domingo, 15 de maio de 2016

BRT Norte sul em estado de decomposição...


Mesmo em operação há um ano e meio e incompleto, corredor já está com cara de velho. Fotos: Diego Nigro/JC Imagem
Mesmo em operação há um ano e meio e incompleto, corredor já está com cara de velho. Fotos: Diego Nigro/JC Imagem


“Quando concluírem essas obras, terão que fazer tudo de novo”. A frase, dita pelo passageiro Daniel Ferreira, 71, resume o que virou o Corredor Norte-Sul, o segundo que integra o sistema BRT (Bus Rapid Transit) pernambucano, o Via Livre. Um corredor que já tem cara de velho, mesmo sendo novo. Que entrou em operação incompleto e assim permanece há um ano e meio. A imagem do puro abandono. Um corredor que, é preciso ressaltar, foi vendido pelo então governo Eduardo Campos como o transporte do futuro – um sistema confortável, eficiente e bonito. Mas que opera em atropelos, incompleto, sem a infraestrutura e o cuidado prometidos.
Veja o estado das estações. Não são limpas. Vivem sujas, com vidros e portas quebradas. Sabemos que há vandalismo, mas isso acontece porque não há segurança. Agora está sendo comum arrastões nos BRTs. Eles roubam nas estações, entram nos BRTs e saem roubando todo mundo. Agem em bandos”,
Ileania Suenia, estudante e passageira

O Corredor Norte-Sul foi o primeiro dos BRTs a começar a ser construído, no fim de 2011. Mas já começou mutilado. Pelo projeto, ligaria Igarassu, no extremo do Norte da Região Metropolitana do Recife, a Cajueiro Seco, no Sul da RMR. Passaria pela Avenida Agamenon Magalhães, área central do Recife, e Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Zona Sul da capital. Mas foi reduzido à ligação do Centro a Igarassu, aproveitando o corredor exclusivo existente na PE-15 e na BR-101 (Norte). Deveria estar concluído desde 2014. Mas até hoje não está. A promessa, agora, é de que novos equipamentos serão entregues em junho, como o Terminal Integrado de Abreu e Lima, as duas últimas estações (Complexo de Salgadinho, em Olinda, e São Francisco, em Paulista) e duas passarelas sobre a PE-15.
As entregas, entretanto, em nada mudam o retrato de degradação do sistema. O aspecto de velhice precoce. Percorrer o Norte-Sul incomoda devido à degradação do sistema a olhos vistos. Os BRTs trafegam 100% do percurso misturados a outros ônibus e até a veículos particulares, as estações têm vidros e portas quebradas, algumas substituídas por pedaços de madeiras, estão pichadas e pretas de tanta poeira. Os veículos BRTs, por enquanto, são o que ainda salvam a imagem do sistema que, pela promessa do governo estadual, além de ser um ônibus com cara de metrô devido à eficiência, urbanizaria os espaços ao seu redor. O Via Livre tinha tudo para ser assim, mas não conseguiu alcançar a meta.


Pista exclusiva dos BRTs e ônibus está destruída. Invasão de veículos particulares é constante
Pista exclusiva dos BRTs e ônibus está destruída. Invasão de veículos particulares é constante


A atual gestão da Secretaria Estadual das Cidades, que assumiu a função com os projetos de mobilidade do então governo Eduardo Campos totalmente travados por causa da Operação Lava-Jato e da disputa política com o governo federal, argumenta que o Norte-Sul está quase pronto. Por nota – nenhum representante quis dar entrevista –, lembra que das 26 estações previstas, 24 estão em operação. Faltando apenas os equipamentos que serão entregues no próximo mês.
Mas nas ruas o que a população reclama é do abandono do corredor. “Veja o estado das estações. Não são limpas. Vivem sujas, com vidros e portas quebradas. Sabemos que há vandalismo, mas isso acontece porque não há segurança. Agora está sendo comum arrastões nos BRTs. Eles roubam nas estações, entram nos BRTs e saem roubando todo mundo. Agem em bandos”, reclama a estudante Ileania Suenia, que vende docinhos no Norte-Sul. A presença de ambulantes atuando livremente nas estações e BRTs é mais uma prova da falta de cuidado com o sistema.


Estrutura de passarelas estão abandonadas nas calçadas da PE-15 há mais de um ano
Estrutura de passarelas estão abandonadas nas calçadas da PE-15 há mais de um ano


Na verdade, falta dinheiro ao governo do Estado para mantê-lo. A manutenção de cada estação de BRT custa, em média, R$ 23 mil por mês. Valor que inclui as despesas de luz, limpeza e consertos. Por enquanto, está sem contrato de limpeza e conservação. Uma empresa foi contratada e assume a partir de 1º de junho. Sem segurança, as estações são alvos fáceis de vandalismo e a reposição das peças é cara, além de demorada.

Em nota, a Secretaria das Cidades afirmou que já foram investidos R$ 156 milhões no Corredor Norte-Sul e que as obras finais estão sendo tocadas pelo Consórcio Emsa/Aterpa. Diz ainda que as demais intervenções, como a requalificação de trechos da Avenida Cruz Cabugá, incluindo as praças destruídas para permitir a construção de estações do BRT, dependem de licenças ambientais da CPRH, desapropriações, revisão de projetos e realocação de redes de alta tensão da Celpe. E que, embora o Estado esteja tratando para evitar a descontinuidade, ainda não há data para serem iniciadas. A previsão, aliás, é de conclusão somente no segundo semestre de 2017.


Estações são o retrato da degradação
Estações são o retrato da degradação.

JC-CID0514_BRT01_BRT_WEB


Fonte: Blog de Olho no Trânsito com Roberta Soares

sexta-feira, 13 de maio de 2016

GREVE - Metroviários entram em greve e paralisam atividades a partir de segunda



Os metroviários decidiram, em assembleia realizada na Estação Central, na noite desta quinta, paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira (16). Na última terça, a categoria decretou estado de greve. O movimento, que acontece a nível nacional, é motivado pela rejeição, por parte dos metroviários, da proposta de reajuste de 5,5% feita pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). 
Durante o período de greve, 30¨% da frota vai continuar circulando, o que equivale aos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h). De acordo com Diogo Morais, presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), o índice oferecido pela CBTU está abaixo da inflação e a empresa quer cortar duas cláusulas de acordos antigos. "Nós pedimos um reajuste de 9,28% e a manutenção das cláusulas. Nós não aceitamos a redução do índice percentual. Não abrimos mão do direito. Mas continuamos articulando, tentando dialogar com a empresa e com o governo", afirmou Diogo.

Segundo o presidente do Sindmetro-PE, as duas cláusulas que estão ameaçadas de serem retiradas são o Vale Cultura e as toalhas higienizadas que alguns funcionários recebem para retiraram a graxa antes de retornar para casa. "São coisas simples e a gente não entende porque a empresa não consegue avançar com a gente, diz que não tem condições de bancar estas cláusulas", acrescentou.
Na última terça, os metroviários aderiram ao Dia Nacional de Paralisações, a favor da presidente afastada Dilma Rousseff e funcionou apenas nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h). A última greve dos metroviários por questões salariais ocorreu há três anos. Em outubro de 2014, a categoria paralisou por três dias, cobrando mais segurança.
FONTE: JC TRÂNSITO 

quinta-feira, 12 de maio de 2016

INAUGURAÇÃO DO TI COSME E DAMIÃO NESTE MÊS DE MAIO JÁ ESTA SENDO DIVULGADO PELA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA UR7 E DE COSME DAMIÃO.



Esta é a resposta do Grande Recife consorcios, em relação a extinção da linha 2.446 UR7

O TERMINAL SERÁ INAUGURADO QUASE 2 ANOS DE ATRASOS, E O GRCT JÁ ESTA DIVULGANDO NAS COMUNIDADES.


O comunicado já circula nas comunidades Cosme Damião e UR7 Várzea.

Resumindo assim diz a nota do GRCT, que o terminal Cosme Damião que faz parte do conjunto de equipamento do SEI deverá entrar em operação ainda neste mês de Maio de 2016, através da estação do Metrô Cosme Damião .
  Será criada uma linha INTERMINAL 2.459 - TI Cosme  Damião / TI Caxangá , esta linha terá 2 itinerários, um via Bairro dos Estados e outra pelo Centro de Comercial de Camaragibe e será criada uma linha Circular que ligará o centro de Camaragibe e as comunidades de Viana , Santo Antonio e retornando ao terminal integrado Cosme Damião.

A linha 2.446 UR& Várzea que faz parte dos planos geral da rede do corredor Leste/Oeste, e com isso ela será extinta no seu itinerário  atual sendo substituída pela linha 2.459 - TI Cosme Damião/ TI Caxangá como uma linha Alimentadora, e assim será uma linha alimentadora do TI Cosme, uma outra TI Cosme Circular e a Linha TI Cosme / Caxangá Interminal.

Fonte: GRCT em carta explicativa as associações do Cosme Damião e UR& Várzea.
Texto Jailson Silva do BGRM PE.

Resumindo:


Como é hoje:

2.446 UR-07 (Várzea) - radial
2.459 Lot. Cosme e Damião (Via UR-07) e (Via Centro de Camaragibe) - radial
2.489 Bairro dos Estados / T.I Caxangá - alimentadora 

Como o GRCT queria:

2.446 UR-07 (Várzea) - extinta
2.489 Bairro dos Estados/T.I Caxangá extinta
2.459 Lot. Cosme e Damião deixaria de ser radial para ser alimentadora com dois percursos distintos, um atendendo ao Bairro dos Estados e outro via UR-07.
Criação da linha TI Cosme Damião (circular) seguindo pelo Centro comercial de Camaragibe retornando da Belminio Correia.


O que foi acertado com a comunidade de UR-07:
2.446 UR-07 (Várzea) vai ser transformada em linha alimentadora do T.ICaxangá, passando a ter a denominação alterada para 2.446-UR-07(Várzea)/T.I Caxangá
2.489 Bairro dos Estados /T.I Caxangá será extinta e a linha
2.459 Lot. Cosme Damião será transformada em alimentadora do T.I Caxangá com a denominação alterada para 2.459 TI Cosme Damião/T.I Caxangá com dois itinerários distintos, o primeiro pelo Bairro dos Estados e o segundo pelo Centro de Camaragibe.

Já a nova linha TI Cosme Damião (circular), atenderá Viana e Alto Santo Antônio.


Resumo: Igor Freire SkyscraperCity



quarta-feira, 11 de maio de 2016

ATENÇÃO JÁ COMEÇOU AS GREVES DE ONIBUS PELO BRASIL

Paralisação dos ônibus em São Paulo: Sindicato dos motoristas diz que “Gestão Haddad” vai terminar de forma melancólica e confirma protesto para sexta

greve - ônibus
Terminais devem ser fechados em paralisação das 10h às 12 nesta sexta, como ocorreu em outras vezes.
Categoria deve parar ônibus e terminais entre 10h e 12h do próximo dia 13 de maio
ADAMO BAZANI
A cidade de São Paulo deve enfrentar problemas nos transportes urbanos das 10h ao meio-dia desta sexta-feira, 13 de maio de 2016, quando motoristas e cobradores de ônibus devem realizar um protesto parando os veículos nas ruas, corredores e também fechando os terminais.
Nesta quarta-feira 11 de maio, o Sindmotoristas, que é o sindicato que representa os motoristas e cobradores de ônibus da capital, distribuiu uma carta aberta à população na qual critica a gestão Fernando Haddad em relação à administração dos transportes públicos.
A categoria está em campanha salarial. Os trabalhadores pedem aumento salarial real de 5% mais a recomposição da inflação, Participação nos Lucros e Resultados – PLR de R$ 2 mil e vale-refeição diário de R$ 25.
Os empresários pelo SPUrbanuss, sindicato que reúne as viações que operam sistema estrutural, alegaram que não têm condições de cumprir as reivindicações dos motoristas, cobradores e demais funcionários porque a prefeitura de São Paulo tem atrasado repasses em relação às gratuidades. A prefeitura nega atrasos constantes.
Na carta aberta à população, o Sindmotoristas não cita a campanha salarial, mas critica a política de gratuidades da prefeitura com a ampliação de benefícios para estudantes categorias trabalhistas, classes de servidores e a redução de 65 para 60 anos da idade exigida para que o cidadão tenha direito a gratuidade como idoso.
De acordo com a carta, o ato da prefeitura em relação aos benefícios do Bilhete Único foi“populista e eleitoreiro”, tendo como resultado um “alto custo” que “agora é jogado para os trabalhadores do segmento de ônibus pagarem”.
No aspecto das gratuidades e da condição financeira delicada do sistema, empresários e sindicato dos trabalhadores têm discursos semelhantes.
O sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus também criticou o processo de licitação dos transportes na cidade de São Paulo que está barrado desde novembro pelo TCM – Tribunal de Contas do Município.
A entidade afirma ser contra alguns pontos dos editais de licitação, como a forma que deve ser feita a reorganização das linhas que deve diminuir a frota, causando desemprego no setor. O Sindmotoristas também vai protestar contra retirada dos cobradores de ônibus do sistema.
Na tarde desta terça-feira, 10 de maio de 2016, foi realizada uma reunião entre o sindicato dos trabalhadores e a Secretaria Municipal de Transportes, não havendo um consenso.
carta-caique
Carta foi distribuída em terminais e pontos de ônibus
carta-sindicarto-onibus
Desde 2013, as empresas de ônibus operam por meio de aditivos contratuais porque a Prefeitura de São Paulo ainda não realizou a licitação dos transportes. Já as empresas de ônibus que surgiram a partir das cooperativas operam por meio de contratos emergenciais. Além disso, há dois contratos emergenciais referentes ao subsistema estrutural da Área 4, correspondente à zona Leste de São Paulo. Os contratos emergenciais foram assinados a partir do descredenciamento da empresa de ônibus Itaquera Brasil, que teve origem na Viação Himalaia, investigada por irregularidades pelo Ministério Público Estadual.
A licitação deveria ter sido realizada em 2013, no entanto, por causa das manifestações contra os reajustes das tarifas de ônibus, a Prefeitura de São Paulo recuou. Em março de 2014, a administração municipal contratou a empresa de auditoria EY – Ernst & Young para fazer uma verificação independente das contas do sistema de transportes. Os trabalhos deveriam ser concluídos em setembro daquele ano, mas só foram entregues em dezembro.
A nova licitação de transportes de São Paulo, que está barrada pelo TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo, se baseou nos trabalhos da auditoria em vários pontos, como a necessidade de enxugar custos e reduzir a remuneração para as empresas de ônibus.
Somente em 9 de julho de 2015, a prefeitura publicou no Diário Oficial as minutas dos três editais de licitação. No dia 14 de outubro de 2015, a prefeitura publicou os extratos dos editais de licitação de transportes da cidade no Diário Oficial.
As linhas serão divididas em três grupos: Estrutural, Local de Distribuição e Local de Articulação. Para cada um deles há um edital.
As propostas para o grupo estrutural deveriam ter sido entregues em 18 de novembro de 2015 e o para os dois grupos locais em 19 de novembro.
Entretanto, no dia 11 de novembro de 2015, o TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo barrou a licitação e fez 49 questionamentos iniciais sobre a concorrência.
No dia 18 de novembro de 2015, além de referendar os questionamentos apresentados pelo vice-presidente do TCM , Edson Simões – considerado desafeto político do prefeito Fernando Haddad, o conselheiro revisor Maurício Faria propôs destaque para alguns apontamentos da auditoria do órgão, na forma de quesitos complementares, que também tiveram de ser esclarecidos pela administração Haddad. Foram mais 13 questionamentos, entre os quais questões relativas à remuneração e à desapropriação das garagens de ônibus. Alguns deles reforçam dúvidas apresentadas inicialmente.
Deste total de 62 questionamentos, ainda restam em torno de 20 para serem respondidos.
A licitação vai movimentar contratos de R$ 166,1 bilhões válidos por 20 anos, podendo ser renovados por mais 20. A proposta é remodelar os transportes na cidade de São Paulo, reduzindo o número de ônibus, mas aumentando o total de viagens e lugares disponíveis nos veículos, segundo a prefeitura, com a eliminação de linhas sobrepostas e substituição de micro-ônibus por micrões ou convencionais e de ônibus padron por articulados e superarticulados.  O passageiro deve ter de fazer mais baldeações.
Dos atuais 14 mil 878 ônibus a frota deve ter 13 mil 057 veículos, mas, na promessa da prefeitura, o total de viagens deve subir 17%. Hoje são atuais 186 mil por dia e devem passar para 217 mil. Já os lugares disponíveis nos ônibus devem subir 14% de 996 mil para 1,1 milhão.
FONTE: Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

