terça-feira, 6 de novembro de 2012

BRASIL : MONOTRILHO TECNOLOGIA AO NOSSO ALCANCE.


06/11/2012 - 12h55

Monotrilho de SP é feito com tecnologia de avião; conheça a fábrica

Do UOL, em São Paulo
Comentários16
Previsto para ser inaugurado em 2013, o monotrilho que funcionará na zona leste de São Paulo é um trem com pneus feito com a mesma tecnologia usada em aviões. Ele é produzido pela empresa canadense Bombardier, concorrente da Embraer na área de aviação. O monotrilho é de alumínio, em vez de aço, o que o torna mais leve. A expectativa é que o sistema transporte meio milhão de pessoas por dia.
A linha Expresso Monotrilho Leste vai ligar os bairros de Vila Prudente e Cidade Tiradentes, formando a Linha 15 - Prata do Metrô. As empresas OAS e Queiroz Galvão são as responsáveis pelas obras de infraestrutura, que consiste na montagem de vigas de até 15 metros de altura, onde serão colocados os trilhos.

Veja como é fabricado o monotrilho de São Paulo

Foto 12 de 16 - O monotrilho deverá circular a uma velocidade média de 36 km/h, podendo chegar a 80 km/h. O intervalo entre um monotrilho e outro será de cerca de 75 segundosDivulgação
Os 53 trens que serão usados no sistema são fabricados pela Bombardier numa fábrica inaugurada em abril em Hortolândia (109 km a noroeste de São Paulo). O objetivo da empresa é transformar o local em um centro mundial de produção de monotrilhos de alta capacidade.

Vagões são feitos com alumínio

O sistema funciona com pneus e é totalmente elétrico. Enquanto os trens do Metrô são feitos de aço inox, o monotrilho fabricado pela Bombardier é feito de alumínio. “Aplicamos a tecnologia usada na fabricação de avião aos monotrilhos”, diz Luis Ramos, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Bombardier para a América Latina.
O uso do alumínio faz com que o trem seja mais leve, o que permite maior velocidade. “Com o uso do alumínio, o peso é reduzido em cerca de 30%”, calcula Manuel Gonçalves, gerente de produção da Bombardier.
A velocidade média estimada é de 36 quilômetros por hora, podendo chegar a 80 quilômetros por hora. O monotrilho da região leste de São Paulo deverá circular, segundo a Bombardier, com intervalos de 75 segundos entre os trens.
A velocidade também fará o sistema brasileiro se destacar no que se refere à quantidade de pessoas que será capaz de transportar. “Será o primeiro monotrilho de alta capacidade do mundo”, diz Ramos.
A expectativa é que o Expresso Monotrilho Leste transporte meio milhão de pessoas por dia. Serão 48 mil por hora em cada sentido. Para efeito de comparação, os sistemas semelhantes existentes em cidades chinesas transportam 30 mil pessoas por hora em cada sentido.
Grande parte dos componentes usados na fabricação é importada, como as laterais de alumínio de cada vagão, que vêm da China. Mas a expectativa é que 60% das peças sejam nacionais, fabricadas principalmente por empresas da região de Hortolândia.

Empresa opera 50 monotrilhos pelo mundo

A Bombardier opera cerca de 50 monotrilhos pelo mundo, especialmente em países asiáticos, como Índia e China. Parques temáticos dos Estados Unidos também usam sistemas da empresa para locomoção dos visitantes. "Não há no mundo nenhum registro de acidente com monotrilho”, diz Ramos. “Como a operação é automática, ela está livre do erro humano."
O monotrilho circula sem condutor, sendo controlado por uma sala central que será operada pela própria Bombardier. A manutenção do sistema também está prevista no contrato assinado pela empresa.
A fábrica de Hortolândia tem cerca de 250 funcionários e recebeu investimentos de US$ 15 milhões. Os primeiros trens deverão ser entregues em 2013, depois de passarem por testes na própria via. A capacidade de construção é de um vagão por dia.

PINA:PROTESTO E CONFUSÃO...


