sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PERNAMBUCO : A COPA ESTA AI ... VAMOS CORRER


Governo do Estado da largada para as obras em nova etapa do ramal da Cidade da Copa

 | Mobilidade
O Ramal Cidade da Copa, principal via de acesso à Arena Pernambuco, está prestes a iniciar uma nova etapa de execução de suas obras.
Para garantir a mobilidade urbana durante (e após) a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do último dia 05 de junho o decreto que torna algumas áreas do Loteamento Cosme e Damião, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, de utilidade pública para fins de desapropriação.
Devido ao decreto, 120 imóveis que estão localizados no traçado da via terão que ser desapropriados, ação necessária para que sejam dados os primeiros passos na construção do Ramal Cidade da Copa.
Nesta segunda-feira (11/06), serão iniciadas as negociações com os moradores. Equipes da Secretaria das Cidades começarão a conversar com as famílias sobre a desapropriação e terá início a avaliação do valor dos imóveis.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PERNAMBUCO:CARTÃO VERMELHO PRA CONCLUSÃO DA OBRA DO TI COSME E DAMIÃO


Recife

Recife - Terminal Integrado Cosme e Damião - PE
Terminal Integrado Cosme e Damião - PE
Status da obra:
Vermelho
Segundo a Matriz de Responsabilidades, obra deveria ter começado em novembro de 2011

O terminal vai integrar o metrô aos três BRTs que serão construídos na cidade. Estão previstas duas plataformas de embarque e desembarque, uma para os ônibus convencionais e outra para os ônibus dos BRTs.
A ordem de serviço foi assinada em outubro de 2011, mas o início das obras ainda depende da remoção de 58 imóveis e da compra de 14 terrenos.
Custo: R$ 21,7 milhões
Contrato: público (governo de Pernambuco)
Construtora: J.A.G. Empreendimentos

RECIFE: HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA TERÁ ESQUEMA ESPECIAL DE BUSS


quinta-feira, 18 de outubro de 2012 
Consórcio monta programação para show em homenagem a Luiz Gonzaga e Zé Dantas 

Aqueles que irão curtir o show de gravação do DVD da intérprete Marina Elali em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, e seu parceiro de composição Zé Dantas contarão com um esquema especial de ônibus montado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. A apresentação será realizada no Chevrolet Hall, hoje(18/10). Durante o evento, 18 linhas bacurau serão reforçadas. Serão 39 viagens a mais, totalizando 112 atendimentos. 

O reforço programado ocorre nas viagens realizadas por 18 linhas bacurau que operam durante a madrugada, da quinta para a sexta-feira, das 0h30 às 4h, com intervalos médios de 30 minutos. As linhas 985 – Rio Doce (Bacurau), 995 – Pau amarelo (Bacurau) e 956 – Igarassu (Bacurau), no sentido cidade/subúrbio, também terão o itinerário desviado para melhor atender os usuários na volta para casa, após o show. Essas três linhas passam em frente ao Chevrolet Hall. O Consórcio destaca, ainda, que as linhas bacurau concentram-se no Terminal Urbano do Cais de Santa Rita, no Centro do Recife. 

Para tirar dúvidas em relação aos itinerários das linhas o Grande Recife disponibiliza o site www.granderecife.pe.gov.br ou o telefone 0800.081.0158. 

SERVIÇO 

LINHAS BACURAU REFORÇADAS – 18 
VIAGENS A MAIS A SEREM REALIZADAS – 39 
TOTAL DE VIAGENS REALIZADAS - 112 


Linhas bacurau que terão o itinerário alterado e atendem diretamente o Chevrolet Hall: 

985 - RIO DOCE (BACURAU) 
995 - PAU AMARELO (BACURAU) 
827 - IGARASSU (BACURAU) 

Itinerário alterado no sentido cidade/subúrbio: 

...Av. Agamenon Magalhães, Av. Olinda, retorno sob o Viaduto Luiz Delgado, Av. Agamenon Magalhães (Chevrolet Hall), retorno sob o viaduto Tacaruna, Av. Olinda... 

Linhas bacurau que atendem as proximidades do Chevrolet Hall: 

846 - ÁGUAS COMPRIDAS (BACURAU) 
827 - JARDIM BRASIL (BACURAU) 
745 – ALTO JOSÉ BONIFÁCIO (BACURAU) 

Linhas bacurau que estarão concentradas no Cais de Santa: 

073 – CANDEIAS (BACURAU) 
362 - CURADO IV (BACURAU) 
435 – CDU (VÁRZEA) (BACURAU) 
233 – CAVALEIRO (BACURAU) 
322 - JARDIM SÃO PAULO (BACURAU) 
626 – BREJO (BACURAU) 
457 – SÃO LOURENÇO (BACURAU) 
146 – UR -11 (BACURAU) 
254 – JABOATÃO (BACURAU) 
131 – UR – 02 (BACURAU) 
172 – CONJUNTO MARCOS FREIRE (BACURAU) 
184 – CABO (BACURAU) 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

RECIFE: A POLEMICA DOS VIADUTOS DA AGAMENON (parece a novela das 9hrs av brasil sem fim e uma novidade a cada capitulo)

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

As primeiras conclusões de parte do grupo técnico que está esmiuçando o projeto de construção de quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães, pulmão viário do Recife, são de que os elevados defendidos pelo governo Eduardo Campos são desnecessários e que, se forem erguidos, trarão danos não só para a paisagem urbana da via – que seria mutilada para sempre -, mas, principalmente, para a mobilidade. Uma vez construídos, os viadutos iriam restringir o tipo de modal a ser utilizado na Agamenon Magalhães, limitando-o ao transporte sobre pneus. Ou seja, metrô, monotrilho ou Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), por exemplo, ficariam inviabilizados por causa da altura dos elevados.

O posicionamento é defendido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PE) e Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PE). Sob o prejuízo provocado pelo modal escolhido, representantes do Crea-PE afirmam que, pelo projeto do governo, os viadutos previstos para cortar a Agamenon Magalhães ficariam a uma altura de 4,60 metros, o que só permitiria que ônibus, caminhões e carros passassem sob eles. Nos pontos onde forem instaladas passarelas para pedestres, a altura seria ainda menor.

O ponto principal defendido pelo grupo técnico, entretanto, é que o projeto dos viadutos está ignorando o Plano Diretor de Transporte Urbano da Região Metropolitana do Recife (PDTU), estudo concluído em 2008 e que projeta os caminhos do transporte público para o Grande Recife até 2020. “O PDTU não cita a construção de viadutos. Fala da necessidade de implantação do Corredor Norte-Sul, mas sem viadutos. O corredor é importante e deve ser feito. Os viadutos não. O PDTU falou em ônibus, mas em 2007/2008. O cenário atual, com todo o crescimento registrado no Grande Recife, aparentemente não condiz mais com esse tipo de transporte. Por isso, antes de qualquer decisão sobre o tipo de modal, é preciso fazer o dever de casa, ou seja, contratar uma nova pesquisa de origem e destino para identificar a demanda da Agamenon e o tipo de veículo adequado a ela. A última pesquisa de origem e destino foi realizada em 1997. Está mais do que ultrapassada”, argumenta o engenheiro civil e consultor de trânsito, Stênio Coentro, um dos representantes do Crea-PE no grupo técnico.

Outro equívoco do projeto do governo do Estado, apontado por parte do grupo técnico, é o fato de que apenas 30% das linhas de ônibus que hoje trafegam pela Agamenon Magalhães, seja nas pistas principais ou locais, serão atendidas pelo Corredor Norte-Sul. O restante, 70%, estará fora do corredor. “Esse é um dos grandes problemas. Como a maioria dos ônibus vão circular e, principalmente, fazer retornos na Agamenon se ela não terá mais sinais nos cruzamentos? Ou será que teremos um viaduto com um sinal embaixo?”, indaga Stênio Coentro. O estudo do governo do Estado apontou, por exemplo, que em apenas 15 minutos 40 ônibus fazem o giro à esquerda da Agamenon para a Rua Joaquim Nabuco, no acesso ao bairro das Graças.

Diante de tantas falhas no projeto oficial, uma das sugestões do grupo que será levada ao governo do Estado é que o Corredor Norte-Sul continue sendo implantado do jeito que está para viabilizar a mobilidade na Copa do Mundo de 2014, com o sistema de ônibus BRT (Bus Rapid Transit) operando até chegar à Avenida Agamenon Magalhães. Mas que a partir dela tenha continuidade com uma faixa exclusiva rente ao canteiro central e, não, um corredor de BRT. Enquanto isso, um amplo plano de mobilidade seria estudado e viabilizado para o Recife. “O momento é de pensar a cidade. O governo não tem um plano macro de circulação. A Agamenon Magalhães não pode ser pensada isoladamente. Precisamos fazer uma nova pesquisa de origem e destino, atualizar o PDTU e, sustentado em bases técnicas, definir qual o melhor modal para o corredor. Os R$ 250 milhões destinados aos elevados precisam ser melhor utilizados”, conclui o presidente do Crea-PE, José Mário Cavalcanti.

Postado por Roberta Soares / De Olho no Trânsito





terça-feira, 16 de outubro de 2012

PERNAMBUCO: acidente mata 5 pessoas da mesma família em acidente de ônibus em goiana


Excesso de velocidade pode ser causa de acidente em Goiana, PE

Tacógrafo marcava que veículo seguia a 80 km/h, 20 km a mais que o limite. Uma vítima ainda está internada no Hospital da Restauração, no Recife.


Créditos: Bobby Fabisak/JC Imagem

 A  Delegacia de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, abriu um inquérito para investigar a causa do acidente que matou cinco pessoas da mesma família, no último domingo (14). As vítimas estavam dentro de um ônibus que tombou na BR-101 Norte, na altura de Goiana, por volta das 5h. Existe a suspeita de que o motorista ultrapassou o limite de velocidade. A empresa Juca Tour, dona do ônibus, informou que não vai se pronunciar sobre o acidente.

Os corpos das vítimas chegaram a ser levados para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife, mas foram liberados para os parentes ainda na noite do domingo. Morreram Izabel dos Santos Conceição, 73 anos, os filhos dela Aída dos Santos Conceição, 43, e Magno Heider dos Santos Conceição, 59 anos, e também as netas de dona Izabel: Ana Aída Tomaz, 19, e Clara Beatriz dos Santos Gomes, sete anos.

