sábado, 18 de agosto de 2012

JABOATÃO- GANHA CORREDOR DE ÔNIBUS EXCLUSIVO

Na próxima segunda-feira (20) serão alterados os pontos de parada de 11 linhas que trafegam na avenida Ayrton Senna, em Jaboatão dos Guararapes. A mudança ocorrerá devido ao início da operação da faixa exclusiva de ônibus no centro da via, no trecho entre a rua Osório Borba e a avenida Barreto de Menezes. O corredor foi construído pela Prefeitura do município. As linhas envolvidas na modificação (lista abaixo), que hoje utilizam cinco pontos de paradas nas calçadas do lado direito da avenida, passarão a parar nos abrigos da pista central. Dos cinco pontos existentes nas calçadas, três continuarão ativos, para atender os usuários das linhas 044-Massangana (Boa Vista) e 161-Brigadeiro Ivo Borges, que passam em frente ao Shopping Center Guararapes. Já as duas paradas restantes serão removidas. Divulgação – Para orientar os usuários sobre as mudanças, o Grande Recife irá colocar cartazes nas paradas e nos coletivos de todas as 11 linhas envolvidas. O órgão também estará com uma equipe de divulgação nas paradas durante três dias. Em cada um dos cinco pontos de embarque que sofrerão modificações, um divulgador estará a postos para esclarecer todas as dúvidas sobre qual linha e ponto de parada deve ser utilizada pelo usuário. Dúvidas também podem ser retiradas, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158. Todos os atendentes foram treinados para orientar os usuários. Os itinerários das linhas afetadas poderão ser consultados no site do órgão (www.granderecife.pe.gov.br). Linhas: 011-Piedade/Derby 020-Candeias/Dois Irmãos 061-Piedade 062-Jardim Piedade 063-Jardim Piedade (Bacurau) 069-Conjunto Catamarã 070-Candeias/Joana Bezerra 071-Candeias 072-Candeias (Opcional) 073-Candeias (Bacurau) 910-Piedade/Rio Doce Paradas envolvidas na mudança: 1 – Parada nº 010025 – Localizada após o cruzamento com a rua Osório Borba. 2 – Parada nº 010026 – Lado oposto ao restaurante Tigela de Barro. 3 – Parada nº 010027 – Lado oposto à baia que fica entre as ruas Barra de Amaragi e Cel. Francisco Galvão. 4 – Parada nº 010028 – Em frente ao Shopping Center Guararapes. 5 – Parada nº 010029 – Em frente ao Colégio Conviver OBS: Os abrigos 1,2 e 3 continuarão ativos. Já os 4 e 5 serão removidos. Notícias de Jaboatão dos Guararapes Jaboatão vai ganhar corredor exclusivo para ônibus Informações: GRCT

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

RECIFE: USUÁRIOS FOGEM DO SEI(muita bagunça e desconforto)JOANA BEZERRA VOCÊ URINA LÁ NO CANTINHO DO MURO ATRÁS DE UMA PLACA DE CONCRETO ESQUESIDA

Um sistema de transporte que visa integrar toda região metropolitana e diminuir custos de passagem dos usuários, bem como fazer que sua locomoção seja feita por toda região metropolitana do Recife, mas alguns fatores negativos fazem muitas pessoas temerem os terminais integrados e consequentemente o SEI. Mesmo com a ampliação do número de terminais integrados, muitos destes terminais que estão integrados e em funcionamento oferecem poucas condições estruturais para atender tanto a demanda quanto ao conforto e segurança. Alguns terminais precisam urgentemente serem reformados e ampliados, pois os que estão operando são alvos de criticas na qual afungentam muitos usuários. Casos de resistência da população frente aos terminais são vistos em quase todos os terminais, e o que mais marcou foi a integração do terminal Pelópidas Silveira, onde boa parte dos ônibus do município de Paulista deixaram de ir ao centro, na qual aconteceu protestos antes, durante e depois de sua implantação, mas existe alguns que mesmo com o caos do dia a dia atrai um número de usuários maior que o esperado pelo próprio CGRT, como o do TI do Barro, na qual está passando por uma ampliação. E devido a estes problemas relatados e noticiados frequentemente como filas e confusões, faz os usuários fugirem do sistema e pegarem os ônibus que não são integrados. Muitos usuários preferem pagar 02 passagens do que enfrentar as grandes filas nos terminais. O Blog Meu Transporte conversou com usuários numa parada de ônibus com destino ao bairro de Boa Viagem, e o que chamou atenção foi que a maioria das pessoas tem ônibus SEI em seus bairros, porém elas relataram que preferem pagar duas passagens a sofrer no Metrô lotado e no terminal integrado da Joana Bezerra. Muitos relatam que preferem os ônibus com destino direto, que o SEI tira a comodidade das viagens. ''Antes pegava um ônibus para ir ao centro d cidade, agora tenho que pegar dois ônibus e um metrô, qual foi a vantagem nisso, relatou José Demézio, morador do Jordão Baixo. ‘’É muita gente e muita bagunça, prefiro pagar duas passagens do que chegar estressada no trabalho’’. Sulamita Matias, que mora no bairro do Ibura de Baixo.
Parada de ônibus no Forte das Cinco Pontas: Usuários preferem pagar duas passagens para não enfrentarem as confusões nos terminais
Hoje existem 14 terminais integrados em funcionamento e a previsão é que mais 09 terminais entrem em funcionamento até o fim de 2014, que irá contemplar mais de 80% das linhas da região metropolitana. Obras viárias dificultam implantação completa do SEI As obras dos corredores das perimetrais ainda não foram iniciadas. A 2ª e 3ª perimetrais serão executadas pelo município. Já a 4ª perimetral pelo estado. As três com recursos do PAC Mobilidade. Resta saber quando elas vão enfim sair do papel, o corredor da BR-101 por exemplo que vai ser um dos mais importantes da cidade, pois além de ele cortar a cidade de norte a sul, vai possibilitar ter ônibus biarticulados com capacidade de mais de 200 usuários/viagem e integrar grandes avenidas e grandes terminais pela BR-101. A malha viária do SEI Radiais 1- Avenida Mascarenhas de Morais (contemplada com o metrô) 2- Rua José Rufino (contemplada com o metrô) 3- Avenida Abdias de Carvalho (não contemplada) 4- Avenida Caxangá (em obras do corredor Leste/Oeste) 5- Avenida Presidente Kennedy (em obras para um corredor exclusivo) 6- Avenida Norte (não foi contemplada) 7- PE-15 (em obras para o corredor Norte/Sul) Perimetrais 1ª Perimetral: Avenida Agamenon Magalhães (contemplada com o Norte/Sul) 2ª Perimetral: passa pela Estrada dos Remédios, Água Fria e Avenida Beberibe ( obra do município contemplada pelo PAC Mob) 3ª Perimetral: Sai da Estação Tancredo Neves, passa pelas avenidas Recife, San Martin e Norte (obra do município contemplada pelo PAC Mob) 4ª Perimetral: BR-101, no contorno Recife (obra do estado contemplada pelo PAC Mob) Terminais/ Inauguração TI PE-15 - 1992 TI Macaxeira- 1992 TI Recife – 1994 TI Joana Bezerra – 1994 TI Afogados – 1994 TI Barro – 1994 TI Jaboatão – 1994 TI Camaragibe – 2002 TI Igarassu - 2004 TI Cavaleiro – 2004 TI Caxangá – 2008 TI Pelópidas – 2009 TI Cabo de Santo Agostinho – 2009 TI Aeroporto – 2012 Blog Meu Transporte

RECIFE: TERÁ TRANSPORTES FLUVIAL ATE 2014

Na realidade, o transporte multimodal é a melhor opção, visto que a associação de vários sistemas de transporte; bem como a criação de terminais rodoviários, ferroviários e hidroviários, permitiria uma maior integração territorial. Projeto de autoria de Vital Brandão premiado na Revista Ferroviária em 2007 São Paulo-SP.
"Há várias maneiras de se locomover em uma cidade, mas, ás vezes, uma autêntica experiência inclui vários modos de transporte." Philip Kotler

PERNAMBUCO:CLIMA TENSO NA REFINARIA ABREU EM SUAPE (a volta dos trabalhadores)

Depois de um início de expediente tranquilo na manhã desta quinta-feira (16), o clima voltou a ficar tenso na Refinaria Abreu e Lima e PetroquímicaSuape. Por conta de um rumor de demissões de funcionários da Conest, consórcio que conta com o maior número de funcionários nas obras, os trabalhadores deixaram de trabalhar e vão realizar uma assembleia na área interna. LEIA TAMBÉM Retorno tranquilo na Refinaria Abreu e Lima e PetroquímicaSuape Chega ao fim greve na Refinaria Abreu e Lima e PetroquímicaSuape O presidente do Sintepav, Aldo Amaral, foi convocado para comandar a reunião dos empregados. Na noite de quarta-feira (15), o sindicato que representa os trabalhadores fechou acorco com o Sinicon, representante das empresas contratantes. Diante da nova paralisação, já aumentou o número de policiais militares presentes no local, um helicóptero da Secretaria estadual de Defesa Social (SDS) ronda a área. Na semana passada, parte dos trabalhadores em greve transformou a refinaria em um campo de guerra. Houve quebra quebra e confronto entre integrantes de vários grupos sindicais. Sete ônibus também foram queimados.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

RECIFE:20 VAGAS PARA TÁXI COMUM ACESSAR TÁXI RECIFE AEROPORTO.

O serviço de táxi no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre voltou a ser discutido no Recife. No último sábado (11), foi lançado o edital de seleção pública para a ampliação do cadastramento de profissionais para o atendimento dos viajantes. A seleção será feita pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e abrirá 20 vagas para táxis comuns. Os interessados em participar deverão se inscrever entre os dias 20 e 24 de agosto, das 14h às 17h, na sede da CTTU, no bairro de Santo Amaro. É preciso ser permissionário do Sistema de Táxi Comum do Recife e estar regularizado. Também é importante que os profissionais estejam regularmente cadastrados como pessoa física, sejam proprietário do veículo e, em casos de financiamento, ser o arrendatário, não tenham sanções disciplinares aplicadas pelo município nos últimos seis meses, não tenham débitos com o município e nem sentença condenatória nas esferas estadual e federal. A iniciativa faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2012/2013, lançado em julho. O objetivo da ação é melhorar o atendimento aos passageiros que chegam na cidade.

