segunda-feira, 5 de novembro de 2012

RECIFE : TURISMO PRECISA DE UM INVESTIMENTO PESADO.


Marcopolo Viale DD para uma nova fase do turismo

Turismo de alto nível. Marcopolo Viale Sunny DD deve estar presente na maior parte das cidades que vão sediar a Copa do Mundo. Encarroçadora também negocia vendas externas.

Créditos: Adamo Bazani/Acervo

Créditos: Adamo Bazani/Acervo

O Brasil é um dos países mais ricos em belezas naturais, com diferentes paisagens em cada região, e com uma riqueza arquitetônica e cultural muito ampla. No entanto, nem sempre as cidades sabem aproveitar da melhor maneira seus atributos para o turismo.

O acesso a várias atrações nem sempre é fácil. Mas com o “boom” provocado pela Copa do Mundo a ser realizada em 2014, e as Olimpíadas no Rio de Janeiro em 2016, a situação começa a melhorar. Uma das modalidades muito usadas na Europa, por exemplo, e pouco explorada ainda no Brasil é o passeio turístico nas cidades e parques ecológicos, o City Tour.

Em diversos países, é comum ver aqueles ônibus de dois andares com o último pavimento aberto, existentes sim no Brasil, mas ainda em poucas cidades. É um mercado para o setor de ônibus que não será grande em número de unidades, mas representa um segmento em expansão e com veículos com bom valor agregado.
A Marcopolo viu a oportunidade e decidiu se antecipar. O modelo Viale DD Sunny, de dois andares, foi uma das atrações paralelas ao 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo – 2012.

“O Brasil é um dos países que mais apresentam potenciais turísticos, mas que pode melhor aproveitá-los de maneira positiva. Os passeios nas cidades são excelentes oportunidade de os turistas terem acesso a uma programação segura, organizada e de baixo custo e para as cidades estimularem o setor e gerarem receitas” – disse André Oliveira, consultor de Marketing da Marcopolo.

A previsão da empresa é de comercializar de 30 a 50 unidades do ônibus até a Copa de 2014 para a maior parte das cidades-sede. Mas os planos vão além do evento esportivo mundial e querem consagrar o modelo numa nova fase do turismo brasileiro.

Atualmente já há unidades vendidas para Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Salvador e estão em andamento negociações em São Paulo e Rio de Janeiro. O mercado externo também é objetivado pela Marcopolo com o modelo Viale DD Sunny. Estão em curso negociações para a Colômbia, Uruguai e México.

Apesar de nestes países já existirem fábricas da Marcopolo, algumas em parceria com produtores locais, por enquanto, o ônibus será feito apenas na planta de veículos de grande porte em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

DIFERENCIAIS:
Créditos: Adamo Bazani/Blog Ponto de Ônibus
 
O modelo conferido pela reportagem em São Paulo está encarroçado sobre chassi Mercedes Benz O 500 U, que apresenta piso baixo para melhorar a acessibilidade e sistema de “ajoelhamento” pelo qual, em embarques e desembarques a carroceria se abaixa e ao passar em obstáculos mais difíceis pode ser elevada.

As dimensões não são nada modestas, mas ao mesmo tempo podem ser aplicadas em qualquer cidade.
Contando com o parabrisa superior, o ônibus possui 4 metros de altura. O comprimento é de 12,20 metros e a largura de 2,50 metros , o que facilita nas manobras.

A capacidade é de 74 lugares sentados entre o piso superior e o primeiro. As poltronas possuem cintos de segurança e na parte inferior, apoios para a cabeça. Os passageiros também contam com porta-copos, ideal para passeios turísticos nos quais sempre uma aguinha geladinha é bem-vinda.

A parte superior é descoberta para os turistas apreciarem melhor as paisagens e pontos históricos e culturais além de fotografarem e filmarem melhor. O ônibus é dotado de sistema de canaletas que permitem o escoamento de água de chuva em imprevistos. Como opcional, há também uma cobertura retrátil, acionada por um botão no painel, para a parte superior.

Aliás, o painel do ônibus é generoso. Além de comandos para chassi e carroceria, o motorista conta com um monitor que exibe imagens captadas pela câmera de ré e demais instaladas no veículo. Para melhor atender aos turistas, o sistema de som é dotado de três canais que pode passar informações em português, inglês e espanhol. É possível ter acesso ao áudio por fones de ouvido. Em cada poltrona há um plug individual e as opções de seleção de idioma.

Na parte inferior, o passageiro conta com ar condicionado com saídas individuais pelas quais é possível controlar o fluxo de ar e luzes de Led que deixam o ambiente interno mais agradável. A escada é dotada com luzes para deixar o acesso ao segundo pavimento mais seguro.

“Acreditamos que o Viale DD Sunny marca esta nova fase do turismo brasileiro e pode ser uma oportunidade para os turistas e para as cidades além da Copa do Mundo. Ele traz inovações que podem qualificar os passeios turísticos. Estamos otimistas” – comemora André Oliveira, consultor de marketing da Marcopolo.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário