segunda-feira, 4 de julho de 2016

MOVIMENTO PEDE CONCLUSÃO DE 100% DO BRT E O ALVO É O CORREDOR LESTE/OESTE.

TI Caxangá III Perimetral

O mivimento é organizado pelo criador da fan page, COLETIVO RECIFE que tem como idealizador o Hilton Azevedo e recebendo apoio de várias comunidades e de outros Grupos, associações de moradores , comunidade de Club Busólogos Pe, grupos de Mobilidade no facebook, ANTUERF ( associação de usuário do transporte Público com o Presidente Fredy do Metrô) e do Blog GRMPE(Jailson Silva).




Anteriormente, quando o TI Caxangá III Perimetral estava quase pronto e assim permanece, questionei possível dificuldade na circulação dos ônibus dentro dele. 

Recentemente, no novo TI Joana Bezerra, matéria de blog sobre mobilidade, relatou esse problema em função do posicionamento do muro da entrada principal do TI, deixando em aberto se haviam testado com ônibus de verdade afim de evitar o transtorno da remoção dele, pois o projeto pareceria executado por pessoas que não entendem do sistema. 

Possivelmente ocorreu erro de projeto como houve nas estações BRT quando a primeira pronta, próxima ao Extra Supermercado da Av. Caxangá, ao ser testada com veículo BRT, um Viale BRT branco, notou-se desalinhamento de algumas portas. Esse detalhe questionei na época aqui no fórum porque havia uma simetria quando não há nos veículos.

Pois bem, diante dos fatos, ressuscitando tese anterior, será que o TI Caxangá III Perimetral comporta a circulação de ônibus? Vejam as imagens do Street View,Google, Nov/15. Não mudou muito, exceto o mato alto, das imagens que postei na época. Elas mostram o quanto é apertada a via de ônibus comum, apenas duas faixas, e está acima do nível da avenida, o que me preocupa no futuro se as placas de concreto não suportarem o peso dos ônibus, além de possível colisão com a grade - o veículo pode despencar na avenida. 

Me pergunto se um ônibus na plataforma conseguirá sair sem bater na grade ultrapassando outro parado a frente. O raio de curvatura também força os ônibus a manterem uma distância das curvas de entrada e saída, do contrário o veículo não terá espaço para manobrar.



Abaixo, a foto mostra a plataforma por onde o BRT deverá fazer embarque, lado esquerdo da plataforma nesta visão da imagem. No lado direito será o desembarque, talvez também embarque de linhas comuns. O BRT deverá usar a mesma via de ônibus comuns para acessar a sua que é no meio do TI, em nível com a rua. Há um estrangulamento em curva por conta do muro do hospital, e a curva de descida não é das mais largas. Dupla faixa existe e está faltando concluir, que é próximo ao acesso pela Av. Gal. San Martin. Recordo na época da construção de um caminhão no trecho e o espaço era pequeno para outro ao lado nos dois lados da plataforma.


foto: Google Maps
Segundo o Governo, a partir do semestre que começa, farão por etapas licitações para a conclusão das obras de transporte. Os TI Caxangá III e IV Perimetrais devem ficar para o próximo ano.

Esta matéria diante do anunciado indaga: já pensou se após pronto o TI Caxangá III Perimetral, descobrirem que a operação de ônibus terá problemas? Seria pedir muito executar testes com ônibus pesado e articulado nele para criar uma certeza que o retorno das obras e sua posterior conclusão não exigirá intervenções só percebidas na presença de veículos?

Reportagem Especial com ajuda do amigo Raimundo -Rai
texto : Raimundo - Rai
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837472&page=667

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