CBTU -VAI REDUZIR VIAGENS E COM ISSO TENTAR DIMINUIR OS GASTOS, E O POVO PAGA AVISTA A PASSAGEM NINGUEM ANDA FIADO... NÃO ENTENDO ISSO, COMO O SISTEMA NÃO RENDE $$$$



CBTU anuncia redução da grade horária dos trens urbanos

Em virtude da grave crise que o país atravessa no momento, a CBTU, em nível nacional, resolveu reduzir a grade horária de todas as suas unidades, objetivando a redução de custos. Em Maceió das 24 viagens diárias estas serão reduzidas para 16 e a nova grade horária será iniciada a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de maio.

De acordo com a Gerência Operacional da CBTU, mesmo com a redução das viagens, o setor procurou compatibilizar a circulação dos trens nos horários de maior pico, objetivando, acima de tudo, minimizar o impacto na diminuição da grade horária (anexa).

As medidas da redução da circulação dos trens foram baseadas na economia de combustível, redução do desgaste natural do material rodante, manutenções preventiva e corretiva, horas extras dentre outros insumos indispensáveis para a operação do sistema ferroviário.

Fonte: Ascom CBTU

Metroviários decidirão na próxima quinta se paralisam as atividades a partir de segunda Nesta terça-feira, categoria realizou uma paralisação em apoio à presidente Dilma Rousseff



Categoria reivindica um aumento salarial de, no mínimo, 10,25%
Categoria reivindica um aumento salarial de, no mínimo, 10,25%
Foto: Clemilson Campos/Acervo JC

Os metroviários decretaram estado de greve após assembleia realizada nesta terça-feira (10), na Estação Central do Recife. Na próxima quinta-feira (12), às 18h, a categoria voltará a se reunir para decidir se vão, de fato, paralisar as atividades. Caso a decisão se mantenha, a categoria cruzará os braços a partir de segunda-feira (16). Até lá, o metrô funcionará normalmente.
Os metroviários exigem, no mínimo, a reposição inflacionária, que é de 10,25%. Já a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), após três rodadas de negociação, ofereceu apenas 5,5% e o corte de dois benefícios recebidos pelos profissionais.
"Querem cortar dois direitos básicos que nós temos, um deles é o Vale-Cultura, no valor de R$ 50, que utilizamos para comprar livros e ir ao cinema, por exemplo. Atualmente a empresa também fornece e higieniza toalhas para o pessoal que trabalha com a manutenção, pois eles têm contato com produtos químicos, mas ela também quer deixar de ter essa obrigação", explicou Diogo Morais, presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), lembrando que a categoria também não aceita o corte destes benefícios
Fonte: Sindmetro Pé reportagem do JC caderno cidades.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Greve de ônibus em São Paulo: Motoristas e cobradores vão realizar manifestações e podem parar na sexta

greve de ônibus São Paulo
Se não houver acordo, motoristas e cobradores prometem paralisar as atividades. foto: MARCO AMBRÓSIO-ESTADÃO CONTEÚDO/Arquivo
Categoria diz que ainda não houve acordo com as empresas e deve realizar paralisações a partir desta terça-feira. Na sexta-feira, todas as linhas da capital podem ser afetadas
ADAMO BAZANI
O Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo confirmou mais uma vez que cogita realizar paralisações de ônibus municipais na Capital se não houver acordo com as empresas de ônibus sobre a pauta de reivindicação salarial e de direitos trabalhistas da categoria.
Mas houve mudanças em relação ao que foi anunciado na semana passada.
Segundo a entidade, em resposta aos questionamentos do Blog Ponto de Ônibusnesta manhã, para a próxima terça-feira, dia 10 de maio, quando estava prevista uma paralisação, os motoristas e cobradores decidiram realizar uma passeata da sede do sindicato, na Liberdade, até à prefeitura, no Viaduto do Chá.
Na sexta-feira, dia 13 de maio, se o impasse continuar, o sindicato promete parar todas as linhas de ônibus, deixando os veículos nas ruas, e fechando terminais e corredores, das 11h às 13h.
A categoria pede reposição da inflação acumulada mais aumento salarial real de 5%. Além disso, os trabalhadores querem R$ 2000 de PLR – Participação nos Lucros e Resultados e vale-refeição de R$ 25.
Na última sexta-feira, com exclusividade ao Blog Ponto de Ônibus, o presidente do SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, Francisco Christovam, informou que as empresas estão em negociação com os trabalhadores, mas a situação financeira do sistema de transportes na cidade de São Paulo não permite atender as reivindicações da categoria como foram apresentadas.
Christovam disse que a prefeitura de São Paulo tem atrasado “sistematicamente” os repasses às empresas de ônibus referentes a gratuidades e meia passagem, o que tem provocado dificuldades financeiras em todo o sistema de transportes.
Francisco Christovam também disse que a prefeitura de São Paulo não sinalizou de maneira clara se vai cumprir os reajustes nos valores de contratos com as empresas de ônibus na ordem de 6% a 7%, percentuais que deveriam ser aplicados neste mês de maio.
Em nota, a SPTrans informou que não há atrasos constantes nos repasses.
“A secretaria [municipal de transportes] tem mantido diálogo permanente com todos os setores do sistema de transportes da cidade. Quanto aos repasses, têm sido feitos normalmente. Se houve algum tipo de atraso foi eventual.”
Desde 2013, as empresas de ônibus operam por meio de aditivos contratuais porque a Prefeitura de São Paulo ainda não realizou a licitação dos transportes. Já as empresas de ônibus que surgiram a partir das cooperativas operam por meio de contratos emergenciais. Além disso, há dois contratos emergenciais referentes ao subsistema estrutural da Área 4, correspondente à zona Leste de São Paulo. Os contratos emergenciais foram assinados a partir do descredenciamento da empresa de ônibus Itaquera Brasil, que teve origem na Viação Himalaia, investigada por irregularidades pelo Ministério Público Estadual.
A licitação deveria ter sido realizada em 2013, no entanto, por causa das manifestações contra os reajustes das tarifas de ônibus, a Prefeitura de São Paulo recuou. Em março de 2014, a administração municipal contratou a empresa de auditoria EY – Ernst & Young para fazer uma verificação independente das contas do sistema de transportes. Os trabalhos deveriam ser concluídos em setembro daquele ano, mas só foram entregues em dezembro.
A nova licitação de transportes de São Paulo, que está barrada pelo TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo, se baseou nos trabalhos da auditoria em vários pontos, como a necessidade de enxugar custos e reduzir a remuneração para as empresas de ônibus.
Somente em 9 de julho de 2015, a prefeitura publicou no Diário Oficial as minutas dos três editais de licitação. No dia 14 de outubro de 2015, a prefeitura publicou os extratos dos editais de licitação de transportes da cidade no Diário Oficial.
As linhas serão divididas em três grupos: Estrutural, Local de Distribuição e Local de Articulação. Para cada um deles há um edital.
As propostas para o grupo estrutural deveriam ter sido entregues em 18 de novembro de 2015 e o para os dois grupos locais em 19 de novembro.
Entretanto, no dia 11 de novembro de 2015, o TCM – Tribunal de Contas do Município de São Paulo barrou a licitação e fez 49 questionamentos iniciais sobre a concorrência.
No dia 18 de novembro de 2015, além de referendar os questionamentos apresentados pelo vice-presidente do TCM , Edson Simões – considerado desafeto político do prefeito Fernando Haddad, o conselheiro revisor Maurício Faria propôs destaque para alguns apontamentos da auditoria do órgão, na forma de quesitos complementares, que também tiveram de ser esclarecidos pela administração Haddad. Foram mais 13 questionamentos, entre os quais questões relativas à remuneração e à desapropriação das garagens de ônibus. Alguns deles reforçam dúvidas apresentadas inicialmente.
Deste total de 62 questionamentos, ainda restam em torno de 20 para serem respondidos.
A licitação vai movimentar contratos de R$ 166,1 bilhões válidos por 20 anos, podendo ser renovados por mais 20. A proposta é remodelar os transportes na cidade de São Paulo, reduzindo o número de ônibus, mas aumentando o total de viagens e lugares disponíveis nos veículos, segundo a prefeitura, com a eliminação de linhas sobrepostas e substituição de micro-ônibus por micrões ou convencionais e de ônibus padron por articulados e superarticulados.  O passageiro deve ter de fazer mais baldeações.
Dos atuais 14 mil 878 ônibus a frota deve ter 13 mil 057 veículos, mas, na promessa da prefeitura, o total de viagens deve subir 17%. Hoje são atuais 186 mil por dia e devem passar para 217 mil. Já os lugares disponíveis nos ônibus devem subir 14% de 996 mil para 1,1 milhão.
FONTE: ADAMO BAZANI JORNALISTA ESPECIALISTA EM TRANSPORTES