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Moradores da Vila Oliveira, no Pina, são despejados

Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

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Policiais realizam reintegração de posse em área onde estão famílias da Vila Oliveira(saiba mais)
Policiais realizam reintegração de posse em área onde estão famílias da Vila Oliveira



ZONA SUL

Polícia interdita faixa da direita da Domingos Ferreira para promover reintegração de posse

Cem policiais participam da ação, que começou por volta das 5h. A reintegração acontece na área onde atualmente está localizada a Vila Oliveira

Publicado em 06/11/2012, às 07h30

Do JC Online

Atualizada às 08h10

 / Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Foto: Bobby Fabisak / JC Imagem

Atualizada às 9h45
O dia começou agitado na Zona Sul do Recife. Desde as primeiras horas do dia, policiais militares do 19º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Choque interditaram a faixa da direita da Avenida Domingos Ferreira, no Pina, para promover uma reintegração de posse. Cem policiais participam da ação, que começou por volta das 5h. A reintegração acontece na área onde atualmente está localizada a Vila Oliveira.
Por conta da interdição necessária para a reintegração de posse, o trânsito está bastante complicado na Zona Sul. Os motoristas estão todos sendo desviados para a faixa da esquerda da Domingos Ferreira, o que tem provocado congestionamento na área. Muitos têm tentado trafegar pela Rua dos Navegantes. Uma outra opção para quem precisa se deslocar para a Zona Sul é utilizar a Avenida Mascarenhas de Morais. O trânsito tem chegado na Agamenon Magalhães, na altura do Hospital da Restauração, no Derby.
Dezoito famílias residem na Vila Oliveira. Segundo os moradores, o terreno foi invadido há 40 anos, quando estava vazio. No mês passado, um juiz considerou a invasão ilegal e ordenou a retirada das famílias para que o terreno voltasse para o antigo proprietário. As casas são todas de alvenaria.
Revoltados, os moradores resistem à retirada. Dizem que, se a polícia entrar, vão usar bujões de gás para incendiar os imóveis. Segundo contam, todos não têm para onde ir.
Na semana passada, moradores da VIla Oliveira fizeram um protesto pelo fato de terem que sair do local e travaram o trânsito na Zona Sul. Eles usaram pneus e pedaços de paus para interditar a Domingos Ferreira. 

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Policiais realizam reintegração de posse em área onde estão famílias da Vila Oliveira
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A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) enviou agente para organizar o tráfego no local.

RECIFE: METRÔ A SUA MELHOR OPÇÃO DE TRANSPORTE PRA GRANDES METRO POLIS.


ANTP desmistifica tese de que construir metrô é caro

Publicado em 05/11/2012, Às 11:34

Fotos: JC Imagem

Por Ailton Brasiliense Pires
Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)
(www.antp.org.br)

Vez ou outra, alguém, mal formado e/ou mal informado, se não mal intencionado, retoma esta frase: o metrô é caro, por que não o BRT? E mais, completam suas teses afirmando que o BRT é mais barato. O BRT tem vantagens competitivas, que não precisam de falsas afirmações para se estabelecer como uma forma inteligente, integrada e econômica de transporte público. Precisamos compreender melhor quando fazemos nossas escolhas. Sempre aparecem aqueles que, tomando Bogotá como referência, ou Curitiba, afirmam que estas duas cidades devem ser exemplo de nossos planos. Mais ainda que nossas cidades deveriam utilizar apenas aquelas duas como referência.
Curitiba, sabiamente, em 1960, com apenas 300 mil habitantes, optou por associar o planejamento de transportes ao planejamento urbano, coisa que muitas cidades do mundo também fizeram durante as primeiras décadas do século XX. Com isso, permitiu-se que a cidade se desenvolvesse distribuindo moradias, comércio, indústrias e serviços ao longo dos corredores de ônibus, estimulando uma melhor distribuição do espaço, do fator de renovação e de um custo menor da viagem coletiva. Isto permitiu uma qualidade de vida apreciada.
Mas, outros críticos dirão que o sistema de Curitiba se exauriu. Nada mais natural. O projeto de 1960 permitiu que a cidade crescesse de 300 mil a 1,5 milhão de habitantes sem mudar seu paradigma. Como todo projeto tem seus limites, passado o limite, o projeto precisa ser revisto. Agora e, somente agora, estão pensando em uma alternativa. Sábios curitibanos.
Da mesma forma Bogotá, com um modelo espanhol de urbanização, com vias largas e planejadas, puderam implantar, com conhecimento brasileiro, seus corredores de transporte. Estes também já atingiram seus limites e a qualidade dos serviços, agora, começa a ser questionada.
Estes dois exemplos bastam para responder à pergunta do por que investir em metrô. Porque naquelas cidades planejadas, como Curitiba, o crescimento se deu em torno de eixos de transporte estruturadores que, com o tempo, tiveram tal adensamento que a demanda pode exigir outra tecnologia. Por outro lado, nas cidades não planejadas, a grande maioria, há uma tendência ao espraiamento da mancha urbana, com redução de densidade demográfica, criando situações de grandes congestionamentos de veículos e grandes volumes de passageiros do transporte coletivo com origem e destino situados nas pontas dos eixos de transporte. Nestes casos, com a demanda ultrapassando determinados valores de passageiro hora/sentido, já se torna inevitável a construção de BRTs para demandas médias e linhas de metrô para altas demandas.


Consideremos o centro de algumas cidades com mais de um milhão de habitantes, construídas segundo interesses privados, com o olho apenas no lucro imediato e total ausência do poder público. Elas exigem que entre 7 e 9h e entre 17 e 19h a maioria dos trabalhadores entrem /saiam dos seus postos de trabalho. Como transportar 30, 40, 50 ou 60 mil pessoas por qualquer modo que não seja de metrô? O Metrô ocupa, quando construído em nível, por exemplo, apenas 11 m para a circulação de trens oferecendo até 60 mil lugares por hora/sentido. Se tentássemos transportá-los por ônibus, ou de maneira mais insensata, por automóvel, precisaríamos destruir a cidade para tal.
Assim, o metrô é caro, comparado com o quê? Ele é a única forma de acessarmos determinadas áreas preservando a economia, a história, o patrimônio público e a inteligência. Da mesma forma, temos de considerar em nossas análises que num plano urbano deve-se perguntar em que cidade queremos viver, de que modo e a que custo, entre outras questões e, assim, revermos nossa forma de deslocamento da maneira mais adequada à rede de transportes, de trilhos e pneus, para atingirmos estes objetivos.

Postado por Roberta Soares


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RECIFE : FOI ADIADO A INAUGURAÇÕES DOS TI S PRA JANEIRO 2013... SERÁ.


Cidadão repórter »À espera dos novos terminais de integração

Laís Araújo - Diario de Pernambuco
Publicação: 28/09/2012 15:51 Atualização: 28/09/2012 16:24
Terminal Integrado Tancredo Neves. Foto: Arthur Souza/Esp.DP/D.A Press
Terminal Integrado Tancredo Neves. Foto: Arthur Souza/Esp.DP/D.A Press
A inauguração dos novos Terminais de Integração (TI) tem deixado os usuários do transporte coletivo do Recife ansiosos. Pelo Cidadão Repórter, fórum colaborativo do Pernambuco.com, internautas divulgam suas críticas e dúvidas, além de discutirem sobre quais linhas deveriam ser implantadas para que as comunidades sejam melhor atendidas. 

Entre os terminais mais debatidos estão os de Xambá, em Olinda, Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e Tancredo Neves, no Recife. A estrutura física desses três terminais já está concluída mas a população ainda não pode usufruir dos seus serviços. “É preciso esperar a conclusão de outros projetos para inaugurar esses terminais”, explica André Melibeu, diretor de planejamento do Consórcio Metropolitano de Transporte. “Só com a conclusão dos outros projetos a população terá um ganho real. No caso do Terminal de Cajueiro Seco e Tancredo Neves, é preciso aguardar melhores condições no metrô. Já o Terminal de Xambá depende da conclusão das obras na Avenida Presidente Kennedy”. 

As razões, já conhecidas pela maioria dos internautas do fórum, não agradam a todos. “Acho um verdadeiro absurdo o Governo do Estado colocar a culpa da não inauguração dos Terminais de Tancredo Neves e Cajueiro Seco no Metrorec. Já que era sabido que a atual frota de trens não é capaz de de suportar a demanda dos Terminais Integrados da linha Sul, deveriam ter dado prioridade a reforma de outros terminais, como o da Macaxeira, Joana Bezerra e Barro”, opina o cidadão repórter Léo Silva.

Apesar dos desencontros entre usuários do transporte e órgãos responsáveis, André Melibeu afirma que a população é sempre consultada. “Sempre apresentamos o nosso trabalho interno para as comunidades, que opinam, reclamam, sugerem itinerários. Um exemplo foi durante uma reunião com as comunidades atendidas pelo Tancredo Neves. Havia uma demanda muito grande da população por uma linha menos complicada para chegar ao IMIP. Por uma questão social, decidimos implantar essa linha”, conta. As reuniões são confirmadas por internautas do Cidadão Repórter.

O total de linhas e itinerários de cada Terminal não foi divulgado pelo Grande Recife pois, segundo o diretor de planejamento, ainda podem haver mudanças até o dia da inauguração. Ainda assim, o Pernambuco.com fez um raio-X dos novos terminais e antecipou o que já se sabe sobre o funcionamento deles.

Saiba mais:

Xambá, em Olinda

Terminal integrado de Xambá. Imagem: Grande Recife/Divulgação
Terminal integrado de Xambá. Imagem: Grande Recife/Divulgação
O Terminal de Xambá, que já está com sua estrutura completa, tem previsão de receber 40 mil pessoas e de levar em suas linhas cerca de 110 mil diariamente. Sua inauguração está prevista para o final de outubro deste ano, desde que a Avenida Presidente Kennedy, que passa por reformas para implantação de corredor de ônibus, tenha se readequado. “Não faz sentido inaugurar este TI com a Presidente Kennedy desse jeito. Não haveria benefício real para a população”, diz André Melibeu. De acordo com o diretor, as comunidades, que antes não participavam do Sistema Estrutural Integrado (SEI), demonstraram satisfação durante as reuniões. “Exceto a comunidade de Santa Casa, com a qual estamos em negociação”.


Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes 

Terminal integrado de Cajueiro Seco. Foto: Clayton Leal/Cidadão repórter
Terminal integrado de Cajueiro Seco. Foto: Clayton Leal/Cidadão repórter
O terminal de Cajueiro Seco também está finalizado. Para sua inauguração, é preciso aumentar a capacidade de passageiros do metrô, que, desde a inauguração do Terminal Aeroporto, está em alerta de lotação da linha sul. Para suprir a nova demanda de passageiros foram encomendados 15 novos trens. O primeiro dos trens deve chegar ao Recife em novembro deste ano. Por isso, somente em janeiro de 2013 um dos Terminais de Integração da linha sul deve começar a funcionar. “É possível que no começo do ano que vem um dos terminais seja inaugurado. Ainda está em estudo se será Cajueiro Seco ou Tancredo Neves, mas a preferência está com Cajueiro, pois assim a população do Cabo de Santo Agostinho seria inserida no SEI. Dessa forma, além de reduzir o tempo de viagem, a população também terá uma redução de tarifa. Os usuários da Muribeca e de Marcos Freire, por exemplo, passarão a pagar R$2,15 para se locomoverem até o centro do Recife”, conta o diretor de planejamento André Melibeu.


Tancredo Neves, no Recife

Terminal integrado Tancredo Neves. Foto: Clayton Leal/Cidadão repórter
Terminal integrado Tancredo Neves. Foto: Clayton Leal/Cidadão repórter
Assim como Cajueiro Seco, o TI Tancredo Neves, localizado na Imbiribeira, não foi inaugurado por falta de melhores condições no transporte metroviário. 21 linhas atenderão este Terminal, que atenderá as comunidades de Três Carneiros Baixo, Vila do SESI, Córrego da 
Gameleira, Três Carneiros, Lagoa Encantada, UR-03, UR-02, UR-05, UR-04, UR-06, UR-10, UR-11, Zumbi do Pacheco, Jardim Monte Verde, Alto Dois Carneiros e Candeias. 



Arte: Taís Nascimento/DP
Arte: Taís Nascimento/DP




O Sistema Estrutural Integrado 

Os Terminais de Integração fazem parte do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Esse sistema, composto por ônibus e metrô, leva usuários até um TI com diferentes opções de destino. Geralmente a tarifa paga pelo usuário é reduzida, já que há troca de linhas sem o pagamento de nova passagem. Ainda assim, há relutância entre usuários que contam com linhas diretas para seus destinos. “Mesmo com a troca, o usuário pode chegar ao seu destino mais rapidamente”, diz o diretor de planejamento André Melibeu. “Com o metrô, com a racionalização do transporte, há benefícios para quem usa a integração. Em algumas situações tem também a redução tarifária”.

RECIFE : VLT ELÉTRICO SERIA UMA BOA NA CAXANGÁ E AGAMENON


Brasil deve produzir VLT elétrico 100% nacional

Brasil começa estudos para fabricação de VLT Elétrico 100% nacional. Unidade a diesel fabricada no Ceará vai ser transformada em veículo elétrico e pode ser um passo para o País começar a se tornar independente do mercado externo para este tipo de transporte.

Créditos: Bom Sinal/Divulgação

Daqui a três anos, o Brasil poderá fabricar os primeiros VLTs – Veículos Leves sobre Trilhos totalmente elétricos e com tecnologias mais novas. Os estudos começaram agora na Usina Itaipu Binacional.

Um VLT a diesel fabricado pela empresa cearense Bom Sinal, depois de duas semanas de viagem em carreta, partindo de Barbalha, sede da empresa no Ceará, chegou a Foz do Iguaçu onde técnicos e engenheiros no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade – CPDM – VE inicialmente fazem estudos para acomodação do sistema de tração elétrica para a conversão do veículo.

Esta fase de estudos deve durar cerca de um ano e meio. Entre os pontos analisados, será o espaço que vai ser ocupado pelo motor elétrico, o sistema de acoplamento, a caixa de redução e a parte eletrônica da potência.

A segunda fase será para finalizar o veículo e torná-lo operacionalmente viável , deve durar também um ano e meio. Uma das inovações nesta fase é desenvolver um modelo sem as cantenárias, os cabos de alimentação externa que ficam sobre os veículos.

O trem terá um sistema de baterias de sódio de recarga externa. Os técnicos estudam a possibilidade de o processo ser de carga rápida, sistema sem fio de recarga ou sistema de recarga nas paradas.
Essa forma de alimentação, que dispensa as cantenárias, pode diminuir em até um terço o custo de implementação de uma linha de VLT, de acordo com a Itaipu por dispensar rede aérea.

Com a tração elétrica, a velocidade máxima que era de 120 km/h a diesel, pode chegar a 170 km/h.
Para a realização do projeto de fabricação de sistema elétrico do VLT, a Itaipu Binacional conta com a parceria da KWO – Kraftwerke Oberhasli AG , operadora na Suíça, e pode expandir as cooperações com a Voith e Siemens da Alemanha, a Bombardier canadense e a suíça Stadler.

OUTROS VEÍCULOS:

A Itaipu Binacional em parceria com diversas empresas desenvolveu outros veículos de tração elétrica total ou parcial. Desde 2009, opera na Usina um ônibus elétrico híbrido com sistema da Eletra, empresa de tecnologia de tração elétrica de São Bernardo do Campo, carroceria Gran Via da Mascarello e motor a combustão movido por etanol fabricado pela Mitsubishi.

Também com carroceria Mascarello, a Usina Itaipu Binacional desenvolveu com modelo Gran Mini, de micro-ônibus, movido 100% a eletricidade, com baterias. O veículo pode ser usado para deslocamentos curtos.

O modelo de jipe utilitário Marruá, da Agrale, um carro de passeio Palio Weekend, da Fiat, e o caminhão de pequeno porte Daily de cabine dupla, da Iveco, são outros exemplos dos cerca de 50 protótipos de automóveis desenvolvidos no galpão G 5 do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade – CPDM – VE.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

RECIFE : TURISMO PRECISA DE UM INVESTIMENTO PESADO.


Marcopolo Viale DD para uma nova fase do turismo

Turismo de alto nível. Marcopolo Viale Sunny DD deve estar presente na maior parte das cidades que vão sediar a Copa do Mundo. Encarroçadora também negocia vendas externas.

Créditos: Adamo Bazani/Acervo

Créditos: Adamo Bazani/Acervo

O Brasil é um dos países mais ricos em belezas naturais, com diferentes paisagens em cada região, e com uma riqueza arquitetônica e cultural muito ampla. No entanto, nem sempre as cidades sabem aproveitar da melhor maneira seus atributos para o turismo.

O acesso a várias atrações nem sempre é fácil. Mas com o “boom” provocado pela Copa do Mundo a ser realizada em 2014, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, a situação começa a melhorar. Uma das modalidades muito usadas na Europa, por exemplo, e pouco explorada ainda no Brasil é o passeio turístico nas cidades e parques ecológicos, o City Tour.

Em diversos países, é comum ver aqueles ônibus de dois andares com o último pavimento aberto, existentes sim no Brasil, mas ainda em poucas cidades. É um mercado para o setor de ônibus que não será grande em número de unidades, mas representa um segmento em expansão e com veículos com bom valor agregado.
A Marcopolo viu a oportunidade e decidiu se antecipar. O modelo Viale DD Sunny, de dois andares, foi uma das atrações paralelas ao 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo – 2012.

“O Brasil é um dos países que mais apresentam potenciais turísticos, mas que pode melhor aproveitá-los de maneira positiva. Os passeios nas cidades são excelentes oportunidade de os turistas terem acesso a uma programação segura, organizada e de baixo custo e para as cidades estimularem o setor e gerarem receitas” – disse André Oliveira, consultor de Marketing da Marcopolo.

A previsão da empresa é de comercializar de 30 a 50 unidades do ônibus até a Copa de 2014 para a maior parte das cidades-sede. Mas os planos vão além do evento esportivo mundial e querem consagrar o modelo numa nova fase do turismo brasileiro.

Atualmente já há unidades vendidas para Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Salvador e estão em andamento negociações em São Paulo e Rio de Janeiro. O mercado externo também é objetivado pela Marcopolo com o modelo Viale DD Sunny. Estão em curso negociações para a Colômbia, Uruguai e México.

Apesar de nestes países já existirem fábricas da Marcopolo, algumas em parceria com produtores locais, por enquanto, o ônibus será feito apenas na planta de veículos de grande porte em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

DIFERENCIAIS:
Créditos: Adamo Bazani/Blog Ponto de Ônibus
 
O modelo conferido pela reportagem em São Paulo está encarroçado sobre chassi Mercedes Benz O 500 U, que apresenta piso baixo para melhorar a acessibilidade e sistema de “ajoelhamento” pelo qual, em embarques e desembarques a carroceria se abaixa e ao passar em obstáculos mais difíceis pode ser elevada.

As dimensões não são nada modestas, mas ao mesmo tempo podem ser aplicadas em qualquer cidade.
Contando com o parabrisa superior, o ônibus possui 4 metros de altura. O comprimento é de 12,20 metros e a largura de 2,50 metros , o que facilita nas manobras.

A capacidade é de 74 lugares sentados entre o piso superior e o primeiro. As poltronas possuem cintos de segurança e na parte inferior, apoios para a cabeça. Os passageiros também contam com porta-copos, ideal para passeios turísticos nos quais sempre uma aguinha geladinha é bem-vinda.

A parte superior é descoberta para os turistas apreciarem melhor as paisagens e pontos históricos e culturais além de fotografarem e filmarem melhor. O ônibus é dotado de sistema de canaletas que permitem o escoamento de água de chuva em imprevistos. Como opcional, há também uma cobertura retrátil, acionada por um botão no painel, para a parte superior.

Aliás, o painel do ônibus é generoso. Além de comandos para chassi e carroceria, o motorista conta com um monitor que exibe imagens captadas pela câmera de ré e demais instaladas no veículo. Para melhor atender aos turistas, o sistema de som é dotado de três canais que pode passar informações em português, inglês e espanhol. É possível ter acesso ao áudio por fones de ouvido. Em cada poltrona há um plug individual e as opções de seleção de idioma.

Na parte inferior, o passageiro conta com ar condicionado com saídas individuais pelas quais é possível controlar o fluxo de ar e luzes de Led que deixam o ambiente interno mais agradável. A escada é dotada com luzes para deixar o acesso ao segundo pavimento mais seguro.

“Acreditamos que o Viale DD Sunny marca esta nova fase do turismo brasileiro e pode ser uma oportunidade para os turistas e para as cidades além da Copa do Mundo. Ele traz inovações que podem qualificar os passeios turísticos. Estamos otimistas” – comemora André Oliveira, consultor de marketing da Marcopolo.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

GRANDE RECIFE : PROTESTO EM MURIBECA


GRANDE RECIFE // MANIFESTAÇÃO

Protesto na Muribeca por melhorias nas ruas, energia e água

Publicado em 05.11.2012, às 07h42


Do NE10
Manifestantes bloqueiam a Rua Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta segunda-feira (5), queimando pneus e entulhos.

O protesto, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é por melhorias no fornecimento de energia, no abastecimento de água e nas condições das vias no bairro. A Polícia Militar está no local negociando a liberação da via.

RECIFE : VIATURAS NOVAS PRA PERNAMBUCO ,POLICIA MILITAR SE RENOVANDO


Governo entrega 60 viaturas do programa Patrulha do Bairro

pmpeO Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, no Derby, foi palco na manhã desta sexta-feira (28) de uma solenidade que marcou o terceiro lote do programa Patrulha do Bairro. Foram entregues 21 viaturas do modelo Spacefox-2013, motor 1.6/flex, direção, travas e retrovisores elétricos e air bag.

As novas viaturas vão beneficiar o 17º, 18º e 20º BPM, unidades de cobertura dos municípios de Paulista, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, respectivamente. Na oportunidade também foram entregues 60 viaturas para renovação da frota, sendo 52 do modelo Parati e oito Pálios Weekend.

A filosofia do programa Patrulha no Bairro visa promover segurança à população, debatendo e recebendo sugestões de segurança com a comunidade. Um canal web está sendo disponibilizado na página da Secretaria de Defesa Social, onde o cidadão poderá ter acesso direto com os policiais militares em atividade.

AGRESTE AGORA CONTA COM PATRULHA DOS BAIRROS

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FORAM entregues um total de 28 viaturas

Uma solenidade na manhã desta sexta-feira (21), no Monte Bom Jesus, em Caruaru, com a presença do governador Eduardo Campos, do secretário de Defesa Social, Wilson Damásio e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Luís Aureliano, entre outras autoridades, marcou o lançamento da Patrulha dos Bairros no interior do Estado, inserida no programa Pacto pela Vida. Treze cidades da região foram contempladas, receberam na ocasião 28 viaturas novas, tipo Spacefox, para atuar no novo sistema de policiamento.

O comandante geral, coronel Luís Aureliano enalteceu a importância da Patrulha do Bairro e fez questão de lembrar que há um ano era lançado ali o trabalho desenvolvido no Monte Bom Jesus, e que hoje alcançou uma redução de 67% no número de homicídios na comunidade.

Com as presenças dos respectivos comandantes, os Batalhões e Companhias Independentes de Carpina e Goiania (2º BPM), Arcoverde (3º BPM), Petrolina (5º BPM), Ouricuri e Araripina (7º BPM), Garanhuns (9º BPM), Serra Talhada (14º BPM), Belo Jardim (15º BPM), Vitória de Santo Antão (21º BPM), Santa Cruz do Capibaribe (3ª CIPM) e Gravatá (5ªCIPM), além de Caruaru (4º BPM), foi feita a entrega das novas viaturas caracterizadas para atuação na Patrulha dos Bairros.

Em Caruaru, inicialmente serão atendidos os bairros de Maurício de Nassau, João Mota, Nova Caruaru, Salgado, Petrópolis, Alto do Moura, Universitário e São Francisco.

Fonte: FOTO: 4º BPM/PMPE

RECIFE : RADIOGRAFIA DAS ESTRADAS PERNAMBUCO ... TERRÍVEL.


Pesquisa aponta que 70,7% dos trechos no estado são ruins ou péssimos. Governos prometem investir

ANA CLÁUDIA DOLORES

Buracos põem segurança de motoristas em risco na BR-101: demora em acordo administrativo emperra obras

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) traduziu em números o sentimento de milhões de motoristas e pedestres em todo o país. A situação das estradas federais e estaduais piorou no último ano.

Buracos, desgaste no pavimento e sinalização precária estão entre os fatores que fizeram com que 62,7% das rodovias nacionais recebessem conceito de regular a péssimo. Em 2011, esse percentual foi de 57,4%. Em Pernambuco, a situação também é preocupante.

Dos 3.107 km percorridos pela CNT, 70,7% estão entre regular, ruim e péssimo – índice ligeiramente maior que o do ano passado, de 70,3%. Só 1,8% das estradas em Pernambuco, o que corresponde a 57 km, foi considerado ótimo, o que ainda fica abaixo da média do Nordeste, de 3,9%.

A pesquisa, publicada ontem, considerou o pavimento, a sinalização, o traçado e a infraestrutura de apoio, como postos de gasolina e restaurantes.

A avaliação de Pernambuco, segundo a CNT, reflete a realidade de todo o país, que tem estradas com mais de 30 anos de uso, sem manutenção adequada e com sobrecarga de veículos. “O que ocorre é que o país ficou muito tempo sem investir na infraestrutura de transporte, principalmente nas rodovias, e agora não comporta a expansão da frota”, analisou o diretor-executivo da CNT, Bruno Batista.

Essa realidade pode ser constatada a BR-101 em Pernambuco. Apesar de ter boa pontuação na pesquisa, nem toda a rodovia está em bom estado. A pior parte fica no contorno do Recife, onde buracos se multiplicam. A rodovia está sem receber investimentos por causa de uma negociação emperrada entre o governo do estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

O acordo que pode ser fechado é que o estado instale o Bus Rapid Transit (BRT) no trecho metropolitano e o Dnit recupere as pistas. “Esse contorno existe há mais de 30 anos e nunca houve restauração. Estamos aguardando o fechamento do termo de compromisso para começar a atuar”, disse o superintendente regional do Dnit, Euclides Bandeira.

Entre dezembro deste ano e janeiro de 2013, o Dnit promete iniciar um programa que investirá R$ 1 bilhão em 2.150 km nas federais em Pernambuco. O governo do estado tem um plano nesse sentido, o Caminhos da Integração. A Secretaria de Transportes informou que dos R$ 2 bilhões previstos para serem executados até 2014, o estado investiu pouco mais da metade.

