Veja nas imagens a seguir como ficará as linhas:
Foto 2: GRCT (Secid e Governo de Pernambuco)/Divulgação. |
Foto 3: GRCT (Secid e Governo de Pernambuco)/Divulgação. |
Observação: clique na imagem para ampliar!
Como ponto positivo, obrervamos muitos, como a economia com passagens, tendo em vista que pode-se pegar quantas linhas forem necessárias sem ter que pagar outra passagem, bem como percorrer toda a RMR com apenas uma passagem por sentido. Linhas que levarão para destinos diferentes, além do Centro do Recife, entre outros.
O ponto negativo que observei foi a falta de uma linha (de ônibus) que leve o passageiro do TI ao Centro do Recife, o que só será possível se utilizar o metrô e na Estação Joana Bezerra e/ou Tancredo Neves (o que já abrigará as linhas que parte do Ibura (e são muitas)). Daí, já é previsível a superlotação, principalmente nos horários de maior movimento.
Explicando melhor, daremos o exemplo a seguir:
Alguém que sai do bairro do Jordão e precisa ir ao bairro da Torre, antes da integração, teria que pegar um ônibus do Jordão, descer em Afogados ou no Centro do Recife e pegar outro ônibus, tendo que pagar duas passagens (ou R$ 4,30), com o SEI, é só pegar uma linha do Jordão para o TI do Aeroporto, depois embarcar na linha 115: Afogados/Aeroporto, descer no TI de Afogados e depois embarcar na linha 914: Pe 15/Afogados, daí chega ao destino (o bairro da Torre), isso pagando apenas R$ 2,15, o valor atual da tarifa do Anel "A". Com isso, será uma economia de R$ 4,30, por dia (para quem faz o percurso diariamente).
Através do TI do Aeroporto, você chegará, diretamente, a Boa Viagem, Pina, TIP (no Curado); e indiretamente a toda a RMR (como falamos acima), como por exemplo: Itamaracá, Serrambí, São Lourenço, entre outros.
No informativo não tem a data de inauguração do TI do Aeroporto, porém, um divulgador que estava distribuindo o folder (das imagens acima) afirmou que seria logo após o Carnaval (mas, quando mesmo?).
Por outro lado, eu fui verificar a obra deste TI na última sexta (10) e pude notar que as obras estão bem avançadas. Já fizeram todo o piso, as plataformas, o teto, os ferros de organização das filas, as lâmpadas, etc. Em números, poderia dizer que mais de 90% das obras já estão concluídas.
Tirando a falta de linha direta para o centro do Recife, como por exemplo a linha Aeroporto (Cde. da Boa Vista) e a falta da data exata de inauguração, aprovo este TI.
Agora, só nos resta esperar para podermos usufruir deste importante terminal.
Ah, antes de encerrar, informaremos que, depois do terminal entrar em operação, faremos uma matéria mostrando como você poderá se deslocar pela RMR através dele (e de outros). Para quem não conhece como funciona, valerá a pena.
Até lá!
Texto: Deyvson Thiago (com informações de terceiros).
Fotos: Ver legenda.
Poderá também gostar de:
Nenhum comentário:
Postar um comentário