quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
INTEGRAÇÃO TEMPORAL NO TIP
Usuários deverão embarcar nas linhas do IT TIP exclusivamente com o cartão VEM
Os usuários da Integração temporal TIP devem ficar atentos, pois, a partir deste sábado (15), o equipamento passa a operar por meio da integração temporal. A mudança vale para os 11 mill passageiros que circulam pelo local diariamente e deverão embarcar em qualquer uma das 11 linhas do IT exclusivamente com o cartão VEM. A novidade auxilia no planejamento da operação ao identificar a origem e o destino do usuário.
A mudança na forma de embarque ocorre nas seguintes linhas:
049 - IT TIP/Moreno (BR-232)
219 - IT Jaboatão (Sancho)/TI TIP
302 - IT TIP/Caxangá
346 - IT TIP (Conde da Boa Vista)
347 - IT TIP (Derby)
348 - IT TIP/Curado V
351 - Curado II/IT TIP
361 - Curado IV - Rua 14/IT TIP
363 - Curado IV - Av. 01/IT TIP
370 - IT TIP/IT Aeroporto
2410 - Parque Capibaribe/IT TIP
Com isso, ao desembarcar no IT TIP em direção ao metrô, o usuário deverá passar seu cartão VEM (Trabalhador, Estudante, Livre Acesso ou Comum) na linha de bloqueio existente na Estação do Metrô, sem o pagamento de uma nova tarifa.
Da mesma forma, aqueles que desembarcarem no metrô em direção a uma das linhas alimentadoras do IT, deverão acessar os ônibus obrigatoriamente pela porta dianteira e passar o cartão no validador do coletivo, girando a catraca para completar o embarque, sem o pagamento de uma nova tarifa.
De acordo com o Grande Recife, a implantação da integração temporal no terminal faz parte do processo de universalização da bilhetagem antecipada que agiliza o embarque e ajuda no planejamento da operação. Isso acontece porque, quando o usuário passa o cartão duas vezes no validador, é possível identificar a sua origem e o seu destino. Além de diminuir a entrada irregular de passageiros no sistema.
A integração temporal permite que o usuário utilize os dois modais (ônibus x metrô) pagando apenas uma passagem, por sentido da viagem, no intervalo de duas horas. É importante lembrar que a integração temporal só é possível com o cartão do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM).
Por isso, os usuários devem adquirir o cartão VEM Comum que está sendo distribuído gratuitamente mediante cadastro no próprio terminal. Para isso, basta apresentar documento oficial com foto que comprove o CPF e informe também o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. É possível fazer a recarga deste cartão nas máquinas do VEM presentes no IT ou em Estações de BRT da RMR, e o operador que estará portando a máquina de POS (sem a cobrança da taxa) na bilheteria do terminal.
Cartazes nas linhas e orientadores no IT TIP estão ajudando a divulgar a novidade entre os usuários. Para tirar dúvidas ou enviar sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.
Confira, abaixo, as linhas que fazem parte da matriz de integração do TI TIP:
20 – Candeias/TI Tancredo Neves
21 – TI Joana Bezerra/Shopping RioMar
23 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves
24 – TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem)
26 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
34 – Curcurana/TI Cajueiro Seco
37 – Comportas/TI Cajueiro Seco
49 – TI TIP/Moreno (BR-232)
50 – PE-15/Boa Viagem
60 – TI Tancredo Neves/TI Macaxeira
80 – Joana Bezerra/Boa Viagem
100 – Circular (Cde da Boa Vista/Prefeitura)
101 – Circular (Cde da Boa Vista/Rua do Sol)
102 – Ibura/IT Santa Luzia
103 – UR-11/Barro
104 – Circular (IMIP)
106 – Parque Aeronáutica/IT Santa Luzia
107 – Circular (Cabugá/Prefeitura)
108 – Barro/Ceasa
115 – TI Aeroporto/TI Afogados
116 – Circular (Príncipe)
117 – Circular (Prefeitura/Cabugá)
119 – Circular/TI Cabo
123 – Três Carneiros Baixo/TI Tancredo Neves
124 – Vila do Sesi/TI Tancredo Neves
125 – Córrego da Gameleira/TI Tancredo Neves
126 – UR-03/TI Tancredo Neves
128 – UR-03/Barro (Milagres)
129 – Paiva/TI Cabo
132 – UR-02 (Ibura)/TI Tancredo Neves
133 – Três Carneiros/TI Tancredo Neves
134 – Lagoa Encantada/TI Tancredo Neves
135 – UR-10/TI Tancredo Neves
136 – UR-05/TI Tancredo Neves
137 – UR-11/TI Tancredo Neves
138 – Zumbi do Pacheco/TI Tancredo Neves
139 – TI Cabo/TI Cajueiro Seco
140 – TI Cajueiro Seco/Shopping Recife
141 – Jardim Monte Verde/TI Tancredo Neves
142 – Alto Dois Carneiros/TI Tancredo Neves
143 – UR-06/TI Tancredo Neves
144 – UR-04/TI Tancredo Neves
149 – TI Cavaleiro/Zumbi do Pacheco
151 – Jardim Jordão/TI Aeroporto
152 – Jordão Baixo/TI Aeroporto
153 – Jordão Alto/TI Aeroporto
157 – Gaibu/TI Cabo
158 – Garapu/TI Cabo
159 – Charneca/TI Cabo
161 – TI Aeroporto/TI Prazeres
162 – Muribeca/TI Cajueiro seco
163 – TI Cajueiro Seco (Circular)
164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
165 – Muribeca dos Guararapes/TI Cajueiro Seco
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
167 – TI Tancredo Neves (IMIP)
168 – TI Tancredo Neves (Cde da Boa Vista)
171 – Loteamento Integração/TI Cajueiro Seco
178 – Porto de Suape/TI Cabo
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
183 – Ponte dos Carvalhos/TI Cajueiro Seco
185 – TI Cabo
196 – Nossa Sra. do Ó/TI Cabo
198 – Ipojuca/TI Cabo
199 – Camela/TI Cabo
200 – Jaboatão (Parador)
201 – Moreno/Jaboatão
202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
203 – Zumbi do Pacheco/Barro (Loteamento)
204 – Loteamento Jiquiá/TI Santa Luzia
205 – UR-05/Barro (BR-101)
206 – TI Barro/TI Prazeres (Jordão)
207 – Barro/Macaxeira (BR-101)
208 – Nossa Sra. da Conceição/Jaboatão
209 – Coqueiral/Barro
216 – TI Barro/TI Cajueiro Seco
219 – TI Jaboatão (Sancho)/TI TIP
220 – TI Jaboatão/TI Cavaleiro
244 – Alto do Vento/TI Cavaleiro
245 – Dois Carneiros/TI Cavaleiro
250 – Santo Aleixo/Jaboatão (Luz)
