Portado por Jailson Silva Blogueiro especialista em mobilidade transpotes
VLPs Attivi Express da Marcopolo/BYD devem operar em outubro de 2021, em São José dos Campos
Publicado em: 10 de agosto de 2020
Design do veículo
Promessa foi apresentada pela prefeitura na manhã. Cada veículo terá 22 metros de comprimento
ADAMO BAZANI
Os ônibus 100% elétricos de 22 metros fabricados pela BYD com carroceria Marcopolo devem estar em circulação comercial em São José dos Campos até outubro de 2021.
A promessa é da prefeitura em apresentação na manhã desta segunda-feira, 10 de agosto de 2020, do sistema de VLP – Veículo Leve sobre Pneus. “Linha Verde”.
De acordo com a Marcopolo, o nome comercial é Attivi Express, seu novo modelo de carroceria urbana articulada e dedicada à chassis de propulsão elétrica para corredores troncais e sistemas de mobilidade para médias e grandes cidades
O chassi D11B, para carrocerias de 22 metros de comprimento, traz baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4) e entrega uma autonomia de até 250Km com uma carga completa. A largura total é de de 2,6m e altura de 3.73m
Cada veículo tem capacidade para 68 passageiros – 60 sentados e 108 em pé, além de espaço para cadeira de rodas. largura total .
Os ônibus já virão com pacote Marcopolo BioSafe, contra disseminação de vírus e bactérias, contando com poltronas, balaústres e pega-mãos com aditivos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos locais de contato das mãos. Será instalado também sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado
Em nota, a Marcopolo explica alguns detalhes da carroceria.
O design moderno e DNA Marcopolo arrojado e atraente, possui iluminação externa com faróis em full LED, garantindo maior eficiência luminosa, e vai estabelecer um novo padrão para o segmento, com muita tecnologia embarcada e equipamentos inéditos no segmento, como a ausência de espelhos retrovisores, substituídos por um sistema composto por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão maior do que os espelhos e eliminam eventuais “pontos cegos” para os motoristas nas laterais do veículo, facilitando as manobras e aumentando a segurança no trânsito.
Outros itens inéditos são o sistema de entretenimento para os passageiros, com dois monitores de 15,6” instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com maior vão livre e sistema antiesmagamento que, ao encontrar obstáculo, realizam automaticamente a sua reabertura, evitando esmagamento ou ferimento ao passageiro. O veículo é equipado com sistema de monitoramento com quatro câmeras internas, poltronas City estofada com apoio de cabeça com tomadas USB, total acessibilidade, com rampas para cadeirante, facilitando e garantindo embarques e desembarques mais rápidos e eficientes.
De acordo com Rodrigo Pikussa, diretor Negócio Ônibus da Marcopolo, em nota, o Attivi Express está sendo desenvolvido em tempo recorde e deverá iniciar os testes de homologação até o final deste ano. “A adoção de veículos com tecnologia limpa será cada vez mais rápida e necessária para uma mobilidade urbana sustentável e que promova a preservação ambiental. A Marcopolo está já há alguns anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a nossa expertise também neste segmento”, enfatiza o executivo.
Segundo o Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil, Marcello Von Schneider, São José dos Campos será o primeiro sistema de corredores 100% elétricos no País.
“São José é a primeira cidade do Brasil a criar um viário 100% não poluente, pois entendeu a importância de adotar ônibus elétricos como um aliado no combate às emissões de gases poluentes em larga escala. Além disso, quando a cidade implementa um corredor expresso, ela reorganiza o tráfego e tira mais ônibus a diesel de circulação, impactando diretamente na saúde da população”
O corredor Linha Verde, considerado a principal obra de mobilidade da cidade, terá numa primeira etapa, 14,5 quilômetros, e vai ligar as regiões sul e leste, consideradas as mais populosas, passando pelo centro da cidade.
Os ônibus articulados terão quatro motores ligados aos eixos, com potência máxima de 201 cv cada e potência nominal de 148 cv cada motor. Os ônibus terão tempo de recarga média de até três horas (de 0% a 100).
O chassi possui coluna de direção regulável, regulagem de altura do chassi, ajoelhamento bilateral, sistema antichamas, tacógrafo digital, rodas de alumínio e suspensão pneumática integral.
Como mostrou o Diário do Transporte em 29 de abril, a prefeitura assinou o contrato de fornecimento dos veículos para o sistema. Na ocasião, o poder público havia informado que os 12 veículos curtiram R$ 34,732 milhões, sendo que R$ 9,2 milhões provenientes da outorga do serviço de concessão da zona azul.
No mesmo dia, a prefeitura também assinou contrato com o Consórcio Projeto Linha Verde, formado pelas empresas Compec Galasso e Geosonda, que serão responsáveis pelas obras da primeira fase do projeto, que terá início na Estrada do Imperador (região sul) até o Terminal Intermunicipal (região central).
O contrato tem valor de R$ 55,832 milhões, sendo R$ 30 milhões de aporte do governo estadual, segundo a prefeitura.
O sistema será classificado como TRM (Transporte Rápido de Massa) e vai contemplar um “eixo sustentável” de 75 mil metros quadrados que e inclui, além do corredor expresso para os ônibus, quatro praças ao longo do trajeto.
Das áreas remanescentes, 5% serão destinadas à habitação de interesse social, beneficiando quem mais precisa, segundo a prefeitura.
A administração de São José dos Campo promete a criação de um sistema integrado pelo qual o passageiro use o VLP e os demais ônibus pagando uma tarifa única por sentido.
Relembre:
Em nota, a prefeitura de São José dos Campo traz um resumo da ficha técnica do veículo.
Ficha técnica do VLP
– Primeiro chassi articulado 100% elétrico do fabricado no Brasil
– Autonomia de 250km com baterias de fopsfato de ferro lítio (LifePO4)
– Tempo de recarga média de 3 horas (0% a 100%)
– 4 motores ligados diretamente aos eixos, com potência máxima de 804CV
– Suspensão pneumática integral com ajoelhamento bilateral
– sistema antichamas
– Design moderno, arrojado e atraente com faróis em full led
– Comprimento de 22m; Largura 2,6m; Altura 3,7m
– Capacidade: 60 passageiros sentados + 108 passageiros em pé + espaço para cadeirantes totalmente acessível
– Poltronas estofadas, com encosto de cabeça e entrada USB
– Portas pantográficas com sistema antiesmagamento
– 6 câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, em substituição aos retrovisores externos e internos
– 2 monitores de 15,6” instalados no teto, com rádio e alto-falantes para entretenimento e geolocalização, e disponibilização de Wi-fi a bordo
– Ar-condicionado com renovação completa de ar a cada 3min (conceito aeronáutico)
Tecnologia BioSafe
– Sistema UV-C de desinfecção do ar-condicionado
– Acabamentos com aditivos antimicrobianos nas superfícies de toque
– Estofamentos com aditivos antimicrobianos
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Será que Recife terá veículos deste porte , já que em 2001 fizeram a maldade de tirarem os ônibus elétricos , onde até a data de hoje fazem falta ,alegando ser um veículo caro.
ResponderExcluirAssim a Metra em São Paulo não existiria más,e hoje tem rede aérea moderníssima e ônibus moderno.
Será que esse de baterias terá lugar nas empresas de ônibus de Recife.
É pagar para ver.