BRASIL: ÔNIBUS MOVIDO A HIDROGÊNIO E ELETRICIDADE

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PERNAMBUCO:ENTREVISTA DO SECRETARIO ESTADUAL DAS CIDADES

Em entrevista ao Jornal do Commercio, o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, fala sobre planos de mobilidade para o Estado e, sobretudo, Região Metropolitana do Recife. Cabral garantiu que o governo de Eduardo Campos está aberto ao diálogo, mas que a ideia de construir quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães não foi deixada de lado. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem De Olho no Trânsito – O governo está revendo a ideia dos viadutos, como o governador deu a entender na semana retrasada, ou está dando sequência ao projeto? Danilo Cabral – O governo continua, como sempre esteve desde o início desse processo, aberto à discussão. Desde que a gente deu um passo para tirar do papel a implantação do corredor de transporte público da 1ª Perimetral (Agamenon Magalhães), porque essa é a discussão, a de um corredor de transporte, sempre estivemos e continuamos abertos à incorporação de sugestões, contribuições e ao próprio debate, como fizemos em várias oportunidades. Realizamos audiências públicas com moradores, depois com o MPPE, participamos de vários debates com entidades e instituições técnicas. Ou seja, o governo sempre participou desse debate e queremos coletar todas as contribuições. O projeto continua em curso sim, seguindo o rito que tinha sido programado. Claro que ele encontra-se agora numa fase de detalhamento dos estudos de impacto para que possamos dar sequência à intervenção propriamente dita. Nesse momento estão em curso os estudos de impacto de vizinhança e ambiental, o plano de circulação durante a obra e o detalhamento do projeto executivo. No horizonte de 90 dias de espera, contados a partir de julho, teremos condições efetivamente de discutir o início da intervenção. De Olho no Trânsito – Então, se a construção dos viadutos está mantida, o que o governador quis dizer quando deu a entender que iria rever o projeto, sem ser provocado, durante o lançamento do programa de navegabilidade do Rio Capibaribe? Danilo - O governador colocou que continua aberto a discussões para incorporação de contribuições de melhoria à ideia dos viadutos. Não chegamos a colocar a alternativa de desistência do projeto. Isso não aconteceu. Continuamos a afirmar a importância de ouvir a sociedade para aprimorar o projeto. Lançamos esta semana uma intervenção na Agamenon que exemplifica esse aprimoramento e dialoga com a mobilidade na via, o projeto de implantação de 100 quilômetros de ciclovias nos corredores de ônibus. O Estado, como disse o governador, está aberto para aprimorar. Agora, o resultado final só será definido após a conclusão dos estudos e, até lá, o que podermos ter de contribuição será bem vinda. De Olho no Trânsito – E se esses estudos apontarem que o impacto dos viadutos será grande, havendo desgate para o governo, vocês podem desistir do projeto? Danilo – Não vou me antecipar aos resultados dos estudos. A finalidade deles é exatamente dar consistência técnica para fazermos a intervenção. Essa consistência, inclusive, não depende só de nós, mas de diversos órgãos técnicos, como por exemplo a própria CPRH, que vai analisar a questão ambiental. A análise desses estudos vai ser feita pelo governo no que lhe cabe, mas também pelos órgãos de controle, para que tomemos essa decisão. De Olho no Trânsito – Os estudos de impacto vão ser divulgados abertamente para a sociedade, inclusive a imprensa? Danilo – Sim, claro. Inclusive como eu disse, são estudos que serão submetidos aos órgãos técnicos, como a CPRH e a prefeitura. Ainda mais agora com a Lei de Acesso à Informação. De Olho no Trânsito – A licitação pública para escolha da empresa que vai construir os viadutos já foi concluída e homologada. Caso o governo decida por outro projeto, ela continua valendo? Danilo – Não. A licitação tem um objeto, que é a construção de quatro viadutos. Você pode até suprimir ou acrescentar em até 25% o montante do contrato, segundo a Lei das Licitações, mas não pode transformar os quatro elevados em um único viaduto, por exemplo. Porque assim você estaria alterando o objeto e eliminando gente que poderia ter participado da licitação se soubesse que ela seria para um único elevado. Mas não participou porque eram quatro viadutos. De Olho no Trânsito – Então isso pode impedir o governo de desistir da ideia dos viadutos? Danilo – Volto a repetir que o Estado continua tocando o projeto que foi apresentado e discutido com a sociedade. De Olho no Trânsito – Outras ideias para o corredor foram apresentadas ao governo, entre elas a de Jaime Lerner, que previa um elevado só para ônibus na Agamenon. Por que o governo optou pelos viadutos? Está querendo, de fato, beneficiar o automóvel? Danilo – De forma alguma, pelo contrário. Essa alternativa foi apresentada pelo arquiteto Jaime Lerner, a partir de uma parceria feita com os operadores do sistema, o Urbana-PE, que era esse grande elevado. A partir desse projeto e do debate com a sociedade, identificou-se que, em primeiro lugar, ele também tinha um problema operacional, que era impedir uma alternativa futura de outro modal, que estaria invabilizado pelo elevado. Segundo, do ponto de vista estético, o elevado proposto era extenso, com quase cinco quilômetros, o que iria agredir bastante a Agamenon e teria impacto ambiental porque mexeria na borda do canal. Depois o governo estudou o monotrilho, fizemos um estudo de uma Parceria Público-Privada (PPP), que teve muito fôlego. Do ponto de vista técnico, teve respaldo porque não alteraria em nada o funcionamento da Agamenon do ponto de vista dos carros. Mas quando se analisou o financiamento desse projeto, na ordem de R$ 4 bilhões na época, verificou-se que o custo da tarifa ficaria elevado. Como o governo decidiu não levar o impacto do sistema para a tarifa, desistimos. E foi aí que chegamos aos elevados, com menor custo. De Olho no Trânsito – Os contrários aos viadutos apontam o aspecto da travessia dos pedestres e a insegurança nas áreas localizadas embaixo dos viadutos como algumas das razões para que o projeto não seja executado. Como o senhor rebate esses argumentos? Danilo –As passarelas são uma necessidade e um respeito ao direito do cidadão de se locomover. Estamos com projeto de colocar passaraleas em todos os corredores de transporte público. Na Agamenon serão cinco – quatro interligadas aos viadutos e uma isolada, na altura da Comunidade do Xié. Agora, a população precisa ter consicência e fazer uso desses equipamentos. Sobre a degradação embaixo dos viadutos podemos dizer que o fato de eles serem estaiados ajuda. No Parque Amorim, por exemplo, haverá uma ampliação da área verde. Agora, é claro que a cidade precisa ser cuidada de uma forma geral. De Olho no Trânsito – Faça a defesa dos viadutos. Danilo – Os viadutos fazem parte do grande projeto que é a implantação de um corredor de transporte público, o Norte-Sul, que começa em Igarassu e terá um eixo para o Centro e outro se ligando com o eixo sul da cidade. Num primeiro momento irá até a Ilha Joana Bezerra, mas futuramente se ligará com Jaboatão dos Guararapes. Quando se fala que a Agamenon representa apenas seis quilômetros do corredor é preciso lembrar que eles são estratégicos para a interligação entre os eixos Norte e Sul. A solução dos viadutos foi proposta para viabilizar esse corredor. Todos eles tiveram um lastro técnico. Nossa preocupação, isso precisa ficar claro, é com o transporte público. Se pudermos, e vamos fazer isso, melhorar também o transporte individual, ótimo. Mas a visão estratégica do governo é o transporte público de passageiros. Por Roberta Soares / JC Online - De Olho no Trânsito

RECIFE:CONFIRA AS RAZÕES PRA NÃO ERGUER ,OS ELEVADOS NA AGAMENON

O transporte público não depende da construção de viadutos para ser viabilizado. Não necessita de elevados como justificativa, independentemente de ser operado por ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) ou metrô. Pode, muito bem, parar em cruzamentos, como os existentes na Avenida Agamenon Magalhães. Essa é a principal razão para o governo do Estado não construir os quatro viadutos previstos para a via, a principal do Recife, na visão unânime de técnicos e cidadãos contrários à ideia. A avenida representará apenas um eixo do Corredor Norte-Sul, projeto idelizado para interligar com faixas exclusivas de ônibus os extremos do Grande Recife. Na prática, responderá por menos de cinco quilômetros dos 50 previstos para o corredor, que vai de Igarassu até Jaboatão dos Guararapes, passando por Abreu e Lima, Paulista, Olinda e a capital.
Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem Se o governo quer construir viadutos, então deve assumir essa vontade e não usar o transporte de massa como pretexto. Assim pensam muitos arquitetos, urbanistas, engenheiros, técnicos em transporte e cidadãos comuns que são contra os elevados. Os viadutos proporcionarão um benefício pequeno e temporário, não justificado pelo investimento: R$ 150 milhões. Os argumentos, inclusive, são embasados por entidades técnicas, como o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-PE) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE). “O que está em discussão não é se o transporte coletivo deve ser prioridade. Isso é evidente. Discutir o modal a ser adotado também foge da questão principal. O que deve ser discutido é a cidade que queremos. A qualidade dos espaços urbanos, das calçadas”, ressalta o arquiteto e urbanista Múcio Jucá, que coordenou a elaboração de um documento entregue ao governo do Estado apontando diversas razões para os elevados não serem erguidos e assinado por profissionais da Unicap, UFPE e Fundaj. Os argumentos contrários à transformação da Agamenon em uma via expressa sustentam-se em quatro linhas básicas. A primeira é a imobilidade. Viadutos apenas transferem engarrafamentos, não os resolvem. Vias do entorno da Agamenon, já com problemas históricos de circulação, receberiam um tráfego que não suportariam. “Esses viadutos são um verdadeiro desastre. Equivalem às cicatrizes de um Frankenstein. A cidade é para as pessoas, não para os carros. Não é à toa que o governador sinalizou que irá rever a proposta. Acredito que é uma decisão racional e, não, eleitoral. Afinal, as razões técnicas contra o projeto são irrefutáveis”, afirma o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti. Saindo da mobilidade, os contrários destacam o retrocesso urbanístico do projeto, lembrando que, enquanto o mundo destrói viadutos, o Recife quer erguê-los. Outro argumento é o prejuízo para os pedestres, que no lugar dos 60 segundos necessários para atravessar a via, levarão 600 segundos. Finalizando, o aspecto da segurança. As áreas embaixo dos elevados vão virar novos espaços degradados, como acontece na cidade. Um grupo técnico vem tentando conversar com o governo para propor outras soluções à ideia original, mas até então nada conseguiu. A Promotoria de Urbanismo do MPPE também instaurou um inquérito civil público para investigar o projeto e se posicionar favorável ou contrária à obra. Foi a instituição, inclusive, quem provocou o Estado para que encomendasse os estudos de impacto, o que até então não tinha sido feito. Pegando carona na aparente ‘dúvida’ sobre a construção dos viadutos demonstrada pelo governador Eduardo Campos há duas semanas, os que são contra o projeto realizam amanhã o movimento #OcupeAgamenon, a partir das 10h, na Praça do Parque Amorim. A ideia é abraçar simbolicamente a avenida, expor e discutir ideias alternativas aos elevados durante todo o dia.
PEDESTRES – Se a Agamenon Magalhães virar uma via expressa, travessia de pedestres ficará mais difícil. Passarelas serão colocadas, mas população resiste
INSEGURANÇA Outra razão para não construir os elevados é que as áreas embaixo deles sempre viram espaços degradados. Um exemplo é o Viaduto Presidente Médici. Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
RETROCESSO – Enquanto o mundo destroi viadutos, como o existente sobre o Rio Cheonggyecheon, em Seul, na Coreia do Sul, Recife quer erguê-los Link do documento enviado ao governador Eduardo Campos por um grupo de arquitetos, urbanistas, pesquisadores e técnicos em transporte da Unicap, UFPE e Fundaj: http://1arq.wordpress.com/2012/07/20/o-governador-e-os-viadutos/ Confira vídeo com o engenheiro civil Stênio Coentro apresentando um dos projetos alternativos aos viadutos e comentando o suposto ‘recuo’ do governo: Por Roberta Soares / JC Online - De Olho no Trânsito

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

RECIFE:FESTIVAL NO MORRO DA CONCEIÇÃO ALTERA DUAS LINHAS

Festival no Morro da Conceição altera serviço de duas linhas Nesse final de semana, a partir das 16h, o Grande Recife Consórcio de Transporte transferirá o terminal da linha convencional e reforçará o número de viagens da linha bacurau, que atende ao Morro da Conceição. A mudança acontecerá em virtude da realização do Festival de Inverno da comunidade. A linha 612 - Morro da Conceição terá o terminal, localizado na Praça do Morro, transferido provisoriamente para o Largo Dom Luiz, apenas durante as festividades, para manter a segurança dos espectadores do festival. Durante o dia, a linha sairá do terminal de origem normalmente. Já a linha 613 – Morro da Conceição (Bacurau), que também terá o ponto de embarque alterado e contará com um reforço em três viagens, na madrugada da sexta para o sábado, e outras três a mais, do sábado para o domingo, totalizando três atendimentos extras. Ao todo, serão 14 viagens realizadas durante o evento. Os usuários podem obter mais informações sobre a mudança ligando para a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo número 0800.081.0158, ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

RECIFE:AS ALTERNATIVAS AOS VIADULTOS DA AGAMENON MAGALHÃES

Qual a solução para a Avenida Agamenon Magalhães, artéria vital do Recife? Imaginemos que o governo do Estado esteja, de fato, e não movido pela conveniência política, decidido a rever a construção dos quatro viadutos sobre o corredor viário. Como transformar a importante via em um corredor de transporte público? Quais as alternativas para priorizar o transporte de massa e não ceder, mais uma vez, à predominância do automóvel? Reunir alternativas aos viadutos é a proposta do primeiro dia da série O Futuro da Agamenon, que o Jornal do Commercio e o blog De Olho no Trânsito publicam a partir desta quinta-feira (8/8) e até o próximo sábado. Muito se tem falado sobre a construção de quatro viadutos transversais à Avenida Agamenon Magalhães, a primeira perimetral do Recife e a mais importante avenida da capital, para onde todas as atenções dos gestores de trânsito se voltam atualmente. Isso porque, se a via parar, boa parte da cidade para junto. Críticas ao projeto elaborado pela Secretaria Estadual das Cidades e amparado politicamente pelo governador Eduardo Campos têm sido reproduzidas aos montes, de todos os lados, verbalizadas e expressadas pelos mais variados segmentos. Arquitetos, urbanistas, engenheiros, especialistas em transporte, estudantes, moradores do entorno da Agamenon e de outros bairros têm se colocado contra a ideia. Mas pouco foi sugerido como alternativa aos elevados. O JC e o De Olho no Trânsito resolveram assumir esse papel. Foram em busca de possíveis soluções para a Agamenon Magalhães diferentes dos viadutos até então defendidos pelo governo estadual. Abriram espaço para algumas ideias simples, que podem ser eficientes exatamente pela simplicidade da concepção. Também reservaram espaço para soluções tão ou mais complicadas sob o aspecto urbanístico que os elevados. Nessa busca, encontrou propostas pensadas por arquitetos, urbanistas e engenheiros renomados da cidade, mas também algumas elaboradas por estudantes e cidadãos desconhecidos. O critério de triagem foram as ideias. Partidos, cores ou raças não pesaram na escolha dos projetos. O requisito básico: a apresentação de soluções de mobilidade focadas no transporte de massa, coletivo, não para automóveis. Alternativas que priorizem o transporte público, que o coloquem como ator principal nessa via pulsante para a cidade do Recife que é a Avenida Agamenon Magalhães. Nas duas páginas dessa edição não serão encontrados projetos detalhados, minuciosos, com custos exatos ou definição precisa. São ideias, propostas iniciais, algumas um pouco mais detalhadas do que outras. Mas todas pensadas para solucionar ou minimizar as brechas e falhas do projeto dos quatro viadutos transversais ao corredor viário. Alternativas para serem contempladas e analisadas por todos, contrários ou favoráveis ao projeto do governo. Sem predisposição, de cara limpa e coração aberto. Nelas, o pedestre e o transporte público, seja operado por ônibus, Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) ou monotrilhos (monorails), ganharam vez e voz. Entre as soluções apresentadas, algumas ideias novas, até então desconhecidas da maioria da população e talvez até do próprio governo do Estado. Outras nem tanto, como é o caso da proposta elaborada pelo escritório do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba, o primeiro a planejar o Corredor Norte-Sul – do qual a Avenida Agamenon Magalhães representa apenas uma pequena parte –, ainda em 2009, numa parceria dos empresários de ônibus e do próprio governo. Enfim, a intenção é acrescentar, agregar. Apenas. AS ALTERNATIVAS: Faixa exclusiva e ciclofrescas Na concepção do escritório Cesar Barros Arquitetos, o corredor de ônibus ou VLT ficaria plano, implantado no chão, tendo ao lado uma ciclovia sombreada (ciclofrescas). O corredor poderia ser implantado ao lado do canteiro central da via, à esquerda, ou na margem direita. Jamais, sobre o canal. A proposta defende a redução da largura das faixas destinadas aos automóveis para abrir espaço para as bicicletas e o transporte público.
Corredor elevado Para o engenheiro civil e consultor em trânsito Stênio Coentro, a Agamenon deve ganhar um corredor elevado, sobre o canal, com 2.200 metros de extensão, 30 metros de largura, a uma altura de 12 metros. Começaria depois da Avenida João de Barros e se estenderia até a altura do Hospital Português. Teria seis faixas de rolamento, duas de acostamento e custaria R$ 210 milhões.
Integração de VLT e monotrilho O arquiteto e urbanista Vinícius Ferraz, da Archimidia, defende a integração entre ônibus, Veículos Leves sobre Trilho (VLTs), e monotrilho. O sistema intermodal começaria no limite com Olinda, seguindo sobre o canal até um terminal erguido na Ilha do Leite, de onde começaria o corredor de monotrilho margeando a Via Mangue até Jaboatão dos Guararapes.
Faixas exclusivas e túnel Grupo de arquitetos, encabeçado por Múcio Jucá, sugerem quatro alternativas aos viadutos. Duas delas propõem a implantação de uma faixa exclusiva de transporte coletivo junto ao canal. As estações ficariam próximas ou sobre o canal e posicionadas junto aos cruzamentos para concentrar a travessia dos pedestres, evitando a construção de passarelas. A terceira resgata um elevado sobre o canal e a quarta propõe um túnel com três faixas em cada sentido, destinadas ao carro, que funcionariam como vias expressas. Com o túnel, seria possível transformar em calçada as duas faixas da pista local.
Corredor de VLT A proposta do economista Antônio Alfredo Beviláqua é implantar um corredor de VLT na Agamenon Magalhães. Ele seria elevado sobre o canteiro central, com quatro estações de embarque e desembarque na altura do Espinheiro, Graças, Derby e Paissandu. Ao longo dele haveria passarelas para levar os pedestres aos dois lados da avenida.
POSTADO POR: ROBERTA SOARES(de olho no transito)

