quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - PREFEITO DO RECIFE QUER AGILIDADE NAS OBRAS DE MOBILIDADE

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Brasília - O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, foi recebido hoje (23) pela presidenta Dilma Rousseff, e saiu da reunião dizendo que espera agilizar a assinatura de contratos de obras de infraestrutura na capital pernambucana. Segundo Júlio, as prioridades são obras de mobilidade urbana, que incluem a implantação de corredores viários em avenidas importantes da cidade.
A 4ª perimetral já está incluída no projeto do governo do estado , que já dispõe de recursos para a  implantação do corredor BRT no contorno da BR-101.

“Nossa audiência foi sobre parcerias já existentes entre o governo federal e a prefeitura municipal, a situação e o andamento do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] na cidade e projetos novos que poderão ser assinados neste primeiro semestre. E uma conversa também sobre o desenvolvimento da cidade e as necessidades que vamos ter para implantar nosso programa de governo para a cidade do Recife”, relatou o prefeito, após o encontro de uma hora e meia com a presidenta.
Dilma pediu “atenção especial” para as obras relacionadas à Copa das Confederações e à Copa do Mundo de 2014, segundo o prefeito. “Atenção especial com tudo relacionado à Copa do Mundo, pede que a gente tenha cuidado com os prazos e que tudo aconteça dentro do esperado”.

Júlio é o quarto prefeito que Dilma recebe no Palácio do Planalto desde a semana passada. Ainda hoje, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também terá audiência com a presidenta.

Na próxima semana, o governo federal vai receber prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e assessores dos 5.568 municípios para um encontro em Brasília. Segundo a Secretaria de Relações Institucionais (SRI),  que coordena o evento, o objetivo do encontro é “estabelecer parcerias entre a União e os municípios para promover o crescimento econômico do país com inclusão social, equilíbrio ambiental e participação cidadã”.

Durante o evento, o governo federal apresentará aos gestores municipais os principais programas com impacto na vida dos municípios brasileiros, como o Brasil sem Miséria, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e a Política Nacional de Recursos Sólidos e de Saneamento.

Na avaliação de Geraldo Júlio, a aproximação entre a União e as administrações municipais beneficia o desenvolvimento das cidades. “Essa aproximação é importante para que os municípios ampliem o acesso que tem ao governo federal e possam fazer ações e obras de maneira mais rápida”.

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

GRANDE RECIFE - NOVO METRO RODANDO EM JANEIRO


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21 de Janeiro de 2013

PRIMEIRO DOS 15 NOVOS TRENS DO METRÔ COMEÇA A FUNCIONAR EM JANEIRO

Luma Araújo/CBTU

imagem da notícia
Para os cerca de 280 mil passageiros que circulam utilizando as linhas de metrô na Região Metropolitana do Recife, o ano de 2013 não poderia começar de uma maneira melhor. Até o final de janeiro, a Companhia Brasileira de Trens (CBTU) dará início à operação do primeiro dos 15 novos trens e quatro dos sete Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs). Os novos trens estão sendo adquiridos de forma gradativa, e a previsão é de que, a partir de março, cheguem dois a cada mês. A nova frota vem reforçar os 25 trens que já circulam entre as Linhas Centro e Sul do metrô.

O novo trem chegou ao Recife há cerca de dois meses e está sendo testado desde então, explica o assessor da superintendência da CBTU, Leonardo Brandão. “Os testes são realizados à noite, no período em que o metrô não está operando, quandosão colocados carregamento nos trens e eles vão circulando. Depois dessa etapa, todos os requisitos levantados são levados em consideração para queseja feita uma análise dos resultados. Essa bateria de testes é necessária para que os trens tenham o melhor desempenho possível.”

Além de um design atual, o novo trem possui os vagões interligados, facilitando a movimentação dos passageiros. Além disso, tem sistema de ar-condicionado, TV e um intercomunicador, que permite aos usuários se comunicarem com a cabine, em casos de emergência. Com todos os padrões de acessibilidade, tem rampa, quatro vagas exclusivas para cadeirantes e cinco vagas em cada vagão para obesos. Possui um sistema de aceleração e frenagem que reaproveita a energia fazendo com que, no momento de frear, a energia seja jogada para uma rede que depois irá reutilizá-la. Isso reduz em 30% o consumo de energia, além de diminuir o tempo da viagem: o novo trem pode atingir até 90 km/h. 

Com investimento total de R$ 196 milhões e com capacidade para transportar até 1,2 mil passageiros, os novos trens vão aumentar o número de passageiros por dia quando começarem a operar regularmente. “Os usuários terão maior conforto e farão o trajeto em menor tempo. Esses novos trens ainda irão atender aos visitantes que virão para a Copa do Mundo de 2014”, completou Leonardo Brandão.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PERNAMBUCO - A LOCOMOTIVA DO CRESCIMENTO

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pernambuco das revoluções que fizeram parte da história do Brasil, agora estamos vendo um marco que para muito não sairia do papel, que a vinda da Copa do Mundo ajudou bastante a implantação destes projetos é inegável, mas a causa no passado era tão importante quanto a atual, se no passado a revolução era devido a crise econômica e criação de novos impostos, a nova revolução é para evitar uma crise já semi-instalada na cidade, a chamada crise da mobilidade urbana que consequentemente atinge a economia do estado.

E pensando nisso, obras e mais obras estão acontecendo nos 04 cantos da Região Metropolitana do Recife, enquanto algumas cidades brasileiras que sediarão a Copa de 2014 estão com algumas obras atrasadas devido a impasses burocráticos e jurídicos, e outras que perderam tempo em relação a escolha do modal a ser implementado, Pernambuco vem dando exemplo e não é atoa que em breve a Região Metropolitana do Recife ganhará cerca de 100 km de corredores exclusivos para ônibus,Sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), Novos Trens para o Metrô, Transporte Hidroviário integrado aos ônibus e Metrô  e ainda novas ciclovias.

Até a Copa de 2014, estão previstas as conclusões das obras dos corredores TRO Norte-Sul, que vai ligar Igarassu à capital pernambucana, e Leste-Oeste, entre a Avenida Agamenon Magalhães e o terminal de Camaragibe, ainda na Região Metropolitana.

Atualmente, 385 linhas de ônibus funcionam na Região Metropolitana, com cerca de 3 mil ônibus disponíveis. Os números, no entanto, não são suficientes para evitar superlotação e longas filas nas paradas. Recentemente o governo entregou mais um terminal integrado de ônibus (Cajueiro Seco) e ainda este ano serão entregues mais 07 terminais (TIP, Xambá, Cosme e Damião, Tancredo Neves e Largo da Paz, além do Barro e Joana Bezerra que estão sendo ampliados.

Outra melhoria significativa vai ser a volta dos ônibus com ar condicionado, hoje a cidade só dispõe deste serviço nos chamados ônibus opcionais e com apenas 03 linhas oferecendo este serviço, mesmo com uma tarifa maior, é bastante procurado pelos usuários.

Já no sistema ferroviário, a chegada de 15 novos trens para o Metrô da cidade, promete diminuir o intervalos dos trens e consequentemente uma melhora no atendimento, isso sem falar que com a inauguração dos outros terminais, vai possibilitar uma melhor distribuição dos usuários a seus destinos.

E as grandes novidades ficam por conta do VLT e das Barcas

VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) já está em teste e entrará em operação definitivamente nos próximos dias, trata-se de um trem moderno que vai melhorar e muito a ligação da capital para a cidade do Cabo de Santo Agostinho e em breve até Suape, grande pólo de empregos hoje em pernambuco devido a Refinaria e ao Estaleiro Atlântico Sul.

E a mais nova novidade é o transporte pelo rio Capibaribe, onde estações modernas serão construídas para o transporte de Barcas, o que vai possibilitar a integração com os ônibus e também com o Metrô. Serão dragados 17 quilômetros do Rio, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela), Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna (divisa entre Recife e Olinda).

As embarcações – O Projeto prevê que 12 barcos façam o transporte de aproximadamente 335 mil passageiros por mês, realizando 156 viagens por dia, onde cada barco terá capacidade para receber 86 passageiros sentados e trafegar a uma velocidade de 18 km.

Bicicletários
Todas essa ações terão Biciletários de forma que um usuário possa guardar sua bicicleta nos terminais e prosseguir a viagem nos em outro modal, ampliando assim a integração.

Blog Meu Transporte

GRANDE RECIFE - 2013 O ANO EM QUE O RECIFE VAI PARAR...


Grandes obras afetarão o trânsito do Recife em 2013Corredores exclusivos de BRT, viadutos e um túnel estão entre as principais obras que serão executadas na cidade este ano

Publicação: 03/01/2013 09:00 Atualização: 03/01/2013 16:25
Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
O ano de 2013 será marcado por situações atípicas que terão impacto direto na mobilidade urbana do Recife. Obras de grande porte, como a construção de viadutos, corredores de ônibus e até um túnel, deverão exigir ainda mais paciência dos motoristas.

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Eles estarão nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa. Eles fazem parte do corredor Norte/Sul.

Além dos viadutos, a Agamenon terá intervenções ao longo de toda a sua extensão, por conta da construção do corredor com as estações do BRT, o alargamento do viaduto da João de Barros e a passarela do Chié, na altura do Tacaruna.

A Avenida Cruz Cabugá, que também faz parte do corredor Norte/Sul, será outra via a ficar totalmente em obras em 2013.

Na Avenida Caxangá, os transtornos já começaram. Lá, um viaduto está em construção assim como estações de BRT, como parte do corredor Leste/Oeste. Um túnel será construído na altura do Museu da Abolição, na Madalena. Por ele, passarão os veículos que vierem pela Real da Torre em direção à rua João Ivo. Já os veículos que transitarem entre o Benfica e a Caxangá, em vice-versa, passarão por cima do túnel.

A secretaria das Cidades, responsável pela execução dos projetos, já informou que está dialogando com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para elaborar planos de circulação a fim de amenizar os transtornos causados ao trânsito durante as obras.

GRANDE RECIFE - TERCEIRO DIA DE FUNCIONÁMENTO DO TI CAJUEIRO E MUITA CONFUSÃO E POUCOS TRENS E AINDA OS MOTORISTAS USANDO PRA DESEMBARQUE O ESTACIONAMENTO DO ÔNIBUS E A POPULAÇÃO TRAVESANDO FORA DA FAIXA


TRANSPORTE

Metrô de menos, gente de mais

No terceiro dia de funcionamento, o terminal de Cajueiro Seco estava lotado, com usuários brigando por vaga no transporte

Publicado em 23/01/2013, às 05h58

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Plataforma lotada, empurra-empurra no acesso ao metrô, usuários desorientados e longas filas no embarque de ônibus. Esse é o cenário que a reportagem do JC encontrou ao examinar o terceiro dia de funcionamento do novo Terminal Integrado (TI) de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Somente no final deste mês será avaliado o impacto gerado pelos 13 destinos do mais recente TI da Linha Sul do Metrô. Se antes uma média de 45 mil pessoas circulavam diariamente, agora são 51 mil. Ontem, um novo trem entrou em funcionamento para atender a essa demanda. Em março, mais dois podem começar a operar.
No primeiro horário de pico do dia, por volta das 7h30, foi possível observar, também, a ausência de fiscalização no embarque dos ônibus. Passageiros reclamam da inexistência de condução para os bairros localizados na região litorânea do município, como Jardim Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Outro problema é que as paradas no Centro do Recife não estão atualizadas com as mudanças de itinerário.
Em entrevista por telefone, o diretor de operação do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mário Sérgio Cornélio, justifica as falhas apontadas. “Se não existe informativo em alguma parada, a falha é nossa. Se não houver resultado no trabalho de conscientização dos passageiros, vamos colocar organizadores de fila. E o novo TI não atenderá a região das Praias. Ele foi concebido para o corredor da Avenida Mascarenhas de Morais”, esclarece.
O tempo das viagens é outro alvo de reclamação. Um trabalhador que pegava apenas um ônibus para ir ao Centro do Recife precisa, agora, pegar duas condições ou uma e o metrô. “Para alguns, a passagem ficou mais barata. No entanto, para mim, o custo continua sendo o Anel B (R$ 3,25). E demoro mais para chegar em casa. Cerca de 40 minutos a mais. Largo às 22h. Tenho que pegar ônibus lotado para não perder o último do TI, às 23h”.
Não existe ainda praça de alimentação no Terminal de Cajueiro Seco. O ambulante Afonso Ferreira de Souza, 58 anos, estava vendendo lanches, água e refrigerante no local e contou que foi retirado à força pela Polícia Militar, anteontem. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informa que, na última segunda, dois vendedores ambulantes foram foram notificados e informados da irregularidade. Como não cumpriram, foi feita a retirada involuntária. De acordo com Mário Sérgio COrnélio, a praça de alimentação estará funcionando até o próximo sábado.
Usuários da Linha Sul que se dirigem ao Cabo continuam sendo transportados por três trens antigos no trajeto. Em breve, três VLTs vão começar a funcionar. Mas a data não foi definida. Eles estão em testes desde novembro do ano passado, aos sábados. Passageiros não pagam pela viagem nesse dia da semana. Com os VLTs, os usuários terão direito a um transporte mais moderno, com ar-condicionado e capacidade para 600 pessoas.
O próximo TI a ser inaugurado será o de Prazeres, também em Jaboatão dos Guararapes. Orçado em R$ 3,8 milhões, a obra será entregue em setembro. O terminal deverá beneficiar mais de 17 mil pessoas.

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Terminal Integrado de Cajueiro Seco tem metrô de menos e gente de mais
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
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Comentários

Por italo,23/01/2013

A linha sul a cada inauguração de um novo terminal vem perdendo sua eficacia e sua comodidade, antes era um exemplo de metro perfeito hoje ja está chegando perto da linha centro,

Por Flavio Cristiani,23/01/2013

Isso já era esperado, que ja visitou outros estado como São Paulo e Rio de janeiro sabe que esta formula de concentração de pessoas em nosso serviço de metrô iria dar nisso, epurrões aperto e gente ate ferida sem contar com os roubos e superlotação em horaios de picos e mais uma vez só quem sofre é o usuario. o Governo não esta nem ai para o bem estar da população trabalhadora do nosso Estado.

Por É só o começo,23/01/2013

É só o começo! Imaginem quando começar as aulas? Vai ficar ainda pior. Este sistema de integração não vai funcionar bem. E mais uma vez o povo é que paga. Como sempre calados e pacificos.

Por Dede Araújo,23/01/2013

Não tem desorganização nenhuma, é tudo de caso pensado, os efeitos são os que os gestores querem que sejam. Não existe incompetência, burrice? só a nossa, os cidadões.

Por joao batista,23/01/2013

Está faltando também vergonha na cara das autoridades responsáveis pelo planejamento da operação dessas linhas. Planejamento serve para isso gente: antevê problemas e determinar soluções. Isso é Brasil. Mas em 2014 tudo se resolve. Cadê o Ministério Público? Que Deus tenha misericórdia de nós.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE: É SÓ CURTIR O TI NESTE SABDO E AJUDAR AS PESSOAS MENOS ESCLARECIDAS COMO ACHAR SUA LINHA DE LOCOMOÇÃO...


TRANSPORTE

Em inauguração do SEI de Cajueiro, governador anuncia obras do TI de Prazeres

Foram investidos R$ 9 mi. Terminal deverá atender a mais de 50 mil usuários por dia

18/01/2013 14:25 - Do FolhaPE, com informações da assessoria
Déborah Brito/Folha de Pernambuco
Passageiros terão acesso a 13 linhas de ônibus, conectadas com a linha sul do metrô
Na manhã desta sexta-feira (18) foi inaugurado o 15º terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos participou da solenidade de entrega e anunciou o início das obras do TI de Prazeres, que deverá ser entregue até o fim deste ano. Ainda de acordo com o governador, este e outros terminais terão a partir de 1° de fevereiro a presença de dois policiais militares nos horários de pico responsáveis pela disciplina das filas.
Pelo novo Terminado Integrado (TI) de Cajueiro Seco, os passageiros terão acesso a 13 linhas de ônibus, conectadas com a linha sul do metrô. Onze destas linhas vão operar com tarifa do Anel A (R$ 2,25). As comunidades beneficiadas diretamente são: Cajueiro Seco, Conjunto Marcos Freire, Prazeres, Muribeca dos Guararapes, Cohab, Pontezinha, Ponte dos Carvalhos, Gaibu, Centro do Cabo, Nossa Senhora do Ó, Camela, Centro de Ipojuca e Suape, além de Curcurana e Comporta, que até então não tinham acesso ao SEI e à integração com o metrô. O terminal deverá atender a mais de 50 mil usuários por dia.

A princípio, a operação do TI de Cajueiro Seco contará com oito linhas alimentadoras, que transportarão os usuários do subúrbio para o terminal; duas linhas circulares (uma atendendo aos usuários do próprio bairro de Cajueiro Seco e outra com destino ao Shopping Center Recife); uma linha troncal e uma outra linha fazendo ligações com outros terminais integrados (TI Cabo e TI Barro). Para mais detalhes sobre a operação das linhas, os usuários podem entrar com a Central de Atendimento ao Cliente (0800. 0810158) ou acessar o site.

A estrutura física do TI de Cajueiro Seco conta com uma área de 7.819,27m², com uma lanchonete e três boxes, além de dois vestiários com banheiros para funcionários e banheiros acessíveis ao público. O valor gasto nas obras foi de R$ 9 milhões.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - AGORA ESTE TERMINAL SAI E A POPULAÇÃO DE MURIBECA.COM AGRADECE,E SEJAM BEM VINDOS AO SEI


VEJA COMO VAI FUNCIONAR A INTEGRAÇÃO COM O TERMINAL DE CAJUEIRO SECO.

A Equipe do Muribeca ligou dia 14/01/2013 para o Grande Recife e prometeram entregar o novo terminal de Cajueiro Seco dia 18/01 e as novas linhas no dia 19/01.
Veja os panfletos abaixo e veja como vai funcionar às linhas
minal-de-cajueiro-seco&catid=126:noticias&Itemid=84

domingo, 13 de janeiro de 2013

GRAND RECIFE - TI CAJUEIRO SECO TEM SUA INAUGURAÇÃO PRA SEXTA DIA 18/01/13 E NO SÁBADO 19/01/13 O INICIO DA SUA OPERAÇÃO.AGORA VAI...


MOBILIDADE

Grande Recife vai ganhar pacote para destravar o trânsito

Ações serão executadas na próxima semana. Quinta, começa dragagem do Capibaribe. Sexta, Jaboatão ganha novo terminal

Publicado em 12/01/2013, às 09h16

Pedro Paz

 / Foto: Hildo Neto/JC

Foto: Hildo Neto/JC

A partir da próxima semana, começam a ser executadas obras que visam melhorar a infraestrutura da mobilidade urbana no Grande Recife, de olho, principalmente, na preparação da cidade e Região Metropolitana para os jogos da Copa do Mundo de 2014. O calendário das ações foi divulgado na tarde desta sexta (11), no Centro de Convenções de Pernambuco. Na quarta-feira, será lançado edital de licitação para contratação das empresas que vão operar as linhas de ônibus que circularão na Região Metropolitana, nos próximos 15 anos. Na quinta, terá início a dragagem do Rio Capibaribe. Orçado em R$ 289 milhões, o projeto Rios da Gente vai proporcionar a navegabilidade de 13,9 km do curso de águas naturais. Já na sexta, será inaugurado o Terminal de Integração de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

A primeira etapa do Ramal da Copa será finalizada no mês de abril. Em dezembro, serão rematados os corredores exclusivos de ônibus Norte-Sul e Leste-Oeste. Até o fim do ano, a promessa é que os 100 km de corredores exclusivos de ônibus do Grande Recife estejam concluídos. O investimento ultrapassa R$ 420 milhões.

A navegabilidade do Capibaribe se dará por meio de duas rotas. A Rota Oeste, com 11 km de extensão, vai da BR-101 ao Centro do Recife. Enquanto isso, a Rota Norte, com 2,9 km de extensão, tem origem no Centro do Recife e segue até o município de Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna.

A dragagem do rio tem a finalidade de remover restrições existentes à navegação, como vegetação, lixo e escombros de antigas construções. Serão dragados 17 km, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela), Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna, no limite entre Recife e Olinda, bairros onde serão construídas as estações para embarque e desembarque de passageiros.

Serão sete estações, sendo cinco na rota Oeste e duas na rota Norte. O plano é que todas sejam climatizadas, com lojas comerciais, área de circulação e espera, guichês para emissão de bilhetes, banheiros com acessibilidade, estacionamento e bicicletário.

O projeto terá 13 embarcações para transportar 330 mil passageiros por mês. Cada barco terá capacidade para 86 usuários sentados e velocidade de 18 km/h, aproximadamente. A garantia é que tudo esteja pronto em março de 2014 e comece a operar em junho do mesmo ano.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reúne com a Agência de Meio Ambiente (CPRH) na próxima segunda para discutir o impacto ambienteal da dragagem do Capibaribe. Caso a obra não cumpra as exigências, a promotora de Urbanismo, Belize Câmara, promete entrar com ação judicial para suspender os serviços.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE : PROTESTO CONTRA AUMENTO DE 0,10 CENTAVOS NA PASSAGENS


Protesto »Estudantes e trabalhadores fazem protesto contra proposta de aumento das passagens

Publicação: 04/01/2013 07:44 Atualização: 04/01/2013 08:50
Em janeiro do ano passado estudantes e trabalhadores foram as ruas do Recife protestar contra o aumento das passagens. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press/Arquivo
Em janeiro do ano passado estudantes e trabalhadores foram as ruas do Recife protestar contra o aumento das passagens. Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press/Arquivo
Estudantes e trabalhadores usuários do sistema de transporte coletivo organizam para esta manhã um protesto contra a proposta de aumento de 13% das passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). A concentração já começou no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, mas ainda são poucos os manifestantes no local.

O percentual foi proposto pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), mas o Grande Recife Consórcio deve apresentar contraposta de reajuste de 5,75%, correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

As duas propostas serão analisadas em reunião também esta manhã no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). O encontro será fechado à Imprensa e à população.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - FOI DECRETADO O AUMENTO DAS PASSAGENS ANEL A 2,25


12:49:28

GRANDE RECIFE // TRANSPORTE

Passagem aumenta 5,53% no Grande Recife

Publicado em 04.01.2013, às 10h31


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O percentual do reajuste ficou abaixo até do que foi adiantado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, de 5,7%
Foto: Patrícia Bonfim/JC Trânsito

Do NE10Com informações de Patrícia Bonfim, do JC Trânsito
ATUALIZADA ÀS 11H30
A passagem de ônibus no Grande Recife vai aumentar 5,53% a partir deste domingo (6). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (4), em reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), realizada no auditório do prédio do 16º Batalhão da Polícia Militar, que fica ao lado da sede do Grande Recife Consórcio de Transporte, no Cais de Santa Rita, Centro da capital pernambucana.

