quarta-feira, 1 de agosto de 2012

RECIFE:CORREDOR LESTE OESTE

A partir de amanhã (1°de agosto) o Grande Recife Consórcio de Transporte desativará duas paradas de ônibus na Avenida Caxangá. A ação acontecerá devido à construção da 4ª estação de embarque e desembarque do Corredor Exclusivo para Ônibus Leste Oeste. A obra, executada pela Secretaria das Cidades prevê para o corredor a implantação de 22 novas estações. Com a intervenção as paradas 09 e 10 localizadas próximas ao Supermercado Extrabom serão desativadas e irão alterar o ponto de embarque e desembarque de 21 linhas que trafegam no sentido Camaragibe/Recife e de 20 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe. As paradas provisórias serão fixadas nas calçadas da via, próxima ao ponto que estará em reforma, tanto no sentido cidade/subúrbio quanto no subúrbio/cidade. As modificações serão informadas aos usuários por meio de cartazes fixados nas plataformas desativadas. (veja detalhamento a baixo). Atualmente, estão em construção três estações em nível localizadas no canteiro central da Avenida Caxangá. O Corredor Leste Oeste tem início no bairro do Derby e segue até o Terminal de Integrado de Camaragibe. Ao longo do percurso de 12,3 km serão construídas estações climatizadas, modernas e com bilheterias para tornar o pagamento das passagens mais rápido e seguro. A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste Oeste estiver concluído. A obra do Corredor Leste Oeste está sendo executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix. As informações sobre o itinerário das linhas e paradas provisórias podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800.081.0158, ou através de consulta pelo site www.granderecife.pe.gov.br. Lista das linhas envolvidas na mudança: 020 – Candeias / Dois Irmãos 303 – Curado II / Caxangá (BR-232) 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 432 – CDU / Várzea 431 – Cidade Universitária 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 469 – Camaragibe / CDU 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Parada sentido subúrbio/cidade - Em frente ao CERPE e Casa de Tintas Total de linhas afetadas: 21 linhas Lista das linhas: 330 – Casa Amarela / CDU 416 – Roda de Fogo 421 - Torrões 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 431 – Cidade Universitária 432 – CDU / Várzea 433 - Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 440 – CDU / Caxangá / Boa Viagem 442 - Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Parada sentido cidade/subúrbio - Em frente a JR. Agropecuária e Casa do Criador Total de linhas afetadas: 20 linhas Lista das linhas: 330 – Casa Amarela / CDU (TRT) 416 – Roda de Fogo 421 – Torrões 422 – Monsenhor Fabrício 423 – Engenho do Meio 425 – Barbalho (Detran) 432 – CDU / Várzea 431 – Cidade Universitária 433 – Brasilit 437 – Caxangá (Conde da Boa Vista) 442 – Jardim Primavera (Vale das Pedreiras) 445 – Tabatinga 446 – UR-07 448 – Jardim Petrópolis 450 – Camaragibe (Conde da Boa Vista) 459 – Loteamento Santos Cosme e Damião 460 – Camaragibe (Príncipe) 480 – Camaragibe / Derby 481 – Timbi / Derby 920 – Rio Doce / CDU Informações: GRCT

segunda-feira, 30 de julho de 2012

RECIFE:VAI COMEÇAR A FARRA DAS LICITAÇÕES E DAS LIBERAÇÕES URGENTÍSSIMA E RECOMPENSÁVEL(deixado pra ultima hora)

Na volta aos trabalhos legislativos, em agosto, os vereadores da Câmara Municipal do Recife encontrarão o projeto de lei número 13/2012, enviado pelo Poder Executivo, que pede urgência na autorização de financiamento para implantação dos corredores exclusivos de ônibus na II e III Perimetrais e na Radial Sul. Eles estão previstos no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento Mobilidade Grandes Cidades, suplementando as fontes 102, 4102 e a 133, com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal. “O objetivo geral da implantação dos referidos corredores é ampliar e melhorar a qualidade da mobilidade no Recife e a escolha da Caixa diz respeito ao fato de que esse é o agente financeiro designado pela União, no âmbito do PAC Mobilidade Grandes Cidades”, observou o prefeito João da Costa, na mensagem enviada. A implantação dos corredores de transporte público, previstos no projeto, será realizada ao longo de três anos e no total envolve recursos da ordem de R$ 821 milhões, dos quais R$ 389 milhões correspondem ao pleito de financiamento externo, R$ 274 milhões a recursos oriundos do OGU e R$ 158 milhões à contrapartida do Município. A contrapartida municipal será garantida nos programas do Plano Plurianual (PPA), da Empresa de Urbanização do Recife (URB), que será o órgão responsável pela execução dos projetos. No projeto de lei 13/2012, o Poder Executivo fica autorizado a contratar financiamento até o valor de R$ 400 milhões, valor que se destina à elaboração de projetos, execução de obras e serviços e aquisição de equipamentos. “Por sua importância para o município, necessita-se que o projeto seja apreciado o quanto antes, tendo em vista que esta autorização é condição para assegurar os recursos comprometidos pelo Ministério das Cidades/ Secretaria de Mobilidade (SEMOB). Por essas razões, venho requerer a tramitação deste projeto em regime de urgência, na forma prevista no art. 32 da Lei Orgânica do Município do Recife”, justificou o prefeito. Os corredores de transporte, disse o prefeito João da Costa, representam uma iniciativa importante na concretização de diretrizes do Novo Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMR – PDTU (2008) e do Plano de Mobilidade do Recife (2010), que preconizam a priorização do transporte público como uma das medidas capazes de reduzir graves problemas de mobilidade na cidade do Recife e em sua região metropolitana. “Com efeito, o aumento de 9,7% da frota de veículos no município, apenas no ano de 2010, aliado a uma rede viária deficitária, têm comprometido a capacidade de circulação nos principais corredores de transporte da cidade, reduzindo a eficiência dos meios de transporte coletivo, que disputam a via com os automóveis, com maiores prejuízos para os usuários do transporte público, o que se constitui em estímulo à utilização de meios individuais de transporte motorizado”, disse o prefeito. Esse problema, conforme ele esclarece no projeto, é agravado pela falta de continuidade de algumas vias, a exemplo da III Perimetral metropolitana, sobretudo pela ausência de pontes sobre os rios Capibaribe (entre os bairros do Cordeiro e Santana) e Tejipió (entre os bairros da Imbiribeira e Areias), o que resulta no aumento de percursos das linhas e do tempo de viagens, ao mesmo tempo em que eleva custos sociais e ambientais. As obras que são objeto do financiamento pretendido estariam relacionadas à melhoria da mobilidade urbana no Recife e na Região Metropolitana do Recife. Elas se justificam, de acordo com o projeto, pelos seguintes aargumentos: complementarão a malha estrutural do Sistema Estrutural Integrado (SEI), irão atender a uma demanda para 2020 de 11 mil passageiros/hora/sentido, com ampliação da oferta e melhoria da qualidade do transporte público no Recife; potencializarão a conectividade do Recife e a sua integração em nível metropolitano; aumentarão as alternativas de acessibilidade e o número de usuários, com redução substancial do tempo de viagens e dos custos operacionais; proporcionarão a oferta de percursos seguros para os usuários de meios de transporte não motorizados – pedestres e ciclistas. Fonte: Câmara dos Vereadores Mais Notícias de Pernambuco