PERNAMBUCO: ANTT GARANTE A ACESSIBILIDADE AO TRANSPORTES DE PASSAGEIROS RODOVIÁRIOS DE PASSAGEIROS

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – estabeleceu, por meio da Resolução nº 3.871/2012, os procedimentos para assegurar condições de acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida que utilizam o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Esses usuários têm direito a receber tratamento prioritário e diferenciado nos ônibus com segurança e autonomia, total ou assistida, sem pagar tarifas ou acréscimo de valores no preço das passagens. As empresas de ônibus deverão adotar, 30 dias após a publicação da resolução, as providências necessárias para assegurar as instalações e serviços acessíveis, observando o Decreto nº 5.296/2004, as normas técnicas de acessibilidade da ABNT e os programas de avaliação de conformidade desenvolvidos e implementados pelo Inmetro. Deverão providenciar os recursos materiais e o pessoal qualificado para atender os passageiros e divulgar, em local de fácil visualização, o direito a atendimento prioritário de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, inclusive com deficiência visual e auditiva. As transportadoras deverão também avisar, com dispositivo sonoro, visual ou tátil, os pontos de parada entre a origem e o destino das viagens de forma a garantir as condições de acessibilidade. No embarque ou desembarque deverão apresentar as seguintes possibilidades: - passagem em nível da plataforma de embarque e desembarque do terminal (ou ponto de parada) para o salão de passageiros; - dispositivo de acesso instalado na plataforma de embarque, interligando-a ao veículo; - rampa móvel colocada entre o veículo e a plataforma; - plataforma elevatória; ou - cadeira de transbordo. Os passageiros poderão transportar, gratuitamente, os equipamentos que utilizam para sua locomoção, mesmo que extrapolem as dimensões e excedam os limites máximos de peso. Nesse caso, deverão informar à transportadora com antecedência mínima de 24 horas do horário de partida do ponto inicial. No caso de locomoção com cão-guia, o animal será transportado gratuitamente, no piso do veículo, próximo ao seu usuário. De acordo com a resolução da ANTT, os ônibus interestaduais, com características urbanas, deverão ter 10% dos assentos disponíveis para o uso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, garantindo o mínimo de dois assentos, preferencialmente localizados próximos à porta de acesso. Para assegurar as condições de acessibilidade, a frota total de veículos das transportadoras deverá ser fabricada ou adaptada. Até 2 de dezembro de 2014, as condições de acessibilidade para os veículos utilizados exclusivamente para o serviço de fretamento serão exigidos somente daqueles fabricados a partir de 2008. Após essa data, as condições de acessibilidade serão exigidas da totalidade da frota. As empresas que descumprirem a resolução da ANTT estarão sujeitas à multa e os veículos poderão ser descadastrados do Sistema Informatizado da agência. Informações: ANTT

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

RECIFE-COMEÇA A CONSTRUÇÃO DO VIADUTO DA CAXANGA

O secretário das Cidades, Danilo Cabral, visitou hoje (8/08), as obras dos Corredores Exclusivos de Ônibus dos eixos Norte-Sul e Leste-Oeste. A primeira visita aconteceu no bairro dos Bultrins, onde estão sendo construídos dois viadutos, sendo um para o tráfego misto e outro exclusivo para o Transporte Rápido de Ônibus. Neste caso, a estrutura dos viadutos já começa a ser vista com a colocação das primeiras longarinas, ou seja, vigas de concretos que ligam um bloco a outro. Cada peça possui 54 toneladas, sendo 32 para cada viaduto. A segunda visita aconteceu no Corredor Leste-Oeste, no bairro de Engenho do Meio, na Avenida Caxangá, onde estão sendo dados os primeiros passos para construção de um elevado próximo ao presídio feminino Bom Pastor. A intervenção, que faz parte da implantação do corredor exclusivo de Transporte Rápido de Ônibus Leste-Oeste, que começa no Derby, segue por toda a Avenida Caxangá, e chega ao Terminal de Integração de C... Ver mais — Começam as obras do primeiro viaduto na Avenida Caxangá (22 fotos)

FILME:E AI... COMEU?

http://www.youtube.com/watch?v=2GTh_MW55dA

PERNAMBUCO: EDUARDO CAMPOS ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE 100KM DE CICLOVIS

Uma boa notícia para os ciclistas não só do Recife, mas de boa parte da Região Metropolitana. No fim da tarde desta terça-feira (07/8) o governador Eduardo Campos lançou um plano de incentivo ao uso de bicicletas. O PedalaPE, como define o Estado, é mais que um plano, trata-se de uma política estadual voltada para estimular e proteger aqueles que pedalam por opção ou por necessidade. O PedalaPE prevê investimentos no valor de R$ 22,4 milhões para implantação de 100 quilômetros de ciclovias, começando a ser colocando em prática a partir de dezembro, com a implantação de bicicletários em 25 terminais integrados de ônibus prontos ou que estão para ser concluídos. A malha viária prevista será implantada nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit) que estão sendo construídos pelo Estado, como é o caso do Norte-Sul (entre Igarassu e o Centro do Recife) e o Leste-Oeste (do Derby a Camaragibe). Também ganhará ciclovias e ciclofaixas o corredor da BR-101, que o Estado tenta viabilizar em parceria com o governo federal. Não se sabe, pelo menos por enquanto, quais os trechos que recebrão ciclovias (quando há a segregação física para separar o tráfego de veículos das bicicletas) e os que terão apenas ciclofaixas (quando a separação é feita apenas por sinalização horizontal). Outras novidades são a implantação de bicicletários nas Academias das Cidades – prevista para dezembro de 2014 -, a criação de um plano diretor cicloviário para a RMR, com prazo para junho de 2013, e o incentivo fiscal para a instalação de fábricas de bicicletas no Estado, que começa de imediato. Os prazos do governo, como sempre, são elásticos e podem ficar ainda mais. Todo mundo sabe disso. Mas de qualquer forma é um começo. Só o fato de o governador comandar uma coletiva para anunciar um plano para implantação e ampliação da malha cicloviária no Grande Recife demonstra um novo olhar sobre o tema. É um sinal de que as coisas estão mudando. Abaixo, a futura malha cicloviária:

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

RECIFE:Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT)

Novo Itinerário da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) Em virtude da implantação do binário nas Estradas do Arraial e do Encanamento, o itinerário, no sentido terminal/ ponto de retorno, feito pelos veículos que operam pela linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) já tinha sido modificado. Atendendo a um pedido dos usuários, a partir do próximo sábado (04/08), o Grande Recife Consórcio de Transporte modificará mais uma vez o percurso da linha bem como quatro pontos de parada. Com o binário, a linha teve o terminal transferido para a Rua Eugênio Samico e deixou de atender a dois pontos de parada na Rua Padre Lemos e outros dois seguindo pela Avenida Norte. O acesso à Avenida Norte passou a ser feito pela Rua Pedro Allain, onde foi implantado um novo ponto de parada. Para melhorar o atendimento a equipe de programação do Consórcio alterou novamente o itinerário fazendo com que a linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) voltasse a atender os quatro abrigos desativados, dois na Rua Padre Lemos e outros dois na Avenida Norte, quando da implantação do binário. A parada implantada na Rua Pedro Allain será retirada. Os usuários serão informados por meio de cartazes fixados nos cinco ônibus e no terminal. O novo itinerário está disponível para consulta no site pelo www.granderecife.pe.gov.br ou através do 0800.081.0158. Itinerário alterado da linha 330 – Casa Amarela / CDU (TRT): Terminal/ ponto de retorno: Rua Eugênio Samico Rua Paula BatistaRua Conselheiro Perretti Rua Visconde de Taunay Rua Padre Lemos Avenida Norte Rua Gomes Coutinho Estrada do Arraial Rua Desembargador Góes Cavalcante Praça de Parnamirim Avenida Parnamirim Rua João Tude de Melo Viaduto Torre/Parnamirim Rua José Bonifácio Rua Professor Trajano de Mendonça Rua Real da Torre Avenida Caxangá Rua Paul Harris Rua Professor Mussa Hazin Rua Ministro João Alberto Avenida General Polidoro Avenida Professor Arthur de Sá Rua Professor Moraes Rego (Marginal Oeste da BR-101) Girador da Reitoria UFPE Avenida Reitor Joaquim Amazonas Avenida Arquitetura Avenida Jornalista Aníbal Fernandes Avenida dos Reitores Girador da Reitoria UFPE Rua Visconde de São Leopoldo (Marginal Oeste da BR-101)

RECIFE:NÃO GANHA UM CORREDOR DE ÔNIBUS A MAS DE 4 ANOS

Obras projetadas e algumas já em execução animam um pouco quem precisa andar de ônibus todos os dias, também outras já aprovadas pelo Governo Federal prometem resolver em boa parte a solução do transporte na cidade como a Radial Sul, e conclusão da 2ª e 3ª perimetral, mas na verdade dos fatos, nenhum corredor de ônibus foi implementado nos ultimos 04 anos na cidade do Recife. Com a chegada das eleições, volta mais uma vez as promessas no quesito mobilidade urbana, e muito se fala em resolver o problema da cidade como priorizar o transporte público, mas não foi isto o que aconteceu nos últimos anos, na qual a cidade do Recife sofreu com o aumento de carros e motos nas ruas, e pelo outro lado nenhuma solução foi implantada de fato para enfrentar os engarrafamentos. Hoje a cidade do Recife tem poucos corredores de ônibus e esse resultado poderia ser menos drástico, porém não foi construído nenhum sequer corredor na cidade nos últimos 04 anos, ou seja, o transporte coletivo foi de fato colocado em segundo plano, o que fez com que muitos deixassem os ônibus para aumentar o número dos carros nas ruas. Os planos de mobilidade da prefeitura não priorizam diretamente os ônibus como por exemplo, a implantação de faixas preferenciais aos coletivos, na qual deixam os usuários prejudicados, pois muitos destes coletivos vão lotados o que deixam uma grande percepção de abandono do poder público em relação a população. ‘’É uma vergonha estes engarrafamentos, deveria ter mais vias para os ônibus’’, disse Dário Lima, morador de Afogados. Se hoje a situação da mobilidade urbana na cidade do Recife está caótica, é porque temos infelizmente um sistema de transporte público ineficiente e sem prioridades. O que dizer se em todo ano as vias da cidade ficaram mais entupidas de carros em meios aos tantos engarrafamentos e pior ainda, os ônibus a disputarem o mesmo espaço com o transporte individual. Para muitos, os corredores que estarão sendo construídos pelo Governo do Estado não vão melhorar a situação dos usuários de ônibus, pois muitos desses quilômetros anunciados pelo Governo já existem de fato, ou seja, vai apenas melhorar a infra-estrutura das paradas de ônibus que serão transformadas em estações e ônibus mais acessíveis e confortáveis, porém muitas vias importantes da cidade não têm sequer projeto. Vias esquecidas O que falar dos usuários que sofrem na Abdias de Carvalho, Av. Recife, Av. Mascarenhas de Moraes, Av. Norte entre outras, ou seja, essa vias não receberam nenhuma prioridade por parte do poder público, onde os coletivos disputam espaço com os carros que muitas vezes trafegam com um passageiro. Propostas É preciso ter medidas ousadas que venham a enfrentar de fato o problema da mobilidade urbana na cidade, com a priorização de fato do transporte coletivo e também dos não motorizados como construção de mais ciclovias, pois o usuário só vai deixar o seu carro em casa se o transporte público for confortável, seguro e o mais importante que é a eficiência, pois quando ele se torna um transporte rápido, certamente irá atrair mais e mais usuários, e essa eficiência só com corredores de ônibus. Projetos aprovados no PAC da Mobilidade Urbana para os próximos anos Com obras aprovadas no PAC da Mobilidade, alguns projetos parecem animar estes anos perdidos, onde a prefeitura do Recife conseguiu verbas para implentação e conclusão da I e II perimetral que irão custar mais de R$ 800 milhões, dos quais R$ 150 milhões serão para desapropriação de imóveis. O corredor da II Perimetral terá 18 quilômetros e ligará o Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste, à Avenida Presidente Kennedy, Zona Norte do Recife, no limite com Olinda. Passará por Afogados, Madalena e Torre, na Zona Oeste, e Tamarineira e Água Fria, na Zona Norte da capital. O corredor da III Perimetral ligará a Zona Norte, a partir do Rio Morno, na Linha do Tiro, à Zona Sul, passando por bairros como Areias, Imbiribeira e Boa Viagem. Já o corredor Radial Sul é uma ligação direta entre a BR-101 (IV Perimetral) e a Avenida Boa Viagem, utilizando vias de bairros como Ibura, Ipsep e Boa Viagem. Blog Meu Transporte

