domingo, 16 de fevereiro de 2014

CARNAVAL MECHE COM A MOBILIDADE DO RECIFE



No Recife, montagem de camarotes



 altera itinerários de ônibus no Centro

Trecho da Avenida Dantas Barreto fica bloqueado até o dia 5 de março.
Trinta linhas terão mudança no percurso; alterações começam nesta segunda.

Do G1 PE
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Os moradores também pedem mais atenção às pessoas que 'moram' nas praças do Centro da cidade. A Praça da Independência é um exemplo. Vários sem-teto fazem os bancos de cama. (Foto: Luna Markman/G1)Camarotes serão montados também na Praça da
Independência (Foto: Luna Markman/G1)
Devido à montagem do camarote e da arquibancada da Prefeitura do Recife para o Carnaval, 30 linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Dantas Barreto, no Centro da capital, terão seus itinerários alterados, a partir desta segunda-feira (17). A mudança implica, ainda, na desativação de algumas paradas da avenida.
A interdição acontece na pista leste da Dantas Barreto, no trecho entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Nossa Senhora do Carmo. Somente depois do Carnaval, na quarta-feira de cinzas (5 de março), deve ser iniciada a desmontagem das estruturas.
O Grande Recife Consórcio de Transporte descreveu as alterações que serão aplicadas a cada linha. Confira abaixo.
linha 185 - TI Cabo que realizava itinerário pela Avenida Martins de Barros e Siqueira Campos, passará a trafegar pela Av. Sul, Cais de Santa Rita, atenderá o Terminal de Passageiros Santa Rita e retornará pelo Cais de Santa Rita e seguirá pela Travessa do Forte. Essa linha deixará de atender as paradas: nº180023, localizada no lado oposto ao Posto Esso, na Av. Martins de Barros; parada de nº 180266, em frente ao Banco Santander na Rua Siqueira Campos e a parada nº 180225, em frente ao Edf. Antônio Barbosa, na Av. Dantas Barreto.
Os usuários que utilizam as linhas 018 - Brasília Teimosa - Via PCR e 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) - Via PCR deixarão de usar a parada de nº 180289, localizada do lado oposto à Praça do Diário na Rua 1º de Março. Já na Av. Dantas Barreto, cinco pontos de ônibus deixarão de funcionar, são eles: nº 180222, em frente ao Banco Santander; nº180224, em frente a Farmácia BigBen, nº 180238, em frente ao imóvel de número 848; nº 180242, em frente ao Banco Bradesco e a parada de nº 180244, localizada em frente ao Banco Santander.
Na Dantas Barreto, os usuários da linha 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) - Via PCR terão a opção de utilizar a parada nº 180246, em frente ao Edf. San Rafael, as demais linhas podem usar a parada de nº 9, ao lado da Igreja do Espírito Santo, na Rua do Imperador. Essas linhas circularão pela Rua Primeiro de Março, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rira, Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Rua do Peixoto.
linha 018 - Brasília Teimosa também deixará de circular na Av. Martins de Barros e passará a fazer o trajeto pelo Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros Santa Rita, seguirá novamente pelo Cais de Santa Rita, passando pela Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Rua do Peixoto. Os ônibus desta linha deixarão de parar no ponto de ônibus nº 180289, situado no lado oposto a Praça do Diário, na Rua 1º de Março. Na Av. Dantas Barreto, as seguintes paradas serão desativadas: nº 180222, em frente ao Banco Santander; nº180238, em frente ao imóvel de número 848 e o ponto de nº 180244, em frente ao Banco Santander.
Os ônibus da linha 014 - Brasília (Conde da Boa Vista) - Via Rua do Príncipe trafegarão pela Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, seguindo pela Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua de São João, Av. Dantas Barreto e Rua do Peixoto. Essa linha deixará de atender as seguintes paradas da Av. Dantas Barreto: parada nº 180222, em frente ao Banco Santander; parada de nº 180238, em frente ao imóvel de número 848 e a parada de nº 180244, em frente ao Banco Santander. Os usuários poderão utilizar a parada de nº 9, ao lado da Igreja do Espírito Santo, na Rua do Imperador.
Já os usuários que usam as linhas 212 - Jardim São Paulo, 242 - Pacheco e 412 - San Martin (Largo da Paz) deixarão de pegar os ônibus no ponto de ônibus de nº 180288, em frente ao Banco Itaú, na Rua 1º de Março e em outras três paradas da Av. Dantas Barreto, são elas: parada de nº 180224, em frente a Farmácia BigBen, parada nº 180239, em frente ao imóvel número 872 e a parada de nº 180240, em frente ao imóvel número 954. Os usuários podem utilizar a parada de número 180246, em frente ao Edf. San Rafael, na Av. Dantas Barreto. Essas linhas realizarão itinerário pelo Cais de Santa Rita, Terminal de Passageiros de Santa Rita, retornando pelo Cais de Santa Rita e seguindo pela Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Av. Sul.
