AÇÃO
NotíciaPolícia reforça segurança em terminais integrados da RMR; Ação começa na Macaxeira
A iniciativa conjunta é da Prefeitura do Recife, Grande Recife Consórcio de Transporte e Secretaria de Defesa social, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
Mayra Cavalcanti e Katarina Moraes
Com informações da repórter Isa Maria, da TV Jornal
Postado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
xAtualizada às 10h50
Na tentativa de coibir a atuação irregular de ambulantes, reduzir a violência e agilizar o embarque e desembarque de passageiros, foi retomada, na manhã desta segunda-feira (3), a Operação T.I. Seguro. A ação tem início no Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, que agora contará com a presença de policiais militares das 7h às 23h. Cerca de 60 mil passageiros utilizam o equipamento diariamente e, por ele, circulam 160 ônibus, de 14 linhas.
A operação é uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura do Recife, Grande Recife Consórcio de Transporte e Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Na operação, a PM de Pernambuco tem como função apoiar os órgãos responsáveis pela operação e apreender o material destinado ao comércio informal, tanto na área externa, quanto na interna do terminal.
"Há algum tempo o Grande Recife Consórcio pedia um ordenamento do equipamento, haja vista os diversos problemas de ordem social no TI Macaxeira, como muitos ambulantes, a desobediência das filas. Com o convênio, a PM pode atuar no interior do TI. Antes era só externamente", explica tenente-coronel e assessor da PMPE, Luiz Cláudio de Brito. Segundo ele, um efetivo de 68 policiais participaram da operação nesta segunda-feira.
» Paulista aguarda segunda fase do Em Frente Brasil, projeto do Ministério da Justiça
» Integração temporal é ampliada nos ônibus da Região Metropolitana do Recife
» Os sempre problemáticos terminais integrados
» Integração temporal será implantada entre o terminal integrado e a Estação Recife do metrô
Ao todo, dez PMs atuarão no TI Macaxeira das 7h às 15h e, outros dez, das 15h às 23h, com o apoio da Rádio Patrulha. "Nossa missão é a preservação da ordem pública. Não permitir que haja desordem, não permitir que haja desavença. Esse convênio não tira o policial da rua. O policial está aqui na sua folga, garantido pela Jornada Extra de Segurança", completa o tenente-coronel.
O 11º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança da área da Macaxeira e vizinhança, prosseguirá realizando a segurança do terminal, graças a acordo de cooperação firmado entre a SDS e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Nesta segunda-feira, as ambulantes que atuavam de maneira irregular no equipamento foram retirados e parte do material foi apreendido.
Ação deve diminuir tempo de embarque e desembarque
O diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu, conta que foi feito um diagnóstico dos terminais integrados e que o da Macaxeira foi escolhido por ser um ponto crítico. "É um processo que vai ser permanente, vai durar o ano todo, tem recursos para isto. Você vai ter a Polícia Militar presente todos os dias. Para nossos colaboradores, isto vai facilitar o trabalho. A gente acredita que vá melhorar o embarque e o desembarque dos passageiros e até a agilidade deste processo", afirma o diretor.Melibeu acrescenta que as ações realizadas no TI Macaxeira serão analisadas e serão levados em conta indicadores como a redução de assaltos, assédios e tempos de embarque e desembarque. "Tudo isto vai ser avaliado e a expectativa é que a gente consiga avançar com este convênio em outros TIs", relatou. Os órgãos não divulgaram, no entanto, quais os equipamentos que podem receber a iniciativa futuramente, segundo eles, por "questões estratégicas".
A iniciativa foi aprovada pelos usuários do TI, como é o caso do aposentado José Edson Melo, de 77 anos. "Gostei, achei muito bom. Não resolve 100%. Se tivesse segurança dentro dos coletivos seria melhor. A população já está cansada de ver sofrimento de motorista e dos passageiros sendo assaltados o tempo todo", comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário