quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

GRANDE RECIFE - TERCEIRO DIA DE FUNCIONÁMENTO DO TI CAJUEIRO E MUITA CONFUSÃO E POUCOS TRENS E AINDA OS MOTORISTAS USANDO PRA DESEMBARQUE O ESTACIONAMENTO DO ÔNIBUS E A POPULAÇÃO TRAVESANDO FORA DA FAIXA


TRANSPORTE

Metrô de menos, gente de mais

No terceiro dia de funcionamento, o terminal de Cajueiro Seco estava lotado, com usuários brigando por vaga no transporte

Publicado em 23/01/2013, às 05h58

Do JC Online

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Plataforma lotada, empurra-empurra no acesso ao metrô, usuários desorientados e longas filas no embarque de ônibus. Esse é o cenário que a reportagem do JC encontrou ao examinar o terceiro dia de funcionamento do novo Terminal Integrado (TI) de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Somente no final deste mês será avaliado o impacto gerado pelos 13 destinos do mais recente TI da Linha Sul do Metrô. Se antes uma média de 45 mil pessoas circulavam diariamente, agora são 51 mil. Ontem, um novo trem entrou em funcionamento para atender a essa demanda. Em março, mais dois podem começar a operar.
No primeiro horário de pico do dia, por volta das 7h30, foi possível observar, também, a ausência de fiscalização no embarque dos ônibus. Passageiros reclamam da inexistência de condução para os bairros localizados na região litorânea do município, como Jardim Piedade, Candeias e Barra de Jangada. Outro problema é que as paradas no Centro do Recife não estão atualizadas com as mudanças de itinerário.
Em entrevista por telefone, o diretor de operação do Grande Recife Consórcio de Transporte, Mário Sérgio Cornélio, justifica as falhas apontadas. “Se não existe informativo em alguma parada, a falha é nossa. Se não houver resultado no trabalho de conscientização dos passageiros, vamos colocar organizadores de fila. E o novo TI não atenderá a região das Praias. Ele foi concebido para o corredor da Avenida Mascarenhas de Morais”, esclarece.
O tempo das viagens é outro alvo de reclamação. Um trabalhador que pegava apenas um ônibus para ir ao Centro do Recife precisa, agora, pegar duas condições ou uma e o metrô. “Para alguns, a passagem ficou mais barata. No entanto, para mim, o custo continua sendo o Anel B (R$ 3,25). E demoro mais para chegar em casa. Cerca de 40 minutos a mais. Largo às 22h. Tenho que pegar ônibus lotado para não perder o último do TI, às 23h”.
Não existe ainda praça de alimentação no Terminal de Cajueiro Seco. O ambulante Afonso Ferreira de Souza, 58 anos, estava vendendo lanches, água e refrigerante no local e contou que foi retirado à força pela Polícia Militar, anteontem. A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informa que, na última segunda, dois vendedores ambulantes foram foram notificados e informados da irregularidade. Como não cumpriram, foi feita a retirada involuntária. De acordo com Mário Sérgio COrnélio, a praça de alimentação estará funcionando até o próximo sábado.
Usuários da Linha Sul que se dirigem ao Cabo continuam sendo transportados por três trens antigos no trajeto. Em breve, três VLTs vão começar a funcionar. Mas a data não foi definida. Eles estão em testes desde novembro do ano passado, aos sábados. Passageiros não pagam pela viagem nesse dia da semana. Com os VLTs, os usuários terão direito a um transporte mais moderno, com ar-condicionado e capacidade para 600 pessoas.
O próximo TI a ser inaugurado será o de Prazeres, também em Jaboatão dos Guararapes. Orçado em R$ 3,8 milhões, a obra será entregue em setembro. O terminal deverá beneficiar mais de 17 mil pessoas.

GALERIA DE IMAGENS

Terminal Integrado de Cajueiro Seco tem metrô de menos e gente de mais
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Anteriores
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Alexandre%20Gondim/JC%20Imagem
Próximas

imprima
envie para um amigo
reportar erro
Orkut

Comentários

Por italo,23/01/2013

A linha sul a cada inauguração de um novo terminal vem perdendo sua eficacia e sua comodidade, antes era um exemplo de metro perfeito hoje ja está chegando perto da linha centro,

Por Flavio Cristiani,23/01/2013

Isso já era esperado, que ja visitou outros estado como São Paulo e Rio de janeiro sabe que esta formula de concentração de pessoas em nosso serviço de metrô iria dar nisso, epurrões aperto e gente ate ferida sem contar com os roubos e superlotação em horaios de picos e mais uma vez só quem sofre é o usuario. o Governo não esta nem ai para o bem estar da população trabalhadora do nosso Estado.

Por É só o começo,23/01/2013

É só o começo! Imaginem quando começar as aulas? Vai ficar ainda pior. Este sistema de integração não vai funcionar bem. E mais uma vez o povo é que paga. Como sempre calados e pacificos.

Por Dede Araújo,23/01/2013

Não tem desorganização nenhuma, é tudo de caso pensado, os efeitos são os que os gestores querem que sejam. Não existe incompetência, burrice? só a nossa, os cidadões.

Por joao batista,23/01/2013

Está faltando também vergonha na cara das autoridades responsáveis pelo planejamento da operação dessas linhas. Planejamento serve para isso gente: antevê problemas e determinar soluções. Isso é Brasil. Mas em 2014 tudo se resolve. Cadê o Ministério Público? Que Deus tenha misericórdia de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário