quinta-feira, 21 de junho de 2012
GREVE DE ÔNIBUS A VISTA NO RECIFE
quarta-feira, 20 de junho de 2012
TERMINAL INTEGRADO XAMBÁ

GREVE DO METRO RECIFE ACABOU!!!!
E AINDA RECLAMA DO METRO DO RECIFE
O vídeo abaixo, enviado por Diogo Morais, leitor da De Olho no Trânsito e apaixonado pelo sistema metroviário, mostra que a superlotação do transporte público é realidade em todo o mundo. Se é certo ou não?, se deve mudar ou não?, cabe a você, leitor, concluir. Nesse meio tempo, divirta-se porque, embora triste, as imagens são engraçadas.


Única a desenvolver e disponibilizar no País veículo que reduz em até 90% emissões de CO2, montadora contribui para conceito de sustentabilidade da conferência
Texto e fotos por Scania – Assessoria de Comunicação
Pioneira na tecnologia de motores a etanol, a Scania pôs à disposição dos participantes da Rio+20 seis ônibus movidos pelo combustível renovável para transporte durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Desde o dia 13 de junho, os veículos estão fazendo um percurso que contempla o Riocentro, o Autódromo, o Parque dos Atletas e a Arena HSBC. Eles vão circular até dia 22, data de encerramento da Rio+20.
Entre os ônibus estão dois modelos K 270 6×2 de 15 metros com piso baixo, disponibilizados pela Viação Tupi Transportes, e dois K 270 4×2, cedidos pela Viação Metropolitana, todos com motores de 9 litros e 270 cavalos de potência. Essas companhias operam os 60 ônibus movidos a etanol que já circulam em São Paulo no Projeto Ecofrota da Prefeitura da cidade. Os outros dois veículos foram disponibilizados pela própria Scania com a identificação: “Etanol é Agora!”
Equipados com motores que atendem às normas europeias de emissão de gases poluentes Euro 5 e a ainda mais rigorosa EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), os veículos movidos a etanol são capazes de reduzir em até 90% a emissão de CO2 na atmosfera. Esse combustível renovável também proporciona a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.
Para Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil, o etanol é um dos combustíveis renováveis mais econômicos disponíveis no momento para aplicação urbana. “O etanol oferece a melhor relação custo-eficiência, além de apresentar alta disponibilidade e reduzir significativamente as emissões de gases poluentes”, afirma o executivo.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a utilizar ônibus movido a etanol e a Scania foi a única montadora a desenvolver e disponibilizar o produto no mercado brasileiro. “O ônibus movido a etanol reforça a postura da Scania de investir em soluções sustentáveis de transporte”, ressalta Marcelo Montanha de Oliveira, gerente de Ônibus da Scania para América Latina. “Essa tecnologia contribui para a melhoria da qualidade do ar nas cidades, mas sem eliminar as características dos veículos da marca, como excelente produtividade e desempenho.”
Além da Viação Metropolitana e da Viação Tupi Transportes, a Clariant – empresa de especialidades químicas com atividade internacional – também contribuirá para a iniciativa com o fornecimento do aditivo Master Batch ED 95, produzido localmente e necessário para o funcionamento dos veículos que utilizam etanol.
“Para a Clariant, a participação nesse projeto de transporte ecológico está totalmente alinhada à sua política de sustentabilidade”, explica Marcia Regina Rios, gerente da Clariant BU ICS/Industrial Application para América Latina. “Investimos de forma contínua na inovação de nosso portfólio, com o objetivo de oferecer produtos que atendam aos requisitos ambientais de nossos clientes e do mercado.”
Scania. Ethanol is now. Este é slogan da montadora sueca no K270 6x2 piso baixo sob a carroceria Caio Millennium.
Mais presença na Rio+20
Durante a Rio+20, André Rodrigues de Oliveira, gerente de negócios da Scania para América Latina, apresentará o conceito “Moving People, Changing Minds” da montadora em seminário a ser realizado no dia 19 de Junho, das 12h00 às 12h40 no auditório CNO 4, no Parque dos Atletas. A Scania está comprometida em contribuir para um sistema de transporte mais sustentável e esse conceito discute soluções de melhoria em transportes para os grandes centros urbanos que proporcionem menor impacto ambiental e também redução de gases poluentes.
Os visitantes poderão encontrar mais informações sobre os veículos movidos a etanol e sobre o conceito “BRS – Bus Rapid System by Scania” no estande do Conselho de Comércio da Suécia, localizado no Parque dos Atletas. Cerca de 200 ônibus da marca Scania, modelo K 230 4×2 com piso baixo já circulam no sistema BRS da Cidade do Rio de Janeiro.
[Ver com PicLens]