sexta-feira, 27 de julho de 2012

RECIFE: HIDROVIA SERÁ CORREDOR EXCLUSIVO PRA PASSAGEIROS

O corredor hidroviário do Rio Capibaribe, cuja dragagem deve começar em outubro, será exclusivo para o transporte público de passageiros. Com isso, o projeto de navegabilidade do rio, no Recife, terá características semelhantes às do BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus). O BRT, projetado para a Avenida Agamenon Magalhães, terá via e paradas exclusivas, o que garante rapidez e regularidade nas viagens e conforto aos passageiros. “A hidrovia toda será sinalizada”, informou a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria Estadual das Cidades, Ana Suassuna. Para sinalizar os 13,9 quilômetros do corredor, deve-se investir R$ 3 milhões nas duas rotas de transporte. A maior parte dos investimentos será para a Rota Oeste, com 11 quilômetros, e que ligará a BR-101 ao Centro do Recife. A Rota Norte, destinada a interligar o Centro do Recife a Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna, medirá 2,9 quilômetros. O corredor hidroviário quando pronto, por exemplo, funcionará como opção para quem enfrenta os frequentes engarrafamentos da Avenida Rui Barbosa. Pelo cronograma, o projeto deve ficar pronto em abril de 2014, devendo as embarcações entrar em operação antes da Copa do Mundo. Até lá, muito terá que ser feito. A meta é fazer um canal no Capibaribe com, no mínimo, 2,50 metros de profundidade. Essa medida vale para os períodos de baré baixa. Por orientação da Marinha, o canal terá pelo menos 36 metros de largura, o que possibilitará o tráfego das embarcações com segurança. O projeto da hidrovia, incluindo a dragagem e a construção de sete estações, está orçado em R$ 289 milhões, valor oriundo dos governos estadual e federal. Fonte: Diário de Pernambuco

quinta-feira, 26 de julho de 2012

RECIFE:GOVERNO DE PERNAMBUCO VAI CONSULTAR ESPECIALISTA SOBRE A CONSTRUÇÃO DOS VIADUTOS NA AGAMENON

O governador Eduardo Campos falou pela primeira vez sobre a polêmica dos viadutos da Avenida Agamenon Magalhães. De acordo com o governador a prioridade do projeto é garantir velocidade no corredor exclusivo do ônibus. Ele admitiu, no entanto, que os viadutos podem ser substituídos, desde que seja apresentado um projeto melhor, capaz de garantir velocidade no corredor. “Vamos buscar o consenso, ouvir especialistas e ficar abertos a outros projetos que garantam a fuidez do corredor”, afirmou. Pelo projeto do governo do estado, a velocidade média atual (Olinda / Boa Viagem), que é de 20,9 km/hora vai passar para 30,3 km após a construção dos viadutos, sendo o maior ganho no trecho entre a Avenida Rui Barbosa e o cruzamento com a Rua Buenos Aires, cuja velocidade atual em horário de pico é de 5 km por hora e subirá para 18km/h – velocidade quase quatro vezes maior. No trecho Boa Viagem / Olinda, a velocidade média que hoje é de 18,2 km/hora passará para 33,7 km/hora, o que significa um ganho de 54% na velocidade média do trecho. Nesse sentido, no entanto, o ganho maior será no cruzamento com a Rua Paissandu, cujos carros passarão de 7km/h para 40 km/hora – 175% de ganho na velocidade do trecho. O governador disse ainda que irá aguardar o resultado do estudo de circulação que será elaborado pela empresa que venceu a licitação. Em setembro será concluído o projeto executivo do ramal do Norte/Sul que passará pela Agamenon Magalhães. Fonte: Blog Mobilidade Urbana Mais Notícias de Pernambuco

terça-feira, 24 de julho de 2012

RECIFE:NOVO BINÁRIO TRARÁ MOBILIDADE A RUA DO ENCANAMENTO E ESTRADA DO ARAIAL

Para aumentar a fluidez no tráfego e as condições de mobilidade urbana, o Recife vai ganhar mais um binário. No próximo sábado (28), será implantada a alteração no trânsito na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento. A mudança vai propiciar a criação de ciclofaixas com um total aproximado de 4,3 quilômetros para o deslocamento de ciclistas. O binário vai atingir diretamente os motoristas que transitam pela área em direção aos bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira e Monteiro. As duas vias terão sentido único, em complemento ao binário já existente entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa. Nesta segunda-feira (23), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) iniciou uma campanha educativa para alertar os motoristas e pedestres sobre as alterações. A Estrada do Arraial terá fluxo no sentido cidade/subúrbio. Por sua vez, a Estrada do Encanamento levará o fluxo na direção oposta - exceto no trecho após a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que permanece com mão dupla para garantir a mobilidade na localidade. O giro à esquerda na Estrada das Ubaias para a Estrada do Encanamento deixará de existir. Também haverá mudanças de sentido nas vias transversais, como a Rua Sebastião Alves, que terá direção única da Rua Padre Roma para a Estrada do Arraial; a Rua Gomes Coutinho, que ficará mão única da Avenida Norte para a Estrada do Arraial; e a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que terá sentido único da Avenida 17 de Agosto à Estrada do Arraial. A Prefeitura do Recife fará a manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias transversais e promete melhorar a sincronização da rede semafórica. Ciclofaixas A Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar. Cada espaço reservado aos ciclistas terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3 km. As ciclofaixas ligarão o Sítio Trindade e os parques da Jaqueira e de Santana. Transporte complementar Por conta da modificação no tráfego da Zona Norte, duas linhas de transporte complementar que fazem circuitos interbairros, terão seus trajetos alterados. A linha 104 (Cassiterita/Casa Amarela/Jaqueira) e a linha 108 (Dois Unidos/Torre). Cartazes serão afixados nos micro-ônibus para orientar os passageiros. Pelo novo percurso, no trajeto de ida, ambas as linhas circularão agora pelas seguintes vias: Rua Ana Xavier, Rua Paula Batista, Estrada das Ubaias, Rua Dr. Germano Guimarães, Rua Irmã Lúcia, Estrada do Encanamento, Rua Ferreira Lopes, Rua Estrela, Rua Desembargador Goes Calvalcanti e Avenida Parnamirim. No trajeto de volta, apenas a linha 104 terá alteração. Ela deixará de passar pela Estrada do Encanamento, saindo agora da Rua Desembargador Goes Cavalcante e continuando pela Rua da Estrela e em seguida, entrando na Rua Ferreira Lopes, para ter acesso à Estrada do Arraial. Com o novo trajeto, o micro-ônibus continuará pela Estrada do Arraial, Rua da Harmonia e Rua Conselheiro Nabuco, para chegar à Rua Paula Batista, depois retornando à Estrada do Arraial. Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 23 de julho de 2012

CARUARU: VLT SERÁ O PROVÁVEL INVESTIMENTO NA CAPITAL DO FORRÓ

O PAC da Mobilidade das Médias Cidades, anunciado pelo Governo Federal, irá injetar até R$ 7 bilhões em investimentos para financiamento de projetos de mobilidade urbana em municípios com população entre 250 mil e 750 mil habitantes. Caruaru, que está entre as 5 cidades pernambucanas que tem o perfil para concorrer ao PAC, apostará em um projeto de transporte sobre trilhos. A decisão dos municípios beneficiados sai em dezembro. Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Caruaru, Ricardo Góes, ainda nesta semana deve ser enviada a carta consulta ao Ministério das Cidades com o projeto de implantação de uma linha de VLT (veículo leve sobre trilhos) para a cidade. Com um valor aproximado de R$ 300 milhões, o novo sistema iria aproveitar um trecho da antiga Rede Ferroviária Federal, que está desativado. A proposta contempla a construção de uma linha com 20 quilômetros de extensão, que parte da Cohabe 3 ao Alto do Moura, um dos principais pontos turísticos da cidade. “Este projeto seria o primeiro sistema sobre trilhos do interior de Pernambuco, mas ainda estamos em fase embrionária. Já existe um estudo de mobilidade urbana desenvolvido pela URB de Caruaru, mas outros levantamentos ainda serão feitos”, afirma Góes. Além do VLT, a proposta também contemplará a construção de um novo Terminal Integrado, que irá compor o Corredor Leste Oeste, que já está em implantação, com um custo estimado de R$ 4,5 milhões. Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Olinda e Paulista são os outros municípios pernambucanos que poderão concorrer ao PAC da Mobilidade para médias cidades. Destes, apenas Jaboatão sinalizou com a possibilidade de concorrer a investimentos em mobilidade sobre trilhos. Ontem o secretário de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, citou seis projetos que estão nos planos da prefeitura, sendo um deles a construção de duas novas estações para o VLT que corta a cidade. “Como só poderemos apresentar dois projetos, iremos discutir com o prefeito e om os secretários quais seriam as propostas prioritárias”, afirma. As prefeituras tem até o dia 31 de agosto para lançar seus projetos. O vice-presidente da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), Diogo Morais, tem a expectativa de que, diferentemente do Recife, as prefeituras que podem concorrer a recursos do PAC invistam com projetos ferroviários. “É importante que esses recursos sejam utilizados para a expansão da malha ferroviária pernambucana, pois diferentemente do Governo Estadual que priorizou o transporte através de ônibus, o governo federal parece estar disposto a mudar a realidade do transporte coletivo através de um eficiente transporte sobre trilhos. Infelizmente enquanto médias cidades veem o VLT como uma solução, a capital pernambucana adotará um sistema de BRT ineficiente nos projetos de mobilidade urbana”, ponderou. Planejamento – Mesmo considerando o investimento importante para as médias cidades, o professor Maurício Andrade, do departamento de Engenharia da UFPE (Centro Acadêmico do Agreste), se diz preocupado com o prazo para elaboração dos projetos, que é de pouco mais de um mês. “As tecnologias de transporte a serem adotadas (BRT, VLT ou outros) devem estar associadas às necessidades locais e não a grupos de interesse em impor as suas soluções. Fico preocupado com o fato de municípios terem pouco tempo para apresentar projetos e talvez o façam na base do improviso, sem estudos de embasamento e projetos bem detalhados”, afirma Maurício Andrade. O professor da UFPE defende que a partir destes planos seria possível traçar diagnósticos que dariam as diretrizes mais eficientes para cada cidade. “É muito relevante que o Governo Federal foque a sua preocupação na mobilidade, também nas cidades de porte médio, pois nelas, os problemas ainda são sanáveis e podem ser resolvidos com menores custos. Nestas cidades pode-se trabalhar preventivamente para que não se atinja o caos que já se instalou nas metrópoles brasileiras. É, no entanto, fundamental que antes de se pensar em projetos, que se façam os planos de mobilidade preconizados no Estatuto da Cidade e na nova lei de mobilidade recentemente sancionada pela Presidente Dilma”, alerta o professor. Fonte: JC Online

