CBTU reduz intervalos entre VLTs de Jaboatão ao Cabo
Espera na linha Cajueiro Seco-Cabo caiu de 63 para 51 minutos por meio da oferta de mais oito viagens/dia
Fonte: Portal FolhaPE / CBTU
VLTFoto: Divulgação
A Linha Diesel do metrô do Recife, que opera com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), ganhou mais oito viagens diárias a partir desta segunda-feira (5). O aumento da frequência foi possível após a liberação de um trecho de trilhos que estava em manutenção.
De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no ramal Cajueiro Seco/Cabo, o intervalo entre os VLTs caiu 12 minutos, passando de 63 para 51 minutos. Cada trem pode levar até 600 pessoas.
No último dia 31, a CBTU havia anunciado outras melhorias para o sistema, como a construção de duas pontes ferroviárias sobre o rio Pirapama, no limite entre Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. As estruturas integram o projeto de duplicação da linha de VLT. A previsão é de que as obras durem 23 meses.
Veja a tabela de horários da Linha Diesel (VLT - Cajueiro Seco/Cabo)
Fonte: CBTU/METROREC Montagem: Blog GRMPE com Jailson Silva
Motoristas acumulam função de cobrador nos ônibus da Região Metropolitana do Recife
Depois da retirada dos cobradores, mais uma novidade é adotada sem alarde no sistema de transporte por ônibus da Região Metropolitana do Recife. Os motoristas de algumas linhas que já operavam sem a figura do cobrador desde 2015 estão acumulando a função de receber dinheiro, passar troco e liberar a catraca ao mesmo tempo em que dirigem. Ou seja, estão atuando, também, como cobrador. A novidade está valendo desde o dia 1º de novembro. E, apesar de estar sendo criticada pelos motoristas, a determinação é legal. Foi acordada com os empresários de ônibus em convenção coletiva dos motoristas e cobradores, e validada pelo governo de Pernambuco, via Grande Recife Consórcio de Transporte.
O acúmulo de função já está valendo em 23 linhas operadas por cinco empresas: Caxangá (10 linhas), Empresa Metropolitana (8 linhas), Transcol (1 linha), Pedrosa (2 linhas) e São Judas Tadeu (2 linhas). E o número deverá crescer, segundo o GRCT, já que, no total, 32 linhas estão operando sem cobrador desde o fim de 2015 na Região Metropolitana do Recife e isso é pré-requisito para a escolha da linha. Os motoristas estão sendo convidados a assinar um documento em que concordam com o acúmulo de função e ganham, na maioria das empresas, um abono de R$ 100 mensal.
A novidade está explícita na 25ª cláusula da convenção coletiva da categoria, de julho deste ano. Mas, segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Benilson Custódio, os motoristas não são obrigados a aceitar o acúmulo de função e o abono. “O processo só é validado com a concordância do profissional. Ele é livre para aceitar ou não. Se aceitar, ganhará R$ 100 a mais no salário. E só é permitido para as linhas que operavam sem cobrador até o dia 1º de julho deste ano. Concordamos porque muitos passageiros estavam sendo prejudicados nessas linhas que só aceitam o cartão eletrônico. É uma forma de também beneficiar o passageiro”, argumentou Benilson Custódio.
Em junho de 2016, entretanto, o mesmo sindicato alertou o Estado que o acúmulo de função por parte dos motoristas era ilegal e feria a convenção coletiva da categoria. Na época, os cobradores estavam sendo retirados das linhas. E, como resposta, o GRCT garantia que nenhum cobrador seria demitido e que os motoristas não iriam acumular a função de receber dinheiro e passar troco. Mas tudo mudou.
CONFIRA NOS DOCUMENTOS ABAIXO
2/2
André Melibeu, diretor de Operações do GRCT, explicou que, ao órgão gestor, coube apenas o papel de validar ou não o pedido de acúmulo de função. E, nesse caso, o Estado viu uma oportunidade de dar mais uma opção ao passageiro que não tem o cartão VEM. “Autorizamos depois de submetermos o pedido ao nosso departamento jurídico e estamos monitorando para ver qual será o impacto na operação. Se haverá atraso nas viagens, por exemplo, ou se as linhas em questão conseguirão recuperar a queda de demanda, que tem sido maior do que a média do sistema em geral. Agora, são linhas em que o pagamento em dinheiro é mínimo. Isso é fundamental e critério para autorizarmos ou não o acúmulo de função do motorista”, disse.
A Urbana-PE se posicionou sobre o assunto por nota. Destacou que a medida está sendo implantada em caráter de teste e em acordo com o sindicato da categoria e os profissionais envolvidos. E que, apesar dos investimentos feitos para ampliar a rede de vendas dos créditos eletrônicos do VEM – hoje com mais de 2.500 pontos credenciados –, site, aplicativos, estações de BRT e terminais, viu na medida uma forma de garantir uma solução momentânea no processo de transição do pagamento em dinheiro para a bilhetagem antecipada.
CENÁRIO NACIONAL
Não só a retirada de cobradores, mas também o acúmulo de função pelos motoristas é uma tendência no País e no mundo. Levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em 101 cidades brasileiras revelou que em 28 delas os motoristas atuam também como cobradores. “O processo é válido se bem feito e respeitando alguns critérios. O sistema de transporte por ônibus de Goiânia (GO), por exemplo, funciona assim há 20 anos. Mas é preciso escolher linhas em que o pagamento em dinheiro seja exceção. Também é fundamental que os motoristas obedeçam o CTB e não manuseiem dinheiro com o veículo em movimento”, ponderou Marcos Bicalho, diretor da NTU. O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) desconhecia a novidade e, segundo o promotor de Transportes, Humberto Graça, irá acompanhar o processo para se posicionar sobre possíveis riscos à operação.
Embora revoltados, os motoristas que passaram a acumular a função de cobrador estão com medo. Temem perder o emprego caso reclamem. Um deles conversou com o JC no anonimato e foi só críticas.
JC – O que o senhor tem achado dessa nova função? De ter que dirigir e receber dinheiro dos passageiros? MOTORISTA – Péssimo. Como se não bastassem a tensão e o estresse que fazem parte do nosso trabalho diário, agora temos que nos preocupar com dinheiro. Em vender os cartões VEM ou simplesmente receber a passagem daqueles passageiros que quiserem pagar em dinheiro. É difícil e, como não estamos acostumados, tem sido bem estressante. É difícil calcular o troco certo e cuidar, ao mesmo tempo, do embarque e desembarque das pessoas, além do trânsito em geral.
JC – O que é o mais difícil de fazer? MOTORISTA – Ter que me preocupar com dinheiro. Ficar atento o tempo todo, sabendo que aquela gaveta é minha responsabilidade. Por sorte, o movimento está muito pequeno nas linhas em que os motoristas estão fazendo o papel de cobrador. Como a mudança é recente, começou na semana passada, ainda há poucos passageiros pagando em dinheiro porque as pessoas acham que essas linhas só aceitam o cartão VEM. Além disso, as empresas de ônibus e o governo do Estado não fizeram qualquer divulgação. Mas quando as pessoas souberem que as linhas voltaram a receber dinheiro, o movimento vai aumentar e exigirá ainda mais atenção dos motoristas.
JC – Como o senhor foi informado da novidade? MOTORISTA – As empresas estão chamando os motoristas dessas linhas que rodam sem cobrador desde o fim de 2015 e dizendo que agora é assim. Assinamos um documento no qual concordamos em receber dinheiro e passar troco como os cobradores. Para isso, recebemos R$ 100 por mês. Está tudo no papel que temos que assinar.
JC – E quem se negar a assinar esse documento? MOTORISTA – Com certeza será demitido. Oficialmente, dizem que os que se recusarem serão transferidos de linha, mas sabemos que a demissão é certa e apenas uma questão de tempo.
JC – O senhor sabia que o acúmulo de função pelos motoristas foi aprovado na convenção coletiva da categoria, com o aval do Sindicato dos Rodoviários? MOTORISTA – É difícil de acreditar que o nosso sindicato fez isso e que ainda acertou um valor tão baixo de abono pela nova função. Só quem não vive o dia a dia de um motorista de ônibus pode concordar com esse tipo de função. Tiraram os cobradores e agora vão colocar os motoristas para passar troco. Quem vai perder é o passageiro porque as viagens vão atrasar, com certeza.
Fonte: Blog de Olho no trânsito/ com Roberta Soares do JC.
Estudantes de toda a Região Metropolitana participam, nos dias 04 e 11 de novembro, da maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para chegar aos locais de testes, os feras contarão com o apoio do Grande Recife Consórcio de Transportes que dará um reforço de frota e viagem em 23 linhas. Ao todo, 170 ônibus serão colocados em operação e, juntos, realizarão 1.522 viagens. Ou seja, 35 veículos e 292 viagens a mais que num domingo normal.
Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:
020 – Candeias/TI Tancredo Neves 061 – Piedade 116 – Circular (Príncipe) 168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) 181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco 202 – Barro/Macaxeira (Várzea) 302 – TI TIP/Caxangá 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista) 424 – CDU/Torrões (Via San Martin) 521 – Alto Santa Isabel 522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa) 640 – Guabirada/Derby 731 – Beberibe (Espinheiro) 860 – TI Xambá (Príncipe) 1946 – TI Igarassu (PCR) 1976 – TI Pelópidas (PCR) 1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista) 2040 – CDU/Boa Viagem/Caxangá 2431 – Cidade Universitária 2432 – CDU (Várzea) 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) 2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira 2920 – Rio Doce/CDU
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
O Grande Recife montou um esquema especial de mobilidade para os fieis que forem à Arena de Pernambuco conferir a celebração dos 28 anos da comunidade religiosa Obra de Maria. O evento acontece neste domingo (04), a partir das 13h, mas, já na parte da manhã, os ônibus da linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena sairão do TI Cosme e Damião em direção ao estádio.
Todo o dinheiro adquirido com a venda dos ingressos para o evento será revertido na manutenção das ações sociais e de evangelização realizadas pela Obra de Maria. A celebração vai contar com a apresentação de personalidades do meio católico como os padres João Carlos, Reginaldo Manzotti, Marcelo Rossi e Damião Silva.
O público que desejar chegar à Arena de Pernambuco utilizando o sistema de ônibus deverá usar primeiro a linha Centro do Metrô e desembarcar na estação Cosme e Damião. Lá, a linha especial 047 – Cosme e Damião/Arena estará à disposição das 09h às 22h30, quando o último ônibus sai do estádio de volta ao Terminal Integrado. Para ter acesso ao serviço, pulseiras serão vendidas antecipadamente no valor de R$3,20, facilitando o retorno para casa.
O serviço pode ser adquirido tanto em dinheiro quanto por meio do cartão VEM Trabalhador ou Comum, no TI Cosme e Damião. É importante lembrar que como se trata de uma linha especial, a tarifa será cobrada integralmente e não haverá gratuidade.
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp para reclamações, (99488.3999)
Atrasado, caro e subutilizado. Este é o TI CDU, que integra o Corredor Leste-Oeste
Foram sete anos e meio de construção, quatro anos e meio de atraso nas obras, R$ 11 milhões de investimento (R$ 4,5 milhões somente de remanescente) e, mesmo assim, o Terminal da IV Perimetral (BR-101), agora chamado de TI CDU, na Iputinga, Zona Oeste do Recife, entrou em operação subutilizado. Há um mês opera com menos da metade da programação planejada, que já foi pensada pequena desde o começo. É difícil chegar e sair dele, reclamam os passageiros. Mesmo assim, o TI é uma construção gigante. E cara. É uma estrutura que ocupa um terreno de 15 mil metros quadrados, sendo mais de quatro mil metros quadrados de área construída, e que já custa R$ 232 mil de manutenção mensal aos cofres públicos – quase R$ 3 milhões por ano.
A promessa, inclusive, é de que a operação irá crescer, embora não tenha sido dado um prazo certo para isso acontecer. A expectativa é de que mais quatro linhas alimentadoras entrem em operação no próximo mês. São elas: Barbalho (Detran), CDU Várzea, UR-7 e Engenho do Meio. E a partir de 2019, outras linhas de peso do sistema de transporte passariam a integrar no terminal, como a CDU/Boa Viagem/Caxangá (040) e CDU/Caxangá/Boa Viagem (440). Também a partir de janeiro de 2019 deverá entrar na operação do TI as linhas Rio Doce/CDU, Casa Amarela/CDU e Curado II. Assim, todo o atendimento (ou boa parte dele) à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) passará a ser realizado por linhas alimentadoras que sairão do terminal.
