domingo, 23 de novembro de 2014

AUMENTO DE PASSAGEM EM JANEIRO E FELIZ 2015 E BOAS FESTAS!


Dezessete meses depois de cancelar um aumento de 5,53%, anunciado para as tarifas de ônibus do Grande Recife, o governo pernambucano começa a admitir a possibilidade de reajuste das passagens. Pelos cálculos do empresariado do setor, a tarifa necessária para equilibrar o sistema, hoje, seria de R$ 2,67 para o anel A, que hoje é R$ 2,15 (um aumento de 24,2%). O governo fez contabilidade diferente e chegou a R$ 2,50 (16,3%), valor que seria menor, pois foi calculado sem considerar o subsídio de R$ 13,2 milhões a ser bancado pelo Estado ainda este ano. O fato é que o tema voltou à discussão.

O presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nelson Menezes, diz que está aguardando informações do empresariado para levá-las ao atual e ao futuro governador, João Lyra e Paulo Câmara, respectivamente. “Até o final do ano teremos definido se haverá aumento de tarifa ou subsídio, mas seja o que for, só deve vigorar no próximo ano”, salienta. Ou seja: caberá ao governador eleito definir se quem vai pagar a diferença entre custo e receita são os usuários (como sempre ocorreu), o governo (como previsto na licitação), ou ambos.

“Se não chegarmos a R$ 2,67, será necessário complementar com mais subsídio”, declara o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, lembrando que o setor está há três anos sem aumento e isso repercute na qualidade do serviço. “Estamos utilizando os recursos destinados à depreciação da frota e nossa própria remuneração para cobrir os custos. Ou seja, deixa-se de investir em renovação dos veículos. Não fosse a aquisição de 180 BRTs, a idade média da frota já estaria acima dos 4,3 anos. Há ônibus rodando que são de 2005”, destaca.

SUBSÍDIO
As empresas já tiveram desoneração do PIS/Cofins em maio do ano passado (era 3,65%) e do ICMS sobre o combustível (8,5%) em junho, mas isso não teria sido suficiente para cobrir os custos, que aumentaram com a aquisição de 180 BRTs (ônibus de trânsito rápido), cada um ao custo de R$ 750 mil. A alternativa seria o governo bancar as gratuidades.

Constam, no sistema, mais de 37,8 mil pessoas cadastradas que não pagam passagem e mais 53,1 mil com direito, também, a acompanhante. Desse total, 42% são deficientes físicos e 45%, mentais. O número de novos pedidos de gratuidade se mantém em mais de 1 mil ao mês. Para confirmar que essas pessoas têm direito ao benefício e controlar o uso da gratuidade, esses passageiros estão realizando a biometria. Até o final do ano, todos deverão estar com as digitais cadastradas.

Idosos, policiais, carteiros e estudantes também entram na conta. Só a meia gratuidade para os estudantes representa uma redução na receita bruta de 14,48%.

Por Margarette Andrea
Informações: Jornal do Comércio

sábado, 22 de novembro de 2014

USUÁRIOS DOS CURADOS DEVEM UTILIZAR LINHAS DO TIP


Os moradores dos bairros Curado II e Curado IV devem ficar atentos as mudanças que acontecerão a partir deste sábado (22). Os usuários que desejarem se deslocar entre os Curados, nos finais de semana, devem utilizar as linhas alimentadoras do Terminal Integrado do TIP. São elas: 351 - Curado II/TI TIP, 361 - Curado IV (Rua 14)/TI TIP, 363 - Curado IV (Av. 01)/TI TIP, 348 - Curado V/TI TIP e 219 – TI Jaboatão (Sancho)/TI TIP. A linha 304 - Circular (Curados) deixará de operar aos sábados. Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

BRT NORTE /SUL - VIA LIVRE NORTE / SUL PASSA A OPERAR NOS FINAIS DE SEMANA


Os usuários do Via Livre Norte/Sul ganharão mais opções de deslocamentos nos finais de semana. É que a partir do próximo sábado (22), a linha 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) passará a operar aos sábados e domingos. Com isso, houve um acréscimo de 44 viagens no sábado e 15 no domingo. A melhoria do serviço também implica nos horários das viagens, que foram estendidas até às 23h30.

A linha circulará nos dois dias, com seis BRTs, realizando 64 viagens por dia, com um intervalo de 15 minutos, a partir das 4h10. Ela atenderá todas as estações em operação do corredor: São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Tacaruna, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República. 

Para mais informações, os usuários dispõem da Central de Atendimento ao Cliente no número 0800.081.0158.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

VEM - Agora é possível recarregar o VEM através do smartphone


O aplicativo da Rede Ponto Certo, que possibilita a recarga de bilhetes de transporte público através de smartphones, está disponível no Recife. Através da ferramenta, é possível realizar a consulta de saldo do cartão VEM, além da compra de créditos que serão revertidos em passagens nos coletivos.
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Estas facilidades, no entanto, só funcionam em aparelhos com o sistema Android compatíveis com a tecnologia NFC, que permite a troca de dados por aproximação.
Para realizar a consulta de saldo, por exemplo, basta aproximar o cartão VEM do smartphone com o aplicativo aberto. Aproximadamente 170 aparelhos são compatíveis com o software.
Para baixar a ferramenta, basta acessar a Google Play através de um smartphone compatível. 

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

BRT vs ACIDENTE - Mulher fica ferida ao cair entre ônibus e estação de BRT durante desembarque


Testemunhas dizem que vítima se desequilibrou ao se chocar com outro passageiro


Uma mulher ficou ferida, no início da tarde desta segunda-feira (17), ao desembarcar de um ônibus da linha 1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto), que integra o sistema Via Livre do Corredor Norte-Sul. As informações, repassadas através do WhatsApp FolhaPE (81 8187.9290), dão conta de que a vítima se desequilibrou ao se chocar com outro passageiro e caiu no espaço entre o veículo e o ponto de parada. O caso ocorreu na estação Tacaruna, que fica na avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife.
Conforme testemunhas, a mulher teve ferimentos na perna e chegou a desmaiar após bater a cabeça, mas recobrou a consciência segundos após ser retirada do ponto do acidente. Ainda de acordo com populares, a vítima aguardou atendimento dentro do ônibus. A viagem foi interrompida e todos os passageiros receberam a recomendação de descer do veículo.
Ao contrário do sistema convencional, o acesso de pedestres durante o uso do Bus Rapid Transit (BRT) é semelhante ao do metrô, ou seja, o passageiro embarca e desembarca do ônibus no mesmo nível do ponto de parada, sem precisar de rampas ou escadas. O cuidado necessário é justamente com o deslocamento entre um lado e outro.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Recife confirmou que uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi deslocada para atender à ocorrência, e que a vítima foi socorrida consciente. Não há informações, porém, sobre seu estado de saúde e para onde foi levada.

Protesto Agamenon - e o transito esta parado.

Trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima protestam em avenida no Recife

Eles reclamam de salários atrasados e condições precárias em alojamentos.
Grupo fechou parte da Agamenon Magalhães e segue em passeata.

fonte : G1 PE
Manifestantes protestam contra atraso de salários e condições precárias em alojamentos. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Manifestantes protestam contra atraso de salários e condições precárias em alojamentos. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)
Trabalhadores da empresa Alusa Engenharia - de montagem industrial, que atua na Refinaria Abreu e Lima - bloquearam um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, área central doRecife, na manhã desta quarta-feira (19) em protesto contra salários e benefícios financeiros atrasados. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav-PE), Aldo Amaral, cerca de 500 trabalhadores se reúnem em frente do Ministério do Trabalho e Emprego, no bairro do Espinheiro, e devem seguir para a sede do governo de Pernambuco, no Centro da cidade.
Segundo Aldo, a mobilização começou às 6h, mas a avenida só foi fechada por volta das 7h30, no sentido Olinda/Derby. Ele alega que a empresa deixou seis mil trabalhadores com salários atrasados e 1,7 mil funcionários sem vale-alimentação e refeição. Os trabalhadores estariam em situações precárias, como alojamentos sem energia, água e limpeza.
“Muitos que foram demitidos não receberam verba indenizatória ainda. Muitos dos alojados estão em condições sub-humanas, sem alimentação, sem lugar para dormir, com péssimas condições de higiene, sem dinheiro para comprar passagem para ir para casa. É como se a escravidão estivesse de volta e a Refinaria fosse o protagonista disso”, critica Aldo Amaral.
Em nota, a empresa Alusa Engenharia, que agora atende por Alumini Engenharia, informou que pretende solucionar o caso o “mais rapidamente possível” e que está em acordo com o contratante da obra para que os pagamentos sejam liberados.

A Alumini ainda afirma que “os valores que a empresa tem a receber do contratante referem-se a aditivos de serviços já executados, fruto de alterações nos projetos originais solicitadas pelo contratante, como mudança de escopo, quantidades, prazos etc., previstos em contrato, que ainda estão em análise por instâncias superiores da Petrobras e integram as obras sob responsabilidade da Alumini Engenharia na Refinaria Abreu e Lima”.

Segundo a empresa, somente após a liberação desses aditivos é que a Alumini poderá faturar os serviços já executados e receber por eles.
Grupo fechou um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)Grupo fechou um dos sentidos da Avenida Agamenon Magalhães, na área central do Recife. (Foto: Kety Marinho/TV Globo)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Camaragibe -Trecho do metrô na Linha Centro está sem funcionar ,mas roubo de cabos.

fonte: JC Trânsito
Internautas pelo Twitter do @JCTrânsito e ComuniQ reclamam de super lotação nas estações no horário de pico e das interdições nas estações. / Foto: Claúdio Xavier /ComuniQ
Internautas pelo Twitter do @JCTrânsito e ComuniQ reclamam de super lotação nas estações no horário de pico e das interdições nas estações.Foto: Claúdio Xavier /ComuniQ
Um trecho do metrô na Linha Centro está interditado e sem operar, nesta terça-feira (18). As estações entre Coqueiral e Camaragibe estão sem funcionar sendo necessário fazer um desvio. A assessoria do Metrorec informou que o problema pode ter sido causado por roubos do cabo de alimentação. As estações interditadas são Coqueiral, Alto do Céu, Curado, Rodoviária, Cosme & Damião e Camaragibe.
Ainda segundo a Metrorec, técnicos estão no local tentando identificar o problema e repara-lo. Os usuários que pretendem ir para Camaragibe necessitam descer na Estação Barro e pegar um ônibus com destino à Camaragibe.
Estação Camaragibe interditada
Estação Camaragibe interditadaFoto: @criscronos /Twitter
A Linha Centro com destino à Jaboatão e a Linha Sul estão funcionando normalmente.
Internautas pelo Twitter do @JCTrânsitoComuniQ reclamam de super lotação nas estações no horário de pico e das interdições nas estações.

Incêndio - Artefato em chamas é lançado em ônibus no Recife e fere passageiras


Mulheres foram levadas ao Hospital da Restauração com queimaduras.
Coletivo foi atacado ao parar em ponto na Av. Agamenon Magalhães.

Do G1 PE
Objeto atirado em ônibus deixou pelo menos duas pessoas feridas com queimaduras (Foto: Luna Markman / G1)Objeto atirado em ônibus deixou pelo menos duas pessoas feridas com queimaduras (Foto: Luna Markman / G1)
Ao menos duas passageiras ficaram feridas depois que um artefato em chamas foi lançado para dentro de um ônibus na tarde desta terça-feira (18). O coletivo, que fazia a linha Xambá-Joana Bezerra, passava pela Avenida Agamenon Magalhães, em Santo Amaro, área central do Recife, quando foi atacado, segundo a Polícia Militar. Bancos e partes do veículo ficaram queimados. As vítimas foram socorridas e levadas ao Hospital da Restauração (HR).
A PM acredita que o ataque ao ônibus foi retaliação a uma ação do Grupo Tático de Apoio Itinerante (Gati) realizada na segunda e nesta terça contra o tráfico de drogas. Um adolescente morreu e duas mulheres ficaram feridas em troca de tiros em uma comunidade do bairro de Santo Amaro, nas proximidades do local onde o veículo foi atacado.
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Motorista disse que suspeito apontou arma contra ele, impedindo que veículo saísse (Foto: Luna Markman / G1)Motorista disse que suspeito apontou arma contra ele,
impedindo que veículo saísse (Foto: Luna Markman / G1)
O motorista Hamilton Ferreira contou que o coletivo estava cheio, com passageiros em pé, e foi atacado ao parar em um ponto na via. “Uns meninos chegaram, até um armado, apontando a arma para mim, para eu não sair com o ônibus enquanto outros mandavam todo mundo descer. Depois, vi que o ônibus já estava pegando fogo. Uma senhora saiu com as pernas queimadas, foi um desespero".
Um dos passageiros, o servente Wellington José, disse que houve tumulto. “Estava voltando para casa quando o ônibus parou e começou a confusão. O pessoal saiu correndo, saindo pela mesma porta, e eu acho que pisei em algum buraco, torci meu pé. Não sei o que aconteceu aí dentro [na comunidade], mas a gente não tem culpa de nada. Eu ajudei até a socorrer uma senhora que saiu toda queimada”.
O comandante do 16º BPM, tenente-coronel Jailton Pereira, informou que o ataque ao ônibus deve ter relação com ações da corporação no bairro. “Desde ontem a gente vem com operações em Santo Amaro. Ontem, pela manhã, houve um homicídio dentro da comunidade e, à tarde, houve troca de tiros onde duas civis ficaram feridas. Hoje [terça] pela manhã, o Gati efetuou abordagens e houve nova troca de tiros. Um elemento veio a falecer. Um menor ainda foi apreendido e outro conseguiu fugir. Tudo indica que, por conta dessa morte, houve uma paralisação na [Avenida] Agamenon por volta das 15h30, que a gente conseguiu controlar, e por volta das 17h, houve esse incidente com o ônibus”, detalhou.
 
Passageiro Wellington José disse que ajudou a socorrer uma senhora que teve queimaduras nas pernas (Foto: Luna Markman / G1)Passageiro Wellington José disse que ajudou a socorrer uma senhora que teve queimaduras nas pernas (Foto: Luna Markman / G1)
De acordo com o comandante, o adolescente morto no tiroteio já tem histórico de apreensões. "Durante o protesto mais cedo, eu até conversei com a mãe do rapaz que foi morto. Disse para ela que a perícia da Polícia Civil vai checar [de onde veio a bala que matou o jovem] com os exames apropriados".

Policiais do 16º Batalhão da Polícia Militar realizam diligências para tentar capturar suspeitos de jogar o objeto em chamas no coletivo. Dois adolescentes de 15 e 17 anos chegaram a ser detidos, mas ainda não se sabe se eles têm participação no caso. Eles foram levados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). "Nós vamos pedir imagens do ônibus para confrontar com os suspeitos apreendidos", acrescentou o comandante.

O HR confirmou que duas passageiras deram entrada na unidade com queimaduras nas pernas e receberam atendimento médico.
Objeto incendiário destruiu cadeiras do ônibus (Foto: Luna Markman/G1)Chamas destruíram cadeiras do coletivo (Foto: Luna Markman/G1)
Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de incendiar ônibus (Foto: Luna Markman/G1)Dois adolescentes foram apreendidos suspeitos de arremessar objeto com fogo em ônibus (Foto: Luna Markman/G1)

sábado, 15 de novembro de 2014

Incendio - Paraliza Metrô de Recife.

Joana Bezerra

Incêndio paralisa sistema do metrô na Grande Recife

Do NE10
De acordo com o Metrorec, o fogo não teria atingido a linha férrea e que por isso o metrô continua funcionando normalmente / Foto: Gustavo Belarmino/NE10
De acordo com o Metrorec, o fogo não teria atingido a linha férrea e que por isso o metrô continua funcionando normalmenteFoto: Gustavo Belarmino/NE10
Um incêndio em um matagal próximo à linha do metrô de Joana Bezerra provocou a paralisação tanto da linha sul, como a do centro, na Grande Recife. Bombeiros já estão no local tentando combater as chamas na Rua Regência, no bairro de São José, que fica ao lado da linha do metrô. O sistema só poderá voltar a funcionar quando o fogo tiver sido controlado pelos bombeiros. Não há feridos.

De acordo com o Metrorec, órgão responsável pelo metrô, o incêndio não foi acidental e sim provocado. Para que os bombeiros pudessem entrar na área da linha férrea, foi necessário cortar a energia do metrô que usa mais de 3 mil volts, paralisando assim todo o sistema.

Segundo o corpo de bombeiros, o fogo não coloca em risco as residências da área. Ao todo, três viaturas estão tentando combater o incêndio.
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Incêndio 15.11.14


Crédito: Gustavo Belarmino/NE10

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BRT NORTE / SUL - INAUGURAÇÃO DE 4 ESTAÇÕES.

  • Notícia publicada em 14/11/2014 | 07:00

    Via Livre Norte/Sul ganha mais quatro estações

    Os usuários do Via Livre Norte/Sul contarão com mais quatro opções de embarque e desembarque a partir da próxima segunda-feira (17). As estações Aloísio Magalhães, Jupirá, Cidade Tabajara e São Salvador do Mundo, localizadas em sequência após o Terminal Integrado da PE-15, começarão a operar das 5h30 às 22h30.

    Como as novas estações estão localizadas após o TI PE-15, elas serão atendidas neste momento apenas pela linha Via Livre BRT que sai do TI Pelópidas Silveira, a 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto), que circula de segunda a sexta das 5h30 às 22h30.

    Com o início da operação desses novos pontos de embarque e desembarque, o Corredor Norte/Sul passa a contar com oito estações em funcionamento, são elas: São Salvador do Mundo, Cidade Tabajará, Jupirá, Aloísio Magalhães, Tacaruna, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República.

    A expectativa é que o Via Livre Norte/Sul passe a atender 19 mil passageiros por dia, 1 mil a mais com o começo da operação das quatro estações.
     


    quarta-feira, 12 de novembro de 2014

    BRT BRASIL - RIO DE JANEIRO FAZ SUA LIÇÃO DIREITO E DAR UM SHOW EM MOBILIDADE,ENQUANTO RECIFE VIVE COM SUAS GAMBIARRAS

    Além dos BRTs Transcarioca e Transoeste, já em operação, e do Transolímpica e Transbrasil, com inaugurações previstas para 2015 e 2016, a Região Metropolitana do Rio deve ter mais dez corredores exclusivos de ônibus articulados até 2018. Entre os projetos, preparados em conjunto pela Fetranspor e a Câmara Metropolitana de Integração Governamental, vinculada ao governo do estado, um dos mais polêmicos é o que prevê a implantação de um BRT na Ponte Rio-Niterói.
    A proposta, que ainda é dúvida, enfrenta resistência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Há previsão de quatro BRTs na Baixada, quatro no Leste Fluminense e um no recém-inaugurado Arco Metropolitano, de Duque de Caxias a Itaguaí. 

    Os projetos, que visam a desafogar o trânsito em várias vias expressas e promover uma maior integração entre as cidades da Região Metropolitana, foram citados pela diretora de Mobilidade Urbana da Fetranspor, Richele Cabral, durante a 4ª Conferência Cidades Verdes, que reuniu, na semana passada, intelectuais, políticos e ativistas ligados à preservação do meio ambiente e à mobilidade urbana, na Firjan. 

    “O que nós temos pensado para o futuro do estado é uma malha completa. Caso todos esses estudos saiam do papel, mais de 60% da população da Região Metropolitana estarão se locomovendo com transporte de massa em quatro anos”, afirmou Richele, ainda guardando segredo sobre as localizações, os orçamentos e qualquer detalhamento das obras. 

    O gerente de Mobilidade da Fetranspor, Guilherme Wilson, contou que as informações completas dos empreendimentos serão apresentadas nesta semana durante o 16º Etransport, um dos maiores eventos do setor de transportes do país, que ocorrer entre quarta e sexta-feira no Riocentro.

    Transbaixada

    Entre os dez BRTs em estudo, três já eram conhecidos e vêm sendo reivindicados: o Transbaixada, que, em seu primeiro trecho, vai ligar a Rodovia Washington Luís à Via Dutra ao longo do Rio Sarapuí, prometida no primeiro mandato do ex-governador Sérgio Cabral; o Transoceânica, que prevê a integração de ônibus, bicicletas e estação hidroviária para reduzir o tempo de percurso entre a Zona Sul de Niterói e a Região Oceânica, além de dar acesso às barcas; e o corredor expresso de São Gonçalo, que ligará os bairros Santa Izabel e Gradim, cruzando todo o município. O único com obras em andamento é o Transoceânica, que deve ficar pronto em 2016. 

    Estariam ainda na lista a instalação de corredores exclusivos de ônibus ao longo das rodovias RJ-104 (Rio-Manilha) e RJ-106 (Amaral Peixoto), no Leste Fluminense. Contatado pelo DIA para dar mais esclarecimentos, o coordenador da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro, não foi localizado.

    Agência reguladora tenta impedir a obra na Ponte 
    A ANTT descartou a hipótese de um BRT na Ponte Rio-Niterói, por onde passam 160 mil veículos por dia. Recentemente, a Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio solicitou à agência reguladora que incluísse o projeto na licitação da concessionária que administrará a via nos próximos 30 anos. 
    O contrato com o Grupo CCR, atual administradora, vence em junho. Foi cogitada a implantação de linha de metrô na Ponte. Técnicos da ANTT avaliaram que, além de extrapolar o investimento previsto, o projeto comprometeria a fluidez do trânsito, já que tiraria uma das quatro pistas e até o acostamento. Em abril, o então secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, sugeriu a construção de baia externa para o metrô. Segundo o subsecretário de Transportes, Delmo Pinheiro, o elevado foi construído com viabilidade para o projeto.

    Ar ficará mais puro com menos 800 ônibus na rua 
    Caso se tornem realidade, não é só o trânsito que os novos BRTs vão aliviar: a qualidade do ar será favorecida, como destacou a diretora de Mobilidade da Fetranspor, Richele Cabral. Segundo ela, estudos de impactos ambientais feitos pela federação projetaram reduções significativas da emissão de poluentes na atmosfera quando todos os corredores, somados às faixas de BRT e BRS já existentes e ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Centro, estiverem concluídos.

    Análises estimam que, até 2018, investimentos em transportes proporcionarão queda de 7% de monóxido de carbono, 20% de gases hidrocarbonetos, 7,5% de NOX, 22% de material particulado e 5% de gás carbônico. “Com o BRT aumentou-se a velocidade do sistema, reduz a frota em 800 ônibus e o tempo de congestionamento, caindo consumo de combustível e emissão de poluentes”, disse.

    Por GUSTAVO RIBEIRO
    Informações: O Dia

    BRT BRASIL - Diferente de Pernambuco o Rio de Janeiro investe certo e faz com qualidade e adquire bi articulação pra seus BRTs.

