Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Interdição da Ponte Duarte Coelho em Recife: Impactos no Transporte Público e Rotas Alternativas


Foto divulgação ilustração ia Chatgpt 4.o 


A Ponte Duarte Coelho, localizada no centro do Recife, foi interditada às 11h do sábado, 22 de fevereiro de 2025, para a montagem do tradicional Galo Gigante, símbolo do Carnaval da cidade. A previsão é que a via permaneça bloqueada até o domingo, 9 de março, quando a estrutura será desmontada. 


Motivo da Interdição

Foto divulgação ilustração montagem do tradicional Galo Gigante 🐓


A interdição da ponte é necessária para a instalação do Galo Gigante, uma alegoria que se tornou ícone do Carnaval recifense. A montagem da estrutura requer espaço e segurança, justificando o bloqueio temporário da via. 


Impacto no Transporte Público

Foto divulgação ilustração ia Chatgpt 


Com o fechamento da Ponte Duarte Coelho, 120 linhas de ônibus que circulam pelo centro do Recife tiveram seus itinerários alterados. Essas mudanças afetam 76 linhas convencionais, 4 linhas de BRT e 40 linhas noturnas (Bacurau). Além disso, 36 pontos de embarque e desembarque foram relocados para atender aos passageiros durante o período de interdição. 


Rotas Alternativas e Pontos de Ônibus


Passageiros que utilizam as linhas afetadas devem ficar atentos às novas rotas e pontos de parada. Recomenda-se que, ao retornar ao centro, o usuário embarque no mesmo ponto em que desembarcou. 


Conclusão

Foto divulgação ilustração ia Chatgpt 


A interdição da Ponte Duarte Coelho é uma medida essencial para a realização do Carnaval no Recife, garantindo a montagem segura do Galo Gigante. Embora cause transtornos temporários no transporte público, a adoção de rotas alternativas e a realocação de pontos de ônibus buscam minimizar os impactos para os usuários. É fundamental que os passageiros estejam atentos às mudanças e planejem seus deslocamentos com antecedência durante o período festivo.

Postado por jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte público @jailsonblogueirooficial

Interdição ponte Duarte Coelho

 

Foto divulgação Grande Recife consórcio de transporte 

Atenção usuários que circulam no centro do Recife 👀🚎


A Ponte Duarte Coelho será interditada para a montagem da estrutura do Galo da Madrugada neste sábado (22), a partir das 14h. Desse modo, mais de 100 linhas de ônibus que circulam pelo centro do Recife, incluindo BRT e bacurau, terão seu itinerário e paradas alteradas. 

Postado por jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transporte 

🔗Acesse nossa matéria e confira todas as alterações por linha: https://www.granderecife.pe.gov.br/2025/02/20/onibus-terao-mudancas-de-itinerarios-e-paradas-com-a-interdicao-da-ponte-duarte-coelho-para-o-carnaval-2025/

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Pernambuco reduzindo tamanho dos ônibus, fazendo os passageiros andar no aperto

 

Foto divulgação ilustração ia Chatgpt 

Link matéria Chatgpt

Existe Ônibus Articulados e Biarticulados: Solução para o Transporte em Massa de Recife?

O transporte público nas grandes metrópoles sempre enfrenta desafios quando se trata de eficiência e capacidade. Em cidades como Recife, onde a demanda por deslocamento é alta e o trânsito congestionado, a escolha do modal adequado pode fazer a diferença na mobilidade urbana. Enquanto o metrô é um dos sistemas mais eficientes em termos de volume transportado, ônibus articulados e biarticulados surgem como uma alternativa viável para otimizar o transporte de passageiros, garantindo eficiência e conforto.


Sistema via livre de brt ônibus articulado 18,60m

A Capacidade e Eficiência dos Ônibus Articulados e Biarticulados

Os ônibus convencionais transportam, em média, entre 70 e 100 passageiros, dependendo do modelo. Já os ônibus articulados, que possuem uma seção articulada intermediária, podem levar entre 150 e 180 passageiros. Por outro lado, os biarticulados, com duas articulações, podem transportar de 250 a 270 passageiros, sendo comparáveis à capacidade de alguns trens do metrô.

Ônibus BiArticulado 28m pode transportar até 200 passageiros 


Essa capacidade ampliada permite uma maior eficiência no transporte de passageiros, reduzindo o número de veículos necessários para atender à demanda e melhorando a fluidez do trânsito. Além disso, quando operam em corredores exclusivos, como os sistemas BRT (Bus Rapid Transit), esses ônibus garantem rapidez e confiabilidade no deslocamento, aproximando-se do desempenho de um metrô em superfície.


Ônibus Articulados 18,60m pode transportar até 150 passageiros dependendo da configuração 

Vantagens da Implementação em Recife

  1. Aumento da Capacidade de Transporte: Com um modelo de ônibus de alta capacidade, é possível transportar um grande número de passageiros, reduzindo a superlotação nos horários de pico.
  2. Menor Custo de Implantação em Relação ao Metrô: A criação de corredores exclusivos para ônibus articulados e biarticulados requer investimentos menores do que a construção e expansão de linhas de metrô.
  3. Flexibilidade na Operação: Diferente do metrô, cuja infraestrutura é fixa, os ônibus articulados e biarticulados podem ser realocados conforme a demanda e necessidades da cidade.
  4. Redução de Emissões e Modernização da Frota: Com a adoção de ônibus elétricos articulados ou movidos a biocombustível, há uma redução significativa na emissão de poluentes.
  5. Melhoria na Qualidade do Transporte Público: Com veículos modernos, confortáveis e bem planejados, a experiência do usuário melhora, incentivando mais pessoas a utilizarem o transporte coletivo ao invés do individual.

Desafios e Necessidades para o Sucesso

Para que esse modelo funcione de forma eficiente em Recife, alguns pontos precisam ser considerados:

  • Infraestrutura adequada: A implementação de corredores exclusivos bem planejados, garantindo fluidez e prioridade ao transporte coletivo.
  • Gestão eficiente: Monitoramento contínuo do fluxo de passageiros e ajustes nas linhas e frequências para atender melhor a demanda.
  • Integração com outros modais: Integração entre ônibus, metrô, bicicletas e outros meios de transporte para um sistema interligado e eficiente.

Conclusão

Enquanto o metrô continua sendo um pilar essencial para o transporte de massa, os ônibus articulados e biarticulados representam uma solução prática e econômica para melhorar a mobilidade urbana em Recife. Com planejamento estratégico, investimentos adequados e a implementação de corredores exclusivos, essa alternativa pode transformar a experiência dos passageiros e contribuir para uma cidade mais acessível e sustentável.

Os empresários e o governo têm que sentir na pele e mudar este pensamento e dar  conforto mínimo aos  clientes do sistema bilionário aqui de Pernambuco...

veja abaixo modelos de ônibus existentes articulados e bi articulados 
















Materia do Blogueiro jailson Silva especialista em mobilidade e transporte público 

https://chatgpt.com/canvas/shared/67b8d9246fe08191be210910b4a0e8da

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Recife um caos e a frota diminuído seu tamanho

foto ilustração sugestão do chatgpt 


Foto chatgpt 4.o ilustração 

A mobilidade urbana no Recife enfrenta desafios desafiadores, especialmente no que diz respeito ao transporte público por ônibus. De acordo com o Relatório Global sobre Transporte Público 2024, realizado pelo Moovit, os passageiros no Recife passam, em média, 55 minutos diários em deslocamento, posicionando a cidade como a quarta pior do Brasil nesse aspecto, atrás apenas do Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.

Além do tempo prolongado de viagem, os usuários enfrentam longas esperas nos pontos de ônibus. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) revelou que 34% dos passageiros consideram o tempo de espera entre as viagens uma dificuldade significativa.




A superlotação é outro problema crítico. Durante a pandemia de COVID-19, uma determinação judicial que o governo de Pernambuco reduzisse a superlotação nos ônibus nos horários de pico; contudo, essa medida não foi completamente renovada.

Além disso, quase metade das linhas de ônibus na Região Metropolitana do Recife teve redução de frota em um ano, agravando a situação de um sistema já precarizado.

Para atender a uma demanda elevada de passageiros, a escolha do tipo de ônibus é fundamental. Ônibus articulados, que possuem uma seção articulada no meio, aumentam a capacidade de passageiros e são frequentemente utilizados em rotas movimentadas.



Ônibus articulares e bi articulados, também são uma alternativa eficaz para áreas com restrições de espaço nas ruas, oferecendo maior capacidade de transporte.

A implementação de veículos com maior capacidade, aliada a um planejamento eficiente e investimentos adequados, é essencial para melhorar a mobilidade urbana no Recife, reduzindo os tempos de deslocamento e proporcionando viagens mais convenientes e seguras para os usuários do transporte público.

Recife tem o 4º pior tempo gasto em transporte público no país, aponta pesquisa





domingo, 2 de fevereiro de 2025

Guerra no dia ontem em Recife, muitas brigas e depredações ônibus

 



Fotos ilustração  do vandalismo do Recife 


Foi um clássico de sangue e muita violência,  mas vamos falar das depredação em ônibus e surf nos coletivos e onde estva a polícia e os passageiros reféns da violência e motoristas com traumas de um jogo de muito sangue e mortes. 


sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Linha Centro do metrô com problemas

 

Foto ilustrativa 


Desde a  madrugada metrô da linha centro está funcionando em linha singela, com isso os intervalos estão maiores em média 35 minutos. Essa semana já é a segunda vez que o metrô quebra, relatos de passageiro também fogo aqui na manhã desta sexta-feira no ias centro com problema e linha Sul também no intervalos maiores. Técnico Joyce encontro no local desde a madrugada e já começaram os trabalhos de conserto mais uma vez no metrô do Recife que está funcionando parcialmente.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Ramal Metrô 🚇 Jaboatão permanece fechado


 

Metrô do Recife: ramal Jaboatão segue fechado pelo terceiro dia consecutivo

Hoje é o terceiro dia de paralisação do ramal Jaboatão, após um problema na injeção de energia de um trem, ocorrido na madrugada de segunda-feira (16)

ramal Jaboatão do Metrô do Recife, mais uma vez, amanheceu fechado nesta quarta-feira (18), causando transtornos aos passageiros que dependem do transporte público.

Das 19 estações da Linha Centro, quatro permanecem fechadas: Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a interrupção dos serviços foi causada por uma pane na rede aérea responsável pelo fornecimento de energia para os trens.

O problema teve início na madrugada de segunda-feira (16), quando a CBTU informou que houve uma falha na injeção de energia em um trem na rede aérea do ramal Jaboatão, o que resultou na paralisação do trecho. Ainda não há previsão para a normalização do serviço.


Segue nosso Instagram @jailsonblogueirooficial

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

No fechar do ano 2024 CoNorte renova com

 Renovação CoNorte com Apache VIP V Automático com Duas portas e elevador gaveta, Mascarello GranVia VW 17.230 EURO 6 e pra não perder o fornecedor, vem Torino s plástico e assim chega tudo ônibus simples sem nenhum conforto e ar condicionado nem pensar, veja as fotos dos modelos. 













Fotos recebidas via WhatsApp pelos busologos e autores nas fotos e os que não tem é anônima