251 – Santo Aleixo/Jaboatão (Rios)
252 – Vila Rica/Jaboatão
255 – Quitandinha/TI Cavaleiro
256 – TI Cavaleiro/Lot. Nova Esperança
261 – TI Jaboatão/Vila Piedade
262 – TI Jaboatão/Malvinas
272 – Colônia/Jaboatão
274 – Lote 56/Jaboatão
290 – Bonança/Jaboatão
302 – TI TIP/Caxangá
303 – Curado II/Caxangá (BR-232)
346 – TI TIP (Cde da Boa Vista)
347 – TI TIP (Derby)
348 – TI TIP/Curado V
351 – Curado II/TI TIP
361 – Curado IV – Rua 14/TI TIP
363 – Curado IV – Av. 01/TI TIP
370 – TI TIP/TI Aeroporto
520 – Macaxeira/Parnamirim
601 – Parque Res. Bola na Rede/TI Macaxeira
604 – Alto Burity/Macaxeira
641 – TI Macaxeira/Encruzilhada
645 – TI Macaxeira (Av. Norte)
810 – TI Xambá/Encruzilhada
820 – TI Xambá (Cabugá)
825 – Jardim Brasil/Joana Bezerra
831 – Aguazinha/TI Xambá
841 – Nova Olinda/TI Xambá
842 – Águas Compridas/TI Xambá
843 – Alto da Bondade/TI Xambá
844 – Santa Casa/TI Xambá
847 – Alto Nova Olinda/TI Xambá
852 – Caixa D’Água/TI Xambá
860 – TI Xambá (Príncipe)
861 – TI Xambá/TI Joana Bezerra
870 – TI Xambá/TI Largo da Paz
881 – TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
883 – TI Xambá/TI PE-15
892 – Alto do Cajueiro/TI Xambá
894 – Alto da Sucupira (Cór. do Abacaxi)/TI Xambá
895 – Alto Sol Nascente/TI Xambá
901 – TI Abreu e lima/TI Macaxeira
902 – Mirueira/Macaxeira
914 – PE-15/Afogados
948 – Arthur Lundgren II/Macaxeira
1900 – TI PE-15 (PCR) – BRT
1903 – Araçoiaba/TI Igarassu
1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima
1906 – TI Pelópidas/TI Macaxeira
1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra
1912 – Caetés I/TI Abreu e Lima
1913 – TI PE-15/TI Joana Bezerra
1915 – TI PE-15 (Dantas Barreto) – BRT
1917 – Caetés II/TI Abreu e Lima
1918 – TI Igarassu (Circular)
1922 – Pau Amarelo/TI Pelópidas
1923 – Cidade Tabajara/TI PE-15
1929 – Alameda Paulista/Rio Doce (Maranguape I)
1931 – Jardim Paulista Baixo/TI Pelópidas
1932 – Jardim Paulista Alto/TI Pelópidas
1933 – TI Abreu e Lima/TI Pelópidas
1934 – Arthur Lundgren I/TI Pelópidas
1935 – Paratibe/TI Pelópidas
1937 – Nobre/TI Pelópidas
1940 – TI PE-15 (Circular)
1941 – Arthur Lundgren II/TI Pelópidas
1943 – Mirueira/TI Pelópidas
1944 – Lot. Conceição/TI Pelópidas
1945 – Jaguarana (Alameda)/TI Pelópidas
1946 – TI Igarassu (PCR) – BRT
1952 – Maranguape I/TI Pelópidas
1953 – Maranguape II/TI Pelópidas
1955 – Engenho Maranguape/TI Pelópidas
1958 – Costa Azul/TI Pelópidas
1960 – Maria Farinha/Casa Caiada
1961 – TI Abreu e Lima (Dantas Barreto) – BRT
1962 – TI Abreu e Lima (PCR) – BRT
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1966 – Rio Doce (Circular)
1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto)
1968 – Ilha de Itamaracá/TI Igarassu
1969 – Itapissuma/TI Igarassu
1970 – TI Pelópidas/TI PE-15 – BRT
1976 – TI Pelópidas (PCR) – BRT
1977 – TI Pelópidas (Cde da Boa Vista) – BRT
1978 – Lot. Conceição/Rio Doce (PE-22)
1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) – BRT
1981 – Rio Doce (Cde da Boa Vista)
1983 – Rio Doce (Princesa Isabel)
1984 – Loteamento Bonfim/TI Abreu e Lima
1986 – TI Rio Doce/TI PE-15
1987 – Rio Doce (Príncipe)
1988 – Desterro/TI Abreu e Lima
1989 – Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
1998 – Caetés III/TI Abreu e Lima
2410 – Parque Capibaribe/TI TIP
2413 – Av. Forte/TI Getúlio Vargas
2415 – Sítio das Palmeiras/TI Getúlio Vargas
2416 – Roda de Fogo/TI Getúlio Vargas
2417 – Nova Morada/TI Caxangá
2419 – Matriz da Luz/TI Camaragibe
2420 – Muribara/TI Camaragibe
2421 – Torrões/TI Getúlio Vargas
2422 – Mons. Fabrício/TI Getúlio Vargas
2423 – Engenho do Meio/TI CDU
2425 – Barbalho (Detran)/TI CDU
2431 – TI CDU (Circular)
2432 – TI CDU (Várzea)
2433 – Brasilit/TI CDU
2437 – TI Caxangá (Cde da Boa Vista) – BRT
2441 – TI CDU (Cde da Boa Vista) – BRT
2442 – Jardim Primavera/TI Caxangá
2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra – BRT
2444 – TI Getúlio Vargas (Cde da Boa Vista) – BRT
2445 – Tabatinga/TI Caxangá
2446 – UR-07 (Várzea)/TI CDU
2448 – Alto Sto Antônio/TI Camaragibe
2450 – TI Camaragibe (Cde da Boa Vista) – BRT
2456 – TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (via Viana)
2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá
2463 – Araçoiaba/TI Camaragibe
2464 – Jardim Teresópolis/TI Caxangá
2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe
2467 – Chã de Cruz/TI Camaragibe
2473 – Lot. João Paulo II/TI Camaragibe
2475 – Timbi/TI Camaragibe
2476 – Santa Mônica/TI Camaragibe
2477 – Santa Terezinha/TI Camaragibe
2478 – Santana/TI Camaragibe
2480 – TI Camaragibe/Derby – BRT
2483 – Lot. São João e São Paulo/TI Camaragibe
2486 – Penedo/TI Camaragibe
2487 – Várzea Fria/TI Camaragibe
2488 – Vila da Fábrica/TI Caxangá
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2491 – São Lourenço/TI Camaragibe
2492 – Parque Capibaribe/TI Camaragibe
2493 – Tiúma/TI Camaragibe
terça-feira, 11 de fevereiro de 2020
FAIXA AZUL NA AGAMENON TÃO ESPERADA A 3 ANOS
Promessa de Faixa Azul nas Avenidas Rui Barbosa e Visconde de Jequitinhonha. E, mais uma vez, na Agamenon Magalhães
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade e transportes
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Um dos corredores mais emblemáticos do pesado trânsito da Zona Norte do Recife, a Avenida Rui Barbosa, no bairro das Graças – ligação estratégica da região com o Centro da capital –, vai ganhar ainda este ano uma Faixa Azul, denominação recifense para as faixas exclusivas de ônibus. A novidade foi dada pelo secretário de Mobilidade Urbana do Recife, João Braga, e confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto, durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), realizada na manhã desta segunda-feira (10/2), na Iputinga, Zona Oeste do Recife.
A Zona Sul também ganhará um novo equipamento de circulação exclusiva dos coletivos – o quarto da região –, a ser implantado na Avenida Visconde de Jequitinhonha (via que é continuação da Avenida Domingos Ferreira e faz a ligação da capital pernambucana com o município de Jaboatão dos Guararapes). Além das novas Faixas Azuis, João Braga também confirmou que a faixa exclusiva da Avenida Agamenon Magalhães – cuja implantação é prometida pela PCR há três anos – sairá do papel ainda neste semestre.
“Estamos fazendo estudos para viabilizar o projeto. Nossa ideia é implantar a faixa exclusiva em toda a extensão da Avenida Rui Barbosa onde há três faixas. Entendemos que onde ela afunila para apenas duas faixas fica difícil. Mas os estudos apontarão tudo isso. Queremos tentar implantar ainda neste semestre”, afirmou João Braga. Pelas explicações do secretário, a Faixa Azul seria implantada a partir da Praça de Parnamirim até a altura da Praça dos Manguinhos. Outros detalhes do projeto não foram repassados pela prefeitura porque, segundo foi explicado pela assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade, os estudos ainda estão no início e não há o que ser dito por enquanto.
Embora criadas pela Prefeitura do Recife, as Faixas Azuis serão implantadas atendendo à estratégia do governo do Estado de orientar e estimular – inclusive financeiramente – a ampliação do projeto não só no Recife, mas em todas as cidades da Região Metropolitana que são atendidas pelo Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP). “Por isso estamos denominando de Faixa Azul Metropolitana. Serão corredores metropolitanos de circulação exclusiva dos ônibus integrados com as cidades. Começarão no Recife e seguirão até Olinda ou até Jaboatão dos Guararapes, por exemplo”, explicou o secretário Marcelo Bruto.
Para garantir que as Faixas Azuis Metropolitanas de fato sairão do papel, o Estado vai criar por decreto uma Câmara Permanente de Gestão de Corredores Exclusivos. Esse grupo ficará responsável por conseguir financiamento para implantação dos equipamentos, principalmente em relação à fiscalização eletrônica e às obras físicas que às vezes são necessárias antes do projeto. O Recife começou embalado no projeto e fez 38 quilômetros de faixas exclusivas – existiam mais 20 quilômetros na cidade, mas parou no tempo e desde janeiro de 2018 nenhum novo equipamento foi viabilizado. Em dezembro de 2019, fez um prolongamento de cinco quilômetros (2,5 quilômetros em cada sentido) da Faixa Azul da Avenida Mascarenhas de Morais. Apenas.
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020
250 milhões em investimentos para a mobilidade Pernambuco
MOBILIDADE
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https://www.facebook.com/107864950744986/posts/117690799762401/
Transporte público da RMR receberá R$ 250 milhões para melhorias
Entre as ações previstas, instalação de wi-fi em veículos e terminais e o fim da caducidade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
Por: Artur Ferraz
Rua do Príncipe, Centro do RecifeFoto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco
Um mês após a decisão do governador Paulo Câmara de não aplicar reajuste no valor da passagem este ano, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, anunciou que o Governo vai investir R$ 250 milhões no transporte público pelos próximos três anos.
Entre as ações de melhoria previstas, estão incentivo à implantação de faixas exclusivas de ônibus, instalação de wi-fi em veículos e terminais, fim da caducidade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) e requalificação de 20 estações de BRT e seis terminais integrados.
Leia também:
Governo de Pernambuco anuncia que passagens de ônibus não terão reajuste
Paradas de ônibus da RMR serão requalificadas com setor privado
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) após reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado e das prefeituras da Capital e de Olinda, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Sindicatos dos Rodoviários e do Transporte Complementar, além de entidades de usuários de ônibus, idosos e pessoas com deficiência.
Segundo o secretário Marcelo Bruto, o investimento virá de recursos do próprio Governo. Para ele, o desafio é melhorar qualidade do serviço para atrair novos passageiros ao transporte público, que, nos últimos sete anos, registrou uma perda de 30% do número de passageiros pagantes. "Com desemprego e uma recuperação [da economia] lenta, metrô aumentando, entendemos que não era o momento de aumentar esse financiamento via usuário. O Estado vai fazer um sacrifício maior este ano para tentar avançar em alguns temas estratégicos", avalia.
As ações serão divididas em três eixos: Acesso ao Sistema, Segurança e Conforto e Tempo de Deslocamento. As melhorias incluem o VEM Idoso, lançado em janeiro, e o envio à Alepe, até a próxima semana, de um projeto de lei para extinguir a caducidade dos créditos do cartão, que hoje têm um prazo de 180 dias para serem usados. Além disso, planeja-se ampliar a integração temporal em sete terminais e reforçar o policiamento e a instalação de câmeras. “Não vamos dizer quais terminais e as datas porque é uma ação planejada com os órgãos de segurança”, disse o gestor.
Outra novidade é a adoção da Nina, plataforma que registra denúncias de assédio contra mulheres no transporte público e que será integrada ao aplicativo do Grande Recife Consórcio de Transporte. A partir de abril, serão feitas reformas nos terminais de Joana Bezerra, Macaxeira, Pelópidas Silveira, PE-15, Camaragibe e Xambá, além da requalificação de 20 estações de BRT. “Infraestrutura de banheiros, de pavimento, sinalização”, informou.
Ainda de acordo com o secretário Marcelo Bruto, as faixas exclusivas de ônibus, como a que será implantada entre a Imbiribeira, no Recife, e Jaboatão, serão geridas de forma integrada por meio de uma câmara permanente formada pelas prefeituras da Região Metropolitana. “O grande desafio é ter estudo e as ações de sinalização. O Estado vai entrar não só nessa coordenação como apoiar com recursos para incentivar os municípios”, afirmou.
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Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Transporte público da RMR receberá R$ 250 milhões para melhorias
Entre as ações previstas, instalação de wi-fi em veículos e terminais e o fim da caducidade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)
Por: Artur Ferraz
Rua do Príncipe, Centro do RecifeFoto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco
Um mês após a decisão do governador Paulo Câmara de não aplicar reajuste no valor da passagem este ano, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, anunciou que o Governo vai investir R$ 250 milhões no transporte público pelos próximos três anos.
Entre as ações de melhoria previstas, estão incentivo à implantação de faixas exclusivas de ônibus, instalação de wi-fi em veículos e terminais, fim da caducidade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) e requalificação de 20 estações de BRT e seis terminais integrados.
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O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) após reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado e das prefeituras da Capital e de Olinda, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Sindicatos dos Rodoviários e do Transporte Complementar, além de entidades de usuários de ônibus, idosos e pessoas com deficiência.
Segundo o secretário Marcelo Bruto, o investimento virá de recursos do próprio Governo. Para ele, o desafio é melhorar qualidade do serviço para atrair novos passageiros ao transporte público, que, nos últimos sete anos, registrou uma perda de 30% do número de passageiros pagantes. "Com desemprego e uma recuperação [da economia] lenta, metrô aumentando, entendemos que não era o momento de aumentar esse financiamento via usuário. O Estado vai fazer um sacrifício maior este ano para tentar avançar em alguns temas estratégicos", avalia.
As ações serão divididas em três eixos: Acesso ao Sistema, Segurança e Conforto e Tempo de Deslocamento. As melhorias incluem o VEM Idoso, lançado em janeiro, e o envio à Alepe, até a próxima semana, de um projeto de lei para extinguir a caducidade dos créditos do cartão, que hoje têm um prazo de 180 dias para serem usados. Além disso, planeja-se ampliar a integração temporal em sete terminais e reforçar o policiamento e a instalação de câmeras. “Não vamos dizer quais terminais e as datas porque é uma ação planejada com os órgãos de segurança”, disse o gestor.
Outra novidade é a adoção da Nina, plataforma que registra denúncias de assédio contra mulheres no transporte público e que será integrada ao aplicativo do Grande Recife Consórcio de Transporte. A partir de abril, serão feitas reformas nos terminais de Joana Bezerra, Macaxeira, Pelópidas Silveira, PE-15, Camaragibe e Xambá, além da requalificação de 20 estações de BRT. “Infraestrutura de banheiros, de pavimento, sinalização”, informou.
Ainda de acordo com o secretário Marcelo Bruto, as faixas exclusivas de ônibus, como a que será implantada entre a Imbiribeira, no Recife, e Jaboatão, serão geridas de forma integrada por meio de uma câmara permanente formada pelas prefeituras da Região Metropolitana. “O grande desafio é ter estudo e as ações de sinalização. O Estado vai entrar não só nessa coordenação como apoiar com recursos para incentivar os municípios”, afirmou.
Fon
Mais 8 meses de estudos para fazer uma simples licitação, PERNAMBUCO um estado de burocracia
Licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife será refeita
Por: Roberta Soares do Blog Move Cidade
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Nova licitação deverá ser refeita em oito meses. Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
O governo de Pernambuco vai refazer a licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife. Essa será uma das ações anunciadas pelo Estado na reunião do Conselho Superior de Transportes Metropolitano (CSTM), que acontece nesta segunda-feira (10/2), a partir das 8h30, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seduh), na Iputinga, Zona Oeste do Recife. O processo havia sido feito em 2013, depois de mais de dez anos de tentativas para viabilizá-lo, mas apenas parte dele entrou em operação com os lotes 1 e 2, que hoje representam as linhas operadas pelos Consórcios Conorte e MobiPE (incluindo o sistema BRT. A licitação dos cinco lotes restantes (3 a 7) foi suspensa porque, na época, projetava um sistema de transporte cuja operação não seria viabilizada financeiramente na realidade econômica atual. Com as dificuldades enfrentadas pelo setor – principalmente a perda vertiginosa de demanda que chegou a 12,5 milhões de passageiros em um ano -, o Estado percebeu que o modelo licitado exigiria um valor alto de subsídio, dinheiro que a gestão estadual tenta não gastar.
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Empresários dizem que aumento zero da passagem de ônibus no Grande Recife vai sucatear ou levar sistema ao colapso. E cobram seriedade e sensatez do Estado
Passagens de ônibus do Grande Recife não serão reajustadas em 2020
No Diário Oficial deste sábado (7/2), o Estado – através do Consórcio Metropolitano de Transporte (CTM), nome oficial do Grande Recife Consorcio de Transporte (GRCT), publicou um chamamento público para contratação de empresa que irá fazer a remodelagem da licitação de 2013, sendo responsável pela análise técnica, financeira e contratual do processo. Os interessados em participar dos futuros estudos devem apresentar suas propostas até o próximo dia 14 e o vencedor terá oito meses para concluir a remodelagem e apresentar o relatório contendo a unificação dos instrumentos regulatórios definidos para a nova licitação dos lotes 3 a 7.
No pacote também está prevista a readequação dos contratos dos lotes 1 e 2. É solicitada a identificação de divergências, redefinição dos efeitos no equilíbrio econômico financeiro dos contratos e avaliação das repercussões das alterações na gestão dos contratos. A licitação de 2013 foi analisada por mais de dois anos pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e chegou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que no fim do ano passado recomendou que o processo fosse refeito.
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Nova licitação é uma das ações prometidas pelo governo de Pernambuco para compensar o reajuste zero das passagens. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
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Licitação das linhas de ônibus da RMR sob risco de ser anulada
Nova licitação das linhas de ônibus do Grande Recife amplia prazos para tentar atrair interessados
Prepare o bolso: passagens de ônibus da RMR sobem 14,26%. Anel A passa de R$ 2,80 para R$ 3,20
CRONOGRAMA DA REMODELAGEM DA LICITAÇÃO
Etapa 1: Planejamento da
Rede Operacional
– Diagnóstico da Rede Operacional
– Pesquisas para identificação do carregamento das linhas (embarque e desembarque)
– Proposta de Redes
Etapa 2: Remuneração das
Concessionárias
– Planilha de Custo
– Fluxo de Caixa
– Modelo de Remuneração
Etapa 3: Revisão do Regulamento e do Manual de Operação do STPP/RMR
– Relatório contendo análise jurídica do
Regulamento e do Manual de Operação
Etapa 4: Revisão e
Atualização do Edital de Licitação N.002/2013
– Relatório contendo a minuta do edital de
licitação dos lotes 3 a 7
Etapa 5: Proposta de adequação dos contratos dos lotes 1 e 2 aos instrumentos regulatórios revisados
– Relatório contendo a unificação dos
Instrumentos Regulatórios constantes no edital de licitação n 002/2013 e os definidos para a nova licitação dos lotes 3 a 7
Os empresários de ônibus, por meio do Urbana-PE, afirmaram ser necessário refazer o processo licitatório já que o anterior data de 2013, um outro momento econômico do País. Disseram, ainda, ser necessário ter um contrato e, consequentemente, segurança jurídica para realizar investimentos
quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020
Grande Recife ativa serviço especial para prévias deste domingo (09) em Olinda
Neste domingo (09), durante as prévias do Carnaval de Olinda, o Grande Recife ativa um serviço especial com ônibus partindo da Praça do Carmo e do Terminal Integrado Xambá. O objetivo do Consórcio é diminuir o tempo de espera do usuário ao encurtar as viagens e ofertar mais coletivos num ponto de grande concentração de usuários após as festas.
O serviço especial será ativado às 16h e seguirá até as 20h quando os ônibus estarão aguardando os foliões na Praça do Carmo e iniciarão suas viagens de acordo com a demanda. Os destinos são os bairros da Cidade Universitária, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.
Outra opção, são os ônibus que sairão do TI Xambá e farão retorno na Praça do Carmo. A ideia é que os foliões possam ir para o terminal e, de lá, integrar em linhas que levam para outros bairros de Olinda ou do Recife. Confira, abaixo, os itinerários:
Sentido Cidade Universitária:
Praça do Carmo, Av. Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Av. Presidente Kennedy, rotatória da Av. Presidente Kennedy sob o viaduto da Av. Pan nordestina, Av. Governador Agamenon Magalhães, Rua Severino Pereira, Av. Profº Andrade Bezerra, Estrada de Belém, Largo da Encruzilhada, Av. João de Barros, Av. Conselheiro Portela, Rua Edgard Amorim, Rua Alberto Paiva, Rua Jornalista Esmaragdo Marroquim, Ponte da Torre, Rua Conde de Irajá, Rua Real da Torre, Av. Caxangá, Av. Luis de Lacerda, Rua Ministro João Alberto, Av. General Polidoro, Av. Profº Arthur de Sá, Rua Profº Moraes Rêgo (pista local oeste da BR-101), girador da reitoria UFPE, Av. Reitor Joaquim Amazonas, Av. Arquitetura, Av. Jornalista Aníbal Fernandes, Av. dos Reitores, girador da reitoria UFPE, Av. Visconde de São Leopoldo (pista local oeste da BR-101).
Sentido Piedade:
Praça do Carmo, Av. Sigismundo Gonçalves, Largo do Varadouro, Av. Presidente Kennedy, rotatória da Av. Presidente kennedy sob o viaduto da Av. Pan Nordestina, Av. Governador Agamenon Magalhães, Av. Governador Agamenon Magalhães, Ponte José de Barros Lima, Viaduto Capitão Temudo, alça do Viaduto Capitão Temudo, Av. Saturnino de Brito, Ponte Governador Paulo Guerra, Av. Herculano Bandeira, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Padre Carapuceiro, Av. Fernando Simões Barbosa, Rua Fausto Alves de Pinho, pátio do Shopping Center Recife (Parada 01), Rua Bruno Veloso, Av. Engenheiro Domingos Ferreira, Rua Visconde de Jequitinhonha, Av. Ayrton Senna da Silva, Av. Senador Paulo Guerra, Av. Copacabana, Rua Joaquim Marques de Jesus, Av. Presidente Kennedy, Av. Presidente Castelo Branco, Rua Capitão Médico Osias Ribeiro, Av. Ulisses Montarroyos, Rua Criciúma, Rua Cruz Alta.
Sentido TI Xambá:
Terminal Integrado Xambá, Av. Central, Av. Presidente Kennedy, rotatória da Av. Presidente Kennedy sob o viaduto da Av. Pan nordestina, Av. Presidente Kennedy, Travessa do Pisa, Av. Olinda, Largo do Varadouro, Av. Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo.
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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020
GOVERNO DO ESTADO TENTA NOVAMENTE ORGANIZAR OS TERMINAIS INTEGRADOS
AÇÃO
NotíciaPolícia reforça segurança em terminais integrados da RMR; Ação começa na Macaxeira
A iniciativa conjunta é da Prefeitura do Recife, Grande Recife Consórcio de Transporte e Secretaria de Defesa social, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
Mayra Cavalcanti e Katarina Moraes
Com informações da repórter Isa Maria, da TV Jornal
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
xAtualizada às 10h50
Na tentativa de coibir a atuação irregular de ambulantes, reduzir a violência e agilizar o embarque e desembarque de passageiros, foi retomada, na manhã desta segunda-feira (3), a Operação T.I. Seguro. A ação tem início no Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, que agora contará com a presença de policiais militares das 7h às 23h. Cerca de 60 mil passageiros utilizam o equipamento diariamente e, por ele, circulam 160 ônibus, de 14 linhas.
A operação é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura do Recife, Grande Recife Consórcio de Transporte e Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na operação, a PM de Pernambuco tem como função apoiar os órgãos responsáveis pela operação e apreender o material destinado ao comércio informal, tanto na área externa, quanto na interna do terminal.
"Há algum tempo o Grande Recife Consórcio pedia um ordenamento do equipamento, haja vista os diversos problemas de ordem social no TI Macaxeira, como muitos ambulantes, a desobediência das filas. Com o convênio, a PM pode atuar no interior do TI. Antes era só externamente", explica tenente-coronel e assessor da PMPE, Luiz Cláudio de Brito. Segundo ele, um efetivo de 68 policiais participaram da operação nesta segunda-feira.
» Paulista aguarda segunda fase do Em Frente Brasil, projeto do Ministério da Justiça
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» Integração temporal será implantada entre o terminal integrado e a Estação Recife do metrô
Ao todo, dez PMs atuarão no TI Macaxeira das 7h às 15h e, outros dez, das 15h às 23h, com o apoio da Rádio Patrulha. "Nossa missão é a preservação da ordem pública. Não permitir que haja desordem, não permitir que haja desavença. Esse convênio não tira o policial da rua. O policial está aqui na sua folga, garantido pela Jornada Extra de Segurança", completa o tenente-coronel.
O 11º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança da área da Macaxeira e vizinhança, prosseguirá realizando a segurança do terminal, graças a acordo de cooperação firmado entre a SDS e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Nesta segunda-feira, as ambulantes que atuavam de maneira irregular no equipamento foram retirados e parte do material foi apreendido.
Ação deve diminuir tempo de embarque e desembarque
O diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu, conta que foi feito um diagnóstico dos terminais integrados e que o da Macaxeira foi escolhido por ser um ponto crítico. "É um processo que vai ser permanente, vai durar o ano todo, tem recursos para isto. Você vai ter a Polícia Militar presente todos os dias. Para nossos colaboradores, isto vai facilitar o trabalho. A gente acredita que vá melhorar o embarque e o desembarque dos passageiros e até a agilidade deste processo", afirma o diretor.Melibeu acrescenta que as ações realizadas no TI Macaxeira serão analisadas e serão levados em conta indicadores como a redução de assaltos, assédios e tempos de embarque e desembarque. "Tudo isto vai ser avaliado e a expectativa é que a gente consiga avançar com este convênio em outros TIs", relatou. Os órgãos não divulgaram, no entanto, quais os equipamentos que podem receber a iniciativa futuramente, segundo eles, por "questões estratégicas".
A iniciativa foi aprovada pelos usuários do TI, como é o caso do aposentado José Edson Melo, de 77 anos. "Gostei, achei muito bom. Não resolve 100%. Se tivesse segurança dentro dos coletivos seria melhor. A população já está cansada de ver sofrimento de motorista e dos passageiros sendo assaltados o tempo todo", comenta.
quinta-feira, 30 de janeiro de 2020
NOVA KENNEDY AGORA VAI...
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Ônibus mudam o itinerário para requalificação da Avenida Presidente Kennedy
A Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, terá o primeiro trecho para requalificação interditado neste sábado (01), a partir das 14h. A via ficará fechada entre as ruas Governador Agamenon Magalhães e Gentil Ferreira Gusmão primeiramente no sentido cidade/subúrbio. Nesta etapa das obras, o Grande Recife Consórcio muda o itinerário de oito linhas de ônibus que passam pela localidade.
Confira, abaixo, as linhas e a mudança temporária no percurso:
820 - TI Xambá (Cabugá)
824 - Jardim Brasil II (Cabugá)
827 - Jardim Brasil (Bacurau)
861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra
881 - TI Xambá/Rio Doce (Av. Getúlio Vargas)
882 - TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
884 - Jardim Brasil/Rio Doce
885 - Sítio Novo/Rio Doce
Sentido cidade/subúrbio: ...Avenida Presidente Kennedy, Rua Governador Agamenon Magalhães, Rua Dr. Sérgio Loreto, Rua Carmela Dutra, Rua Austro Costa, Rua Gentil Ferreira Gusmão, Avenida Presidente Kennedy...
Com a mudança, a parada nº 130240, localizada na Avenida Presidente Kennedy, lado oposto ao Centro da Moda, deixará de ser atendida pelas linhas acima. A opção para os usuários é a parada nº 130147 que fica na Rua Governador Agamenon Magalhães, além de três outros pontos de embarque e desembarque que serão implantados ao longo do desvio.
São eles: um na Rua Dr. Sérgio Loreto, em frente ao imóvel nº 1080 B; outro na Rua Austro Costa, após o imóvel nº 98; e o último na Rua Gentil Ferreira Gusmão próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, em frente ao imóvel nº 29.
Quando a Avenida no sentido cidade/subúrbio for liberada, os trabalhos já iniciam no sentido contrário. Porém, o primeiro desvio não será desfeito, uma vez que os veículos que trafegam no sentido subúrbio/cidade terão que circular temporariamente pelo contra-fluxo da via. Veja como fica:
Sentido subúrbio/cidade: ...Avenida Presidente Kennedy, contra-fluxo da Avenida Presidente Kennedy, Avenida Presidente Kennedy...
Devido ao desvio, os ônibus deixarão de atender a parada nº 130235 que fica Avenida Presidente Kennedy em frente ao Centro da Moda. Como opções para o usuário, o Grande Recife implantará dois pontos de embarque e desembarque na própria via.
São eles: um antes do cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Gentil Ferreira Gusmão, em frente à Igreja Universal; e, o segundo, após o cruzamento da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Governador Agamenon Magalhães, em frente ao imóvel nº 817.