As linhas 822 - Jardim Brasil I (Cruz Cabugá), 824 - Jardim Brasil II (Cruz Cabugá), 860 - TI Xambá (Príncipe), 921 - Ouro Preto (Jatobá I) e 993 - Conjunto Praia do Janga não irão mais circular pela pista lesta da Av. Dantas Barreto e passarão a realizar o itinerário pela Praça da República, girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II, e seguindo pela Av. Nossa Senhora do Carmo e Av. Martins de Barros. Com essa mudança, a parada nº 180230, em frente a Central de Cursos Brasileiros (CEBRAC), na Av. Nossa Senhora do Carmo será desativada, assim como três paradas da Av. Dantas Barretos, são elas: paradas nº 180214 e nº180215, localizadas em frente a Rua Marquês do Recife e a parada 180226 em frente ao Banco do Brasil. Os passageiros terão a opção de usar a parada de nº 8, localizada na Praça 17, na Rua do Imperador.
Os veículos da linha 621 - Alto Treze de Maio, deixarão de passar pela Av. Dantas Barreto e seguirão o seguinte itinerário: Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rira, Terminal de Passageiros de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos. Essa linha deixará de atender a parada de nº 180237, localizada do lado oposto ao Edf. JK, na Av. Dantas Barreto. Os usuários desta linha poderão utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador.
Já os usuários que utilizam as linhas 631 - Nova Descoberta (Cabugá) - Via PCR, 911 - Ouro Preto (Cohab), 926 - Ouro Preto (Jatobá II), 971 - Amparo e 973 - Casa Caiada deixarão de utilizar  cinco paradas da Av. Dantas Barreto, são elas: nº 180223, em frente ao Banco Safra; nº 180213, em frente ao Edf. JK; nº180215, localizada do lado oposto a Rua Marques do Recife, nº180237, no lado oposto ao Edf. JK e a parada de nº 180226, em frente ao Banco do Brasil. Os passageiros destas linhas terão a opção de utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador. Essas cinco linhas circularão pela Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, seguindo pela Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros e Ponte Buarque de Macedo.
As linhas 631 - Nova Descoberta (Cabugá) - Principal e 741 - Dois Unidos deixarão de passar pela pista lesta da Dantas Barreto e farão percurso pela Praça da República girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II e seguindo pela Av. Nossa Senhora do Carmo, Av. Martins de Barros e Rua 1º de Março. Neste caso, apenas uma parada será desatendida, a de nº 180223, em frente ao Banco Safra, na Av. Dantas Barreto. Os passageiros destas linhas terão a opção de utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador.
Já os veículos das linhas 946 - Igarassu (BR-101), 967 - Igarassu (Sítio Histórico) e 976 - Paulista (Prefeitura) não irão mais trafegar pela Av. Dantas Barreto e passarão a realizar o itinerário pela Ponte Princesa Isabel, Rua do Sol, Praça da República, girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II e girando a esquerda na Av. Nossa Senhora do Carmo, passando pela Av. Martins de Barros até chegar a Ponte Buarque de Macedo. Com a mudança, a parada de nº 180230, em frente a Central de Cursos Brasileiros, na Av. Nossa Senhora do Carmo e as paradas de nº 180222, em frente ao Banco Santander e a de nº 180213, no lado oposto ao Edf. JK, ambas na Av. Dantas Barreto não serão mais atendidas pelas linhas citadas. Os usuários terão a opção de utilizar a parada de nº 5, localizada em frente a Caixa Econômica, na Praça da República.
As linhas 122 - Vila do IPSEP e 193 - TI Tancredo Neves (Príncipe) não circularão mais pela pista lesta da AV. Dantas Barreto e passarão a trafegar pela Praça da República, passando pela Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Travessa do Forte, Rua São João, Av. Dantas Barreto e Av. Sul. Essas linhas deixarão de atender as paradas de nº 180224, em frente a Farmácia BigBen e a de nº 180242, em frente ao Bradesco. Os usuários poderão utilizar a parada de nº 180246, em frente ao Edf. San Rafael. Os passageiros poderão utilizar a parada de nº 9, ao lado da Igreja do Espírito Santo, na Rua do Imperador.
Os bacuraus também terão mudanças de itinerários. As linhas 643 - Córrego do Jenipapo (Bacurau), 927 - Ouro Preto (Bacurau) e 975 - Amparo (Bacurau) também passarão a circular pela Praça da República, Rua do Imperador Dom Pedro II, Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita e Terminal de Passageiros de Santa Rita. Os passageiros destas linhas terão a opção de utilizar a parada de nº 7, localizada em frente ao Restaurante Dom Pedro, na Rua do Imperador.
Já a linha 827 - Jardim Brasil (Bacurau) fará o trajeto pela Praça da República, girando a direita na Rua do Imperador Dom Pedro II, seguindo pela Rua da Praia, Travessa Arsenal de Guerra, Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita chegando ao Terminal de Passageiros Santa Rita. Os usuários desta linha poderão utilizar a parada de nº 8, na Praça 17, localizada na Rua do Imperador.

EMPRESA VERA CRUZ SACRIFICAR FOLGAS E DIREITOS DE FUNCIONÁRIOS E TENTA DRIBLAR O GRANDE RECIFE CONSÓRCIOS (GRCT),ISSO TEM QUE SER APURADO.



ATENÇÃO!
O GRANDE RECIFE VOCÊS TIRAM UMA EMPRESA QUE ESTAVA ATENDENDO,RELATIVAMENTE BEM E TINHAS ÔNIBUS NOVOS E TEM USUÁRIOS RECLAMANDO QUE HOJE, PEGA UM VELHO E COM POLTRONAS SOLTAS, PRA COLOCAR UMA QUE ESTA MAQUIANDO SUA FROTA.

A VERA CRUZ COLOCOU UMA CIRCULAR PARA OS FUNCIONÁRIOS ASSUMINDO QUE NÃO TEM CAPACIDADE DE ASSUMIR AS LINHAS DA SANTA CRUZ E SACRIFICA OS FUNCIONÁRIOS.


texto retirado do Facebook de usuários que reclamam da mudança.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

ADIADO MAIS UMA VEZ,E ASSIM SEGUE TUDO PARADO E SEM CONTROLE ESSAS OBRAS DO BRT,MAS MOSTRA A FALTA DE PULSO DO GOVERNO DE PERNAMBUCO E A FALTA DE COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO E ASSIM SE ARRASTA E MAS UMA VEZ ADIA A ENTREGA ,ESSA SECRETÁRIA DAS CIDADES DIRIGIDA POR DANILO CABRAL MOSTRA O QUANTO ELES NÃO TEM EXPERIÊNCIA.



Testes com BRT começam dia 4 de abril no Recife nos dois corredores




Corredor Leste/Oeste - Foto - Roberto Ramos DP/D.A.Press
Corredor Leste/Oeste – Foto – Roberto Ramos DP/D.A.Press
Faltando menos de 15 dias para o mês de março, que havia sido previsto para o início dos testes para operação dos corredores do BRT (Bus Rapid Transit) nos ramais Norte/Sul e Leste/Oeste, a Secretaria das Cidades não apenas já adiou a largada para abril como reconhece que alguns trechos só devem ficar prontos em maio, às vésperas do início das competições da Copa do Mundo na Arena Pernambuco.
De olho no cronograma das obras, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano já trabalha com três etapas para implantação do sistema no corredor Leste/Oeste e com duas para o corredor Norte/Sul.A ideia é que os testes nos dois corredores comecem no dia 4 de abril.
A fase 1 do Leste/Oeste será iniciada pela estação localizada na frente do terminal da 3ª Perimetral, que está sendo construído no estacionamento do Hospital Getulio Vargas. Isso significa que os ônibus vão começar a operar sem o terminal e sem as linhas alimentadoras, tendo como ponto de saída a própria Avenida Caxangá. Nessa etapa, segundo o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, serão disponilizados no corredor 13 ônibus do sistema BRT. Desses, oito terão linhas para o Centro da cidade, passando pela Conde da Boa Vista, e cinco vão retornar do Derby.
No Corredor Norte/Sul, a fase 1 contemplará o trecho entre o terminal da PE-15 e a Avenida Dantas Barreto e serão disponibilizados 14 ônibus. Já a fase 2 do Leste/Oeste está prevista para o dia 26 de abril, quando deverá ser inaugurado o terminal da 3ª Perimetral. “A demanda irá aumentar muito porque nessa fase começaremos a contar com as linhas alimentadoras”, explicou Menezes.
Também na fase 2, o TI Joana Bezerra entrará em operação e os ônibus não irão mais fazer o retorno no Derby. Tanto a fase 1 quanto a fase 3 são comuns aos dois corredores. Esta última está prevista para o dia 15 de maio. No Leste/Oeste, devem entrar em operação em maio os terminais da 4ª perimetral e o de Camaragibe. “Essa é a fase limite onde o sistema irá operar com todo o seu potencial. Também em maio, o TI da Caxangá irá receber o BRT”, explicou Nélson Menezes.
Na fase 3, o Leste/Oeste irá contar com 95 ônibus articulados do BRT. O Norte/Sul contará até 15 de maio com o terminal de Abreu e Lima. Já os outros terminais – Pelópidas, PE-15 e o próprio terminal de Igarassu – só vão ter as obras de expansão após a Copa. “Nesses terminais que ainda não estarão adaptados, os ônibus do BRT irão funcionar com a porta da direita”, explicou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. A previsão é que em maio o Norte/Sul opere com 84 ônibus do BRT.
Fonte: Diario de Pernambuco (Tânia Passos)

