terça-feira, 30 de outubro de 2012

RECIFE: INAUGURAÇÃO DA RIO MAR SHOPPING


Depois de 14 anos, Recife ganha um novo shopping. RioMar abre as portas nesta terça

Publicado em 29.10.2012, às 14h57


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O Grupo JCPM inaugura, neste dia 30, um dos mais modernos centros de compras do País
Foto: Igo Bione/JC Imagem

Do NE10
Terreno de 202 mil metros quadrados. 470 lojas. Quatro pisos. R$ 600 milhões. O Recife esperou 14 anos para ganhar um novo shopping, no bairro do Pina, Zona Sul, que será inaugurado, nesta terça-feira (30), com números superlativos. O RioMar Recife abre as portas com empreendimentos que também são novidade na capital pernambucana. Casas Bahia, Perini, Etna, Kalunga, Abuela Goye, Sunglass Hut, Burberry, Luigi Bertolli, Outback são apenas alguns nomes.
LEIA MAIS:
» Empresário João Carlos Paes Mendonça inaugura o RioMar;
» A decoração de Natal do RioMar;

O shopping terá 18 lojas âncoras, sete megalojas, 12 restaurantes, praça de alimentação, 12 salas de cinema (sendo duas salas Vip e 1 XD), parque de diversões eletrônicas e boliche, teatro com cerca de 720 lugares, academia de ginástica Companhia Athletica, espaço ecumênico, Expresso Cidadão e 6.200 vagas de estacionamento. O centro de compras abre, nesta terça, a partir das 9h, com 75% das lojas entregues - os cinemas começam a funcionar, no máximo, em dez dias.


"Este será um shopping para todas as classes. Um homem que criou o Bompreço não tem problema com isso. Teremos lojas com um perfil diferenciado mas também de departamento, para todos", destacou o empresário João Carlos Paes Mendonça, dono do empreendimento, em apresentação à imprensa, nesta segunda-feira (29). João Carlos revelou ainda que foi reservado espaço para 17 novos empreendimentos, muitos deles inéditos no Nordeste, que serão anunciados em breve

João Carlos Paes Mendonça investiu R$ 600 milhões no projeto 
O empresário deixou claro que o RioMar foi pensado, quando começaram as obras, em 2010, para ser feito em uma única etapa. "Foi uma ousadia construir um shopping deste porte em apenas dois anos, mas disse para a minha equipe que tinha que ser de uma vez. Não queria fazer um shopping pequeno para crescer depois", destacou.  Nos próximos anos, o Grupo JCPM vai reforçar o peso do Nordeste com a inauguração de mais dois centros de compra em Fortaleza.


RioMar já abre as portas com a decoração natalina
A despeito da crise global, João Carlos ressaltou: "Não tenho medo de crise. Crise é para quem não luta". A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aposta num crescimento de 12% no faturamento do setor este ano, que deverá alcançar R$ 129,6 bilhões.

Últimos preparativos para a inauguração. Shopping abre com 75% das lojas

RioMar terá 18 lojas âncoras

Atualmente, na Região Metropolitana do Recife existem seis grandes centros de compras - Shopping Recife, Tacaruna, Plaza Casa Forte, Boa Vista, Guararapes e Costa Dourada e, questionado se a região teria fôlego para mais um shopping, o empresário disparou: "Existe essa demanda reprimida há um bom tempo. O trânsito está bastante complicado, ninguém anda nesta cidade. É importante termos um estabelecimento que atenda tanto aos clientes da Zona Norte como os da Zona Sul. Se houver alguma queda nas vendas nestes primeiros meses, depois todo mundo recupera".  
Não tenho medo de crise. Crise é para quem não luta.
O mall inaugura o novo DNA de shopping do Grupo JCPM, com arquitetura moderna, forte conceito de sustentabilidade e mix diversificado. No terreno de 202 mil metros quadrados foi erguido um centro de compras com 295 mil m² de área construída e 101 mil m² de Área Bruta Locável (ABL), posicionando o empreendimento como um dos maiores do País. São 6.200 vagas de estacionamento, todas com sinalizador, que facilita a identificação de lugares disponíveis.

Shopping tem mirante com bela vista do Recife
O RioMar também será o primeiro centro de compras do País a contar com um restaurante do Sesc para os funcionários, numa parceria com a Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio).
CIDADANIA - Convênios do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) com o Senai e Senac qualificaram 4,4 mil profissionais, tanto para a fase de construção do empreendimento quanto para a operação. A capacitação permitiu que moradores de comunidades do Pina e de Brasília Teimosa conseguissem vaga de emprego no empreendimento. Para muitos deles o primeiro com carteira assinada. O programa de qualificação começou antes mesmo das primeiras estacas serem batidas.
O Grupo JCPM também investiu em intervenções viárias para facilitar o acesso dos consumidores ao shopping e contribuir com a urbanização do Recife. Foram aplicados R$ 35 milhões na execução de obras para melhorar a circulação de veículos no local. Entre as ações estão a construção de uma alça na descida da ponte Paulo Guerra e requalificação de vias como a República do Líbano, Dirceu Toscano de Brito, Rua do Patrocínio, Santos Leite e Barão de Santo Angelo. Os aportes resultaram na melhoria de 4,7 quilômetros de vias na região.

SERVIÇO

RioMar Recife
Lojas
Segunda a sábado, das 9h às 22h; Domingo, das 12h às 21h
Praça de alimentação
Segunda a sábado, das 10h às 22h; Domingo, das 12h às 21h
Expresso Cidadão
Segunda a sexta, das 9h às 21h; Sábado, das 9h às 15h; Domingo, fechado
Cinemark
Segunda a domingo, de acordo com a programação de filmes
Estacionamento: R$ 5

RECIFE : PROTESTO DE SEM TETOS E MORADORES DO PINA


Protesto complica o trânsito em Boa Viagem

Publicado em 30.10.2012, às 10h06


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A Avenida Domingos Ferreira está parada nas duas pistas.
Foto: @Diogo_Dionisio/Twitter

Do JC TrânsitoATUALIZADA ÀS 10H49
Um protesto na manhã desta terça-feira (30) causou transtornos na Zona Sul do Recife. Moradores da Vila Oliveira queimaram pneus e entulhos na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem. Eles protestaram contra a desapropriação da comunidade que mora no local há mais de 30 anos.
O trânsito na região ficou parado e causou retenções desde o Viaduto Capitão Temudo e também na Avenida Herculano Bandeira, no Pina. 
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) está no local para organizar o tráfego e o Corpo de Bombeiros conseguiu apagar o incêndio. As duas pistas da Avenida Domingos Ferreira foram liberadas aos poucos e o trânsito continua intenso. A CTTU aconselha que os motoristas que ainda seguem para Boa Viagem utilizem uma rota alternativa pela Imbiribeira. Já os que continuam pela região, sigam o trajeto pela Rua Capitão Rebelinho após a Avenida Herculano Bandeira.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RECIFE : CHEGOU METRO NOVO E AGORA TI CAJUEIRO E TANCREDO DEVE SER INAUGURADO EM BREVE


Metrô recebe primeiro dos 15 novos trensVeículo está na cota dos 15 comprados pela CBTU para serem usados na RMR

Publicação: 29/10/2012 08:22 Atualização: 29/10/2012 09:30
Vagões de composição do veículo chegaram ontem e estão na oficina do Metrorec. Foto: Annaclarice Almeida
Vagões de composição do veículo chegaram ontem e estão na oficina do Metrorec. Foto: Annaclarice Almeida
O primeiro dos 15 novos trens comprados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) para operar na Região Metropolitana do Recife (RMR) já está na oficina do Metrorec, no bairro de Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes. Os quatro vagões de composição do veículo chegaram ontem, por volta das 11h, ao estado. A previsão de início das operações é março do próximo ano, depois de uma bateria de testes mecânicos e operacionais. A chegada do veículo, que inicialmente funcionará na linha Sul do metrô, marca o começo das mudanças previstas no transporte coletivo até a Copa de 2014 e reduzirá de 10 para 8 minutos o intervalos entre viagens. O segundo trem deverá chegar até fevereiro de 2013. Os outros 13, até novembro do próximo ano. Quando todos estiverem em operação, o tempo de espera na estação diminuirá de 10 para 4 minutos.