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terça-feira, 28 de janeiro de 2020
Em Camaragibe, folião contará com “Expresso Folia” para brincar Carnaval
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes ÔnibusNovidade é fruto de parceria da Prefeitura de Camaragibe com a MOBI-PE, COOPER-UNE Camaragibe, 1002 e FENATRAL
Os foliões de Camaragibe que desejam curtir a folia do carnaval no Recife e Olinda, com tranquilidade no acesso aos principais polos da festa, poderão contar, pela primeira vez, com o “Expresso Folia”. Os ônibus irão operar do sábado de Zé Pereira à terça-feira gorda, em horários específicos, com intervalo a cada 30 minutos. A novidade é fruto de parceria da Prefeitura de Camaragibe com as empresas MOBI-PE, COOPER-UNE Camaragibe e 1002, além da Federação Nacional de Transporte Complementar (FENATRAL).
“Os serviços de ônibus expressos serão facilitadores da mobilidade do folião de Camaragibe, que vai para o Carnaval com tranquilidade, sabendo que o retorno para casa será mais rápido e seguro”, comentou a prefeita de Camaragibe, Doutora Nadegi.
Durante a operação do Expresso Folia, quem embarcar no coletivo, que sairá do Camará Shopping com destino ao Recife Antigo, fará o desembarque na Travessa Tiradentes, próximo ao Marco Zero. Já quem optar pelas ladeiras de Olinda, fará o desembarque na Travessa do Pisa, nas proximidades do Corpo de Bombeiros.
Os pontos de retorno vão funcionar no mesmo ponto de desembarque. Os foliões receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento do shopping, será cobrada apenas a tarifa inicial (o valor ainda será definido).
Confira abaixo as datas e horários de funcionamento dos expressos:
OLINDA
Sábado a terça – das 7h à 0h (meia noite)
RECIFE ANTIGO
Sábado – das 7h às 17h
Domingo a terça – das 15h às 5h
Fonte
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
Pelo 7º ano consecutivo, Caio conquista o Prêmio Lótus como “Marca do ano em carrocerias urbanas”
Publicado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Foto: Divulgação
A fabricante de ônibus Caio é vencedora pelo 7º ano consecutivo (2014 – 2020), na categoria “Marca do ano em carrocerias urbanas”, do Prêmio Lótus, uma das mais relevantes premiações de veículos comerciais do Brasil, idealizado pela Editora Frota.
A empresa confirma sua tradicional liderança na comercialização de carrocerias urbanas. “Chegar ao patamar de liderança é um trabalho árduo e satisfatório. Permanecer neste posto é um esforço diário e resultado do trabalho de nossas equipes, que compartilham da mesma missão: fazer sempre o melhor por nossos clientes. Por isso, essa é uma conquista de toda a família Caio”, afirma o gerente nacional de vendas, José Gildo Vendramini (Zezinho).
Em sua 27ª edição, a premiação aponta as marcas preferidas dos transportadores brasileiros, em 24 categorias diferentes, com base nos dados compilados pelo Frota DataBank, em parceria com a Fenabrave, que consideram os emplacamentos do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), em 2019.
A Caio, que neste mês de janeiro completa 74 anos de atividades, é a maior fabricante de ônibus urbanos da América Latina e destaca-se no segmento por oferecer soluções em mobilidade, as quais antecipam tendências e necessidades do mercado.
O diretor industrial da Caio, Maurício Lourenço da Cunha, ressalta um dos diferenciais da marca, “Trabalhamos os pedidos de forma única, num processo denominado ambiente ETO – Engineering to Order, que possibilita a customização de todo o nosso portfólio de produtos, atendendo às necessidades específicas dos clientes. Ouvir e entender as expectativas de nossos clientes e reverter todas essas informações em um produto ideal para eles, é uma das forças que nos move”.
Fonte: Diário do Transpotes
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
A CLIMATIZAÇÃO SERÁ ADIADA DIZ MARCELO BRUTO
Reajuste zero das passagens da RMR não precisará ser validado pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitana
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
Reportagem de Roberta Soares Jc do blog Move Cidade
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A decisão do governo de Pernambuco de não aumentar as passagens de ônibus da Região Metropolitana do Recife este ano não precisará ser validada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), como se pensava. Não que o conselho fosse capaz de ir de encontro à proposta do Estado – o que nunca aconteceu em todas as votações de realinhamento tarifário realizadas até hoje –, mas a expectativa era de que o colegiado fosse considerado na decisão. Nem que fosse apenas para ratificar a decisão do Estado. Sendo assim, o não reajuste das passagens já é uma decisão final.
A única forma de um possível reajuste ser discutido no CSTM é se algum conselheiro apresentar a proposta, o que terá que ser feito com antecedência de dez dias da convocação da reunião. “O reajuste zero não precisa ser validado pelo conselho”,Marcelo Bruto, secretário de Desenvolvimento Urbano de PE
A informação foi repassada pelo secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Marcelo Bruto. Uma nova reunião do conselho deverá ser convocada pelo presidente do colegiado – o secretário de Desenvolvimento Urbano – até, no máximo, as primeiras semanas de fevereiro, mas o reajuste zero não entrará na pauta. Pelo menos esse é o plano do governo. Marcelo Bruto explicou que, pela lei que criou o CSTM – que existe desde a extinta EMTU, quando era denominado CMTU –, cabe ao colegiado fixar a tarifa a partir de estudos do Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), que por decisão do governo indicou que é possível promover ações e alterações que compensem o não aumento.
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“O que nós vamos levar para a próxima reunião do CSTM são as propostas de melhorias que queremos adotar para que o Sistema de Transporte Público da RMR (STPP/RMR) opere melhor, de forma mais racional. Como foi dito oficialmente pelo Palácio das Princesas, o governo vai assumir compromissos e fazer a sua parte, ao mesmo tempo em que vai exigir que o setor empresarial faça a dele. O momento não é de discutir aumento de tarifa, mas de discutir avanços e ações para melhorar o serviço”, explicou Marcelo Bruto.
A única forma de um possível reajuste ser discutido no CSTM é se algum conselheiro apresentar a proposta, o que terá que ser feito com antecedência de dez dias da convocação da reunião. “O reajuste zero não precisa ser validado pelo conselho”, reforçou o secretário. O Estado pretendia realizar a reunião na sexta-feira 31/01, mas agora cogita convocá-la para os dias 7 ou 14/2.