De acordo com a secretaria, a má conservação se deve às condições climáticas. “O resultado ainda traz o reflexo do impacto das chuvas ocorridas entre 2010 e 2011, que aceleraram o desgaste e prejudicaram a execução de diversas obras”, informou a nota.

Jornal do commercio

RECIFE : ILHA DO RETIRO - O SONHO DA ARENA DO SPORT CADA VEZ MAS PERTO DA REALIDADE



Nem mesmo a fraca campanha do Sport no Brasileirão deste ano gera tanta polêmica quanto o projeto Arena. O projeto já foi apresentado e aprovado pela grande maioria dos rubro-negros.

No final de novembro, o presidente Gustavo Dubeux, que vem tomando à frente do projeto, promete apresentar novamente na reunião o Conselho Deliberativo. "Vamos chamar também a imprensa para esclarecer todas dúvidas e mostrar o projeto num vídeo em 3D", declarou.

A apresentação do projeto tem uma grande dose de otimismo por parte do mandatário rubro-negro. Até porque, o processo de avaliação na prefeitura do Recife já está em fase bastante adiantada. De acordo com a secretária de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Maria José De Biase, o projeto chegou ao Grupo de Análises Especiais.

"Foram feitas adequações e estamos esperando as novas plantas para que seja levadas ao Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) e Conselho Controle urbano (CCU)", explicou a secretária, lembrando que aconteceu duas pautas de avaliação por semana.

O presidente Gustavo Dubeux vive a expectaviva dessa apresentação do projeto no CCU e CDU. Até porque, o projeto foi apresentado na prefeitura em julho de 2012. E, segundo Maria José, ao que tudo indica haverá uma aprovação da construção.

"Estamos em contato direto com o prefeito João da Costa para que o assunto entre na pauta. É um apelo que eu faço, através da imprensa, para que tudo caminho o mais rápido possível. Será muito bom para a cidade. E para o clube também", disse. 

Sobre a apresentação em 3D que será feita na reunião do Conselho Deliberativo, no final do mês, Dubeux diz que será mais uma oportunidade para esclarecer toda e qualquer dúvida sobre a viabilidade do projeto arena.

É importante lembrar que, o Sport tem um acordo verbal para realizar seus jogos na Arena Pernambuco, a partir do momento em que a Ilha do Retiro for demolida. "Está tudo acertado. Só não assinamos o contrato porque estamos aguardando a confirmação da prefeitura em torno do nosso projeto".

Blog do Torcedor/JC

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

RECIFE - SUJESTÃO DE LINHA TI AFOGADOS / TI CAXANGÁ

Eu fiz um comentário sobre o que poderia se feito com a única linha que deixa perto da Caxangá e atende a boa parte da Abdias, CDU/Torrões(Via San Martin), tornando-a SEI para o TI Caxangá. Fiz uns ajustes vendo a sua necessidade e o itinerário seria o abaixo. A ideia final é transformá-la numa SEI Interterminal.

- o terminal deixaria de ser no IFPE passando a ser no TI Caxangá, pois esta área é da CRT, empresa responsável pela linha;

ida - TI Caxangá, Av. Afonso Olindense, Rua Mário Campelo, Rua Isaac Buril, Rua Acadêmico Hélio Ramos seguindo para San Martin;

- ainda na ida, quando entra na Av. Abdias para logo adiante acessar a Av. San Martin afim de chegar a Estrada do Bongi pelo bairro onde começaria a volta, ao chegar no cruzamento com a Rua Cosme Viana, entraria nesta para ir até o TI Afogados
.

volta - saindo do TI Afogados, pegaria a Estrada dos Remédios, Av. Abdias de Carvalho, Av. do Forte seguindo o itinerário atual da CDU/Torrões (Via San Martin) até chegar ao IFPE para deste campus seguir pela Rua Issac Buril, Rua Mário Campelo, Av. Afonso Olindense até o TI Caxangá.

Quem, digamos, sairia perdendo um pouco seria aqueles que saem do IFPE para voltar, pois teriam que ir até o TI Caxangá e voltar para então contonar a UFPE, mas lembro que isso ocorre em parte com a linha Curado/Caxangá, então não é um grande problema.
 

Fazendo essa alteração para interterminal, a demanda iria aumentar, chegaria a dois TIs, manteria o acesso a San Martin, etc. Abaixo, imagem mostrando o traçado. A cor verde é saindo do TI Caxangá e a vermelha do TI Afogados.
POSTADO - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=837472&page=139