sexta-feira, 13 de abril de 2012


Ônibus com motor de Fusca
Um dia destes recebi um e-mail do meu amigo José Delia, que é engenheiro e consultor da QR, com a relação dos “Ônibus Elétricos Históricos”. Veículos que foram fabricados nos anos de 1940 e 1950, na Alemaha, e exportados para diversos países do mundo entre eles o Brasil.
Consta da lista vários modelos vendidos para a CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) de São Paulo, a primeira cidade do país a adotar os ônibus elétricos, em 1949.
Os trólebus, como ficaram conhecidos, chegaram para substituir os bondes que, por andarem sobre trilhos, dificultavam o tráfego de automóveis _já naquela época – cada vez mais intenso. Depois de São Paulo, essa solução de transporte foi adotada em outras cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador, entre outras.
Eu não sou desse tempo, em que os ônibus chegaram, mas lembro de ter andado muito nos diferentes modelos que havia. Até porque eles eram indestrutíveis. Eu morava no Mandaqui e os trólebus eram a única ligação do bairro com o Centro. Lembro que na frente do ônibus vinha a palavra CIDADE, no local do destino. Naquele tempo, início dos anos 70, o Mandaqui – a 10 quilômetros da Praça da Sé –, era considerado um lugar distante, como uma cidade do Interior.
Levado pela minha mãe ou pelo meu avô, eu gostava de viajar do lado da janela — que era grande e podia ser totalmente aberta. Mas andei nesses ônibus até o primeiro ano da faculdade de Física que cursei antes do jornalismo (embora não tenha concluído).
Nessa época, meados dos anos 80, a linha do trólebus já não ia mais só até o Centro. Cruzava a CIDADE até o Largo de Pinheiros. O “Mandaqui” era o último a chegar. Eu ficava sozinho no ponto até 11h30 da noite, mais ou menos. Mas a espera valia a pena. O ônibus vinha vazio e eu me sentava no fundão, onde podia cochilar sossegado, já que descia no ponto final.
Cansado das aulas de CDI (Cálculo Integral e Diferencial) eu adormecia embalado pelo som que vinha do motor localizado bem abaixo do banco traseiro. Era um tipo de zumbido elétrico acompanhado da percussão de relês ligando e desligando.
O que eu não sabia era que, além do motor elétrico, alguns desses trólebus — como o Uerdingen Henschel ÜH IIIs (foto), — também eram equipados com um motor VW 1600, de Fusca refrigerado a ar, que fazia as vezes de gerador, nas emergências.
Segundo o Delia, que chegou a ver esse recurso em uso, sempre que havia um problema com a rede elétrica, o motorista podia acionar o motor a gasolina para movimentar o ônibus. O motor gerava 18 kW, energia insuficiente para levar o ônibus até seu destino, mas que permitia manobrar e encostar para não atrapalhar o trânsito. Eu não sabia, mas pode-se dizer que naquela época já havia trólebus híbridos.
Fonte: Revista Quatro Rodas





terça-feira, 10 de abril de 2012


http://fabioamorim.blogsdagazetaweb.com/2011/10/27/shineray-vendera-carros-no-brasil-e-devera-abrir-fabrica-de-motos-em-pernambuco/

RECIFE MOBILIDADE PE: O PRIMEIRO DIA ÚTIL, DO TI AEROPORTO FOI UM FIA...

RECIFE MOBILIDADE PE:


O PRIMEIRO DIA ÚTIL, DO TI AEROPORTO FOI UM FIA...
: O PRIMEIRO DIA ÚTIL, DO TI AEROPORTO FOI UM FIASCO, NO FIM DA TARDE NÃO TINHA ÔNIBUS USUÁRIOS ANDANDO PELA PLATAFORMA NO MEIO DOS ...