domingo, 5 de agosto de 2012

Recife.Ônibus Euro V começam a chegar em Pernambuco

Ônibus Euro V começam a chegar em Pernambuco Primeiros veículos com nova tecnologia já estão a caminho do Recife Demorou, mas a hora chegou! Após cerca de quatro meses do início da comercialização dos chassis com a nova tecnologia de emissão Euro V, os primeiros ônibus equipados com a novidade chegam ao Recife. As pioneiras foram a Avante (empresa do ramo de fretamento), Mirim e Borborema (ambas do sistema de transporte regular). Na Avante, que faz parte do grupo da Transportadora Globo, as informações dão conta de 10 unidades, todas Comil Versatile Mercedes-Benz OF-1721 (Euro V). Ainda não há registros fotográficos desses veículos. A Mirim está trazendo Marcopolo Torino 2007 Mercedes-Benz OF-1721 (Euro V). Até agora foram registradas duas unidades: 201 e 202. A perspectiva é que mais veículos ainda estejam na linha de montagem. Créditos: Rafael da Silva Xarão/Ônibus Brasil Crédito: Rodrigo Reis/Ônibus Brasil Créditos: Reginaldo Alves/Ônibus Brasil Créditos: Rodrigo Reis/Ônibus Brasil Já na Borborema foram registradas duas unidades com a nova tecnologia a caminho do Recife. Para surpresa de todos, elas são da marca Volkswagen. Um dos veículos será destinado a frota rodoviária, tendo o prefixo 2223 (Neobus Spectrum Class - Volkswagen 17-230 OD) e o outro irá para a frota urbana, de prefixo ainda não conhecido (Neobus Mega IV - Volkswagen 17-230 OD). Créditos: Willian Rufino/Ônibus Brasil Créditos: William Rufino/Ônibus Brasil Créditos: Willian Rufino/Ônibus Brasil Créditos: William Rufino/Ônibus Brasil A nova tecnologia Euro V apresenta uma redução na emissão de poluentes, em comparação com o sistema anterior, o Euro III. Ainda vem com o filtro ARLA 32, que reduz a produção de óxidos de nitrogênio (NOx).

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

RECIFE: AGORA VOCÊ CARREGA SEU VEM EM POSTOS ESPALHADOS PELA REGIÃO METROPOLITANA

Já é possível carregar os cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante, Trabalhador e Comum em pontos de venda autorizados espalhados pela cidade. Isso faz com que muitos usuários possam recarregar seus cartões VEM sem precisar se deslocarem para o novo posto situado na Rua da Soledade. Em algumas das principais vias do centro, já é possível vê bancas de revistas e papelarias com banner’s da Rede Ponto Certo avisando o ponto de recarga. A ideia é possibilitar a recarrega dos cartões com dinheiro de forma moderna, ágil e segura, reduzindo-se assim o tempo de permanência na agência e as possíveis filas em períodos de pico. Além da solução de autoatendimento, cerca de 600 pontos comerciais – lanchonetes, padarias, papelarias, entre outros – serão credenciados para a carga e recarga dos cartões VEM Comum e Estudante (a do VEM Trabalhador continua no posto e Internet). Com isto, a capilaridade aumentará sensivelmente o que facilitará ainda mais o uso dos créditos eletrônicos de transporte para a população da Região Metropolitana de Recife. A opção de recargas pela Internet também continuam. Blog Meu Transporte

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RECIFE:#OCUPE AGAMENON 11 DE AGOSTO

Agora é a hora. Pelo menos é assim que pensam os contrários ao projeto de construção de quatro viadutos transversais na Avenida Agamenon Magalhães, pulmão viário do Recife. Depois que o governador Eduardo Campos deu a entender que vai rever a proposta, até então apontada como a melhor das melhores opções para viabilizar o corredor de ônibus Norte-Sul na via, o movimento que é contra os viadutos parece que ganhou fôlego. O sentimento se resume na frase de uma das integrantes do movimento, deixada na rede social : “Agora é a hora.Vamos fazer pressão porque o cabra (no caso o governador) está em dúvida”. Sendo assim, os contrários realizam o #OcupeAgamenon, no próximo dia 11 de agosto, na Praça do Parque Amorim. A proposta é semelhante ao #OcupeEstelita, movimento realizado contra a construção de um conglomerado de residenciais, empresariais e hotéis previsto para ser erguido numa área abandonada do Cais José Estelita, área central do Recife. A ideia do #OcupeAgamenon é trocar ideias alternativas aos elevados, que para muita gente não vão resolver o problema do trânsito, apenas transferí-lo para vias do entorno. Na quarta-feira (24), durante lançamento do Rios Da Gente, programa que pretende tornar o Rio Capibaribe navegável em 2014, o governador Eduardo Campos deu a entender que vai reavaliar a construção. A postura do governador, até então de conformidade com o projeto, mudou depois que os viadutos entraram na pauta das eleições municipais e o seu candidato, Geraldo Júlio, evitou abordar o tema. Confira no link abaixo o post em que Eduardo Campos dá sinais de rever o projeto:http://migre.me/a4eii

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CAMARAGIBE:Interdição itinerário da linha 478-Santana (Integração)

Interdição itinerário da linha 478-Santana (Integração) Devido a obras realizadas pela Prefeitura de Camaragibe, na Rua Severino Rodrigues dos Reis, o Grande Recife Consórcio de Transporte alterou provisoriamente o itinerário da linha 478-Santa (Integração). Com a interdição da via, no trecho entre as ruas Antônio Pereira de Lucena e Juripiranga, os cinco veículos que compõem a frota passarão a trafegar da seguinte forma: Terminal Integrado de Camaragibe / Santana - ... Av. Belmínio Correia, rua Severino Rodrigues dos Reis, rua Antônio Pereira de Lucena, rua Santana, rua Juripiranga... Santana / Terminal Integrado de Camaragibe - ...Rua Juripiranga, rua Santana, rua Antônio Pereira de Lucena, Av. Belmínio Correia... Para informar os usuários sobre as mudanças, o Consórcio está disponibilizando cartazes nos ônibus e no terminal da linha 478. O órgão aguardará o término das obras, que segundo a Prefeitura de Camaragibe durará 30 dias, para que as linhas retornem ao itinerário de origem. Outras dúvidas, sugestões e reclamações também podem ser esclarecidas pelo telefone 0800.081.0158 ou acessando o site www.granderecife.pe.gov.br.