segunda-feira, 12 de novembro de 2012

RECIFE : EMPRESAS PERNAMBUCANAS INVESTEM EM SERVIÇOS E QUALIDADE (caxangá e metropolitana)


Assista nosso vídeo


A Empresa Metropolitana, fundada em junho de 1975, é uma empresa de transporte público urbano, com sede em Jaboatão dos Guararapes.
Ao longo destes 36 anos, a Metropolitana manteve o foco na gestão de pessoas e da qualidade, com a preocupação de investir na qualificação das equipes e gestores, sem dúvida, um grande diferencial.
Muitos acontecimentos merecem destaque no histórico da Empresa:
*Em 1975 era chamada de Expresso Metropolitano e operava com 17 veículos nas linhas de Jangadinha e Cavaleiro;
*Entre 1975 e 1980 passa por transformações ao incorporar pequenas empresas de transporte;
*Em 1982 a Expresso Metropolitano dobra de tamanho com a aquisição da Rodoviária Brasília. Passando a ser, respectivamente, Empresa Metropolitana e Rodoviária Metropolitana;
* No ano de 1986 as empresas seguem rumos diferentes.
Em 2005, ao comemorar 30 anos, conquistou a certificação do Sistema de Gestão na ISO 9001,  tendo como referência o Atendimento Nota 10 e a Gestão Participativa.
Em setembro de 2006, a Empresa deu mais um importante passo: a aquisição da Rodoviária Caxangá,  atuante no transporte público urbano em Recife e Olinda.
Em 2008, a Empresa obtém a recertificação ISO 9001:2000. Confirmando excelência na qualidade da prestação de serviços.

 
Em 2010, conquista a  certificação na ISO 14001:2008. Reconhecimento ao comprometimento da Empresa com o meio ambiente.
Conheça mais sobre a Empresa:
Funcionários – 1.400
Frota em Operação: 288 veículos
Frota Total – 314 ônibus
Linhas: 40
Viagens dias úteis – 3.075
Viagens por mês – 79,5 mil
Clientes dias úteis – 235 mil
Clientes mês – 5,8 milhões

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO ESTA FORA DE CONTROLE,E ESPERO QUE RECIFE FIQUE EM ALERTA POIS QUANDO OS BANDIDOS FUGIREM DA AÇÃO DA POLICIA ELES VÃO DESCER PRA O NORDESTE


Circulação é normalizada após ônibus pararem em protesto em SP

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DE SÃO PAULO
A circulação de ônibus já estava normalizada na zona sul de São Paulo, por volta das 8h50 desta sexta-feira, após motoristas e cobradores pararem em protesto depois de um coletivo da empresa Cidade Dutra ser incendiado. O cobrador do veículo atacado ficou ferido e permanece internado em estado grave.
Segundo a SPTrans (estatal municipal que gerencia o transporte coletivo), os ônibus da empresa começaram a sair da garagem por volta das 5h30, mas a circulação só foi totalmente normalizada às 8h30, quando foi suspensa a operação Paese (sistema emergencial de ônibus), que disponibilizou veículos extras.
A empresa faz parte do consórcio Via Sul, que atende 40 linhas da região, sendo que a empresa Cidade Dutra é responsável por 24 dessas linhas, com ônibus biarticulados. Com a paralisação, 21 linhas passaram a ser atendidas pelos veículos disponibilizados pela SPTrans.
Eduardo Anizelli/Folhapress
Ônibus biarticulado é incendiado por criminosos na av. Senador Teotônio Vilela, na zona sul de São Paulo
Ônibus biarticulado é incendiado por criminosos na av. Senador Teotônio Vilela, na zona sul de São Paulo
ATAQUE
O ataque ao ônibus da empresa Cidade Dutra ocorreu por volta das 22h de ontem, quando ao menos oito homens deram sinal de parada para o veículo em um ponto da avenida Senador Teotônio Vilela.
Um dos criminosos apontou uma arma para o motorista e obrigou todos a descerem. Em seguida, o grupo colocou fogo no ônibus e fugiu. O coletivo ficou destruído.
VIOLÊNCIA
Essa já é a terceira semana em que são registrados diversos crimes durante a noite na região metropolitana. Na maior parte dos casos, os criminosos estavam em motos ou carros quando atiraram em pessoas que passavam pela rua. Também há registro de outros casos de ataques a ônibus.
Entre a noite de ontem e a madrugada desta sexta-feira foram registrados uma chacina --com quatro mortos--, sete assassinatos, além de sete baleados na Grande São Paulo.
Eduardo Anizelli/Folhapress
Homem que morre baleado na região da Cidade Dutra, na zona sul de SP; total de mortos na noite chega a 11
Homem que morre baleado na região da Cidade Dutra, na zona sul de SP; total de mortos na noite chega a 11

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

RECIFE : NOVO METRO CHEGOU CHEGANDO E OS 14 RESTANTES ESTARAM EM RECIFE ATÉ O FIM DE NOVEMBRO 2013, ENTRA EM OPERAÇÃO ATÉ MARÇO 2013 O PRIMEIRO.


Metrô do Recife vai ganhar conforto, agilidade e, principalmente, segurança tecnológica

Publicado em 07/11/2012, Às 18:57



Fotos: Bobby Fabisak/JC Imagem


O metrô do Recife vai ser, a partir de fevereiro do próximo ano, de primeiro mundo. Essa é a promessa da CBTU/Metrorec com a chegada do primeiro de 15 trens que estão sendo comprados pelo governo federal para preparar o sistema metroviário da Região Metropolitana do Recife para a Copa do Mundo de 2014, ao custo de R$ 196 milhões. Será um salto de qualidade. Passaremos, de fato, da água para um bom vinho. Nesta quarta-feira (07/11), a primeira composição foi apresentada à imprensa. Quando começarem a utilizá-la, os passageiros sentirão a diferença de imediato.




As principais são a  ligação entre os vagões, permitindo que os usuários se distribuam melhor nos carros, o ar-condicionado de fábrica (mais resistente às quebras), um circuito moderno de TV, comunicação direta com o operador (maquinista) para ser usada em necessidades, mais assentos para passageiros especiais, incluindo os obesos, espaço exclusivo de cadeirantes e a possibilidade de o usuário abrir a porta do trem pela qual pretende acessá-lo. Sob a ótica do avanço tecnológico, o novo metrô é ainda melhor. Tem capacidade de aceleração e frenagem, o que faz com que a viagem fique mais rápida, possui freio ABS, que regenera energia, ou seja, tem um dispositivo mecânico que, no momento da frenagem, joga a energia para a rede e a reutiliza.



As composições estão sendo fabricadas pela empresa espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), que está presente em 27 países, operando metrôs como os de Washington e Houston (EUA), Hong Kong (Japão), Roma (Itália) e Santiago (Chile). No Brasil, possui trens nos sistemas de São Paulo (CPTM e metrô de São Paulo) e do Rio de Janeiro.  A previsão é de que os outros 14 novos trens cheguem gradativamente ao Recife até novembro de 2013, quando toda a frota se integrará as 25 composições em operação nas Linhas Centro e Sul do metrô. Os primeiros carros serão lançados na operação da Linha Sul, ramal que liga o Centro do Recife a Jaboatão dos Guararapes margeando a Zona Sul pelo Leste. A segunda composição deverá se entregue em janeiro e, a partir de março, serão dois trens por mês.
Confira as imagens do novo metrô por dentro e um vídeo com o gerente regional do metrô do Recife, Bartolomeu Carvalho:


(Imagens: Bobby Fabisak)

(Imagens: Roberta Soares)

Postado por Roberta Soares

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

RECIFE : A POPULAÇÃO QUER BONS ACESSOS AS ESTAÇÕES DO METRO.


Calçadas e ônibus em boas condições para se chegar ao metrô é responsabilidade na área de transportes que os recifenses esperam que o futuro prefeito assuma após eleições 


AutorKatherine Coutinho 
Estação de metrô do Barro, no Recife
Estação de metrô do Barro, no Recife
créditos: Katherine Coutinho / G1

Todos os dias, 280 mil passageiros utilizam o sistema na Região Metropolitana do Recife, de acordo com a Superintendência no Recife da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). E pontualidade e rapidez são palavras que boa parte da população utiliza para definir o serviço prestado pelo metrô. Qualquer atraso nos trens é logo notado e os passageiros reclamam, uma vez que é raro algo do tipo acontecer.

No ano das eleições municipais, segundo uma consulta feita pelo site G1, a principais preocupações do eleitor são: educação, saúde, transporte e segurança.

Apesar da administração ser através de uma estatal do governo federal, os municípios têm sua participação também no sistema de metrô, seja através da infraestrutura no entorno das estações, como ruas asfaltadas e calçadas, como os ônibus que levam passageiros até o metrô. O trabalho precisa ser feito em conjunto para que a população possa ser melhor atendida, mas ainda existem dificuldades.

A dona de casa Rosálio dos Santos prefere andar um pouco mais e pegar o metrô, do que optar pelo ônibus. “Em Boa Viagem, o metrô é ruim de pegar, mas quando vou para o Centro, é o meio mais rápido de chegar”, acredita Rosálio. “Devia ter para mais lugares, é muito mais rápido, não atrasa”, defende a promotora Renata Santos, que mora no Recife e trabalha em Prazeres, em Jaboatão.

Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe são os municípios da Região Metropolitana atendidos atualmente pelos sistema de metrô e trens. O desenho da malha viária corresponde, em sua essência, à antiga Rede Ferroviária Federal, que deu origem à CBTU – Metrorec na capital pernambucana. “A expansão do metrô segue o plano diretor feito na década de 1980, que indicava a expansão da Região Metropolitana na direção dos municípios de Jaboatão e Cabo, quadro que foi confirmado”, explica Salvino Gomes, assessor da CBTU-Metrorec.

Trem do metrô que segue até Cajueiro Seco, em Jaboatão. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Plano diretor da década de 1980 indicava crescimento da Região Metropolitana em direção a Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. (Foto: Katherine Coutinho / G1)

Atualmente, Jaboatão dos Guararapes tem a segunda maior população de Pernambuco, contando com 654.786 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem mostrado interesse na ampliação da malha e do acesso, como explica a gerente de Transporte de Jaboatão, Lúcia Recena. “No trecho entre Cajueiro Seco e o Cabo, solicitamos a construção de dois pontos de parada em Jaboatão. Pretendemos ajudar colocando outros equipamentos ao redor para entregar o local à comunidade”, conta Lúcia.


A tarifa do metrô no Grande Recife é R$ 1,60, enquanto a tarifa integrada do Anel A custa R$ 2,15 e a do Anel B R$ 3,25. O último reajuste, de acordo com a CBTU, aconteceu em janeiro de 2011.

Mapa da linha do metrô no Grande Recife. (Foto: Divulgação / CBTU - Metrorec)Mapa da linha do metrô no Grande Recife.
(Foto: Divulgação / CBTU - Metrorec)

Operação

O metrô opera duas linhas, a Linha Sul e a Centro, que juntas somam 39,5 quilômetros e contam com 28 estações, sendo sete delas junto aos Terminais Integrados. As estações contam com painéis eletrônicos e caixas de som que, quando o trem chega na estação anterior, avisam à população quanto tempo falta para embarcar. A tecnologia foi desenvolvida na Paraíba e trazida para o Recife – um meio de economizar energia, informando ainda a população. Cada estação é sinalizada com um símbolo e linha por uma cor, a fim de facilitar a identificação do destino.

A Linha Sul transporta 45 mil passageiros em média por dia, com um intervalo de aproximadamente 10 minutos entre um trem e outro. Pela Linha Centro, passam, todos os dias, uma média de 230 mil passageiros. O intervalo nessa linha é menor – apenas cinco minutos. O horário de operação de ambas as linhas é de 5h às 23h, de domingo a domingo.

Os trens diesel fazem o percurso entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes e o cabo de Santo Agostinho e do Curado também ao Cabo, levando aproximadamente cinco mil pessoas por dia. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, de 5h30 às 20h30, sábados de 5h30 às 14h30 e não circulam aos domingos.

Apesar dos muitos elogios, nos horários de pico, como por volta das 6h, as estações se tornam pequenas para o grande número de passageiros. “É sufocante, se eu puder evitar passar nesses horários mais cheios, evito”, conta o eletricista Gilberto de Souza, que faz o percurso entre a Estação Joana Bezerra e Cajueiro Seco, em Jaboatão, quase todos os dias.

O metrô conta atualmente com 25 trens. Outros 15 já foram comprados para diminuir o tempo entre os carros e facilitar o deslocamento da população, custando R$ 220 milhões. O primeiro deve chegar até novembro deste ano. Os trens foram encomendados de uma empresa espanhola, CAF, e vem com aparelho localizador por satélite (GPS) e ar-condicionado, sendo nos mesmos moldes dos utilizados em Madrid, na Espanha. Dez a 12 trens devem ser colocados na Linha Sul, que passaria a atender 150 mil pessoas por dia, de acordo com a CBTU. Além disso, outras estações devem se transformar também em Terminais Integrados.

Estação Joana Bezerra, no Recife. (Foto: Katherine Coutinho / G1)Estação Joana Bezerra, no Recife, é integrada a terminal de
ônibus.(Foto: Katherine Coutinho / G1)
Acesso
Chegar às estações de metrô nem sempre é tarefa simples. Os moradores de bairros como Boa Viagem reclamam, apesar de agora o terminal do Aeroporto ter começado a funcionar. “Você precisa sair e caminhar para pegar um ônibus. À noite, fica esquisito”, reclama a vendedora Juliane dos Santos.

Para facilitar esse acesso e também incentivar a população, as estações poderiam ter, por exemplo, estacionamento para carros, sugere o professor doutor na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atuante na pesquisa do transporte do Grande Recife, Oswaldo Lima Neto. “Seria muito mais fácil uma pessoa que mora em Boa Viagem dirigir até o metrô, deixar o carro, ir até o Centro resolver o que precisa, voltar e pegar o carro para casa”, acredita o professor.

Além de estacionamento para carros, locais para as bicicletas ou aluguel desses veículos poderia auxiliar a população no acesso ao metrô e ajudar, assim, a melhoria na mobilidade da cidade. "Devíamos ter também melhores calçadas no acesso ao metrô, muitos dos percursos na Região Metropolitana são feitos a pé”, afirma Lima Neto.

Os Terminais Integrados também são uma alternativa para facilitar o acesso da população. A administração dos terminal de ônibus e da estação do metrô é feita por pessoas diferentes, mas que trabalham em conjunto, como explica o gestor do Terminal Integrado do Barro, Alysson Machado. "O chefe da estação e o gestor do terminal buscam trabalhar em conjunto, um auxiliando o outro na medida do possível. Por exemplo, quando alguém passa mal, a gente conta com a ajuda da cadeira de rodas que eles têm”, detalha Machado.

Metrô, trem diesel e o veículo leve sobre trilhos (VLT) são utilizados pela CBTU. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)Metrô, trem diesel e o veículo leve sobre trilhos (VLT) são utilizados pela CBTU. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)

VLT
Ampliar o acesso ao metrô no Grande Recife é um desafio, a começar pelos custos necessários no processo. Um quilômetro de trilhos e eletrificação, necessários para a passagem do metrô, custam pelo menos R$ 8 milhões, segundo dados da CBTU, embora como contraponto a vida útil seja superior ao de uma rodovia, chegando a 50 anos.

VLTs estão em fase de testes no trecho entre Cajueiro Seco e Cabo de Santo Agostinho. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)VLTs estão em fase de testes no trecho entre Cajueiro Seco
e Cabo. (Foto: George Antony / CBTU Metrorec)

Alternativa mais barata, os veículos leves sobre trilhos (VLTs) estão em teste pela CBTU aos sábados, fazendo o trecho entre Cajueiro Seco e o Cabo de Santo Agostinho. Existem projetos para ampliar a circulação dos VLTs, como um que saíria do Marco Zero e iria até o Terminal Integrado de Passageiros do Curado, próximo a cidade da Copa, mas por enquanto o único que circula na Região Metropolitana é entre Cajueiro e Cabo de Santo Agostinho.

Os VLTs ocupam menos espaço e são movidos a diesel, com capacidade para 600 pessoas, ar condicionado e aparelho GPS. Atualmente, existem sete trens desse tipo em operação no Grande Recife – eles custaram R$ 56 milhões e foram construídos em Barbalha, no Ceará. Os munícipios podem elaborar projetos e protocolar junto ao Ministério das Cidades para pedir o tranporte, com ideias para financiamento do projeto.

FonteG1 PE

RECIFE : METRO NOVO FOI APRESENTADO HOJE.


O primeiro dos 15 trens que devem reforçar a operação do metrô até o fim de 2013 foi apresentado na manhã desta quarta-feira (07). O veículo, que custou pouco mais de R$ 13 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), chegou ao Recife nas últimas semanas e já está em fase de testes. A previsão é que o trem comece a funcionar em fevereiro.

A máquina não deve nada aos padrões utilizados em países da Europa, com design e mecanismos que priorizam o melhor aproveitamento da energia e a acessibilidade dos passageiros. Há rampas e espaços para cadeirantes, bem como 20 assentos para idosos, obesos e gestantes, todos devidamente sinalizados com cores diferenciadas. Outra novidade é a conexão entre os quatro vagões, o que vai proporcionar maior mobilidade ao usuário. A capacidade é para 1,2 mil pessoas, com 228 passageiros sentados.

O trem também dispõe de câmeras de monitoramento, interfone entre o salão e a cabine do maquinista, telas e painéis informativos, além de botões de acionamento das portas descentralizados. A fabricação é de uma empresa espanhola com sede em Hortolândia, no interior de São Paulo. O segundo veículo deve chegar ao Recife em janeiro. De março em diante, duas composições estarão disponíveis a cada mês, totalizando os 15 trens até novembro de 2013. O custo é de R$ 196 milhões.

Atualmente, o número de usuários transportados, por dia, no sistema operado pela CBTU/Metrorec ultrapassa os 280 mil, nos horários de pico. Um total de 19 trens se dividem entre os trechos Centro e Sul. Com o incremento, 40 composições vão operar nas duas linhas, transportando mais de 400 mil passageiros até 2014.

Informações: Folha de Pernambuco

RECIFE : RECARGA DO VEM AGORA MAS FÁCIL.

terça-feira, 6 de novembro de 2012
Os usuários dos cartões VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) Estudante e Comum já contam com mais de 350 pontos de recarga espalhados pela Região Metropolitana do Recife. São estabelecimentos comerciais como lanchonetes, padarias, papelarias, farmácias, entre outros que foram credenciados para prestar o serviço. O aumento da capilaridade do sistema foi possível graças a parceria entre a Urbana-PE e a Rede Ponto Certo, empresa líder na carga e recarga em créditos eletrônico para transporte de passageiros no País. A opção de recargas pela Internet também continuam.

No período de quatro meses, 225 mil pessoas foram atendidas pela rede de credenciados e a meta é duplicar o atendimento até o primeiro trimestre do ano que vem, com 600 pontos instalados. “Esta capilaridade permite atender ao usuário com conveniência e praticidade. Ou seja, as milhares de pessoas que utilizam a rede credenciada não necessitarão ir ao posto de atendimento para ter seus créditos de transporte, o que significa conforto para a população”, explica o presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins.

A Rede Ponto Certo opera em Recife desde junho deste ano e é responsável também pela instalação das 20 máquinas de autoatendimento no posto do VEM, localizado na Rua da Soledade.

Entre no site VEMGRANDERECIFE.COM.BR para conferir um ponto próximo a sua residência ou escola.

Sobre a Rede Ponto Certo
A Rede Ponto Certo é a maior rede de recarga de transporte do País. Conquistou cerca de 50% de market share no segmento de recarga para os usuários do transporte público paulista com 12 mil pontos na Grande São Paulo espalhados pelo varejo e mais de 200 unidades de autoatendimento nas estações de Metrô e nos terminais de ônibus.

Atualmente, a empresa realiza cerca de 11 milhões de transações por mês. Expandiu suas atividades para os sistemas RIOCARD, no Rio de Janeiro, Urbana, em Pernambuco (Recife e região Metropolitana), e AMTU, em Mato Grosso (Cuiabá e Vargem Grande).

A Rede Ponto Certo chegará ao fim do ano de 2012 com cerca de 5,5 milhões de usuários que realizarão 18,2 milhões de transações por mês. A movimentação anual atingirá R$ 2,2 bilhões em 2012.


Rede credenciada
Abreu e Lima - 6 pontos
Cabo de Santo Agostinho - 6 pontos
Camaragibe - 4 pontos
Igarassu - 5 pontos
Ilha de Itamaracá - 6 pontos
Ipojuca - 4 pontos
Itapissuma - 2 pontos
Jaboatão - 65 pontos
Olinda - 55 pontos
Paulista - 36 pontos
Recife - 212 pontos

Informações: Urbana-PE

RECIFE : NAVEGAÇÃO DO RIO CAPIBARIBE E SEU IMPACTO.


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Sem estudos de impacto ambiental, projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe enfrenta primeiro obstáculo

Publicado em 06/11/2012, Às 19:15




A história se repete. Mais um projeto do governo de Pernambuco, anunciado com pompa pessoalmente pelo governador Eduardo Campos, começa a enfrentar obstáculos por não ter os estudos de impacto recomendados pela legislação brasileira. Depois dos viadutos da Avenida Agamenon Magalhães, agora é a vez do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, batizado de Rios da Gente. Nesta terça-feira (06/11), a Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) que suspenda a autorização ambiental dada para a dragagem do Rio Capibaribe, primeira ação para viabilizar a transformação do rio em corredor fluvial de transporte. A justificativa para a recomendação – que, na verdade, funciona como uma determinação – é a ausência do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).
Na justificativa da “recomendação”, a promotora de Justiça Belize Câmara lembra que uma mera autorização não substitui os estudos ambientais, exigidos por lei e por resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). E vai mais além: diz para a CPRH não tentar emitir nova autorização e que, antes de mais nada,  o órgão deve promover uma audiência pública exclusivamente para tratar da dragagem. Caso contrário, todo o projeto pode ficar inviabilizado. Em 9 de outubro o governo do Estado realizou uma audiência, mas no entendimento do MPPE, a discussão foi apenas sobre a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros, previstas para duas rotas fluviais. A dragagem em si não foi abordada. Belize Câmara “recomenda”, ainda, à Secretaria das Cidades e à empresa Metropolitana Engenharia, responsável pela obra, que não iniciem qualquer intervenção no Rio Capibaribe.

A promotora diz que a autorização ambiental da CPRH serviria apenas para liberar intervenções de baixo impacto, o que não é o caso da dragagem, uma ação considerada complexa. Dados do projeto informam que a operação envolveria a retirada de 860 mil toneladas de sedimentos. Isso poderá, no entendimento do MPPE, gerar impactos profundos e permanentes como mudança na configuração de linha da costa e perda de recursos pesqueiros. Processo semelhante aconteceu com a intenção do governo do Estado de construir quatro viadutos transversais à Avenida Agamenon Magalhães, em meados deste ano. A Secretaria das Cidades começou a tocar o projeto, inclusive com a realização de licitação e escolha de uma empresa, sem produzir os estudos de impacto. Resultado: o MPPE entrou em cena e, mais uma vez, “recomendou” a realização dos estudos, que até agora estão sendo executados por uma empresa contratada pelo Estado.  Com a palavra, a Secretaria das Cidades.

Postado por Roberta Soares

PALAVRAS-CHAVE


terça-feira, 6 de novembro de 2012

BOA NOITE E ESCUTE SE VOCÊ ESTA OU ESTE APAIXONADO.


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RECIFE : COMO FICARÁ O TI DERBY CORREDOR LESTE OESTE


Lobão, no projeto básito também há uma projeção de como seria a entrada de estação e aí percebe-se melhor que não será larga a ponto de ser algo em torno de 2m - 2,1m como divulguei acima.

Sobre o questionamento que fiz antes sobre terem eliminado uma estação e seria a do Internacional, na imagem consta onde ela seria posicionada. Quando entrei neste forum, falei que não sei como iriam colocar uma estação de mão dupla em trecho onde só há duas pistas e meia sem esquecer do tráfego misto e a praça que é tombada.

Hoje vi que comeraçaram as obras próxima ao Supermercado Extra, pois estavam interditadas. Ontem, à tarde, estavam normais. Notei ao passar entre as Av. Claúdio Brotherhood e Inácio Monteiro, no canteiro central da Caxangá, que algumas árvores estavam pintadas com a letra N em branco dando a enteder que não serão derrubadas. São duas grandes e uma pequena. Porém, pelo que vi no projeto, haveria um deslocamento da estação pela posição da árvores - mais próxima a Inácio - e terão que derrubar outras duas árvores grandes.

BRASIL : MONOTRILHO TECNOLOGIA AO NOSSO ALCANCE.


06/11/2012 - 12h55

Monotrilho de SP é feito com tecnologia de avião; conheça a fábrica

Do UOL, em São Paulo
Comentários16
Previsto para ser inaugurado em 2013, o monotrilho que funcionará na zona leste de São Paulo é um trem com pneus feito com a mesma tecnologia usada em aviões. Ele é produzido pela empresa canadense Bombardier, concorrente da Embraer na área de aviação. O monotrilho é de alumínio, em vez de aço, o que o torna mais leve. A expectativa é que o sistema transporte meio milhão de pessoas por dia.
A linha Expresso Monotrilho Leste vai ligar os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, formando a Linha 15 - Prata do Metrô. As empresas OAS e Queiroz Galvão são as responsáveis pelas obras de infraestrutura, que consiste na montagem de vigas de até 15 metros de altura, onde serão colocados os trilhos.

Veja como é fabricado o monotrilho de São Paulo

Foto 12 de 16 - O monotrilho deverá circular a uma velocidade média de 36 km/h, podendo chegar a 80 km/h. O intervalo entre um monotrilho e outro será de cerca de 75 segundosDivulgação
Os 53 trens que serão usados no sistema são fabricados pela Bombardier numa fábrica inaugurada em abril em Hortolândia (109 km a noroeste de São Paulo). O objetivo da empresa é transformar o local em um centro mundial de produção de monotrilhos de alta capacidade.

Vagões são feitos com alumínio

O sistema funciona com pneus e é totalmente elétrico. Enquanto os trens do Metrô são feitos de aço inox, o monotrilho fabricado pela Bombardier é feito de alumínio. “Aplicamos a tecnologia usada na fabricação de avião aos monotrilhos”, diz Luis Ramos, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Bombardier para a América Latina.
O uso do alumínio faz com que o trem seja mais leve, o que permite maior velocidade. “Com o uso do alumínio, o peso é reduzido em cerca de 30%”, calcula Manuel Gonçalves, gerente de produção da Bombardier.
A velocidade média estimada é de 36 quilômetros por hora, podendo chegar a 80 quilômetros por hora. O monotrilho da região leste de São Paulo deverá circular, segundo a Bombardier, com intervalos de 75 segundos entre os trens.
A velocidade também fará o sistema brasileiro se destacar no que se refere à quantidade de pessoas que será capaz de transportar. “Será o primeiro monotrilho de alta capacidade do mundo”, diz Ramos.
A expectativa é que o Expresso Monotrilho Leste transporte meio milhão de pessoas por dia. Serão 48 mil por hora em cada sentido. Para efeito de comparação, os sistemas semelhantes existentes em cidades chinesas transportam 30 mil pessoas por hora em cada sentido.
Grande parte dos componentes usados na fabricação é importada, como as laterais de alumínio de cada vagão, que vêm da China. Mas a expectativa é que 60% das peças sejam nacionais, fabricadas principalmente por empresas da região de Hortolândia.

Empresa opera 50 monotrilhos pelo mundo

A Bombardier opera cerca de 50 monotrilhos pelo mundo, especialmente em países asiáticos, como Índia e China. Parques temáticos dos Estados Unidos também usam sistemas da empresa para locomoção dos visitantes. "Não há no mundo nenhum registro de acidente com monotrilho”, diz Ramos. “Como a operação é automática, ela está livre do erro humano."
O monotrilho circula sem condutor, sendo controlado por uma sala central que será operada pela própria Bombardier. A manutenção do sistema também está prevista no contrato assinado pela empresa.
A fábrica de Hortolândia tem cerca de 250 funcionários e recebeu investimentos de US$ 15 milhões. Os primeiros trens deverão ser entregues em 2013, depois de passarem por testes na própria via. A capacidade de construção é de um vagão por dia.

PINA:PROTESTO E CONFUSÃO...


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Moradores da Vila Oliveira, no Pina, são despejados

Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

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Policiais realizam reintegração de posse em área onde estão famílias da Vila Oliveira(saiba mais)
Policiais realizam reintegração de posse em área onde estão famílias da Vila Oliveira



ZONA SUL

Polícia interdita faixa da direita da Domingos Ferreira para promover reintegração de posse

Cem policiais participam da ação, que começou por volta das 5h. A reintegração acontece na área onde atualmente está localizada a Vila Oliveira

Publicado em 06/11/2012, às 07h30

Do JC Online

Atualizada às 08h10

 / Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Atualizada às 9h45
O dia começou agitado na Zona Sul do Recife. Desde as primeiras horas do dia, policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Choque interditaram a faixa da direita da Avenida Domingos Ferreira, no Pina, para promover uma reintegração de posse. Cem policiais participam da ação, que começou por volta das 5h. A reintegração acontece na área onde atualmente está localizada a Vila Oliveira.
Por conta da interdição necessária para a reintegração de posse, o trânsito está bastante complicado na Zona Sul. Os motoristas estão todos sendo desviados para a faixa da esquerda da Domingos Ferreira, o que tem provocado congestionamento na área. Muitos têm tentado trafegar pela Rua dos Navegantes. Uma outra opção para quem precisa se deslocar para a Zona Sul é utilizar a Avenida Mascarenhas de Morais. O trânsito tem chegado na Agamenon Magalhães, na altura do Hospital da Restauração, no Derby.
Dezoito famílias residem na Vila Oliveira. Segundo os moradores, o terreno foi invadido há 40 anos, quando estava vazio. No mês passado, um juiz considerou a invasão ilegal e ordenou a retirada das famílias para que o terreno voltasse para o antigo proprietário. As casas são todas de alvenaria.
Revoltados, os moradores resistem à retirada. Dizem que, se a polícia entrar, vão usar bujões de gás para incendiar os imóveis. Segundo contam, todos não têm para onde ir.
Na semana passada, moradores da VIla Oliveira fizeram um protesto pelo fato de terem que sair do local e travaram o trânsito na Zona Sul. Eles usaram pneus e pedaços de paus para interditar a Domingos Ferreira. 

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Policiais realizam reintegração de posse em área onde estão famílias da Vila Oliveira
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A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) enviou agente para organizar o tráfego no local.