ABERTURA DO CARNAVAL E A POLICIA VAI DEIXAR DESTRUIR NOSSOS ÔNIBUS.



Carnaval »Confira o esquema especial de circulação de ônibus durante as Virgens Abraça Brasil

Publicação: 14/02/2014 20:26 Atualização:

No próximo domingo (14), Olinda abre espaço para o tradicional desfile do bloco Virgens de Verdade Abraça Brasil. Para beneficiar os usuários de transporte público que forem participar da folia, o Grande Recife Consórcio de Transportes preparou várias ações, entre elas alteração de itinerários, reforço de linhas e um atendimento diferenciado para quem for de carro. 

Ao todo, 25 linhas de ônibus serão alteradas temporariamente. A interdição será feita na Avenida Sigismundo Gonçalves, Avenida Ministro Marcos Freire, Rua do Sol, Rua do Farol e o trecho da Avenida Getúlio Vargas/Olinda. A ação será das 7h às 23h. 

Os foliões que optarem ir para Olinda de carro terão a opção de deixar o veículo no Estacionamento Legal, no Parque Memorial Arcoverde, pagando a tarifa individual de R$ 3 mais o valor para o estacionamento do automóvel que custa R$ 3. No local, os foliões receberão uma pulseira de identificação, que vai ser o passaporte para acesso do ônibus, tanto na ida quanto na volta do percurso. 

Além do estacionamento,os usuários vão contar com a linha especial 864 - Olinda/Estacionamento Legal, que será disponibilizada a partir das 7h até às 22h, com intervalos de cinco minutos entre um ônibus e outro. Os foliões sairão do estacionamento do Parque Memorial Arcoverde, passando pela Avenida Governador Agamenon Magalhães,Av. Olinda, Largo do Varadouro, Av. Sigismundo Gonçalves, retornando na Praça do Jacaré e Varadouro. Já na volta, a linha passará pela Avenida Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Av. Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Av. Agamenon Magalhães e o Estacionamento do Parque Memorial Arcoverde. 

Para proporcionar conforto ao usuário, o Grande Recife contará ainda com o acréscimo de 25 linhas que atenderão os foliões.Durante a festa, o Consórcio colocará à disposição 1.483 ônibus, realizando um total de 1897 viagens.O que significa um aumento de 64 carros e 414 viagens a mais. 

Confira abaixo as linhas que sofrerão desvio de itinerário: 

881- TI Xambá / Rio Doce ( Getúlio Vargas) 
884- Jardim Brasil / Rio Doce 
885- Sítio Novo/ Rio Doce 

No sentido: Avenida Presidente Kennedy/ Rio Doce: ...Avenida Presidente Kennedy, Avenida Pan Nordestina, Rodovia PE-15, Avenida Chico Science, Rua Alberto Lundgren, Avenida Getúlio Vargas, Avenida José Augusto Moreira... 

No sentido: Rio Doce / Av. Presidente Kennedy: … Avenida José Augusto Moreira, Avenida Getúlio Vargas, Rua Elesbão de Castro, Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, Avenida Chico Science, Rodovia PE-15, Avenida Pan Nordestina e Av. Presidente Kennedy. 

Linha :882- TI Xambá / Rio Doce ( Carlos de Lima Cavalcante) 

No sentido : Avenida Presidente/ Rio Doce: … Av. Presidente kennedy, Av. Pan Nordestina, Rodovia PE- 15, Av Chico Science, Av. Carlos de Lima Cavalcanti... 

No sentido: Rio Doce / Avenida Presidente – segue itinerário normal. 