quinta-feira, 19 de julho de 2012

T.I AEROPORTO TERÁ DUAS NOVAS LINHAS ALIMENTADORES FUTURAMENTE

T.I AEROPORTO TERÁ DUAS NOVAS LINHAS ALIMENTADORES FUTURAMENTE , COM A INAUGURAÇÃO DGOS TI.TANCREDO NEVES E CAJUEIRO SECO NO LADO SUL DA RMR O TERMINAL INTEGRADO DO AEROPORTO TERÁ ALGUMAS MODIFICAÇÕES, A INCLUSÃO DE MAIS DUAS LINHAS ALIMENTADORAS QUE SÃO: 162- MURIBECA (TI. AEROPORTO) 165- MURIBECA DOS GUARARAPES (TI. AEROPORTO) informações disponiveis no site do (GRCT) o www.granderecife.pe.gov.br, agora e só aguardar.

OLINDA,CARUARU,CAMARAGIBE BENEFICIADAS COM O PAC MOBILIDADE CIDADES MÉDIAS

A presidenta Dilma Rousseff lançou hoje, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades, na presença de ministros e outras autoridades. Serão liberados R$ 7 bilhões, por meio de financiamento público, para atender a 75 municípios, que tenham de 250 mil a 700 mil habitantes. De acordo com dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as 75 cidades estão distribuídas em 18 estados brasileiros, e 51% ficam em regiões metropolitanas. Serão beneficiadas cidades como Joinville, em Santa Catarina, Uberaba e Juiz de Fora, em Minas Gerais, Ribeirão Preto e Sorocaba, em São Paulo, Niterói e Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e Olinda e Caruaru, em Pernambuco. Cada município pode apresentar até duas propostas. A inscrição deverá ser feita em formulário eletrônico, disponível na página do Ministério das Cidades na internet, a partir do dia 23 de julho até 31 de agosto. Haverá uma pré-seleção no período de 3 de setembro a 1º de outubro, para o enquadramento das propostas, além de reuniões presenciais para entrevistas e análise final até o dia 29 de novembro. As cidades selecionadas serão divulgadas no dia 30 de novembro. Para participar do processo seletivo a fim de obter o financiamento público, os responsáveis pelos municípios interessados deverão elaborar o projeto executivo para obras como construções de estações e linhas de metrô, aquisição de veículo leve sobre trilho (VLT) e construção de corredores de ônibus. Há dois meses, Dilma anunciou a seleção de 51 municípios com mais de 700 mil habitantes, que receberão R$ 32 milhões em recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidade. O programa financia projetos de metrô, VLT e corredores de ônibus. Do valor total, R$ 22 bilhões são do governo federal. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a ministra do Planejamento Miriam Belchior, o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Júlio Eduardo dos Santos, e a diretora do Departamento de Mobilidade Urbana, Luiza Gomide, também participarão da cerimônia de lançamento do programa, no Planalto. Fonte: Diário de Pernambuco

RECIFE:MUDANÇA DE RETORNO NA MASCARENHAS DE MORES

A partir das 6h de amanhã, os motoristas que transitam pela avenida Mascarenhas de Morais devem estar atentos para mudanças no trânsito do local. A Prefeitura do Recife, por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), irá eliminar o giro à esquerda para retorno no sentido Aeroporto/Afogados da avenida Mascarenhas de Morais, localizado logo após o Viaduto Tancredo Neves, no bairro da Imbiribeira. De acordo com a Prefeitura, a intervenção faz parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife, que tem por objetivo melhorar os padrões de mobilidade urbana da cidade. A CTTU informou que, com a mudança, os condutores que estiverem transitando no sentido Aeroporto/Afo­gados deverão fazer o retorno após a UPA da Imbiribeira, entrando à direta na rua Coronel Fabriciano, dobrar novamente à direita na avenida Sul, e subir pela alça do viaduto Tancredo Neves no sentido avenida Recife. O fechamento do giro à esquerda da Mascarenhas será feito durante a madrugada de hoje para amanhã, com blocos de concreto de 500 quilos. Por conta da proibição da entrada à esquerda será retirado o semáforo do local. Com isso, haverá também uma melhor fluidez no sentido Afogados/Aeroporto, tanto para os veículos que seguem em frente quanto para os que dobram à direita com destino à avenida Recife.
Os condutores que queiram acessar o outro sentido da Mascarenhas de Morais - Afogados/Aeroporto - deverão, após subir o Viaduto Tancredo Neves, utilizar a alça de descida à direita com direção ao aeroporto. A rua Coronel Fabriciano, que passará a ser a via de acesso para os veículos vindos da avenida Mascarenhas de Morais, torna-se mão única e com restrição de estacionamento. A intervenção conta ainda com a manutenção da sinalização horizontal e vertical da área, incluindo a pintura e instalação de placas indicativas e de destino. Nos primeiros 15 dias da mudança, agentes de trânsito da CTTU estarão no local, durante todo o dia, para alertar e orientar os condutores sobre as modificações. Serão quatro agentes por turno.
Segundo os dados estatísticos da CTTU, transitam pela avenida Mascarenhas de Morais uma média de 56 mil veículos diariamente, nos dois sentidos. Nas contagens realizadas pela Companhia, a média diária de veículos que realizam o giro com sentido à avenida Recife é de 9,4 mil carros. Já o número de automóveis que fazem apenas o retorno, acessando o outro sentido da Mascarenhas de Morais chega a 1,2 mil. Com informações da assessoria de Imprensa da Prefeitura do Recife

sexta-feira, 13 de julho de 2012

RECIFE:Terminais integrados estão prontos, mas ninguém pode usá-los

TI Tancredo Neves está pronto, pronto…..mas não pode ser usado pelos passageiros. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo Está tudo pronto, bonito, arrumado, colorido e bem planejado. Mas de nada adianta. Ninguém pode usar. Essa é a situação dos dois mais importantes terminais integrados da Linha Sul do metrô do Recife, o Terminal Integrado Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, Zona Sul da capital, e o TI Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Há pelo menos três meses a construção das unidades foi concluída, sem que a operação dos ônibus fosse liberada pelo governo do Estado, que promete datas e mais datas de inauguração, sem conseguircumprir com nenhuma delas. Um investimento de R$ 17 milhões, projetado e esperado há mais de 20 anos, que deveria estar facilitando o deslocamento de, no mínimo, 105 mil passageiros por dia.
TI Tancredo Neves terá bicicletário e estacionamento para motos. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo O Terminal Integrado Tancredo Neves custou R$ 7,8 milhões para ser construído e se transformar em uma das maiores unidades do Sistema Estrutural Integrado (SEI) em capacidade operacional, com 21 linhas de ônibus previstas, recebendo, inicialmente, 55 mil usuários diariamente. O terminal tem ligações previstas até para a Zona Norte do Recife, além de receber linhas de várias comunidades da periferia da Zona Sul do Recife e de Jaboatão, tamanha sua importância. Tem bicicletário, passarela ligando a estação do metrô que possui o mesmo nome e até estacionamento para motos. Quem passa por ele vê que os mínimos detalhes já foram finalizados. Até o painel de linhas foi instalado, assim como as TVs que informarão o horário de partida e chegada dos coletivos. Um funcionário vigia o lugar para evitar depredações. Terminal Cajueiro Seco à espera de inauguração. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo No Terminal Integrado de Cajueiro Seco a situação se repete. Até a escada rolante espera pelos 50 mil passageiros que deverão passar pelo equipamento diariamente. Assim como em Tancredo Neves, a unidade possui uma passarela interligada com o metrô e bicicletário, que também estão prontos. O equipamento para guardar bicicletas, aliás, de tanto esperar pelo uso já começa a enferrujar. O sistema viário de acesso aos ônibus também está finalizado. Embora vá operar com apenas 11 linhas, o TI irá representar a integração com o metrô para passageiros que moram no Cabo de Santo Agostinho (também no Grande Recife) e em boa parte de Jaboatão. “Não entendemos tanta demora. Incomoda porque sabemos que, com o início da operação, poderíamos economizar muito tempo para ir e vir. Hoje, quem mora na Muribeca (Jaboatão), por exemplo, está levando entre 1h30 e 2h para chegar ao Centro do Recife. Com a integração no TI, levaríamos, no máximo, 50 minutos. Faz muita diferença”, reclama o servidor público Mayckon Freitas. Passarela que ligará o TI Cajueiro Seco ao metrô. Créditos: De Olho no Trânsito/Acervo O governo do Estado tem inúmeras desculpas para as duas unidades não terem sido inauguradas. Extraoficialmente o que se comenta é que o atraso se dá por falta de agenda do governador Eduardo Campos. Agora, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que ainda há indefinições na rede do TI Cajueiro Seco (embora a relação das linhas já esteja exposta para quem quiser ver no TI) e que foi preciso demolir alguns casebres que atrapalhavam o acesso dos coletivos ao TI Tancredo Neves. E, mais uma vez, anunciou datas. Dessa vez diz que Tancredo Neves será inaugurado até o fim do mês e que Cajueiro Seco será em agosto. É esperar para ver.