Só assim o TI CDU poderá chegar perto da demanda de passageiros anunciada para justificar o investimento de recursos públicos na unidade de embarque e desembarque da Zona Oeste, que era de 50 mil passageiros/dia, mas já foi reduzida para 40 mil/dia. Atualmente, com a operação colocada em prática, o terminal transporta apenas 3,5 mil passageiros/dia. Apenas duas das oito alimentadoras entraram em operação, juntamente com as duas linhas do BRT, que levam para a região central do Recife. E mesmo assim – no caso das alimentadoras –, são linhas operadas por microônibus, com intervalos longos e desestimulantes: de 20 a 25 minutos (2431–Cidade Universitária) e 15 minutos (2433-Brasilit). Estavam previstas dez linhas no total. Além das oito alimentadoras (que levam os passageiros dos bairros para o terminal), duas troncais (que levam para o Centro).
Enquanto o crescimento não chega, a população sofre e reclama da dificuldade de chegar e sair da unidade. Também teme a perspectiva de que a UFPE seja alimentada por linhas a partir do TI CDU. “A estrutura é muito boa, sem dúvida, mas são poucos ônibus. Por isso não compensa. Estamos perdendo muito tempo. Eles vão ter que aumentar muito a frota para fazer essa alimentação porque, hoje em dia, esperamos muito tempo. E quando há congestionamento no trecho, o que é comum conforme o horário, a situação fica ainda pior”, critica e alerta Fabiana Rodrigues, promotora de merchandising e passageira diária do TI.
O TI CDU começou a ser construído em 2011 e deveria ter sido concluído em 2014, para a Copa do Mundo no Brasil. Integra o Corredor Leste-Oeste, que liga Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, ao Centro da capital. Foram quatro anos e meio de atraso e um custo total de R$ 11 milhões (R$ 7.886.960,34 de valor inicial e R$ 4,5 milhões de custo remanescente). Teve as obras paralisadas por quase dois anos, após o envolvimento da Construtora Mendes Júnior na Operação Lava Jato. A construção foi retomada em 2017. O futuro do TI CDU também foi prejudicado pelo arquivamento do projeto do corredor de BRT pensado para a BR-101, ligando os Corredores Leste-Oeste e Norte-Sul a partir do TI Abreu e Lima, em Abreu e Lima, chegando ao TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ambos no Grande Recife.
VANTAGENS
Apesar da subutilização, o novo TI CDU proporciona inúmeras vantagens ao passageiros. Infraestrutura com banheiros novos e ainda bem cuidados, bancos e carregamento do VEM são algumas delas. Com o tempo, haverá ao menos uma lanchonete para atendimento aos usuários, que por enquanto permanece fechada. Também é possível, a partir do terminal, a integração do Corredor de BRT Leste-Oeste com o BRT Norte-Sul, realizada com a linha 2443 – TI CDU/Joana Bezerra.
O governo do Estado conversou com o JC por email. Confira abaixo as respostas enviadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) aos questionamentos da reportagem:
JC – Por que o TI da IV Perimetral (TI CDU) entrou em operação com menos da metade da programação planejada (quatro das nove linhas)?GRCT – Na verdade, o TI CDU foi licitado para operar com dez linhas, sendo oito alimentadoras e duas de BRT. Dessas, quatro já estão em operação – duas alimentadoras e as duas de BRT. Isso foi necessário para que os usuários e moradores do entorno se habituassem a utilizar o novo terminal e entendessem que a integração passa a ocorrer dentro do novo TI e não mais do lado de fora (integração temporal) como era antes.
JC – O Estado não avalia como um equívoco, um desrespeito à população, colocar o TI para operar parcialmente considerando que é uma obra inaugurada com quatro anos e meio de atraso. Não houve tempo suficiente para que o planejamento fosse realizado? GRCT – Não porque o transporte público é dinâmico. Do planejamento do novo terminal até a sua entrega à população, a cidade e a forma como as pessoas transitam nela mudaram e o transporte público tem que obedecer estas novas configurações. Além disso, o Grande Recife tem como perfil dialogar com as comunidades sempre que uma nova mudança de itinerário, por exemplo, for proposta. Ou seja, tem se conversado com os moradores o melhor roteiro para atendê-los de modo que o ônibus possa cumprir o seu itinerário de forma rápida e segura do bairro ao terminal e do terminal de volta ao bairro.
2/3
JC – Qual a necessidade de um terminal tão amplo em área de construção para uma operação tão pequena? Vocês avaliam que a operação está subdimensionada? GRCT – A necessidade é, como dissemos acima, de termos um equipamento que possa receber as dez linhas que foram licitadas. Quatro já estão em operação e as demais deverão integrar o novo TI nos próximos meses. Por isso, não avaliamos a operação como subdimensionada porque, em breve, o terminal estará com sua operação completa.
JC – O Estado avalia que o TI CDU está subutilizado? Principalmente sabendo que o custo de manutenção dele é superior a R$ 200 mil mensais? GRCT – Não porque faz apenas um mês que o TI entrou em operação e, já neste mês de novembro, mais algumas linhas passarão a integrar no terminal.
JC – O Estado avalia que o modelo de terminais integrados, principalmente no formato que predomina no SEI, com grandes áreas de estocagem de ônibus e pouca fiscalização para controlar a operação, está ultrapassado? GRCT – O Sistema Estrutural Integrado (SEI) é uma boa opção para o usuário porque apresenta conforto, segurança e comunidade, além de ganho no tempo de viagem. Isso acontece porque, neste sistema, o usuário não precisa passar o cartão VEM no validador e girar a catraca mais uma vez, como acontece na integração temporal, por exemplo. Dessa forma, a operação ocorre de forma mais rápida.
JC – Quais os planos de ampliação da operação do TI CDU? Quando ele terá pelo menos o planejamento previsto funcionando? GRCT – Como já dissemos, ainda neste mês de novembro, outras linhas passarão a integrar no terminal e, até o início de 2019, o TI estará com a sua operação completa.
JC – Os planos são criar mais linhas para ele além das nove planejadas? GRCT – Sim porque o transporte público é dinâmico. Então, já observamos a necessidade dos usuários de que outras linhas integrem com o TI CDU.
JC – Sabemos que a grande dificuldade existente hoje para o transporte público é a falta de prioridade viária e, pelo que apuramos, quando a operação do TI CDU for ampliada o atendimento a UFPE será por alimentadoras. Vcs não temem que as viagens fiquem ainda mais demoradas? GRCT – Não porque o tempo de viagem se mantém o mesmo ou diminui. Isso ocorre porque, mesmo utilizando uma linha alimentadora e outra troncal, o passageiro ganha em tempo de viagem; uma vez que, para se deslocar do TI ao Centro do Recife ou o contrário, ele utiliza o BRT e o Sistema Via Livre que tem 80% de faixa exclusiva no Corredor Leste/Oeste.
Fonte: Blog de Olho no Transito/ com Roberta Soares
Ps: Segundo apuração do Blog GRMPE será em duas datas dia 10/11 entra duas linhas e dia 14/11 entre mais duas, bom assim espero que cumpram tanto as datas e as divisões pois tratando de GRCT espera-se de tudo...
MORADORES DE RIO DOCE REVOLTADOS COM A FALTA DE RESPEITO DA
EMPRESA BORBOREMA QUE FAZ A LINHA RIO DOCE-PIEDADE
DESABAFO
Os milhares de usuários moradores do bairro mais populoso de Olinda, Rio Doce estão revoltados, indignados com a safadice que é continua, todos os dias, proporcionada pela empresa Borborema, linha 910, que fazem os passageiros esperarem mais de 40 minutos numa parada de ônibus, sob sol e chuva. Afora a demora os ônibus andam como se estivesse acompanhando enterro, veículos de velórios. O motorista dos coletivos é quem recebem os xingamentos e ameaças dos usuários. Para fazer o trajeto Rio Doce/Piedade ou vice-versa levam até 2 horas de um ponto a outro. Os fiscais do TI Rio Doce não estão nem ai para o que acontece durante o dia, tarde e noite e dizerem que a culpa é da empresa por colocar poucos ônibus para atender a demanda de passageiros que é muito grande. Conhecendo essa demanda ai é que os motoristas fazem a conhecida “cera”, para andam com os ônibus lotados e “QUEIMAM” os outros pontos de parada, atrasando a viagem e soltando gracinhas para quem precisa deste serviço miserável, segundo alguns passageiros, serviço de merda. Durante a semana vários ônibus ficam pelo caminho por quebra de motor, portas travadas, marchas emperradas e com o preço da passagem anel B, custando R$ 4,40, num verdadeiro assalto ao bolso do usuário, sem nenhum conforto, sem ar condicionado, calor insuportável, transformando a viagem num filme de terror, com mulheres, homens, e idosos passando mal, desmaios e já algumas vezes ter de apelarem para o atendimento das ambulâncias do SUS e Corpo de Bombeiros.
REVOLTA
Agora vamos, a pedido dos usuários, para as cobranças. Cadê a famigerada CTTU. Essa companhia se tornou autarquia (cabide de emprego) em 2017 e é responsável pelo monitoramento, controle e fiscalização do transporte e trânsito e do gerenciamento do Sistema Municipal de Transporte Público de Passageiros. Também faz parte da responsabilidade da CTTU a realização de estudos e projetos para a melhoria da mobilidade urbana e de educação para o trânsito, coisa que se existe, nunca saiu do papel, os servidores da mesma passam o expediente sentados em suas mesas, em salas bem equipadas com ar condicionados, num bate-papo agradável sobre o capítulo da novela do dia anterior, ou falando sobre futebol, com o Brasil (7x1) na Libertadores, Sul-Americana, Copa do Brasil, amistosos da Seleção etc. E o que os passageiros de transporte rodoviários e de veículos particulares conseguem enxergar todos os dias?; é o caos no trânsito do Recife e preferia, e nos municípios vizinhos, um verdadeiro inferno de Dante, enquanto isso os carros da CTTU e suas motos se deslocam para os locais já pré-determinados em planilhas, como exemplo, Espinheiro, Centro do Recife, Madalena, Boa Viagem, Casa Amarela, os bairros mais populosos r sonde se concentram laboratórios e clínicas médicas, e também as outras famigeradas entidades criadas (cabides de empregos) nos municípios da RMR, chamadas de Guardas Municipais que só se incubem de uma única função, com os agentes da CTTU, crescer e multiplicar as tão conhecidas e decantadas em prosa e versos, indústria das multas. O pessoal da CTTU deveria tirar os glúteos das cadeiras e trabalhar em beneficio do povo que paga seus salários. Quem mais sofre com o descaso das autoridades do trânsito na Região Metropolitana do Recife são os idosos, muitos motoristas não respeitam o sinal de parada do passageiro que tem direito à gratuidade no uso do serviço.
DESCASO ÓRGÃO GESTOR
Os idosos do Recife/Olinda sentem dificuldades em utilizar o transporte coletivo, segundo apurou o Ministério Público Estadual (MPPE), mas nada acontece. A discriminação ocorre, principalmente, por parte dos motoristas que não respeitam o sinal de parar do idoso. Relatos de discriminação contra idosos no transporte público são comuns “Os motoristas passam pelo ponto e não param quando sabem que só tem idoso aguardando ônibus”, reclama o aposentado Alberto Correa, 72 anos.
A maioria da população acima dos 60 anos de idade desconhece a aplicação do Estatuto do Idoso, que institui penas rigorosas a quem desrespeita ou maltrata o idoso, além de garantir direitos e prioridades no transporte coletivo. A denúncia pode ser feita pelo próprio idoso ou qualquer outro passageiro do ônibus que tenha visto a falta de respeito do motorista. Para ser realizada é necessário o horário da ocorrência e a linha de ônibus.
COM A PALAVRA O GRCT QUE PODE USAR ESTE ESPAÇO PARA EXPLICAR TODAS ESTAS DENUNCIAS.
O dono da Empresa Borborema que atua em quase todos os Estados do Nordeste, podre de rico, está pouco se lixando para os usuários, que se lasquem todos, se estão achando ruim vão de UBER, Táxis, ou vão a pé para seus empreguinhos, ou consultas médicas, para melhorar a saúde, deixando a obesidade de lado. O sobrepeso dos passageiros está causando danos aos ônibus, disse um empregado/gerente da empresa, que pediu anonimato.
Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Como mostra a foto os coletivos vivem se quebrando e ficam por horas encostados aos Terminais de Integração, quando não são recolhidos as garagens. O Recife e para citar Olinda são cidades lindas, nos horários de picos são um desassossego e sofrimento para quem precisa sair do seu lar. Mas as duas cidades estão entulhadas de semáforos, lombadas e pardais eletrônicos só para multar, não tem nenhum sentido educativo ou coisa parecida. Os passageiros revoltados já ameaçam aos berros que irão depredar tanto internamente, muitas cadeiras estão pichadas e quebradas, como externamente, alguns ônibus dessa Borborema, se é que podemos chamar esses lixos de veículos de passageiros, falando de quase todas, que circulam no Grande Recife, de empresa de coletivos municipais. A SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA É COLOCAR OUTRA(S) EMPRESA(S). Com a palavra a Secretaria de Transportes, Antonio Ferreira Cavalcanti Júnior e o governador Paulo Câmara.
Terminal Integrado de Rio Doce recebe ações da campanha “E Se Fosse Você?”
Com o objetivo de sensibilizar usuários e operadores do transporte público sobre os direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, o Grande Recife promove mais uma edição da campanha “E Se Fosse Você?”. A ação teve início em agosto e segue até o final do ano, onde semanalmente uma equipe da Divisão de Educação do Consórcio estará num Terminal Integrado da Região Metropolitana realizando ações educativas junto à população.
Esta semana a campanha está no TI Rio Doce. Os usuários que circulam no espaço receberão a iniciativa que envolve música, roda de conversa, fiscalização das Plataformas Elevatórias Veiculares (PEVs) dos ônibus e a vivência de situações que simulam a rotina de uma pessoa idosa ou com deficiência. O evento acontece das 9h às 11h.
A ação funciona da seguinte forma: algumas pessoas são convidadas a embarcar nos ônibus utilizando muletas, óculos embaçados, caneleira de peso e protetor auricular. O objetivo é estimular o respeito e o cuidado dos demais usuários e operadores com estes dois segmentos, as pessoas idosas e as pessoas com deficiência, que têm prioridade no transporte público.
O “E Se Fosse Você?” já passou pelos Terminais Integrados de Pelópidas Silveira, Xambá, Camaragibe, Barro, Jaboatão, Cabo, Macaxeira, Cajueiro Seco, Joana Bezerra e Recife. A partir da próxima semana e até o fim do ano, sempre às quintas-feiras, a campanha ainda passará pelos TIs TIP, Abreu e Lima e Aeroporto.
A campanha “E Se Fosse Você?” faz parte do Programa Gentileza Faz a Diferença, do Consórcio em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). O Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) transporta uma média de 1,8 milhão de usuários por dia. Desses, além dos idosos, 35 mil tem algum tipo de deficiência – física, visual, auditiva ou intelectual.
Confira, abaixo, as datas e locais onde a campanha deverá acontecer. É importante destacar que pode haver mudança de datas no calendário das atividades.
Outubro
25/10 - TI Rio Doce
Novembro
08/11 - TI TIP
22/11 - TI Abreu e Lima
29/11 - TI Aeroporto
Dezembro
03/12 – Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Em caso de dúvidas, sugestões ou reclamações o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999) exclusivo para reclamações.
ACIDENTE COM ESCADA ROLANTE NO TI AEROPORTO DEIXA DUAS MULHERES FERIDAS
Duas mulheres ficaram feridas logo após a usarem a escada rolante do TI Aeroporto,localizado na Zona Sul do Recife.No momento do acidente,a mesma descarrilhou.O fato aconteceu por volta das 22:00 horas,na noite da última Segunda-Feira.
O SAMU e o Corpo de Bombeiros foram acionados e as vítimas logo foram encaminhadas a UPA da Imbiribeira,Maria José Oliveira da Silva ,de 41 anos,passou por uma avaliação médica e já recebeu alta.Já Gabriela Silva de Oliveira,de 22 anos,teve uma fratura no tornozelo e foi transferida ao Hospital Dom Hélder Câmara,no Cabo de Santo Agostinho.
O Grande Recife Consórcio de Transporte lamentou o ocorrido e diz que a escada rolante sempre passa por manutenção periódica e que a última aconteceu no último Sábado 20/10.
Fonte: JC online
Fotos do banheiro deste terminal foi tiradas por mim mesmo Jailson Silva
Colisão entre dois ônibus deixa feridos em Boa Viagem
O SAMU foi acionado para o local
Jailson Silva ( Blogueiro / Busologia)
Na manhã desta sexta-feira (19), por volta das 9h50, uma colisão entre dois ônibus deixou duas pessoas feridas na Avenida Conselheiro Aguiar, em frente à sorveteria 50 Sabores, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.
Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que foi acionado para o local, duas mulheres, de 42 anos e de 49 anos, ficaram feridas e foram socorridas para o Hapvida e UPA do Ibura.
Trânsito
O acidente aconteceu na faixa de ônibus da via e não chegou a interferir na fluidez do tráfego de veículos.
Fonte : JC Trânsito
Acesse nosso canal YouTube: https://youtu.be/M52bt3vwwVM
É fila para entrar, para esperar o ônibus e nenhum conforto na viagem. Os usuários do Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, reclamam da superlotação diária. Segundo eles, raro é encontrar um ônibus que saia do TI Macaxeira apenas com passageiros sentados.