BRT Transoeste - O primeiro corredor expresso de ônibus vai transportar 120 mil passageiros por dia, com uma redução de 1h no trajeto entre Barra e Santa Cruz / Campo Grande. A partir de agosto, quando todo o sistema estiver em operação, o BRT terá 56 km de extensão e 63 estações. O intervalo entre os ônibus será de aproximadamente 1 minuto meio. A passagem custa R$ 2,75 e só pode ser comprada nas bilheterias das estações. O passageiro também pode usar o Bilhete Único carioca.
As nove estações são: Pingo d’Água, Pontal, Recreio Shopping, Nova Barra, Gelson Fonseca, Pedra de Itaúna, Riomar, Novo Leblon e Alvorada.
Os repórteres Marcelo Castilo e Sérgio Meirelles, da “TV Brasil”, prepararam uma série de reportagens para o programa “Repórter Rio” sobre o sistema Bus Rapid Transit (BRT). Eles apresentaram as características e pontos fortes de cada um. Além disso, a série de reportagem mostra como vai funcionar o BRT no Rio de Janeiro

terça-feira, 19 de junho de 2012
O Grande Recife Consórcio de Transporte está promovendo no Terminal Integrado de Passageiros Aeroporto, situado no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, uma campanha educativa com a turma do Programa Educa Transporte.
A campanha tem a finalidade de informar e orientar os usuários do sistema de transporte coletivo sobre as questões que diz respeito as filas e às prioridades, preservação do bem público e outros temas ligados à cidadania.
Rapazes e moças vestidos com roupas coloridas e chamativas, orientam e ajudam os passageiros em tom alegre e brincalhão, especialmente os idosos, crianças e deficientes.
Texto e fotos da Turma do Programa Educa Transporte:
Maria Helena do Nascimento//Cidadã repórter
segunda-feira, 18 de junho de 2012
COPA 2014
Mobilidade no Recife: muitos projetos, só um em execução
Obras iniciadas, só as do terminal de metrô Cosme e Damião; corredores estão muito atrasados
Ônibus e metrô lotados, engarrafamentos e uma explosão de veículos nas ruas. A infraestrutura viária da região metropolitana do Recife não acompanhou o crescimento da cidade.
Sem vazão para o grande número de automóveis e motos, e com o transporte público não atendendo com qualidade à população, a conclusão é que se fosse hoje, Recife não suportaria realizar um grande evento como a Copa do Mundo.
Para mudar este cenário até 2014, as obras de mobilidade urbana previstas precisam ser agilizadas, e o sinal de alerta já acendeu: de todos os projetos integrantes da Matriz de Responsabilidades, apenas um saiu do papel, o Terminal Cosme e Damião de metrô.
Com obras iniciadas em janeiro deste ano, o Cosme e Damião conta com investimento de R$ 15,8 milhões do governo do estado. Ele vai facilitar o acesso à Cidade da Copa e terá capacidade para receber 40 mil passageiros por dia.
Já as obras do Corredor Via Mangue, primeira via expressa do Recife, com 4,5 km de extensão, deveriam ter sido iniciadas em julho passado. Mas a licitação sofreu atrasos, e os envelopes com as propostas das empresas habilitadas só foram abertos no dia 23 de março. As propostas agora estão sendo analisadas pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), que escolherá o vencedor. O corredor ligará a ponte Paulo Guerra, no bairro do Pina, à avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. Ações de saneamento, urbanização e habitação estão incluídas no projeto, a cargo da prefeitura do Recife.
Outra obra muito atrasada é o Corredor Norte-Sul. Pelo cronograma original, ela deveria ter começado em abril do ano passado. Com 15 km de extensão, o Norte-Sul passará por seis municípios da RMR, saindo de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. A obra ainda não foi licitada, como também não o foi a dos corredores Leste-Oeste e da Avenida Norte. A Secretaria das Cidades esclarece que a licitação só será lançada depois de feita a escolha do modal, ou seja, o tipo de sistema de transporte que será utilizado nos corredores de transporte do Recife.
BRT ou monotrilho?
A escolha do modal para os corredores é um assunto polêmico, inclusive para o meio técnico. Alguns especialistas apontam o BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema mais adequado para o Recife, e ele já consta inclusive na Matriz de Responsabilidades. Mas, na opinião do vice-presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Regional Pernambuco (Sinaenco-PE), Ilo Leite, o monotrilho seria a melhor solução. Segundo ele, o volume de passageiros transportados pelo BRT é limitado: “O BRT não dá conta do tamanho de problema que temos na cidade. A longo prazo, não seria eficiente”, argumenta.
Para o diretor do Sinaenco, o importante é que as obras sejam planejadas “de olho no futuro, e não apenas para resolver demandas imediatas”. “A RMR deve ser vista com o olhar do amanhã. Não podemos continuar planejando o país olhando para os pés; temos que nos voltar para a frente”, alerta o especialista.
O Grande Recife Consórcio, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), opera com 382 linhas de ônibus e duas de metrô. No total, dois milhões de passageiros por dia são transportados pelo modelo, que divide-se em sistema complementar e sistema estrutural integrado. O primeiro utiliza veículos convencionais e microônibus, e o integrado opera com linhas de ônibus e metrô. Há diversas alternativas de deslocamento, com integração em terminais fechados e pagamento de tarifa única. Hoje, 13 terminais do sistema estrutural integrado estão em funcionamento e, até o final de 2011, informa o órgão gestor, sete novos terminais serão construídos e dois ampliados.
Obras complementares
A principal via de acesso até a Arena Pernambuco, a BR-408, está sendo duplicada pelo governo do estado. Com 60% da obra já concluída, e investimento total de R$ 120 milhões, a obra compreende 19,7 km de extensão, entre Carpina, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. A previsão de finalização é dezembro de 2011. Para facilitar o acesso ao estádio, serão erguidos também dois viadutos, de 2 km, entre Jaboatão e São Lourenço da Mata, ao custo de R$ 22 milhões. A obra está em fase final de licitação e o prazo de execução é de dez meses.
Principal acesso ao pólo turístico no litoral sul de Pernambuco, a Estrada da Batalha, na PE-008 (Jaboatão dos Guararapes), será duplicada em 6 km, com investimentos de R$ 160 milhões. A obra inclui ainda dois novos viadutos e um túnel, além de um centro cultural e uma grande área urbanizada na região. Um dos viadutos está pronto, e o outro sendo finalizado. Mais da metade das obras do túnel foram feitas e falta concluir a duplicação no trecho entre os dois viadutos.
Em maio próximo, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, prometeu apresentar ao governador Eduardo Campos um novo projeto de melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Recife. O projeto Contorno do Recife prevê a requalificação do trecho urbano da BR-101, de Cabo de Santo Agostinho até Igarassu, e a construção de um corredor inteligente de ônibus, que será interligado a vários corredores viários, como o Binário de Cajueiro Seco, avenidas Abdias de Carvalho, Caxangá e Norte. O orçamento inicial da obra é de R$ 400 milhões.
Obras e prazos previstos na Matriz de Responsabilidade
Obra Início obras Conclusão
Corredor Caxangá (Leste/Oeste) Out 2010 Mai 2013
BRT Norte-Sul (Igarassu/Centro) Abr 2010 Out 2012
BRT Leste-Oeste (Ramal Cidade da Copa) Abr 2011 Abr 2013
Corredor Via Mangue Jul 2010 Jul 2013
Metrô Terminal Cosme e Damião Jan 2011 Jul 2012
Fonte: Ministério do Esporte/Matriz de Responsabilidade
domingo, 17 de junho de 2012
OS CAMINHOS DA AGAMENON



sexta-feira, 15 de junho de 2012
Trens do metrô do Recife se chocam na estação Coqueiral
Publicada: 15/06/2012 13:15| Atualizada: 15/06/2012 11:22
Uol
Dois trens do Metrô do Recife se chocaram por volta das 8h desta sexta (15) na estação Coqueiral, na Zona Oeste da capital pernambucana. Vidros foram quebrados e os passageiros ficaram assustados. Não houve morte. De acordo com Augusto Lima, inspetor da Polícia Ferroviária Federal, de 15 a 20 pessoas ficaram levemente feridas. Já o Corpo de Bombeiros, socorreu apenas três. A colisão entre trens foi a primeira desde que foi iniciada a operação do MetroRec, há 27 anos. Em período de não-greve cerca de 280 mil passageiros circulam por essa linha Centro-Sul.
De acordo com a passageira Ítala Alves, que estava no último vagão do trem que seguia de Camaragibe para o Recife, a informação que foi passada aos passageiros foi de que um trem estava ocupando a estação de Tejipió e, por isso, o trem em que ela se encontrava na estação Coqueiral precisou esperar que a próxima estação fosse liberada. Nesse tempo de espera, um outro trem se aproximou e aconteceu a colisão.
Segundo a passageira, as pessoas começaram a dizer "Vai bater, vai bater" e houve o choque. "Depois do choque, muitas pessoas começaram a andar sobre os trilhos, mas foram retiradas pela polícia", conta a passageira. Os feridos foram socorridos e a Polícia Ferroviária Federal já amenizou a situação.
De acordo com a assessoria de imprensa da Metrorec, o maquinista do trem que seguia sentido subúrbio-cidade parou na plataforma de Coqueiral para socorrer um usuário que passava mal. Nessa parada, o trem que vinha atrás promoveu "um acoplamento indevido".
A assessoria de imprensa do Metrô anteriormente havia informado outra versão sobre o fato. Um trem havia quebrado quando estava parado na plataforma da Estação Coqueira, e um segundo veículo seguiu para o local para engatar no trem quebrado e passar energia para o metrô com problemas. Na hora do engate, teria havido um barulho e um pequeno impacto, que assustou os passageiros que estavam na composição. Ainda de acordo com a assessoria, o impacto não foi forte. Essa versão foi posteriormente pela Metrorec.
Os trens já foram retirados da estação e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizará perícia para investigar o ocorrido. O metrô volta a operar normalmente às 16h30.



quinta-feira, 14 de junho de 2012
quarta-feira, 13 de junho de 2012


MURIBECA AGORA FAZ PARTE DO SEI - PASSAGEM VAI PARA R$ 2,15
Ter, 12 de Junho de 2012 22:00 | Escrito por Marcelo Trindade | | |
Associação Comunitária de Muribeca, participou hoje, dia 12.06.12, às 14:00 horas, no Ministério Público de Pernambuco, onde foi informado para os presentes ( Dão da Associação, Grande Recife, Dr. Édipo Soares (Promotor de Justiça), representantes da CBTU, Dra. Érica (Vera Cruz), André Marcineiro (Assoc. Marcos Freire), Indio (Marcos Freire) e Maicon, que as Estações de Cajueiro Seco e Tancredo Neves, em breve serão inauguradas, onde será contemplado simultaneamente, a comunidade do Conjunto Muribeca, na Estação Aeroporto. A referida inauguração, dependerá da agenda do Governador Eduardo Campos, de acordo, com Dra. Tarciana e Alfredo Bandeira, ambos do Consórcio Grande Recife.
Veja como tudo isso aconteceu no texto a baixo.
A Associação Comunitária de Muribeca, após, inúmeras reuniões e audiências públicas, na Sede da entidade, para tratar da implantação do Sistema Estrutural Integrado - SEI, ocasião, em que, houve a participação dos moradores do Conjunto Muribeca, que discutiram sobre o interesse de implantar o SEI, na Estação Cajueiro Seco e/ou Aeroporto, sendo a primeira opção, desejada, porém, o Consórcio Grande Recife, informou no último dia 28.05.12, através de Ofício nº 152/2012, com data de 23.05.12, informando que: " A rede de transporte de cada terminal, foi criteriosamente estudada para comportar um número de linhas e de passageiros, que não comprometessem seu conforto e serviço oferecido. Mas, para não prejudicar a população de Muribeca, com a impossibilidade de participar, nesse momento do SEI, foi revista à rede de transporte para INCLUIR a linha que atende a sua comunidade, não sendo possível de participar do Terminal de Cajueiro Seco, por tratar-se de um terminal com seu LIMITE OPERACIONAL já previsto, diferentemente, do de Aeroporto, onde existe a possibilidade de contemplar os usuários de Muribeca". O Consórcio Grande Recife, ainda, ressaltou, que o Terminal de Prazeres, ao ser concluído, apesar de não ter data para conclusão das obras, em virtude de problemas jurídicos de indenizações de residências no local, será o Terminal, que atenderá definitivamente, a Comunidade do Conjunto Residencial de Muribeca e Muribeca dos Guararapes. Portanto, a Estação Aeroporto, atenderá, segundo o Grande Recife, o CONJUNTO MURIBECA. A título de memória, queremos lembrar que, a passagem será reduzida para o ANEL "A", onde você pagará o valor de R$ 2,15 (Dois reias e quinze centavos), podendo andar por vários bairros e cidades, com apenas uma passagem. Lutamos muito e vamos continuar nesta luta, para melhorar o transporte público de pasageiros e redução das tarifas das passagens.
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