    Com capacidade para transportar 270 passageiros — o que equivale a cerca de quatro ônibus comuns —, o novo veículo biarticulado do BRT Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz, está circulando desde segunda-feira durante o horário do rush. Atualmente, faz o trajeto entre as estações de Mato Alto e Alvorada sem paradas. O novo ônibus é formado por três carros (unidos por duas sanfonas) e tem 28 metros de comprimento. São dez metros a mais que os primeiros BRTs e cinco a mais que os articulados. Um outro veículo, com as mesmas dimensões do biarticulado, entrará em operação também no Transcarioca.
    Foto Guito Moreto / Agência O Globo. - Guito Moreto / Fotos de Guito Moreto
    Segundo o gerente geral do sistema BRT, Alexandre Castro, o novo ônibus serviu para agilizar a operação. Segundo ele, o aumento gradativo da extensão dos veículos ocorreu em sintonia com a demanda.

    — Os fabricantes foram se adaptando à realidade do sistema e também estão de olho no mercado em expansão. Afinal, já são 26 corredores de BRT no país que estão em projeto ou em andamento. Somente no Rio, serão quatro — Transoeste, Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil. Em 2017, os quatro estarão transportando, em média, dois milhões de pessoas — avaliou Alexandre Castro.

    O biarticulado é confortável, tem temperatura agradável em toda a sua extensão e um excelente sistema de amortecimento. Mesmo nos trechos em que existem imperfeições na pista do corredor expresso, o ônibus se mantém estável. Segundo os operadores, ele dispõe de um moderno sistema de computador que opera bolsões de ar para nivelar o carro.

    Para dirigir o gigante, foi necessário muito treino. Daniel Luís é motorista da categoria E (apto a dirigir carretas e ônibus articulados) e já conduzia os articulados do BRT. Fazer as manobras com o biarticulado é para poucos. Numa curva, o terceiro carro parece sumir do campo de visão.

    — Nesse tipo de ônibus, é preciso mais atenção na frenagem, porque a resposta do freio é mais lenta. Para algumas manobras, é preciso sempre ter alguém ajudando — disse Daniel.

    Para quem embarca na Estação Mato Alto, a entrada em operação do biarticulado representa a esperança de conseguir viajar sentado.

    — Antes, eu tinha que esperar vários veículos. Com esse ônibus, a estação fica quase vazia — disse a garçonete Natália Cristino Resende, que mora no Mato Alto e trabalha na Barra.

    Informações: O Globo

    URBANA PE -CHAMA A JUSTIÇA DE FANTASIOSA E VOCÊ O QUE ACHA ?

    Urbana-PE comenta ação fiscal que autua empresas de ônibus por irregularidades.

    Foto: TRANSPORTE PÚBLICO 

Urbana-PE comenta ação fiscal que autua empresas de ônibus por irregularidades, como não recolhimento do FGTS  http://migre.me/mMG8NAdvogado e presidente da Urbana-PE
    Foto: Ana Maria Miranda/NE10

    O Sindicato das Empresas de Ônibus (Urbana PE), reuniu a imprensa nesta terça-feira (11), para comentar uma ação fiscal da Superintendência Regional do Trabalho, em 18 empresas que integram o Grande Recife Consórcio de Transportes.
    O trabalho de cinco meses apurou irregularidades cometidas pelas transportadoras. A não concessão dos intervalos mínimos de 11 horas entre duas jornadas, descanso para alimentação e descanso semanal remunerado e não recolhimento de FGTS são itens desta perícia.
    No entender da Superintendência do Trabalho, mais de 11 milhões de infrações foram cometidas pelas empresas. A fiscalização levantou dados de 2010 a abril deste ano. As multas administrativas podem chegar a R$ 13 milhões. Ainda sobre o FGTS dos trabalhadores, um total de R$ 200 milhões deixou de ser arrecadado apontam os dados preliminares das perícias.
    Para a Urbana-PE, os critérios utilizados na apuração são equivocados. O presidente do sindicato Fernando Bandeira, nega as acusações.
    Nesta quarta-feira (12), o Ministério Público do Trabalho, a advocacia geral da União, Tribunal Regional do Trabalho, Receita Federal, INSS e Grande Recife e os representantes dos trabalhadores e das empresas se reúnem em audiência pública.
    O encontro vai ocorrer na superintendência regional do trabalho às 9h. Na oportunidade será apresentado o resultado final da ação fiscal contra o Consórcio Grande Recife.