O PRIMEIRO DIA ÚTIL, DO TI AEROPORTO FOI UM FIASCO, NO FIM DA TARDE NÃO TINHA ÔNIBUS USUÁRIOS ANDANDO PELA PLATAFORMA NO MEIO DOS ÔNIBUS ,EU MESMO PRESENCIEI QUASE DOIS ATROPELAMENTOS POR POUCO E TEM MAS AS 18:00HRS OS INFORMADORES LARGARAM AI A CONFUSÃO GENERALIZOU, TODOS OS USUÁRIOS IRRITADOS  E SEM INFORMAÇÕES-CHAVE E O TERMINAL NÃO TINHA ÔNIBUS FIQUEI MAS DE 1 HORA NO TERMINAL E O CIRCULAR BOA VIAGEM NEM SOMBRA E AS LINHAS ALIMENTADORAS NENHUM ÔNIBUS FALTA ENTROSAÇÃO , SE CONTINUAR ASSIM VAI TER CONFUSÃO E PEÇO AO GRTP MUITA ATENÇÃO 


domingo, 8 de abril de 2012

http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/terminal-aeroporto-comeca-a-funcionar-e-barateia-custo-de-onibus-na-zona-sul-do-recife/1893205/
http://g1.globo.com/videos/pernambuco/netv-1edicao/t/edicoes/v/intervencao-no-transito-da-ponte-do-limoeiro-deve-diminuir-engarrafamentos-no-centro/1893137/

O Terminal Integrado Aeroporto, inaugurado no último dia 03/04, começa a funcionar neste sábado (07.04) Com o início da operação, os usuários da área metropolitana Sul terão acesso a benefícios como a redução de custos com o transporte e novas opções de deslocamento.
O TI beneficiará diretamente cerca de 21 mil usuários das comunidades do Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica.

Construído em uma área de 6.123,00 m², com um investimento de aproximadamente R$ 3,8 milhões, o terminal irá operar com seis linhas integradas. O TI foi projetado dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida.

As seis linhas contam com um serviço de 46 veículos e 616 viagens nos dias úteis. Aos sábados são 35 ônibus e 484 viagens; e aos domingos 24 coletivos e 369 atendimentos. Os intervalos, nos horários de pico, variam entre cinco e 23 minutos. Dentro do TI funcionam uma lanchonete, três guichês de atendimento, sendo um para portadores de necessidades especiais, além de seis banheiros públicos.

Benefícios – Um dos primeiros benefícios que serão sentidos, de imediato, pelos usuários será o acesso ao Sistema Estrutural Integrado (SEI) e a integração com o metrô. Todas as linhas operarão com tarifa A (R$ 2,15). Serão três linhas alimentadoras, que transportam os usuários do subúrbio para o terminal; uma linha circular atendendo os usuários de Boa Viagem; uma linha troncal e uma fazendo ligações com outros terminais integrados, levando os passageiros dos TI’s para vários destinos da RMR.

Já os usuários da extinta linha Curado IV/Boa Viagem, que cobrava uma tarifa de R$3,25, terão além da opção do SEI, a redução tarifária. Agora, os passageiros passarão a utilizar a nova 370- TIP/TI Aeroporto, com uma tarifa de R$2,15.
O início das atividades também proporcionou novas opções de itinerários para as comunidades - que até então só possuíam ligação direta com a região central da capital. A multiplicidade de deslocamentos, por exemplo, oferecerá ligações diretas, entre as linhas de ônibus, com outros três terminais integrados da RMR: Afogados, Tancredo Neves e TIP, sendo que os dois últimos ainda estão em obras. Além da integração com todas as estações do metrô.

No caso de Afogados, por exemplo, cria-se ainda a possibilidade do deslocamento até o Terminal Integrado de Joana Bezerra, podendo o usuário seguir até os municípios de Camaragibe e São Lourenço. Com o novo terminal, as comunidades de Jordão Alto, Jordão Baixo, Jardim Jordão e QG Aeronáutica, retornando do Centro do Recife, já podem se deslocar com uma tarifa mais barata, utilizando a Linha Sul do metrô, com custo de R$1,60.

Acessibilidade – Todo o entorno do TI conta com rampas de acesso. No interior do equipamento, foi colocado piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), além de mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. Nas áreas de atendimento, como o local destinado aos trabalhos do pessoal da Central Atendimento ao Cliente, também há acessibilidade.

Para informações complementares sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site www.granderecife.pe.gov.br

Linhas e itinerários:

151 - Jardim Jordão/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – R. Acaré, R. Ipanema, Av. Gonçalves Dias, R.Boa Esperança, R. do Progresso, R. Ana Barreto, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho.
Cidade/subúrbio – T.I Aeroporto, R.10 Julho, Av. Vinte de Janeiro, R.Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Av. Mascarenhas de Moraes, Estrada da Batalha, R. Ana Barreto, R.do Progresso, R. Boa Esperança, Av. Gonçalves Dias, R. Acaré.

152- Jordão Baixo/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – R. Álvaro Ferraz, R. Alberto Ludgren, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Alberto Santos Dumont, Estrada da Batalha, Viaduto Novo, Estrada da Batlha, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.
Cidade/subúrbio – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Av. Mascarenhas de Moraes, Estrada da Batalha, Av. Alberto Santos Dumont, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, R. Alberto Ludgren, R. Álvaro Ferraz.

153- Jordão Alto/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – Praça Circular, R. Dona Carentina, Praça Sebastião Malta, Av. Maria Irene, Av. Alberto Santo Dumont, Estrada da Batalha, Viaduto Novo, Estrada da Batalha, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.

Cidade/subúrbio – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Av. Mascarenhas de Moares, Estrada da Batalha, Av. Alberto Santos Dumont, Av. Maria Irene, Praça Sebastião Malta, R. Dona Carentina, Praça Circular.

115- TI Aeroporto/TI Afogados

Subúrbio/cidade – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Ponte Motocolombó, Av. Sul, R.Nicolau Pereira, Largo da Paz, Estrada dos Remédios, TI Afogados.

Cidade/subúrbio – TI Afogados, Estrada dos Remédios, Largo da Paz, Ponte Motocolombó, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto de Retorno Aeroporto Sul, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.

370- TIP/TI Aeroporto

Subúrbio/cidade – TI TIP, Acesso à BR-408, Curados, BR-232, BR-101 (Retorno no Viaduto da CEASA), Av. Recife, Av. Mascarenhas de Moraes, Viaduto Sul, Av. Mascarenhas de Moraes, R. 10 de Julho.

Cidade/subúrbio – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, Av. Vinte de Janeiro, R. Barão de Souza Leão, Av. Mascarenhas de Moraes, Av . Recife, BR-232,Curados, Acesso ao TIP.

026- TI Aeroporto/ Boa Viagem

Subúrbio/cidade – TI Aeroporto, R. 10 de Julho, R. Capitão Zuzinha, R. Setúbal, Av. Conselheiro Aguiar, R. Ribeiro de Brito, R. Visconde Jequitinhonha, Pátio dôo Shopping Center Recife (Parada 02), R. Tenente Domingos de Brito, R. Ernesto de Paula Santos, Av. Conselheiro Aguiar, Av. Herculano Bandeira.

Cidade/Subúrbio – Av. Herculano Bandeira , Av. Domingos Ferreira,R. Padre Carapuceiro, R. Fernando Simões Barbosa, R. Jack Ayres, Pátio dôo Shopping Center Recife (Parada 01), R. Bruno Veloso, Av. Domingos Ferreira, R. Barão de Souza Leão, Viaduto Norte, Acesso ao Aeroporto, Av. Mascarenhas de Moraes, Praça Ministro Salgado Filho, Viaduto Sul, Av. Mascarenhas e Moraes, R. 10 de Julho, TI Aeroporto.

- Demanda diária de passageiros prevista (dias úteis): 21 mil
- Valor do investimento: R$ 3,8 milhões
- Linhas que irão trafegar no Terminal: Seis
- Tarifa das linhas – R$ 2,15

Informações: CGRT e Blog Meu Transporte

sexta-feira, 6 de abril de 2012

NESTE SÁBADO DIA 07/0/2012 VAMOS RUMO A COPA 2014!


Veja nas imagens a seguir como ficará as linhas:

Foto 2: GRCT (Secid e Governo de Pernambuco)/Divulgação.
Foto 3: GRCT (Secid e Governo de Pernambuco)/Divulgação.

Observação: clique na imagem para ampliar!

Como ponto positivo, obrervamos muitos, como a economia com passagens, tendo em vista que pode-se pegar quantas linhas forem necessárias sem ter que pagar outra passagem, bem como percorrer toda a RMR com apenas uma passagem por sentido. Linhas que levarão para destinos diferentes, além do Centro do Recife, entre outros.

O ponto negativo que observei foi a falta de uma linha (de ônibus) que leve o passageiro do TI ao Centro do Recife, o que só será possível se utilizar o metrô e na Estação Joana Bezerra e/ou Tancredo Neves (o que já abrigará as linhas que parte do Ibura (e são muitas)). Daí, já é previsível a superlotação, principalmente nos horários de maior movimento.

Explicando melhor, daremos o exemplo a seguir:

Alguém que sai do bairro do Jordão e precisa ir ao bairro da Torre, antes da integração, teria que pegar um ônibus do Jordão, descer em Afogados ou no Centro do Recife e pegar outro ônibus, tendo que pagar duas passagens (ou R$ 4,30), com o SEI, é só pegar uma linha do Jordão para o TI do Aeroporto, depois embarcar na linha 115: Afogados/Aeroporto, descer no TI de Afogados e depois embarcar na linha 914: Pe 15/Afogados, daí chega ao destino (o bairro da Torre), isso pagando apenas R$ 2,15, o valor atual da tarifa do Anel "A". Com isso, será uma economia de R$ 4,30, por dia (para quem faz o percurso diariamente).

Através do TI do Aeroporto, você chegará, diretamente, a Boa Viagem, Pina, TIP (no Curado); e indiretamente a toda a RMR (como falamos acima), como por exemplo: Itamaracá, Serrambí, São Lourenço, entre outros.

No informativo não tem a data de inauguração do TI do Aeroporto, porém, um divulgador que estava distribuindo o folder (das imagens acima) afirmou que seria logo após o Carnaval (mas, quando mesmo?).

Por outro lado, eu fui verificar a obra deste TI na última sexta (10) e pude notar que as obras estão bem avançadas. Já fizeram todo o piso, as plataformas, o teto, os ferros de organização das filas, as lâmpadas, etc. Em números, poderia dizer que mais de 90% das obras já estão concluídas.

Tirando a falta de linha direta para o centro do Recife, como por exemplo a linha Aeroporto (Cde. da Boa Vista) e a falta da data exata de inauguração, aprovo este TI.

Agora, só nos resta esperar para podermos usufruir deste importante terminal.

Ah, antes de encerrar, informaremos que, depois do terminal entrar em operação, faremos uma matéria mostrando como você poderá se deslocar pela RMR através dele (e de outros). Para quem não conhece como funciona, valerá a pena.

Até lá!


Texto: Deyvson Thiago (com informações de terceiros).
Fotos: Ver legenda.
Poderá também gostar de:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

http://www.youtube.com/watch?v=6Wg5pWF7ehw&feature=colike
UMA COISA SEJA BEM DITA, OS MOTORISTAS DA EMPRESA SJT QUE HOJE PERTENCE A PEDROSA TEM QUE PASSAR POR UMA RECICLAGEM E APRENDER A RESPEITAR OS PESSOAS E AS NORMAIS, E VOCÊ QUER VER VELOCIDADE  PASSE EM AFOGADOS ELES PASSAM A 100KM .

quarta-feira, 4 de abril de 2012


ENGARRAFADO, APESAR DAS 19 FAIXAS, EM LOS ANGELES
Modelo americano levado ao extremo! Queremos isto para Recife?

Amigos...

Este é o segundo de sete artigos sobre mobilidade em Recife. Houve um tempo em que a cidade não dispunha de uma série de eixos atuais: Avenidas Caxangá, Norte, Sul, Mascarenhas de Morais, Abdias de Carvalho e Agamenon Magalhães. Houve um tempo em Recife que para ir do norte ao sul da cidade era preciso trafegar em ruas pequenas e apertadas. Mas seguindo o exemplo de outras grandes cidades do planeta, Recife achou que abrindo grandes avenidas iria melhorar a vida de seus cidadãos. Era o modelo urbano americano se impondo no pós-guerra, a era do automóvel. E a cidade cresceu, inchou, mais e mais gente precisando ir e vir nos seus quatro cantos. 