GRANDE RECIFE MONTA NOVO ESQUEMA DE MOBILIDADE DEVIDO À PARALISAÇÃO DO METRÔ


Para minimizar o impacto da paralisação do metrô neste domingo (8), dia do Clássico das Multidões, e não deixar o usuário do transporte público desassistido, o Grande Recife montou uma operação de mobilidade especial.
A BILETERIA DO TI AFOGADOS
O órgão criou linhas especiais que ligarão os seguintes Terminais Integrados: TI Joana Bezerra/TI Afogados; TI Afogados/TI Barro e TI Barro/TI Jaboatão. Além disso, o Consórcio reforçará as linhas TI TIP (centro); TI Tancredo Neves (Príncipe); TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) e a linha de BRT Camaragibe (Centro).
Além desse esquema, o usuário contará com o reforço já previsto para o dia do jogo, com 10 veículos, aguardando os passageiros, distribuídos nos seguintes terminais: quatro ônibus no TI Afogados, cinco no TI PE-15, e um no Terminal de Rio Doce. Já no retorno para casa, 18 veículos aguardarão os torcedores no Terminal Integrado Joana Bezerra.



O Consórcio informa ainda que alguns terminais estratégicos contarão com o plantão de gestores e fiscais, que estarão a postos para ajustar o serviço à demanda, caso necessário. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158), que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.
fonte: GRCT

segunda-feira, 9 de maio de 2016

PARALISAÇÃO NESTA TERÇA 10/05 - Metrô do Recife para nesta quarta de novo: um sistema sem dinheiro, ao sabor do vento e da política




Fotos: JC Imagem
Foto: JC Imagem


Paralisar um sistema de transporte como o metrô do Recife por falta de segurança não só para passageiros, mas principalmente para os operadores, é justo. Ainda mais em dia de selvageria – nova definição para o que virou a utilização do transporte coletivo quando há jogo de futebol na Região Metropolitana do Recife. Mas suspender a operação do sistema que transporta 400 mil pessoas num dia de semana, é questionável. Ainda mais se o movimento tiver motivação política, como é o caso da paralisação prevista para esta terça-feira (10/5), estimulada pelos metroviários como um protesto contra o impeachment da presidente Dilma Rouseff.

Por tanto, quem está entre os 400 mil passageiros que dependem do metrô para ir e vir refaça a rota e dê preferência ao ônibus. O Metrorec garante que o sistema vai operar, mas apenas no pico (5h30 às 9h e 17h às 20h). No chamado horário de vale (fora do pico da manhã e da tarde), estará fechado. O Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) também promete reforçar a rede, principalmente das linhas que saem dos terminais integrados com o metrô, mas o transtorno sempre é certo.
Além de submeter, pelo bem ou pelo mal, os passageiros ao entendimento político dos metroviários – uma das categorias trabalhistas mais politizadas do País, vale ressaltar -, a paralisação vai acontecer num dia de semana, diferente do ato por segurança, realizada num dia de domingo e, em outras ocasiões, apenas nos horários próximos aos jogos de futebol em questão. Aos domingos, a demanda do metrô do Recife cai de 400 mil pessoas para 100 mil.

 Foto: Diego Nigro/JC Imagem



Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem



Os metroviários, entretanto, têm suas razões. Por sorte, o Sindmetro não defendeu a decisão da categoria alegando estar atendendo a um chamado nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e blá, blá, blá. Foi além. Há, sim, um posicionamento contrário à derrubada do atual do governo federal. Mas não porque ele seja bom. Mas porque o medo da gestão que poderá vir é ainda maior. E tudo – ainda bem – sob a ótica do prejuízo ao metrô como sistema.
“Nós conhecemos muito bem o programa de Michel Temer e sabemos que caminha para o sucateamento do metrô e a privatização do sistema não só em Pernambuco, mas em todo o País onde a CBTU ainda opera. E não queremos isso. O sistema não está conseguindo sobreviver, não há subsídio e, com a mudança do governo, a privatização é certa. Hoje, a taxa de cobertura do metrô (o que a receita consegue cobrir de despesa) é de 17%. Já foi de 30%, o que ainda é pouco. E o governo só tem duas opções: ou deixa o metrô do jeito que está, para morrer sem conseguir operar, ou subsidia, o que ele não vai fazer porque não tem dinheiro”, alerta o presidente do Sindmetro, Diogo Morais.

