na Zona da Mata Norte) disponibiliza aos moradores da cidade que moram na capital. 

"A gente se via todos os dias nessa mesma parada. Mas só começou a se falar uns seis meses depois. Porque a gente tinha um amigo em comum, aí ele fez meio que uma apresentação rápida e ficamos os três conversando. Para conversamos a sós, demorou mais um tempo", disse Tainná, lembrando o dia em que falou pela primeira vez com o namorado.

A geógrafa recorda que, no início, achava Danyllo "estranho", pois ele usava a barba e o cabelo grandes. "Mas depois que eu o conheci, comecei a gostar dele, porque ele sempre foi muito gentil com todo mundo. Com o tempo, fiquei puxando conversa. Quem entrava primeiro no ônibus guardava o lugar do outro, já para ir conversando o caminho todo". 

Tainná lembra que o dia em que se declarou para Danyllo não foi dos mais românticos. "Eu bebi um pouco e perguntei se ele estava apaixonado por mim e ele disse que não. Fiquei chorando em uma praça da nossa cidade". Depois desse dia, a então estudante passou a se afastar de Danyllo. 

Demorou cerca de dois meses para que houvesse uma reaproximação entre os dois. "Eu não demonstrava o que eu sentia", disse Tainná, lembrando de forma bastante espontânea como iniciou o relacionamento dos dois. "Até que um dia ele é quem veio falar comigo, dizendo que estava apaixonado... Estamos há juntos há 2 anos e 8 meses".
Fonte: Jc Transito
Link:
http://noticias.ne10.uol.com.br/jc-transito/noticia/2015/06/12/historias-de-amor-dentro-dos-coletivos-do-recife-551535.php