                        RECORDANDO MATÉRIA ANTERIOR

    Motoristas e cobradores de ônibus enfrentam condições precárias em PE


    Um estudo identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus. As queixas de dores são frequentes.



    Bianka CarvalhoRecife, PE
    O Bom Dia Brasil mostrou o tormento de milhares de brasileiros que dependem de ônibus todos os dias. Agora vamos conhecer o outro lado: a jornada exaustiva de trabalho dos motoristas de ônibus e as condições precárias de trabalho no Recife.
    “Falta de respeito com o trabalhador. Ônibus super lotado, capaz de virar na hora que está fazendo curva”, diz uma passageira.
    Para cada linha existe uma fila, que ninguém respeita. “Você chega mais cedo achando que vai ser melhor e é muito pior”, afirma outra mulher.
    Motoristas e cobradores também vivem no maior sufoco. É que, na maioria dos casos, as condições de trabalho não são favoráveis.
    Uma medição feita no Recife mostrou que um motorista de ônibus passa marcha, em média, 450 vezes em um único trajeto. Ida e volta: 900 vezes. Imagine isso em várias viagens por dia. O braço reclama, não tem corpo que aguente.
    Um estudo feito pelo Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho da Universidade de Pernambuco e pelo Laboratório de Ergonomia e Design da Universidade Federal de Pernambuco identificou sérios problemas quanto à saúde das pessoas que trabalham nos ônibus.
    As queixas de dores são frequentes, principalmente nas costas, nos ombros, nos braços, nas pernas e nos pés. As cadeiras de motoristas e cobradores favorecem posturas inadequadas. O cobrador senta de lado e o motorista tem como vizinho incômodo o motor, quente e barulhento.
    “A grande maioria dos ônibus que nós medimos encontrava-se com ruído acima do permitido, temperatura também acima do permitido pela lei”, afirma o especialista Beda Barkokebas.
    O Ministério Público do Trabalho analisou os dados da pesquisa e investigou também os excessos de jornada. “Nessa jornada média de 8 horas diárias, os cobradores e motoristas da Região Metropolitana de Recife estão trabalhando cerca de 15 horas, todos os dias”, afirma a procuradora Vanessa Patriota.
    Os relatos impressionam, e está todo mundo no limite. “Quando eu chego para trabalhar está tudo tranquilo, mas depois começa a dor nas costas, dor de cabeça, na coluna principalmente”, afirma o cobrador Miquéias Barbosa.
    Vários trabalhadores comem em quentinhas, dentro do ônibus, na correria entre uma viagem e outra. “Agora mesmo eu vim tomar café de 11h. Almoço quando chegar em casa, lá para as 16h, 17h”, afirma o motorista Willams da Silva.
    O governo do estado vai fazer uma licitação para as empresas de transporte que operam na Região Metropolitana do Recife. Os novos operadores terão que atender a um conjunto de indicadores de qualidade.
    “Expedimos uma recomendação ao governo do estado para que fizesse constar nesse edital de licitação várias exigências a essas empresas para melhoria do meio ambiente de trabalho. Manter a temperatura no limite legal, botando ar-condicionado, motor na parte traseira para diminuir o ruído para o motorista, bancos ergonômicos”, diz a procuradora.
    O sindicato que representa as empresas de transporte de passageiros de Pernambuco disse que orienta a todos os prestadores de serviço a respeitarem a jornada e oferecerem condições básicas de trabalho. O setor reconhece que enfrenta problemas estruturais e, que vai se adequar às normas de segurança com a licitação dos novos veículos.