quinta-feira, 14 de junho de 2012
Os usuários de ônibus da região metropolitana do Recife começam a ficar preocupados devido aos fortes boatos de uma nova greve de ônibus, aonde se vai tem pessoas comentando se vai haver greve e até quando ela começa. O fato pelos bastidores é as negociações não estão avançando e que uma paralisação vai mesmo acontecer. As conversas são muitas por parte mesmos dos motoristas que são informados de diversas formas.
A categoria pede 6% de aumento e em 2011 conseguiu 9%. O salário do motorista passou de R$ 1.280 para R$ 1.395, do cobrador de R$ 590 para R$ 645 e do fiscal de R$ 825 para R$ 903. Também existem informações que os motoristas querem um Salário de R$ 2 mil reais e o cobrador de R$ 1,2 mil reais, porém tudo está sendo negociado e que o bom censo prevaleça para que muitos usuários não saiam prejudicados.
Do outro estão os empresários de ônibus, que não abrem facilmente, principalmente depois da era Eduardo Campos, que atrelou os reajustes da passagem ao IPCA. Ou seja, a tarifa não sobe mais baseada na planilha de custo do sistema de transporte (despesas com pneus, diesel e folha de pagamento, entre outras coisas), apenas pelo percentual do IPCA, que segundo o empresariado e alguns técnicos do setor, não cobre os custos.
Como a receita com as passagens não se equipara aos gastos do sistema, um déficit vai sendo gerado. E, como o governo do Estado não banca essa diferença, a consequência para diminuir os custos é reduzir o serviço. Esse resultado é facilmente percebido na lotação dos ônibus, especialmente nas linhas que saem dos terminais integrados do SEI, ou seja, da periferia, onde estão aqueles que mais dependem do transporte público.
Hoje cerca de 3 mil ônibus circulam pelo sistema de transporte, transportando cerca de 2,1 milhões de pessoas por dia.
No ano passado a greve durou cerca de 05 dias e as empresas colocaram seus planos de emergência com motoristas que estavam no quadro de reserva, onde aliviou a paralisação.
Blog Meu Transporte e NE10
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