Os usuários do transporte público da Região Metropolitana do Recife ganham, a partir deste sábado (18), mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O Terminal Integrado Abreu e Lima, localizado às margens da BR-101, inicia sua operação com a expectativa de atender 40 mil pessoas por dia.
Orçado em R$ 15,4 milhões, o TI Abreu e Lima possui 3.639 m² de área construída, com três plataformas de embarque e desembarque, lanchonete, bilheteria, sala de administração, guarita e ilha de despachante. Além disso, o Terminal possui piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida) e mecanismo antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. O equipamento foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional.
O TI inicia operação com 11 linhas de ônibus e 58 veículos, realizando 724 viagens por dia. Entre as linhas, serão seis alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; duas interterminais, que ligarão Abreu e Lima aos TIs Igarassu, Pelópidas; uma perimetral que ligará o novo TI ao Terminal Integrado Macaxeira e duas linhas troncais de BRT, que levarão os passageiros até o Centro. Os usuários também terão integração física através de passarelas com a estação de BRT Abreu e Lima.
O início da operação do TI Abreu e Lima será a maior operação da história do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, visto que irá impactar em mudanças operacionais em mais seis Terminais Integrados: PE-15, Pelópidas Silveira, Igarassu, Macaxeira, Xambá e Rio Doce.
No TI PE-15, as linhas alimentadoras 1931 – Jardim Paulista Baixo/TI PE-15; 1932 – Jardim Paulista Alto/TI PE-15; 1934 – Arthur Lundgreen I/TI PE-15; 1935 – Paratibe/TI PE-15; 1941 – Arthur Lundgreen II/TI PE-15 e 1943 – Mirueira/TI PE-15 serão transferidas para o Terminal Pelópidas Silveira, o que resultará no ganho no tempo de viagem e na redução de 8km no deslocamento dessas linhas, beneficiando 12 mil pessoas. Com a saída dessas linhas, o TI PE-15 passa a contar apenas com uma linha alimentadora, a 1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15. Outra novidade será a ligação do TI PE-15 com o TI Xambá, com a alteração da linha 883 – TI Xambá/Rio Doce (II Perimetral) para 883 – TI Xambá/TI PE-15. Os usuários do TI Xambá continuarão com outras duas opções de deslocamentos diretos para Rio Doce através das linhas 881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas) e 882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti).
Para poder receber as seis linhas alimentadoras vindas do TI PE-15, o Terminal Integrado Pelópidas Silveira também terá alterações. As seis linhas alimentadoras 1912 – Caetés I/TI Pelópidas, 1917 – Caetés II/TI Pelópidas, 1998 – Caetés III/TI Pelópidas, 1984 – Loteamento Bonfim/TI Pelópidas, 1988 – Desterro/TI Pelópidas e 1989 – Loteamento Planalto/TI Pelópidas, que atualmente operam no TI Pelópidas Silveira, serão transferidas para o TI Abreu e Lima e passam a ser alimentadoras deste terminal. Essa mudança significa a redução de 7km no deslocamento das linhas para o Terminal, resultando também na diminuição do tempo de viagem para o usuário.
O litoral do município de Paulista também ganhará ligação direta com um Terminal Integrado. A linha 1958 – Costa Azul se tornará alimentadora do TI Pelópidas e passa a se chamar 1958 – Costa Azul/TI Pelópidas. A linha 1905 – TI Igarassu/TI Pelópidas será migrada para o TI Abreu e Lima e mudará sua nomenclatura para 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima. Esta linha atenderá os usuários que estiverem nas paradas da BR-101 e que não são atendidos pelas estações de BRT.
O início da operação do TI Abreu e Lima também irá possibilitar a ligação da orla de Olinda ao SEI. A linha 1940 – Abreu e Lima/Olinda será transformada na 1940 – TI PE-15 (Circular), atendendo ao Varadouro, Pan Nordestina, Carmo, Av. Getúlio Vargas, indo até a Praça Pedro Jorge, em Casa Caiada. No sentido subúrbio/terminal, esta linha também atenderá a Av. Carlos de Lima Cavalcanti e Bultrins. Outro benefício à população será a integração do Terminal Rio Doce ao SEI, com a mudança da 1986 – Rio Doce/Derby para 1986 – TI Rio Doce/TI PE-15, possibilitando mais deslocamentos aos usuários da região.
Os usuários do TI Macaxeira também ganharão ligação com o novo equipamento da Zona Norte da RMR. Será criada a linha perimetral 901 – TI Abreu e Lima/TI Macaxeira em substituição da linha 901 – Caetés/Macaxeira, que deixará de operar. A nova linha irá operar com tarifa A (R$2,80) e vai atender a demanda da 901 anterior, que operava com tarifa B (R$3,85).
Com a inauguração deste terminal e a inclusão do Rio Doce no SEI, o sistema passa a contar com um total de 24 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia, Cosme e Damião, Rio Doce e Abreu e Lima. Com isso, mais usuários terão direito a utilizar o sistema pagando apenas uma passagem para se locomover na RMR, por sentido.
LINHAS DO TI ABREU E LIMA:
Alimentadoras
1912 – Caetés I/ TI Abreu e Lima
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1988 – Desterro/ TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Interterminal
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
Perimetral
901 – TI Abreu e Lima/ TI Macaxeira
Troncais
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
Confira também como ficará a rede dos demais Terminais Integrados com a inauguração do TI Abreu e Lima:
Terminal Integrado PE-15
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
883 – TI Xambá/TI PE-15
1940 – TI PE-15 (Circular)
50 – TI PE-15/Boa Viagem
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
914 – TI PE-15/TI Afogados
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) - BRT
1900 – TI PE-15 (PCR) - BRT
1970 –TI Pelópidas/ TI PE-15 - BRT
Terminal Integrado Pelópidas Silveira
1922 – Pau Amarelo/TI Pelopidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1944 – Loteamento Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1941 – Arthur Lundgren II/ TI Pelópidas
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/ TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1970 –TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
1976 – TI Pelópidas (PCR) - BRT
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) - BRT
Terminal Integrado Igarassu
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1918 – TI Igarassu (Circular)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
Terminal Integrado Rio Doce
1987 – Rio Doce (Príncipe)
2920 – Rio Doce/CDU
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1966 – Rio Doce (Circular)
1981 – Rio Doce (Cde. Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
930 – Rio Doce/ Dois Irmãos
910 – Piedade/Rio Doce
1978 – Loteamento Conceição/Rio Doce (PE-22)
1960 – Maria Farinha/Casa Caiada
1929 – Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.081.0158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.
A inauguração simbólica foi realizado hoje na manhã desta quinta 16/06/16 ,com a presença do governador Paulo Câmara e as operações será no sábado 18/06/16.
veja abaixo o gráfico do jc e do blog de Olho no Trânsito:
Fonte: BLOG GRMPE
site
essa linha que disseram que iria ter do TI Paulista circulando pelo novo norte Way é a cara do atual povo de Pernambuco. um povo que acredita numa piada dessa,acredita em tudo! um boato sem necessidade que só fez iludir os inocentes. sobre essa 1967 era pra ter virado BRT faz tempo.
ResponderExcluire boa matéria do JC deixando bem explicado como vai funcionar o TI Abreu Lima. mas como temos uma gigantesca massa de ignorantes,vão botar a culpa(como já estão)nas eleições. com uma imprensa dessa que nós temos até eu fico imbecil.
ResponderExcluirgostaria de saber porque iguarassu/ macaxeira vai continua e vão tirar caétes/macaxeira, tendo em vista que a ideia desse terminal era dar um ponto final nesta linha, porque não agrada a empresa e nem a grande recife, outra cade a linha que iria até o janga disseram que seria a linha da costa azul mais no seu intínerario não consta que vai passar pelo janga, o que estou vendo que que a partir de segunda isso vai dar é muita confusão.
ResponderExcluirgostaria de saber porque iguarassu/ macaxeira vai continua e vão tirar caétes/macaxeira, tendo em vista que a ideia desse terminal era dar um ponto final nesta linha, porque não agrada a empresa e nem a grande recife, outra cade a linha que iria até o janga disseram que seria a linha da costa azul mais no seu intínerario não consta que vai passar pelo janga, o que estou vendo que que a partir de segunda isso vai dar é muita confusão.
ResponderExcluirWBS A LINHA DO JANGA SERÁ A 1.958 - COSTA AZUL/ TI PELOPIDAS E PASSA PELO JANGA, JÁ A LINHA IGARASSU / MACAXEIRA É BRIGA DA ITAMARACÁ COM O GRCT
Excluireu acho que vão acabar com a linha 1964 assim como a linha 1967. vão botar todo povo de Igarassu nesse TI Abreu Lima. em compensação,vão botar artiCOlado nessa linha 1905-TI Igarassu/TI Abreu Lima.
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