Linha 883 – TI Xambá / Rio Doce ( II Perimetral) 

No sentido: TI Xambá/ Rio Doce : … Rua Arthur Serpa, Rua Manoel de Barros Lima, Avenida Governador Carlos Lima Cavalcante, Rua Eduardo Morais, Avenida Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira... 

No sentido: Rio Doce/TI Xambá – segue itinerário normal 

Linha 886 – Ouro Preto / Rio Doce 

No sentido: Ouro Preto / Rio Doce: … Rua Romeu Jacobino Figueredo, Rodovia PE-15, retorno defronte ao Quartel do Exército 7º RO, Rodovia PE-15, Av. Chico Science,  Rua Alberto Lundgren, Av. Getúlio Vargas, Av. José Augusto Moreira...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

ISSO JÁ DEVERIA TER SIDO COLOCADO EM PRATICA E AGORA O POVO PROTESTA PELA INCOMPETÊNCIA DO GRTC.

Faixa exclusiva provisória na Avenida Norte como solução para a operação do TI da Macaxeira

Publicado em 12/02/2014, Às 21:04

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Uma faixa exclusiva para ônibus na Avenida Norte, que funcione provisoriamente, apenas no horário das 6h às 9h. Essa é uma das propostas que o Grande Recife Consórcio de Transporte pretende apresentar à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para tentar melhorar a operação do Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte da cidade. A ideia surgiu depois das cinco horas de sufoco com o protesto que fechou o TI, o segundo maior do sistema de transporte da Região Metropolitana do Recife, por onde passam 60 mil pessoas por dia e de onde chegam coletivos de quatro outros terminais (Igarassu, Pelópidas, Camaragibe e Barro).
O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes, disse que vai sugerir a criação da faixa provisória, apenas no sentido subúrbio-Centro e no horário de pico. “Estamos pensando em soluções para otimizar o terminal. Ele está saturado, é fato, mas não temos como ampliá-lo porque não há terreno. A solução é construir um novo TI, que depende do projeto do corredor de BRT (Bus Rapid Transit) previsto para a BR-101. Vamos conversar com a CTTU e ver se é possível realizar essa ação”, explicou Menezes.
O presidente do Grande Recife argumenta que a única solução é abrir espaço nas ruas para o ônibus. “O intervalo da linha 654 (Avenida Norte/Macaxeira) chega a três minutos no horário de pico, ou seja, é muito pequeno. Mas o que vimos nesta quarta-feira foi um congestionamento monstruoso na Avenida Norte que comprometeu toda nossa operação. Os coletivos levaram 56  e até 77 minutos a mais do que o tempo máximo previsto no percurso entre o TI e o Centro. Não há outra alternativa que não seja prioridade para o transporte público na Avenida Norte. Sabemos que os motoristas de automóveis vão reclamar, mas é o jeito”, disse.

AG_NelsonMenezes

Na segunda-feira (17/2) uma comissão representativa do grupo que fez o protesto no TI da Macaxeira irá se reunir com a direção do Grande Recife para discutir a pauta de reivindicações e algumas soluções para a operação do terminal.
O grupo que protestou criou uma página no Facebook, chamada central dos usuários de transporte público do grande recife (https://www.facebook.com/groups/632628973469175/).
Confira as reivindicações feitas pelos manifestantes:

Postado por Roberta Soares

domingo, 9 de fevereiro de 2014

BUSSCAR VOLTA E PRA 2014 QUASE 2 MIL BUSS ISSO VAI GARANTIR O EMPREGO DE 1100 FUNCIONÁRIO.



Busscar volta a produzir ônibus na sua fábrica em Joinville

Fonte: Mobilidade em Foco
Matéria / Texto: Carlos Alberto Ribeiro
Fotos: Acervo Paraíba Bus Team


Rainoldo Uessler, administrador judicial nomeado para o gerenciamento do patrimônio da Busscar enquanto não se tem uma decisão judicial definitiva sobre a falência ou não da Busscar parece extremamente satisfeito com a volta da fabricação de ônibus na linha de produção da empresa. São cerca de 500 funcionários que foram chamados para voltar a ativa e trabalhar na produção de novas carrocerias. E o ritmo de trabalho começou intenso, pois a Busscar tem em mãos um pedido de 52 carrocerias de ônibus para serem entregues.

Essas 52 encomendas partiram de empresas que tem grande afeição pelos produtos da Busscar, que entraram em contato com o novo administrador depois de 31 de outubro de 2012, dia em que ficou estabelecido, mesmo que de maneira provisória, a decretação da recuperação judicial da encarroçadora. De lá para cá, após contornar todos os problemas pertinentes de reintegração de funcionários e de abastecimento de peças e componentes para retomar a produção, os colaboradores se empenham em turno único, horário normal, para dar conta de atender no prazo previsto a entrega dos novos ônibus.

