ENGARRAFADO, APESAR DAS 19 FAIXAS, EM LOS ANGELES
Modelo americano levado ao extremo! Queremos isto para Recife?
Modelo americano levado ao extremo! Queremos isto para Recife?
Amigos...
Este é o segundo de sete artigos sobre mobilidade em Recife. Houve um tempo em que a cidade não dispunha de uma série de eixos atuais: Avenidas Caxangá, Norte, Sul, Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e Agamenon Magalhães. Houve um tempo em Recife que para ir do norte ao sul da cidade era preciso trafegar em ruas pequenas e apertadas. Mas seguindo o exemplo de outras grandes cidades do planeta, Recife achou que abrindo grandes avenidas iria melhorar a vida de seus cidadãos. Era o modelo urbano americano se impondo no pós-guerra, a era do automóvel. E a cidade cresceu, inchou, mais e mais gente precisando ir e vir nos seus quatro cantos.
A cidade acreditou que este modelo era o ápice da civilização, e deixou de acompanhar o crescimento do número de carros e da população, e seus reflexos na mobilidade. Crises vieram e foram, mas a cidade continua inchando, e os grandes eixos, outrora de fluxo rápido, se converteram em trambolhos entupidos de cruzamentos, sinais, carros e mais carros. A cidade anda quase parando, mas com tantos exemplos, ainda não percebeu o que realmente precisa ser feito: forçar a mudança da mentalidade de uso de carros para transporte individual, e garantir o espaço necessários que promova a bicicleta e o transporte público de qualidade.
Construir novos corredores de ônibus e ciclovias nos grandes eixos da cidade, dando prioridade ao transporte público e a bicicleta, aliada a uma política pública de redução do uso de carros, economizará uma boa quantidade de recursos, e ainda propiciará melhoras na qualidade de vida na cidade. É a experiência do mundo hoje. É o modelo que o mundo está adotando e que em algum momento precisaremos adotar: sustentável, controlado, e voltado para atender a todos os cidadãos.
Neste dia 22 de setembro, todos temos a oportunidade de tentar fazer uma Recife melhor. Deixe seu carro em casa, ande, pedale, pegue um ônibus. Contribua para uma cidade melhor e um mundo mais limpo.
http://pedalandoeolhando.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário