quinta-feira, 17 de maio de 2012

A NOVA VIA SERÁ A REDENÇÃO DE OLINDA E PAULISTA,NO GRANDE RECIFE Confira no vídeo abaixo detalhes do novo projeto de mobilidade apresentado nesta quarta-feira pelo governo do Estado – a Via Metropolitana Norte, um corredor para carros, ônibus e ciclistas, com 10,1 quilômetros de extensão, que representará uma importante solução viária para as cidades de Olinda e Paulista, no Norte da Região Metropolitana do Recife. A obra surge como uma intervenção histórica especialmente para Olinda, que sofre as consequências por ser um município de passagem e possuir um sistema viário limitado e degradado. A cidade, assim como Paulista, passará a ter um acesso direto e rápido à Zona Norte do Recife, sem precisar usar suas vias estreitas e saturadas pelo tráfego intenso. A Via Metropolitana Norte começará na interseção da Segunda Perimetral com a Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, passará sobre a Rodovia PE-15, seguirá pelo bairro de Jardim Fragoso até chegar à Rodovia PE-01, na altura da ponte sobre o Rio Paratibe, mais conhecida como Ponte do Janga, no limite de Olinda com a cidade de Paulista. O projeto é antigo, mas agora, pegando carona nos investimentos que vêm sendo feitos em mobilidade, o governo jura que vai tirá-lo do papel. Toda a via está orçada em R$ 400 milhões – recursos do PAC da Mobilidade – e tem prazo de execução de dois anos. A previsão é de que parte das obras comece ainda no segundo semestre e o restante no início do próximo ano. O projeto está dividido em duas partes. A primeira é a chamada Via Metropolitana Norte e começará primeiro. Compreende seis quilômetros entre o entroncamento da PE-15, a partir do terminal integrado de ônibus, onde será construído um viaduto. A via seguirá margeando o Rio Fragoso até a PE-01, na altura da Ponte do Janga. A segunda etapa se refere à triplicação da Segunda Perimetral em seis quilômetros entre a Avenida Presidente Kennedy e a PE-15. Na prática, a Via Metropolitana Norte será o prolongamento da Segunda Perimetral, que começa em Afogados, no Recife. A futura avenida terá duas pistas marginais de cada lado do rio, com 10,5 metros de largura e três faixas cada. Uma delas será ocupada por um corredor de ônibus e em toda a extensão será implantada uma ciclovia. Para viabilizar o corredor, será preciso urbanizar o Rio Fragoso e retirar quase duas mil famílias das áreas. A obra de requalificação do rio já foi iniciada pelos Bultrins. Três conjuntos habitacionais com 1.142 unidades também serão construídos.
LICITAÇÃO DAS LINHAS DE ÔNIBUS DO GRANDE RECIFE JÁ COMEÇA A TER OS ADIAMENTO...
A tão esperada licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife começou a enfrentar os primeiros adiamentos. A publicação do edital da concorrência pública, documento que detalha e norteia a disputa, não acontecerá mais na próxima segunda-feira, como prometido pelo governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, durante coletiva para apresentar a proposta. Pelo menos oficialmente, a justificativa do governo é de que a publicação foi adiada para agregar as sugestões feitas por técnicos, empresários e a sociedade durante audiência pública realizada no dia 3 de abril. Por enquanto, a previsão dada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte é de que o edital seja publicado no fim de maio ou, ainda, no início do mês de junho. Embora o adiamento tenha tido um motivo justificado, ninguém do órgão quis falar sobre o assunto. Nem mesmo o presidente, Nelson Menezes, teve autorização do governo para dar entrevista. Por meio da assessoria de imprensa, o Grande Recife explicou que, durante a audiência pública, vários pontos foram discutidos, entre eles a possibilidade de se refazer o cálculo das linhas que vão integrar os sete lotes a serem licitados. “Sendo assim, o Consórcio Grande Recife está analisando as observações apontadas pelos participantes da audiência. Caso julgue essas observações pertinentes, irá incorporá-las ao edital. Ao final desse processo, o documento será publicado”, afirma a nota enviada. Participaram da audiência usuários do transporte público, técnicos do setor e representantes dos municípios consorciados (Recife e Olinda). Durante a discussão, realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um dos principais receios entre os participantes, tanto passageiros como empresários, era de que a licitação venha a provocar o aumento das passagens de ônibus. Isso porque, como a licitação exigirá que toda a frota passe a operar com ar-condicionado em até sete anos e a informação existente até agora é que que o custo das melhorias continuará sendo bancado exclusivamente pela tarifa, a impressão foi de que a conta sobrará, mais uma vez, para os 2,1 milhões de passageiros diários do sistema.
Apesar dos protestos, o governo do Estado não recuou da decisão de construir quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães, pulmão viário do Recife, e anunciou há pouco que a empresa vencedora da licitação pública, responsável pela futura obra, foi o Consórcio JM-CIDADE. O consórcio apresentou o menor preço e é formado pelas empresas JM Terraplanagem e Construções e Construtora Cidade, que têm sede em Brasília e Porto Alegre, respectivamente. O valor proposto para erguer os quatro elevados foi de R$ 87 milhões. O resultado da licitação será divulgado nesta sexta-feira, no Diário Oficial e, se não houver recurso, a homologação da empresa ganhadora será divulgada até o dia 30 de maio. O argumento do governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, é de que os viadutos serão erguidos para viabilizar um dos principais eixos do Corredor Norte-Sul na Avenida Agamenon Magalhães, uma via expressa que ligará os extremos da RMR com ônibus de BRT (Bus Rapid Transit), estações fechadas, com ar-condicionado, embarque em nível e pagamento antecipado das tarifas. A proposta dos elevados foi duramente criticada e repudiada em audiência pública realizada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Na discussão, realizada no mês passado, o órgão questionou a inexistência de um estudo de impacto na área, mas até agora não se posicionou sobre a intenção de impedir ou não a execução do projeto. O CREA-PE, mesmo que tardiamente, também se colocou contrário à ideia e à ausência de discussão sobre alternativas aos viadutos. Mas só. E, do jeito que o governo tem agido rapidamente, pelo jeito os elevados na Agamenon Magalhães já são fato, mesmo sem as obras terem começado. Com a palavra o MPPE.
A Justiça Federal em Pernambuco determinou a suspensão de todas as multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas estradas federais (BRs) que cortam o Estado entre os anos de 2004 e 2007. A decisão, entretanto, vale apenas paras as notificações enviadas aos motoristas depois do prazo de 30 dias contados a partir do cometimento da infração, como determina o Artigo 281 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A legislação diz que as multas expedidas depois do período de 30 dias perdem o valor e devem ser arquivadas. O posicionamento da Justiça Federal foi provocado por uma ação movida pela Associação Brasileira de Defesa dos Usuários de Veículos (Abuv), com sede no Recife. Segundo o diretor jurídico da entidade, o advogado Wilson Feitosa, tudo começou com uma motorista que, em 2007, recebeu a notificação de uma multa aplicada pela PRF um ano antes. “A burocracia e a desorganização desses órgãos públicos levam a erros do tipo. A nossa cliente não acreditou ao ver que, um ano depois, estava recebendo a notificação. Nós procurou e entramos com a ação. Ao mesmo tempo, anexamos uma reportagem de 2007 que mostrava que motoristas de todo o País estavam recebendo multas que teriam sido cometidas entre um e dois anos antes. Agora, conseguimos o reconhecimento do erro. “, explica Wilson Feitosa. Na decisão, o juiz da 3ª Vara Federal, Frederico José Pinto de Azevedo, determina que a PRF se abstenha de cobrar multas de trânsito dos infratores que não tenham sidos notificados no prazo máximo de trinta dias, como determina o CTB, e que os autos de infração expedidos nessas circunstâncias sejam arquivados e seus registros excluídos. Determina, ainda, que seja restituído aos motoristas infratores os valores das multas cobradas e pagas nessas circunstâncias, corrigidos unicamente pela taxa Selic desde o pagamento indevido. Vale lembrar que cabe recurso à decisão. Como a Justiça Federal em Pernambuco é dividida em subseções, a decisão estende-se apenas aos municípios que estão sob a jurisdição do magistrado da 3ª Vara, ou seja, a Subseção Judiciária do Recife. São eles: Abreu e Lima, Amaraji, Araçoiaba, Bom Jardim, Buenos Aires, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Carpina, Chã de Alegria, Chã Grande, Cortês, Escada, Feira Nova, Fernando de Noronha, Glória de Goitá, Gravatá, Igarassu, Ipojuca, Itamaracá, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, João Alfredo, Lagoa do Carro, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Machados, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Orobó, Paudalho, Paulista, Pombos, Primavera, Recife, Rio Formoso, Salgadinho, São Lourenço da Mata, Tracunhaém e Vitória de Santo Antão. Na prática, significa dizer que a decisão atinge as multas aplicadas nas estradas federais que passam por esses municípios e foram enviadas fora do prazo, entre 2004 e 2007. Em Pernambuco, a PRF diz que foram aplicadas 309.046 multas nesse período, mas não soube informar quantas tiveram a notificação expedida após o prazo de 30 dias. Para a Abuv, a decisão judicial irá atingir os cinco Estados que compõem a área de atuação do Tribunal Regional Federal (TRF-5ª Região) para onde o processo deverá ser encaminhado quando a União recorrer da decisão do juiz da 3ª Vara Federal. A Superintendência da PRF no Estado não quis se pronunciar sobre o caso. Disse não ter, por enquanto, conhecimento da ação. AUTOS DE INFRAÇÃO EXTRAÍDOS ENTRE 2004 E 2007 PELA PRF ALAGOAS 82.249 PERNAMBUCO 309.046 PARAÍBA 96.745 RIO GRANDE DO NORTE 125.874 CEARÁ 244.664 TOTAL 858.578 FONTE: Jornal do Commercio Compartilhar
VIDEOS SOBRE MOBILIDADE EM PERNAMBUCO
Começou as obras de construção do elevado de Ouro Preto. A intervenção está integrada ao Corredor Exclusivo de Ônibus Norte Sul, eixo que saí do Terminal Integrado de Igarassu e vai até o TI de Joana Bezerra, com bifurcação para o centro do Recife e faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), responsável pela implantação de 100 km de corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), na Região Metropolitana do Recife, que serão entregues até julho de 2013. O início da intervenção será marcada pela visita do secretário das Cidades, Danilo Cabral, às 10h30, no local. O viaduto tem a finalidade de eliminar o semáforo de entrada para o bairro de Ouro Preto, fazendo com que os ônibus do TRO não parem no cruzamento existente. O empreendimento terá quatro faixas, sendo duas pistas para o Transporte Rápido por Ônibus (uma no sentido Recife-Paulista e outra no sentido Paulista-Recife) e outras duas pistas para o tráfego misto (ambas no sentido Paulista-Recife). O empreendimento tem extensão de 360 m e largura de 15 m. A previsão é que a obra seja concluída em nove meses. Além do equipamento, duas estações de embarque e desembarque de passageiros serão construídas no trecho.. O Secretário aproveita para vistoriar as obras dos viadutos dos Bultrins, há um km do local. Os viadutos estão sendo construídos para facilitar o trânsito para o tráfego misto da área, priorizando o transporte individual. No local, foi montada uma estrutura para a construção do empreendimento que caminha de forma acelerada com o apoio de tecnologia de ponta, utilizando máquinas e profissionais especializados para o procedimento. A intervenção está em um momento importante que começa de forma mais acelerada a partir da instalação das vigas e pilares. As obras acontecem de forma acelerada. Está sendo feito no canteiro de obras todo o material para a construção dos viadutos que permitirão maior mobilidade aos usuários de ônibus da Região Metropolitana do Recife. A confecção das peças no próprio canteiro torna ágil a instalação dos componentes arquitetônicos com a redução no deslocamento do material de infraestrutura que, geralmente, é produzido fora da cidade e levado para montagem na área de intervenção. Detalhes dos viadutos nos Bultrins: Para o Viaduto Oeste, erguido exclusivamente para a passagem dos veículos do Transporte Rápido por Ônibus, atendendo os sentidos Recife e Paulista, serão investidos R$ 9,2 milhões. Este terá uma extensão de 560 m. Já no viaduto leste, que irá facilitar o trânsito misto, serão investidos R$ 7,4 milhões. Este último contará com duas pistas apenas no sentido Recife/Paulista e terá uma extensão de 520 m. Mudança das paradas: O início das obras em Ouro Preto irá alterar o ponto de embarque e desembarque de 15 linhas que transitam no local. Essas paradas serão deslocadas para seis paradas provisórias, sendo três no sentido cidade/subúrbio e outras três no sentido subúrbio/cidade, localizadas no acostamento das vias (detalhes abaixo). O trânsito para o tráfego misto continuará funcionando normalmente. Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e nas paradas desativadas. Divulgadores também estarão no trecho em que a mudança será realizada distribuindo folhetos. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800 081 0158. Lista das linhas envolvidas na mudança: 050 - PE-15/Boa Viagem 907 - Paulista/Rio Doce 909 - Paulista/Joana Bezerra 913 - PE-15/Joana Bezerra 915 - PE-15 928 - Maranguape II (Bacurau) 936 - Mirueira (Bacurau) 940 - Abreu e Lima/Olinda 946 – Igarassu (BR 101) 956 – Igarassu (Bacurau) 957 - Caetés I (Bacurau) 967 - Igarassu (Sítio Histórico) 976 – Paulista (Prefeitura) 977 – Paulista (Cde. da Boa Vista) 979 – Paulista (Rua do Sol) - Expresso Lista de paradas provisórias a serem implantadas: Sentido Bultrins/T.I da PE-15: 1.Em frente ao Bar da Neidinha e Bar Veneza Brasileira; 2.Entre a “Churrascaria Te Espero K” e o Luxus Hotel; 3.Lado oposto ao “Cantinho da Saudade” (poste nº AO 05485). Sentido T.I da PE-15/Bultrins: 1.Em frente à FACHO (poste AO 14214); 2.Em frente ao imóvel nº 3256. Logo após a loja Clima de Moda; 3.Em frente ao imóvel nº 2767A (poste nº AO 12511). Lado oposto a Autolinda Veículos. Obs: Todas as linhas param em todas as paradas em ambos os sentidos. Fonte: Secretaria das Cidades/Grande Recife

terça-feira, 15 de maio de 2012

Plano de emergência na estação do metrô, onde funciona o terminal integrado do Aeroporto recém inaugurado funciona de maneira satisfatória, pois os usuários tiveram duas linhas emergenciais para suprir a greve do metrô. Depois das 9 hs quando as portas do metrô fecharam devido ao seu funcionamento ser somente nas horas de pico, entrou na prática muitos ônibus articulados da Expresso Vera Cruz que puderam levar os usuários para a estação de Joana Bezerra e também ao terminal do Recife no centro da cidade. E o movimento foi tranquilo nesta manhã, com um fluxo de usuários aparentemente baixo, fez com que as linhas atendessem a todos sem tumultos e sem empurra-empurra. Estas linhas emergenciais funcioanarão enquanto o metrô estiver em greve. Vale salientar que o metrô funcionará das 05hs às 09hs e no pico da tarde que vai das 16HS às 20hs. Blog Meu Transporte Mais Notícias de Pernambuco Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook Fotos: Blog Meu Transporte Postado por Clayton Leal às 14:49 Marcadores: Pernambuco
Com a deflagração da greve dos metroviários, o metrô do Recife deve funcionar, a partir da terça-feira (15), apenas oito horas por dia, dez horas menos que a escala normal. A proposta da categoria, votada em assembleia na noite desta segunda (14), foi 100% de paralisação, de acordo com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE). No entanto, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) garante que os maquinistas não aderiram à paralisação e os trens vão circular nos horários de pico - das 5h às 9h e das 16h às 20h, em intervalos normais, nas linhas Centro e Sul. A linha Diesel não circulará durante a greve. A CBTU informou também que as estações só estarão abertas nos horários em que os trens estiverem circulando. A greve, decretada por tempo indeterminado, começa nesta segunda, a partir das 22h, mas o metrô funcionará até as 23h. A redução do expediente deve afetar 260 mil passageiros. "Nós votamos por 100% de paralisação, mas sabemos que a lei pede o funcionamento mínimo de 30%. Vamos decidir isso em uma nova assembleia, amanhã [terça, 15]", explicou o diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Diogo Morais. De acordo com o diretor, a expectativa é que a CBTU apresente uma contra-porposta à campanha da categoria. "Nós queremos reposição salarial de 5,13%, que é o índice da inflação entre 2011-2012, e plano de saúde. Hoje, o governo propõe congelamento dos salários e benefícios. Já ocorreram três rodadas de negociação e nada foi acertado. Ano passado, nós conseguimos o reajuste sem paralisação", disse. Reforço de Ônibus O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema emergencial de ônibus para dar suporte aos passageiros do metrô durante a greve dos metroviários. O reforço terá início a partir das 5h desta terça-feira (15). Fonte: G1 PE