Com o reajuste, o Anel A (atualmente R$ 2,15) deve ficar em R$ 2,25 e o B, que custa R$ 3,25, R$ 3,45. O anel D, hoje a R$ 2,60, deve passar para R$ 2,75. O G, pelo qual atualmente são pagos R$ 1,40, deve ir para R$ 1,50.

Apesar de a porcentagem do aumento ter sido divulgada, os valores corretos, já arredondados, só devem ser divulgados neste sábado (5), depois de ser definido pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe). A publicação será feita no Diário Oficial.
O percentual do aumento está abaixo do que estava previsto. A reunião do CSTM começou com duas propostas. A primeira era do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana/PE), que pediu 13% de aumento nas tarifas. O Grande Recife adiantou propôs reajuste de 5,75%, índice correspondente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado até a segunda quinzena de dezembro de 2012.
PROTESTO Movimentos estudantis se mobilizaram, já durante esta manhã, contra o aumento no preço das passagens. Depois de inciarem o protesto pacificamente apenas colando cartazes nos muros do edifício-sede do Grande Recife, invadiram o prédio exigindo participar da reunião.
Durante aproximadamente uma hora, eles gritaram frases como "o povo não é bovo, aumento da passagem é roubo". Após a confusão, foram encaminhados para uma sala para participar de uma reunião com representante do Consórcio.
Em seguida, às 14h, os estudantes vão debater, ainda no Grande Recife, se será realizada alguma manifestação na cidade. À noite, no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), haverá uma reunião para elaborar o cronograma da mobilização contra o aumento.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE -TRANSITO E A CIDADE SERÁ UM CAOS POR COMPLETO EM 2013


Mais paciência »Grandes obras afetarão o trânsito do Recife em 2013Corredores exclusivos de BRT, viadutos e um túnel estão entre as principais obras que serão executadas na cidade este ano


Publicação: 03/01/2013 09:00 Atualização: 03/01/2013 16:25

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A Press/Arquivo
O ano de 2013 será marcado por situações atípicas que terão impacto direto na mobilidade urbana do Recife. Obras de grande porte, como a construção de viadutos, corredores de ônibus e até um túnel, deverão exigir ainda mais paciência dos motoristas.

Na Agamenon Magalhães, principal corredor viário da cidade, os quatro viadutos que viabilizam o corredor exclusivo de Bus Rapid Transit (BRT) deverão sair do papel este ano. Eles estarão nos cruzamentos com as vias que apresentam maiores retenções: Bandeira Filho, Paissandu, Dom Bosco e Rui Barbosa. Eles fazem parte do corredor Norte/Sul.

Além dos viadutos, a Agamenon terá intervenções ao longo de toda a sua extensão, por conta da construção do corredor com as estações do BRT, o alargamento do viaduto da João de Barros e a passarela do Chié, na altura do Tacaruna.

A Avenida Cruz Cabugá, que também faz parte do corredor Norte/Sul, será outra via a ficar totalmente em obras em 2013.

Na Avenida Caxangá, os transtornos já começaram. Lá, um viaduto está em construção assim como estações de BRT, como parte do corredor Leste/Oeste. Um túnel será construído na altura do Museu da Abolição, na Madalena. Por ele, passarão os veículos que vierem pela Real da Torre em direção à rua João Ivo. Já os veículos que transitarem entre o Benfica e a Caxangá, em vice-versa, passarão por cima do túnel.

A secretaria das Cidades, responsável pela execução dos projetos, já informou que está dialogando com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para elaborar planos de circulação a fim de amenizar os transtornos causados ao trânsito durante as obras.