domingo, 2 de novembro de 2014

Mobilidade - Camaragibe ganhará nova avenida na Belmiro Correia, ou antiga promessa nunca cumprida pra copa do mundo.

Via absorverá fluxo de carros, motos, caminhões e ônibus convencionais a ser retirado da Avenida Belmino Correia, que passará a servir sobretudo ao BRT

A Região Metropolitana do Recife vai ganhar mais uma avenida. Com 3,6 km de extensão, a nova via será uma paralela da Avenida Belmino Correia (PE-05), principal corredor de Camaragibe e acesso ao Ramal da Copa, em São Lourenço da Mata. Provisoriamente chamada de Avenida do Contorno de Camaragibe, a pista deve receber grande fluxo de carros particulares e ônibus convencionais que seguem para outros municípios, como Paudalho e Carpina. Para isso, a Belmino Correia deverá ter sua circulação restrita ao BRT e veículos que forem acessar comércio e ruas transversais. 

O projeto-executivo, orçado em R$ 30 milhões, está em análise na Caixa. Enquanto isso, segue a elaboração de um estudo de impacto ambiental. “A avenida passará na borda de uma grande área verde. Para que se possa entrar nessa área, é necessário licença ambiental. Mas acreditamos que até o fim do ano o estudo seja concluído. Depende do CPRH”, disse o secretário-executivo de Mobilidade das Cidades de Pernambuco, Gustavo Gurgel. 

Quando da implantação do novo corredor, deverão ser construídas na Belmino Correia estações refrigeradas de BRT, semelhantes às da Caxangá. Duas das quatro faixas da Belmino serão exclusivas ao sistema Via Livre e as outras duas para carros. “Hoje, as paradas do BRT que estão sendo construídas estão nas laterais e o tráfego na Belmino é misto. Não há faixa prioritária para o BRT, o que diminui sua velocidade”, reconhece. 
Para Gurgel, o maior obstáculo à abertura da Avenida do Contorno são as desapropriações, já que elas não estão inclusas no orçamento de R$ 30 milhões. “São recursos a serem captados. Mas ainda não temos o valor necessário para cobrir as desapropriações”, afirma o secretário.

O novo corredor será composto por duas pistas de tráfego misto em sentidos opostos, com largura variando de sete e nove metros, além de um canteiro central de dois metros. Terá início em frente ao Terminal Integrado de Camaragibe e término na interseção com a PE-027, próximo à antiga fábrica Braspérola.  

Inicialmente, o projeto do Corredor Leste/Oeste previa o alargamento da Belmino Correia para criação de faixa de BRT. A hipótese foi descartada devido à grande quantidade de imóveis a serem desapropriados. “Antes de iniciar a implantação do Leste Oeste, foi visto que não daria tempo de fazer o alargamento da Belmino, já que a meta era a Copa. A solução foi construir estações mais simples enquanto não é aberta a via paralela”, disse o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.

Mobilidade -Jaboatão faz diagnóstico sobre uso dos transportes coletivos no município

60 pesquisadores estão envolvidos na ação, iniciada na quarta (29/11). A partir do cenário que será traçado pelos usuários, deverão ser adotadas medidas para melhorar a mobilidade
 
 
 
Com o objetivo de conhecer os usuários de transporte coletivo e os problemas relacionados à mobilidade em Jaboatão dos Guararapes, a Prefeitura - por intermédio da Secretaria Executiva de Mobilidade - iniciou na quarta-feira (29/10) um estudo técnico, através da realização de uma pesquisa, sobre o comportamento da demanda de passageiros que utilizam o transporte público no município.
 
A pesquisa consiste em identificar o número de usuários, bem como os maiores locais de origem e destino. O objetivo é, com o resultado, identificar os pontos críticos (paradas onde o fluxo de usuários é maior), por onde as linhas serão reordenadas e readaptadas. A partir dela, serão tomadas medidas para melhorar a mobilidade e, consequentemente, a satisfação dos usuários, como: aumento da frota, intervalo das viagens e novos itinerários. 
 
A pesquisa será feita da seguinte forma: dois pesquisadores estarão em cada veículo, ficando um na porta dianteira (por onde geralmente o passageiro realiza o embarque), responsável por entregar um cartão que identificará onde o usuário subirá (local de origem), e o outro portará um envelope em que serão guardados os cartões com o destino escrito (pelo próprio pesquisador) no verso. Além disso, no terminal de cada linha, um terceiro pesquisador anotará todas as viagens feitas durante o dia. Ao todo, 60 profissionais, entre funcionários da Prefeitura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, estarão envolvidos na ação, que ocorrerá nos dias úteis (de segunda a sexta) e alguns sábados e domingos.
 
