quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

QUALIDADE NO TRANSPORTE - Viação Santa Cecília faz com que Volvo e Mascarello ganhem mercado no Ceará



Sem dúvidas o transporte coletivo de Fortaleza, vem passando por grandes transformações, com isso a evolução do sistema fez com que outras marcas de chassis venha conquistando seus espaço no SIT. 

Com o objetivo de ganhar mais espaço nas vendas de chassis neste mercado em evolução como em Fortaleza, a Volvo através da Viação Santa Cecília acreditou e vem desfrutando do potencial e tecnologia, com unidades dos produtos Volvo operando em nossa capital. A última compra da empresa já está prestes para entrar em operação, trata-se dos mais novos Gran Via Climatizados, já presentes na garagem da empresa.

A Viação Santa Cecília optou pela marca Volvo desde o seu primeiro BRT, com o prefixo 36400. O modelo chegou à Fortaleza com diversas tecnologias embarcadas, tais como suspensão pneumática, câmbio automático, motor eletrônico de 340cv, freios a disco EBS e uma maior área de circulação livre com o motor instalado entre-eixos. Capricho também da carroceria que possui ar condicionado para um maior conforto dos passageiros.

Além do articulado B340M, a Viação Santa Cecilia acreditou na marca e adiquiriu o primeiro B270F do sistema urbano, onde o veículo teste recebeu a nova padronização e um novo prefixo, 36418. O B270F é o primeiro ônibus motor dianteiro da Volvo no Brasil, produto que ampliou a participação da marca numa categoria que é preferência entre os empresários de ônibus no Ceará. Embora tímida a participação dos ônibus Volvo no estado, o B270F vem respondendo pelas maiores vendas locais.

O modelo Gran Via vem trazendo elementos estéticos diferenciados, deixando mais moderno, com uma aparência refinada, onde os detalhes se destacam no novo conjunto óptico dianteiro, para-choques em desenhos congruentes, lanternas traseiras com linhas inovadoras e interiores que promovem um ambiente mais agradável, equipados com elementos que facilitam a limpeza e dão mais conforto aos passageiros.
Um dos destaques destes novos ônibus da Viação Santa Cecília é o item do ar condicionado. Aos poucos esse cenário de conforto vem mudando na frota da empresa, com a chegada desses novos ônibus. O ar condicionado tem como finalidade controlar o fluxo de ar, temperatura e umidade, proporcionando um ambiente agradável aos seus usuários. O sistema de ar condicionado mantém o ambiente do ônibus em condição confortável para os passageiros, mesmo que as condições do lado externo do veículo sejam desfavoráveis.
Com o motor 270F permite manter a velocidade mesmo em marchas mais altas, reduzindo o consumo de combustível. Além disso, o modelo é produzido com um aço especial, o que o torna o mais leve e mais robusto do mercado. O Volvo B270F evoluiu e recebeu suspensão pneumática, item que garante mais conforto e segurança aos passageiros, já que reduz sensivelmente os níveis de vibração e ruído da suspensão.

Um dos principais trunfos do veículo está no fato de ser inspirado na plataforma dos caminhões Volvo VM, já consagrados pelo mercado de caminhões semi-pesados principalmente devido à sua robustez e economia de combustível. Equipado com um motor de 7 litros, molas parabólicas, volante ajustável e chassi em aço especial fazem deste modelo o mais leve de sua categoria.

Novos veículos
Os novos ônibus que acabaram de chegar são maiores, com 13,20 metros de extensão, com cinco portas, fazendo parte do compromisso assumido pela Prefeitura de renovar a frota na cidade oferecendo mais conforto aos usuários e diminuir o tempo de espera nos pontos e no deslocamentos elevados.

Apesar das duas portas altas do lado esquerdo, os novos veículos continua com as três portas com degraus semelhantes aos convencionais do lado direito, possibilitando o uso nas paradas em nível com as calçadas.

FONTE: FORTALBUS

FELIZ NATAL E QUE JESUS NOS ABENÇOE E NOS FAÇA FELIZ, E QUE SUA GLÓRIA SEJA DERRAMADA EM NOSSAS VIDAS.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Mobilidade e Oportunidades de empregos - Veja como ficou o redesenho do projeto Novo Recife, aprovado no CDU nesta terça-feira

Com um projeto agora mas enchuto, a Novo Recife surge como uma oportunidade de empregos, mobilidade e bem estar aos Pernambucanos e com isso, a requalificação vai sumir com uma aréa , onde só existe drogados , prostituição e abandono.














O prejeto ficou mais encorporado ao ambiente e quem vai ganhar é a sociedade, com um ambiente de qualidade e conforto com segurança.

fonte: Novo Recife

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

INCIDENTE BRT atravessado bloqueia trânsito do Cais do Apolo

Carros estão passando por cima da calçada / Foto: Fernando da Hora/ JC Imagem

Carros estão passando por cima da calçada
Foto: Fernando da Hora/ JC Imagens


Um BRT (Bus Rapid Transit) está atravessado bloqueando os dois sentidos do Cais do Apolo, na altura do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no bairro do Recife, na noite desta segunda-feira (21).

Foto: Fernando da Hora/ JC Imagem
O veículo estava indo em direção à Prefeitura do Recife e precisou fazer um desvio por causa de um protesto que havia no local. Quando foi fazer o desvio empacou travando o trânsito da área.


Carros estão passando por cima da calçada. 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

MOBILIDADE E TECNOLOGIA -Ainda em busca da tecnologia nos ônibus

Lentamente, sistema da Etra começa a funcionar. Um único monitor está em funcionamento na Estação Guararapes do BRT. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem

Lentamente, sistema da Etra começa a funcionar. Um único monitor está em funcionamento na Estação Guararapes do BRT. Fotos: Fernando da Hora/JC Imagem



O ritmo ainda é lento e o contrato firmado há quase dois anos acumula atrasos, inclusive com o descumprimento de cláusulas que previam o seu cancelamento. Mas devagar, bem devagar, o sistema de informação dos ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife, batizado com o nome pomposo de Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), começa a virar realidade e a chegar mais perto dos dois milhões de passageiros diários. Aproximadamente mil veículos estão com a operação acompanhada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT) há 50 dias e ao menos um monitor da nova tecnologia começou a funcionar na estação Guararapes do BRT (Bus Rapid Transit), repassando a previsão de chegada de linhas.
“Nós tínhamos que disponibilizar alguns recursos para a empresa, que não conseguimos. O principal deles foi o fornecimento da tecnologia móvel para uso do GPS. Por isso a responsabilidade é nossa”
Fernando Guedes, do GRCT
É pouco e o retorno das informações ainda apresenta falhas, com um delay de mais de cinco minutos em algumas situações. A reportagem acompanhou de perto: enquanto o BRT já estava próximo à estação, o sistema acusava que ele chegaria em cinco minutos. Mas representa o recomeço de um processo caro e traumático para o transporte coletivo do Grande Recife. Depois do vexame de ter que suspender o contrato por falhas operacionais em 2012, o governo do Estado conseguiu realizar uma nova licitação e, em janeiro de 2014, assinou um contrato de cinco anos com a empresa espanhola Etra, a mesma que opera o monitoramento dos ônibus do Transmilenio, de Bogotá (Colômbia), que transporta 1,6 milhão de usuários por dia, referência mundial do setor. Empresas já monitoradas pela Etra, segundo o GRCT, são os Consórcios MobiBrasil e Conorte, além da Transcol e da Globo.

Por enquanto, usuário recebe informação do sistema oficial e do CittaMobi, contratado pelos empresários há mais de um ano
Por enquanto, usuário recebe informação do sistema oficial e do CittaMobi, contratado pelos empresários há mais de um ano

Muitas das exigências do contrato, entretanto, foram cumpridas fora do prazo e outras ainda aguardam serem atendidas. Entre elas, a apresentação de um projeto piloto demonstrando as funcionalidades do sistema em pelo menos 150 dos 3 mil ônibus em operação, que deveria estar funcionando até junho de 204. Mas que só ficou pronto, mesmo assim com ressalvas, em dezembro de 2014.
Mesmo assim, sem apresentar o piloto, a Etra recebeu a quantia referente a essa fase – 20% do valor do contrato. Outras falhas também foram verificadas. O contrato previa a implantação de 100% do sistema em até 21 meses após a assinatura. Sendo assim, o prazo venceria em outubro de 2015. Até agora, já foram pagos à Etra R$ 8 milhões, embora a população ainda não usufrua do sistema de informação implantado por ela. Foram R$ 6 milhões em 2014 e 1,9 milhão em 2015.

Ônibus já estão recebendo os computadores de bordo, que repassam informações em tempo real
Ônibus já estão recebendo os computadores de bordo, que repassam informações em tempo real

O Grande Recife Consórcio, gestor do sistema de transporte e responsável pelo contrato com a Etra, argumenta que a responsabilidade dos atrasos é do governo do Estado porque as falhas partiram dele. “Nós tínhamos que disponibilizar alguns recursos para a empresa, que não conseguimos. O principal deles foi o fornecimento da tecnologia móvel para uso do GPS. Por isso a responsabilidade é nossa. Mas esse ano conseguimos avançar bastante. Quando assumimos a gestão, em janeiro, apenas 150 ônibus estavam sendo monitorados. Agora são 1.500 (a reportagem não conseguiu confirmar esse número com as empresas citadas). E apostamos que até março estaremos com tudo funcionando. Recebemos a promessa da Telebrás de que ela irá disponibilizar as fibras óticas para que a informação do Simop possa chegar às estações de BRT e aos terminais”, aposta Fernando Guedes, diretor de tecnologia do GRCT.


Em diversos terminais integrados do Grande Recife, como no de Santa Rita, painéis permanecem desativados à espera da tecnologia
Em diversos terminais integrados do Grande Recife, como no de Santa Rita, painéis permanecem desativados à espera da tecnologia

Enquanto o Simop não vinga, os passageiros do sistema BRT vão utilizando as telas do CittaMobi, sistema semelhante de informação contratado pelos empresários de ônibus há mais de um ano. Em todas as estações do BRT há monitores informando a chegada e partida dos veículos. As falhas iniciais foram corrigidas.

jc-cid1211_info-onibus-web
FONTE: de Olho no Trânsito com Roberta Soares.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Prefeitura entrega novos ônibus e aumenta presença feminina no transporte


Além da apresentação de três novos veículos, sendo um deles 100% elétrico e alimentado por bateria, o prefeito Haddad assinou portaria que determina que 30% das vagas nas companhias de transportes sejam preenchidas por mulheres

A Prefeitura de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (16), três novos ônibus articulados, equipados para trazer mais conforto aos usuários e preservar o meio ambiente. Um dos veículos é 100% elétrico, alimentado por bateria, e deve entrar em operação na cidade até o final de fevereiro de 2016. Durante a apresentação, o prefeito Fernando Haddad também assinou uma portaria que determina que 30% das vagas em empresas de ônibus da cidade sejam ocupadas por mulheres.

“O ônibus elétrico que está sendo testado em São Paulo é como uma alternativa ao diesel, que não gera poluição sonora nem atmosférica. Com todas as mudanças climáticas que estão acontecendo, precisamos diminuir a poluição atmosférica. Temos prazo até 2018 para dar fim aos ônibus poluentes”, afirmou Haddad.

Essa tecnologia está em teste na capital desde julho, quando começou a circular pelas ruas da zona leste um veículo 100% elétrico, com 12 metros de comprimento. O modelo apresentado nesta quarta tem 15 metros de extensão e carrega baterias armazenadas no assoalho, o que deixa o veículo mais confortável para os passageiros.

Segundo Haddad, os primeiros ônibus elétricos em teste na cidade são importados, mas logo os veículos passarão a ser produzidos em larga escala em uma fábrica em Campinas (SP). O secretário Jilmar Tatto (Transportes) acrescentou que a produção deve começar no primeiro semestre de 2016.


Outras tecnologiasJuntamente com o ônibus articulado 100% elétrico, o prefeito apresentou outros dois veículos equipados com novas tecnologias. Um deles traz na lateral painéis externos de cristal líquido (LCD), que exibirão informações, em tempo real, das próximas paradas, substituindo as antigas placas com roteiros das viagens. O outro também vem com painéis digitais, mas com lâmpadas de LED.

Os painéis externos dos novos ônibus articulados vão funcionar conectados ao GPS dos veículos. Quando o ônibus partir do terminal, os displays irão informando, ao longo do trajeto, os principais pontos de paradas e atualizando os dados à medida em que o coletivo se aproxima do ponto final.

Cada ônibus carregará dois painéis digitais, um de cada lado da lateral externa. Os dois primeiros veículos com essa tecnologia são articulados e pertencem à empresa Campo Belo, que deve coloca-los em operação ainda neste mês.

Desde o início deste ano, a cidade ganhou 354 ônibus com acesso à internet wi-fi e 510 carros com ar condicionado, novas catracas e câmeras de monitoramento.


Mais mulheres no transporteDurante a apresentação dos novos veículos articulados, na Estação de Transferência de Ônibus de Itaquera, na zona leste, o prefeito Haddad assinou a Portaria Interscretarial 002/15. A nova regra, expedida pelas secretarias de Transportes, de Políticas para as Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, determina que todas as operadoras de transporte público municipal reservem, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de trabalho para mulheres.

A partir de agora, as empresas, que transportam diariamente 10 milhões de passageiros, terão de realizar ampla divulgação das vagas para mulheres. Os 30% de reserva se referem à proporção de todo o quadro de funcionários da empresa, sem separação por função ou cargo.

Atualmente, de acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), dos 4.903 motoristas e cobradores de ônibus da capital, 8,7% são mulheres.

“As mulheres são muito bem-vindas ao transporte público. Elas são muito elogiadas, e uma das principais demandas do usuário é o melhor tratamento na condução dos veículos”, disse Haddad, informando que a decisão da Prefeitura de aumentar a presença feminina foi tomada com base em pesquisas em outras cidades no Exterior. Ele citou o exemplo de Boston, nos Estados Unidos, onde 100% da condução do transporte público é feito por mulheres.

Para Denise Motta Dau, secretária municipal de Políticas para as Mulheres, a nova portaria é um passo importante para quebrar o preconceito, principalmente em atividades exercidas majoritariamente por homens.

“Há um preconceito grande quando a mulher dirige. Agora elas irão comprovar que são cuidadosas, competentes e que têm condições de assumir as funções de motoristas e cobradora”, diz a secretária.

fonte:SITE PREFEITURA SP


Crédito: César Ogata/Secom
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5
Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 | Foto 10

Metrô - Metroviários em Estado de Greve

Metroviários em Estado de Greve


CATEGORIA DECRETA ESTADO DE GREVE CONTRA O CENÁRIO CAÓTICO E OS DESMANDOS NA CBTU
Reunidos em assembleia na noite dessa quarta-feira(16) na Estação Central do Metrô do Recife, os metroviários de Pernambuco decidiram decretar ESTADO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO diante do cenário caótico que se apresenta para a categoria.
A partir dessa decisão foi deliberado também pelo plenário que o Sindmetro/PE vai encaminhar documento oficial à Superintendência da CBTU no Recife propondo uma reunião de imediato para discutir em regime de urgência a grave crise que atinge a companhia e a posição da gestão da empresa diante desse quadro.
A assembleia foi conduzida pelo presidente Diogo Morais com informes do companheiro Lenival Oliveira sobre a atuação do Sindmetro/PE no Conselho das Cidades e relatos sobre o processo de Estadualização do Metrô de Belo Horizonte a partir da participação de Lenival e Eraldo Nogueira no Congresso da Categoria Metroviária em Belo Horizonte.
A assembleia de hoje contou com a presença de representante do Ministério Público Estadual e da Federação de Usuários de Transportes Públicos de Pernambuco que conclamaram a categoria a se aproximar dos movimentos sociais e comunidades lindeiras mantendo a política de diálogo com os usuários do sistema.
Os companheiros que fizeram uso das inscrições para falar ao plenário reafirmaram a necessidade de se investir na unidade da categoria e apoiaram as propostas de diálogo com os movimentos sociais e comunidade.
Foi deliberado ainda pela assembleia a criação, sob a coordenação do Sindmetro/PE, de um fórum permanente em defesa do metrô do Recife na forma de um coletivo congregando movimentos sociais e políticos, comunidade e categoria.
A posição da catgroria definida hoje em assembleia também reflete a repercussão dos depoimentos do Presidente da CBTU sobre a falta de recursos da companhia nem alguns veículos de mídia nessa terça-feira(15).
fonte: Sindmetro
SindmetroPE

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Metrô para na semana de natal.GRCT E A CELPE ENTREGA PRESENTE DE NATAL A CBTU .