O sindicalista lembra que a decisão de paralisar a operação foi tomada pela categoria, votada durante assembleia. Tanto no caso do movimento por falta de segurança como de apoio ao impeachment. “No caso de domingo, o sindicato chegou a propor que a paralisação acontecesse apenas se a polícia não reforçasse a segurança para o jogo. Mas os metroviários estão tão cansados e assustados, que votaram por parar de vez”, conta.
Enquanto isso a vida segue …
FONTE: DE OLHO NO TRÂSITO COM ROBERTA SOARES

METRÔ Problema na alimentação da energia causa atrasos e transtorno no metrô do Recife


Estação Tejipió 
Foto: Cortesia


JC Trânsito
Um problema na alimentação de energia da linha Centro do Metrô do Recife causou transtornos à população na manhã desta segunda-feira (9). O problema aconteceu no sentido Coqueiral - Jaboatão, por volta das 6h20 e aumentou o tempo de espera para 10 a 20 minutos.
De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), responsável pelo metrô, a energia não estava chegando à linha, mas técnicos foram enviados ao local para solucionar o problema. A CBTU aconselhou que os usuários que precisavam utilizar as estações Cavaleiro, Floriano, Engenho Velho e Jaboatão utilizassem um meio de transporte alternativo. A situação foi normalizada por volta das 7h40.
A linha Centro do metrô conta com 20 estações e transporta diariamente cerca de 280 mil passageiros. O ramal Jaboatão vai da estação Recife, na área Central da cidade, até Jaboatão dos Guararapes.
Fonte: JC TRÂNSITO e CBTU RECIFE

domingo, 8 de maio de 2016

Com a possível paralização dos Rodoviários, este esquema talvez não funcione.


GRANDE RECIFE MONTA NOVO ESQUEMA DE MOBILIDADE DEVIDO À PARALISAÇÃO DO METRÔ

Para minimizar o impacto da paralisação do metrô neste domingo (8), dia do Clássico das Multidões, e não deixar o usuário do transporte público desassistido, o Grande Recife montou uma operação de mobilidade especial.
 
O órgão criou linhas especiais que ligarão os seguintes Terminais Integrados: TI Joana Bezerra/TI Afogados; TI Afogados/TI Barro e TI Barro/TI Jaboatão. Além disso, o Consórcio reforçará as linhas TI TIP (centro); TI Tancredo Neves (Príncipe); TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista) e a linha de BRT Camaragibe (Centro).
 
Além desse esquema, o usuário contará com o reforço já previsto para o dia do jogo, com 10 veículos, aguardando os passageiros, distribuídos nos seguintes terminais: quatro ônibus no TI Afogados, cinco no TI PE-15, e um no Terminal de Rio Doce. Já no retorno para casa, 18 veículos aguardarão os torcedores no Terminal Integrado Joana Bezerra.

 

O Consórcio informa ainda que alguns terminais estratégicos contarão com o plantão de gestores e fiscais, que estarão a postos para ajustar o serviço à demanda, caso necessário. Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158), que funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h.
Fonte: GRCT 
 

mobilidade Além do metrô, linhas de ônibus podem ser suspensas se houver violência na #FinaldasMultidões Segundo o Sindicato dos Rodoviários, todos os ônibus vão circular pela manhã, mas algumas linhas podem ser desativadas durante a partida se houver violência

Veículos vão circular pela manhã, mas podem parar se houver vandalismo e voltar apenas após a partida entre Santa Cruz e Sport
Veículos vão circular pela manhã, mas podem parar se houver vandalismo e voltar apenas após a partida entre Santa Cruz e Sport
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem
Além da paralisação de 24 horas do metrô neste domingo (8), os rodoviários também podem suspender a circulação de algumas linhas de ônibus na Região Metropolitana caso sejam constatados casos de vandalismo e violência durante a Final das Multidões no Campeonato Pernambucano. Segundo Genildo Pereira, assessor do Sindicato dos Rodoviários, os veículos circularão normalmente pela manhã, mas as linhas onde houver casos de violência serão suspensas e só voltarão a rodar duas horas após o final da partida entre Santa Cruz e Sport.
Com a paralisação do metrô, resultado das violências nas estações registradas em jogos anteriores, o Grande Recife anunciou um esquema especial de transporte para este domingo, com o reforço de ônibus em algumas linhas e veículos especiais para fazer a interligação entre alguns terminais.
"No último jogo, nós tivemos motoristas e cobradores agredidos dentro dos seus locais de trabalho", afirmou Genildo. "Os veículos vão sair normal, vão rodar normal. A partir de meio-dia, nós vamos estar monitorando. Se houver vandalismo ou agressão, os operadores podem recolher os ônibus. E voltar duas horas depois da partida", adianta.
Ao contrário dos metroviários, que decidiram pela paralisação em uma assembleia realizada na noite dessa sexta-feira (6), os rodoviários se baseiam no dirieto de recusa, previsto na CLT, segundo o qual os trabalhadores podem se recusar a exercer uma função que coloque a sua integridade física em risco.
O sistema de ônibus do Grande Recife tem cerca de 3 mil veículos. Normalmente, 40% da frota circula aos domingos. "A gente espera que a polícia faça um trabalho para coibir essas ações desses bandidos. Porque até agora, eles não têm feito dessa forma", afirmou Genildo.
Fonte: Sindicato dos Rodoviários de Pé reportagem do JC TRÂNSITO.

