segunda-feira, 28 de julho de 2014
Rodoviários - Vandalismo emÔnibus incendiado no TI Barro
Do JC Trânsito
Protesto tem ônibus incendiadoFoto: @PilatosP / Twitter
O ônibus incendiado foi da linha Barro /Cajueiro Seco, da empresa Vera Cruz, no Terminal Integrado do Barro, na Zona Oeste do Recife. Muitos ônibus bloquearam a entrada do terminal - motoristas e membros da Central
Única de Trabalhadores (CUT) impedindo a entrada e saída de veículos.
Única de Trabalhadores (CUT) impedindo a entrada e saída de veículos.
- Rodoviários deflagram greve por tempo indeterminado
- Liminar determina que 100% dos rodoviários trabalhem nos horários de pico
- Paralisação do serviço de ônibus para esta segunda-feira continua de pé
- Devido à greve dos rodoviários, UFPE suspende aulas do câmpus Recife
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, não há informações sobre quem ateou fogo no coletivo. O fogo foi contido pelo Corpo de Bombeiros.
O terminal permanece bloqueado e vários pneus foram furados para impedir a saída dos veículos. Com isso, estão sendo realizados bloqueios em pontos estratégicos pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para evitar que os ônibus fiquem presos - e sejam depredados- nos locais onde está havendo manifestação.
No Terminal de Xambá, pelo menos três coletivos tiveram as janelas quebradas e os pneus esvaziados. As estações do Barro, TIP e Xambá estão fechadas.
No Terminal de Xambá, pelo menos três coletivos tiveram as janelas quebradas e os pneus esvaziados. As estações do Barro, TIP e Xambá estão fechadas.
Insatisfeitos, passageiros protestam na BR-101Foto: Lorena Barros / JC Trânsito
No terminal desde às 5h e esperando ônibus por mais de três horas para ir ao Jordão, o passageiro Marcelo Braz, 32 anos, criticou a interdição da rodovia pelos manifestantes. "Fechar a via só atrapalha aos próprios passageios", afirma ele, contando que o único coletivo que tentou sair do terminal foi incendiado.
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
Enquanto os ônibus estão parados, mototaxistas oferecem serviço no local. O mototaxista Robson, 29 anos, está há 30 minutos no terminal aguardando passageiros que precisem do serviço.
sexta-feira, 25 de julho de 2014
GREVE ONIBUS - A 00 hrs deste domingo pra segunda,sindicato não promete 100% de frota como determina o TRT.
Segunda de caos pra o usuário e o blog estará na rua pra deixar todos informados.
TRT determina que 100% dos ônibus circulem em horários de pico durante a greve
Publicação: 25/07/2014 18:54 Atualização:
Após o anúncio da greve dos rodoviários, oficializado nessa quinta-feira (24) depois uma reunião da categoria com os patrões na sede do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-PE), desembargador Pedro Paulo Pereira Nóbrega, determinou que sejam mantidos em circulação 100% da frota de ônibus nos horários de maior movimento durante o movimento paredista.
Os motoristas, fiscais e cobradores deverão parar as atividades a partir da 0h da próxima segunda-feira (28) após inúmeras reuniões sobre reajuste salarial, mediadas pelo MPT, sem acordo. A liminar foi solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE) e pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros no Estado de Pernambuco (Serpe/PE) contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitana, da Mata Sul e Norte de Pernambuco. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25).
No despacho, o desembargador determinou que sejam mantidos em circulação 100% da frota das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários, os grevistas terão que manter 50% dos ônibus nas ruas. Em caso de descumprimento, o sindicato terá que pagar multa diária de R$ 100 mil reais. Segundo o vice-presidente do TRT, o argumento dos patrões é de que a frota de ônibus existente é insuficiente ao atendimento da população.
Ainda no documento, Pedro Paulo Pereira adianta que os grevistas estão proibidos de atos que violem ou constranjam direitos e garantias dos trabalhadores que queiram permanecer no exercício de suas atividades. Haverá aplicação de penalidade, caso não cumpram a ordem judicial.
O que diz a lei?
Na ação preparatória de dissídio coletivo, os sindicatos requerem o cumprimento do disposto no artigo 11 da Lei nº 7.783/1989, que assegura: "Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidadeâ". O pedido de liminar foi feito em face da greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores, a ser deflagrada na segunda-feira (28).
Os motoristas, fiscais e cobradores deverão parar as atividades a partir da 0h da próxima segunda-feira (28) após inúmeras reuniões sobre reajuste salarial, mediadas pelo MPT, sem acordo. A liminar foi solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE) e pelo Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros no Estado de Pernambuco (Serpe/PE) contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos de Passageiros do Recife e Regiões Metropolitana, da Mata Sul e Norte de Pernambuco. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25).
No despacho, o desembargador determinou que sejam mantidos em circulação 100% da frota das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Nos demais horários, os grevistas terão que manter 50% dos ônibus nas ruas. Em caso de descumprimento, o sindicato terá que pagar multa diária de R$ 100 mil reais. Segundo o vice-presidente do TRT, o argumento dos patrões é de que a frota de ônibus existente é insuficiente ao atendimento da população.
Ainda no documento, Pedro Paulo Pereira adianta que os grevistas estão proibidos de atos que violem ou constranjam direitos e garantias dos trabalhadores que queiram permanecer no exercício de suas atividades. Haverá aplicação de penalidade, caso não cumpram a ordem judicial.
O que diz a lei?
Na ação preparatória de dissídio coletivo, os sindicatos requerem o cumprimento do disposto no artigo 11 da Lei nº 7.783/1989, que assegura: "Nos serviços ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidadeâ". O pedido de liminar foi feito em face da greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores, a ser deflagrada na segunda-feira (28).
Eleições 2014 vamos dar um basta nestes politicos que não muda e querem ficar massacrando o povo,apoiando a ação da Policia pra atirar e espancar o trabalhador,enquanto os bandidos agem sem pudor e a policia olha ,sem agir.
Deixemos de hipocrisia
Não existe almoço de graça. Desde que comecei a cobrir o setor de transporte, doze anos atrás, passei a ouvir essa expressão com frequência. Bastante usada no meio econômico, significa dizer que alguém paga a conta. Sempre, em qualquer situação. E no transporte público não é diferente. Ao contrário, é um dos setores onde ela mais faz sentido. A conta pode ser paga de três formas. Pelo Estado (gestor do sistema de transporte, no caso de Pernambuco), com a decisão de subsidiar o sistema, ou convencendo, através de pressão ou contratos legais, os empresários a reduzirem o lucro do negócio (na RMR gira em torno de 12%, dizem). Pelos empresários, que abririam mão do percentual do lucro, mesmo estando no setor para gerir um negócio e, logicamente, lucrar. Ou, por último, pela população, de duas formas: pagando o reajuste das passagens, dado porque o Estado não subsidia o sistema nem os empresários abrem mão do lucro, ou perdendo qualidade do serviço, comprometido pela redução da frota. Alguém, de fato, tem que pagar o almoço.
Sendo assim, deixemos de hipocrisia. Lá atrás, quando o governo do Estado, no início da gestão Eduardo Campos, decidiu indexar o reajuste das tarifas de ônibus ao IPCA, índice que nem de longe cobria as despesas do sistema, a população vibrou e a política, mais uma vez, lucrou. Eduardo também estabeleceu, justamente, que as passagens da RMR subiriam apenas uma vez por ano – e não mais duas e até três vezes como aconteceu várias vezes na gestão de Jarbas Vasconcelos. Lucrou mais uma vez, enquanto os empresários de ônibus, acuados, mantinham o silêncio, sem criar polêmicas, e os técnicos do setor, mesmo sabendo que a conta chegaria, calaram-se. Para completar, o aumento das passagens dado em janeiro de 2013 foi retirado em junho, depois dos protestos que tomaram conta do Brasil. E em janeiro de 2014 ninguém falou em aumento. Ou seja, o último reajuste tarifária da RMR foi dado em janeiro de 2012.
Não estou aqui defendendo o aumento das passagens. Mas volto a argumentar: não existe almoço de graça. E quem vai pagar o preço é o passageiro, de um jeito ou de outro. A não ser que venha o subsídio. Enquanto isso, o déficit do sistema vem se acumulando e, de algum tempo para cá, começou a pipocar. A receita do sistema não cobre o custo há muito tempo. E qual a solução quando se tem muita despesa e pouco dinheiro para cobrí-la? Ou se aumenta a receita ou se reduz o custo.