RECIFE:Posto de atendimento do VEM muda de endereço

O novo posto, na Rua da Soledade, abre na próxima terça-feira. Créditos: JC Online O posto de atendimento do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) vai mudar de endereço a partir desta terça-feira (17). O novo local para quem quer realizar serviços como recargas e bloqueio é a Rua da Soledade, nº 259, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife. O horário de atendimento do novo posto será de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h30, exceto nos feriados. Os serviços serão transferidos para a Rua da Soledade, já que o posto da Praça Maciel Pinheiro, também na Boa Vista, será desativado. Veja os serviços disponibilizados: » Terminais de auto-atendimento para venda de créditos » Recargas do VEM Trabalhador e Estudante » Solicitação e retirada de VEM Estudante » Segunda via do VEM Trabalhador, Estudante e Infantil » Bloqueio do VEM Trabalhador e Estudante O cartão ainda pode ser carregado através do site do Grande Recife Consórcio de Transporte. Na categoria Estudante, também pode no Expresso Cidadão do Cordeiro, localizado na Avenida Caxangá, Zona Oeste. Para o VEM Trabalhador, tem a Gerência Comercial do Grande Recife, que fica na Avenida Agamenon Magalhães, nº 143, ainda na área central. JC Online

quinta-feira, 12 de julho de 2012

PERNAMBUCO: ITAMARACÁ TRANSP RECEBE ISO 9001 (QUALIDADE)E ISO 14001 (MEIO AMBIENTE)

O cuidado com as pessoas, a qualidade nos serviços, a melhoria contínua e o respeito ao meio ambiente, são valores que alicerçam a sustentabilidade da Itamaracá Transportes. A Empresa tem programas relacionados a controle de custos, preservação ambiental e promoção social, envolvendo monitoração permanente de recursos e descartes, investimentos sociais e serviços voluntários. A Itamaracá é certificada com os selos ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente) pelo Bureau Veritas Certification. A ISO 9001 é de longe a estrutura de qualidade melhor estabelecida, sendo utilizada atualmente por mais de 750 mil organizações em 161 países, e define o padrão não só para sistemas de gestão da qualidade, mas para sistemas de gestão em geral. A norma ISO 14001 (2004) possibilita uniformizar as rotinas e os procedimentos necessários para a certificação ambiental, a partir do cumprimento de um roteiro padrão válido internacionalmente, que reforça o atendimento integral da legislação local e visa à melhoria contínua dos processos e do próprio sistema. Neste contexto, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a forma pela qual a empresa se mobiliza, interna e externamente, para a conquista do desempenho ambiental desejado. Os veículos passam por manutenções preventivas quinzenalmente. A limpeza também é nossa preocupação constante, todos os ônibus são lavados diariamente. No período entre 02 e 05 de julho, os auditores do órgão certificador BRTUV, realizaram visitas pelas instalações e terminais da empresa e certificou mais uma vez a Itamaracá Transportes nas ISOs 9001 (Qualidade) e 14001 (Meio Ambiente). Isso mostra a dedicação, a responsabilidade e o compromisso da equipe com o melhor cumprimento possível da missão de transportar pessoas. A Itamaracá Transportes possui uma das frotas mais novas de Pernambuco e do Brasil. Recentemente mais 30 novos ônibus entraram em operação, beneficiando os seus quase 200 mil usuários/dia. Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá. Blog Meu Transporte Postado por Clayton Leal às 01:11

quarta-feira, 11 de julho de 2012

RECIFE: GRCT 0800 NÃO ACOMPANHA A MODERNIDADE DA POPULAÇÃO QUE NÃO USA MAS ORELHÃO E UTILIZA CELL...

Imagine um usuário na parada esperando um ônibus e este queima a parada, logo ele vai ao seu celular para fazer a reclamação e a mensagem diz que o número solicitado não aceita ligações pelo celular. Imaginemos agora que os orelhões na cidade estão em escassez, e que na maioria das paradas de ônibus não tem orelhão e quando tem, se não estão quebrados. Ou seja, o usuário tem que anotar o número de ordem do ônibus e o horário e a empresa, certo? Sim, mas se no momento ele não estiver com papel e caneta? Então vai ter que recorrer a memória cerebral mesmo. Parece até um absurdo essa paródia, mas é a situação enfrentada hoje pelos usários de ônibus na região metropolitana do Recife. O que era para facilitar e consequentemente aumentar a fiscalização dos usuários, no que diz respeito as reclamações de infrações feitas pelos motoristas de ônibus e até mal atendimento dos cobradores e fiscais, tem um obstáculo, pois o principal número de atendimento ao cliente dos usuários de ônibus do Recife simplesmente não aceita ligações de celulares na qual deixam os usuários a mercê, e hoje quem é que não tem um aparelho deste no bolso? Central de relacionamento de diversas empresas inclusive das empresas de ônibus que operam no sistema aceitam, e porque o GRCT não aceita. Muitos usuários desistem de fazer a reclamação devido a esse obstáculo, o que de fato faz com que o número de reclamações feitas pelo 0800 atual não seja um número verdadeiro, pois se as reclamações fossem também feitas pelo celular, as reclamações seriam bem maiores que as divulgadas pelo GRCT. As empresas também com este aumento de número de reclamações iriam fiscalizar mais seus funcionários e consequentemente as infrações poderiam dimimuir, mas do jeito que está, vamos continuar vendo os absurdos e os usuários sendo prejudicados a cada parada de ônibus na cidade, não importa se é idoso ou deficiente. Com toda esta falta de assitência ao usuário, faz com que os motoristas ignorem também os usuários, pois eles também sabem a dificuldade dos usuários em reclamar, por isso as queimas de paradas são frequentes, numa total falta de respeito para quem usa o transporte público. Na enquete feita pelo Blog Meu Transporte, mostra que apenas 27% dos usuários reclamam sobre as infrações, e que mais de 30% não sabem a quem reclamar, ou seja, é necessário uma campanha sobre os direitos do usuário e a quem recorrer. Resposta GRCT Sobre a realização de chamadas para a Central de Atendimento ao Cliente via celular, o Grande Recife Consórcio de Transporte informa que está avaliando a possibilidade de incrementar o serviço ofertando aos usuários mais essa opção para registrar as denuncias. Em relação às informações solicitadas sobre a Central de Atendimento ao Cliente, o Consórcio destaca que o atendimento é feito de domingo a domingo, das 7h às 19h. O Grande Recife relata, ainda, que cerca de cinco mil reclamações foram oficializadas pelo serviço no primeiro semestre de 2012. Dentre as reclamações feitas, as mais recorrentes são: falta de urbanidade (desrespeito ao usuário), não cumprimento do quadro de horário e queima de parada. O Consórcio está à disposição para esclarecimentos através da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800 081 0158. Leia: Queima de Paradas, Poucas Reclamações e muitas infrações reportagem do blog meu transporte responsavel:Clayton Leal