Alguns passageiros que tiveram ferimentos foram atendidos no Hospital Regional Belarmino Correia, em Goiana, no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, e na UPA de Igarassu. Eles já receberam alta. A passageira Francisca Francinete, de 46 anos, foi levada para o Hospital da Restauração, no Recife, onde permanece internada. O estado de saúde dela é estável, de acordo com os médicos do HR. Ela está com o rosto inchado e um dreno no tórax. Ainda não há previsão de alta.


AcidenteO ônibus tombou no quilômetro três da rodovia, por volta das 5h do domingo. Nele viajavam 50 romeiros católicos. O grupo vinha do município de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Em Pernambuco, visitariam primeiro a Igreja de São Severino dos Ramos, em Paudalho, na Zona da Mata Norte, e depois o Santuário Mãe Rainha, no bairro de Ouro Preto, em Olinda.

O acidente foi próximo à cidade de Goiana. O tacógrafo, aparelho que registra as variações de velocidade, marcava que o veículo seguia a 80 quilômetros por hora, 20 quilômetros a mais do que o permitido no local. De acordo com Polícia Rodoviária Federal, chovia muito quando ônibus perdeu o controle ao fazer uma curva e se chocou com uma estrutura de concreto, às margens da rodovia.

A aposentada Sebastiana Muniz, que estava no ônibus no momento do acidente, contou que o motorista foi atencioso antes de deixar a cidade. "Antes de sair, o motorista se apresentou, pediu para todo mundo colocar o cinto de segurança", lembra a aposentada. A estudante Vanessa Katiucha tentou ajudar às vítimas. "Quando aconteceu, eu fiquei desesperada, só queria sair do ônibus, depois fui ajudar", diz.

G1 PE

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RECIFE =Carros elétricos no Recife antigo


Carros elétricos no Recife antigo

POSTADO -BLOG MOBILIDADE URBANA
Por
Juliana Colares
Recife começa a entrar na era do compartilhamento. Além das bicicletas de aluguel, a cidade também vai contar com carros elétricos compartilhados. A ideia é a mesma. O usuário se cadastra via internet, informa os dados de um cartão de crédito para pagamento da mensalidade e, via ligação celular ou aplicativo de smartphone, destrava o carro da estação e pode começar a dirigir. A iniciativa é do Porto Digital e faz parte de um pacote de ações voltadas para a mobilidade. Serão adquiridos três carros elétricos compactos com capacidade para, no mínimo, dois passageiros. A expectativa é de pôr os carros na rua até o fim deste ano.
Os detalhes do projeto ainda estão sendo fechados. Não se sabe, por exemplo, a capacidade exata dos veículos nem o valor que será cobrado dos usuários. A previsão é de que, assim como no caso das bicicletas, os carros possam ser utilizados por, no máximo, 30 minutos ininterruptos. Haverá quatro estações para retirada e entrega dos automóveis. Duas serão instaladas em estacionamentos que fazem parte do pacote de mobilidade do Porto Digital, cada uma com duas vagas para carros elétricos. Um dos estacionamentos fica no número 248 da Rua do Brum. O outro ainda não foi criado e não tem local definido. Também não se sabe onde serão instaladas as outras duas plataformas.
É possível que nem todas as estações fiquem restritas ao Bairro do Recife. Pelo menos uma delas poderá ser instalada em Santo Amaro, para onde o Porto Digital está expandindo. Cada carro custará R$ 150 mil. O Porto Digital pode até adquirir mais veículos elétricos, caso surjam empresas interessadas em patrocinar a iniciativa. “Esse projeto, assim como o das bicicletas, representa uma semente de um conceito viável, que é a ideia da troca”, disse o diretor executivo do Porto Digital, Leonardo Guimarães. O investimento, no entanto, divide opiniões.
O arquiteto e urbanista Cesar Barros critica o local escolhido para receber o projeto. “O Recife Antigo não tem a dinâmica de outras áreas da cidade”, afirmou, justificando que já que se trata de uma iniciativa piloto e “laboratorial”, poderia ter seus impactos e demandas melhor estudados se fosse desenvolvida em outros locais, como Boa Viagem ou a região central da cidade. Cesar Barros também não acredita que o investimento em carros elétricos seja importante.
Para ele, esse tipo de veículo não está dirigido para a maioria e, portanto, não vai ter impacto ambiental significativo e não resolverá o problema da mobilidade. “O que vai resolver é a democratização dos modais e o compartilhamento das vias.”
Presidente do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, Milton Botler, pensa diferente. “ Não queremos banir os carros, mas restringir seu uso. Se você compartilha, várias pessoas vão usar o mesmo carro”. O coordenador de obras Pedro Serpa, 29, que trabalha no Recife Antigo, diz que já gastou 40 minutos rodando à procura de uma vaga para estacionar no bairro e acha interessante a possibilidade de estacionar mais longe e usar o carro elétrico para entrar e se locomover no bairro, desde que o preço compense. Já o analista desenvolvedor Diogo Peixoto, 24, acha que o serviço só é vantajoso se houver um carro disponível a cada cinco ou dez minutos.