Ou se subsidia o setor, ou se reduz lucros, ou se dá aumento de passagem. Alguém terá que pagar o almoço.
Como o governo do Estado não tomou a decisão de subsidiar o sistema de transporte (o fará para bancar a operação do BRT, que custa caro pela qualidade dos equipamentos e estações), a saída é reduzir o custo. E como se reduz custo em transporte? Reduzindo a operação. E como se reduz a operação? Tirando ônibus das ruas. E qual o resultado: veículos abarrotados de gente. É fato que a falta de prioridade ao ônibus nas ruas provoca a perda de viagens, mas é fato também que algumas linhas estão operando ainda com a frota das férias de janeiro, sem que a reposição dos veículos tenha sido feita. E tudo com o conhecimento do Grande Recife Consórcio de Transporte. As informações são de bastidores. É claro que operadores e gestores vão negar. E fica difícil para a mídia confirmar que os 30% retirados de circulação durante as férias são repostos na sequência.
Quem vive o setor de transporte sabe que todos os dias, sem exceção, o passageiro reclama do serviço oferecido. Especialmente nos terminais integrados e nos subúrbios. É lá onde está o perigo, longe dos olhos da classe média (que não anda de transporte público) e dos políticos (principalmente). A questão é que esses problemas são potencializados sempre nos meses de junho/julho/agosto, período do dissídio dos rodoviários – é tanto que eles estão em estado de greve. Não é à toa que, este ano, o setor empresarial chamou o Grande Recife Consórcio para sentar à mesa na negociação salarial com motoristas, cobradores e fiscais. Agora, com a licitação do sistema, o GRCT passou a ser um órgão regulador, totalmente responsável, inclusive judicialmente, pelo equilíbrio econômico-financeiro do setor.
A pressão está grande e a conta não fecha. Nos países sérios, onde o transporte público coletivo é visto como prioridade, os sistemas são subsidiados pelos governos, pouco importa se municipal, estadual ou federal, ou todos juntos. Por isso, deixemos de hipocrisia. Ou se subsidia o setor, reduz lucros, ou se dá aumento de passagem. Alguém terá que pagar o almoço. Que não sobre, mais uma vez, para a população – seja com o reajuste tarifário ou com a redução da oferta de serviço.
25 /07/14 -O blog parabeniza ao amigos motoristas de ônibus, por este dia e deseja a todos felicidades.
quarta-feira, 23 de julho de 2014
Imobilidade - corredor leste/oeste,e estórias da cuca e do sasi pereré = incopetencia geral do Governo de Pernambuco e da distinta Prefeitura do Recife... palhaçada.
Mobilidade »Projeto da Boa Vista fica para 2015O plano de requalificação deveria estar pronto em dezembro de 2013, mas PCR ainda tenta desatar nó do corredor Leste/Oeste
O projeto de requalificação da Avenida Conde da Boa Vista, principal artéria de acesso ao Centro, só deve ficar pronto em 2015. A Prefeitura do Recife ainda não sabe como desatar o nó do trecho do corredor Leste/Oeste que passa pela via. A ideia inicial de retirar os ônibus convencionais para dar passagem ao BRT já foi descartada. A artéria é passagem de mais de 600 ônibus que transportam por dia uma média de 320 mil passageiros, uma demanda que não pode ser ignorada.
Sem corredor exclusivo, o BRT terá que dividir espaço com os convencionais. Esse, no entanto, não é o único problema. As seis estações provisórias do BRT, orçadas em R$ 2,4 milhões, só devem ficar prontas em setembro. São menores e não têm refrigeração.
O improviso tinha como principal finalidade atender o prazo para a Copa, mas não ficaram prontas a tempo. Hoje, o BRT passa pela via sem parar. A única estação pronta é a da Guararapes, que funcionou no Expresso Copa.