O investimento para aquisição dos novos trens foi de R$ 196 milhões. Fabricado pela empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia, São Paulo, o modelo tem 96 metros de extensão e capacidade para transportar 1,3 mil pessoas. Caracterizados por serem de alta performance, os trens do Recife serão semelhantes a veículos já em uso em outras capitais do país, mas terão como diferencial rampas de acessibilidade e assentos exclusivos para deficientes físicos e obesos. Diferentemente dos modelos atuais da cidade, eles são interligados, permitindo aos passageiros transitarem pelos vagões durante o percurso. Os quatro vagões do primeiro trem deverão ser montados até a próxima sexta-feira. Uma equipe técnica da fabricante virá ao Recife, até o fim desta semana, para definir junto ao Metrorec o cronograma de testes da parte mecânica e dos maquinistas. 

O veículo já havia sido montado em São Paulo e foi desmembrado em quatro carretas para chegar ao Recife. Além de reduzir o tempo de espera, o novo trem vai garantir conforto e segurança aos passageiros, com telas dentro dos vagões e câmeras de monitoramento. O funcionamento do modelo será determinante para a inauguração dos terminais integrados Tancredo Neves e Cajueiro Seco. Os equipamentos, que já estão prontos, deverão iniciar as operações logo após a liberação do trem pelo Metrorec. A inauguração dos terminais aumentará em cerca de 100 mil o número de usuários do sistema por dia, segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes.

Existe uma previsão de inauguração do TI Cajueiro Seco no dia 17/11/2012 a se confirmar, mas noticias em breve.
FONTE:DIÁRIO DE PERNAMBUCO

SÃO LOURENÇO : SMART CITY DA AMÉRICA LATINA ( CIDADE DO FUTURO )


Projetada para ser a primeira smart city da América Latina, a Cidade da Copa pretende implantar em São Lourenço da Mata(PE), a 19 quilômetros do Marco Zero em Recife, um modelo de mobilidade urbana com incentivo ao transporte público e criação de faixas exclusivas para ciclistas e pedestres. O bairro inteligente, que deve ser construído no entorno da Arena Pernambuco (que sediará jogos do Mundial), também contará com sistema de trânsito integrado, com possibilidade de alterar os sentidos das vias e indicar os melhores caminhos.

Inspirada em projetos existentes no Japão e na Coreia do Sul, a smart city nascerá 100% conectada. "O complexo terá cabeamento de fibra ótica para que todos os espaços estejam prontos para absorver qualquer tipo de tecnologia já existente no mercado, além de futuras tecnologias", explica o diretor-presidente do Consórcio Arena Pernambuco, Marcos Lessa. O investimento vai servir, segundo o executivo, para gerenciar de maneira inteligente recursos como energia, água, segurança e troca de dados. "Será possível, por exemplo, redirecionar o trânsito em momentos de rush e informar os horários de frequência e espera nas paradas de ônibus em tempo real", detalha.

Com 240 hectares de área, a Cidade da Copa foi concebida, segundo o diretor, para que o percurso entre qualquer um dos seus polos e o centro seja feito a pé em menos de cinco minutos. Terminais integrados de ônibus e metrô também permitirão que o acesso ao bairro seja feito de forma facilitada - além das faixas exclusivas para pedestres e ciclistas, mais um incentivo para que os futuros moradores e visitantes deixem seus carros ou motos em casa. Ainda assim, quem preferir o automóvel contará com diversas opções de estacionamento.

"Os projetos estão sendo negociados com investidores e, no momento, estamos terminando a etapa de estudos. O surgimento de bairros planejados é uma tendência diante da necessidade por maior qualidade de vida da população", avalia Lessa. A construção da Cidade acontecerá em etapas, começando pela Arena e incluindo algumas praças, bares e restaurantes. As próximas fases do projeto preveem unidades residenciais e empresariais, com previsão para o início da última etapa em 2025. Conforme o executivo, a previsão é de que 100 mil pessoas circulem diariamente pelo bairro. O consórcio é formado pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos (OPI) e Odebrecht Infraestrutura

Usina solar
Para atender à Arena, uma usina de energia solar com potência de um megawatt será instalada, com capacidade para suprir o consumo médio de seis mil brasileiros. A implantação será iniciada até o fim de 2012, e a expectativa é de que ela entre em funcionamento em julho de 2013. O investimento será de R$ 13 milhões. "A proposta inicial é que a usina solar abasteça o funcionamento da Arena Pernambuco, direcionando o excedente para a rede elétrica dos consumidores", descreve Lessa. Além da usina, também estão planejadas para o estádio outras iniciativas de sustentabilidade relacionadas ao aproveitamento de água da chuva, à economia no consumo dos recursos e até ao tratamento do esgoto.

Informações: Tecnologia Terra

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domingo, 28 de outubro de 2012

RECIFE - SUGESTÃO DE LINHA TI CAXANGÁ / TI AFOGADOS SERIA MAS VIAVEL


Empezado por big14 Ver Mensaje
Um membro deixou essa sugestão pelo facebook

430 T.I CAXANGÁ (CIRCULAR) ou T.I CAXANGÁ/ABDIAS DE CARVALHO (SAN MARTIN) - TARIFA A

Itinerário : Terminal do CDU (Várzea), Avenida Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira, TI Caxangá, Avenida Afonso Olindense, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Professor Artur de Sá, Avenida Professor Moraes Rego, Campus UFPE, Avenida Professor Moraes Rego, Viaduto BR 232, Avenida Abdias de Carvalho, Avenida Gal. San Martin, Rua 21 de Abril, Avenida Manoel Gonçalves, Estrada do Bongi,Estrada dos Remédios, Avenida Abdias de Carvalho,Avenida Professor Moraes Rego, Giradouro UFPE, Campus UFPE, Rua Professor Luis Freire, Rua Acadêmico Hélio Ramos, Avenida Afonso Olindense, Rua Rodrigues Ferreira, TI Caxangá, Terminal do CDU (Várzea)

Pela grande solicitação que os moradores vem fazendo, inicialmente poderia ser testado o itinerário acima. Futuramente, a linha poderia ser transferida para o TI IV perimetral ou ligar o TI Caxangá ao TI Afogados.
Essa sugestão pega 80% da linha já existente CDU/Torrões (Via San Martin) esticando o itinerário desta como sugeri antes. Se for para somar, ótimo, mas a curto prazo, não seria melhor esticar o itinerário da atual como é a minha proposta?
O Grande Recife, para atender ao RioMar, alterou o itinerário de algumas linhas e integrou a Jardim Beira Rio/Joana Bezerra, situação que pode ser feito na CDU/Torrões (Via San Martin) que seria alterar (ampliar) e integrar.
Rai_ no está en línea  Responder Con Cita
No Leído 27-10-2012, 15:25:29  #2785
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Mais um belo Viale BRT, Scania trucado, para o Rio de Janeiro, que deve ser para o corredor BRS já que não tem portas no lado esquerdo. Até então o Rio usa Viale BRT articulado e estaria para usar o Viale BRT articulado trucado. Deverão usar o Mega BRT ou seria Mega BRS chassi normal e agora tem esse Viale BRT trucado.

Na torcida para vermos ônibus nesse padrão nos novos corredores, pois para parte da Perimetral 3 (Av. Recife) e 4 (BR 101), a CRT já desfila no Leste-Oeste os seus ônibus simples chassis Scania e Volvo vermelhos SEI Perimetral provisoriamente na linha CDU/Várzea.


Última edición por Rai_ fecha: 27-10-2012 a las 15:32:49

RECIFE - MODELOS ÔNIBUS QUE VEM PRA RECIFE

Empezado por leozinhoooo Ver Mensaje

Marcopolo Viale BRT


Neobus Mega BRT


Caio Induscar Millennium BRT


Mascarello Gran Metro


Comil Doppio BRT


Sonho ou realidade nos corredores de ônibus Recife/RMR? kkkkkkkkk
É um sonho.
celo8 no está en línea  Responder Con Cita
Antiguo 22-10-2012, 15:09:11  #2749
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Empezado por leozinhoooo Ver Mensaje

Marcopolo Viale BRT


Neobus Mega BRT


Caio Induscar Millennium BRT


Mascarello Gran Metro


Comil Doppio BRT


Sonho ou realidade nos corredores de ônibus Recife/RMR? kkkkkkkkk
Pode virar realidade se o governo cobrar, pois como já falei antes, é possível empregar veículos simples como o da finada Busscar usado aqui na linha Caxangá/Boa Vista com acesso em nível e ar condicionado, ou seja, o conforto se limita ao ar condicionado, o que é pouco visto que modelos dedicados como os acima são 10 cm mais largos, o layout interno privilegia a locomoção e acomodação, etc.

Ideal para mim seria ver articulados nas paradoras e superarticulados (articulados com 4 eixos) nas expressas visto que estas costumam já sair dos TIs com mais passageiros,logo o veículo teria que ser maior, e só pararia nos TIs do corredor (deve usar o novo termo troncal) ou seria interterminais.
Superarticulado ou articulado com 4 eixos.
Rai_ no está en línea  Responder Con Cita
Antiguo 22-10-2012, 17:46:00  #2750
Vem pra Cristo !

Avatar de Pedro paulo santos

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Empezado por Rai_

Pode virar realidade se o governo cobrar, pois como já falei antes, é possível empregar veículos simples como o da finada Busscar usado aqui na linha Caxangá/Boa Vista com acesso em nível e ar condicionado, ou seja, o conforto se limita ao ar condicionado, o que é pouco visto que modelos dedicados como os acima são 10 cm mais largos, o layout interno privilegia a locomoção e acomodação, etc.

Ideal para mim seria ver articulados nas paradoras e superarticulados (articulados com 4 eixos) nas expressas visto que estas costumam já sair dos TIs com mais passageiros,logo o veículo teria que ser maior, e só pararia nos TIs do corredor (deve usar o novo termo troncal) ou seria interterminais.
Superarticulado ou articulado com 4 eixos.
Seria bom que aqui em Recife as linhas brt tivessem 3 modalidades:
* paradoras: param em todas as estações
* expressas: saem dos ti's e só param em outros ou no centro do recife
* semi-expressas: só param em determinadas estações

Pronto, assim seria perfeito
__________________
Meu Salvador Jesus! Ó filho do bom Deus! Graças por tua luz, que veio do céu. Por mim provaste a cruz; por mim morreste Jesus!
Pedro paulo santos no está en línea  Responder Con Cita

Antiguo 22-10-2012, 19:16:47  #2751
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Fecha de Ingreso: Dec 2011
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Empezado por Pedro paulo santos Ver Mensaje
Seria bom que aqui em Recife as linhas brt tivessem 3 modalidades:
* paradoras: param em todas as estações
* expressas: saem dos ti's e só param em outros ou no centro do recife
* semi-expressas: só param em determinadas estações

Pronto, assim seria perfeito
Eu também pensava assim, mas vendo o nova designação do SEI que não é respeitada mostrada por outro colega, vide abaixo, pode ficar assim:

Cita:
Empezado por rooliveirajr Ver Mensaje

LI- linha alimentadora - linhas que fazem as ligações dos diversos bairros e comunidades com os terminais de integração e/ou pontos de integração determinados pelo CTM;

LII- linha circular - linhas que possuem um único terminal sem ponto de retorno e itinerários de ida e volta distintos;

LIII- linha interterminal - linhas cujos itinerários utilizam qualquer corredor do SEI, conectando terminais de integração;

LIV- linha perimetral - linhas cujos itinerários são predominantemente constituídos pelas vias perimetrais existentes e planejadas;

LV- linha radial - concentram-se nos corredores estruturais radiais, podendo itinerar até o núcleo central do centro expandido ou cobrir parte do corredor;

LVI- linha troncal - linhas cujos itinerários são predominantemente constituídos pelos corredores estruturais radiais ou perimetrais, para onde convergem as linhas alimentadoras;
Se for fazer a analogia com o metrô, os BRT serão SEI troncais, pois é um eixo que se comunica com TIs que por sua vez recebem as linhas alimentadoras, logo são vários TIs no decorrer do caminho independe da via ser radial ou perimetral - o metrô é linha sul e centro tratado como troncal e não radial.

Essas seriam paradoras ao meu ver. As SEI interterminal deveriam atuar de forma semi-expressa, pois só parariam em TIs e estações vinculadas aos TIs no corredor troncal podendo ou não abranger todo o eixo troncal. As SEI radial já seriam expressas e no caso do corredor Norte-Sul seria SEI perimetral. Esta radial ou perimetral que assume função expressa prioritariamente faria comunicação entre as pontas do eixo troncal e quando houver, TIs limitrófes. Isso no Leste-Oeste seria uma linha saindo do TI Camaragibe e outra do TI Caxangá até o centro da capital. É uma forma de atrelar função a cor no novo conceito.

Hoje já há uma bagunça, pois vemos radial expressa e paradora, as interterminais que ligam TIs fazem caminhos diversos quando a função básica é ligar TIs tal qual fazem Joana Bezerra/PE-15 usando perimetral só porque é via perimetral, mas não são dois TIs também?

Resumo para corredor BRT:

Eixo Troncal - SEI Troncal - cor a ser definida - paradora;
Radial e Perimetral - expressa ponta a ponta ou limite de cidade;
Interterminal - semi-expressa - só nos TIs.

Na ausência dessa vinculação que também é uma simplificação, as opções são muitas como Radial, Perimetral e Interterminal expressa ou paradora virando seis opções e mais a troncal (expressa e paradora) temos um total de oito opções. Note ainda que a Radial não costuma ligar dois TIs em alguns corredores, mas a perimetral faz essa função que é a da interterminal quando as duas, radial e perimetral se equivalem.

Última edición por Rai_ fecha: 22-10-2012 a las 21:02:05
Rai_ no está en línea  


Algumas das medidas abaixo já aparecerão por aqui, outras dependeria dos fabricantes e do Grande Recife.


Inovações na Europa que podem ser usadas no Brasil

Por Adamo Bazani

Alterações na forma de prestação de serviços agradaram passageiros e experiências podem ser aplicadas no Brasil
onibus

Foto: Divulgação Mercedes Benz

Mesmo tendo destaque mundial em políticas que dão prioridade aos transportes públicos, a Europa ainda enfrenta problemas de trânsito e poluição, mas não fica a mercê do que pode acontecer ou esperando que um jeitinho possa resolver tudo.

Os estudos e experiências no Velho Continente para qualificar os transportes públicos são constantes, mesmo em épocas de graves crises financeiras como agora.

Nesta segunda-feira, em Bruxelas, foram apresentados os resultados parciais do programa European Bus System of The Future, iniciado há quatro anos, e que visa colocar os serviços de ônibus literalmente no futuro, com inovações tecnológicas na operação, no gerenciamento de frota e serviços e nos veículos.

O programa foi financiado pela Comissão Européia e coordenado pela UITP – União Internacional dos Transportes Públicos e contou com 48 parceiros. Os investimentos foram de cerca de 26 milhões de euros.

Dentro do programa, foi desenvolvida uma nova configuração interna de ônibus urbano que, de acordo com pesquisas de satisfação, agradou os passageiros.

Na linha 502, da empresa pública de transportes de Bremen, na Alemanha, foi usado um ônibus Mercedes Benz Articulado G com algumas alterações.

O espaço entre a segunda e a terceira porta teve os bancos fixos retirados e colocados assentos rebatíveis para ampliar o espaço de circulação dos passageiros sem comprometer o número de lugares onde as pessoas possam viajar sentadas.

A área livre entre as portas foi um dos pontos que recebeu maior aprovação pelos passageiros. O ônibus nesta configuração circulou na linha em Bremen por cerca de nove meses entre o ano passado e meados deste ano. A empresa pública já pretende adotar este novo esquema interno em outros veículos.

Além disso, o ônibus foi equipado com sinalização luminosa nas portas, com as cores usadas em semáforos, que acabou, segundo os técnicos organizando e agilizando as operações de embarque e desembarque.

Os sistemas de informações para os passageiros também receberam atenção. Além de monitores internos de até 20 polegadas , as paradas e o ônibus contavam com monitores voltados para o lado externo. Na programação, notícias, entretenimento e claro, informações sobre o sistema, integrações, linhas e horários.

O serviço contou também com sistema de localização para uma central de monitoramento e para o passageiro saber ao certo por onde está passando e quais são os principais estabelecimentos comerciais, culturais, religiosos e de prestação de serviços dos respectivos locais.

Tomadas para carregamento de celulares, notebooks e outros eletrônicos e internet sem fio também eram parte integrante do ônibus.

A iniciativa tem o objetivo de tornar os transportes públicos ainda mais atrativos e boa parte dos equipamentos e das alterações nas configurações dos veículos será aplicada em ônibus de linhas convencionais e não apenas em serviços especiais.

A UITP considera também testar as modificações e os novos equipamentos em sistemas de outras regiões, inclusive no Brasil.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

http://urbana-pe.com.br/inovacoes-na...adas-no-brasil
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