 Como o nome Busscar é forte, tem imenso apreço no Brasil e exterior, até porque as fabricantes concorrentes estão com suas carteiras de pedidos abarrotadas e demandando prazo de entrega bastante elástico, novos pedidos estão em negociação pela equipe de vendas da Busscar. Entre eles, o mais vistoso em termos de números, é o Projeto Guatemala. São 800 ônibus com valor estimado em R$ 130 milhões. É uma aquisição de grande porte que demanda contornar uma burocracia grande, mas a esperança do administrador judicial Uessler é fechar o negócio em breve, pois a Busscar tinha tradição no fornecimento de carrocerias para países da América Central e do Sul.


 A retomada de pedidos, mesmo após seis anos da última remodelação (face-lifting) dos produtos do portfólio da Busscar, que foi em 2008, demonstra claramente que os ônibus da empresa ainda são competitivos e considerados modernos, com relação custo/benefício aprazível. O que já se tem de concreto em mãos, que são 52 ônibus na fase de montagem, desde os micro-ônibus aos Panoramico DD (dois andares), garantirá ao caixa da fabricante joinvilense R$ 25 milhões. Com isso em mãos, há dinheiro suficiente para garantir a normalidade, o dia a dia, como pagamento de fornecedores, impostos e a folha de pagamento. Mas, olhando para um horizonte mais amplo, a Busscar precisa de R$ 100 milhões na forma de capital de giro para fazer frente a todas as mazelas que a cercam, como a imensa dívida com os credores, que de uma forma ou outra precisarão ser quitadas.

 No planejamento orçamentário feito pela equipe comandada por Rainoldo Uessler, levando-se em conta os contatos já feitos no final de 2013, 1.818 ônibus serão fabricados neste ano de 2014. Como a Busscar não tem condição de pleitear junto a bancos empréstimos ou vendas a prazo perante fornecedores de matéria prima, o jeito encontrado para retomar a atividade fabril foi a venda de um grande terreno em Joinville, próximo a fábrica, que pertencia ao grupo e também estava sob guarda do administrador judicial. A venda dele possibilitou o ingresso de R$ 6,2 milhões no caixa da empresa. Foi com este valor que se deu o passo inicial de retomada da produção. De lá para cá, a seriedade da nova direção, além das 52 carrocerias vendidas e do Projeto Guatemala, a expectativa do mercado é da recuperação gradativa da capacidade contábil da Busscar em gerar recursos para amortizar todos os seus débitos. Clóvis Squarezi Mussa de Moraes, advogado da ERS Consultoria & Advocacia, tem atuado firme e com objetividade na recuperação judicial da empresa.

 São duas frentes de trabalho. Em São Paulo, Euclides Ribeiro Junior, sócio da ERS, batalha diuturnamente na negociação de dívidas e novos pedidos de ônibus. Se todas as previsões de vendas de ônibus se concretizarem para 2014, grande parte dos 1.100 funcionários que ainda não foram dispensados pela Busscar, pois não há recursos para o pagamento da rescisão contratual e depósito do dinheiro do FGTS, serão chamados de volta para trabalhar. E olha que eram 3.500 os colaboradores antes da crise econômica da antiga gestão.

 O administrador judicial já entregou à Justiça a nova revisão das dívidas do grupo, com todos os valores corrigidos. Na primeira prestação de contas, os valores aferidos da dívida somavam R$ 623 milhões. Cerca de 1,5 vez o faturamento bruto anual da Busscar em 2004, pico da produção e faturamento da companhia, quando Edson Andrade ocupava a diretoria e era o principal gestor do grupo. É uma dívida possível de se pagar sim, pois os produtos Busscar tem nome no mercado. Os primeiros passos já foram dados. O primeiro foi a suspensão, através de Liminar conseguida junto ao Tribunal de Justiça, TJ/SC, dos efeitos da assembléia geral dos credores, que votaria o novo plano de recuperação judicial, que estava marcada para o próximo dia seis de fevereiro.

 A desembargadora Cláudia Lambert de Faria considerou que o juiz da 5ª Vara Cível de Joinville, Marco Augusto Ghisi Machado, ao decretar a falência da Busscar, desconsiderou a decisão do próprio TJ, instância superior, de que o tempo hábil para apresentação da nova proposta de recuperação da empresa era pequeno demais, além de não ter convocado uma consulta aos credores para decidir quem seria o novo gestor do grupo. É o que diz a Lei 11.101, com texto alusivo a recuperação judicial e falência. Então, o que ocorre, é que esta assembléia que estava marcada para o dia 6.2.2014 está anulada, pois os credores precisam primeiro escolher um novo gestor e este tem 60 dias para apresentar um plano de recuperação judicial.

 No texto da Liminar, a desembargadora considerou que o prazo concedido pelo juiz era exíguo, pois não considerou os feriados de Natal e Ano-Novo para a apresentação da nova proposta. Com isso, nem sequer tem-se a data marcada para a assembléia que elegerá o novo gestor da Busscar. A conquista da Liminar no TJ/SC foi uma vitória pessoal do advogado Euclides Ribeiro Junior (tinha de ser um Ribeiro, rsrsrs). Só para esclarecer, o juiz da 5ª Vara Cível, de Joinville, que tinha assinado a petição que decretava a falência da Busscar, em setembro de 2012, tinha dado prazo até sete de janeiro desse ano para a apresentação do plano de recuperação judicial e que a assembléia dos credores seria no próximo dia seis.

 Rainoldo Uessler, o atual administrador judicial, permanece no cargo de gestor até que o TJ/SC determine a nova data da assembléia dos credores e julgue o mérito do processo, da suspensão da assembléia. Como decisões da Justiça demandam tempo devido a burocracia e ao excesso de recursos que podem ser protocolados, inclusive com recursos junto ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, em Brasília, a Busscar seguirá o seu planejamento desse ano, onde consta a produção de quase dois mil ônibus.


 O certo é que apesar dos atuais produtos fabricados pelos concorrentes, Marcopolo, Comil, Irizar, Mascarello, Caio e Ciferal conterem atualizações tecnológicas feitas de 2008 para cá, mesmo assim as carrocerias Busscar parecem manter-se competitivas e prontas para disputar o mercado de igual para igual em qualquer segmento do mercado, desde os micros, minis, leves, MD, HD, LD e DD, além dos urbanos. Sua fama e know-how obtido ao longo dos anos na fabricação de carrocerias com boa relação custo/benefício, longa vida útil e excepcional conforto aos passageiros mantém-se inalterada.

 Precisará de breve face-lifting e de atualização do portfólio de produtos? Sim, com certeza. Mas seus ônibus ainda têm design atraente, moderno e “punch” suficientes para enfrentar a G7 da Marcopolo, os novos Roma da Mascarello, os Irizar e também as carrocerias urbanas, onde a Caio e a Comil avançaram sobremaneira sobre os clientes que um dia já foram Busscar, já foram Urbanuss. Não foi a Marcopolo com os seus Viale que abocanhou a fatia de mercado que era da fabricante de Joinville e sim a Caio e a Comil.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

CHEGAR A ARENA ATÉ QUE CHEGA-SE MAS CONCLUSÃO DAS OBRAS ... GUA GUA GUA GUA ...

Chegar à Arena é desafio para turistas


Créditos: Paulo Paiva/Diário de Pernambuco

Para Marcel Proust, a vida é um labirinto de tempo, em que passado, presente e futuro se entrecruzam como trilhos. O tempo tem origem nas memórias, ensina Proust, “mas, para desfrutar da essência das coisas, é preciso achar-se fora dele”. Obviamente, o ensaísta francês jamais embarcou em um trem do Metrô de Recife. Se o fizesse, talvez chegasse à conclusão que a vida não é só um labirinto de tempo, mas também de espaço. Ali, informações desencontradas se entrecruzam. Assim, perde-se tempo. E perde-se no espaço.  


Sem a pretensão de elocubrar conceitos filosóficos, foi essa sensação que o repórter forasteiro aqui teve ao encarar, pela primeira vez, uma aventura no metrô da capital Pernambucana. Para além do frevo, o Galo da Madrugada e o sotaque agradabilíssimo do povo, pouco conheço do Recife. Sem norte no metrô local, esse baiano de Salvador deparou-se com falta de sinalização adequada e informações contraditórias, apesar da boa vontade da população.



A ideia era sentir na pele o que milhares de visitantes sofrem todos os dias – e talvez sofram durante a Copa do Mundo - nas 29 estações por onde passam diariamente 350 mil usuários. Nosso destino? A Arena Pernambuco, claro, com partida na Estação Recife, no Centro. Havia a primeira impressão de que seria uma tarefa fácil. Pelo mapa, o trajeto é cumprido em uma linha reta, sem troca de trens.  

Créditos: Annaclarice Almeida/Diário de Pernambuco



Engano. A primeira constatação é de que não há balcões de informação ou prepostos capacitados para isso. Na maioria das vezes, a tarefa de orientar os “sem bússola” fica com funcionários da limpeza e seguranças. “Nosso trabalho é dar segurança, mas também damos informações, né?”, garantiu o vigilante Hector Serafim. “Mas o senhor fala inglês?”, perguntei. 

“Negativo. Não tamos preparados pra isso ainda, não. Aos estrangeiros indico aquele mapa ali”. Acontece que o mapa só falava uma língua: a nossa. Assim como as indicações para as situações de emergência.
Melhor procurar a bilheteria. A funcionária que vendeu a passagem foi categórica. “Você pega para Cajueiro Seco”. “Cajueiro o que?”, quis confirmar. “Cajueiro Seco. Você desce lá e pega um ônibus para a Arena”, repetiu. Em poucos minutos percebeu-se que a cidadã não tinha muito senso de localização. “Olha aqui, ó. Cajueiro Seco é do outro lado do mapa. Não tem nada a ver. Você tem que pegar Camaragibe”, ensinou o metalúrgico Lincon Barbalho. Comerciantes confirmaram a informação e segui para Camaragibe.



Apesar do alívio de, aparentemente, ter encontrado a trilha correta, nessa hora uma enorme escadaria fez o suor escorrer na testa. A escada rolante estava quebrada. “Cansa, viu”, queixou-se a aposentada Ana Maria da Silva, 66 anos. Ao embarcar no trem, o ar condicionado agradou de cara. Mas o pedreiro Manoel Ferreira, 29 anos, afastou logo a alegria de pobre.



“É porque essa hora tá vazio. De manhã cedo e de tarde, quando enche, é um calor infernal. Ninguém guenta”, avisou. Não foi a única reclamação ao longo do caminho. “Depois das 15h você não entra, é arremessado para dentro. Quem sofre mais é idoso, gestante e deficiente”, afirmou, indignada, a gazeteira Shirlei de Brito, 33 anos. Quando perguntei sobre a melhor forma de buscar informações no Metrô: “Eu pergunto mais aos outros passageiros que aos próprios funcionários”, disse o serralheiro Cristiano Cardoso, 33. 



Desembarque
Na chegada a Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, o que deveria ser um passeio até um estádio de futebol transformou-se num labirinto de informações. Primeiro que não havia qualquer indicação de que a Arena Pernambuco fica naquela região. Aliás, em nenhum mapa ou letreiro do Metrô está sinalizado algo do tipo. É como se a obra de R$532 milhões não existisse. Pior. Descobri que o acesso não se dá por Camaragibe. “Por aqui tu só vai dia de jogo. Você vai ter que ir para a Estação de Cosme e Damião e, de lá, pegar o carro até a Arena”, disse Edson Santana, cobrador do próprio metrô. O funcionário sentado próximo às catracas discordou. “Você só vai conseguir na Estação Rodoviária porque Cosme Damião tá de (em) reforma”.   

Estava feita a confusão. Um usuário apareceu lembrando do caos que ocorreu na Copa das Confederações, em junho do ano passado. “Eu fui para Espanha x Uruguai e foi uma agonia”, relatou o aposentado João Batista dos Santos, 46 anos, em discussão com outro funcionário do metrô para indicar o melhor caminho até a Arena. “O senhor vai pela Estação de São Lourenço”, afirmou seu João. “Não, o correto é ir pela Rodoviária e de lá você pega a integração até São Lourenço, de onde pega o TIP até a Arena”, retrucou o servidor. 



Desorientado, já sem tempo - e paciência - desisti de chegar à Arena através de transporte público. No carro de reportagem, o motorista do Diario, Clécio Santos, tentou um caminho que ainda está em fase de construção. Seu Clécio acabou se perdendo também. “O caminho vai ser esse, mas ainda tá em obra. Tem que ir pela BR”, explicou um morador. 



Enfim, acessando a BR-408 pelo centro da cidade de São Lourenço da Mata, chegamos ao estádio mais de duas horas e vinte minutos depois de adentrar a primeira estação. Perdido no tempo e espaço, descobri que no metrô de Recife nem sempre quem tem boca vai à Arena Pernambuco. Talvez Proust explique. 
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Diário de Pernambuco

a meia noite deste sábado dia 08/02/14 se despede do Recife a empresa Santa Cruz.




HOJE A MEIA NOITE DESTE SÁBADO SE DESPEDE DO RECIFE A EMPRESA SATA CRUZ QUE A 60 ANOS PRESTA SERVIÇO A POPULAÇÃO DEIXANDO USUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS TRISTES POR VER UMA GUERREIRA SUMIR