Opiniões
Cesar Barros, arquiteto e urbanista
“A iniciativa é fantástica em termos laboratoriais, mas peca pela escolha do lugar”, disse, referindo-se ao projeto de compartilhamento de veículos do Porto Digital, que inclui os carros elétricos e as bicicletas. O urbanista ressaltou que o Recife Antigo tem caráter de “depósito de carros”, onde as pessoas chegam para trabalhar pela manhã, estacionam e só retiram o veículo no fim do dia.
“O bairro não tem a dinâmica de outras áreas da cidade, como Boa Viagem e a região mais central, por exemplo”, afirmou, ressaltando que, já que é uma experiência “laboratorial”, poderia ser melhor avaliada em outras condições de trânsito, necessidades de uso e demanda.
Cesar Barros não acha importante investir no transporte por veículos elétricos (VE). “Enquanto política pública, precisa estar dirigida para a maioria. Mas ele (o VE) não é para a maioria”, opinou. Investimentos em transporte público e estrutura para pedestres e ciclistas também permitem a redução da emissão de poluentes.
Daniel Valença, cicloativista e engenheiro eletrônico
“Carros elétricos são uma farsa. Os carros elétricos não são ecologicamente corretos: primeiro porque o carro polui mais na sua fabricação do que em sua vida útil, depois porque as bateria devem ser trocadas a cada tempo e são feitas de chumbo. No mais, carro nunca é solução para mobilidade. Agora, em sistemas isolados, como Fernando de Noronha, carros elétricos são interessantes. Fernando de Noronha, por exemplo, é o local que mais emite CO2 por habitante no Brasil. Carros elétricos diminuem essa poluição porque são um pouco mais eficientes que os carros a gasolina”.
Maurício Pina, engenheiro e professor da Unicap e da UFPE
“Acho uma iniciativa bastante positiva. É uma forma de energia não poluente. Em relação à mobilidade, o carro elétrico tem uma autonomia limitada. O que a gente bate é que se deve investir mesmo é no transporte público. Opções energéticas são sempre interessantes, mas não se pode perder o foco do transporte coletivo”, disse. Maurício Pina lembrou a experiência, feita no início da década de 1990, com uso do gás natural no transporte coletivo. Sem esquecer dos ônibus elétricos (trólebus), que começaram a circular no início da década de 1960.
Laurênio Accioly, professor do departamento de engenharia mecânica da UFPE
“A utilização de energia elétrica é benéfica, mas é preciso ver a origem da energia. No caso da hidráulica, a fonte é limpa e a utilização também. A matriz energética do nosso país tem uma parcela significativa, de 70%, 80%, de energia hidráulica. Daqui a 200 anos, todo mundo vai estar usando carros elétricos e fazendo piada da época em que se usava gasolina. Sou totalmente a favor do uso do carro elétrico”.
Outras experiências
Os três carros que estão sendo adquiridos pelo Porto Digital não serão os primeiros a circular em Pernambuco. Pelo menos três trafegam ou já trafegaram por aqui. Há um veículo elétrico em uso no Espaço Ciência e outro em Fernando de Noronha. E a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco testou, durante seis meses do ano passado, um carro elétrico no Recife.
O VE do Espaço Ciência é de uso interno. Com capacidade pra transportar até oito pessoas, ele desenvolve velocidade de até 30 km / h. Foi adquirido há dois anos e é utilizado para transportar pessoas com dificuldade de locomoção e, vez por outra, autoridades. “É um veículo que polui muito pouco, tem nível de ruído bastante reduzido e responde bem, sem trancos e com uma aceleração suave. Se toda a frota do Recife fosse de carros elétricos, reduziríamos o nível de poluição atmosférica e a nossa cidade seria mais silenciosa”, disse.
No caso da Secretaria de Meio Ambiente, os testes nos carros elétricos têm uma função muito mais ousada: a de transformar Pernambuco em um polo de VEs. Segundo o secretário Sérgio Xavier, o estado está trabalhando na elaboração de um plano de incentivo à troca do carro movido a combustível fóssil pelo elétrico. Mas para que isso seja possível, muita coisa ainda precisa ser feita.
Estão sendo instaladas em Fernando de Noronha duas usinas solares, uma de marés e várias unidades de energia eólica. Quatro empresas já demonstraram interesse em vir para Pernambuco. “Se dependesse do governo, elas já estariam instaladas. O governo ofereceu todos os incentivos que deu à Fiat”, disse.

Além dos incentivos para a instalação das empresas, o governo trabalha em um pacote de medidas para estimular os cidadãos a aderir à ideia da troca de automóvel. Várias inciativas estão sendo estudadas e elas podem incluir até estacionamentos para recarga gratuita dos veículos, além de facilidades de financiamento.
Outra possibilidade é a concessão de subsídios para a utilização de veículos elétricos como táxis. “Em Shenzhen, uma cidade no sul da China, há 400 táxis elétricos”, comentou Sérgio Xavier. “Fernando de Noronha tem 800 veículos. Nós queremos transformá-la em uma ilha sustentável. O uso de veículos elétricos evitaria a necessidade de levar combustível todos os meses para abastecer a ilha”, disse, lembrando que o combustível fóssil é poluente e que a recarga dos veículos movidos a energia elétrica sairia mais barata.
Outro ponto levantado pelo secretário é a possibilidade de expansão do uso do smartgrid, que permite pequenas gerações de energia em casa, por exemplo. Em relação ao impacto desses incentivos na mobilidade, Sérgio Xavier defendeu que o isso depende da forma como a política será conduzida e defendeu o compartilhamento de veículos e a formação de uma frota de táxis elétricos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

RECIFE: FROTA RENOVADA MAS QUALIDADE A DESEJAR, E OS GELADÕES ESTAMOS NO VERÃO E AI ,PRA TIRAR AS KOMBIS FOI UMA PROMESSA EM VÃO


3° balanço da renovação de frota na RMR - 2012

O ano de 2012 está próximo do seu fim. As empresas vêm realizando grandes investimentos em renovação de frota. Chegou a hora de saber a quantidade de ônibus que cada empresa trouxe. Vamos aos dados:

Itamaracá: 50Comil Svelto IV - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic
Comil Svelto V - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic

Cidade Alta: 40
Comil Svelto IV - Mercedes-Benz OF-1722
Comil Svelto V - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic
Comil Svelto V - Mercedes-Benz OF-1722

Rodotur: 6
Caio Apache VIP II - Mercedes-Benz OF-1722

Caxangá: 53
Marcopolo Torino 2007 - Mercedes-Benz OF-1722

Globo: 26
Comil Svelto V - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic
Comil Svelto V - Mercedes-Benz OF-1722
Créditos: Daniel Cleiton Bezerra/Ônibus Brasil

Pedrosa: 14
Caio Apache VIP II - Mercedes-Benz OF-1722

Empresa Metropolitana: 35
Marcopolo Torino 2007 - Mercedes-Benz OF-1722

Vera Cruz: 31
Comil Svelto V - Volkswagen 17-260 EOD (6x2)
Comil Svelto V - Volkswagen 17-260 EOD
Marcopolo Gran Viale - Volvo B12M 
Marcopolo Torino 2007 - Volkswagen 17-230 EOD
 Créditos: Guto de Castro/Acervo

São Judas Tadeu: 10
Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Mercedes-Benz O-500 M 
Busscar Urbanuss Pluss II Articulado - Mercedes-Benz O-500 M  
Marcopolo Gran Viale - Mercedes-Benz O-500 M
 Créditos: Eronildo Assunção/Ônibus Brasil

Mirim: 4
Marcopolo Torino 2007 - Mercedes-Benz OF-1721 Euro V
Marcopolo Torino 2007 - Mercedes-Benz OF-1722
 Créditos: Reginaldo Alves/Ônibus Brasil
 
Borborema: 45
Marcopolo Torino 2007 - Mercedes-Benz OF-1722
Marcopolo Gran Viale - Mercedes-Benz O-500 MA
Busscar Urbanuss Pluss Articulado - Mercedes-Benz O-500 MA 
 
CRT: 15
Caio Apache VIP II - Mercedes-Benz OF-1418
 
Transcol: 20
Caio Apache VIP II - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic
Comil Svelto IV - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic
Marcopolo Torino 2007 - Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic
 
RME: 35
Caio Apache VIP II - Mercedes-Benz OF-1418/OF-1722
 
São Paulo: 10
Marcopolo Torino 2007 - Mercedes-Benz OF-1722
 
 Total: 394 ônibus novos

OBS: Foram considerados apenas os ônibus 0km que entraram em operação até o dia 30/09/2012

RECIFE: VOCÊ ATÉ TENTA ATRAVESSAR NA FAIXA MAS E ELA ONDE ESTA... APAGADA NA CERTA


Crianças na faixa e acompanhadas de adulto

quarta-feira, 10 de outubro, 2012 por Tania às 11:53 am 

Por
Mariana Czerwonka
No dia 12 de outubro, comemora-se o Dia da Criança no Brasil. Deixando um pouco de lado o apelo comercial da data, é importante lembrar a simbologia do dia e também fazer algumas reflexões a respeito do tema. O Dia da Criança foi pensado para trazer à luz da discussão e da atenção da população problemas de violência, situação vulnerável e falta de cuidado com os pequenos. Responsável pela promoção da prevenção de acidentes de todos os tipos com crianças e adolescentes de até 14 anos, a ONG Criança Segura tem um dos trabalhos mais notórios dentro do tema no país.
A coordenadora da organização, Alessandra Françóia pontua alguns números que ajudam o leitor a contextualizar a insegurança no trânsito com crianças brasileiras. ”Em 2010 (dados mais atuais do Ministério da Saúde), 1.895 crianças de até 14 anos morreram vítimas do trânsito. Deste total, 38% corresponderam aos atropelamentos, 36% aos acidentes com a criança na condição de passageira do veículo, 5% na condição de ciclista e os 21% restantes corresponderam a outros tipos de acidentes de trânsito.
Além das mortes, 14.936 crianças foram hospitalizadas vítimas de acidentes de trânsito”, esclarece. Diante dessas informações, a insegurança no trânsito para esse perfil fica mais clara. Maria Amélia Franco, especialista em trânsito da Perkons, acredita que o trabalho de combate aos acidentes com os pequenos passa por formação, educação e conscientização, tanto das crianças, quanto dos pais. ”Primeiro, os país devem reconhecer suas responsabilidades para a melhoria da segurança das crianças e entender os riscos a que estão expostas. É muito importante desenvolvermos projetos de convivência no trânsito, não apenas pensando nelas como futuros motoristas, mas como atuais pedestres e passageiros.
Familiarizar essas crianças com os símbolos do trânsito, respeito às regras de segurança e também adaptar essa teoria à realidade dos mais novos faz parte da estratégia. Além disso, é essencial envolver os pais e parentes no processo de educação. Afinal, ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem nos veículos ou em trajetos a pé”, pondera. Ainda sobre as estatísticas, em 2007, segundo dados do Ministério da Saúde, foram 5.324 mortes e 136.329 hospitalizações de crianças vítimas de acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações, acidentes com armas de fogo e outros.
É estimado que para cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas, gerando consequências emocionais, sociais e financeiras. No mundo, 830 mil crianças morrem todos os anos vítimas de acidentes, segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, lançado em dezembro de 2008 pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF.
Maria Amélia coloca a escola como protagonista na educação no trânsito das crianças. ”Ela tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos. Formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro significa fazer com que ele reconheça as formas, cores e os significados das placas utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas; saiba os direcionamentos sobre os diversos meios de locomoção/transporte, conheça os direitos e deveres como usuário das vias, demonstre atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange a habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro”, explica.
Aproveitando que o 12 de outubro também é feriado, Alessandra Françóia faz um alerta especial no que diz respeito às viagens. ”O número de veículos nas rodovias aumenta muito e o risco de acidentes também. O trânsito é responsável pela maior parte dos acidentes fatais. No caso da criança que pode ficar presa no veículo, o mais importante é evitar que ela tenha acesso ao carro. Portanto, chaves devem ser guardadas fora do alcance da criança e os responsáveis devem evitar deixar portas abertas, pois ela pode entrar e acabar se trancando”, adverte.
E Maria Amélia alerta ainda para os presentes nesta data. ”Bicicletas, patins, skates são considerados brinquedos pelas crianças e, dessa forma, devem ser usados em locais de recreação, não nas ruas”. No que tange a segurança dos menores, o uso do bebê conforto, da cadeirinha e do assento de elevação – equipamentos que passaram a ser obrigatórios desde setembro de 2010 – é a única forma segura de transportar crianças em veículos.
Crianças são vulneráveis
Em linhas gerais, a prevenção é a tônica dos especialistas quando o assunto é acidente de trânsito envolvendo crianças, posto que elas precisam de maior proteção devido à fragilidade do seu corpo. ”Temos que tirar da consciência coletiva a ideia do ‘nunca vai acontecer comigo ou com minha família’. Acontece sim e mais frequentemente do que se pensa”, destaca Maria Amélia.
”Para prevenir acidentes, os responsáveis devem supervisionar sempre até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento do trânsito, segurar sempre na mão da criança, firme, pelo pulso, enquanto estiverem caminhando na rua, não permitir a brincadeira em locais que não são adequados como entradas de garagens, quintais sem cerca, ruas ou estacionamentos e acompanhar a criança para identificar o caminho mais seguro e ensinar a completá-lo de forma segura e cuidadosa. Além de dar o bom exemplo”, conclui a coordenadora da ONG Criança Segura.

Código de Trânsito Brasileiro
Art. 64. As crianças com idade inferior a dez anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN. Art. 168. Transportar crianças em veículo automotor sem observância das normas de segurança especiais estabelecidas neste Código: Infração – gravíssima; (7 pontos na CNH) Penalidade – multa; R$ 191,54 
Guia Criança Segura (Via Portal do Trânsito)

RECIFE: ALUGUEL DE BICICLETAS AGORA NO RECIFE


Bikes de aluguel também no Recife

quarta-feira, 10 de outubro, 2012 por Tania às 11:29 am 
Por
Juliana Colares
Ainda de forma bastante tímida, Recife está entrando na lista de cidades com estações de aluguel de bicicletas. O atual prefeito, João da Costa (PT), assinou, ontem, o termo de permissão para a instalação das plataformas onde as bicicletas ficarão engatadas. A primeira delas já começou a ser montada, próximo à Praça Tiradentes. O serviço é uma iniciativa do Porto Digital e deve começar a funcionar no próximo dia 19. A princípio, serão 100 bicicletas e dez estações. A área de abrangência está restrita ao Bairro do Recife (que concentra sete estações), Santo Amaro (2) e São José (1). O modelo das bikes da capital pernambucana é igual às do Rio de Janeiro.
A empresa que irá implantar o sistema daqui é a mesma de lá, a Serttel, que também está por trás das estações que funcionam em São Paulo, Sorocaba, Porto Alegre e em Petrolina – na cidade do Sertão pernambucano, o projeto piloto foi iniciado em dezembro do ano passado com 30 bicicletas e três estações, no centro da cidade. O Porto Digital e a Serttel ainda fazem mistério em relação às cores e ao nome. O que já se sabe é que o sistema não será chamado de Bike Recife, a exemplo do Bike Rio.
Segundo o presidente da Serttel, Angelo Leite, o nome deve fazer referência às palavras tecnologia, mobilidade e Porto Digital. A coloração deverá ser baseada nas cores da empresa idealizadora do projeto – a logomarca do Porto Digital é cinza, vermelha e laranja. As bikes são fabricadas pela própria Serttel. Elas têm pneu liso e sistema de câmbio inteligente com três marchas que não permite que a corrente fique caindo. O modelo é desenhado para o ciclista pedalar com o corpo ereto e a baixa velocidade. E foi desenvolvido para evitar que as partes principais do veículo sejam removidas, reduzindo bastante os riscos de vandalismo.
O projeto foi bem recebido pela população ciclista e não-ciclista, mas com ressalvas. A principal delas diz respeito à quantidade e, principalmente, à localização das estações. Além de ficarem restritas a uma área muito pequena, a distribuição geográfica das estações não foi planejada com base na conexão entre o transporte público e o não-motorizado. Uma delas será instalada próximo ao Terminal de Passageiros de Santa Rita e outra perto da Prefeitura do Recife, ao lado de uma parada de ônibus. Mas não há ponto de aluguel de bicicletas perto da estação central do metrô do Recife nem da Conde da Boa Vista, por exemplo.
Diretor executivo do Porto Digital, o urbanista Leandro Guimarães defende que esse é um projeto piloto. “O projeto planta uma semente, aponta um caminho possível”, afirmou. De acordo com ele, o principal critério para escolha dos locais das estações foi a proximidade de “âncoras” com grande concentração de pessoas, como a prefeitura e a Contax, empresa que, segundo a CTTU, tem 21 mil funcionários. Também foram levados em consideração deslocamentos feitos a pé pelo Bairro do Recife.
Intermodalidade
O projeto passou por análise de um colegiado da Prefeitura do Recife. Segundo o diretor de projetos da CTTU, Manoel Damasceno, foi o colegiado quem recomendou a instalação das estações da Rua da Aurora (próximo à Contax) e do terminal de Santa Rita. Também foi sugerida a instalação de um ponto perto do metrô do Recife. “A gente entende que a intermodalidade garante a sustentabilidade do projeto. É preciso haver uma troca com o ônibus e o metrô, mas nesse momento haverá troca só com o ônibus”, disse. Segundo ele, existe recomendação para que o Porto Digital faça uma ampliação em direção ao metrô. Não há, neste momento, projeto da própria prefeitura de ampliação do serviço. Mas já há instituições privadas com propostas neste sentido.
SAIBA MAIS
Localização das estações
Cais do Apolo, ao lado da parada de ônibus que fica próximo à Prefeitura do Recife
Rua Bione (próximo ao C.E.S.A.R)
Praça Tiradentes (perto do C.E.S.A.R)
Praça do Arsenal (próximo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico)
Travessa do Bom Jesus (esquina com a Rua Apolo)
Cais do Porto (próximo ao antigo Bandepe)
Livraria Cultura
Terminal de Passageiros de Santa Rita
Rua da Aurora (em frente à Contax)
Rua do Lima (em frente à TV Jornal)
2,5 km é a distância máxima entre as estações
A convite do Diario, o cicloativista Cezar Martins fez dois percursos:
Rua do Lima à Praça do Arsenal
2,4 km completado em 11 minutos e 30 segundos, com velocidade média de 12,5 km/h
Terminal de Passageiros de Santa Rita à Rua da Aurora (próximo à Contax)
2,4 km concluído em 8 minutos e 20 segundos, com velocidade média de 17,3 km/h
* O ciclista realizou os percursos respeitando todas as normas de trânsito, inclusive parando quando o semáforo estava vermelho
Detalhes do projeto
19 de outubro é o dia da inauguração do serviço
O projeto iniciará com 10 estações, cada uma com dez bicicletas
8 estações têm capacidade para 12 bicicletas e duas estações comportam até 14 bikes
Horário de funcionamento: 8h às 22h
Custo: R$ 10 por mês
Tempo de trajeto: 30 minutos por percurso. Após devolver a bicicleta em uma estação, é preciso esperar no mínimo 15 minutos para pegá-la novamente
Multa: R$ 5, caso passe mais de 30 minutos com a bike
Custo do projeto: R$ 1.620.000,00 (o projeto faz parte de um pacote de mobilidade orçado em R$ 32 milhões. Os recursos são fruto de emenda parlamentar – 80% é bancado pela União e 20% pelo governo estadual)
Expectativa de expansão: chegar a 200 bicicletas em cinco anos
Como funciona: é preciso fazer cadastro prévio em site que ainda será divulgado e usar um cartão de crédito para pagar a mensalidade. Quando quiser pegar a bicicleta, o usuário que não tem smartphone precisa ligar de um celular para um 0800 que ainda não está disponível e seguir as orientações da gravação. Quem tem smartphone com acesso à internet, deverá baixar um aplicativo e seguir as orientações
Vantagens do compartilhamento de bicicletas:
- valorização da bicicleta como meio de transporte, não apenas de lazer
- facilidade e alta rotatividade de utilização para pequenos percursos
- redução de congestionamentos
- redução da emissão de poluentes
Características das bicicletas:- quadro em alumínio
- peso máximo de 18 kg
- assento com ajuste de altura
- câmbio integrado com 3 marchas
- pedais com refletores
- guidão emborrachado
- suporte para artigos pessoais no formato de cesta
- sinalização refletiva dianteita e traseira
- sistema de proteção contra retirada de rodas
- sistema de identificação da bicicleta na estação por meio eletrônico
Características das estações:
- totem com informações gráficas, com identificação da estação e mapa de localização das demais estações
- sistema eletro-mecânico para liberação e travamento das bicicletas pelos usuários
- possibilidade das bicicletas serem devolvidas mesmo se a estação estiver inoperante ou desligada
- sistema de alimentação por energia solar e de comunicação de dados sem fio com a central de controle

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RECIFE: VEJA VIDEO COM AS MUDANÇAS NA CAXANGÁ

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RECIFE:Estudo revelará impacto de túnel no Corredor Leste-Oeste


Estudo revelará impacto de túnel
LESTE-OESTE Projeto será necessário para permitir obra no encontro das Ruas Real da Torre e Benfica com a Avenida Caxangá
Um plano alternativo de circulação para o bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, será apresentado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte no primeiro trimestre de 2012. O estudo é necessário para permitir a construção do túnel no encontro das Ruas Real da Torre e Benfica com a Avenida Caxangá. A obra faz parte da reforma do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste-Oeste, do município de Camaragibe ao bairro do Derby, área central do Recife.
Com o túnel, é possível eliminar o semáforo existente no local, garantindo mais velocidade ao trânsito. “Os veículos que trafegam pela Real da Torre passarão por baixo e os veículos que rodam pela Benfica em direção à Caxangá trafegarão por cima do túnel”, explica o gerente-executivo de Mobilidade Urbana da Secretaria Estadual das Cidades, Flávio Figueiredo.
Estudos de circulação também estão sendo elaborados para as áreas onde serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço da Benfica, outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas, e mais um na entrada do bairro Engenho do Meio. Um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá.
Cinco dias antes de iniciar as intervenções, o governo lançará campanha para informar as mudanças à população, de acordo com Flávio Figueiredo. Até março de 2013, 22 paradas de ônibus serão transformadas em estações de transporte rápido de ônibus. As passagens serão compradas nas estações e os coletivos circularão sem cobrador, semelhante ao metrô.
Os ônibus não terão degraus e as portas abrirão no mesmo nível do piso da estação, facilitando o embarque e desembarque, principalmente dos deficientes, diz o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes. As portas dos coletivos abrirão no mesmo lado do motorista.
A contagem regressiva para a reforma do corredor exclusivo começou ontem com a interdição da Estação 13, onde operam 14 linhas, nas imediações do Caxangá Golf & Country Club. O Grande Recife criou duas paradas de ônibus provisórias, sendo uma por trás da Praça do Poeta (sentido Camaragibe-Recife) e outra na calçada do Country (sentido Recife-Camaragibe).
Opinião
Transtorno
“A rua ficará com o trânsito complicado por um tempo, mas se vai melhorar a circulação na Caxangá, vale a pena”, diz Isabele Silva Xavier
Melhoria
“Se o corredor da Caxangá ficar como o governo está prometendo, será muito melhor para a cidade”, diz Francis do Nascimento.
Fonte: Jornal do Commercio – Cidades

sábado, 6 de outubro de 2012

PERNAMBUCO= ELEIÇÕES 2012

sexta-feira, 5 de outubro de 2012 
RMR terá reforço de ônibus para as eleições 

Serão durante o domingo 2.005 ônibus, realizando 20.402 viagens 

O Grande Recife Consórcio de Transporte preparou uma operação especial para o próximo domingo (07/10) por conta das eleições municipais. A frota da Região Metropolitana do Recife terá um acréscimo de 494 ônibus e 3.464 viagens. Além disso, nove linhas, que não operam aos domingos, circularão com 23 veículos, realizando 258 viagens. 

No total, a oferta de serviço será de 2.005 ônibus, realizando 20.402 mil atendimentos. Isso representa um acréscimo de 34% na frota e de 21% nas viagens. Em um domingo normal, o Sistema funciona com 1.488 ônibus, que fazem 16.680 viagens. 

O Consórcio também colocará 22 coletivos extras à disposição dos usuários, distribuídos em 10 terminais de integração e em um terminal urbano (lista abaixo). Todas as linhas reativadas estarão com cartazes informando sobre o atendimento especial. 

Para maiores informações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (CAC), pelo telefone 0800.081.0158, das 7h às 19h. 

Linhas reativadas: 

204 - Santa Luzia/ Loteamento Jiquiá 
141- Jardim Monte Verde 
517 - Córrego do Inácio 
644 - Largo do Maracanã 
949 - Caetés/ Cidade Tabajara (Paratibe) 
988 - Desterro/ (Integração) 
935 - Paratibe/ PE-15 
330 - Casa Amarela / CDU / TRT 
514 - Nova Descoberta (Cor. do Joaquim) 

Veículos Extras: 

LOCAL - HORÁRIO - QTD. 

TI PE 15 - 7h/18h - 3 
TI PE 15 - 7h/13h - 1 
TI Afogados - 7h/18h -1 
TI Macaxeira - 7h/18h - 2 
TI Pelópidas da Silveira - 7h/18h - 2 
TI Igarassu - 7h/18h - 2 
TI Aeroporto - 7h/18h - 2 
TI Barro - 7h/18h - 3 
TI Joana Bezerra - 7h/18h - 2 
TI Cabo - 7h/18h - 1 
TI Camaragibe - 7h/18h - 2 
Terminal de Rio Doce - 7h/18h - 1