De acordo com o secretário Executivo de Mobilidade, Werner Brito, os pesquisadores receberam um treinamento e estão totalmente aptos para contribuir com este levantamento. “Eles estão muito bem preparados, o que possibilitará um resultado com segurança para que tenhamos um quadro real da rede de transportes do Jaboatão.  Esta pesquisa nos dará um diagnóstico completo de como o setor funciona no município”, explicou.

“Depois do estudo, faremos um levantamento linha a linha. Esse trabalho nos fornecerá subsídios para que sejam tomadas, onde for o caso, medidas para melhorar a mobilidade dos usuários”, completou Fátima Dantas, Gerente de Transporte do Jaboatão.

sábado, 1 de novembro de 2014

Blog Grande Recife Mobilidade PE - Entrega de BRTs no Ceará teve festa com direito a cobertura da Mob Ceará.

Ceará Diesel realiza entrega dos ônibus articulados

A Ceará Diesel, concessionária Mercedes-Benz no Estado do Ceará, realizou, na noite da última quinta-feira (30/10), uma solenidade que oficializou a entrega de um total de sete ônibus articulados da marca alemã, que deverão operar já no próximo mês nas ruas de Fortaleza.

Com enorme satisfação, a equipe MOB Ceará marcou presença no evento, que teve cunho histórico, remetendo à solenidade de entrega dos primeiros articulados de Fortaleza em fins de 1989.

Durante o evento, três unidades dos ônibus articulados Mercedes-Benz marcaram presença enquanto encantavam os privilegiados presentes: O Neobus Mega BRT de prefixo 12499, pertencente a Viação São José, e os Viales BRT 42418 da Dragão do Mar e 02400 da Viação Fortaleza. Este último estava estacionado estrategicamente na lateral da concessionária.


A festa, que contou com várias autoridades e empresários, buscou mostrar aos espectadores este grande marco para o sistema de transporte público de Fortaleza - SIT, que, agora, passa a contar com ônibus mais possantes, confortáveis e com maior capacidade de transporte.


Destaque para a tecnologia embarcada no evento, pois as dúvidas dos espectadores sobre os veículos eram sanadas por uma "secretária virtual", que estava à disposição no centro do salão da Ceará Diesel.

As diversas características dos ônibus articulados foram evidenciadas durante o evento. Foi apresentado um vídeo que ilustrou um pouco dos preparativos da chegada dos ônibus articulados e a implantação no sistema BRT na capital cearense, com entrevistas de diversas personalidades do setor do transporte. O vídeo foi produzido por Jorge Andrade, o mesmo designer que assinou o projeto da mais recente pintura do SIT.

Pouco depois ocorreu a entrega simbólica das chaves dos ônibus, que reuniu vários empresários. 


Em alusão à "sanfona" da articulação dos novos veículos, o sanfoneiro Waldonys foi convidado para animar os convidados com sua música de raiz. O cantor sacudiu o ambiente com suas canções, e até levou a música para a viagem inaugural do ônibus da Viação Fortaleza, que estava à disposição para um passeio com os convidados pelas ruas de Fortaleza.


O evento foi um sucesso, sucesso este que repercutiu em vários canais da mídia e mostrou a importância da chegada dos novos ônibus articulados de Fortaleza.


O MOB Ceará agradece o convite feito pela Ceará Diesel, e se orgulha de fazer parte desta etapa da história do transporte coletivo da capital.


Fonte: MOB Ceará

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Mobilidade - Passageiros analisam os prós e contras do TI Tancredo Neves

Lorena BarrosDo JC Trânsito
O TI Tancredo Neves, inaugurado em 2013, recebe críticas constantes dos passageiros / Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
O TI Tancredo Neves, inaugurado em 2013, recebe críticas constantes dos passageirosFoto: Lorena Barros / JC Trânsito
Os últimos meses de 2014 têm sido de muita expectativa para aqueles que utilizam transporte público na Grande Recife. A inauguração do Terminal Integrado Largo da Paz, no final de setembro, beneficiou cerca de três mil pessoas. Em Joana Bezerra, cerca de 50 mil passageiros também serão beneficiados com a expansão do Terminal Integrado, previsto para ser entregue até o final do mês de outubro – promessa não cumprida – após dois anos de obras.
Segundo o Consórcio Grande Recife, a inauguração de mais quatro terminais integrados na Região Metropolitana do Recife (Prazeres, Abreu e Lima, III Perimetral e IV Perimetral) também está prevista ainda para este ano. 
Os terminais integrados oferecem para os passageiros da RMR a facilidade de poder percorrer longas distâncias (já que estão presentes desde o município de Igarassu até o Cabo de Santo Agostinho) pagando apenas uma passagem. Ainda assim, para a instalação desse sistema, algumas mudanças nos itinerários e até mesmo a extinção de algumas linhas ocorreram, desagradando a alguns passageiros, principalmente no Terminal Integrado Tancredo Neves, inaugurado em 2013, localizado na Zona Sul do Recife. O terminal recebe cerca de 49 mil pessoas diariamente e é alvo de críticas e elogios.
Um dos afetados pela extinção de linhas de ônibus para circulação no TI Tancredo Neves foi o estudante de engenharia de produção, Rafael Velôzo, 20 anos, que mora em Piedade, Zona Sul do Recife, e estuda na UFPE, no bairro da Várzea, Zona Oeste da cidade. Com a abertura do TI Tancredo Neves, o estudante não tem mais a  opção de pegar o ônibus Candeias/Dois Irmãos e realizar apenas uma viagem no percurso de casa para a faculdade. Antes do terminal, para voltar para casa, o estudante podia pegar o CDU/Shopping (que era a linha que realizava o percurso sem desvios pelo bairro do Ipsep) até Boa Viagem, onde pegava outro ônibus para Piedade. Para ele, o ponto negativo está na lógica dos terminais integrados, que estão sempre lotados e por muitas vezes não respeitam os intervalos estipulados para saída de ônibus. O tempo médio que Rafael leva para chegar à faculdade, quando o trânsito está tranquilo, é de 1h15. Assim como o tempo, o desconforto dentro dos ônibus também aumentou. O ponto positivo do Terminal Integrado, por sua vez, é a economia: antes, o estudante pagava R$ 3,25 numa passagem Vale B ou R$ 4,30 pegando dois ônibus. Hoje, paga o valor único de R$ 2,15, essa economia, por sua vez, não compensa o desconforto. 
A estudante Tamires Coutinho, 20 anos, também aponta os efeitos negativos da criação do TI Tancredo Neves. Ela confessa que não gosta do terminal porque precisa enfrentar muitas filas e confusões diariamente. Segundo a estudante, à noite chega ser ainda pior, já que ela depende da linha Candeias e enfrenta uma fila enorme por conta da demora do ônibus. “Nunca pensei na vida que iria dizer isso, mas sinto muita falta do Candeias/Dois Irmãos. Ao menos eu tinha uma noção de quando ia chegar em casa ou na UFPE. Agora é só na sorte”, confessa a estudante.
Diante de tantas desaprovações, encontramos passageiros que aprovam a situação do terminal: a estudante Linda Cordeiro, de 19 anos, mora no bairro da Imbiribeira e considera o Terminal Integrado como de grande ajuda. Para ela, ficou mais fácil não só chegar à faculdade, na Zona Oeste do Recife, como também de se locomover para o bairro de Boa Viagem e até mesmo para a Zona Norte, quando não tem a opção de pegar o metrô. Para ela, a maior vantagem do Terminal Integrado é a vasta quantidade de coletivos a qual tem acesso.
Questionado sobre a funcionalidade dos Terminais Integrados, que extinguiram algumas linhas de ônibus, o Consórcio Grande Recife, responsável pelos Terminais Integrados da RMR, afirmou que os terminais foram constuídos para proporcionar aos usuários um maior número de deslocamentos, por toda a Região Metropolitana do Recife, pagando apenas uma passagem e ainda com integração ao metrô. 
O professor-doutor do departamento de Engenharia Civil da UFPE, Oswaldo Lima Neto, especialista em Transporte Público, afirma que, dentro do contexto apontado por muitos passageiros do Terminal Integrado Tancredo Neves, o sistema de integração pode não parecer benéfico, pois na realidade ele exige um trasbordo, que acrescenta tempo a viagem. Por conta disto, o transbordo deve ser feito nas melhores condições possíveis, local seguro, limpo, iluminado, onde as filas sejam pequenas e rápidas, e que a linha que se tome tenha um intervalo pequeno que ajude a compensar a perda de tempo do transbordo. "A integração é feita visando racionalizar as linhas do sistema, pois muitas vezes temos linhas saindo de bairros diferentes mas com um mesmo destino, onde a partir de um dado ponto tem o mesmo percurso, levando-as para um terminal e de lá saindo com um ônibus maior (articulado) com intervalos menores pode-se diminuir custos do sistema. Além disso, quando a pessoa chegam nos terminais de integração elas podem escolher qualquer destino na RMR sem pagar outra tarifa, o que não ocorria antes , pois ao ter de pegar outro ônibus teria de pagar outra tarifa", afirma Oswaldo.
Baseado nos números da evolução da frota de automóveis da cidade, o professor afirma que cerca de 350 carros novos são adquiridos diariamente em Recife, onde as ruas, que não tem mais possibilidade de expansão, se tornam cada vez mais congestionadas. Nesses casos, medidas têm que ser tomadas para que o transporte público seja privilegiado. Ele aponta como exemplo uma das medidas tomadas pela prefeitura, nas imediações do TI Tancredo Neves: a instalação de um corredor exclusivo para ônibus na Avenida Mascarenhas de Morais, que tornou a viagem daqueles que saem do terminal para o Centro mais rápida. Para o professor, se as investidas na melhoria do transporte público da cidade não ocorrerem, a situação não melhorará

Via Metropolitana Norte - Jardim Atlântico terá nova circulação viária Plano de mobilidade, que foi adiantado à Folha, será apresentado aos moradores



Em função da Via Metropolitana Norte, a Secretaria de Transporte e Trânsito de Olinda irá implantar até o final este ano um novo plano de circulação viária no bairro de Jardim Atlântico. As principais mudanças, adiantadas com exclusividade à Folha de Pernambuco, serão: a rua Aloísio de Azevedo e a avenida dos Guararapes, paralelas da avenida Fagundes Varela (principal corredor viário da localidade), deixarão de ser mão dupla e assarão a ter fluxo único no sentido da rua Pedro Álvares Cabral. Além dessas alterações, as 11 vias transversais, como a Catulo da Paixão Cearense, também terão mão única, alternando a direção entre elas. Do mesmo jeito que ocorre na avenida Beira Mar. Mas, antes destas transformações serem implementadas, haverá uma reunião com a população, marcada para ocorrer até a próxima semana, com divulgação de panfletos e orientação através dos gentes de trânsito.
Quem passa diariamente por essas vias já deve ter obervado que em alguns trechos as sinalizações verticais, como placas, já foram colocadas. No entanto, algumas estão cobertas com um saco plástico preto, já que as mudanças ainda não foram implantadas. Antes da execução, a prefeitura também vai sinalizar horizontalmente as ruas, coma pintura do meio-fio, das faixas de pedestres e das lombadas. “Vamos ter uma conversa com a população para explicar e discutir essas propostas, que podem ser ajustadas durante essa reunião. Quem passa por esses lugares diariamente pode contribuir com a melhoria do projeto”, explicou a diretora de Mobilidade Urbana de Olinda, Karla Leite.
O objetivo do Governo Municipal é adequar essas mudanças às alterações que vão acontecer por causa da Via Metropolitana Norte. Por isso, algumas transformações podem não fazer sentido agora, mas quando todas as obras estiverem concluídas ficarão mais claras. Com a Via Metropolitana, a rua Aluísio de Azevedo, que hoje acaba na rua Professor Olimpio Magalhães, se prolongará até as proximidades da Praça Procurador Pedro Jorge, através de uma nova ponte que será feita sobre o Canal do Fragoso. Com isso, os motoristas podem seguir até a rua Pedro Álvares Cabral, evitando a Fagundes Varela que, em horários de pico, fica completamente congestionada.
A Diretoria de Mobilidade Urbana de Olinda estuda ainda a inversão do fluxo das ruas Santa Luzia/Manoel Graciliano de Souza e Santa Terezinha. Elas fazem a ligação da avenida Fagundes Varela coma avenida Coronel Frederico Lundgren, em Rio Doce. Atualmente, a rua Santa Luzia segue num sentido e a Santa Terezinha num outro. Por essas vias, circulam linhas de ônibus. E a alterações estão sendo pensadas por causa desses coletivos. “Essa é uma demanda antiga. É que atualmente existe uma retenção no giro à esquerda quando o transporte público chega à Frederico Lundgren. Invertendo o fluxo, esse problema seria minimizado já que a pista é mais larga e o giro seria mais rápido e não obstruiria duas faixas”, explico Karla Leite. Essa intervenção também será discutida com população.
fonte: Folha PE