sábado, 7 de maio de 2016

GREVE a vista no Metrô Recife em estado de Greve





Reunidos nesta sexta 06 /05/16 e por unanimidade resolveram entrar em estado de greve. O caso foi a renúncia da proposta da CBTU que foi negada na noite desta quinta dia 05 maio , e atendendo as classes sindicais para que dia 10 terça seja aderido a paralização contra o golpe ao Governo como eles assim chamam. E em um debate assirrado, sobrsobre  falta de segurança em dias de jogos, foi resolvido não funcionar neste Domingo de do clássico das multidão, e o duelo entre marginais vai usar apenas ônibus pra destruir.
E no dia 10 a noite será outra assembléia pra julgar o pleito de negociação do dia 09 segunda e assim decidir se para ou não na quarta endiante.
Fiquem atentos as notícias aqui durante estes atos dos Metroviarios.
Fonte : Sindmetro Pé reportagem Jailson Silva do Blog Grande Recife Mobilidade Pe

sexta-feira, 6 de maio de 2016

PODA DE ÁRVORE MODIFICA ITINERÁRIO DE LINHAS NA AVENIDA VISCONDE DE SUASSUNA

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) realizará a poda de uma árvore, localizada no trecho compreendido entre a Rua do Hospício e Avenida João de Barros. Para isso, o Grande Recife irá alterar, temporariamente, o trecho de algumas linhas que circulam pela Avenida Visconde de Suassuna. A mudança acontece neste sábado (7), das 8h às 17h.

Confira abaixo, as linhas e o seu respectivo itinerário:

LINHAS

116 - Circular (Príncipe)
425 - Barbalho (Detran)
511 - Alto do Mandu
513 - Córrego da Areia
514 - Nova Descoberta (Córrego do Joaquim)
522 - Dois Irmãos (Rui Barbosa) 
621 - Alto Treze de Maio 
623 - Vasco da Gama (João de Barros) 
711 - Alto do Pascoal
712 - Alto Santa Terezinha 
712 - Alto Santa Terezinha 
713 - Bomba do Hemetério
721 - Água Fria
723 - Cajueiro
724 - Chão de Estrelas
741 - Dois Unidos
743 - Alto José Bonifácio (João de Barros)
746 - Alto do Capitão
821 - Jardim Brasil I (Estrada de Belém)
823 - Jardim Brasil II (Estrada de Belém)
860 - TI Xambá (Príncipe)
1972 - Bultrins
2460 - TI Camaragibe (Príncipe) 

Itinerário provisório:...Rua da Aurora, Av. Mário Melo, Rua dos Palmares, Rua Doutor Carlos Chagas, Avenida João de Barros....
FONTE

LINHAS DO CABO PASSAM POR MUDANÇAS A PARTIR DESTE SÁBADO (7)


A linha 189 – Cabo/Porto de Suape será suspensa durante os fins de semana, já a partir deste sábado (7). A demanda será suprida pela linha 178 – Porto de Suape/TI Cabo, que passará a realizar os serviços da anterior. Com a mudança, o itinerário da linha 178 também sofrerá alterações.
No sentido Cabo/Porto de Suape, a linha passará a realizar o seguinte percurso: TI do Cabo, Avenida Historiador Pereira da Costa, Rua Joaquim Manoel dos Santos, Avenida Presidente Getúlio Vargas, antiga Estrada Rodovia, Rodovia Armínio Guilherme (PE 060), PE 028, Estrada TDR Norte/Rodovia Tronco.
Já no sentido Porto de Suape/TI Cabo, o itinerário será o seguinte: Estrada Norte/Rodovia Tronco, PE 009, Estrada Norte/Rodovia Tronco, PE 028, Rodovia Armínio Guilherme (PE 060), Avenida Presidente Getúlio Vargas, Rua Júlio Silveira, Rua Joaquim Manoel dos Santos, Avenida Historiador Pereira da Costa, TI Cabo.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
 FONTE: Marca Grande Recife