A Secretaria das Cidades inicia nesta terça-feira, as obras de mais um trecho do corredor exclusivo de ônibus Leste Oeste. A intervenção irá contemplar a construção de duas estações, sendo a primeira em frente ao Supermercado Extra e a segunda em frente ao Conjunto Residencial Jardim Primavera, na Avenida Caxangá. O eixo Leste Oeste faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (PROMOB), responsável pela implantação de 100 km de corredores exclusivos do Transporte Rápido por Ônibus (TRO), na Região Metropolitana do Recife, que serão entregues até o final de 2013. Com o início de mais esta etapa, as paradas 08 e 14 serão desativadas alterando o ponto de embarque e desembarque de 21 linhas de ônibus. Em ambos os casos, as paradas provisórias serão fixadas nas calçadas da via, próximas aos pontos que estarão em reforma. O trânsito para o tráfego misto continuará funcionando. Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes fixados nos ônibus e nas paradas desativadas. Divulgadores também estarão no trecho em que a mudança será realizada distribuindo folhetos. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife, pelo telefone 0800 081 0158. Histórico:A obra do Corredor LesteOeste está sendo executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix e teve início com a construção das primeiras duas estações em frente ao Caxangá Golf Club, essas duas estações serão finalizadas em julho. Essas estações receberão todos os passageiros que circularão no local e substituirão as paradas de ônibus de toda a Avenida Caxangá. As estações terão 35 metros de comprimento e 3,6 metros de largura. Corredor Leste-Oeste: Com uminvestimento de R$ 145 milhões (PAC COPA e Tesouro Estadual), o corredor será responsável pelo transporte de cerca de 126 mil passageiros/dia no trecho que vai da Praça do Derby (em Recife) até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá. Com 12,3 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Segue o abaixo detalhamento da operação. Lista das linhas envolvidas na mudança: 020 – Candeias / Dois Irmãos 303 – Curado II / Caxangá (BR-232) 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 432 – CDU / Várzea 431 – Cidade Universitária 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 469 – Camaragibe / CDU 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Lista de paradas provisórias a serem implantadas: Estação 8 (Próximo ao Supermercado Extra) 1.Sentido cidade/subúrbio – em frente ao Supermercado Extra Linhas: 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 432 – CDU / Várzea 431 – Cidade Universitária 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU 2. Sentido subúrbio/cidade – em frente a Assembleia de Deus Linhas: 330 – Casa Amarela / CDU 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 431 – Cidade Universitária 432 – CDU / Várzea 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Estação 14 (Próximo ao Conjunto Residencial Jardim Primavera) 1.Sentido cidade/subúrbio – em frente ao Caxangá Golf Club 2. Sentido subúrbio/cidade – em frente ao Bar da Cabidela Linhas: 020 – Candeias / Dois Irmãos 303 – Curado II / Caxangá (BR-232) 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 469 – Camaragibe / CDU 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby Informações: Blog Mobilidade Urbana e Secretaria das Cidades
O Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema de reforço emergencial de ônibus para dar suporte aos usuários do metrô durante a greve dos metroviários, a ser deflagrada, oficialmente, às 22h de hoje. O reforço terá início a partir das 5h desta terça-feira (15/05). A operação especial inclui o reforço de quatro linhas normais, a criação de três linhas emergenciais, mudanças e prolongamentos de itinerários, estocagem de veículos, e monitoramento intensivo da equipe de fiscalização do Grande Recife. No serviço convencional, quatro linhas que circulam nas áreas atendidas pelo metrô (troncos centro e sul) serão reforçadas com mais 39 veículos a mais. São elas: 161-Brigadeiro Ivo Borges, 166-Cajueiro Seco/Afogados, 200 – Jaboatão (Parador) e 363-Curado IV. Av.01. Nos terminais integrados de Joana Bezerra, Jaboatão, Barro, Afogados e Camaragibe, foram criadas emergencialmente as linhas Jaboatão/Barro, Joana Bezerra/Afogados/Barro e TI Aeroporto/TI Joana Bezerra/TI Recife. Ambas irão operar com 20 veículos (três na linha Jaboatão/Barro, 10 na linha Joana Bezerra/Afogados/Barro e sete na TI Aeroporto/TI Joana Bezerra/TI Recife), suprindo os atendimentos feitos pelo Metrô habitualmente. Outro reforço especialmente criado para atender a demanda será o prolongamento da linha Camaragibe/CDU, que teve seu itinerário ampliado até o Terminal Integrado do Barro. Nesta linha, irão operar oito coletivos. Estocagem – Os terminais integrados de Camaragibe, Barro, Afogados e Jaboatão contarão com uma frota de seis veículos estocados para serem utilizados de acordo com a demanda apresentada. Se necessário, a fiscalização irá deslocar coletivos para qualquer linha em que for detectada a demanda. O Grande Recife salienta que enquanto a greve durar, o reforço da frota de ônibus estará nas ruas para atender a demanda de usuários. Os usuários podem obter informações sobre o esquema emergencial pelo 0800.081 01 58 ou www.granderecife.pe.gov.br. Linhas criadas para funcionar durante a greve: Jaboatão/Barro – 3 veículos Joana Bezerra /Afogados/Barro – 12 veículos TI Aeroporto/TI Joana Bezerra/ TI Recife – 7 ônibus (Ligação para Joana Bezerra e TI Recife) Linhas com reforço: Brigadeiro Ivo Borges – Passou de 10 para 14 veículos (Atendimento ao Cais de Santa Rita via Av. Mascarenhas de Moraes) Cajueiro Seco / Afogados – Passou de 6 para 10 veículos (Via Mascarenhas de Moraes e Avenida Sul) Curado IV. AV.01 – 8 veículos (Atendimento ao TIP) Jaboatão (Parador) – Passou de 7 para 30 veículos (Ligação para o TI Recife) Terminais com estocagem: Barro – 1 ônibus Jaboatão – 2 ônibus Camaragibe - 2 ônibus Afogados – 1 ônibus TOTAL - 6 Itinerário das linhas especiais: Joana Bezerra/Afogados/Barro: Itinerário: Joana Bezerra/Barro TI Joana Bezerra; Av. Agostinho Gomes; TV. Do Raposo; Rua Imperial; Rua da Paz; estrada dos remédios; TI Afogados; Estrada dos Remédios; Rua São Miguel; Av. José Rufino; ROD. BR 101; TI Barro. Jaboatão/Barro Itinerário: TI Jaboatão, Pça Gal Dantas Barreto; Av. Gal Manoel Rabelo, Rua Falcão Lacerda; Av. Dr. José Rufino; ROD BR 101; Alça de acesso ao TI do Barro – Av. Dr. José Rufino; Rua Falcão Lacerda; Av. Gal Manoel Rabelo; Pça Gal Dantas; TI Jaboatão. Prolongamento de itinerário: Linhas Camaragibe/CDU Itinerário: TI Barro; BR 101; girador da reitoria; Av. Leopoldo Lins; Av. Professor Luiz Freire; Rua Isaac Buril; Av. Afonso Olindense; Av. Caxangá; PE 005, Av. Belmiro Correia, TI Camaragibe. Informações: GRCT

segunda-feira, 14 de maio de 2012

A partir das 22h desta segunda-feira (14) os metroviários de Pernambuco prometem paralisar as atividades. Em negociação com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) há quase dois meses, os trabalhadores reclamam não terem sido beneficiados com o reajuste salarial de 5,13%. A paralisação das funções foi aprovada em assembleia realizada na última quinta-feira, na Estação Central do Recife. Segundo o presidente do sindicato, Lenival Oliveira, para não prejudicar tanto os passageiros, os profissionais operarão as composições nos horários de pico, das 5h às 8h30 e das 16h às 20h. Visando os possíveis transtornos para a população, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema especial de coletivos. No entanto, os detalhes da operação emergencial serão divulgados apenas nesta segunda-feira. Pelo menos quatro linhas serão reforçadas e duas vão ser criadas para suportar a demanda. Além disso, coletivos vão ser estocados nos Terminais Integrados (TI) e poderão ser acionados quando preciso, principalmente nos horários de maior movimento. Fonte: Folha PE

sexta-feira, 11 de maio de 2012

RECIFE MOBILIDADE PE: VAMOS ASSISTIR ESTE VIDEO

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Los Angeles "Linha Laranja" Busway - Parte 1 - Visão Geral Light Rail Agora Equipe de Produção · outubro 2006
Nova Los Angeles "Orange Line" busway é amplamente considerado como talvez o exemplo o primeiro-ministro recente de state-of-the-art "Bus Rapid Transit" ("BRT") - um percurso de aproximadamente 14 quilômetros, quase inteiramente em uma ferrovia exclusiva ex- alinhamento com exceção de cerca de um loop de meia milha em tráfego misto na extremidade oeste (servindo Warner Center). A linha atende atualmente 13 estações, ligando a parte ocidental do vale de San Fernando com a North Hollywood Red Line ferroviário de trânsito rápido estação (de metrô). (Veja o mapa abaixo). [Mapa: Transit Rider site] Em muitos aspectos, o percurso e infra-estrutura de fazer se assemelham aos da LRT, com estações bem definidas com plataformas (exceto no segmento de tráfego misto), máquinas de bilhetes de venda automática (TVMs), abrigos e outros acessórios e amenidades. Los Angeles "Linha Laranja" Busway - North Hollywood estação (visto a partir da Linha Vermelha) As "Orange Line" funciona primariamente como um alimentador / distribuidor para a Linha Vermelha do Norte Hollywood estação. Nesta foto, tirada da estação da Linha Vermelha, o "Orange Line" estação é visível ao longe - do outro lado da rua (Lankershim Blvd.). [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - North Hollywood estação área deboarding "Linha Laranja" deboard passageiros em separado "plataforma" open (mais como um calçadão), no lado oposto da área de teste a partir da plataforma de embarque (com abrigo, TVM, etc.) No entanto, contrariamente às alegações de "BrT" promotores, embarque nível de plataformas para ônibus é não uma característica de "laranja" Linha de estações (discutido na Parte 5 desta foto-reportagem, Acessibilidade para a Mobilidade-Desafiado). [Foto: L . Henry] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - North Hollywood estação virando laço Como os ônibus são single-ended, eles exigem transformar loops. A área da estação de North Hollywood é basicamente um loop grande viragem, com a área deboarding de um lado e na área de embarque no outro. [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - North Hollywood área de embarque da estação Esta foto fornece uma visão mais próxima da plataforma de embarque cobertas, com um "BrT" os passageiros de embarque de ônibus. [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - ônibus saindo da estação North Hollywood Aqui, um ônibus está deixando o oeste norte área da estação de Hollywood. A área aberta à direita é a faixa adicional de servir a deboarding "plataforma" (calçada), que está fora da moldura de foto. [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - Alinhamento perto de North Hollywood Aqui, um ônibus é executado ao longo de uma seção típica da área densamente moderadamente desenvolvidos, a oeste de North Hollywood. Um pouco alarmante é a ausência de ombros e mediana - características de segurança recomendadas como essenciais para a operação segura de alta velocidade em vários "BrT" manuais de design. É fácil ver que, por exemplo, se algo seria dardo a partir da borda da forma como correr no lado direito do ônibus, o motorista pode ser surpreendido em desviar para a pista oposta. Isso pode ser desastroso se isso aconteceu quando outro ônibus estava se aproximando na pista contrária. (Esta questão é discutida na Parte 2, infra-estrutura.) [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - Laurel Canyon busway estação O Laurel Canyon estação (no extremo oeste da via de ônibus) é mais ou menos típico das estações da facilidade. Os passageiros podem atravessar a via de ônibus através de uma faixa de pedestres sinal controlado. A plataforma via de ônibus de baixo nível, que é não nivelada com o piso de ônibus "BrT", é claramente visível. [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - Alinhamento perto de Chandler Blvd. interseção De North Hollywood, a via de ônibus (um alinhamento ex-ferroviário) segue Chandler Blvd. por alguma distância, então vira fora e atravessa num cruzamento bastante movimentado e perigoso (mais sobre isso na Parte 3, Operações). O alinhamento busway então meandros para o oeste através do vale, Arquitectura em paralelo às principais estradas por um tempo, então ser desviado em diagonais aqui e ali, até que ele atinja o seu fim ocidental atual na área Centro de Warner. [Foto: Henry L.] Los Angeles "Linha Laranja" Busway - Warner Center, mostrando o tráfego misto funcionamento e da estação Na extremidade ocidental da rota, os ônibus saem a via de ônibus e executados em tráfego misto, com uma estação, basicamente, na calçada perto de Warner Center. [Foto: Henry L.]
quinta-feira, 10 de maio de 2012 Em assembleia realizada na noite desta quinta-feira (10) na Estação Central do Metrô, no bairro de São José, área central do Recife, os metroviários resolveram por uma greve que está marcada para começar às 22h da próxima segunda-feira (14). A categoria reivindica um reajuste salarial de 5,13% referente às perdas salariais do último ano, no entanto, os representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) não vão oferecer reajustes. Uma nova reunião da categoria será realizada no iníco da noite da próxima segunda-feira (14) para definir os rumos da paralisação. Se até lá os patrões oferecem alguma proposta de negociação a greve pode ser suspensa, caso contrário, cerca de 270 mil usuários diários do metrô serão prejudicados. Fonte: NE 10

quinta-feira, 10 de maio de 2012

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quinta-feira, 10 de maio de 2012 Os metroviários irão realizar uma assembleia geral nesta quinta-feira (10), às 18h, para decidir se vão entrar em greve. A reunião acontecerá em frente à Estação Central do Metrô do Recife. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e Conexos do Estado de Pernambuco (Sindmetro), Lenival Oliveira, a possibilidade que haja uma greve é grande, pois "o governo está oferecendo um reajuste de 0%." A terceira rodada terminou pior do que começou na avaliação dos representantes trabalhadores. Os avanços adquiridos na segunda rodada foram negados e algumas conquistas foram retiradas. Os sindicalistas não veem alternativa se não o enfrentamento com o governo. A categoria já havia realizado uma paralisação de 24h em abril e não tiveram suas reivindicações atendidas. A CBTU-Metrorec comunicou em nota oficial que o edital de licitação para contratação de vigilância está pronto e será lançado nos primeiros dias de janeiro." Com Informações do NE 10
quinta-feira, 10 de maio de 2012 Com o final das negociações do Acordo Coletivo entre diretoria da CBTU e os sindicatos metroferroviários de Recife e outras sete capitais, acaba a oportunidade de se evitar uma greve no sistema de metrô. Os representantes da empresa, subordinados ao governo da presidenta Dilma Rousseff, transmitiram a determinação do governo, de que os salários da categoria permanecerão congelados, o índice apresentado os é zero por cento. Com essa posição os sindicatos partem para as assembleias nacionais no dia 10 de maio, com a determinação de paralisar as atividades por tempo indeterminado. Na capital pernambucana a assembleia se dará na Estação Central do Recife. A terceira rodada terminou pior do que começou na avaliação dos representantes trabalhadores. Os avanços adquiridos na segunda rodada foram negados e algumas conquistas foram retiradas. Os sindicalistas não veem alternativa se não o enfrentamento com o governo. Em ano de eleições municipais, os trabalhadores saem da reunião afirmando que essa medida terá um impacto muito negativo, para os candidatos apoiados pelo governo federal e que esses são alvo de ligação com um governo que nega aumento para o trabalhador, enquanto aumenta o próprio salário e dos Deputados Federais em 62%. Dia 10 de maio haverá assembleias em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte, Palmas, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, além do Distrito Federal. Fonte: SL Net1
quinta-feira, 10 de maio de 2012 O VEM Estudante que era para ser um serviço rápido e eficiente, vem deixando a vida de pais e alunos um transtorno devido as enormes filas que começam antes de entrar no posto de carregamento, alunos reclamam da demora e da falta de organização, eles relatam que dentro a desorganização é maior ainda, pois os alunos saem de uma fila e vão para outra de maneira desorganizada, o tempo perdido chega a quase 01 hora. Isso sem falar nos alunos que desistem de carregar seus cartões só de verem a fila, fazendo-os pagarem passagem inteira e consequentemente perdendo seus direitos. Falta de descentralização do carregamento faz com que haja essa superlotação, pois é apenas um posto para atender a todos os estudantes. Nota da Urbana-PE Desde a semana passada, há filas em alguns horários por conta da atualização da carteira de estudantes secundarista, que demora, em média, cinco vezes mais tempo do que a recarga de créditos. Para reduzir as filas nos postos de atendimento, a Urbana-PE criou o serviço de recarga online através do site www.vemgranderecife.com.br que possibilita comodidade para os estudantes e trabalhadores e rapidez na recarga. Apesar das facilidades, apenas 4% das recargas são realizadas via site. A maioria dos estudantes ainda prefere se dirigir aos postos de atendimento. A Urbana-PE também tem um projeto com o uso de máquinas de autoatendimento que vai facilitar ainda mais as recargas. O processo já foi inciado com a implatação da descentralização. Serão 600 pontos até final do ano. Blog Meu Transporte