Evento faz parte do processo de construção do Plano de Mobilidade do Recife e contou com palestras de gestores da SPTrans. (Foto: Inaldo Lins/PCR)
A Secretaria de Planejamento Urbano, através do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS), realizou, nesta quinta-feira (3), o segundo seminário técnico de discussão sobre o Plano de Mobilidade do Recife. Com o tema A Prioridade é o Transporte Público, o evento debateu a implantação de faixas exclusivas de ônibus e contou com palestras dos gestores da SPTrans, que apresentaram as experiências vivenciadas na cidade de São Paulo. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife.
"Priorizar o transporte público é um dos caminhos para melhorar a mobilidade urbana e uma das ferramentas que temos para isso é a criação de corredores exclusivos de ônibus. Esse processo é muito complexo, por isso trouxemos a experiência de São Paulo para ampliar o debate", explicou o presidente do ICPS, João Domingos. O seminário foi aberto ao público e teve como um dos objetivos manter a discussão junto à sociedade na construção do Plano de Mobilidade do Recife, que teve seus estudos já iniciados pelo Instituto.
Os mais de 100 participantes puderam conhecer um pouco do sistema paulista de implantação de corredores exclusivos para ônibus. Para a diretora de Planejamento de Transportes da SPTrans, Ana Odila de Souza, o ônibus é o transporte mais eficiente, pois está presente em todo o território. "A democratização das vias e o resgate do espaço urbano para o transporte público sofre muita resistência no começo, mas depois a população tende a ficar favorável a esse modelo". No Recife, a gestão municipal vem implantando, desde do final de 2013, as faixas exclusivas de ônibus. Chamadas de Faixa Azul, hoje a cidade conta com cerca de 23km de corredores exclusivos em alguns dos principais pontos da cidade.
Durante o evento também foi abordada a integração dos Planos Diretor e de Mobilidade de São Paulo. Para isso, uma das ferramentas utilizadas na capital paulista foi o adensamento ao longo dos eixos de circulação. "Quando estimulamos a criação de empregos fora do centro e o aumento de moradia na área central, começamos a evitar os grandes deslocamentos e, assim, minimizamos os congestionamentos", explicou o superintendente de Transportes da SPTrans, Tácito Pio da Silveira.
A primeira reunião pública sobre mobilidade foi realizada na abertura do ciclo de discussões do Recife Planeja, que realiza discussões sobre a cidade uma vez por mês e também é coordenado pelo ICPS. Até o final deste ano, serão realizados mais dois seminários para construção do Plano de Mobilidade. Após esse processo, as sugestões serão compiladas em um documento e apresentados à sociedade.
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