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Marcelo Bruto foi bastante evasivo ao comentar quais são as ações, ajustes e melhorias que o governo está definindo para compensar o reajuste das passagens e evitar que o serviço de transporte da RMR sofra reduções na frota e, consequentemente, nos intervalos dos ônibus – como historicamente acontece quando não há o realinhamento tarifário. Entre as possibilidades, maior controle na gestão e na regulação da operação, ações nos terminais integrados para melhorá-los – o que deverá acontecer a partir do próximo mês, criação de serviços que combatam a fuga do passageiro para os aplicativos de transporte privado (apps como Uber e 99) e, até, novas fontes de receita extra-tarifárias.
REFRIGERAÇÃO DOS ÔNIBUS DEVERÁ ATRASAR
Uma solução para a aplicação da Lei 16.787/2019, que determina a refrigeração gradativa da frota de ônibus da RMR, também terá que ser encontrada pelo governo de Pernambuco, após decidir não reajustar a tarifa. A legislação é clara ao condicionar a renovação da frota com parte dos coletivos tendo também ar-condicionado ao aumento do repasse de dinheiro ao setor empresarial. Esse repasse seria o equivalente a R$ 0,05 a mais no preço da tarifa em vigor.
“De fato, teremos e estamos tentando encontrar uma solução. Por isso, essa renovação com refrigeração irá ser adiada um pouco. Não deverá acontecer mais no fim do primeiro semestre e início do segundo, como tínhamos previsto”, afirmou o secretário. A previsão era de que 346 ônibus novos e refrigerados (de um total de 495 novos coletivos) fossem colocados em operação a partir de julho deste ano. Durante o processo de discussão sobre um possível aumento das passagens, o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, afirmou que se não houvesse a antecipação do recurso – que estaria garantido com o aumento das passagens – a renovação não seria realizada.
A lei e as regras, entretanto, valem apenas para a operação realizada pelas empresas permissionárias, ou seja, as não licitadas e que representam quase 80% do sistema. Os Consórcios Conorte e MobiPE (que operam também o BRT) estão de fora e cumprem outro cronograma de renovação da frota.
VEJA A COMPOSIÇÃO DO CSTM
MARCELO BRUTO DA COSTA CORREIA – Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação
ALEXANDRE REBÊLO TÁVORA – Secretário de Planejamento do Estado
JOÃO BATISTA MEIRA BRAGA -Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Recife
JONAS MOURA RIBEIRO – Secretário de Transportes e Trânsito de Olinda
ERIVALDO JOSÉ COUTINHO DOS SANTOS – Diretor-Presidente do Grande Recife
MARCUS SOARES SAMPAIO – Diretor de Planejamento do Consórcio Metropolitano de Transporte
TACIANA MARIA FERREIRA -Diretora Presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU
SEVERINO OTÁVIO RAPOSO MONTEIRO – Diretor Presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE
* Terá nova indicação – Representante da Assembleia Legislativa
* Terá nova indicação – Representante da Câmara Municipal do Recife
MÁRCIO CORDEIRO DA SILVA – Representante da Câmara Municipal de Olinda
LUIZ FERNANDO BANDEIRA DE MELLO – Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco – URBANA – PE
MANOEL FRANCISCO DIAS DA SILVA NETO – Representante do Sindicato do Transporte Público Complementar de Pernambuco – SINPETRACOPE
ROBERTO CARLOS MOREIRA FONTELLES – Presidente do Departamento Estadual de Trânsito e Pernambuco – DETRAN
* Mudança de gestão – Superintendente da Superintendência de Trens Urbanos do Recife – CBTU/METROREC
CLAYTON DA SILVA LEAL – Representante dos Usuários
ELIZEU DIAS DE SANTANA – Representante dos Usuários
VERA LÚCIA MARIA DA SILVA – Representante dos Usuários
JEAN PIERRE DE LIMA MORAES – Representante dos Usuários
FRANCISCO JOSÉ DE LIMA – Representante dos Contemplados Gratuidade Idoso
LUIZ FERNANDO BRAGA DOS SANTOS – Representante Gratuidade Pessoa com Deficiência
PEDRO CESAR JOSEPHI SILVA e SOUZA – Representante dos Estudantes
MÁRCIO JOSÉ DA SILVA MORAES – Representante dos Estudantes
* Mudança de gestão – Representante dos Rodoviárieja também
ALEXANDRE REBÊLO TÁVORA – Secretário de Planejamento do Estado
JOÃO BATISTA MEIRA BRAGA -Secretário de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Recife
JONAS MOURA RIBEIRO – Secretário de Transportes e Trânsito de Olinda
ERIVALDO JOSÉ COUTINHO DOS SANTOS – Diretor-Presidente do Grande Recife
MARCUS SOARES SAMPAIO – Diretor de Planejamento do Consórcio Metropolitano de Transporte
TACIANA MARIA FERREIRA -Diretora Presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU
SEVERINO OTÁVIO RAPOSO MONTEIRO – Diretor Presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Pernambuco – ARPE
* Terá nova indicação – Representante da Assembleia Legislativa
* Terá nova indicação – Representante da Câmara Municipal do Recife
MÁRCIO CORDEIRO DA SILVA – Representante da Câmara Municipal de Olinda
LUIZ FERNANDO BANDEIRA DE MELLO – Presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco – URBANA – PE
MANOEL FRANCISCO DIAS DA SILVA NETO – Representante do Sindicato do Transporte Público Complementar de Pernambuco – SINPETRACOPE
ROBERTO CARLOS MOREIRA FONTELLES – Presidente do Departamento Estadual de Trânsito e Pernambuco – DETRAN
* Mudança de gestão – Superintendente da Superintendência de Trens Urbanos do Recife – CBTU/METROREC
CLAYTON DA SILVA LEAL – Representante dos Usuários
ELIZEU DIAS DE SANTANA – Representante dos Usuários
VERA LÚCIA MARIA DA SILVA – Representante dos Usuários
JEAN PIERRE DE LIMA MORAES – Representante dos Usuários
FRANCISCO JOSÉ DE LIMA – Representante dos Contemplados Gratuidade Idoso
LUIZ FERNANDO BRAGA DOS SANTOS – Representante Gratuidade Pessoa com Deficiência
PEDRO CESAR JOSEPHI SILVA e SOUZA – Representante dos Estudantes
MÁRCIO JOSÉ DA SILVA MORAES – Representante dos Estudantes
* Mudança de gestão – Representante dos Rodoviárieja também
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