CAOS A VISTA NA SEMANA DE NATAL PRA O METRÔ DO RECIFE


Na semana de Natal, e com a população em clima de festividades, o GRCT dar de presente aos seus usuários,como presente de Natal, uma divida de 48 milhões a CBTU ( Metrorec) e com isso a Celpe entregará o aviso de corte já cortando , sua energia elétrica de tração. Vergonha de Pernambuco e Governo que por sua vez nem se pronuncia, e nem faz nada.

Não é greve e sim, é a CELPE cortando a energia do Metrorec, será mais de 1 milhão de pessoas nas compras e se virando com o que tem, pra hoje.


 

Duas empresas que vai fazer a sua parte, neste natal e fim de ano.

fonte: CBTU E TEXTO Jailson Silva

METRÔ DO RECIFE - Sem dinheiro, metrô do Recife pode parar, diz presidente Marcos Farima


O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Marco Antônio Fireman, falou na tarde desta terça-feira (15/12) sobre o momento difícil que o sistema vive, inclusive com a possibilidade de paralisação parcial por causa das dívidas com a conta de luz. As dificuldades financeiras são acentuadas no Recife, pois o Consórcio Grande Recife não está repassando os recursos das passagens das integrações. O metrô vive do subsídio do governo federal, que banca 70% de suas despesas. A receita própria cobre apenas 30% dos custos.
“O Consórcio Grande Recife não vem repassando para a CBTU os recursos da passagem que tem integração entre ônibus e metrô. Esse passivo de débito já está acumulado em R$ 48 milhões. São mais de R$ 2 milhões por mês que ficam retidos”, denunciou o presidente. “Esse recurso é nosso. Os passageiros pagam pela passagem e esse recurso não é repassado para a CBTU”, acrescentou. Com a palavra o Grande Recife Consórcio de Transporte.
De acordo com o presidente, esses atrasos estão comprometendo o funcionamento do metrô. “Isso está comprometendo a manutenção dos trens e o pagamento de energia elétrica. A Celpe está ameaçando cortar, agora no mês de dezembro, a energia elétrica de tração dos trens”, disse, apontando ainda que a situação está chegando no limite. “Estamos tentando negociar e encontrar uma forma de resolver essa situação junto ao Consórcio, mas não temos tido o retorno positivo”, afirmou o presidente. “A CBTU não tem condições financeiras por que essa receita de bilheteria é que faz a manutenção dos trens, que paga energia, segurança, limpeza e faz toda parte de custeio da operação do metrô”.

Segundo o presidente, o Grande Recife alega dificuldades financeiras como motivo para o atraso. “As empresas de ônibus não têm recebido o subsídio do governo, aí elas vendem a passagem e não pagam ao Consórcio, que não repassa para a CBTU”, reclamou Marco Fireman, dizendo que a companhia é quem está sendo prejudicada.

Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

A passagem da integração está no valor de R$ 1,60, dos quais R$ 0,60 ficam com a CBTU. O resto é devolvido para as empresas de ônibus. O sistema do Recife conta com 26 trens transportando cerca de 400 mil passageiros por dia, segundo Fireman. “A gente não pode, numa situação dessa, deixar de funcionar por que não está sendo repassado o que é de direito nosso. Nós não estamos movendo uma ação para tirar um benefício do sistema de ônibus, mas nós temos direito a uma parte das passagens”.
O presidente da CBTU já adiantou que na próxima semana o sistema deve enfrentar problemas. “Se a Celpe cortar a energia ou se a gente não receber nada do consórcio deve parar por falta de energia”, explicou, dizendo ainda que a companhia está tentando um acordo com a Celpe.

FONTE : RÁDIO JORNAL RECIFE retirado do Blog De Olho no Trãnsito com Roberta Soares.