Você sabia que as faixas dedicadas exclusivamente aos ônibus aumentaram a velocidade dos coletivos, aumentando também a economia do tempo dos usuários em viagens? De acordo com estudos realizados pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, nos últimos meses, a velocidade média desses veículos cresceu 68%. Segundo a SPTrans, mais de 2,3 milhões de passageiros são beneficiados diariamente pela mudança.
Isso tudo colabora para que, pela primeira vez, quem anda de ônibus ou metrô chegue mais rápido ao destino do que quem opta por veículos individuais. Enquanto quem anda exclusivamente de carro gasta diariamente 2h53 no trânsito, quem anda apenas de ônibus leva 2h46 para se deslocar, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido da Rede Nossa São Paulo.
Um outro reflexo da rapidez dos coletivos talvez seja o fato de que quase a metade dos paulistanos ouvidos pelo Ibope (43%) são a favor da ampliação do rodízio para dois dias e 71% estão dispostos a usar o transporte público todos os dias se houver boas alternativas.
Outra boa novidade é que, com a rapidez das viagens, algumas pessoas elegeram o ônibus como meio de transporte, desistindo do carro. Ainda de acordo com a SPTrans, os ônibus municipais registraram 2,9 bilhões de passageiros em 2013, ano em que aumentou a implantação das faixas exclusivas, seis milhões a mais do que em 2012.
Aqui em Recife esta longe, de acontecer algo com a mesma qualidade e velocidade, que hoje acontece no sudeste do Brasil.
Fontes: Prefeitura de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário