segunda-feira, 8 de junho de 2015

BRT DO RECIFE FEZ 1 ANO DE INAUGURADO DIA 07/06/15 E O QUE TEMOS HOJE, E A CERTEZA DE QUE NOSSO BRT, E NADA MAS E NADA MENOS QUE UM ÔNIBUS COMUM ARTICULADO COM AR.

O BRT do Recife, completou seu 1 ano de vida, e a população recebeu a triste noticia na ultima semana, onde o criador do sistema BRT , falou que o de Recife não passava de um articulado com ar.Triste ficamos de saber que fomos iludidos, e enganados por Governo e temos só a certeza de que, nossos impostos foi mal aplicado e nos sentimos lesados.
O CRIADOR DO BRT CRITICA DE PERNAMBUCO:


Assista os videos abaixo e veja o que ja rolou, neste 1º ano de BRT -BUS RAPID TRANSIT:

OS VIDEOS ACIMA TEM SEUS CRÉDITOS NA PAGINA DO YOUTUBE.

TEMOS A TRISTE CERTEZA, DE SERMOS SEMPRE ENGANADOS, E O QUE VEMOS E SENTIMOS, O DESRESPEITO PELO DINHEIRO SUADO DO POVO PERNAMBUCANO.
GOVERNADOR PAULO CAMARÁ FAÇA LOGO ALGO, POIS O SEU MANDATO ESTA CALADO DEMAIS E SEM AÇÃO.

Um mês após morte de estudante que caiu de ônibus, nada mudou para os passageiros



Situação do ônibus na última sexta-feira (5), registrada no TI da Macaxeira / Foto: Mariana Campello/JC TrânsitoSituação do ônibus na última sexta-feira (5), registrada no TI da Macaxeira
Foto: Mariana Campello/JC Trânsito
Nesta segunda-feira (8), completa um mês que uma estudante morreu ao cair de um ônibus lotado na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. Reclamações sobre a situação do transporte coletivo na Região Metropolitana tomaram as principais manchetes em seguida e o assunto provocou protestos e debates sobre o tema. No entanto, 30 dias depois, os passageiros continuam enfrentando as mesmas dificuldades.

Várias vezes perdi minha vez na espera, diz Édson Cícero
Várias vezes perdi minha vez na espera, diz Édson CíceroFoto: Mariana Campello/JC Trânsito
No Terminal Integrado da Macaxeira, o mecânico Cláudio Mirco, 24 anos, reclama da organização e demora dos ônibus diariamente, além da falta de veículos. "Aqui é péssimo demais! O povo no meio da fila invade o espaço dos outros e várias pessoas vão penduradas na porta do ônibus. E demora muito, espero 40 minutos pro meu (ônibus) chegar", reclamou Cláudio. Já a empregada doméstica Maria de Fátima, 44, reclama da desorganização das filas. "Eu acho que deveria ter mais policiais e melhorias na organização da fila, não existe alguém pra ajudar a organizar. Nós nunca sabemos qual será a hora que o ônibus vai chegar", desabafa. O pedreiro Edson Cícero, 37, faz coro sobre os problemas: "todos os dias é desorganizado isso aqui. Quando abrem as portas, pessoas empurram e invadem o espaço do outro. Várias vezes perdi minha vez na espera. E uma coisa que precisa melhorar aqui é a segurança", afirma.

A Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife Consórcio de Transporte recebe uma média de 270 ligações diárias, o que resulta em 4.448 reclamações de janeiro até essa sexta-feira (5). A principal denúncia é por não cumprimento do quadro de horário, com 1.469 ligações, seguida de queima de parada, com 971 registros.

O CASO - A estudante de biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Camila Mirele Pires da Silva, 18 anos, deixava a instituição no dia 8 de maio, uma sexta-feira, num ônibus Barro/Macaxeira superlotado, quando caiu do veículo. A jovem permaneceu consciente até chegar ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), também na Zona Oeste, onde faleceu.

As investigações ainda estão sendo realizadas pela Delegacia de Acidentes e Delitos de Trânsito, sob responsabilidade do delegado Newson Mota. O prazo para a conclusão do inquérito acabaria neste domingo (7), mas Mota pediu mais tempo para descobrir como o acidente aconteceu e se há culpados.

O delegado questionou à equipe de perícia, por exemplo, como funcionava o mecanismo de abertura e fechamento da porta, se havia câmera no interior no ônibus, se esses equipamentos estavam funcionando corretamente e se há imagens captadas do momento do acidente. Outra dúvida do delegado enviada em ofício ao IC é sobre os ângulos de visão do motorista em relação aos demais passageiros e à parte externa do veículo.

Quando tiver acesso a essas respostas, Mota ainda fará algumas diligências. Até lá, prefere não se pronunciar sobre o caso. "Enquanto o laudo não chegar, não posso formar nenhum juízo", justificou.

Filas e falta de segurança incomodam os passageiros
Filas e falta de segurança incomodam os passageirosFoto: Mariana Campello/JC Trânsito
Prestaram depoimento, até agora, cerca de 10 pessoas, entre eles o motorista e o cobrador do ônibus e oito passageiros. A maioria das testemunhas apresentou a mesma versão: Camila entrou pela porta do meio, devido à superlotação do ônibus. A bolsa dela ficou presa. O condutor queimou a parada seguinte e pouco depois a porta abriu e a garota caiu. Os passageiros gritaram para ele parar e desceram. Ninguém viu sinal de outro ônibus ou carro que pudesse ter atropelado a estudante.

Antes de ser ouvido pela polícia, o motorista afirmou à imprensa, em entrevista coletiva, que não teve culpa. "Estava com o veículo lotado. Não estava enxergando o retrovisor e pedia para um rapaz se afastar, mas ele me xingava", relatou. "Mesmo com o carro em movimento, sou obrigado a parar e eles invadem mesmo", disse ainda.

Depois do acidente, o condutor não teve condições emocionais de voltar ao trabalho e ficou afastado da função por mais de uma semana, segundo o Sindicato dos Rodoviários. Porém, afirma que, no dia do acidente, a empresa Metropolitana, concessionária da linha, pediu que ele realizasse mais duas viagens com o ônibus.

A Metropolitana só irá se posicionar sobre o assunto após a conclusão do inquérito. O Grande Recife Consórcio também prefere silenciar sobre o tema.

FONTE: JC NE10

terça-feira, 2 de junho de 2015

Nova linha ligando Zona Norte a Zona Sul


NOVA LINHA DE ÔNIBUS LIGARÁ O BAIRRO DE APIPUCOS AO SHOPPING RIOMAR





Os usuários de ônibus da Zona Norte do Recife terão mais uma opção de linha para a Zona Sul da cidade, a partir deste sábado (6). A linha 518 - Apipucos/RioMar sairá do Parque da Macaxeira e ligará bairros como Apipucos, Casa Forte, Parnamirim, Jaqueira, Graças e Derby, ao Shopping RioMar, localizado no bairro do Pina.

A nova linha irá operar com sete ônibus rodoviários, realizando 48 viagens por dia e circulará, inicialmente, de segunda a sábado, das 6h30 às 20h, com tarifa de R$ 4,60. Como as demais linhas opcionais, serão aceitos somente os VEMs Trabalhador e Comum, além do pagamento em dinheiro.

Confira abaixo todo o itinerário desta linha:

Parque da Macaxeira/Shopping Rio Mar: Rua Cel. João Batista do Rêgo Barros (Terminal), Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua de Apipucos, Av. 17 de Agosto, Av. Parnamirim, Av. Rui Barbosa, Praça do Entroncamento, Av. Gov. Agamenon Magalhães (pista local), Av. Gov. Agamenon Magalhães, Ponte Papa João Paulo II (José de Barros Lima), Viaduto Capitão Temudo, Ponte Governador Paulo Guerra, Alça de acesso ao RioMar Shopping, Via interna do Shopping RioMar com ponto de retorno na parada 010350.

Rio Mar Shopping/Parque da Macaxeira: Via de contorno do RioMar Shopping, Rua Amador Bueno, Rua Dr. Dirceu Velloso Toscano de Brito, Rua Manuel de Brito, Túnel sob a Rua Herculano Bandeira, Av. Eng. Antônio de Góes (pista da esquerda), Ponte Gov. Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo, Rua Juiz César Barreto, acesso à Ponte José de Barros Lima, Ponte José de Barros Lima, Av. Gov. Agamenon Magalhães (1º acesso a via local), Praça do Parque Amorim, Rua Dr. Bandeira Filho, Av. Conselheiro Rosa e Silva, Estrada do Arraial, Rua Des. Góis Cavalcante, Av. 17 de Agosto, Rua de Apipucos, Ponte sobre o Açude de Apipucos, Rua Cel. João Batista do Rego Barros, Parque da Macaxeira

BRT - leste oeste ganha mais (02) duas estações .

ESTAÇÕES BARREIRAS E PADRE CÍCERO INICIAM OPERAÇÃO NO CORREDOR LESTE/OESTE




A partir desta quarta-feira (3), os usuários do Corredor Leste/Oeste ganharão duas novas estações do Via Livre BRT. As estações Barreiras e Padre Cícero, localizadas na Av. Joaquim Ribeiro (Rodovia PE-005), logo após a estação Areinha, irão atender as linhas do Via Livre BRT 2450 – Camaragibe (Centro) e 2480 – Camaragibe/Derby, que saem do TI de Camaragibe.

Ao todo, serão 15 estações em operação, são elas: Areinha, Barreiras, Padre Cícero, Capibaribe, Engenho Poeta, Riacho do Cavoco, BR-101, Caiara, Parque do Cordeiro, Forte do Arraial, Getúlio Vargas, Zumbi, Abolição, Derby e Guararapes.

As estações irão operar de domingo a domingo das 4h30 às 00h40. A expectativa é que o corredor Leste/Oeste passe a transportar mais 678 passageiros por dia, totalizando 41 mil passageiros transportados diariamente. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

OS ATRAPALHADOS DO GOVERNO PAULO CAMARÁ, FEZ CONFUSÃO EM UMA LEI JÁ EXISTENTE, SOBRE VEM E OS CRÉDITOS.

VEM livre acesso1

O governador Paulo Câmara levantou uma polêmica inexplicável a respeito da validade dos créditos do cartão VEM. No dia 27, encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei número 231/2015, determinando que os créditos dos bilhetes eletrônicos não utilizados expirem em 180 dias. Nesta sexta-feira (29/5), após muitas discussões nas redes sociais sobre o assunto, retirou o projeto, alegando a necessidade de “avaliação técnica”. O detalhe é que a validade já está em vigor desde 2013. Ou seja: o governo propôs uma lei que já existe.
Em seu artigo 17, a Lei Nº 15.190, de 12 de dezembro de 2013, diz que “os créditos oriundos das vendas antecipadas de bilhetes do STPP/RMR, sejam créditos de VEM Estudante, VEM Comum, VEM Trabalhador ou de qualquer outro tipo de vale existente ou a ser criado, quer tais créditos já tenham sido adquiridos, quer sejam adquiridos após a publicação desta Lei, todos têm validade de 180 (cento e oitenta) dias corridos”. O mesmo texto do projeto de lei apresentado agora.
A lei em vigor estabelece que os valores em questão, havendo subsídio, devem ser utilizados para cobrir os montantes correspondentes aos concessionários do STPP/RMR conforme critérios de cálculo estabelecidos nos instrumentos de concessão de operação do sistema. E não havendo subsídio, devem ser apropriados pelo Grande Recife Consórcio para manutenção do sistema, desde que a conta garantida apresente saldo positivo superior a quatro meses de arrecadação tarifária. Também o mesmo texto do projeto atual.

Foto: JC Imagem
Foto: JC Imagem
O Jornal do Commercio procurou a assessoria do governo para tratar do assunto, mas foi informado de que só se pronunciaria por nota. O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado (Urbana-PE), Fernando Bandeira, disse não ter entendido a apresentação do projeto. “Deve ter havido um equívoco.”
Em novembro de 2014, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), sob alegação de ilegalidade da medida. Na época, o então procurador-geral do órgão, Aguinaldo Fenelon, declarou ao JC: “O Sistema de Transporte Público não pode apropriar-se dos créditos adquiridos por estudantes e trabalhadores sob a alegação de que a validade desses créditos expirou. Trata-se de uma afronta ao princípio da moralidade e ao direito dos cidadãos”.
Conforme Bandeira, a ação não derrubou a lei. “Os créditos expiram do mesmo jeito que outros serviços perdem a validade, como os créditos de telefone”, argumenta. “Mas o valor é baixo, embora não tenha informação agora desses números. Em geral, as empresas só carregam o que o trabalhador vai usar”, afirma. O JC solicitou o valor desses créditos ao Grande Recife Consórcio de Transportes, mas a assessoria respondeu não ter como informá-lo sexta-feira porque um funcionário faltou. O VEM beneficia pelo menos 450 mil trabalhadores.

TITULO DA MATÉRIA: JAILSON SILVA.

Postado por Roberta Soares

LANÇAMENTO - MARCOPOLO COM NOVIDADES QUE PODEM DESEMBARCAR NO RECIFE.


NOVO TORINO LOW ENTRYMarcopolo Novo Torino Low Entry.


Posiciona a linha do Torino no segmento de ônibus com maior padrão, com motor traseiro e piso baixo, uma exigência em diversos sistemas de transportes pelo País. O modelo pode ter até 13,4 metros de comprimento e apresenta suspensão pneumática. Dependendo da configuração interna, pode transportar até 79 passageiros, sendo 39 sentados e 40 em pé. Pode receber como opcionais sistemas de ar condicionado e audiovisual para entretenimento e informação dos passageiros, com duas telas LCD de 19 polegadas.
Marcopolo Torino Express.
Marcopolo Torino Express.

TORINO EXPRESS

O modelo não chega mais ser uma novidade, já está servindo os corredores BRT do Rio de Janeiro. No entanto, reforça a intenção da Marcopolo em não deixar brechas nos segmentos urbanos. Trata-se de um articulado mais simples que o Viale BRT, no entanto, sem deixar de ter itens de conforto e tecnologia, como sistema multiplex redesenhando que informa dados de operação e desempenho, nova iluminação interna de led e assoalho dividido em painéis que permite manutenção mais fácil, sem a necessidade de remover as poltronas. A capacidade pode ser de até 130 passageiros.

LINHA 2015 URBANOS:
Viale
Viale BRS
Viale BRT
Viale BRT Articulado
Novo Torino motor dianteiro
Novo Torino Motor traseiro
Torino Low Entry
Torino Express Articulado
Senior Midi

FONTE : BLOG ONIBUS BRASIL OB.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

pERNAMBUCO MUITO DISTANTE - Conheça o ônibus elétrico-híbrido, o futuro da eletromobilidade


O transporte da Região Metropolitana do Recife ainda está muito longe dessa evolução: a eletro mobilidade. E pelas dificuldades financeiras que o governo do Estado – gestor do sistema – vem alardeando (confira post sobre a revisão da segunda fase da licitação de ônibus para tentar reduzir custos. Link abaixo), ficamos cada vez mais distantes. Mas a tecnologia sustentável já é uma realidade no setor de transporte coletivo urbano e deve ser cada vez mais. Hábitos, técnicas e mentalidade sustentáveis são obrigatórios em tempos de preocupação com o consumo de energia, poluição e aquecimento global. É mais do que sair bem na foto. É essencial.
E os ônibus híbridos são a grande estrela dessa nova era. Durante o Fórum de Mobilidade Volvo, evento que aconteceu em Curitiba (PR), dentro do Smart City Business America, o Blog De Olho no Trânsito conheceu um ônibus híbrido da Volvo. São mais de 2 mil ônibus híbridos comercializados em 20 países, que circulam nas cidades de Londres (Inglaterra), Edimburgo (Escócia), Viena (Áustria), Estocolmo e Luxemburgo (Suécia), Bogotá (Colômbia) e Curitiba (Brasil). Somente em Bogotá são 400 ônibus e, em Curitiba, 30.
O ônibus híbrido consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais. É chamado híbrido porque possui duas tecnologias operacionais – motores movidos a diesel e a energia elétrica ou a diesel e a gasolina. Eles podem funcionar em paralelo ou de forma independente. O ônibus híbrido da Volvo tem uma tecnologia chamada híbrida em paralelo. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até 20 km/h. Já o motor a diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas, sendo desligado quando o veículo está parado no trânsito, em pontos de ônibus e semáforos.

Fotos: Roberta Soares
Fotos: Roberta Soares

Agora, a Volvo se prepara para testar em 2016 o elétrico-híbrido, que opera 70% com o motor elétrico e o restante (30%) com o motor a diesel ou a biodiesel. A expectativa é de que, no Brasil, os testes comecem na Linha Verde, o corredor sustentável de BRT (Bus Rapi Transit) de Curitiba.
“O elétrico-híbrido da Volvo é um elétrico que tem também o motor a diesel. Possui várias oportunidades de recarga, seja nas paradas através dos totens, na frenagem ou nos pontos iniciais e finais das linhas. A capacidade de recarga é alta. De 0 a 6 minutos é possível recarregar o suficiente para um percurso de 10 km utilizando apenas o motor elétrico. E 10 km é mais do que a média de extensão das linhas do transporte urbano em operação nas cidades brasileiras”, explica Luís Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
O elétrico-híbrido da Volvo já está em operação em Luxemburgo, Hamburgo (Alemanha) e na cidade de Luxemburgo (Luxemburgo). Agora em junho a Volvo estará apresentando o modelo na Suécia.

Interior do híbrido é igual aos ônibus a diesel
Interior do híbrido é igual ao dos ônibus a diesel

Chassi desenvolvido pela Volvo
Chassi desenvolvido pela Volvo
FONTE: BLOG DE OLHO NO TRANSITO
Postado por Roberta Soares

ÔNIBUS VOLTANDO AOS POUCOS A SUA CIRCULAÇÃO NESTE MOMENTO NO RECIFE


LINHAS JA VISTAS PELAS RUAS, MARANGUAPE I, IGARASSU PCR,CAETÊS I, CARROS DA ITAMARACÁ SAINDO TAMBÉM, E CIDADE ALTA . A CAXANGÁ JÁ TEM CARROS SAINDO DA SUA GARAGEM. E AOS POUCOS A POPULAÇÃO VAI CONTAR COM A FROTA REDUZIDA E FIQUEM ATENTOS, POIS O PROTESTO ESTA ACONTECENDO NO CENTRO AGORA.
FONTE > USUÁRIOS WHATSAPP

Greve - A paralisação dos Rodoviários sera ate as 00:00 deste sábado.



Segundo a acessória dos sindicato, os rodoviários só volta ao trabalho a meia noite de hoje, e o Metro esta parado retornando as 16:00, e aquele esquema que o GRCT anunciou, não vai acontecer. Mostrando que os trabalhadores não esta satisfeito com a gerencia do Grande Recife consorcio.
Escrito: Jailson Silva
fonte: Sind. Motoristas/ Sindimetro- Pe

Aguardem mais informações durante o dia. E não saia de casa sem ver o blog.
Estamos fazendo uma enquete, na parte superior do Blog próximo ao relógio Digital, participe.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Grande Recife Consórcio de Transporte divulga reforço em linhas de ônibus durante paralisação do metrô Haverá reforço em sete linhas, que em sua maioria, têm como destino o centro da cidade e que circulam por grandes vias

com informações da Assessoria de Imprensa 
postado por Alana Lima


O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial para tentar minimizar o impacto da paralisação dos metroviários, que acontece nesta sexta-feira (29). O esquema prevê reforço e a ativação de linhas especiais de ônibus nas áreas atendidas pelo metrô (Centro e Sul).
O Consórcio irá reforçar sete linhas, que em sua maioria têm como destino o centro da cidade e que circulam por grandes vias como a Avenida Mascarenhas de Morais e José Rufino. Além do reforço, duas linhas especiais serão criadas para suprir as demandas dos terminais de Jaboatão, Barro, Joana Bezerra, Santa Rita, Aeroporto, Tancredo Neves e Cajueiro Seco, são elas: TI Jaboatão/TI Barro e TI Barro/TI Afogados/TI Joana Bezerra. Outra medida vai ser o atendimento da linha 140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife ao TI Aeroporto.
Confira abaixo as linhas que receberão reforço:
200 – Jaboatão (Parador)
2460 – TI Camaragibe (Príncipe)
2450 – TI Camaragibe (Centro) – BRT
2480 – TI Camaragibe/Derby – BRT
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
167 – TI Tancredo Neves (IMIP)
193 – TI Tancredo Neves (Príncipe)

GREVE DE ONIBUS E METRO NO RECIFE

Transporte Público »Metroviários e rodoviários cruzam braços nesta sexta, no Recife

Larissa Rodrigues - Diario de Pernambuco
Publicação: 28/05/2015 17:58 Atualização:

Metroviários e Rodoviários fazem paralisações em protesto contra o projeto de lei da terceirização e as medidas provisórias que alteram a aposentadoria e mexem no seguro-desemprego e pensões previdenciárias. A mobilização é nacional. Foi convocada por centrais sindicais.

Os metroviários param por 24 horas. Já os rodoviários cruzam os braços das 6h às 11h desta sexta-feira (29) no Centro da Cidade. A ideia é travar a Avenida Guararapes com os coletivos para que nenhum consiga circular.

A partir das 14h, as duas categorias se concentram na Avenida Cruz Cabugá na esquina com a Avenida Norte. De lá, seguem em caminhada que passará pela Avenida Conde da Boa Vista e Rua Princesa Isabel.

O sindicato dos Rodoviários espera entre 30% e 50% de adesão dos profissionais. Já o Sindicato dos Metroviários acha que 80% dos trabalhadores devem aderir à ação.

De acordo com o presidente da entidade, Diogo Morais, as áreas de manutenção dos trens param às 22h de hoje. O Metrorec transporta uma média de 420 mil usuários por dia. Dois milhões é o número de passageiros de ônibus diários da RMR.

GREVE - METRO MANTEM A PARALISAÇAO NESTA SEXTA 29/05/15 E RODOVIÁRIOS FAZEM ASSEMBLEIA HOJE A NOITE PRA DESCIDIR


SINDICATO MANTEM GREVE TOTAL DO METRO DO RECIFE, E HOJE A NOITE SABEREMOS SE OS RODOVIÁRIOS VAI ADERIR A MASSA.

metrô parado em bh durante manifestação

Túnel - da Abolição foi alvo de vandalismo e alagou, com uma chuvinha de nada.


Secretaria das Cidades afirma que alagamento no Túnel da Abolição foi provocado por ação de vandalismo. Bombas de sucção foram desligadas durante a noite e quadro de energia foi forçado. Sob responsabilidade da gestão estadual, obras para concluir o equipamento estão paradas, sem previsão de retornarem, e água continua minando das paredes.

terça-feira, 26 de maio de 2015

GREVE - Metro do Recife para nesta sexta dia 29 de Maio.

SindmetroPE


Na manhã dessa terça-feira (26) companheiros/as da sede se reuniram com a diretoria do Sindmetro/PE preparando a assembleia de hoje às 18 horas na Praça da Greve.
O sentimento dos/as trabalhadores/as na administração é de unidade e conscientização quanto à participação da categoria no Dia de Luta da próxima sexta-feira (29).


Paralisação dos Metroviarios de Pernambuco na sexta-feira dia 29 contra o projeto de lei da terceirização e contra a redução de direitos dos trabalhadores.

Segundo o Diogo Moraes, Presidente da Sindimetro - Pe

Governo banca anualmente 48 milhões com o pseudo BRT. O Metrô custa ao governo federal algo em torno de 70 milhões por ano... Só que o Metrô transporta MUITO mais passageiros.

Contrato expirado Atrasada há mais de um ano e meio, entrega do TI Prazeres é adiada por mais dois meses.

REPORTER:Júlio CirneFONTE : Do NE10
Empresa terá mais 60 dias para finalizar e entregar a obra / Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
Empresa terá mais 60 dias para finalizar e entregar a obraFoto: Lorena Barros / JC Trânsito
Com mais de um ano e meio de atraso para a sua entrega e um investimento de R$ 4,4 milhões, o Terminal Integrado de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolita do Recife (RMR), ainda não está servindo à população. A indefinição sobre o futuro da obra ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (25), dia estipulado pelo Diário Oficial de Pernambuco como data limite para a finalização TI Prazeres.

Sobre isso, Secretaria de Cidades do Governo de Pernambuco informou ao NE10 nesta segunda que, mesmo com o prazo do contrato expirado, as obras do TI Prazeres não serão interrompidas, pois um novo contrato será assinado por mais 60 dias. Nesse prazo, a construtora deve entregar a obra pronta e sem que seja necessária a aplicação de mais dinheiro para a sua conclusão.

Após esse período serão feitos ajustes para que o terminal comece a entrar em operação.

Ainda segundo a Secretaria de Cidades, o atraso aconteceu porque, como trata-se de uma obra com recursos oriundos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em alguns momentos foi necessário ajustar parâmetros do repasse, o que acabou por adiar o prazo de conclusão da obra.
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Terminal Integrado de Prazeres

Com um ano de atraso, a sinalização no metrô já aponta a integração, ainda não inaugurada
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Em imagem de janeiro de 2014, a placa que indica a obra dá o prazo de conclusão para outubro de 2013
Crédito: Reprodução / Google Street View

Terminal Integrado de Prazeres

Vigilantes do Metrô do Recife guardam a passagem do metrô para a Integração
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Ao contrário das outras obras de terminais integrados na RMR, no TI Prazeres há trabalhadores concluindo as construções
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Máquinas e trabalhadores realizam reparos para a conclusão da obra, que já tem um ano e quatro meses de atraso
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Não há mais tapumes cobrindo a construção, que parece estar em sua fase final; a placa sinalizando o prazo das obras também foi retirada
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

Terminal Integrado de Prazeres

Assim como a sinalização, catracas da integração já foram instaladas
Crédito: Lorena Barros / JC Trânsito

A previsão inicial para a entrega do TI Prazeres era o mês de outubro de 2013. Na ocasião, a Secretaria de Cidades de Pernambuco informou à reportagem do NE10 que 80% das obras estariam completas até o mês de dezembro daquele ano e que a nova previsão para inauguração do terminal havia sido remarcada para abril de 2015.

A empresa Trópicos Engenharia e Comercio LTDA., responsável pela construção, tinha 11 meses para entregar o Terminal Integrado. De acordo com os números divulgados pela Secretaria de Cidades, o valor inicial para a execução da obra foi de R$ 3.787.745,01 milhões. Até o momento já foram liberados R$ 4,4 milhões.

Os recursos para tocar a construção do terminal são oriundos da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em parceria com o Governo de Pernambuco. Para a construção do terminal, a Avenida Barreto de Menezes sofreu alteração no tráfego de veículos no fim de 2013.

TI PRAZERES - O Terminal Integrado de Prazeres está sendo erguido num terreno de 4.080,11 m², tendo 1.683,03 m² de área construída e 1.412,81 m² para a plataforma. Além da plataforma de embarque e desembarque, o espaço terá dois blocos. O Bloco 1 será destinado a administração, depósitos, almoxarifado, apoio, copa, espera e hall. Já no bloco 2, haverá lanchonete, depósito, lixo, despensa, cozinha, sala de refeições, vestiários masculino e feminino com banheiro especial para funcionários, além de banheiros para o público masculino, feminino e acessível. Também haverá duas guaritas, duas ilhas de despachantes e área verde. Com a inauguração deste TI, 5 das 10 estações da linha Sul do metrô - que liga o Centro do Recife a Cajueiro Seco, bairro de Jaboatão dos Guararapes - farão integração com ônibus.

Transito - Acidente com dois ônibus e duas motos deixa cerca de 20 feridos



Colisão ocorreu por volta das 23h30 no cruzamento da Presidente Kennedy com a Nilo Coelho. Foto: Osnaldo Moraes/DP/D.A Press


Dois ônibus da empresa empresa Caxangá colidiram no cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Perimetral Norte (Av Senador Nilo de Souza Coelho), em Peixinhos, Olinda. Segundo informações do 1º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), o acidente ocorreu por volta das 23h30 desta segunda-feira e deixou cerca de 20 feridos. Nove foram socorridos para o Hospital da Restauração (HR) e os demais para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)  Jatobá.

Um dos ônibus era da linha 914 - PE-15 - Afogados e outro da linha 820 - Xambá-Cabugá . “Um dos dois avançou o sinal”, comentou o perito Alcides Buarque, que tratava de adiantar a requisição de imagens captadas por câmeras. 

Ao se chocarem no cruzamento, os dois seguiram reto em direção à calçada, onde colidiram com duas motocicletas que estavam estavam paradas e ainda derrubaram um poste que ficou sob os veículos.

Segundo o sargento PM Gladston, do 1º BPM, o motociclista de uma moto Bros, de nome não identificado, foi para o HR gravemente ferido. Ele foi um dos primeiros socorridos pelas cerca de dez ambulâncias enviadas ao local. O outro motociclista, também de nome não informado, foi levado para a UPA de Jatobá. Além dos dois ônibus e das duas motos, há informação de que um Fiat Siena de placas não anotadas também teria sido atingido.
fonte: Diário Pe

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Transporte - Licitação dos ônibus da Região Metropolitana do Recife está sendo refeita








Por:Roberta Soares


A segunda etapa da licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, que deveria estar com os contratos assinados desde o segundo semestre de 2014, será refeita. A principal razão: corte nos custos da operação dos lotes 3, 4, 5, 6 e 7, que respondem por mais de 60% do sistema de transporte. Somente entre o fim de junho e o mês de julho é que um novo desenho da licitação deverá ser apresentado e, se houver acordo com os consórcios vencedores, os contratos serão assinados. Até lá, os passageiros terão que esperar pelas melhorias associadas à concorrência pública.
Quem está propondo a revisão é o governo do Estado, através do Grande Recife Consórcio de Transportes e da Secretaria das Cidades. “Em 2013, quando a licitação foi concluída, a realidade financeira do Estado era outra. Não é mais a de hoje. Não temos condições de andar de BMW, teremos de andar de Palio ou
Fusca”, foi assim, com um exemplo prático, que o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo, resumiu a situação.
Papaléo não quiz dar detalhes das mudanças – até porque elas ainda estão sendo ajustadas e serão adotadas somente em comum acordo com os consórcios vencedores da licitação. Mas, na prática, as alterações deverão passar pela ampliação do prazo para aquisição de parte da frota de ônibus com ar-condicionado, flexibilização das exigências dos modelos de veículos a serem adquiridos pelo setor empresarial, entre outras mudanças técnicas.
“Deveremos flexibilizar alguns desses prazos, mas essas mudanças também terão impacto na remuneração por passageiro transportado, por exemplo.
Será algo balanceado, que não comprometa a saúde financeira dos contratos. E também só promeoveremos as mudanças em acordo com os consórcios.
Estamos fazendo o possível para não ter que fazer uma nova licitação. Por isso precisamos nos prender às limitações legais da Lei das Licitações (8.666/93)”,
ponderou Papaléo.
Uma portaria autorizando a revisão do processo foi assinada no dia 25 de março por Papaléo e uma comissão composta para promover as mudanças, que
podem alterar em até 25% o valor da concorrência, seja para mais ou para menos. Nesse caso, deverá ser para menos, já que a intenção do governo é reduzir
custos. A grande questão é o subsídio que o Estado sabe que terá que aplicar no sistema. Hoje, com os Lotes 1 e 2, operados pelos Consórcios Conorte e Mobibrasil,  respectivamente, o governo já é obrigado a subsidiar R$ 4 milhões por mês, o que representa R$ 48 milhões por ano. A questão, pelo que explicou Papaléo, não passa por querer subsidiar o sistema de transporte – algo elogiável e prática comum em países que levam o transporte público a sério -, mas poder, ter recursos para tal.
Os dois lotes representam a operação dos BRTs (Corredores Norte-Sul e Leste-Oeste), que custa caro. Além do subsídio mensal de R$ 4 milhões, o Estado tem
gasto, em média, 22 mil reais com a manutenção de cada uma das estações de BRT (refrigeradas e com vidros temperados). Os dois corredores de BRT terão
mais de 50 estações, mas atualmente pouco mais da metade está funcionando. Ou seja, quando tudo for concluído, o custo de manutenção aumentará.

Lotes da 2ª Etapa:
Lote 3 – Corredor José Rufino (metrô) e Corredor Abdias de Carvalho
Lote 4 – Corredor Mascarenhas de Moraes
Lote 5 – Corredor Rosa e Silva/Rui Barbosa e Corredor Avenida Norte
Lote 6 – Corredor Beberibe e Corredor Presidente Kennedy
Lote 7 – Corredor Avenida Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca
* Lote CRT (corredor da Caxangá, já licitado e operado pela empresa CRT)

fonte: De Olho no Transito

BRT precisa ter intervalos de 2 minutos. Caso contrário, será apenas ônibus”, diz Jaime Lerner, o criador do BRT

Jaime Lerner, arquiteto, urbanista e criador do BRT (Bus Rapid Transit),  afirma, em vídeo, que o sistema que está sendo implantado na Região Metropolitana do Recife não é um BRT. Diz isso a partir de informações de que o Via Livre, o nosso BRT, ainda tem intervalos superiores a 10 minutos e, o que é pior, DISPUTA ESPAÇO com ônibus convencionais e até CARROS.



No vídeo acima, o urbanista responsabiliza a qualidade da operação dos sistemas de BRT. A culpa é da operação. Apenas dela. E reafirma pela enésima vez: “BRT precisa ter intervalos de 2 minutos, ter operação de metrô. Caso contrário, será apenas ônibus. E apenas ônibus é ruim”.

ENQUANTO ISSO, NO RECIFE …



fonte: Blog De Olho no transito
por: Roberta Soares.

TECNOLOGIA E MOBILIDADE - Volvo e Ericsson firmam parceria para sistema de mobilidade urbana

Volvo 



De acordo com as empresas, a solução Inteligent Tranportation System (ITS) permite a melhoria na eficiência da rede de transporte urbano e contribui com a melhoria da mobilidade por meio de um sistema de gestão de tráfego e informação ao passageiro, gerado, processado e transmitido em tempo real.
“Estamos somando a expertise da Ericsson no desenvolvimento tecnologia de ponta para aprimorar um produto que temos e ampliar a nossa oferta de soluções para melhoria da mobilidade urbana nas cidades”, afirma o presidente da Volvo Bus LatinAmerica, Luis Carlos Pimenta.

A Ericsson será responsável pelo desenvolvimento, implantação, suporte e manutenção da solução de Gestão de Tráfego e Informação para Passageiros que será oferecido comercialmente pelas duas empresas na América Latina. A solução deverá ser desenvolvida por profissionais de pesquisa e desenvolvimento da Ericsson no Centro de Inovação que a companhia mantém na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo.

“A parceria evidencia as transformações que facilitam o dia-a-dia dos passageiros, à medida que conectamos a sociedade por meio das redes de comunicação. Tanto as operadoras dos ônibus em diversas cidades, quanto os usuários desses coletivos, podem se beneficiar com o aumento do uso da tecnologia e, juntos com Volvo Bus Latin America, estamos possibilitando isso”, ressalta o presidente da Ericsson para a América Latina, Sérgio Quiroga.

A customização do sistema, além de atender às necessidades das cidades da América Latina, vai garantir mais agilidade no suporte aos operadores de transporte e gestores públicos. O sistema de gestão de trafego e informação ao passageiro é uma ferramenta que auxilia as cidades a utilizar os recursos que já possuem para tornar o sistema de transporte urbano mais eficiente. Há melhoria da qualidade da mobilidade, e aumento da produtividade operacional e da satisfação dos passageiros.

Para os operadores, a vantagem é acompanhar a frota em tempo real e ter informações como tempo de percurso, pontualidade e quantidade de ônibus nos trajetos, o que permite redistribuir os veículos de acordo o modelo mais adequado para atender o fluxo de passageiros por rota e horário.

Os passageiros têm a vantagem de ter acesso em tempo real aos horários de chegada dos ônibus aos pontos de cada uma das linhas. As informações podem ser acessadas pela internet, aplicativos de smartphones, mensagem de texto e ainda por meio de um call center. São informações que permitem aos passageiros planejar melhor suas viagens e tempos de deslocamentos, evitando atrasos e longos períodos de espera.

por Amauri Vargas
Informações: Bitmag

sexta-feira, 22 de maio de 2015

TRANSPORTE Metrô trava portas para ambulantes Fiscalização tenta evitar camelô nos trens e nas estações. Quem é flagrado tem mercadoria apreendida

Operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está fechando o cerco contra vendedores ambulantes que atuam ilegalmente dentro dos vagões e das estações do Metrô do Recife, por onde passam diariamente cerca de 400 mil passageiros. A empresa firmou parceria com a Prefeitura do Recife, Polícia Militar, e com o Grande Recife Consórcio de Transportes para intensificar as fiscalizações e coibir o comércio informal nas composições ferroviárias, prática proibida por duas leis – uma estadual e outra federal.

A ação está sendo articulada entre os órgãos desde o fim do ano passado e começou a ser colocada em prática na última semana. Os agentes da PM e fiscais da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) estão atuando com seguranças da CBTU. Quem é flagrado comercializando qualquer tipo de mercadoria dentro dos vagões ou nas estações tem o material apreendido.
De acordo com a CBTU, a operação está sendo realizada, inicialmente, nos terminais que apresentam o maior índice de casos de comércio informal, como a Estação Central do Recife e a Estação Joana Bezerra. A expectativa é de que a fiscalização seja ampliada e chegue a todas as estações que compõem o sistema Metrorec.
Nos terminais, os efeitos da operação já começaram a ser sentidos pelos passageiros. “Uso o metrô todos os dias e já percebo muita diferença nas estações desde que essa ação foi iniciada. Os ambulantes não estão atuando com tanta frequência. O barulho, provocado pelos gritos dos vendedores, também diminuiu bastante”, comenta a estudante Renata Virgínia, 30 anos. 
Para o coordenador de operações da CBTU, Murilo Barros, o reflexo do reforço na fiscalização nas estações é visto de maneira positiva. “Os passageiros reclamam muito da ação dos ambulantes. Eles comercializam todo o tipo de produto e acabam ocupando o espaço destinado aos usuários. Com a operação, as estações estão mais limpas e com menos barulho”, avalia o coordenador.
O Grande Recife Consórcio de Transportes também intensificou a fiscalização nos terminais integrados para coibir a entrada de ambulantes. Por enquanto, a operação está concentrada no TI Xambá, TI Joana Bezerra, TI Barro e TI Recife. Ação será estendida a outros terminais e estações de BRT (ônibus de trânsito rápido).