A cidade acreditou que este modelo era o ápice da civilização, e deixou de acompanhar o crescimento do número de carros e da população, e seus reflexos na mobilidade. Crises vieram e foram, mas a cidade continua inchando, e os grandes eixos, outrora de fluxo rápido, se converteram em trambolhos entupidos de cruzamentos, sinais, carros e mais carros. A cidade anda quase parando, mas com tantos exemplos, ainda não percebeu o que realmente precisa ser feito: forçar a mudança da mentalidade de uso de carros para transporte individual, e garantir o espaço necessários que promova a bicicleta e o transporte público de qualidade. 

Construir novos corredores de ônibus e ciclovias nos grandes eixos da cidade, dando prioridade ao transporte público e a bicicleta, aliada a uma política pública de redução do uso de carros, economizará uma boa quantidade de recursos, e ainda propiciará melhoras na qualidade de vida na cidade. É a experiência do mundo hoje. É o modelo que o mundo está adotando e que em algum momento precisaremos adotar: sustentável, controlado, e voltado para atender a todos os cidadãos.

Neste dia 22 de setembro, todos temos a oportunidade de tentar fazer uma Recife melhor. Deixe seu carro em casa, ande, pedale, pegue um ônibus. Contribua para uma cidade melhor e um mundo mais limpo.
http://pedalandoeolhando.blogspot.com.br


Diario de Pernambuco
Por Raphael Guerra
A promessa de transformação do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) está mais perto de ser concretizada. Pernambuco será o primeiro estado do Nordeste a criar concessões a serem disputadas por empresas privadas nacionais e internacionais. Apenas sete serão escolhidas para ocupar o território da RMR. Entre os critérios, qualidade dos serviços e baixo custo. Os cerca de 2,1 milhões de usuários diários serão os maiores beneficiados. Atualmente 18 empresas cuidam do transporte, mas, apesar das infinitas reclamações pelo mau serviço, não sofrem penalidades. Com a mudança, elas podem ser multadas e até perder o direito de funcionamento. O anúncio foi feito ontem, no Palácio do Campo das Princesas. No próximo dia 3, uma audiência pública no Tribunal de Contas do Estado vai discutir o assunto para que, no mês seguinte, seja aberta a licitação prevista para ser concluída já no início do segundo semestre.
O custo dos investimentos é estimado em R$ 15 bilhões. O contrato será válido por 15 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco. Desde a década de 1980, com a criação da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU), as empresas funcionavam por meio do sistema de permissão, mas não tinham contrato com direitos e deveres a ser cumpridos. Agora, os ônibus serão monitorados por sistema GPS e avaliados por notas de zero a dez. E as críticas do usuário também serão levadas em consideração. Caso as empresas contratadas tirem menos que notas inferiores a oito, serão punidas.
Os corredores por onde passam os coletivos serão divididos em sete lotes. Cada um administrado por uma empresa ou consórcio. “Cada operador só terá direito a um lote”, explicou o secretário das Cidades, Danilo Cabral. Outra exigência será a troca dos 900 veículos das 118 linhas que integram o Sistema Estrutural Integrado (SEI). Todos deverão dispor de ar-condicionado até junho de 2014. Até lá, o número de terminais passará de 13 para 25. As demais linhas de ônibus têm o prazo de até sete anos para fazer a renovação de seus veículos.
O governador Eduardo Campos acredita que as mudanças não vão levar ao aumento das passagens. “Qualquer aumento exclui o número de pessoas que não vão ter condições de usar os ônibus. Hoje, 800 mil pessoas usam o sistema de integração e deixaram de pagar duas passagens. Todo esse processo foi feito para aumentar a qualidade dos serviços, sem aumentar o preço das passagens”, afirmou. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiro, Fernando Bandeira, classificou a mudança como positiva para a categoria. “Os direitos e deveres das empresas vão ficar claros.”
Com estas ações a população estará mas feliz,com um transporte de qualidade e ônibus sempre novinhos.