Em entrevista à Radio Globo 720AM, no programa de Aldo Vilela, o prefeito Geraldo Julio elogiou a chegada do BRT ao Recife. “Quem bom que temos um sistema de qualidade, muito aguardado pela população. Em relação à Conde da Boa Vista, só vamos definir as ações após a conclusão dos estudos”, revelou o prefeito.
O secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, disse que a requalificação vai levar em conta a mudança de cenário do comércio ambulante. O município adquiriu seis terrenos para construção de centros de compras. “Há um trabalho de mobilidade estudado para o BRT, mas também de controle urbano. Os estudos serão apresentados em 2015.”
A mudança ocorrerá sete anos depois que a avenida passou por reforma que custou R$ 14 milhões. A proposta era deixá-la pronta para o corredor Leste/Oeste, mas os projetos não estavam compatíveis, principalmente em relação às estações. O corredor é uma obra da Secretaria das Cidades, mas o trecho da Conde da Boa Vista é de responsabilidade do município. As estações provisórias são bancadas pelo estado
Greve -No Recife vai, ter paralisação nesta segunda dia 28/07/14 e a Cut dos Rodoviários fará a comunicação nesta quarta as 15 hrs no Marco Zero do Recife.
EM ASSEMBLEIA REALIZADA AS 12 HRS FOI DECIDIDO PELA GREVE, A PARTIR DE SEGUNDA DIA 28/07/14 E AS 15 HRS SERÁ OFICIALMENTE DECRETADA A GREVE DOS RODOVIÁRIOS DE PERNAMBUCO.
GREVE - hoje sai a descidão AS 14 HORAS NO MARCO ZERO
Assista vídeo da oposição cut , sobre a greve de ônibus.
Hoje a tarde dia 23/07/14 as 14 horas, terá uma reunião no marco zero e se resolverem fazer a greve, a paralisação será de imediato.
Com protestos o povo faz o TI Macaxeira virar um terror,e as vésperas de uma possivel greve dos Rodoviários.
Manifestação
Protesto na Integração da Macaxeira complica trânsito na BR-101
Publicado em 23/07/2014, às 07h30 | Atualizado em 23/07/2014, às 08h28
Passageiros impedem entrada e saída de ônibus no terminalFoto: @diegomenor / Twitter
Um protesto por conta da demora na saída de ônibus impede a movimentação de coletivos no Terminal Integrado da Macaxeira, Zona Norte do Recife, na manhã desta quarta-feira (23).
Segundo testemunhas, o protesto teria iniciado dentro da Integração, com o bloqueio da entrada e da saída do terminal e estendeu-se às vias, onde ônibus desligados na pista complicam o trânsito na BR-101, no sentido Jaboatão.
domingo, 20 de julho de 2014
Mobilidade - Greve a vista pra esta semana,é o que se esta ensaiando.
A semana começa com muito suspense no que diz respeito ao transporte público na Região Metropolitana do Recife, pois uma assembléia do sindicato dos rodoviários junto com a categoria que está previamente marcada para o dia 23, podem deflagrar uma nova greve de ônibus na cidade, a categoria pede aumento de 24% o que já foi totalmente descartado pelo setor patronal além do aumento no valor dos tickets e redução da jornada de trabalho.
Este ano a situação é totalmente complicado, pois além das tarifas de ônibus que não foram reajustadas no começo do ano, a tarifa que antes custava R$ 2,25 foi reduzida em R$ 0,10 centavos ano passado aumentando ainda mais os gastos das empresas, isso sem falar que o transporte também depende de outros setores como por exemplo de combustíveis que também sofreu reajustes este ano.
O fato é que as chances de greve são muito grandes e a solução a ser encontrada poderá ser o aumento da tarifa de ônibus já nos próximos dias, o que causará insatisfação da população, isso porque, já existe de fato uma greve oculta com a retirada de viagens de muitas linhas deixando a população prejudicada todos os dias.
O fato é que o transporte coletivo do Recife vive um caos e não é tarifa barata que deixa a população satisfeita, mas qualidade e eficiência, e isso não temos na cidade, pois o transporte piora a cada dia em todas as partes da região metropolitana, basta visita um terminal desses em horários de pico.
Blog Meu Transporte
Assinar:
Postagens (Atom)
Comentário:
Caracteres: 300
Logoff »