AMD Encarroçadora se torna mais uma opção no mercado de ônibus pequenos
Por Adamo Bazani
Mini-ônibus Solum é dedicado para o transporte urbano e é encarroçado em chassi de Volkswagen.
Há cerca de 20 anos, os micro-ônibus ou miniônibus tinham uma participação tímida nos serviços de ônibus urbanos.
Com a consolidação de cooperativas de transportes coletivos e até mesmo as grandes empresas visualizando neste tipo de veículo uma oportunidade de reduzir os custos, os ônibus de pequeno porte hoje estão presentes em sistemas de um número maior de cidades.
De acordo com dados da Fabus, entidade que reúne as principais fabricantes de carrocerias, a produção acumulada de micro-ônibus entre janeiro e setembro deste ano foi de 2 mil 842 unidades. Isso significa 13,62% das 20 mil 871 carrocerias de diversos portes produzidas pelas associadas da Fabus.
Atualmente, uma das soluções consideradas por especialistas entre as mais indicadas para a melhoria da mobilidade urbana são os BRT – Bus Rapid Transit, corredores de trânsito rápido para ônibus, capazes de receber veículos de grande porte como articulados, superarticulados e biarticulados.
No entanto, a tendência não tira mercado para os ônibus pequenos. Pelo contrário, com veículos de alta capacidade nos corredores, a demanda por micros, minis ou midis para as linhas alimentadoras destes BRTs é alta. São veículos que, por causa dos corredores, fazem viagens menores, muitas linhas convencionais são extintas quando um BRT é aberto. Estes pequenos ônibus precisam ter uma dimensão indicada para lugares de difícil acesso, onde não é possível implantar um sistema de maior capacidade.
Vislumbrando estas possibilidades de negócios, a AMD Encarroçadora e Implementadora do Brasil Ltda, com sede em Caxias do Sul, lançou o primeiro mini-ônibus da marca. Trata-se do modelo Solum, projetado para o transporte urbano.
Inicialmente, o modelo é encarroçado apenas sobre chassi Volkswagen 9.160 OD Plus. A AMD é do Grupo Diniz, que também é proprietário da Apta Caminhões e Ônibus, representante da Volks. Com 8,77m de comprimento, o Solum tem capacidade para transportar até 30 passageiros sentados.
Segundo a empresa, a proposta para o design é passar ideia de inovação e reafirmar a busca pela imagem de uma opção diferente das atuais no mercado.
A carroceria tem estrutura de aço galvanizado, revestida com alumínio, contando também com peças de fibra de vidro. Há poucos frisos e saliências, o que, segundo a fabricante, destaca fluidez, deixa o visual mais limpo e facilita a manutenção.
A iluminação interna é por lâmpadas de LED, presentes também nos conjuntos óticos da frente e de trás, com exceção dos faróis. A fabricante também garante que, pela adoção de novos conceitos de engenharia e ergonomia, o espaço interno é maior, sem comprometer a capacidade de transporte.
O câmbio é manual e o veículo conta com sistema de segurança para que o ônibus não se movimente com as portas abertas popularmente chamado de “anjo da guarda”.
Em nota, a AMD destaca algumas das características do Solum.
- Para-brisa bipartido ou inteiriço laminado e incolor ;
- Câmera de ré; (opcional)
- Sensor de ré;
- DRL;
- Balaústre e corrimão em tubos de aço encapsulados com PVC;
- Piso em chapa de alumínio revestido com Ecoflex antiderrapante;
- Poltrona do motorista com regulagem total de altura e movimento lateral, traseiro e frontal. – Cinto de segurança retrátil três pontos;
- Poltronas de passageiros estofadas revestidas em courvin;
- Janelas laterais com vidro inferior fixo e dois superiores móveis fumê;
- Vigia traseiro temperado e fumê;
- Elevador para cadeira de rodas;
- Itinerário eletrônico;
- Escapamento traseiro embutido;
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