Resposta
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que se baseia em estudos para determinar o número de veículos e viagens das linhas de ônibus. O Consórcio disse ainda que acompanha diariamente as operações. As sugestões e críticas dos usuários devem ser feitas através da Central de Atendimento pelo número 0800-081-0158.
Obras na avenida Conde da Boa Vista começam este ano, diz secretário
Projeto de requalificação da avenida Conde da Boa Vista deve ser apresentado até novembro, segundo o secretário de Mobilidade do Recife, João Braga
Por: Maiara Melo, da Folha de Pernambuco
Avenida será totalmente reformulada, segundo a PrefeituraFoto: Projeto de requalificação prevê mudanças no paisagem. / foto pesquisa Web / Divulgação
foto:Pesquisa web site Marco Zero
O novo projeto de requalificação da avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife, comobras previstas para começar ainda neste ano, deve ser apresentado até novembro. A informação foi confirmada nessa terça-feira (9) à Folha de Pernambuco pelo secretário deMobilidade e Controle Urbano (Semoc) da Prefeitura do Recife (PCR), João Braga. “No máximo, no comecinho do ano que vem. AEmlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana) já está começando o processo licitatório”, garantiu. De acordo com Braga, o prefeito Geraldo Julio já assegurou os recursos necessários para viabilizar a reforma de uma das mais caóticas vias da Capital pernambucana.
foto:Pesquisa web site Marco zero
“O projeto já está pronto e bem discutido. Ele foi feito pela Emlurb, em conjunto com a Semoc, porque tem a área de obra, de paisagismo, mas tem também o plano de circulação, a questão dos ônibus, plano de semaforização, plano para pedestres. Tudo já foi desenhado, internamente aprovado, e a gente só está vendo uns detalhes complementares. Certamente este ano, ou início do próximo, a obra será iniciada”, declarou o secretário, sem fornecer mais detalhes.
foto: Pesquisa web / Do Diário de Pernambuco
A avenida Conde da Boa Vista é alvo de críticas de pedestres, motoristas e usuários de transporte público. “O primeiro problema é que o pedestre não tem por onde andar. Tem uma ocupação muito forte do comércio ambulante nas calçadas, que precisa se disciplinado”, explica Stênio Cuentro, presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Civis em Pernambuco. “O segundo problema é que, quando foi feita intervenção lá para a implementação do corredor exclusivo, ainda teve como premissa deixar o carro particular passar na Conde da Boa Vista. Isso não é bom. Ou é tráfego exclusivo ou não é. E aí construíram a parada no meio da via. Isso traz insegurança para o pedestre, dificulta a vida de quem usa carro e de quem usa ônibus”, afirmou.
foto: Pesquisa Web / Rpress
Para o especialista, a concepção geral do projeto precisa ser revista. “Precisa realmente passar por uma grande reforma, melhorar as calçadas, a iluminação e definir qual é a prioridade, se o ônibus ou se o tráfego misto. Se for misto, tem que jogar as paradas para o lado direito das calçadas. Mas fazendo isso, o BRT não consegue acessar, porque tem porta na esquerda. Enfim, tem que se pensar muito bem o que se quer fazer com a Conde da Boa Vista. É preciso uma definição", declarou.
foto:Pesquisa web estação Provisoria e mau feita.
Não é a primeira vez que prazos para solucionar os problemas da Conde da Boa Vista são apresentados e desrespeitados. Somente este ano, o próprio prefeito afirmou, em janeiro e fevereiro, em entrevistas à imprensa, que divulgaria o projeto nas semanas seguintes, com obras previstas ainda para o primeiro semestre.
foto: Pesquisa Web / Leia já
A última requalificação da avenida foi entregue em 2008, pelo então prefeito da cidade, o então petista João Paulo. Em 2012, como parte do projeto para receber o corredor viário do BRT, foram instaladas placas de concretos. Em 2014, as estações de BRT começaram a ser construídas, mas obras foram interrompidas menos de seis meses depois. Pouco antes, em 2013, o secretário Braga anunciou que a via seria exclusiva para ônibus e BRTs, e que os carros particulares seriam deslocados para as vias paralelas. Em dezembro do ano passado, a Emlurb chegou a lançar um edital de licitação para a obra na Conde da Boa Vista, no valor de R$ 6.068.421,75, mas cancelou o edital em março deste ano.