terça-feira, 10 de julho de 2012

RECIFE:OBRAS DO TI BARRO ESTÁ ATRASADO E NEM TEM PREVISÃO DE CONCLUSÃO E ALIAS AS OBRAS EM PE ESTA TRASADAS

A ampliação do terminal integrado do Barro está atrasada, segundo o Governo do Estado, estes atrasos são decorrentes das chuvas, visto que as obras ainda estão na fase de terraplanagem. A expectativa da obra de ampliação do terminal integrado do Barro animou um pouco quem sofre num dos mais movimentados terminais de ônibus da região metropolitana do Recife. Mas o que era para ser uma obra emergencial, devido ao caos enfrentado pelos usuários todos os dias neste terminal, vem se arrastando com uma obra que parece não sair do lugar, para se ter uma ideia, dá para contar o pequeno número de operários que estão nesta construção. Por ser um terminal que fica ao lado da BR-101 e integrado ao metrô, fazendo com que muitos sejam beneficiados pela integração, faz com que este terminal seja um dos mais movimentados da sistema SEI. Poucos trabalhadores no canteiro de obras
Segundo a Secretária das Cidades, a previsão de entrega deste terminal está programada para Dezembro, mas a velocidade da obra e o número de trabalhadores deixa essa previsão um pouco duvidosa. Este terminal está orçado em R$ 8.049.991,64, já somado a reforma do terminal atual. Pelo terminal integrado do Barro passam cerca de 50 mil usuários dia e com esta ampliação, espera-se o fim do caos que os usuários enfrentam todos os dias. Muitos usuários reclamam da falta de organização, filas enormes, empurrões e falta de segurança. Frase de um usuário retrata bem os problemas deste terminal hoje, “primeiro sobem os animais, depois os passageiros, relatou Sr. Edilsom, morador do Jordão e usuário da Linha Barro/Prazeres. Fernanda e Claudia são estudantes da UFRPE e se sentem prejudicadas nas linhas UR-03 e UR-05/Barro, elas relatam que a aréa de desembarque fica na mesma do embarque causando tumultos. "É uma total falta de respeito, pois dava para os ônibus pararem na primeira plataforma e evitar esse absurdo" relatou a estudante.
E os absurdos não param por aí, usuários se arriscam em meios aos ônibus em movimento, onde não existem faixas de pedestres ou avisos de advertência. O número de usuários na foto abaixo, mostra a realidade vivida pelos passageiros todos os dias. Hoje este terminal é atendido por 10 linhas de ônibus e a previsão depois da ampliação e reforma é que este número passe para 16 linhas que irão melhor atender os usuários. Blog Meu Transporte Leia também: Recife: Construção do Terminal Integrado de Santa Luzia está abandonada Pernambuco: Terminal integrado do Cajueiro Seco pronto para inauguração No Recife, Terminal Integrado Aeroporto inicia operação Recife: Term. Tancredo Neves já na fase final de implantação, linhas já foram criadas

PERNAMBUCO RECEBERÁ 15 NOVOS TRENS ATÉ 2014

Superlotado, assim podemos definir a situação atual do metrô nos horários de pico, o metrô do Recife vem perdendo a cada ano seu charme e o mais importante, a comodidade e eficiência. Usar o metrô em seu inicio (1985) parecia um convite a um passeio confortável e agradável, mas com o passar dos tempos, a população cresceu e o metrô não acompanhou este crescimento, resultando no caos nas horas de pico. Hoje o Metrô transporta quase 300 mil pessoas por dia e com a chegada dos novos trens somando a novos terminais integrados fará com que este número aumente ainda mais. Recentemente o metrô entrou em greve por mais de 30 dias. Em 1998, o metrô do Recife deu os primeiros passos para expansão, com o inicio da construção da Linha Sul, com partida no Terminal Recife até Cajueiro Seco, esta expansão sofreu vários atrasos e só foi completada em 2010. Com o criação da linha sul, o metrô do Recife teve um aumento de mais 14 km de transporte sobre trilhos, totalizando 71 km somando o VLT (Veiculo Leve sobre Trilhos) recém implantado e o Trem a diesel. Somando a isso, A CBTU-Metrorec adquiriu 15 (quinze) novos trens, que estão sendo produzidos. Até dezembro deste ano chegará o primeiro a Pernambuco e o último até junho de 2014. Eles irão somar com os outros 25 trens da frota atual, o que ao todo dará 40 trens na linha Centro e na linha Sul. E a empresa responsável pela fabricação dos trens é a CAF (espanhola), mas estão sendo montados em São Paulo. Blog Meu Transporte resp:Clayton Leal

segunda-feira, 9 de julho de 2012

PROTESTO EM RIO FORMOSO PARALIZA A PE-60 NESTA MANHA

Um protesto realizado por moradores do município de Rio Formoso, na Zona da Mata de Pernambuco, deixa o trânsito complicado na PE-60. Os manifestantes bloquearam os dois sentidos da rodovia queimando objetos. De acordo com o internauta Marcelo Roque, que está no local, os moradores reivindicam mais uma lombada eletrônica. Eles alegam que muitos acidentes acontecem nesse trecho da PE-60. Já há duas lombadas eletrônicas.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ACIDENTE GRAVE NA ABDIAS DE CARVALHO, COM 2 MORTOS

Dois policiais militares morrem em colisão no Prado Publicado em 06.07.2012, às 16h29 Tweet Fotos: Twitter/@silvinhacaldas Do NE10 Com informações de Rafael Carneiro, da Rádio Jornal Uma viatura da Polícia Militar colidiu contra um poste na tarde desta sexta-feira (06), na Avenida Abdias de Carvalho, próximo à loja Engefrio, no Prado. Dois policias - o tenente coronel do 10º Batalhão, Claúdio Galdino e o major Apuranjy - que estavam no veículo morreram na hora. O motorista da viatura, ainda não identificado, ficou ferido, recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi encaminhado para o Hospital da Restauração. Ele não corre risco de morte. Segundo informações de populares, o veículo do modelo S-10 tentou desviar de um motociclista e acabou colidindo no poste. O advogado Rafael Câmara, que circulava pela via no momento do acidente, relatou que os policias não estavam usando o cinto de segurança. Tuiteiros enviam imagens da aglomeração no local O tráfego no local se encontra congestionadao, nos dois sentidos da Avenida Abdias de Carvalho. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) se encontra no cruzamento, tentando organizar o trânsito. Mais informações em instantes.

CONSTRUÇÃO DO TI SANTA LUZIA ABANDONADO E MISNIT. PÚBLICO CADE VOCÊS É DINHEIRO PUBLICO SENDO DESPERDIÇADO

Tudo parado! É assim como se encontra a construção do terminal integrado de Santa Luzia, zona oeste do Recife, as obras que começaram em 2010 tinha a previsão de entrega e operação em Janeiro de 2011, mas o que vemos no local é uma obra parada e abandonada na qual vem prejudicando tanto os moradores da área como os usuários das linhas que atendem a este terminal, isto porque o ponto de embarque e desembarque das linhas de ônibus que antes era ao lado da estação foi transferido para uma rua distante fazendo com que muitos usuários caminhem quase 500 metros para chegar ao ponto de ônibus provisório. Este terminal fica próximo a Avenida Recife, considerada uma das principais vias da cidade, visto que liga a zona sul com a BR-101. A operação deste terminal se dará com 08 linhas que serão integradas junto com o metrô e estudos indicam um atendimento diário a mais de 15 mil pessoas. A placa da obra que lá se encontra, acusa o prazo de termino da obra em Janeiro de 2011, e nenhum operário foi encontrado para contar história. Os moradores reclamam que a área do terminal em construção virou ponto de drogas e que a noite é muito perigoso tanto para eles como para os usuários. Segundo a secretária das cidades, este terminal está a obra está sendo relicitada, em virtude da readequação do projeto. No momento, o processo licitatório está na fase do julgamento de habilitação. Após a conclusão da concorrência, que deve ocorrer até o início de Agosto deste ano, a SECID dará a ordem de serviço para a finalização do empreendimento. O estimado é que o Terminal fique pronto em seis meses, após a ordem de serviço. Blog Meu Transporte

quinta-feira, 5 de julho de 2012

FIM DA GREVE

quinta-feira, 5 de julho de 2012 O Tribunal Regional do Trabalho da 6º Região (TRT-PE) decretou o fim da greve dos rodoviários do Grande Recife, no julgamento do dissídio coletivo da categoria, realizado na tarde desta quinta-feira (5). Por unanimidade, os desembargadores consideraram a greve abusiva; por maioria, ficou determinado que o reajuste salarial será de 7%. Os motoristas e cobradores devem voltar ao trabalho a partir da meia-noite desta sexta-feira (06). A desembargadora Nise Pedroso foi a relatora do dissídio dos rodoviários. Em seu voto, ela declarou abusivas as paralisações do dia 27 de junho e as realizadas a partir de 3 de julho. "Os rodoviários não avisaram o patronato nem a população com 72 horas de antecedência e as negociações não haviam sido esgotadas", afirmou. Segundo o voto da relatora, haverá desconto nos salários pelos dias parados. O reajuste salarial determinado pela corte segue a proposta do Ministério Público do Trabalho. "Os 31% pedidos pela categoria estão distantes dos índices do INPC [Índice Nacional de Preços ao Consumidor]", disse a desembargadora. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários no Estado de Pernambuco (STTRE-PE), Patrício Magalhães, assegurou que a categoria vai voltar ao trabalho. "Decisão judicial não se discute. O reajuste não era o esperado, mas é maior que o que foi dado em outros estados", comentou. Do lado de fora da sede do TRT, no entanto, o clima entre os grevistas é de insatisfação. Aos gritos de "Fora, Patrício", a multidão afirma que não vai encerrar a greve. Antes dos votos dos integrantes do tribunal, o advogado do Sindicato das Empresas de Transporte (Urbana-PE) conversou com a imprensa. "Eu peço a abusividade do movimento grevista e a reposição dos pisos e salários com percentual de 5% de reajuste. As cláusulas sociais foram conciliadas", disse Antônio Henrique Neuenschwander. Já Eriberto Guedes, defensor do STTRE-PE, pediu "o provimento das reivindicações econômicas e a não abusividade da greve". O procurador Fábio Farias, do Ministério Público do Trabalho, avaliou como "desordenada" a decretação da greve dos motoristas. "Os 7% não são o reajuste dos sonhos, mas há uma falta de parâmetros para definir qual seria o reajuste mais justo. Eu não sei quanto da tarifa vai para o empresário, quanto vai para os custos do serviço. Então, acho que é melhor ficar com esses 7%", ponderou. Informações: G1 PE